Vous êtes sur la page 1sur 2

O informante refere-se denncia da indstria de tabaco.

. Coloca em jogo a questo da tica profissional do jornalismo; o interesse financeiro e a sade pblica na perspectiva sociolgica. O filme relata trs aspectos importantes: as consequncias de uma pessoa criticar vises e atitudes de grandes empresas; as dificuldades da mdia para manter o jornalismo longe dos interesses das grandes empresas e perto dos interesses da sociedade; e as mentiras da indstria do tabaco em relao ao carter viciante da droga que fabricam.

O filme da enfoque s questes da sociologia, tais como o mal que o tabaco provoca nas pessoas; a discusso sociolgica sobre a tica, o interesse financeiro e a fragilidade da sade pblica dominada pelas multinacionais fabricantes do cigarro.

A narrativa retrata fatos do cotidiano, como a viso capitalista e gananciosa das pessoas, que buscam tomar conta do manipulando e distorcendo a realidade dos fatos para benefcio prprio, em detrimento da vida e da dignidade de quaisquer pessoas que se interponham em sua trajetria em direo ao poder.

Atualmente, a ideologia dominante coloca na moda a falta de valores. No entanto, esta ausncia apenas aparente, uma vez que, evidentemente, que toda sociedade tem sua tica e suas referncias. Porm, o valor dominante hoje, pode ser traduzido por uma s palavra: dinheiro. Por ele pode-se tudo: negociar sua dignidade, seu corpo, sua liberdade. Em nome dele, tudo se transforma em mercadoria: os ideais, as crenas, as esperanas. Essa uma das infelizes realidades no mundo empresarial, onde administradores visando o dinheiro e o poder passa por cima de muitos princpios e valores, como o caso da tica.

O produtor de televiso Lowell Bergman, representado por Al Pacino, recebe na porta de sua casa uma caixa, de remetente annimo, com relatrios de pesquisas feitas sobre manipulao de componentes para aumentar o grau de dependncia do cigarro. Ele no compreende todos os documentos e busca ajuda para decifr-los quando lhe indicam que procure Jeffrey Wigand.

Wigand (Russel Crowe) um biologista da Brown & Williamson uma grande indstria de tabaco americana que acaba de ser demitido, mas para garantir benefcios como o convnio mdico, assinou um termo de confidencialidade. A princpio ele se recusa a conversar com Bergmann, que insiste em ter um encontro com o cientista.

Aps algumas conversas com o jornalista sem nada revelar, Wigand passa a sofrer ameaas e a ser pressionado a assinar um adendo que estenderia o termo de confidencialidade. Comea a pesar as consequncias de revelar a verdade e a responsabilidade que tinha sobre aquele

segredo e finalmente convencido a dar seu depoimento rede de televiso, que encontra meios de driblar o termo.

Para atacar a credibilidade da fonte, a Brown & Williamson comea a investigar minuciosamente seu passado e a divulgar fatos como multas, um divrcio mal resolvido e outros, alm de ameaar juridicamente a CBS, que estava prestes a ser vendida e perderia os compradores caso sofresse um processo movido pela poderosa indstria do tabaco.

Com as ameaas, executivos e advogados da CBS decidem que o programa ir ao ar sem o depoimento de Wigand. Lowell Bergmann passa ento a lutar para mudar esta deciso, batendo de frente com o apresentador do programa e defendendo sua fonte, que se arriscou ao contar o que sabia sobre as companhias de cigarros. As revelaes de Wigand acabaram indo ao ar, editadas com cenas de executivos destas companhias negando ter conhecimento de que o cigarro poderia causar algum mal.

O filme baseado em uma histria real. Em 1994 um ex-executivo das indstrias de tabaco falou ao 60 minutos, da rede CBS, e graas esta entrevista, os fabricantes de cigarros tiveram que pagar cerca de U$246 trilhes em indenizaes nos EUA.

Vrios assuntos relacionados ao jornalismo so tratados no filme. possvel questionar, por exemplo, at que ponto o compromisso com a verdade valida a atitude do produtor, que pressiona a fonte a revelar o que sabe mesmo que isso acarrete srios riscos.

Outro tema abordado o controle comercial da mdia. O filme nos permite refletir sobre quem, de fato, define o que notcia. No caso mostrado em O Informante a indstria do tabaco esteve perto de fazer com que informaes importantes no fossem divulgadas. Os interesses comerciais de redes de TV e rdio, jornais, revistas e outros, so legtimos; mas at que ponto isso deve interferir na informao que levada a pblico?

Vous aimerez peut-être aussi