Vous êtes sur la page 1sur 3

Computao em Nuvem

uma tecnologia que utiliza a internet e servidores remotos centrais para manter dados e aplicativos. A computao em nuvem permite que os consumidores e as empresas a utilizarem aplicaes sem instalao e acessar seus arquivos pessoais em qualquer computador com acesso internet. Esta tecnologia permite ser muito mais eficiente atravs da centralizao de armazenamento de dados, processamento e largura de banda. A nuvem pode ser privada ou pblico. A nuvem pblica esta disponvel para qualquer usurio na Internet. Uma nuvem privada um centro de dados que fornece servios hospedados para um nmero limitado de pessoas. Privado ou pblico, o objetivo da computao em nuvem fornecer acesso fcil, acessvel aos recursos de computao e servios de TI. Um exemplo simples de computao em nuvem o Yahoo e-mail, Gmail, ou Hotmail etc. Tudo que precisa apenas uma ligao Internet e para comear a enviar e-mails. O software de servidor e gerenciamento de e-mail tudo na nuvem (internet) e totalmente gerenciado pelo provedor de servios de nuvem do servidor.

1. Vantagens da Computao em Nuvem a) Custo reduzido A computao em nuvem provavelmente o mtodo mais eficiente de usar, manter e atualizar. Software de desktop algo bastante caro para as empresas. Somando-se as taxas de licenciamento para vrios usurios um custo bastante alto para a empresa. A nuvem, por outro lado, est disponvel a preos muito mais baratos e, portanto, pode reduzir significativamente as despesas de TI da empresa e usurios. b) Armazenamento quase ilimitado Armazenando informaes na nuvem d a capacidade de armazenamento praticamente ilimitada. Assim, no precisa mais se preocupar com a falta de espao de armazenamento ou aumentar seu espao atual disponibilidade de armazenamento. c) Backup e Recuperao Uma vez que todos os dados so armazenados na nuvem, relativamente muito mais fcil de armazenar do que em um dispositivo fsico. Alm disso, a maioria dos provedores de servios de nuvem geralmente trabalham bem com a recuperao da informao. Assim, todo o processo de cpia de segurana e de recuperao muito mais simples do que outros mtodos tradicionais de armazenamento de dados. d) Implantao Rpida

A computao em nuvem d-lhe uma vantagem de rpida implantao. Todo o sistema pode ser totalmente funcional em questo de poucos minutos. Claro, a quantidade de tempo gasto aqui vai depender do tipo exato de tecnologia que voc precisa para o negcio.

e) Diversidade de utilizao em outros dispositivos Servios de computao em nuvem podem ser acessados atravs de uma infinidade de dispositivos eletrnicos que so capazes de ter acesso internet. Estes dispositivos incluem no apenas os PCs tradicionais, mas tambm smartphones, tablets, etc. Com a nuvem, permitem que os funcionrios utilizem seus dispositivos mveis pessoais ao seu local de trabalho. Exige menos recursos para computao em nuvem, economizando assim energia.

2. Desvantagens da Computao em Nuvem a) Segurana e privacidade na nuvem A segurana a maior preocupao quando se trata de computao em nuvem. Ao alavancar uma infraestrutura em nuvem, uma empresa essencialmente inclui dados privados e informaes, coisas que podem ser sensveis e confidenciais. Cabe ento ao prestador de servios em nuvem protege-los de forma eficiente. Existncia de uma empresa pode ser colocada em risco, por isso todas as alternativas possveis devem ser exploradas antes de uma deciso. At mesmo os usurios podem se sentirem-se desconfortveis entregando seus dados a terceiros. b) Dificuldades tcnicas e tempo de inatividade Apesar da convenincia de no ter uma preocupao a mais com a manuteno do sistema, todos eles podem enfrentar as disfunes de tempos em tempos. Interrupo e tempo de inatividade so possveis, Alm disso, toda a configurao dependente de acesso internet, assim quaisquer problemas de rede ou de conectividade iro acarretar problemas de uso. c) Custos imprevisveis A nuvem pode reduzir substancialmente os custos de pessoal e de hardware, mas o preo pode acabar sendo mais do que esperado. Migrar para a nuvem tambm um custo subestimado, e ter certeza que os atuais sistemas que suportam o negcio enquanto utiliza a nuvem poder aumentar substancialmente os custos operacionais. d) Dependncia do provedor A dependncia com o provedor bastante complicada, e s vezes quase impossvel, migrar para outro provedor. bastante complicado transferir dados enormes de um fornecedor para outro.

e) Propensos a ataques de hackers O armazenamento de dados em nuvem tornarem a empresa propensa a ameaas externas e ataques de hackers. De fato qualquer tipo de informao no muito seguro na internet, h sempre uma possibilidade de perder os dados em mos erradas.

Vous aimerez peut-être aussi