Vous êtes sur la page 1sur 6

Desafios da Biologia

por areispires
areispires@gmail.com

Introduo:

Muitos so os desafios da biologia moderna. Exemplo paradigmtico desses desafios a engenharia gentica. Na actualidade e com recurso a biotecnologias possvel introduzir e tornar funcionais, num dado ser vivo, genes provenientes de um outro ser vivo. possvel transferir genes de um ser vivo para outro de espcie diferente e tornar esses genes funcionais no contexto biolgico do novo indivduo. A engenharia gentica permite criar microrganismos com capacidade de sintetizar protenas com interesse com aplicao nos mais variados campos, por exemplo, obter plantas e animaistransgnicos, produzir em massa, hormonas e vacinas comestveis, atravs da introduo de genes humanos em bactrias e leveduras. A par de benefcios inegveis, as biotecnologias levantam problemas de vria ordem, ticos, relacionados com eventuais impactos negativos no meio ambiente, na sade pblica, na biodiversidade e nos valores vigentes.

A tarefa:

Com o intuito de avaliar o impacto da utilizao das biotecnologias nas sociedades actuais vo constituir-se 5 grupos na turma, indo, cada um desenvolver um trabalho de investigao em 5 reas especficas, medicina, agro-pecuria, agroindustria, ambiente, tica. Assim: Grupo I: Far uma avaliao no mbito da medicina. Quais as potencialidades da engenharia gentica na preveno, diagnstico e tratamento de doenas humanas? Quais os efeitos, a prazo, decorrentes do consumo de produtos geneticamente modificados? Grupo II: Far uma avaliao na perspectiva da indstria agro-pecuria Quais os impactos da engenharia gentica na produo animal? Quais os impactos sobre as espcies animais?

Quais as vantagens da utilizao de animais transgnicos para a humanidade Grupo III: Far a avaliao na perspectiva da agro-industrial. Quais os impactos sobre a agricultura e sobre as espcies vegetais? Que vantagens decorrentes da utilizao de plantas transgnicas para a humanidade? Grupo IV: Far a abordagem numa perspectiva ambientalista. Quais as consequncias da libertao no meio de organismos geneticamente modificados? Como evitar desequilbrios ambientais? Grupo V: Far a abordagem no campo da biotica. Qual a licitude de alterar o patrimnio gentico de animais e plantas Que implicaes morais e/ou ticas da manipulao de genes humanos e sua insero em animais, plantas, bactrias etc.
O processoAds by PlusHD.3Ad Options

Cada grupo organizar-se- distribuindo tarefas pelos seus elementos e depois compilar uma apresentao turma sobre o aspecto abordado. De seguida far-se- um debate alargado com a interveno da turma. O professor far de moderador.

Os recursos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_gen%C3%A9tica http://www.aultimaarcadenoe.com/genetica.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Engenharia_gen%C3%A9tica http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./biotecnologia/index.html&conteudo=./biotecnologia/artigos/engenetica.html http://www.ordembiologos.pt/Arquivo/Pedro%20Fevereiro1.html http://www.gpca.com.br/Gil/art100.htm http://www.infoescola.com/biologia/engenharia-genetica/ http://www.biotecnologia.com.br/ http://www.tecnet.pt/portugal/19956.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Bio%C3%A9tica http://www.tecnet.pt/portugal/24959.html http://www.apbioetica.org/gca/index.php?id=143&idbloco=152

Avaliao
O grau de participao nas actividades ser avaliado com base nos seguintes critrios: 5 Participou activamente das actividades, cooperando com o grupo. Discutiu de forma sria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informaes importantes para a discusso. O resultado de sua actividade foi relevante e criativo.

4 3 2 1

Participou nas actividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua actividade foi bom. Participou pouco nas actividades. A sua contribuio para a discusso e o trabalho foi regular. Esteve presente mas no h registo da sua contribuio para a discusso e trabalho. No participou na actividade. A apresentao trouxe vrias contribuies relevantes para a discusso. A argumentao foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentao relevante e criativa. A apresentao trouxe vrias contribuies relevantes para a discusso. A argumentao foi bem desenvolvida. Foi uma apresentao correcta. A apresentao trouxe algumas contribuies relevantes para a discusso. A argumentao foi desenvolvida de forma razovel. Foi uma apresentao parcialmente correcta. A apresentao trouxe poucas contribuies relevantes para a discusso. A argumentao no foi desenvolvida de forma razovel. Foi uma apresentao insuficiente. A apresentao no trouxe contribuies relevantes para a discusso. A argumentao foi mal desenvolvida. Foi uma apresentao insuficiente.

As apresentaes sero avaliadas com base nos seguintes critrios: 5 4 3 2 1

ConclusoAds by PlusHD.3Ad Options

Esta actividade insere-se nos contedos programticos da disciplina de Biologia do 12. Ano e como tal pretende alargar os conhecimentos no mbito desta temtica. Pretende, ainda desenvolver uma cultura cientfica, uma postura crtica, fundamentada e interventora, nos desafios da cincia e da sociedade. Publicada por (areispires) em 20-12-2007
Ads by PlusHD.3Ad Options

Vous aimerez peut-être aussi