Vous êtes sur la page 1sur 3

26/2/2014

MetaSmart

A ds by P lusH D.2

A d O ptions

:: Aprenda a definir suas metas

O que voc quer?


M uita gente acorda cedo, trabalha o dia todo e no sabe aonde quer chegar. Diz que sabe, mas no sabe! E voc, assim?

O que meta?
Uma meta s meta se for S.M .A.R.T. (esperto, em ingls).

O que uma Meta Smart?

Specific (Especfica)
comum ouvir algum dizer: Este ano quero fazer uma ps-graduao. M uito bom, mas em qu? M arketing? Finanas? Temas e assuntos eu garanto que no vo faltar. Aproveite e defina o tempo de durao do curso, a instituio, cidade ou at pas! Ainda no consegue planejar com esse nvel de detalhes? Ento divida em etapas menores: - Pesquisar universidades com o valor de X reais por ms.

M ensurable (Mensurvel)
O dito-cujo diz: "Quero ganhar dinheiro este ano". Parabns, quem que no quer? Isso no meta. M eta escrever quero ganhar X mil reais brutos este ano, quero poupar X ou quero comprar uma casa de at X mil reais, por exemplo.

Attainable (Alcanvel)
No adianta colocar algo muito acima de sua realidade que logo gera desnimo e desistncia. Juntar R$10 mil para um gari pode ser uma misso impossvel, enquanto para o diretor de uma grande corporao possa ser uma obrigao mensal. importante definir objetivos compatveis com nossa realidade. Se o que voc quer no faz parte de sua realidade, crie metas para chegar at l.

http://www.metasmart.com.br/definegoals.asp

1/3

26/2/2014

MetaSmart

Relevant (Relevante)
A meta ainda mais desafiante quando est ligada ao seu propsito de vida, a algo que o realiza, quando se faz uso dos seus dons singulares. Procure traar metas que o levem ao sentimento de realizao. A sensao de meta cumprida paga todo e qualquer preo pelo caminho percorrido.

Time-Based (Temporal)
Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. Exemplo: Quero mudar de emprego em 6 meses, ou ainda quero realizar um trabalho voluntrio na igreja de meu bairro durante todo o segundo semestre deste ano.

Definindo Metas
Por exemplo, seu objetivo trocar de carro. Descreva exatamente qual a sua meta, escolha o modelo, ano, o quanto pretende gastar entre outros detalhes. E de onde voc vai tirar o dinheiro? Ora, crie uma meta de acumulao de capital. Descreva as possveis maneiras de cumpri-la: Investimentos de curto prazo, aplicaes na bolsa de valores, vender o carro antigo, reduzir a compra de futilidades, abrir mo de academia ou curso de violo... Exercite sua capacidade mental e trace suas metas. Claro que voc no precisa definir todas as suas metas essa semana, voc pode e deve fazer isso aos poucos, conforme sua idade, fase da vida e crescimento pessoal e profissional. Para atingir suas metas voc dever dividi-las em passos e a cada passo realizado voc estar mais perto do seu objetivo! "O impossvel pode ser dividido em vrios passos possveis"

O prazer de atingir o objetivo


M uitas vezes vai ser difcil cumprir as metas estipuladas. Por esse motivo importante rever constantemente os benefcios que esse sacrifcio trar.

Como o sistema MetaSmart pode me ajudar?


M etaSmart ajuda voc a planejar, motivar-se e concretizar suas metas de uma maneira fcil e intuitiva utilizando as melhores prticas para planejar e gerenciar metas pessoais, profissionais e empresariais.

Voltar

www.metasmart.com.br

http://www.metasmart.com.br/definegoals.asp

2/3

26/2/2014

MetaSmart

A ds by P lusH D.2

A d O ptions

http://www.metasmart.com.br/definegoals.asp

3/3

Vous aimerez peut-être aussi