Vous êtes sur la page 1sur 4

IGREJA BATISTA CIDADE UNIVERSITRIA

SOB PRESSO
SRIE: NA PRTICA, A TEORIA NO OUTRA _____________________________________________
Meus irmos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provaes, 3pois vocs sabem que a prova da sua f produz perseverana.4E a perseverana deve ter ao completa, a fim de que vocs sejam maduros e ntegros sem ter falta em coisa alguma. INTRODUO Na comunidade da qual sou pastor, temos muitos jovens, mas no difcil perceber ali uma certa heterogeneidade em termos de idade. Talvez seja difcil imaginar as experincias que cada um possa ter vivido em anos passados. possvel, por exemplo, que algumas pessoas dessa comunidade tenham experimentado ou tenham dirigido carros que, para serem ligados, tinham que usar uma manivela na frente. Se voc no viu isso, voc nasceu depois dos anos 50s. Os tempos mudaram um bocado desde ento. Hoje em dia, existem veculos para os quais basta utilizar uma chave pessoal no contato do carro e isso j aciona informaes armazenadas e motores eltricos, de forma que o espelho retrovisor j colocado na posio correta, o ar condicionado acionado conforme a sua preferncia, assim como a posio do banco. Voc talvez conhea pessoas que tiveram a experincia de carregar gua para casa, ou de tirar gua de poo. No foi sempre assim, essa histria de termos gua na torneira dentro de casa e nos diversos lugares em que necessria. Da mesma maneira, aconteceu com a luz. muito provvel que vrias pessoas de nossa comunidade tenham tido a experincia de comprar combustvel para acender lmpadas em casa. Todas essas mudanas foram acontecendo ao longo do sculo XX. Talvez soe estranho, mas algumas mulheres de nossa comunidade, quando deram seus filhos luz, sofreram muitas dores, pois a anestesia no era disponvel como hoje. Assim, da mesma maneira, muitos j passaram no dentista por experincias nada agradveis. A questo de fundo aqui que a nossa sociedade tem tido uma evoluo bastante rpida, encontrando formas de escapar de problemas relacionados com dor, com desconforto, com coisas desagradveis, com o sofrimento. A humanidade est caminhando, a passos largos, para deixar essas coisas todas para trs. Tambm nos tempos de Tiago no existiam, como hoje no existem, pessoas que tivessem prazer na dor, no sofrimento, no desconforto ou na perseguio. Mesmo assim, eu diria que no podemos estranhar a ocorrncia dessas coisas em nossa vida. Ao escrever a sua carta, Tiago menciona pelo menos trs tipos de sofrimento que os destinatrios dessa carta estariam passando.
2

CDIGO: 164002 TEXTO: Tiago 1.2-4 PRELETOR: Fernando Leite DATA: 27/08/2000 MENSAGEM 02

Como vimos na mensagem anterior, Tiago destina sua carta s doze tribos dispersas (Tg 1,1). Creio que elas estavam dispersas por causa da perseguio relatada em Atos 8. Eles estavam sofrendo por causa de perseguies, mas no pense apenas na perseguio em si, mas em tudo o que isso acarreta, como perda de emprego, morte, fome, mudana obrigatria, separao e outras formas de sofrimento. No captulo 2, versculo 6, Tiago diz: Mas vocs tm desprezado os pobres. No so os ricos que oprimem vocs? No so eles que os arrastam para os tribunais? Parte dos destinatrios dessa carta estavam sendo oprimidos em termos econmicos, passando restries por causa das relaes com os seus senhores ou seus empregadores. Mas no s isso. Quando chegamos ao captulo 5, versculo 14, antes de dar uma orientao, Tiago pergunta: H algum doente entre vocs? Havia tambm enfermidade no meio da comunidade, entre aqueles para quem Tiago est escrevendo a sua carta. Assim sendo, eu diria que, quando Tiago escreve a sua carta, ele a escreve num mundo real para pessoas reais. E ao considerar esse mundo, por uma srie de razes que ele menciona e tantas outras que ele no menciona, vemos que o sofrimento faz parte da vida. Tiago no mencionou, por exemplo, o desgaste emocional, a saudade do lugar deixado por causa da perseguio. No entanto, todo aquele povo estava sofrendo uma srie de situaes, e Tiago est tratando com elas, da maneira como elas estavam existindo. Jesus j havia dito em Joo 16.33: Estas coisas vos tenho dito, para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflies... Jesus j est anunciando, de antemo, que a vida marcada por aflies. O apstolo Pedro, falando sobre sofrimento, diz: Amados, no estranheis o fogo ardente que surge do meio de vs... (1 Pe 4,12). Ou seja, voc acha que estranho quando acontece alguma coisa com voc que o faz sofrer? De alguma maneira, o apstolo est falando: No estranhe isso. Isso parte da vida. Assim sendo, eu diria que ns vamos sofrer com problemas, apertos, dores e dificuldades. Voc vai sofrer por causa de relacionamentos no seu emprego. Voc vai sofrer por causa de acontecimentos na sua escola. Voc vai sofrer com a sua vizinhana. E voc vai sofrer tambm por causa da sua igreja. Tiago est dizendo: Isso parte da vida. Ele est to certo disso que, em Tg 1.2, diz: Meus irmos, considerem motivo de alegria o fato de passarem por diversas provaes. Ele no est falando: Olha, voc poder ter uma dificuldade aqui ou ali. No! Ele est dizendo: Olha, isso de voc passar por diversas provaes parte da vida. O importante que isso tem implicaes no nosso relacionamenteo com Deus. Por que? Porque as dificuldades so instrumentos de aprimoramento dos filhos de Deus.

Para que possamos provar da eficincia dessa inteno divina em nos aprimorar, precisamos, ento, conhecer trs elementos que so necessrios para que as situaes difceis que enfrentamos tenham, de fato, esse efeito em ns. No tenho dvidas de que, em uma ou outra medida, todos ns estamos passando por isso. Pessoas chegam dizendo que foram assaltadas. Outras mencionam problemas no trabalho. possvel que voc tenha recebido nesta semana um diagnstico mdico que lhe perturba. Pode lhe parecer estranho, mas parte da vida. A pergunta : Como lidar com isso? Que elementos so necessrios para que essas coisas tenham valor em sua vida?
1. ELEMENTO: TER O PROPSITO DA PERFEIO

O primeiro elemento fundamental para que isso tenha valor em sua vida : ter o propsito da perfeio. Precisamos ter em mente que Deus tem um propsito para a nossa vida, que envolve perfeio. No versculo 4, lemos: E a perseverana deve ter ao completa a fim de que vocs sejam maduros e ntegros, sem ter falta em coisa alguma. Com isso, Tiago est nos dizendo que o que acontece conosco em termos de dificuldades tem um propsito principal: sermos maduros. Todos ns j passamos pela infncia. Alguns de ns j passamos pela experincia de ter e de educar filhos, que tambm passaram pela infncia. O que se espera de uma criana? Espera-se que ela saia do seu estado infantil e que amadurea. isso o que se espera de um filho. Assim, quando os nossos filhos vo crescendo, temos a expectativa de que a sua responsabilidade cresa, a sua maturidade cresa e isso acabe mudando os seus hbitos. Da mesma forma, o alvo de Deus para ns maturidade. A palavra original do versculo acima que foi traduzida por maturidade a mesma palavra que aparece em Mateus 5.48, onde lemos: Portanto, sede vs perfeitos como perfeito o vosso pai celeste. Portanto, quando Deus chegou at ns atravs do Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, que veio at ns e morreu naquela cruz, Ele morreu para nos salvar e nos colocar numa nova condio de vida. Que condio de vida essa? Paulo, em Romanos 8.29, diz que Deus nos predestinou para sermos conforme a imagem do Seu Filho, a fim de que Ele seja o primognito entre muitos irmos. O alvo de Deus a formao de uma famlia em que Jesus o irmo mais velho e ns somos o restante dos irmos, que trazem consigo o carter de Deus, o carter de Jesus. Assim sendo, maturidade envolve a assimilao, a incorporao do carter de Deus em cada um de ns. E por isso Tiago est nos dizendo: estas situaes difceis tm a propsito de nos desenvolver para sermos perfeitos, ou seja, para que no fique faltando nada em ns. J aconteceu de voc comprar alguma coisa em que algo fica faltando? Voc vai loja, compra um quebra-cabeas, comea a montar em casa, mil peas, e quando acaba, voc percebe que falta uma pea? Voc liga para o fabricante para reclamar e este responde: Meu amigo, voc recebeu 999 peas e est reclamando por causa de uma? Certamente que sim! Ningum se satisfaz em montar um quebra-cabeas que tenha mil peas, mas em que fica faltando uma. Assim, o alvo de Deus fazer em ns uma obra completa. Mas Tiago diz mais, aqui no versculo 4: maduros e ntegros. Deus nos quer completos e nada faltando. E o que Tiago est nos dizendo que a obra de Deus em nossas vidas Ele

se prope a faz-la utilizando, inclusive, de situaes que envolvam sofrimento. Quanto mais eu me relaciono com Deus, mais eu descubro quem Ele , e assim recebo inspirao acerca do que eu devo ser. Assim, eu diria que, ao conhecer mais o Senhor Jesus, ns conhecemos algum que verdadeiro, mas ao mesmo tempo amoroso; algum que tem firmeza, mas ao mesmo tempo tem tato; algum que sensvel, mas ao mesmo tempo auto insensvel, que no se magoa toa por causa de coisas feitas contra Ele. algum que tem alta capacidade, mas ao mesmo tempo discreto. medida que eu me inspiro, conhecendo o Senhor Jesus, olhando para as Escrituras e vendo como elas descrevem o carter de Deus, eu encontro a referncia daquilo que eu devo ser. O propsito de nossas vidas a perfeio. Precisamos ter isso em mente quando estamos sofrendo. Mas no basta isso. necessrio ter um segundo elemento para que os sofrimentos pelos quais passamos tenham algum valor para as nossas vidas.
2. ELEMENTO: CONHECER A CONTRIBUIO DO SOFRIMENTO

O segundo elemento : conhecer a contribuio do sofrimento. Aparentemente isso alguma coisa que todo mundo conhece. Por isso, quando Tiago escreve no versculo 3, ele diz: pois vocs sabem que a aprovao da f produz perseverana. Aparentemente de conhecimento geral, senso comum que sofrimentos e dificuldades tm uma contribuio importante no desenvolvimento de uma pessoa. Pode-se observar que Tiago diz vocs sabem. Quem freqenta academia de ginstica pode ter encontrado, em alguma ocasio, a seguinte frase: no pain, no gain. A idia a seguinte: se voc, na sua malhao, no estiver sofrendo nenhuma dor, voc no vai ter ganho de massa muscular ou capacidade cardiovascular. O ganho se d atravs de dedicao e insistncia, e isso envolve sofrimento e dor. Da mesma maneira, no campo de minerao, temos o exemplo, apresentado em Provrbios 27.21: Como o crisol prova a prata e o forno o ouro, assim o homem provado. O homem provado como a prata e o ouro so provados. A palavra grega que foi traduzida por provado a mesma que aparece neste versculo 3 de Tiago 1. Assim, sabemos que atravs do fogo que o metal passa que ele purificado. E o ferro, uma vez colocado em altas temperaturas, e posteriormente levado a baixas temperaturas, acaba desenvolvendo uma dureza incomum. Ainda no mundo natural, encontramos duas substncias ou dois produtos que tm a mesma composio em termos de contedo atmico: o grafite e o diamante. O grafite tem uma estrutura de tomos de carbono alinhados na forma de planos deslizantes e, dessa maneira, ele um excelente lubrificante. Mas, em se colocando o grafite sob alta presso, ele acaba compartilhando esses tomos tambm no sentido vertical e assim se torna um diamante. atravs de sofrimento, dor, presso, que se acaba produzindo coisas de valor. Assim Tiago diz: conhecido, vocs sabem, o sofrimento capaz de produzir em cada um de ns perseverana. capaz de produzir em ns o que Deus quer que ns sejamos. Este o segundo elemento, meus irmos. Deus nos sujeita a uma srie de dificuldades, permite que passemos por elas para que sejamos aperfeioados. Mas como eu posso sobreviver a esse tipo de presso que estou sofrendo? Em Joo 10.28-29, o Senhor Jesus disse: Eu lhes dou a vida eterna e ningum as arrebatar da minha mo. Aquilo que

o meu Pai me deu maior que tudo, e da mo do Pai ningum pode arrebatar. Ainda que eu esteja sofrendo e ache que a situao passou dos limites que eu podia suportar, Deus est dizendo: Voc no escapa da minha mo. Eu estou com a situao sob controle. Voc est na palma da Minha mo, descanse nisso. O apstolo Paulo, em Efsios 1.13-14, diz: ... em quem tambm vs, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvao, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Santo Esprito da promessa; o qual o penhor da nossa herana, at o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glria. Deus nos considera Sua propriedade. E, uma vez que somos propriedade dEle, Ele diz que coloca em ns o selo do Seu Esprito, e coloca em ns o penhor do Seu Esprito. Garantias de que somos inviolveis, garantias de que pertencemos a Ele, garantias de que Ele vai completar at o ltimo dia aquilo que Ele tem proposto completar na vida de cada um de ns. Assim sendo, voc pode estar passando pela experincia mais difcil, a mais desagradvel, mas voc pode experimentar a a dependncia divina. Sabe por qu? Quando estamos vivendo uma vida relativamente folgada e tranqila, acabamos nos dirigindo somente pelo nosso bom senso. Mas quando a situao aperta, ns acabamos dependendo de Deus mesmo. E a est o valor da provao. Lembro-me quando, alguns meses atrs, um amigo compartilhou comigo sobre uma situao difcil que estava passando no emprego, com um chefe muito ruim. Ele estava desejando mudar de emprego, e realmente acabou tomando essa deciso. Ele estava apenas aguardando o tempo de terminar o seu contrato para ento comear em outro lugar, quando ouviu dizer que o novo chefe seria pior do que aquele que ele tinha. Eu me lembro que, conversando com ele, disse-lhe: Voc merece. A idia de merecer aqui no significa: Voc merece esse castigo porque fez alguma coisa de errado. No! Mas porque Deus tem um projeto para fazer na vida de cada um de ns. Se Ele est usando o chefe, esse pode ser um instrumento de Deus na vida para aperfeio-lo. Cerca de duas semanas atrs, eu perguntei para esse amigo: Como est a experincia com o seu novo chefe? Ele disse: Olha, mais do que nunca, dependendo de Deus constantemente. Eu falei: Que beno esse chefe. Olha que beno de sofrimento! Muitas vezes, temos que passar por experincias assim, para abrir os olhos e ver coisas que de outro jeito no se v; e fazer coisas que no faria de outro modo. O fundador da Unio Mdica Hospitalar Evanglica disse que, muitas vezes, Deus nos coloca deitados numa cama, com alguma enfermidade, porque s nessa posio conseguimos enxergar coisas que no enxergaramos se estivssemos em p. Deus tem os Seus recursos, e eles no so dos mais comuns, no so necessariamente os mais agradveis, mas precisamos olhar essas experincias dolorosas, assaltos, riscos, enfermidades, chefe ruim, sob outra perspectiva. Todo mundo tem experincia com chefe ruim ou passa por experincias difceis. Mas, durante essas vivncias, voc tem que estar confiando no Senhor e desfrutando do que Deus tem para fazer na sua vida nesta situao de aperto. Se o seu bolso estivesse cheio de dinheiro, se a sua conta bancria fosse alta, voc no iria aprender a depender de Deus o quanto voc aprende quando a situao de escassez. Como vimos, o primeiro elemento saber que Deus tem um propsito para sua vida. O segundo elemento saber que

essas experincias so instrumentos de Deus para aperfeioar voc. Mas no basta isso. possvel ter essas duas coisas em mente e ainda assim no aproveitar a experincia. Por isso, Tiago comea o versculo 2 dizendo: Meus irmos, tende por motivo de todo a alegria o passardes por vrias provaes. Ele no est dizendo: Fiquem alegres quando vocs passarem dificuldades, ao menos um pouquinho. No isso! Voc tem motivo de toda alegria ao enfrentar situaes difceis. Assim, o terceiro elemento que quero apontar : Alegrar-se com a oportunidade.
3. ELEMENTO: ALEGRAR-SE COM A OPORTUNIDADE

Se no alinharmos a nossa alegria com aquilo que estamos vivendo, ns nos tornamos pessoas murmuradoras, reclamantes, crticas, cheias de auto-comiserao. Estas so maneiras que utilizamos para dizer, de uma forma polida ou socialmente aceitvel, que Deus no cuida de ns, no nos ama e no est preocupado com o que se passa conosco. Ao invs de estarmos dizendo: Ah, ningum me ama, olha o que me aconteceu, justo comigo, eu no merecia isso..., voc tem que substituir essa abordagem de reclamao, por uma abordagem marcada por alegria. Mas, ateno! A alegria a que Tiago se refere no meramente uma manifestao exterior relacionada com emoes, nem to pouco com sorrisos falsos, porque sofrimento gera sofrimento. Perseguio, tribulao, provao geram dor, tristeza, lgrimas, e no podemos neg-las, no podemos esperar que as pessoas ignorem a dor das provaes que estejam vivendo. Assim conosco, mas, embora no possamos rejeitar a situao de dor e dificuldades, podemos ter uma alegria que comea mais na nossa vontade do que nas nossas emoes. Isso significa chegar diante desse Deus grandioso, soberano, bondoso, gracioso, que tem todas as coisas sob o seu controle e dizer com toda sinceridade: Senhor, eu estou dando para o Senhor um voto de confiana, reconhecendo que a dor pela qual eu estou vivendo faz parte do Teu projeto para minha vida, para me aperfeioar. Portanto, eu estou dando para o Senhor sinal verde, e eu me alegro com a certeza de que o Senhor sabe o que est fazendo. Eu me alegro com a certeza de que o Senhor me ama. Eu me alegro com a certeza de que o Senhor pode controlar todas essas coisas. Eu no me alegro porque est doendo, pelo que est me faltando, mas eu me alegro, sim, como um reconhecimento consciente de que Tu podes e ests no controle, de que me amas e ests cuidando de mim, pois isso parte do Seu carter. Em Mateus 7.11, Jesus disse: Se vs, que sois maus, sabeis dar boas ddivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que est no cu, dar boas coisas aos que lhe pedirem. Esse o compromisso de Deus. Ns somos capazes de dar coisas boas aos nossos filhos? Ele est dizendo: Eu, mais ainda. Ns podemos e devemos substituir nossas expresses de reclamao, murmurao e auto-comiserao por expresses que manifestem uma confiana alegre em Deus.
CONCLUSO

Meus irmos, no me passa pela mente a idia de que estas provaes no gerem dor. Elas geram dor, sofrimento, choro, isso normal. Mas devemos acrescentar percepo que temos dessas experincias, que poderamos classificar de ruins,

de dificuldades desagradveis, que podemos olhar para essas coisas como estando debaixo do controle do bondoso e poderoso Deus, e isso, conforme Tiago diz, resulta em perseverana. Agora, o que perseverana? Perseverana no corresponde quela situao em que voc pergunta a algum: Como vai? E este algum responde: Daquele jeito, como Deus quer... Perseverana no uma atitude passiva, uma submisso passiva. Algum definiu perseverana da seguinte maneira: uma resposta desafiadora, forte e ativa s circunstncias. isso o que perseverana. O que voc est vivendo? O que que lhe perturba nesses dias? o vestibular que tem pela frente? uma ameaa de desemprego? uma quebra de relacionamento? um chefe que voc considera injusto? O que ? Uma vez que voc tenha identificado o que o seu foco de presso e perturbao, voc pode, ativamente, de uma forma desafiadora, encarar essa experincia como a ferramenta de Deus em sua vida, para levar voc a ser o que Ele quer que voc seja. Dificuldades, meus irmos, acontecem, mas ns temos uma srie de ganhos. As situaes que nos perturbam, por exemplo, tm o poder de nos mostrar quo fracos e insuficientes somos, e quanto ns precisamos confiar em Cristo. Voc vai experimentar, por exemplo, situaes de enfermidade, de morte na famlia, de roubo, de privaes. Essas so situaes em que voc deve dizer: Diante disso, eu gostaria de fugir. Mas, Senhor, eu preciso de Ti. E quando fizer isso, quando provar dessa experincia, voc ver tambm que Deus lhe estar capacitando. Essas experincias ruins tm a capacidade de nos tirar aqueles apoios que normalmente usamos, mas que so apenas recursos humanos, para aprender a confiar exclusivamente naquilo que vem de Deus. Essas so experincias que nos levam a abrir mo do nosso bom senso, para conseguir confiar no que Deus pode fazer, porque o nosso bom senso insuficiente. Essas so experincias que tm o poder de revelar quem, de fato, amamos, a ns mesmos ou ao Senhor? Essas so experincias pelas quais Deus nos faz passar para desenvolver a nossa fora e utilidade. Porque, medida que passamos por experincias difceis e aprendemos a confiar em Deus, e a superar situaes difceis confiando em Deus, Ele sabe que pode nos colocar em posies estratgicas de modo a sermos teis Sua obra. E da, o que voc pode fazer com isso? Eu quero lhe dar algumas sugestes, especificamente cinco sugestes do que voc deve fazer diante das situaes que lhe perturbam. Em primeiro lugar, identifique qual o seu foco de perturbao, de provao e de sofrimento. relacionamento no trabalho? relacionamento na Igreja? relacionamento em casa? Se no seu caso bateu nos trs, sim, sim, sim, j est fcil de se tratar: voc est com problemas pessoais. situao financeira? enfermidade? Identifique e escreva isso. Coloque diante de Deus: O Senhor sabe que so essas as coisas que me perturbam. Em segundo lugar, voc deve se perguntar: Por acaso o que eu estou sofrendo por causa de algum pecado especfico que cometi? Se voc no v essa relao, considere o que vou dizer. Eu me lembro de uma ocasio em que um grupo de cristos de uma determinada igreja estava viajando de volta do Paraguai. Eles eram muambeiros. Encheram o nibus de muambas e, quando estavam voltando, a polcia os parou para

fiscalizao e os pegou. Mas, enquanto isso acontecia, eles estavam orando por causa do inimigo que estava l fora. O inimigo estava l dentro, no fora! O pecado e a ganncia eram o inimigo, no a polcia. Eles estavam sofrendo por causa da sua m conduta, da sua conduta ilegal. Talvez voc possa relacionar diretamente o que voc est sofrendo com alguma coisa que voc fez de errado. Pense sobre isso. Examine-se. Isso importante. Se voc identificou algo, em terceiro lugar, voc deve confessar isso a Deus. Reconhea, diante de Deus, que voc tem esse pecado. As Escrituras dizem em 1 Joo 1.9 que, quando ns confessamos, Deus nos perdoa e nos purifica dos nossos erros. A minha quarta sugesto : uma vez que voc identificou os seus focos de tristeza, de angstia, de sofrimento, seja o seu orientador, a sua orientadora na faculdade, seja um professor que nunca d nota justa, seja o que for, assuma o compromisso de parar de reclamar, murmurar, com essa atitude de auto-comiserao. Pare com isso porque isso no ajuda. Por fim, o quinto passo: coloque-se diante de Deus e dLhe graas pelas experincias que Ele tem permitido que voc passe. Pode ser com o seu marido, poder ser com a sua esposa, com os seus filhos, com os seus pais, com a sua sogra, com o seu genro, diante de quem quer que seja, chegue diante de Deus e diga: Senhor, se o Senhor est me deixando passar por isso, porque tem um objetivo na minha vida. Eu quero Te agradecer pelo instrumento que o Senhor tem colocado. Voc no precisa ser desonesto, no. Voc talvez tenha que chegar para Deus e dizer: Senhor, eu nem consigo ver a Tua mo nisso, eu gostaria de ver. Mas a Palavra diz que o Senhor o Soberano. Eu vou confiar nisso. Eu estou dando um voto de confiana ao Senhor: v em frente, faa tudo o que o Senhor tem para fazer, mas me d da tua fora, da tua alegria e todos os teus recursos para eu conseguir passar por isso. Ah, meus irmos, quando aprendermos a fazer isso, ns vamos ver a mo de Deus. A Seu tempo, Ele elimina aquilo que nos perturba, mas muito mais importante que isso, Ele molda o nosso carter, Ele nos faz mais semelhantes a Ele. Cinco passos: 1) identifique a sua perturbao; 2) questione se por causa de um pecado que voc cometeu; 3) sendo assim, confesse; 4) sendo ou no, pare de reclamar; e 5) d graas e louve a Deus por isso. Experimente isso. Eu quero ouvir vocs me contarem, daqui a uma, duas, trs semanas, um ms o que Deus fez por vocs. Esse o objetivo de Deus. Essas fontes de perturbaes que tm dentro de voc, Deus no vai tirar enquanto voc no aprender a lio. Se voc se livra de um problema srio hoje, amanh pode surgir outro. E depois, outro, at voc aprender o que Ele quer ensinar. Talvez seja somente isso: depender dEle e somente dEle. Pai bondoso, ns Lhe somos gratos, porque o Senhor de fato nos ama. Senhor h tantos irmos, entre ns, que por razes diversas esto sofrendo. Eu te peo: Senhor, bom Deus, que na Tua misericrdia, bondade e sabedoria, que o Senhor nos d a percepo de que estes sofrimentos fazem parte do projeto que o Senhor tem na vida de cada um. Que possamos provar da alegria que vem de Ti, ainda nas circunstncias que estejamos vivendo. Ns oramos em nome de Jesus, Amm.

Mensagem das Sagradas Escrituras apresentada na Igreja Batista Cidade Universitria (IBCU), Campinas - SP. Publicao do Ministrio de Comunicao da IBCU. O udio desta mensagem est disponvel em nosso site (www.ibcu.org.br). Para receber cpias em K-7 ou CD, escreva-nos ou ligue-nos. Ministrio de Comunicao - Igreja Batista Cidade Universitria R. Tte Alberto Mendes Jr., 5 Vila Independncia Campinas - SP - CEP 13085-870. Fone: (019) 3289-4501. E-mail: comunicacao@ibcu.org.br.

Vous aimerez peut-être aussi