Vous êtes sur la page 1sur 15

TouchPad e Teclado

Guia do Usurio

Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informaes contidas neste documento esto sujeitas a alteraes sem aviso. As nicas garantias para produtos e servios da HP so as estabelecidas nas declaraes de garantia expressa que acompanham tais produtos e servios. Nenhuma informao contida neste documento deve ser interpretada como uma garantia adicional. A HP no ser responsvel por erros tcnicos ou editoriais nem por omisses contidos neste documento. Primeira edio: janeiro de 2007 Nmero de pea: 430380-201

Contedo

1 TouchPad Utilizao do TouchPad ....................................................................................................................... 2 Conexo de um mouse externo ........................................................................................................... 2 Configurao de preferncias do TouchPad ........................................................................................ 2 2 Teclado Teclas de acesso ................................................................................................................................. 3 Utilizao de teclas de acesso ............................................................................................ 4 Exibio de informaes do sistema (fn+esc) ..................................................... 4 Abertura da Ajuda e Suporte (fn+f1) ................................................................... 4 Abertura da janela Opes de impresso (fn+f2) ............................................... 4 Abertura de um navegador web (fn+f3) .............................................................. 5 Alternncia da imagem da tela (fn+f4) ................................................................ 5 Incio da hibernao (fn+f5) ................................................................................ 6 Incio do QuickLock (fn+f6) ................................................................................. 6 Reduo do brilho da tela (fn+f7) ........................................................................ 6 Aumento do brilho da tela (fn+f8) ........................................................................ 6 Reproduo, pausa ou retomada de um CD de udio ou um DVD (fn+f9) ......... 7 Interrupo de um CD de udio ou um DVD (fn+f10) ......................................... 7 Reproduo da trilha ou seo anterior de um CD de udio ou DVD (fn +f11) .................................................................................................................... 7 Reproduo da prxima trilha ou seo de um CD de udio ou DVD (fn +f12) .................................................................................................................... 7 3 Teclados numricos Utilizao do teclado numrico integrado ............................................................................................ 9 Ativao e desativao do teclado numrico integrado ...................................................... 9 Alternncia das funes das teclas no teclado numrico integrado .................................... 9 Utilizao de um teclado numrico externo ......................................................................................... 9 ndice .................................................................................................................................................................. 10

PTWW

iii

iv

PTWW

TouchPad

A ilustrao e a tabela a seguir descrevem o TouchPad do computador.

Componente (1) Luz do TouchPad

Descrio Azul: O TouchPad est ativado. mbar: O TouchPad est desativado.

(2) (3) (4) (5) (6) (7)

TouchPad* Zona de rolagem horizontal do TouchPad* Boto esquerdo do TouchPad* Boto direito do TouchPad* Zona de rolagem vertical do TouchPad* Boto de ativao/desativao do TouchPad

Move o cursor e seleciona ou ativa itens na tela. Permite rolar para a esquerda ou direita. Funciona como o boto esquerdo de um mouse externo. Funciona como o boto direito de um mouse externo. Permite rolar para cima ou para baixo. Ativa/desativa o TouchPad.

*Esta tabela descreve as configuraes de fbrica. Para visualizar e alterar as preferncias do TouchPad, selecione Iniciar > Painel de controle > Hardware e Sons > Mouse.

PTWW

Utilizao do TouchPad
Para mover o cursor, deslize o dedo atravs da superfcie do TouchPad na direo desejada. Use os botes esquerdo e direito do TouchPad como usaria os botes correspondentes de um mouse externo. Para rolar para cima e para baixo usando a zona de rolagem vertical do TouchPad, deslize o dedo para cima ou para baixo sobre a linha branca vertical. Para rolar para a esquerda e para a direita usando a zona de rolagem horizontal do TouchPad, deslize o dedo para a esquerda e para a direita sobre a linha branca horizontal. NOTA: Se voc estiver usando o TouchPad para mover o cursor, deve erguer o dedo do TouchPad para mov-lo para a zona de rolagem. Simplesmente deslizar o dedo do TouchPad at a zona de rolagem no ir ativar a funo de rolagem.

Conexo de um mouse externo


possvel conectar um mouse USB externo ao computador usando uma das portas USB no computador. O mouse USB tambm pode ser conectado ao sistema atravs das portas de um produto de expanso opcional.

Configurao de preferncias do TouchPad


Para acessar Propriedades de Mouse, selecione Iniciar > Painel de controle > Hardware e Sons > Mouse. Use as Propriedades de Mouse do Windows para personalizar as configuraes de dispositivos apontadores, como configurao do boto, velocidade do clique e opes de ponteiro.

Captulo 1 TouchPad

PTWW

Teclado

As sees a seguir fornecem informaes sobre os recursos do teclado do computador.

Teclas de acesso
As teclas de acesso rpido so combinaes da tecla fn (1) e da tecla esc (2) ou uma das teclas de funo (3). Os cones nas teclas f1 a f12 representam as funes de tecla de acesso. As funes e os procedimentos de tecla de acesso so abordados nas sees a seguir.

Para executar esta funo Exibir informaes do sistema. Abrir a Ajuda e Suporte. Abrir a janela Opes de impresso. Abrir um navegador web. Alternar entre a tela do computador e o monitor externo. Iniciar a hibernao. Iniciar o QuickLock. Diminuir o brilho da tela. Aumentar o brilho da tela. Reproduzir, pausar ou retomar um CD de udio ou um DVD. Parar um CD de udio ou um DVD.

Pressione fn+esc fn+f1 fn+f2 fn+f3 fn+f4 fn+f5 fn+f6 fn+f7 fn+f8 fn+f9 fn+f10

PTWW

Teclas de acesso

Para executar esta funo Reproduzir a trilha ou seo anterior de um CD de udio ou um DVD. Reproduzir a prxima trilha ou seo de um CD de udio ou um DVD.

Pressione fn+f11 fn+f12

Utilizao de teclas de acesso


Para utilizar um comando de tecla de acesso no teclado do computador: Pressione brevemente a tecla fn e, em seguida, pressione brevemente a segunda tecla do comando de tecla de acesso. ou Pressione e segure a tecla fn, pressione brevemente a segunda tecla do comando de tecla de acesso e, em seguida, solte ambas as teclas ao mesmo tempo.

Exibio de informaes do sistema (fn+esc)


Pressione fn+esc para exibir informaes sobre os componentes de hardware do sistema e o nmero de verso do BIOS do sistema. Na tela fn+esc do Windows, a verso do BIOS (basic input-output system) do sistema exibida como a data do BIOS. Em alguns modelos de computador, a data do BIOS exibida no formato decimal. Algumas vezes, a data do BIOS chamada de nmero de verso da ROM.

Abertura da Ajuda e Suporte (fn+f1)


Pressione fn+f1 para abrir a Ajuda e Suporte. Alm de informaes sobre o sistema operacional Windows, a Ajuda e Suporte fornece as seguintes informaes e ferramentas: Informaes sobre o computador, como o modelo e o nmero de srie, o software instalado, os componentes de hardware e especificaes. Respostas a dvidas sobre utilizao do computador. Tutoriais para ajud-lo a utilizar o computador e os recursos do Windows. Atualizaes para o sistema operacional Windows, drivers e o software fornecido com o computador. Verificaes da funcionalidade do computador. Solues de problemas automticas e interativas, solues de reparo e procedimentos de recuperao do sistema. Links para especialistas de suporte da HP.

Abertura da janela Opes de impresso (fn+f2)


Pressione fn+f2 para abrir a janela Opes de impresso do aplicativo ativo do Windows.

Captulo 2 Teclado

PTWW

Abertura de um navegador web (fn+f3)


Pressione fn+f3 para abrir seu navegador web. At que os servios de Internet ou de rede sejam configurados, a tecla de acesso fn+f3 abre o Assistente para conexo com a Internet do Windows. Aps a configurao dos servios de Internet ou de rede e da pgina inicial do navegador web, possvel pressionar fn+f3 para acessar rapidamente a pgina inicial e a Internet.

Alternncia da imagem da tela (fn+f4)


Pressione fn+f4 para alternar a imagem da tela entre dispositivos de exibio conectados ao sistema. Por exemplo, se um monitor externo estiver conectado ao computador, sempre que a tecla de acesso rpido fn+f4 for pressionada, a exibio da imagem alternar entre a tela do computador, a tela do monitor externo e ambas as telas, do computador e do monitor externo, simultaneamente. A maioria dos monitores externos recebe informaes de vdeo do computador utilizando o padro de vdeo VGA externo. A tecla de acesso rpido fn+f4 tambm pode alternar imagens entre outros dispositivos recebendo informaes de vdeo do computador, como dispositivos de S-Video. Os seguintes tipos de transmisso de vdeo, com exemplos de dispositivos que os utilizam, so suportados pela tecla fn+f4: LCD (tela do computador) VGA externo (a maioria dos monitores externos) S-Video (televisores, filmadoras, VCRs e placas de captura de vdeo com conectores de entrada S-Video, em alguns modelos) Vdeo composto (televisores, filmadoras, VCRs e placas de captura de vdeo com conectores de entrada de vdeo composto) NOTA: Dispositivos de vdeo composto podem ser conectados ao sistema somente usando um produto de expanso opcional.

PTWW

Teclas de acesso

Incio da hibernao (fn+f5)


Pressione fn+f5 para iniciar a hibernao. Quando a hibernao iniciada, suas informaes so salvas em um arquivo de hibernao na unidade de disco rgido e o computador desligado. CUIDADO: Para diminuir o risco de perda de informaes, salve seu trabalho antes de iniciar a hibernao. O computador deve estar ligado antes de se iniciar a hibernao. Para sair de hibernao, pressione brevemente o boto Liga/Desliga. A funo da tecla de acesso fn+f5 pode ser alterada. Por exemplo, possvel definir a tecla de acesso fn+f5 para iniciar a suspenso em vez da hibernao.

Incio do QuickLock (fn+f6)


Pressione fn+f6 para iniciar o recurso de segurana QuickLock. O QuickLock protege suas informaes exibindo a janela de Login do sistema operacional. Enquanto a janela de Login exibida, o computador no pode ser acessado at que uma senha de usurio ou uma senha de administrador do Windows seja inserida. NOTA: Antes de poder utilizar o QuickLock, preciso definir uma senha de usurio ou de administrador do Windows. Para obter instrues, consulte Ajuda e suporte. Para utilizar o QuickLock, pressione fn+f6 para exibir a janela de Login e bloquear o computador. Posteriormente, siga as instrues na tela para inserir sua senha de usurio ou de administrador do Windows e acesse o computador.

Reduo do brilho da tela (fn+f7)


Pressione fn+f7 para diminuir o brilho da tela. Mantenha pressionada a tecla de acesso para diminuir o nvel de brilho gradualmente.

Aumento do brilho da tela (fn+f8)


Pressione fn+f8 para aumentar o brilho da tela. Mantenha pressionada a tecla de acesso para aumentar o nvel de brilho gradualmente.

Captulo 2 Teclado

PTWW

Reproduo, pausa ou retomada de um CD de udio ou um DVD (fn+f9)


A tecla de acesso fn+f9 s funciona quando um CD de udio ou um DVD est inserido. Se o CD de udio ou o DVD: No estiver sendo reproduzido, pressione fn+f9 para iniciar ou retomar a reproduo. Estiver sendo reproduzido, pressione fn+f9 para pausar a reproduo.

Interrupo de um CD de udio ou um DVD (fn+f10)


Pressione fn+f10 para interromper a reproduo de um CD de udio ou DVD.

Reproduo da trilha ou seo anterior de um CD de udio ou DVD (fn+f11)


Enquanto um CD de udio ou DVD estiver sendo reproduzido, pressione fn+f11 para reproduzir a trilha anterior do CD ou a seo anterior do DVD.

Reproduo da prxima trilha ou seo de um CD de udio ou DVD (fn+f12)


Enquanto um CD de udio ou DVD estiver sendo reproduzido, pressione fn+f12 para reproduzir a prxima trilha do CD ou a prxima seo do DVD.

PTWW

Teclas de acesso

Teclados numricos

O computador possui um teclado numrico integrado e tambm suporta um teclado numrico externo opcional ou um teclado externo opcional que inclua um teclado numrico.

Componente (1) Tecla fn

Descrio Executa funes do sistema utilizadas com freqncia quando pressionada em combinao com a tecla de funo ou com a tecla esc. Acesa: A funo Num Lock est ativada. Quando pressionada com a tecla fn, ativa o teclado numrico integrado. Podem ser utilizadas como as teclas em um teclado numrico externo.

(2) (3) (4)

Luz de num lock Tecla num lk Teclas do teclado numrico integrado

Captulo 3 Teclados numricos

PTWW

Utilizao do teclado numrico integrado


As 15 teclas do teclado numrico integrado podem ser utilizadas como as teclas em um teclado numrico externo. Quando o teclado numrico integrado ligado, cada tecla no teclado numrico executa a funo indicada pelo cone no canto superior direito da tecla.

Ativao e desativao do teclado numrico integrado


Pressione fn+num lk para ativar o teclado numrico integrado. A luz de Num Lock se acende. Pressione fn+num lk novamente para fazer com que as teclas voltem a ter suas funes de teclado padro. NOTA: O teclado numrico integrado no funciona enquanto um teclado externo ou um teclado numrico estiver conectado ao computador ou a um produto de expanso opcional.

Alternncia das funes das teclas no teclado numrico integrado


possvel alternar temporariamente as funes das teclas no teclado numrico integrado entre suas funes de teclado padro e suas funes de teclado numrico utilizando-se a tecla fn ou a combinao de teclas fn+shift. Para alterar a funo de uma tecla do teclado numrico para funes de teclado numrico enquanto este estiver desativado, pressione e segure a tecla fn enquanto pressiona a tecla do teclado numrico. Para usar as teclas do teclado numrico temporariamente como teclas padro enquanto o teclado numrico estiver ativado: Pressione e segure a tecla fn para digitar em minsculas. Pressione e segure as teclas fn+shift para digitar em maisculas.

Utilizao de um teclado numrico externo


A maioria das teclas em grande parte dos teclados numricos externos funciona de maneira diferente dependendo do modo num lock estar ativado ou desativado. (O modo num lock vem desativado de fbrica.) Por exemplo: Quando num lock est ligado, a maioria das teclas do teclado numrico utilizada para digitar nmeros. Quando num lock est desligado, a maioria das teclas do teclado numrico funciona como as teclas de seta, page up ou page down.

Quando num lock em um teclado numrico externo ligado, a luz de num lock no computador se acende. Quando num lock em um teclado numrico externo desligado, a luz de num lock no computador se apaga. Se o teclado numrico externo for conectado, o teclado numrico integrado no funcionar. Para ativar ou desativar o modo num lock em um teclado externo durante o trabalho:

Pressione a tecla num lk no teclado numrico externo, no no computador.

PTWW

Utilizao do teclado numrico integrado

ndice

C controles de mdia, teclas de acesso 7 F fn, tecla 3 funo, teclas de 3 H hibernao, tecla de acesso I imagem da tela, alternncia M mouse, externo conectar 2 configurao de preferncias 2 N num lock, teclado numrico externo 9 R rolagem horizontal do TouchPad, identificao da zona 1 S S-Video

T tecla de acesso a informaes do sistema 4 tecla de acesso da Ajuda e Suporte 4 tecla de acesso da janela Opes de impresso 4 tecla de acesso do navegador web 5

tecla de acesso do QuickLock 6 teclado, externo utilizao 9 teclado, identificao das teclas de acesso 3 teclado numrico, externo num lock 9 teclado numrico, integrado alternncia das funes das teclas 9 ativar e desativar 9 identificao 8 utilizao 9 teclas de acesso abertura da Ajuda e Suporte 4 abertura da janela Opes de impresso 4 abertura do navegador web 5 alternncia da imagem da tela 5 aumento do brilho da tela 6 controles de CD de udio ou DVD 7 descrio 3 exibio de informaes do sistema 4 iniciando a Hibernao 6 incio do QuickLock 6 reduo do brilho da tela 6 utilizao 4 teclas de acesso de brilho da tela 6 tela imagem, alternncia 5 teclas de acesso de brilho da tela 6 tipos de transmisso de vdeo 5

TouchPad configurao de preferncias 2 identificao 1 utilizao 2 TouchPad, botes 1 TouchPad, identificao da luz 1 TouchPad, identificao de botes 1 V vdeo composto 5 Z zonas de rolagem, TouchPad

10

ndice

PTWW

Vous aimerez peut-être aussi