Vous êtes sur la page 1sur 42

Lgica Fuzzy

Camila Paes Salomon Francielle Cristina Vieira Thiago Pereira Pietrafesa

Tpicos da Apresentao
Introduo Lgica Fuzzy e Teoria dos Conjuntos Fuzzy Sistemas de Inferncia Fuzzy Metodologia para Sistemas de Inferncia Fuzzy Aplicaes Concluses Referncias Bibliogrficas

Introduo
Tradicionalmente, uma proposio lgica tem dois extremos: ou completamente verdadeiro ou completamente falso. Entretanto, na lgica Fuzzy, uma premissa varia em grau de verdade de 0 a 1, o que leva a ser parcialmente verdadeira ou parcialmente falsa.

Lgica Fuzzy
O controle executado pela lgica Fuzzy imita um comportamento baseado em regras ao invs de um controle explicitamente restrito a modelos matemticos como equaes diferenciais. O objetivo da lgica Fuzzy gerar uma sada lgica a partir de um conjunto de entradas no precisas, com rudos ou at mesmo dados faltantes.

Conjuntos Difusos
Um conjunto difuso um conjunto com fronteiras suaves.
A

Fronteiras em conjuntos clsicos

Fronteiras em conjuntos difusos

Por exemplo
A representao do sexo ,feminino ou masculino , um conjunto com fronteiras bem definidas.

J o comportamento....

...No pode ser descrito com exata preciso, no h fronteiras bem delimitadas. Um indivduo pode pertencer aos 2 grupos com certos graus de pertinncia.

Assim como o comportamento humano, o comportamento de diversos sistemas no nosso meio apresentam conjuntos no bem definidos, difceis de serem representados com preciso.

Variveis Lingusticas
Vrias situaes podem ser definidas facilmente em palavras. O raciocnio humano funciona assim. Sistemas complexos podem ser facilmente modelados dessa maneira.
Variveis Lingusticas Conjuntos difusos

Conjuntos difusos
Se define a partir de uma funo que projeta objetos de um domnio de conceitos (Universo de Discurso) a seus valores de pertinncia a um conjunto.

Conjuntos difusos
QUENTE

MORNO

FRIO

Conjuntos difusos
A teoria de conjuntos difusos permite que a pertinncia a um conjunto seja graduada, representando uma soluo limitao que se apresenta na teoria de conjuntos clssica.

Funo de Pertinncia
Para isso,usa-se a denominada Funo de Pertinncia que denotada pelo smbolo grego e

varia de 0 a 1.

Funo de Pertinncia

Sistema de Inferncia Fuzzy

Modelagem de um problema a partir de uma entrada crisp para se obter uma sada crisp, aplicando a Lgica Fuzzy

Sistema de Inferncia Fuzzy


Associao com Sistemas Especialistas Importncia do especialista:
Modelagem em Conjuntos Fuzzy Construo de Regras

Sistema de Inferncia Fuzzy


Fuzzificao das Entradas Base de Regras Inferncia Fuzzy Defuzzificao

MATLAB e Exemplo: Definio de Gorjeta para o Garom

1) Fuzzificao das Entradas


Modelagem das variveis de entrada em Conjuntos Fuzzy A cada varivel de entrada: termos lingsticos representando seus estados A cada termo lingstico: um Conjunto Fuzzy (funo de pertinncia) Importncia do especialista

1) Fuzzificao das Entradas

2) Operadores Fuzzy
Regras envolvendo entradas e sadas, elaboradas pelo especialista Operadores AND (mn) e OR (mx)

3) Mtodo de Implicao
Sada individual de cada regra, funo de pertinncia resultante de cada regra Mtodos de implicao: min, max, prod

3) Mtodo de Implicao

4) Agregao das Sadas


Agregao das funes de pertinncia resultantes das regras Obteno de uma nica funo de pertinncia (conjunto fuzzy) resultante para o processo Mtodos de agregao: max, probor, sum

4) Agregao das Sadas

5) Defuzzificao
Traduo do conjunto fuzzy final em um valor crisp, possibilitando a tomada de deciso Mtodos de defuzzificao: centroid, bisector, middle of maximum, largest of maximum e smallest of maximum Mtodo mais comum: centride (retorna o centro de rea sob a curva final)

5) Defuzzificao

Resumo: Sistemas de Inferncia Fuzzy

Exemplo Prtico

Uma ONG deseja implementar um sistema Fuzzy-especialista para selecionar atletas para as seguintes modalidades esportivas: Ginstica de Solo; Vlei; Futebol; e Jud. Os atletas devem ser selecionados de acordo com as seguintes caractersticas: Altura: baixo, mdio e alto. Personalidade: individualista, pluralista e agressivo.

Passo 1
Definio de regras fuzzy a partir do conhecimento do especialista: Se o atleta muito baixo e um pouco individualista Ento est apto para a ginstica. Se o atleta muito alto e bastante pluralista Ento est apto para o vlei. Se o atleta de estatura mdia e muito agressivo Ento est apto para o jud.

Passo 2

As regras so definidas
de acordo com o bom senso e escritas em termos de variveis lingsticas.

Para um sistema de duas entradas e uma


sada pode-se definir a seguinte matriz antecedente 1 (altura) e antecedente 2 (personalidade):

Altura Personalidade

Muito Baixo

Baixo

Mdio

Alto

Muito Alto

Individualista

Ginstica

Ginstica

Jud

Futebol

Futebol

Pluralista

Ginstica

Jud

Futebol

Futebol ou Vlei

Vlei

Agressivo

Ginstica

Jud

Jud

Jud

Vlei

Passo 3
Definir o grau de relevncia de cada antecedente traando, a partir de uma determinada altura do atleta, uma linha perpendicular ao eixo x at encontrar o valor de y onde esta intercepta as funes de pertinncia. Definir o grau de relevncia para o antecedente personalidade

Passo 4
Uma vez definidos os graus de relevncia dos antecedentes deve-se definir o grau de certeza para cada regra. Utilizam-se os mtodo de avaliao dos antecedentes:
Se os antecedentes estiverem ligados pela condio e a certeza da regra assume o menor valor de relevncia dos antecedentes. Se os antecedentes estiverem ligados pela condio ou a certeza da regra assume o maior valor de relevncia dos antecedentes. Se o antecedente possuir o operador no a certeza da regra assumir o valor = 1 relevncia ( ex.: not muito baixo (0.9) dever ser muito baixo (0.1) )

Passo 4
Ento as regras ficam: Regra 2: Se o atleta de estatura baixa (0.20) E agressivo (.75) Ento est apto para a Ginstica (0.20) Regra 3: Se o atleta de estatura media (0.75) OU agressivo (.70) Ento est apto para o jud (0.75)

(mesmo raciocnio para as demais regras)

Finalmente
Considerando apenas a altura dos candidatos, podemos montar a seguinte tabela de fuzzyficao: Entrada Sada
1,25 1,35 1,45 Ginstica=0 Ginstica=0,5 Ginstica=0,27 Jud=0,30 Jud=0,40 Futebol=0,30 Futebol=0,5 Futebol=0,6 Futebol=0,20 Vlei=0,35

1,55 1,65 1,75 1,85

Utilizao
O sistema fuzzy utilizado para facilitar o dia-a-dia, e tambm para diminuir gastos nas execues de tarefas. Exemplo: ar condicionado industrial projetado pela Mitsubishi usa 25 regras de aquecimento e 25 regras de refrescamento. Comparado com outros tipos de ar condicionado, o controlador fuzzy aquece e esfria 5 vezes mais rpido, reduz o consumo de potncia em 24%, sem contar que mantm a temperatura 2 vezes mais estvel e usa menos sensores.

Aplicaes Comerciais
Alguns carros usam a Lgica fuzzy para diferentes aplicaes de controle. A Nissan possui patentes em sistemas de freio, controle de transmisso e injetores de combustvel fuzzy. A GM tambm usa um sistema de transmisso fuzzy. Aplicaes de software para buscar e comparar imagens por certas regies de pixels de interesse tm sido desenvolvidas. Uma ferramenta de pesquisa de mercado usa a Lgica fuzzy em um de seus mdulos para determinar o comportamento do mercado.

Aplicaes Comerciais
Um metr em Sendai, Japo, usa um controlador fuzzy pra controlar os vages. Esse controlador supera os controladores convencionais e o controle humano por proporcionar uma viagem suave aos passageiros em todas condies de terreno.

Cmeras e gravadoras usam Lgica fuzzy para ajustar os mecanismos de foco automtico e cancelar os tremores causados por mos trmulas.

Concluses
A fora da Lgica Fuzzy deriva da sua habilidade em inferir concluses e gerar respostas a partir de em informaes vagas, ambguas e qualitativamente incompletas e imprecisas. Os sistemas de base Fuzzy tm habilidade de raciocinar de forma semelhante dos humanos. Seu comportamento representado de maneira muito simples e natural, levando construo de sistemas compreensveis e de fcil manuteno.

Referncias Bibliogrficas
[1] The Mathworks, Inc, Fuzzy Logic Toolbox for Use with Matlab Users Guide Version 2 [2] L. Zadeh, Fuzzy Sets, Inf. Control, vol.8, 338-353, 1965. [3] L. C. Barros, Teoria Fuzzy x Biomatemtica, IMECC- UNICAMP, 2001 [4] Pginas diversas visitadas na internet.

Vous aimerez peut-être aussi