Vous êtes sur la page 1sur 59

TRABALHO DIRIGIDO DE APRENDIZAGEM

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

CADERNO DE ATIVIDADES

Aluno: RA:

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TDA - TRABALHO DIRIGIDO DE APRENDIZAGEM


DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL CADERNO DE ATIVIDADES
IDEALIZAO Profa. Dra. Ana Maria Costa de Sousa 1 ELABORAO Profa. Dra . Heloisa Helena Gianotti Pereira Profa. Dra. Thais de Sousa Pagani 3 Prof. Me. Daniel Martins Pereira 4 Profa. Esp. Aline Ertzogue Marques 5 COLABORAO Profa. Esp. Andreia Chiara Prieto 6 Profa. Esp. Fabiana Cristina Perin 7
1 2 3 2

4 5

Ana Maria Costa de Sousa: Doutora em Educao pela USP. Vice-Presidente Acadmica da Anhanguera Educacional Ltda. Heloisa Helena Gianotti Pereira: Engenheira Agrnoma. Mestra em Agronomia pela USP e Doutora em Agronomia pela UFGD. Thais de Sousa Pagani: Doutora em Cincias pela Universidade Federal de So Paulo. Assessora do IPADE Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Institucional da Anhanguera Educacional. Responsvel pelas publicaes das revistas cientficas institucionais. Daniel Martins Pereira: Mestre em Sade e Desenvolvimento na Regio Centro-Oeste pela UFMS. Gestor do TDA Trabalho Dirigido de Aprendizagem desta Universidade. Aline Ertzogue Marques: Advogada. MBA em Propriedade Intelectual pela FGV-RJ. Especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho RJ. Especialista em Advocacia Criminal pela UCAM Universidade Candido Mendes (RJ). Especialista em Direito Processual Civil e Direito Civil: Parte Geral e Obrigaes pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Docente do Curso de Direito da Universidade Anhanguera-Uniderp e Gestora do TDA Trabalho Dirigido de Aprendizagem desta Universidade. Andreia Chiara Prieto: Publicitria. Especialista em Marketing pela PUC-PR. Docente dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Produo Multimdia. Coordenadora da Unideias Agncia Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda Responsvel por Layouts e Diagramao. Fabiana Cristina Perin: Publicitria. Especialista em Gesto Estratgica de Negcios pela UNIDERP. Docente do Curso de Publicidade e Propaganda. Coordenadora do Marketing Local e do Departamento Comercial da Universidade Anhanguera-Uniderp.

01

02

03

04

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Objetivo geral Capacit-lo(a) para a elaborao de seu Projeto de Vida pessoal e profissional, com vistas a lhe possibilitar sucesso no mundo do trabalho. Objetivos especficos Ao final da disciplina, voc dever ser capaz de: Descrever seu Projeto de Vida. Conceituar e diferenciar trabalho, emprego e empregabilidade. Elaborar seu currculo pessoal. Reconhecer a fora do marketing pessoal em sua carreira profissional. Identificar os passos de um processo seletivo (recrutamento e seleo). Estabelecer a crtica como fonte do desenvolvimento pessoal e profissional. Assimilar as tcnicas de apresentao em pblico.

CARGA HORRIA

A durao da disciplina de 60 horas, desenvolvidas ao longo de um semestre letivo, sendo 20 aulas ministradas pelo professor em sala de aula (TDA 1) e 40 horas destinadas s atividades dirigidas em diferentes situaes de aprendizagem (TDA 2).

MATERIAIS DIDTICOS

Ser utilizado o Livro Texto Desenvolvimento Pessoal e Profissional, organizado pelas professoras Ana Lcia Jankovic Barduchi e Ana Paula Bonilha Piccoli, composto de 10 captulos que sero estudados de forma dinmica ao longo da disciplina, a partir de um tema problema. Ser utilizado, ainda, o Caderno de Atividades do Aluno, que conter orientaes de cada aula (TDA 1) e dos momentos de estudo dirigido (TDA 2), alm dos exerccios complementares. O aluno dever complementar a leitura do texto do livro cumprindo as atividades sugeridas nos sites informados e em outros textos indicados pelo professor.
05

FORMATO E ACOMPANHAMENTO

Sua turma ser dividida em grupos de at 10 alunos. Estes grupos, orientados pelo(a) professor(a), devero cumprir as indicaes para cada aula, apresentando, sempre que solicitados, os Relatrios de Atividades, que sero corrigidos e devolvidos com comentrios, crticas e sugestes. Voc receber instrues detalhadas das visitas e entrevistas a serem feitas pelos grupos. Para o adequado cumprimento destas atividades, necessrio que agendem com os responsveis (empresas ou entrevistados), com a devida antecedncia. Suas atividades podero ser realizadas nas salas de aula, na biblioteca ou, sempre que julgar necessrio, nos laboratrios de informtica. aconselhvel que voc faa todos os exerccios indicados e consulte os sites sugeridos, pois eles contribuem para sua aprendizagem. Entretanto, aqueles que fazem parte do seu Caderno de Atividades devem ser obrigatoriamente realizados. Para que os momentos de autoestudo sejam bem-sucedidos, indispensvel que voc leia atentamente cada captulo do Livro Texto com antecedncia, bem como as demais leituras recomendadas no Caderno de Atividades; acesse os sites recomendados e faa os exerccios indicados; assista aos filmes; participe com responsabilidade e compromisso dos trabalhos em grupo e entregue com pontualidade os Relatrios de Atividades. Lembre-se: a disciplina TDA, como qualquer outra, exige frequncia de, no mnimo, 75%.Voc deve cumprir rigorosamente os horrios de incio e final de cada aula ou atividade do TDA 1 e TDA 2.

AVALIAO

A avaliao da aprendizagem dar-se- ao longo de todo o processo, por meio de Relatrios de Atividades e pela participao nos debates promovidos em sala de aula, envolvendo, ento: - Avaliao Formativa - que ser efetuada no decorrer da disciplina por meio da participao nas atividades propostas, nas discusses promovidas pelo professor e na autoavaliao, ao final do semestre. [Pontos: 3]. - Avaliao Somativa - realizada pela entrega dos Relatrios de Atividades, pelo debate final do tema problema, pela entrega do Caderno de Atividades com todas as atividades solicitadas. [Pontos: 7]. De acordo com o Regimento da Instituio, por ser especial, o TDA tem nota mnima 6.0 (seis) para a aprovao. No prev exame final e nem prova optativa.
06

TEMA PROBLEMA

Aqui voc dever colar o tema problema preparado pelo seu professor de TDA.

07

Aula 1 Dia ____ /____ /____ Assunto:Como voc v o mundo? Atividades Principais:Pesquisa e debate

Nesta aula voc dever:


Receber as orientaes do professor a respeito da disciplina, seus objetivos e o do Livro Texto que lhe dar suporte; Integrar um grupo de estudo, no qual permanecer at o final do semestre; Receber e ler o tema problema; Receber as orientaes gerais dos trabalhos em grupo, sendo que: Primeiro: Cada grupo dever escolher um lder para coordenar os trabalhos; Segundo: Haver momentos para trabalhos individuais e em grupo. Terceiro: Ao final da disciplina, o grupo que utilizar argumentos mais fortes e consistentes ter seu candidato vencedor para a vaga do emprego. Ser orientado a fazer a leitura do Captulo 1 do Livro Texto.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:

01 - Atividade Individual: Agora que voc j leu o Captulo 1 do seu Livro Texto, responda: qual a sua viso de mundo? Descreva como voc v, percebe e interpreta o mundo?

08

02 - Atividade em grupo: a) Assistir ao filme A procura da felicidade, dirigido por Gabriele Muccino e interpretado por Will Smith, Andy Arness, Domenic Bove, Dan Castellaneta, Adam Del Rio, Takayo Fischer, Benjamin Fritz, Kurt Fuller, Brian Howe, Scott Klace, Tammy Massa, Thandie Newton e Jaden Smith (Overbrook Entertainment / Columbia Pictures Corporation), 2006. b) Agora realize a leitura do texto O profissional do sculo XXI escrito por Luiz David Carlessi e, aps discusso em grupo, elabore um texto APONTANDO o que preciso para se enquadrar no perfil do profissional do sculo XXI, levando em considerao as cenas do filme, os conselhos dados pelo autor e a concepo de viso de mundo apresentada no Captulo 1. Crie aqui o seu texto:

09

O Profissional do Sculo XXI Por Luiz David Carlessi O mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, sejam eles novatos ou experientes. O fato que este mesmo mercado tem mudado em vrias de suas caractersticas: quanto ao tamanho, distribuio geogrfica, surgimento, diminuio ou at mesmo desaparecimento de algumas profisses, caracterizao do vnculo empregatcio, entre outras. Diante desse cenrio, tornam-se inerentes a necessidade de adaptao e a absoro de novas competncias (conhecimentos, habilidades e experincias). No obstante, a capacidade de percepo e flexibilizao tambm atendem como fatores-chaves na hora da contratao. E como dever ser o profissional do sculo XXI? Bem, ele deve possuir muitas caractersticas, entre elas, empreendedorismo, resilincia, pr-atividade, liderana energizadora, percepo, comunicao, persuaso, assertividade, criatividade, cultura, humanismo. Todas elas tm sido muito requisitadas pelas empresas, mas devemos lembrar que no se trata de buscar profissionais supra-humanos, visto que isso impossvel e tm levado muitos a um nvel elevado de estresse. Trata-se, apenas, de reconhecer seus potenciais e limitaes, e a partir da, de forma equilibrada e estruturada, buscar o autodesenvolvimento. Tambm no podemos esquecer da relevncia da tecnologia na vida de um profissional globalizado. Independentemente da rea do conhecimento, ela fornece a base conceitual necessria a uma evoluo do pensamento e da anlise. Ainda, a utilizao de ferramentas tecnolgicas um fator de diferenciao no mercado de trabalho. Compreender claramente o ambiente altamente tecnolgico em que vivemos e suas correlaes fundamental para qualquer profissional, mas nada exacerbado que nos torne consumidores compulsivos dessas tecnologias. Por outro lado, os profissionais no podem ficar desatualizados com tal evoluo e devem saber us-la a seu favor para gerar resultados efetivos. Relacionar-se bem e manter uma boa relao no ambiente de trabalho tambm essencial ao perfil do profissional. A produtividade, a criatividade, o sucesso da empresa e do profissional, e tantos outros fatores, dependem de um ambiente de trabalho saudvel. Da cabe a pergunta: deve haver competio? Sim, deve. Um tipo qual podemos chamar de coopetio. Isto , uma competio pela melhoria, pelo sucesso, que aumente os nveis de cooperao, de integrao, de ganhos para todos. Pode parecer um sonho, mas no . uma questo de mudana de paradigmas. Assim como citado no livro "O Monge e o Executivo" de James Hunt, so abordadas questes muito importantes para uma conduo saudvel de um relacionamento no ambiente de trabalho, com afeio e respeito no cuidado com as pessoas. E na prtica isso funciona. Basta criar um ambiente propcio para que isso acontea. Uma questo que ainda divide opinies e dvidas, diz respeito qualificao. Afinal, os profissionais devem saber um pouco de tudo ou aprofundar-se num nico assunto? Depende do momento em que esse profissional se encontra. No entanto, num mundo globalizado e de mudanas rpidas, com conexes e competncias cada vez mais complexas, impossvel adotar uma ou outra viso polarizada. Um bom exemplo disso que muitas organizaes contratam profissionais oriundos da rea de exatas para atividades financeiras ou administrativas, enquanto outras trazem profissionais das reas de humanas ou artes para atuar junto a grupos altamente tcnicos.
10

As mudanas acontecem num piscar de olhos, e como impossvel prever o futuro desse mercado com preciso, o que podemos fazer analisar o presente e estimar boas dicas para o futuro. Dessa forma, arrisco alguns conselhos: * Faa o que voc gosta e ame o que voc faz. * Seja dedicado, persistente, lute por aquilo que voc acredita. * Goste das pessoas, tenha humor e uma viso positiva da vida, mesmo naqueles momentos nos quais voc teria todos os motivos para desistir. * Trabalhe, trabalhe muito, mas trabalhe sabendo aonde voc quer chegar. * Defina um objetivo claro para sua vida pessoal e profissional, mas um objetivo bem definido, bem estruturado e suportado por um plano de ao. Voc pode! Acredite nisso e faa com que essa seja sua energia vital. Boa sorte!

Fonte: CARLESSI, Luiz David. O profissional do sculo XXI. Disponvel em: http://www.administradores.com.br/noticias/o_profissional_do_seculo_xxi/13236/. Acesso em 12 de abril de 2009.

03 - Atividade Individual: Observe: Esta atividade para voc desenvolver em sua casa. a) Retorne pgina inicial do Captulo 1 do Livro Texto e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); b) Faa a leitura do Captulo 2 do Livro Texto.

11

Dia ____ / ____ / ____ Assunto:O mundo do trabalho Atividade principal:Visita ao RH de uma empresa

Aula 2

Nesta aula voc dever:


Participar da discusso conduzida pelo professor, analisando os aspectos relevantes para o melhor preparo dos candidatos ao emprego. Elaborar, sob orientao do professor, o Roteiro da Visita ao RH de uma empresa. Objetivo: saber qual o perfil do trabalhador que a empresa procura na atualidade, e quais as polticas de reteno de talento.

Roteiro da Visita ao Setor de RH

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:

01 - Atividade Individual / em grupo: a) Parte do grupo ficar responsvel pela visita ao RH de uma empresa, utilizando o Roteiro elaborado em aula. Em seguida, dever fazer um relatrio sucinto desta visita, que se constituir no Relatrio de Atividades 1 a ser entregue ao professor, na prxima aula.

12

Relatrio da Visita:

13

b) A outra parte do grupo dever fazer estas atividades: Releitura detalhada do tpico: Empregabilidade: cenrio atual do Livro Texto, descrevendo quais as principais definies do conceito empregabilidade.

c) Releitura detalhada do tpico: Mercado de trabalho no sculo XXI do Livro Texto. Descreva quais so as principais limitaes das empresas para encontrar candidatos qualificados e ainda, quais os itens de maior relevncia para a efetivao do profissional nas empresas?

14

02- Atividade em grupo: Para ampliar seu leque de informaes, o seu grupo dever fazer uma consulta na Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO), no site http://www.mtecbo.gov.br. Escreva na palavra-chave a funo da vaga de emprego objeto do tema problema. Marque famlias e sinnimos e clique em procurar. Navegue pelas possibilidades que se abrem no menu e busque informaes sobre essa ocupao, dentre elas caractersticas do trabalho, reas de atividades, competncias pessoais etc. Elaborar o Relatrio de Atividades 1 para ser entregue ao professor na aula seguinte. Este relatrio dever conter uma anlise crtica a respeito dos componentes da empregabilidade e o relatrio da visita empresa. Relatrio de Atividades 1: O relatrio apresentado ao professor dever conter o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao.

15

03- Atividade Individual: Observe: Esta atividade para voc desenvolver em sua casa: a) Retorne pgina inicial do Captulo 2 do Livro Texto e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a). b) Faa a leitura do Captulo 3 do Livro Texto.

16

Aula 3 Dia ____ / ____ / ____ Assunto:Projeto de Vida: O que voc quer ser quando crescer? Atividade principal:Construo do Projeto de Vida

Nesta aula voc dever:


Acompanhar o coordenador de seu grupo na entrega ao professor do Relatrio de Atividades 1. Participar da discusso sobre o Projeto de Vida.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 - Atividade Individual: a) Escreva uma pequena carta para si mesmo(a) como se fosse ser lida daqui a dez anos e coloque nela como est sua vida nos dias de hoje.

17

b) Com base na Carta que voc escreveu e nas informaes deste Captulo, escreva o seu Projeto de Vida.

18

02 - Atividade em grupo: O coordenador do grupo dever orientar a leitura deste exerccio individual de cada colega. Em seguida, utilizando os Projetos de Vida elaborados, o grupo dever eleger o candidato que considerar mais preparado para a vaga de emprego (considerando seu perfil e suas qualidades). Elaborar o Relatrio de Atividades 2 para ser entregue ao professor na aula seguinte. Este relatrio dever conter o Projeto de Vida do candidato escolhido e uma justificativa para sua escolha. Relatrio de Atividades 2: O relatrio apresentado ao professor dever conter o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao.

19

03 - Atividade Individual: Observe: Esta atividade para voc desenvolver em sua casa: a) Retorne pgina inicial do Captulo 3 do Livro Texto e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a). b) Faa a leitura do Captulo 4 do Livro Texto.

20

Aula 4 Dia ____ / ____ / ____ Assunto:Eu e os Outros: competncia social Atividade principal:Exerccio das habilidades sociais nos relacionamentos
Nesta aula voc dever:
Acompanhar o coordenador de seu grupo na entrega ao professor do Relatrio de Atividades 2. Participar da discusso conduzida pelo professor, analisando os aspectos relevantes sobre a competncia social. Observar o exemplo sobre relacionamentos no ambiente de trabalho a partir da reportagem apresentada pelo consultor de carreiras, Max Gehringer, exibida pelo programa Fantstico da Rede Globo de Televiso. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=uEQqXwfE7WY&feature=related Receber orientaes de seu professor sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a semana para a apresentao na prxima aula, que ser composta de uma encenao sobre as dinmicas de habilidades sociais.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 - Atividade em grupo: a) Escolha uma das habilidades sociais contidas no Captulo 4 de seu Livro Texto e monte 1 junto ao seu grupo uma pequena cena ESQUETE exemplificando a forma correta e incorreta da utilizao dessa habilidade.

02 - Atividade Individual: a) Retorne leitura do Captulo 4 Eu e os Outros: competncia social em seu Livro Texto e responda as questes apresentadas no item Habilidades sociais.

ESQUETE: () sm (ingl sketch) No teatro, rdio e televiso, designa pea de curta durao e poucos atores; sainete.

21

b) Retorne pgina inicial do Captulo 4 do Livro Texto e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); c) Faa a leitura do Captulo 5 do Livro Texto.

22

Aula 5

Dia ____ / ____ / ____

Assunto: Comunicao, elaborao e aceitao de crticas Atividade principal: atividade em grupo

Nesta aula voc dever:


Participar da apresentao da ESQUETE sobre as habilidades sociais, estudadas na aula anterior. Receber orientaes sobre a prxima atividade a ser desenvolvida.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:

01 - Atividade em grupo: a) Analise como foi o desempenho dos integrantes de seu grupo na apresentao. Gere o Relatrio de Atividades 3, que dever ser entregue na aula seguinte. Relatrio de Atividades 3: O relatrio apresentado ao professor dever conter o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao.

23

b) Retome junto aos colegas de seu grupo a leitura do Captulo 5 de seu Livro Texto. Aps a leitura e anlise, resuma os pontos mais relevantes sobre os itens: Comunicao, comunicao eficiente, processo de comunicao e barreiras para a comunicao eficaz. Descreva aqui o seu texto:

24

02 - Atividade Individual: a) Realize a leitura do texto: Feedback, preciso dele agora!, escrito por Mrcia Luz e disponvel no site http://carreiras.empregos.com.br. Resuma a importncia de dar e receber crticas para o processo de melhora do desempenho.

25

Feedback, preciso de agora! Por Mrcia Luz Certa vez um gestor, incomodado com determinada atitude de um de seus colaboradores, chamou-o em sua sala: - Fiquei sabendo o que houve em seu departamento. No gostei. E no tenho nada para te dizer hoje. Saia da minha frente. Amanh conversamos! fcil imaginar como deve ter sido a noite deste pobre rapaz! Provavelmente sem dormir, passaria longas horas at o raiar do sol no dia seguinte, procurando compreender a irritao do chefe e as conseqncias para sua vida profissional. Com certeza sonegar feedback uma espcie de castigo psicolgico, e dos mais cruis. Talvez voc esteja se perguntando que tipo de gestor nos dias de hoje ainda capaz de cometer tal ato de assdio moral. Acreditem, meus caros leitores, isso e muito mais acontece em nossas empresas, em pleno sculo 21. Mas no vamos falar dos casos extremos. Pense apenas no silncio enfrentado pelos colaboradores de sua empresa que esto l h anos, sem obter qualquer tipo de retorno acerca de seu desempenho. Ser que estou agradando? Tenho aspectos em que deixo a desejar? Meu trabalho bem visto por meus superiores? Silncio. Apenas silncio. Gestores explicam a falta de feedback da seguinte forma: enquanto no chamo para conversar porque est tudo bem. Pode ir tocando o barco. No tenho tempo a perder. Mas ento, porque no oferecem elogios? A resposta simples: porque, segundo eles, elogiar estraga! A verdade que dar feedback exige preparo. Mesmo quando a inteno de colaborar com o crescimento do outro genuna, dar feedback pode gerar um certo incmodo na relao entre as duas partes envolvidas, por isso as pessoas optam pelo silncio, por fingir que est tudo bem. No entanto, o problema s vai crescendo, at chegar a um ponto em que uma simples conversa no resolve mais. A, as sadas precisam ser radicais: demisso, trmino de contratos, rupturas de vnculos afetivos, fim de relacionamentos. Na maioria das vezes, a melhor forma de resolver os problemas no ignorando-os. Dar feedback um gesto de amor. Exige empenho, preparo, preocupao com o crescimento do outro. E os resultados compensam todo o esforo. Lembre-se: a qualidade dos relacionamentos depende dos feedbacks oferecidos. Portanto, reavalie suas relaes. Existe algum que necessita de um feedback seu? Quando foi a ltima vez que voc ofereceu um elogio sincero? Ento, tome uma atitude. Faa a diferena na vida de algum agora! Fonte: LUZ, Mrcia. Feedback, preciso dele agora! [on-line] Disponvel em: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/sucesso/artigos/ feedback-preciso-agora.shtm

26

03 - Atividade Individual: Observe: Esta atividade para voc desenvolver em sua casa: a) Retorne pgina inicial do Captulo 5 do Livro Texto e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); b) Faa a leitura do Captulo 6 do Livro Texto.

27

Aula 6 Dia ____ / ____ / ____ Assunto: mundo cruel: processo seletivo Atividades Principais: Organizao do currculo

Nesta aula voc dever:


Acompanhar o coordenador de seu grupo na entrega ao professor do Relatrio de Atividades 3. Discutir junto com o professor e os seus colegas os aspectos considerados essenciais para uma maior compreenso a respeito da importncia de se comunicar bem. Participar da discusso sobre o seu currculo.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 - Atividade em grupo: a) Em seu Livro Texto, faa a releitura do trecho que apresenta os itens que compem um currculo. As informaes ajudaro na elaborao com mais facilidade do currculo do candidato de seu grupo ao emprego. Aps a leitura do trecho, discuta com seu grupo e resuma quais as caractersticas de um bom currculo.

28

b) O seu grupo dever elaborar o currculo do candidato ao emprego e entregar ao professor, na aula seguinte. Este currculo ser o Relatrio de Atividades 4. Relatrio de Atividades 4: O relatrio apresentado ao professor dever conter o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao.

29

02 - Atividade Individual: Observe: Esta atividade para voc desenvolver em sua casa. a) Retorne pgina inicial do Captulo 6 do Livro Texto e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); b) Ainda no Captulo 6 de seu Livro Texto, faa a leitura do trecho que aborda o item: ENTREVISTA no contexto do processo seletivo.

30

Aula 7 Dia ____ / ____ / ____ Assunto: mundo cruel: processo seletivo Atividades Principais: Entrevista

Nesta aula voc dever:


Acompanhar o coordenador de seu grupo na entrega ao professor do Relatrio de Atividades 4. Participar da discusso conduzida pelo professor, analisando os aspectos que devem ser levados em considerao para elaborar adequadamente um currculo. Receber orientaes quanto dinmica envolvendo esta parte do processo seletivo, que ser uma entrevista com os candidatos de cada grupo ao emprego. Acompanhar atentamente o desempenho do candidato de seu grupo e dos demais grupos, para a devida avaliao, a partir de um roteiro elaborado pelo professor.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 - Atividade em grupo: a) Discuta o desempenho de seu candidato na entrevista realizada em sala, fazendo uma comparao com as exigncias de uma boa entrevista, contidas nos textos j lidos. b) Gere um relatrio sobre o assunto, que se constituir no Relatrio de Atividades 5, a ser entregue na prxima aula. Relatrio de Atividades 5: O relatrio apresentado ao professor dever conter o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao.

31

02 - Atividade Individual: Observe: esta atividade para voc desenvolver em sua casa. Consulte o site http://carreiras.empregos.com.br, no Guia Dinmica de Grupo, leia o texto 10 dicas para se sair bem na dinmica, escrito por Aguinaldo Nri. Esta leitura auxiliar voc na orientao do candidato de seu grupo ao emprego, na prxima etapa do processo seletivo que ser uma dinmica de grupo.

10 dicas para se sair bem na dinmica Por Aguinaldo Nri Confira o que os selecionadores esperam de voc e obtenha os melhores resultados Durante o processo de seleo, a dinmica de grupo uma das fases que mais preocupam os candidatos. Tentar manter a calma e ser voc mesmo ainda o melhor a se fazer nesta situao. No entanto, algumas dicas podem ajud-lo a se sentir mais seguro e obter melhores resultados.
32

A partir de agora, comece a prestar ateno na maneira como se comporta em famlia, entre os amigos, nas horas de trabalho e lazer. Analise, principalmente, as reaes das pessoas ao seu comportamento. Voc bem aceito, respeitado, acatado, seguido? Como voc faz isso? Explicando, negociando, dando ordens, dando feedback ou de que forma? Lembre-se que na dinmica voc ser analisado justamente pelo comportamento que apresentar, por isso importante voc se conhecer e saber como pode reagir em cada situao. Confira as dicas abaixo e veja como se destacar durante a dinmica: 1. Preste muita ateno tambm aos outros participantes, em suas atitudes e comportamentos. com eles que voc vai desenvolver a atividade. Se voc tem um esprito natural de lder, por que no ocupar um papel de destaque? 2. Fique atento s explicaes e orientaes para o trabalho a ser realizado. As informaes normalmente so padronizadas, mas devem ser interpretadas luz do que vai acontecer da para frente. Procure entender o que algum vai querer observar se pedir para vocs contarem o nmero de paets de uma fantasia, amarrar a todos numa corda ou qualquer outra coisa que venha a ser solicitada. Libere toda a sua criatividade ou voc no chegar nem aos ps da criatividade deste pessoal que inventa jogos e situaes de grupo. 3. No se esquea de que voc est em grupo e os comportamentos que sero observados valorizaro as suas relaes com o grupo. 4. No seja afoito, saindo na frente e atropelando tudo e todos . J ouviu falar daquela histria do boi de piranha? E daquela do macaco velho que no coloca a mo em cumbuca? Observe os primeiros passos de todos, mesmo que voc tenha dado a iniciativa ao trabalho. 5. No se incomode de ser observado por uma ou mais pessoas. O inverso que perigoso. No ligue se algum escreveu algo logo aps a sua atuao. Pode muito bem ser positivo, por isso no sofra antecipadamente. Observadores despreparados podem rir do que est acontecendo (quem no riria ao ver um bando de marmanjos no cho fazendo algo engraado?). No correto, mas... Controle-se, pois pode no ser de voc. 6. No fique perdido no desenrolar da dinmica, seja ela uma pea de teatro, um painel de debates ou qualquer outra simulao. Seja um participante adequado o tempo todo. Muitas vezes, o ltimo a falar o que exerce maior influncia sobre os destinos de um grupo. 7. Falar muito ou falar pouco? No sabemos e temos receio de dizer. uma incgnita, pois no sabemos o que ser observado. Infelizmente, algumas coordenaes despreparadas colocam um grupo para trabalhar e se lembram apenas daquele que falou muito, por mais besteira que tenha dito. Em outras situaes, ouvimos pessoas que preferiram no falar nenhuma besteira e no foram sequer lembradas. IMPORTANTE: muitas vezes o que se espera de um candidato que encontre alguma soluo racional no meio de uma situao totalmente desconexa. 8. Solte-se e entre no jogo. Ajude o grupo a conseguir o melhor resultado em relao ao que foi pedido pelo coordenador. Procure ser decisivo para o desempenho do grupo. Desempenhe todos os papis que voc achar adequados, mas na dose certa e sempre focando o grupo. No se esconda atrs do grupo, mas tambm no se distancie.
33

9. Deixe as avaliaes para depois. Pense que voc dar muitas risadas depois de tudo e poder animar algumas reunies com amigos e parentes com os jogos que aprendeu. No adianta nada demonstrar que est insatisfeito, pois isto poder contar pontos negativos para voc. 10. Depois de tudo, se voc quiser dar sua opinio, procure a empresa que realizou a seleo e exponha o seu ponto de vista, com segurana e dados completos. Muitas vezes, quem contrata uma empresa de seleo nem sabe direito o que vai acontecer no meio do processo. Nunca se esquea que voc estar vivendo uma meta-realidade: no o resultado imediato do trabalho do grupo que valer, mas a sua capacidade de avaliar o que est acontecendo, escolher os comportamentos adequados, desempenh-los com competncia e flexibilidade e contribuir para o resultado de um grupo ou liderar um grupo na busca de um resultado.

Fonte: Aguinaldo Nri, professor da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas (PUCCAMP), consultor empresarial e especialista em Recursos Humanos e Psicologia Organizacional.

34

Aula 8 Dia ____ / ____ / ____ Assunto: mundo cruel: processo seletivo Atividades Principais: Dinmica de grupo

Nesta aula voc dever:


Acompanhar o coordenador de seu grupo na entrega ao professor do Relatrio de Atividades 5, que contm uma anlise crtica sobre o desempenho de seu candidato na entrevista realizada em sala, quando foi feita a comparao com as exigncias de uma boa entrevista contida nos textos j lidos. Receber orientao quanto simulao da dinmica do processo seletivo, que ser uma dinmica de grupo. Receber o roteiro a ser utilizado para a avaliao dos candidatos no transcorrer da dinmica de grupo, o qual contm aspectos como: estilo de comunicao, resoluo de problemas, tomada de deciso, criatividade e iniciativa. Em grupo, retome os aspectos relevantes da leitura feita no site http://carreiras.empregos.com.br, no guia 10 dicas para se sair bem nas dinmicas, escrito por Aguinaldo Nri. Oriente o candidato de seu grupo ao emprego, para a dinmica a ser realizada em sala.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 - Atividade em grupo: a) Faa a leitura do texto Uma atitude pode ser decisiva nas dinmicas de grupo?, escrito por Izabel Failde e disponvel no site http://carreiras.empregos.com.br, em Sua Carreira, Guia Dinmica de Grupo. Em seguida, responda aos questionamentos apresentados. Da leitura do artigo Uma atitude pode ser decisiva nas dinmicas de grupo?, escrito por Izabel Failde, indique quais aspectos o avaliador busca conhecer nos candidatos a um emprego?

35

Ainda da leitura do artigo Uma atitude pode ser decisiva nas dinmicas de grupo?, explique equao que pode resumir o processo seletivo, qual seja: candidato certo + cargo certo + chefia certa + empresa certa.

36

Uma atitude pode ser decisiva nas dinmicas de grupo Por Izabel Failde "Durante uma dinmica de grupo, perguntei sobre o salrio do cargo, que no estava claro para mim. Fui preterido no processo. Ser que foi pela minha pergunta? "Cheguei atrasado pois me perdi no trajeto at a empresa que havia me chamado para uma entrevista. Fui rejeitado. possvel que um atraso involuntrio possa ter me retirado da seleo? "Discuti fortemente com outro candidato que participava comigo de uma dinmica de grupo. Percebi, na hora, que estava fora. Se voc j teve dvidas sobre os motivos pelos quais foi excludo de um processo seletivo, este texto para voc. A mdia, principalmente impressa, freqentemente publica dicas sobre como se comportar em processos seletivos, seja durante a entrevista, a dinmica de grupo ou pasme!!! - dizendo o que desenhar em determinado teste psicolgico. E por que ser que as empresas esto utilizando mais e mais instrumentos durante a Seleo? Ser que para ver a resistncia do candidato ou h outro motivo? Qualquer contratao traz enorme investimento para as empresas. Se o profissional deixar a organizao pouco tempo depois de contratado, certamente o investimento passa a ser custo. O ser humano extremamente complexo. D uma olhadinha para dentro de voc e ver o que quero dizer... O uso de diferentes instrumentos nos processos seletivos traz maior segurana s empresas quando precisam contratar profissionais. Devido complexidade j citada do ser humano, quanto melhor observado for o candidato, maior segurana na seleo a empresa ter e conseqente certeza do seu investimento ao contrat-lo. Os candidatos tambm deveriam aproveitar este tempo para avaliar se aquela empresa merece seu trabalho. Um processo seletivo composto por diversos instrumentos: entrevistas, dinmicas de grupo, testes psicolgicos, testes prticos. As informaes colhidas so complementares, ou seja, cada atividade revela um tipo de caracterstica. Por exemplo: a entrevista individual permite que o candidato detalhe projetos, conquistas, interesses pessoais e profissionais. Isto no ocorre em uma dinmica de grupo. Nesta, os itens "relacionamento interpessoal", "liderana", "cooperao x competio" so melhor observados. Os testes de personalidade, por sua vez, mostram traos como ambio, energia, equilbrio emocional, nem sempre observados na entrevista ou nas dinmicas de grupo. Por ltimo o teste prtico, que verifica se o profissional rene as competncias e conhecimentos tcnicos necessrios para o desempenho da funo em questo, itens que os outros instrumentos podem demonstrar parcialmente.
37

Os resultados de um processo seletivo, portanto, so decorrentes de um conjunto de informaes e observaes e no apenas de uma ou outra caracterstica. Para melhor entendimento didtico, podemos resumir o processo seletivo na "equao": candidato certo + cargo certo + chefia certa + empresa certa. Se apenas uma destas partes no existir, toda seleo est comprometida. Mesmo assim, possvel que apenas um comportamento do candidato possa exclulo do processo? A resposta SIM, possvel. Voc contrataria para sua empresa: Profissionais que se atacassem pessoalmente durante uma dinmica de grupo, desrespeitando-se mutuamente? Uma candidata que seduzisse claramente o entrevistador? Um candidato que "colasse" na aplicao coletiva de um testes de personalidade? Tenha em mente que o melhor que voc tem a mostrar VOC MESMO. Busque o autoconhecimento e o autodesenvolvimento. A segurana e a assertividade viro e tudo ficar mais fcil. Agora, se voc comprou na banca de jornais aquele "livrinho" ensinando as respostas dos testes de personalidade, esquea: uma furada!!!

Fonte: FAILDE, I. Uma atitude pode ser decisiva na dinmica de grupo? [on-line]. Disponvel na Internet via http://carreiras.empregos.com.br. Acesso em 20/082011.

b) Elabore uma anlise crtica sobre o desempenho de seu candidato na dinmica de grupo ocorrida em sala de aula, com base em todos os aspectos j apresentados nas aulas e em suas leituras. c) Gere o Relatrio de Atividades 6 sobre este assunto. Relatrio de Atividades 6: O relatrio apresentado ao professor dever conter o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao.

38

02 - Atividade Individual: Observe: Esta atividade para voc desenvolver em sua casa: a) Retorne pgina inicial do Captulo 6 do Livro Texto e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); b) Faa a leitura do Captulo 7 do Livro Texto.

39

Aula 9

Dia ____ / ____ / ____ Assunto: Processo seletivo Atividade principal: entrevista em sala de aula

Nesta aula voc dever:


Acompanhar o coordenador de seu grupo na entrega ao professor do Relatrio de Atividades 6. Participar da discusso conduzida pelo professor acerca das redes sociais, apontando os seus pontos positivos e negativos. Compreender as tecnologias da informao de modo a promover o marketing individual e coletivo e a empregabilidade.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:

01 - Atividade Individual: a) Assista ao filme A rede Social, dirigido por David Fincher, interpretado por Jess Eisenberg e elenco (Sony Pictures), 2010. Conforme indicado na questo de nmero 03 do Livro Texto e responda ao questionamento apresentado.

40

02 - Atividade em grupo: Realize a releitura detalhada do assunto: "Desbravando o mundo digital", respondendo as questes abaixo: a) Imagine a seguinte situao: "Luiz acabou de se formar no curso de administrao e est procurando uma vaga no mercado de trabalho. O que voc sugere que Luiz faa para promover a empregabilidade, utilizando-se das tecnologias estudadas?

48 41

b) Imagine a seguinte situao: Paula formada em engenharia, tem 15 anos de experincia em grandes empresas e em vrios cargos administrativos. Ela est querendo investir no ramo da consultoria. O que voc sugere que Paula faa para promover a empregabilidade, utilizando-se das tecnologias estudadas?

42

43

Aula 10 Dia ____ / ____ / ____ Assunto: Desbravando o mundo digital Atividades Principais:Pesquisa e debate em grupo

Nesta aula voc dever:


Compreender a importncia e a necessidade do uso das tecnologias da informao no processo educativo.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 - Atividade Individual: Realize a releitura detalhada do assunto: Desbravando o mundo digital, respondendo as questes abaixo: A Gerao C tem uma preferncia pelo uso de mdias digitais para buscar informao, construir conhecimento e trocar ideias. Sua conduta diria caracterizada por trs atributos: I. Uso de tecnologia como uma ferramenta cotidiana para facilitar a comunicao e o trabalho; II. Desejo de participar e expectativa de conversao e interatividade; III. Crena no valor da colaborao: o poder do ns maior do que o do eu. Extrado do texto A Gerao C e a empresa 2.0 . Disponvel em: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/mdias-sociais/2010/04/08/a-geracao-c-ea-empresa-2-0/. Acessado em 28/02/2011. Com relao ao pargrafo descrito acima, responda: a) Voc acha que o profissional de hoje precisa acompanhar o avano das tecnologias?

44

b) Voc acha que o uso da tecnologia est presente apenas por uma motivao pessoal, como meio de comunicao e interatividade entre amigos?

c) Voc considera o trabalho colaborativo importante? Por qu? D um exemplo de trabalho colaborativo.

45

02 - Atividade em grupo: Realize a releitura detalhada do assunto: Desbravando o mundo digital, respondendo as questes abaixo. Esta atividade dever compor o Relatrio de Atividades 7. 1) Pesquise em redes sociais focadas em negcios, trs perfis de pessoas que divulgam seus trabalhos e habilidades pessoais e trs perfis de empresas que divulgam seus negcios e produtos.

46

2) Pesquise o uso de blogs como currculo e responda como os blogs podem ser utilizados com o objetivo de divulgao profissional? D trs exemplos de blogs que fazem isso.

47

3) A maioria das tecnologias utilizada como auxiliar no processo educativo. No so nem o objeto, nem a sua substncia, nem a sua finalidade. (Kenski, 2007). Com relao ao pargrafo, extrado do livro: Educao e tecnologias: O novo ritmo da informao, responda: a) Voc acha que os blogs podem ser utilizados para fins educacionais? De que forma? Existem vantagens na sua utilizao no processo de ensino-aprendizagem?

b) Voc acha que as redes sociais podem ser utilizadas como incentivo ao aprendizado dos alunos? De que forma?

48

c) Voc acha que o uso de um ambiente virtual potencializa a aprendizagem do aluno?

Relatrio de Atividades 7: O relatrio apresentado ao professor dever conter o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao.

49

03 - Atividade Individual: Observe: Esta atividade para voc desenvolver em sua casa: a) Retorne pgina inicial do Captulo 7 do Livro Texto e verifique se voc alcanou todos os objetivos ali listados. Em caso negativo, formule suas dvidas e solicite orientao para o(a) professor(a); b) Faa a leitura do Captulo 8 do Livro Texto.

50

Dia ____ / ____ / ____ Assunto: Conquistando o Mundo Sua independncia financeiraAtividades Principais: Tcnicas financeiras adequadas para conquistar a independncia financeira

Aula 11

Nesta aula voc dever:


Acompanhar o coordenador de seu grupo na entrega ao professor do Relatrio de Atividades 7. Participar da discusso sobre a importncia das etapas para alcanar a independncia financeira como milionrio.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:

01 - Atividade Individual: a) Liste seus gastos pessoais (estimativa), demonstrando a forma como voc faz para controlar suas despesas.

50 51

02 - Atividade em grupo: Realize releitura do Livro Texto Conquistando o Mundo sua independncia financeira e construa um texto de modo a aplicar os cinco passos a serem realizados a fim de se alcanar a independncia financeira. Esta atividade dever compor o Relatrio de Atividades 8. Relatrio de Atividades 8: O relatrio apresentado ao professor dever conter o nome de todos os componentes do Grupo que participaram da sua elaborao.

52

53

Aula 12

Dia ____ / ____ / ____ Assunto:Conquistando o Mundo Sua independncia financeira Atividades Principais: Investimento do seu supervit e desafios para o investidor

Nesta aula voc dever: Acompanhar o coordenador de seu grupo na entrega ao professor do Relatrio de
Atividades 8. Participar de uma discusso em grupo sobre a importncia de investir no supervit a partir do conhecimento das aplicaes financeiras disponveis no Brasil.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 - Atividade em grupo: a) O grupo dever acessar o site: www.jovensinvestidores.com.br e informar qual o melhor tipo de investimento para o seu supervit.

54

02 - Atividade Individual: Questionamento: Voc cuida bem das suas finanas pessoais? Para responder ao questionamento voc dever: Acessar o site: www.portaldoinvestidor.gov.br e clicar no link desafios: torneio de finanas pessoais e responder ao questionrio eletrnico, de modo a verificar o seu lugar no ranking e responda a pergunta acima apresentada.

55 48

Aula 13 Dia ____ / ____ / ____ Assunto:Encerramento da disciplina Atividade Principal: Dinmica GV (grupo de verbalizao) e GO (grupo de observao)
Nesta aula voc dever:
Participar da dinmica organizada pelo professor para apresentao da resposta de seu grupo ao tema problema inicial.

Suas atividades para esta semana, ordenadas cronologicamente, so:


01 - Atividade Individual: Observe: Esta atividade para voc desenvolver em sua casa. a) Faa uma reviso das leituras e exerccios que voc considerar mais importantes do que foi tratado ao longo do curso. b) Prepare-se para concluir a resoluo do tema problema e apresentar seu ponto de vista. Lembre-se: a resoluo de um problema atividade que deve ser inicialmente realizada por voc, de acordo com suas caractersticas pessoais. Posteriormente, voc dever compartilhar seu pensamento com os demais componentes de seu grupo. Seu professor ser o facilitador do processo. 02 - Atividade em grupo: Cada grupo deve entregar ao professor o Relatrio Final, com a resposta ao tema problema devidamente justificada. Relatrio Final: Um nico exemplar do Relatrio dever ser entregue ao professor, com o nome de todos os componentes do Grupo, que participaram de sua elaborao. Para tanto, o grupo dever montar um rodzio para digitao do mesmo e providenciar o seu encaminhamento ao coordenador.

56

Aula 13 Dia ____ / ____ / ____ Assunto: Encerramento da disciplina Atividade Principal: Exposio do professor anncio do candidato vencedor
Nesta aula voc dever:
Entregar o Relatrio Final e o Caderno de Atividades. Participar da apresentao feita pelo professor que ir anunciar o grupo vencedor, apresentando suas justificativas e fazer suas consideraes finais sobre o tema Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Responder a Ficha de Avaliao da Disciplina e a Ficha de Autoavaliao que sero entregues pelo professor.

57

Vous aimerez peut-être aussi