Vous êtes sur la page 1sur 31

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO

1 Introduo
Inicialmente sero apresentados alguns conceitos importantes e bastante teis para uma boa compreenso do texto. O aluno deve saber que o mundo da informtica muito amplo, tem a sua prpria linguagem, assim como a rea jurdica, a rea financeira, etc. Iremos apresentar exemplos simples possibilitando um fcil entendimento da matria e tornar a leitura do texto o mais agradvel possvel. Alm disso, o leitor encontrar no final de cada captulo uma srie de questes de concursos pblicos, possibilitando uma forma prtica de fixao da disciplina de Informtica e ao mesmo tempo oferecer um pouco de contato de como as bancas examinatrias (CESPE, ESAF, FCC, AOCP, CESGRANRIO, etc...) que formulam as questes.

1.2 Informtica
Informtica a cincia que estuda os dados e sua transformao em informao, buscando formas de melhorar cada vez mais tal processo. Tambm se preocupa com a segurana e a preciso dessas informaes. Curiosamente, a palavra informtica vem do francs information automatique, - informao automtica.

diferentes ambientes com facilidade. Geralmente um laptop equipado com tela de LCD (cristal lquido), teclado, mouse (geralmente um touchpad), unidade de disco rgido, portas para conectividade via rede local ou fax/modem, gravadores de CD/DVD, portas USB para conexo de dispositivos perifricos.

1.2.1 Computador
O computador basicamente um dispositivo eletrnico, automtico, que l dados, efetua clculos e fornece resultados. Ou seja, uma mquina que recebe dados, compara valores, armazena e move dados; portanto trabalha com dados e estes bem colocados tornam-se uma informao. Os computadores so classificados quanto ao seu poder de processamento, tamanho e funcionalidade. Observe abaixo os principais tipos:

Figura 1 - Notebook.
PDA (Assistente Pessoal Digital): um computador de dimenses reduzidas, dotado de grande capacidade computacional, com possibilidade de interconexo com um computador pessoal e uma rede sem fios WIFI (IEEE 802.11) - para acesso a Internet. Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de memria e diversos softwares para vrias reas de interesse. Os modelos mais sofisticados possuem modem (para acesso internet), cmera digital acoplada (para fotos e filmagens), tela colorida, rede sem fio embutida. Os PDAs esto se aproximando cada vez mais rapidamente dos computadores de mesa.

Grande Porte
Mainframes: computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informaes. Os mainframes so capazes de oferecer servios de processamento a milhares de usurios atravs de milhares de terminais conectados diretamente ou atravs de uma rede.

Computadores Pessoais
Microcomputadores (IBM-PC): O PCs foram os responsveis pelo sucesso da informtica entre as pessoas e empresas atualmente. Cada vez mais barato e acessvel, realiza as principais tarefas rotineiras e as mais avanadas. So os computadores de mesa (Desktops). Notebook: Computador porttil, leve, designado para poder ser transportado e utilizado em

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


1.2.2 Processos Bsicos
Todos os componentes de um computador so agrupados em trs subsistemas bsicos: unidade central de processamento, memria principal e dispositivos de entrada e sada de dados. Estes subsistemas tambm chamados de unidades funcionais, esto presentes em todo computador digital, apesar de suas implementaes variarem nas diferentes arquiteturas existentes. As principais caractersticas destes subsistemas so: Entrada de dados: ler os dados iniciais ou constantes inseridos pelos usurios. Processamento: efetua os clculos lgicos e aritmticos (processamento). Sada de dados: apresenta os resultados processados.

A arquitetura de um computador pode ser representada pelo diagrama de blocos abaixo:

Figura 2- Diagrama bsico do funcionamento de um computador.


Um computador se difere das demais mquinas de clculo devido s seguintes caractersticas: Alta velocidade na execuo de suas operaes; Grande capacidade de armazenar informaes (memria); Capacidade de executar longa seqncia alternativa de operaes (programa).

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


1.2.3 Sistema Computacional
O Sistema Computacional ou Sistema de Processamento de Dados composto por trs partes: Hardware conjunto de dispositivos eletrnicos, Software os programas e os usurios. utilizando como base o nmero dois, com o que se dispe das cifras: zero e um. Os computadores digitais trabalham internamente com dois nveis de tenso, pelo que o seu sistema de numerao natural o sistema binrio (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este possvel simplificar o clculo, com o auxlio da lgica booleana. Em computao, chama-se um dgito binrio (0 ou 1) de bit, que vem do ingls Binary Digit. Tabela 1 - Relao de bits e bytes.
Mltiplo Quilo Byte Megabyte Gigabyte Terabyte Peta Byte Smbolo KB MB GB TB PB Equivalncia 1.024 Bytes 1.048.578 Bytes 1.073.741.824 Bytes 1.099.511.627.776 Bytes 1.125.889.906.842.624 Bytes

1.2.4 Hardware e Software


O Hardware a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam atravs de barramentos. J o software a parte lgica, ou seja, o conjunto de instrues e dados que processado pelos circuitos eletrnicos do hardware. Toda interao dos usurios de computadores modernos realizada atravs do software, que a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo til para o ser humano.

Um conjunto de oito bits forma um byte, e um conjunto de 1024 bytes forma um Kilo byte (ou Kbyte). O nmero 1024 foi escolhido, pois a potncia de dois mais prximos de 1000. Um conjunto de 1024 Kbytes forma um Megabyte (1048576 bytes) e um conjunto de 1024 Megabytes forma um Gigabyte (1073741824 bytes). Os prximos mltiplos so o Terabyte (1024 Gibabytes) e o Petabyte (1024 Terabytes). Tambm usamos os termos Kilobit, Megabit e Gigabit, para representar conjuntos de 1024 bits. Como um byte corresponde a oito bits, um Megabyte corresponde a oito Megabits e assim por diante. Quando usamos abreviaes existem diferenas em suas representaes. Quando estamos falando de Kbytes ou Megabytes, abreviamos respectivamente como KB e MB, sempre com o B maisculo. Quando nos referimos a Kilobits ou Megabits abreviamos da mesma forma, porm usando o b minsculo, Kb, Mb e assim por diante. Parece irrelevante, mas esta uma fonte de muitas uma rede de computadores, por exemplo, no a medimos em bytes por segundo, e sim em bits por segundo: 10 megabits, 100 megabits e assim por diante. Escrever 100 MB neste caso daria a entender que a rede transmite a 100 megabytes, que correspondem a 800 megabits.

Figura 3 - Sistema Computacional.


O termo "hardware" no se refere apenas aos computadores pessoais, mas tambm aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os hospitalares, automveis, aparelhos celulares, dentre outros. Na cincia da computao a disciplina que trata das solues de projeto de hardware conhecida como arquitetura de computadores.

1.2.5 Usurio
Indivduos que realizam tarefas necessrias para o funcionamento dos outros componentes do Sistema Computacional, como inserir dados e instrues.

1.2.6 Sistema Binrio


O sistema binrio um sistema de numerao posicional em que todas as quantidades se representam

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


1.3 Arquitetura de um Computador (Sistema Computacional)
Um sistema de computao de uso geral moderno consiste em uma CPU e uma srie de controladoras de dispositivos que so conectados atravs de um barramento comum que fornece acesso a memria compartilhada. Cada controladora de dispositivo est encarregada de um tipo especfico de dispositivo (por exemplo, unidades de disco, dispositivos de udio e monitores de vdeo). A CPU e as controladoras de dispositivos (chip set) podem executar de modo concorrente, competindo pelos ciclos de memria.
UNIDADE DE CONTROLE

REG ISTRADOR

UNIDADE LGICA E ARIT MT ICA

MEMRIA

ENTRADA DE DADOS

SADA DE DADOS

CPU

Controlador de Disco

Controlador de Impressora

Controlador de unidade de fita

Figura 5 - Esquema de um processador.

Controlador de Memria

Memria

Figura 4 - Um sistema de computao moderno.

1.3.1 CPU (microprocessador)


A CPU (Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento) a parte de um computador que interpreta e leva as instrues contidas no software. Na maioria das CPU's, essa tarefa dividida entre uma unidade de controle que dirige o fluxo dos programas e uma ou mais unidades de execuo que processam os dados em informaes. Quase sempre, uma coleo de registros includa para manter os operadores e intermediar os resultados. Quando cada parte de uma CPU est fisicamente em um nico circuito integrado ela chamado de microprocessador. O termo CPU freqentemente usado de forma pouco precisa para incluir outras partes importantes de um computador, tais como caches e controladores de entrada/sada, especialmente quando aquelas funes esto no ms mo chip microprocessador da CPU.

Os fabricantes de computadores pessoais com freqncia equivocadamente descrevem como CPU o computador pessoal inteiro, chamando-o de a unidade de sistema ou algumas vezes a caixa branca, incluindo o gabinete do computador e os componentes slidos (termo genrico "hardware" em ingls) que ele contm. Corretamente, a CPU, como unidade funcional, aquela parte do computador que realmente executa as instrues. A CPU tem duas funes principais: Controlar e supervisionar todo o sistema de processamento UC (Unidade de Controle); Efetuar, com os dados, operaes lgicas e aritmticas ULA (unidade Lgica e Aritmtica).

Unidade de Controle - UC
A unidade de controle (UC) gerencia todo o sistema. Nela so executados os comandos que envolvem o controle das unidades de entrada e a transferncia dos dados para a memria, desta transferindo os dados computados para as unidades de sada (busca a prxima instruo, decodifica e executa a instruo).

Unidade Lgica e Aritmtica ULA


A unidade lgica e aritmtica serve para efetuar operaes de soma, subtrao, multiplicao, etc. Possui tambm a capacidade lgica que permite testar vrias condies de processamento.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


Fabricantes de CPU
Atualmente existem dois grandes fabricantes de CPU que brigam pelo mercado de microprocessadores. So as empresas Intel e AMD. AMD (Advanced Micro Devices): fabricante dos processadores Sempron, Athlon 64, Phenon X3, Phenon X4, etc.; Intel (Integrated Electronics): fabricante dos processadores Celeron, Pentium 4, Core 2 Duo, Core 2 Quad, Core i7 e Centrino Duo. gerados em um segundo de tempo. A freqncia tambm pode ser utilizada como unidade de desempenho entre diferentes processadores, pois quanto maior a freqncia, mais instrues podem ser executadas pela CPU em um mesmo intervalo de tempo. O Megahertz significa milhes de instrues por segundo e o Gigahertz equivale a 1000 MHz ou um bilho de instrues por segundo. Realizar mais instrues por segundo uma das indicaes que pode determinar se um computador mais rpido que outro. Mas cuidado, a memria, a arquitetura do processador, os barramentos de comunicao e outras tecnologias tambm interferem na velocidade final de um computador.

Processadores de Mltiplos Ncleos


Processadores que apresentam mais de um ncleo trabalham como se fossem vrios processadores diferentes. Os processadores com mltiplos ncleos permitem a diviso de tarefas, o que significa que os ncleos no precisam de uma grande velocidade para aumentar a eficincia do computado. A tecnologia Dual Core, por exemplo, possuem dois ncleos, ou seja, so dois processadores reais. Sendo assim existem duas unidades de execuo que possibilitam em mdia, um ganho de 40% em relao aos processadores de um nico ncleo. So exemplos de processadores Dual: Intel Core 2 Duo, Athlon 64 X2. Atualmente a Intel comercializa processadores com quatro ncleos de execuo. Podemos citar o processador Intel Core 2 Quad e o Core i7.

Overclocking
Quando um processador comprado, ele vem de fbrica com sua freqncia j definida. Contudo, possvel alterar o clock de um processador atravs de um processo tcnico chamado OVERCLOCKING.

Figura 7 - Sistema de refrigerao para Overclocking.


O Overclock uma tcnica que permite aumentar a freqncia do processador fazendo com que ele funcione mais rapidamente. Atravs dele, podemos fazer com que um processador Core 2 Duo de 2 GHz trabalhe a 2.4 GHz Esse processo consegue, com segurana, aumentos at 30% na freqncia original de fbrica.

Cooler Figura 6 Processador com quatro unidades de execuo. Velocidade da CPU Clock
O clock um dispositivo, localizado na placa-me, que gera pulsos eltricos sncronos em um determinado intervalo de tempo (sinal de clock). A quantidade de vezes que este pulso se repete em um segundo define a freqncia de clock. O sinal de clock utilizado pela unidade de controle para a execuo das instrues. A freqncia do clock de um processador medida em Hertz (Hz), que significa o nmero de pulsos eltricos Com os processadores atingindo clocks cada vez maiores, cada vez mais importante nos preocuparmos com a sua correta refrigerao, j que quanto maior o clock do processador, mais ele esquenta. O calor que o processador gera em sua operao deve ser dissipado, para que o processador no se queime. E isso realmente pode ocorrer caso um processador seja instalado sem dissipador de calor, j que seus minsculos circuitos literalmente derretem quando o processador se aquece alm de seu limite.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


relacionados com a quantidade de clculos que o processador consegue executar (no caso bit interno ou barramento interno). Um processador de 32 bits, por exemplo, consegue lidar com at 4.294.967.296 (232 bytes= 4.294.967.296 bytes).

Registradores
Os registradores so dispositivos de alta velocidade, localizados fisicamente na CPU, para armazenamento temporrio de dados. O nmero de registradores varia em funo de arquitetura de cada processador (bits internos). Alguns registradores so de uso especfico e tm propsitos especiais, enquanto outros so ditos de uso geral. O processador Pentium IV, por exemplo, possui 32 registradores, ou seja, manipula palavras de 32 bits.

Figura 8 - Cooler.
O conjunto de dissipao trmica do processador chamado cooler. O cooler formado por dois dispositivos: um dissipador de calor, que um pedao de alumnio recortado, e uma ventoinha, que um pequeno ventilador colocado sobre o dissipador de calor.

Arquitetura RISC, CISC e CRISC


Um processador com arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer Computador de conjunto Reduzido de Instrues) se caracteriza por possuir poucas instrues de mquina, em geral bastante simples, que so executadas diretamente pelo hardware. Na sua maioria, estas instrues no acessam a memria principal, trabalhando principalmente com registradores que, neste tipo de processador, se apresentam em grande nmero. Como exemplo de processadores RISC pode citar: o Sparc (SUN), RS-6000 (IBM), PA-RISC (HP), Alpha (DEC).

Bits Internos e Externos


Os atuais microprocessadores disponveis no mercado manipulam quantidades diferentes de bits internos (dentro do processador) e externo (usado para o processador se comunicar com a memria RAM).

Tabela 2 - Relao de microprocessadores com bits internos e externos.


Microprocessador 8088 8086 80286 80386SX 80386DX 80486 Pentium Pentium IV Core 2 Duo Athlon 64 Core i7 Phenon 2 X4 Bits internos 16 16 16 32 32 32 32 32 64 64 64 64 Bits Externos 8 16 16 16 32 32 64 64 64 64 64 64

Memria Principal
1 1 2 3 2 3 4

ULA Registradores Figura 9 - Arquitetura CISC.


Os processadores CISC (Complex Instruction Set Computers Computador de conjunto Complexo de Instrues) j possuem instrues complexas que so interpretadas por micro programas. O nmero de registradores pequeno e qualquer instruo pode referenciar a memria principal. So exemplos de processadores CISC o VAX (DEC), 80x86 e o Pentium (Intel), e o 68xxx (Motorola). So processadores mais lentos que os RISC.

Uma nova gerao de CPUs de 64 bits est tomando conta do mercado. Mais qual a diferena entre estes novos processadores e o Pentium IV? O barramento externo do Pentium IV trabalha a 64 bits. Internamente o seu funcionamento de 32 bits. Estes valores esto

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


J os processadores RCISC (Complex and Reduced Instructions Set Computers Computador de Conjunto Complexo e Reduzido de Instrues utilizam um ncleo RISC transformando instrues CISC em RISC, atravs de tcnicas de execuo dinmica. Os Processadores Pentium Pro, Pentium II, III e IV so exemplos desta arquitetura. As informaes so, na verdade, pulsos magnticos de pequenos ms existentes na memria. Ex.: disquete, fitas K7,discos rgidos. Memrias pticas: so as memrias que guardam os dados na forma de materiais capazes de refletir a luz. Todos os discos que usam laser para a leitura de dados so memrias pticas. Ex.: CD, DVD, Blue Ray.

Barramentos
Para que haja comunicao entre processador, memria, dispositivos de entrada e sada, usado o barramento local, localizado na placa-me, por isso ela a base principal, o alicerce do PC, pois ela quem permite a comunicao entre todos esses dispositivos mencionados, incluindo tambm as placas de expanso, discos, unidades leitoras pticas, etc.

Memrias Permanente e Voltil


As memrias podem ser permanentes (os dados no se apagam quando h ausncia de energia eltrica) ou voltil (cortando a energia eltrica, os dados sero apagados). Na figura abaixo temos alguns exemplos. No se esquea que dispositivos como disco rgido, CDs, entre outros, tambm so um tipo de memria permanente.

Figura 10 - Barramento Local.


O barramento barramentos: local dividido em trs sub-

Figura 11 - Memrias permanente e voltil.


As memrias so classificadas em trs tipos: memria principal, secundria e intermediria.

Barramento de Dados: Serve para enviar e receber dados entre processador, memria e perifricos. Barramento de Endereos: Serve para identificar qual interface quer transmitir ou receber dados e determina que posio de memria dados deva ser escritos/lidos (endereamento de memria). Barramento de Controle: Serve para controlar o trfego de dados no barramento de dados.

1.4.1 Memria Principal


A memria principal, tambm conhecida como memria primria ou real, o local onde os dados so inicialmente guardados, esperando o momento de sofrerem um processamento e cujos resultados sero tambm armazenados. So controladas diretamente pela CPU. A memria principal armazena os dados procedentes de uma unidade de entrada, os envia dados juntamente

1.4 Memria
Memria um dispositivo capaz de armazenar informaes de forma codificada. Existem trs tecnologias de memria utilizadas para armazenamento de dado: Memrias Semicondutoras: so aquelas em que as informaes so armazenadas em chips atravs, normalmente, da existncia de corrente eltrica. Ex.: memria RAM, ROM, EPROM, memria Cache, memria Flash, entre outras. Memrias Magnticas: so utilizadas para armazenar dados em sua superfcie magnetizvel.

Firmware a unio de software (lgica) com hardware (meio concreto). O BIOS e o setup so programas gravados em uma memria ROM, sendo dessa forma firmwares.
com instrues Unidade Central de Processamentos (CPU), e em seguida recebe dados processados sob forma de resultados e os direciona a uma unidade de sada.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


Atualmente existem dois tipos de memria principal: RAM e ROM. Ambas, so dispositivos na forma de chips de silcio.

Memria RAM Random Acess Memory


Fornece armazenamento temporrio para os dados que o microprocessador manipula ( o bloco de rascunho do microprocessador). Nessa rea ficaro os programas ou dados criados pelo programas. Porm, ela voltil e quando desligamos o microcomputador os dados so perdidos.

Lembre-se, a memria RAM esttica (SRAM) mais rpida que a RAM dinmica (DRAM), e tambm mais cara.
comparada as memrias DRAM, porm, so muito caras.

A memria RAM composta por unidades de acesso chamadas clulas, sendo cada clula composta por um determinado nmero de bits (binary digit). O bit a unidade bsica de memria, podendo assumir o valor 0 ou 1. Atualmente, a grande maioria dos computadores utiliza o byte (8 bits) como tamanho de clula. Podemos concluir, ento, que a memria formada por um conjunto de clulas, onde cada clula possui um determinado nmero de bits. O acesso ao contedo de uma clula realizado atravs de especificaes de um nmero chamado endereo. O endereo uma referncia nica, que podemos fazer a uma clula de memria. Quando um programa deseja ler ou escrever um dado em uma clula, deve primeiro especificar qual endereo de memria desejado, para depois realizar a operao.

DRAM RAM Dinmica


So memrias mais baratas que as SRAM, por isso so largamente utilizadas nos PCs. As memrias DRAM so extremamente lentas, o que torna indispensvel o cache de memria. Este tipo de memria necessita de regravaes peridicas dos dados (refresh). Isto devido forma como os dados so gravados: atravs de um mtodo capacitivo. Entre as memrias DRAM existem alguns subtipos, o mais comum o SDRAM DDR (RAM dinmica sncrona) ou simplesmente chamada memria DDR (Dupla Taxa de Dados). justamente ai que est o segredo, em questes de prova geralmente ela aparece como a memria mais rpida por trabalhar a uma dupla taxa de transferncia.

Memria ROM Read Only Memory


A memria ROM (Ready Only Memory memria somente para leitura) do PC, um tipo de memria que j vem gravada de fbrica, de onde se conclui que ela no voltil, isto , desligando o micro, o seu contedo no ser perdido. O BIOS, o setup e o programa de diagnstico ficam gravados em uma memria ROM.

Tipos de Memria RAM


No sentido eletrnico podemos ter vrios tipos de memria RAM: SRAM e DRAM. A DRAM dividida em subcategorias e atualmente as mais comuns so: SDRAM DDR, SDRAM DDR2 e SDRAM DDR3.

Figura 13 - ROM BIOS.


H vrios tipos de chips ROM, onde alguns tm o seu contedo gravado durante o processo de fabricao; outros, atravs de luz ultravioleta, e h aqueles onde os dados so gravados eletricamente.

PROM (ROM Programvel) Figura 12 - Pentes de memria DRAM - DDR2. SRAM Static RAM (Memria Esttica)
As SRAM so geralmente utilizadas em memrias cache L2. Esse tipo de memria serve para acelerar o desempenho do processador, e atualmente a L2 est embutida no prprio processador. So construdas com circuitos bi-estveis denominados Flip-Flop. Esse tipo de RAM no necessita de regravaes peridicas para manter os dados gravados, operao conhecida como refresh. Possui um desempenho muito superior quando Memria vendida vazia (virgem). Pode ser gravada uma vez por equipamentos gravadores especiais (chamados de gravadores de PROM).

EPROM (ROM apagvel e programvel)


fabricada vazia e pode ser gravada e apagada por meio de luz ultravioleta.

EEPROM (ROM apagvel e programvel eletricamente)

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


Memria fabricada vazia e pode ser gravada e apagada por meio de aumento da tenso eltrica em seus conectores. Para solucionar este problema, comeou a ser usada a memria cache, um tipo extremamente rpido de memria que serve para armazenar os dados mais usados pelo processador, evitando na maioria das vezes que ele tenha que recorrer lenta memria RAM. Sem ela, o desempenho do sistema ficar limitado velocidade da memria, podendo cair em at 95%.

Memria Flash (FEPROM)


Parecida com a EEPROM, mas consome menos energia eltrica e no necessita do aumento de tenso para ser apagada/gravada. muito usada em cartes de memria de mquinas fotogrficas digitais.

Cache Hit x Cache Miss


Se o processador precisa de uma informao e ela est no cache, a informao acessada e o desempenho alto. Quando isso acontece, chamamos de cache hit ("acerto"), a busca pela informao na cache foi bemsucedida. Porm se a informao no estiver no cache, ela vai ter que ser lida da memria RAM, o que um processo mais lento. Este evento chamado de cache miss ("erro").

BIOS
BIOS (Basic Input Output System Sistema Bsico de Entrada e Sada), um programa gravado de fbrica, fica armazenado em uma memria ROM, tambm conhecido como ROM BIOS. O ROM BIOS a biblioteca de referncia do PC, pois sempre que ligado, o BIOS ensina ao processador a operar com os dispositivos bsicos do PC. A BIOS tambm responsvel pelo processo de POST e BOOT (BOOTSTRAP). O POST (Power On Self Test) o auto-teste que o micro executa sempre em que ligado (contagem de memria, etc.). J o BOOT o processo de inicializao da mquina, onde lido primeiramente os dados da BIOS e em seguida carregado o sistema operacional e programas.

Setup
Setup significa configurao, ajuste. um firmware que contm todas as informaes sobre o hardware do computador. atravs do setup que realizamos configuraes para o correto funcionamento do PC. Para acessar o setup basta apertar a tecla DEL durante a inicializao do PC.

CMOS
memria CMOS (Complementary Metal-Oxide Semicinductor) serve para guardar as configuraes do PC. Ela fica em funcionamento permanente, mesmo com o micro desligado, pois alimentada por uma bateria. em seu interior que fica um relgio e uma pequena rea de memria RAM suficiente para guardar as configuraes do setup. A

Figura 14 - Cache Hit x Cache Miss.


Para exemplificar, imagine que voc est escrevendo um relatrio e precisasse de informaes adicionais. Se estas informaes esto na gaveta de sua mesa, rapidamente voc teria acesso informao. Agora imagine se tal informao estivesse em um armrio em outra sala. Voc perderia mais tempo para obter as informaes desejadas. A gaveta de sua mesa seria a memria cache e o armrio em outra sala a memria RAM.

1.4.2 Memria Intermediria (Memria Cache)


Enquanto os atuais processadores tornaram-se quase 10 mil vezes mais rpidos desde o 8088 (o processador usado no PC-XT, primeiro computador pessoal da IBM), a memria RAM, sua principal ferramenta de trabalho, pouco evoluiu em desempenho. Quando foram lanados os processadores 386, percebeu-se que as memrias no eram mais capazes de acompanhar o processador em velocidade, fazendo com que muitas vezes ele tivesse que ficar esperando os dados serem liberados pela memria RAM para poder concluir suas tarefas, perdendo muito desempenho. Os processadores entravam no chamado Estado de Espera (Wait State).

Nveis de cache
De acordo com a proximidade da memria cache com o processador so atribudos nveis de cache. Assim, a memria cache mais prxima da CPU recebe o nome de cache L1 (do ingls "level 1" ou nvel 1). Se houver outro cache mais distante da CPU este receber o nome de cache L2 e assim por diante.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


Cuidado para no confundir memria virtual com memria cache. A memria virtual no existe fisicamente, ela simulada em uma rea vazia do disco rgido. J a memria cache uma memria do tipo SRAM, encapsulada dentro da CPU.
Figura 15 - Nveis de memria cache.
Na poca do 8088 e 80286 era raro encontrar um micro com memria cache. Mas com o surgimento do 80386 comearam a surgir micros com placas-me que possuam memrias cache. Naquela poca quase ao era usado a nomenclatura de caches por nveis. Falava-se simplesmente memria cache se referindo memria que estava na placa-me. Atualmente a maior parte dos processadores incorpora a memria cache em seu chip propriamente dito e por isso a nomenclatura cache L1, L2, L3, etc.
CPU TROCA DE ARQUIVO

SWAP FILE MEMRIA RAM

Figura 16 - Esquema de funcionamento de memria virtual.


A partir do momento que o arquivo estiver no swap file for solicitado, haver uma troca: outro arquivo que no estiver sendo usado ir para o seu lugar no swap file, e ele ser colocado na RAM.

Cache Externa
So embutidas na placa-me e podem ser retiradas para fazer uma atualizao. A cache L3, em regra geral, externa. O processador Intel Pentium IV com tecnologia HT Extreme Edition possui cache L2 de 512KB e um cache L3 de 2MB.

1.4.2 Memria Secundria


(Dispositivos de Armazenamento de Dados Memria de Massa) As memrias secundrias so um meio permanente (no voltil) de armazenamento de programas e dados. Enquanto a memria principal precisa estar sempre energizada para manter suas informaes, a memria secundria no precisa de alimentao. A maioria das memrias secundrias tambm so classificadas com dispositivos de entrada e sada de dados, devido a sua capacidade de transporte de dados entre micros. Os principais Dispositivos de Armazenamento de Dados so: Disquetes e Discos Rgidos; Drives de CD-ROM, CDs, Gravadores e DVDs; Pen Drive; Cartes de Memria; Fita DAT e DLT.

Cache de Disco
Cache de Disco, tambm conhecido como Buffer, uma pequena poro de memria localizada no disco rgido e que usada durante a transferncia de dados externa. Quando efetuamos uma transferncia de dados, as informaes so transferidas para o buffer, e s depois envia para o processador. Bons discos rgidos tm buffer entre 16 e 32 MB.

Memria Virtual
A memria virtual uma espcie de simulao de memria RAM no disco rgido. Pode ser habilitada ou desabilitada pelo usurio do PC, bem como ter o seu tamanho alterado. Todo gerenciamento da memria virtual feito pelo sistema operacional. Sua principal funo melhorar o desempenho do sistema, armazenando dados menos usados pela CPU em um arquivo conhecido como swap file (swap = troca, file = arquivo), cujo nome pode ser WIN386.SWP, 386PART.PAR ou PAGEFILE.SYS (o nome vai depender unicamente do sistema operacional. Esse arquivo engana o processador, fazendo-o pensar que esta rea realmente uma rea de memria RAM.

Disquete
Disco Flexvel ou Disquete apesar de obsoletos, so discos usados para armazenar e transportar pequenas quantidades de dados. Este tipo de disco normalmente encontrado no tamanho 3 polegadas com capacidade de armazenamento de dados de 1.44MB. Cada disquete possui duas faces. Quando inserido em um compartimento chamado de "Unidade de Disquetes" ou "Drive", faz a leitura/gravao de dados, atravs de

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


duas cabeas de leitura. Sua caracterstica a baixa capacidade de armazenamento e baixa velocidade no acesso aos dados, porm, podem ser usados para transportar os dados de um computador a outro com grande facilidade. O padro de disquete utilizado atualmente possui a dimenso 3 1/2 (polegadas) e capacidade de 1.44 MB, esta o que ns chamamos de capacidade nominal, mas na verdade a sua capacidade de armazenamento de 1.38 MB.

Tabela 3 - Capacidade de armazenamento de dados de um disquete de 3 1/2".


Disquete de 3 1.44 MB 1.38 MB 0.06 MB 80 18 2 Capacidade Nominal Armazenamento FAT Trilhas Setores Faces

Figura 18 - Detalhes fsicos de um disquete. Formatao


Formatao de disco (flexvel ou rgido) o procedimento de mapear trilhas, dividir cada trilha em setores, agrupar os setores em clusters e criar a FAT. Diz-se que um disco virgem quando ele no est formatado.

Cluster
Um cluster (tambm chamado de agrupamento) a menor parte reconhecida pelo sistema operacional, e pode ser formado por vrios setores. Um arquivo com um nmero de bytes maior que o tamanho do cluster, ao ser gravado no disco, distribudo em vrios clusters. Porm um cluster no pode pertencer a mais de um arquivo.

FAT File Alocation Table


A Tabela de Alocao de Arquivos uma espcie de tabela de endereamento onde ficam gravados os setores que esto disponveis e quais possuem dados gravados. Quando um disco formatado, todos os setores e trilhas ficam disponveis. Quando um arquivo gravado, a FAT vai sendo atualizada para indicar os setores e trilhas ocupados por arquivos. Um disquete de 3 quando formatado, o mesmo mapeado em 80 trilhas e 18 setores.

Disco Rgido (Winchester)


Disco Rgido, Hard Disk (HD) ou Winchester, uma memria fsica, no-voltil, retendo as quando o computador desligado. O disco rgido um sistema lacrado contendo discos de alumnio ou vidro, recobertos por material magntico onde os dados so gravados atravs de cabeotes de escrita/leitura. Externamente revestido por uma caixa metlica que presa ao gabinete do computador por parafusos. neste dispositivo que geralmente gravamos dados e a partir dele lanamos e executamos nossos programas mais usados. Este sistema necessrio porque o contedo da memria RAM apagado quando o computador desligado. Desta forma, temos um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados. O disco rgido tambm chamado de memria de massa ou ainda de memria secundria. Nos sistemas operacionais mais recentes, o disco rgido tambm utilizado para expandir a memria RAM, atravs da memria virtual, conforme vimos anteriormente.

Figura 17 - Formatao: Trilhas e Setores. Trilhas e Setores


So crculos concntricos (que tm o mesmo centro), prximas uma das outras. Os setores so divises de trilhas em vrias partes.

Como funciona o Disco Rgido


Para ler e gravar dados no disco, so empregadas cabeotes de leitura eletromagnticas que so presas a um brao mvel, o que permite o seu acesso a todo o disco. Um dispositivo especial, chamado de atuador, coordena o movimento das cabeas de leitura.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


Para que o sistema operacional seja capaz de gravar e ler dados no HD, preciso que sejam criadas estruturas que permitam gravar os dados de maneira organizada, para que eles possam ser encontrados mais tarde. Este processo chamado de formatao. Existem dois tipos de formatao, chamados de formatao fsica e formatao lgica. A formatao fsica feita apenas na fbrica ao final do processo de fabricao, e consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores e cilindros. Estas marcaes funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo cabea de leitura saber em que parte do disco est, e onde ela deve gravar dados. A formatao fsica feita apenas uma vez, e no pode ser desfeita ou refeita atravs de software. Porm, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, necessria uma nova formatao, chamada de formatao lgica. Ao contrrio da formatao fsica, a formatao lgica no altera a estrutura fsica do disco rgido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso. partio do disco que BIOS, que interpreta a carrega um programa responsvel pelo Operacional. dar boot. O MBR lido pelo tabela de partio e em seguida chamado bootstrap, que o carregamento do Sistema

Figura 19 - Detalhes do cabeote de um HD. Drives de CD-ROM e CDs


Sistema ptico de leitura em CDs j existe a um bom tempo nos PCs. A leitura feita por um feixe laser (uma linha que parte de um centro luminoso) que incide sobre uma superfcie reflexiva. A tecnologia utilizada na leitura dos CD-ROM foi baseada em CDs de udio. Velocidade Os CDs de udio utilizavam uma velocidade chamada mono ou bsica, que a velocidade de 1X com taxa de transferncia de 150KB/s perfeitamente suficiente para udio, porm, para transferncia de dados insuficiente. A soluo o aumento da velocidade: 2X, 3X. Atualmente encontramos drives com velocidades de 52X ou 56X. Observe a tabela abaixo:

Sistema de Arquivos
Quando um disco formatado, ele simplesmente organizado do jeito do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organizao damos o nome de sistema de arquivos. Um sistema de arquivos um conjunto de estruturas lgicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rgido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Os sistemas de arquivos, usados atualmente so o FAT16, compatvel com o DOS e todas as verses do Windows, FAT32, compatvel com o Windows 98, Windows 2000 e Windows XP e Windows Vista, e o NTFS, suportado pelo Windows 2000, Windows XP e Windows Vista. Outros sistemas operacionais possuem seus prprios sistemas de arquivos; o Linux usa geralmente o EXT2, EXT3 e ReiserFS.

Tabela 5 - Velocidade dos drives de CD.


Velocidade 1X 2X 16X 32X 48X 52X 56X 60X 64X Taxa 150 KB/s 300 KB/S 2.400 KB/s 4.800 KB/s 7.200 KB/s 7.800 KB/s 8.400 KB/s 9.000 KB/s 9.600 KB/s

Tabela 4 - Sistemas de Arquivos


Sistema de Arquivos FAT 16 FAT 32 NTFS Sistema Operacional DOS E Windows 95 Win 98, 2000, NT, XP Win NT, 2000 e XP

Setor de Boot
No setor de boot registrado qual sistema operacional est instalado, com qual sistema de arquivos o disco foi formatado e quais arquivos devem ser lidos para inicializar o micro. Um setor a menor diviso fsica do disco, e possui sempre 512 bytes. O setor de boot tambm conhecido como trilha MBR, trilha 0, etc. Como dito, no disco rgido existe um setor chamado MBR (Master Boot Record), que significa Registro de Inicializao Mestre, onde encontrada a tabela de

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


Espao de Armazenamento
At o ano de 2005, os CD-ROM possuam a capacidade para 650 MB. Logo foram substitudos pelos de 700 MB ou 80 minutos de udio.

Gravadores de CD
Os gravadores de CD so dispositivos com capacidade de gravar informaes em um CD virgem. Essa gravao se d atravs da incidncia de um laser sobre uma camada reflexiva de um CD-R (Recordable) ou CDRW (Rewritable), resultando em micro-pontos, os quais sero mais tarde interpretados como informao.

Cuidado: comum encontrarmos em provas ou anncios de jornal sobre DVD e CD-RW(COMBO). Trata-se de um dispos2usado para leitura e gravao de CDs, permitindo a leitura de DVDs.
para leitura), (Rewritable). DVD-R (Recordable), DVD-RW

Blue Ray
Blu-Ray, tambm conhecido como BD (de Blu-ray Disc) um formato de disco ptico da nova gerao de 120 mm de dimetro (igual ao CD e ao DVD) para vdeo de alta definio e armazenamento de dados de alta densidade. considerado sucessor do DVD. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor violeta de 405 nanmetros permitindo gravar mais informao num disco do mesmo tamanho (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanmetros). Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em ingls significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns pases, no se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra a longitude de onda curta de 405 nm e, conjuntamente com outras tcnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. Blu-ray A Blu-ray Disc Association (BDA) responsvel pelos padres e o desenvolvimento do disco Blu-ray. Os discos BD vem em diferentes formatos de disco. BD-ROM: Um disco que s de leitura. BD-R : Disco gravvel. BD-RW: Disco regravvel.

Tabela 6 - Tipos de Mdias de CDs.


Dispositivo CD-ROM Caractersticas Disco que j vem gravado com informaes de fbrica. A superfcie do CD-ROM montada numa chapa na fbrica, normalmente em vidro esculpido. Um CDROM no pode ser gravado pelos usurios, ele gravado no momento da construo. A sigla CD-ROM significa CD Somente para Leitura. Tambm chamado CD virgem, um disco que apresenta uma camada de resina na superfcie. Essa camada de resina queimada durante a gravao e, portanto, no pode ser usada para uma segunda gravao. Chamado CD Regravvel um disco que permite sucessivas gravaes, pela resina em sua superfcie. O CDRW o potencial substituto do disquete, devido ao custo de fabricao, capacidade e ao fato de permitir diversas gravaes.

CD-R

CD-RW

DVDs (Digital Versatile Disk)


Os DVDs so os substitutos oficiais dos CD-ROM, principalmente pela capacidade de armazenamento de dados muito superior as CDs.

Capacidade de Armazenamento dos DVDs


No mercado existem quatro padres, observe o quadro abaixo: Tabela 7 - Padres de DVDs. Especificao DVD 5 DVD 9 DVD 10 DVD 18 Caractersticas 1 face, 1 camada 1 face, 2 camadas 2 faces, 1 camada 2 faces, 2 camadas Tamanho 4,7 GB 8,5 GB 9,4 GB 17 GB

Um disco de camada nica (Single Layer em ingls) Blu-Ray pode conter cerca de 25 GB de dados ou cerca de 6 horas de vdeo de alta definio mais udio, e, no modo de dupla camada (Double Layer), este espao duplicado, podendo conter, aproximadamente, 50 GB.

Vale lembrar que similar aos CDs, os DVDs seguem as regras quanto aos tipos de mdias: DVD-ROM (somente

Figura 20 - Um disco tpico Blue Ray.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


A utilizao destas mdias geralmente empregada para realizao de cpias de segurana (BACKUP). Os tipos mais conhecidos de fitas magnticas so: Fitas DAT e DLT.

Fita DAT
Originalmente foi um padro criado para gravar udio digital, com qualidade de CD em fitas magnticas especiais. Em 1988 Sony e HP aperfeioaram o padro, que passou a ser usado tambm para gravar dados nas mesmas fitas. Hoje em dia as fitas DAT ainda so muito utilizadas para fazer backup, pois so relativamente baratas e armazenam at 40 GB de dados.

Figura 21 - Blue Ray Drive. Pen-Drive


O Pen Drive um dispositivo parecido com um pequeno chaveiro, usado para transporte de informaes (alguns so prova dgua, outros tocam MP3, WMA e WAV, gravadores de voz, etc.). O mesmo ligado a uma porta USB do PC que reconhecido automaticamente (PnP) pelo Sistema Operacional. Quanto capacidade de armazenamento, encontramos Pen Drives com capacidade de 128, 256, 512MB, 1, 2, 4GB. A velocidade de gravao depende do barramento USB, mas geralmente trabalham na casa dos 12 MB/s.

Figura 24 - Fita DAT produzida pela HP. DLT


DLT (acrnimo para Digital Line Tape) um tipo de fita magntica desenvolvido pela Digital Equipment Corporation em dezembro de 1984 (atualmente Hewlett-Packard). A fita DLT possui capacidade mito superior a fita DAT, podendo chegar a 250 GB de espao de armazenamento.

Figura 22 - Touchpad. Cartes de Memria

Os cartes de memria so um meio de armazenamento de dados, no volteis. Os cartes de memria no necessitam de alimentao eltrica para manterem os dados da mesma forma que ocorre nos Pen Drives.

Figura 23 - Carto de Memria.

1.5 Dispositivos de Entrada de Dados


So dispositivos responsveis pela interpretao de dados que so enviados para a memria, onde sero codificados, processados e registrados, formando informaes de sada. Em outras palavras, o equipamento que l os dados de um meio portador e os transmite, eletronicamente, para a CPU. Principais Dispositivos de Entrada de Dados so: Mouse; Teclado; Scanner

Mas afinal, o que um Carto de Memria? Os cartes de memria, da mesma forma que os Pen Drive, usam um tipo de chip de memria chamada memria Flash, que foi inventada pela Toshiba nos anos 80. Esse tipo de memria baseado na EEPROM (Electrally-Erasable Programmable Read Only Memory) e armazena os dados sem necessitar de uma fonte de energia. A gravao realizada eletricamente, o que quer dizer que no existe trabalho mecnico para realizar processos de leitura e gravao.

Fitas Magnticas
Fita magntica (ou banda magntica) uma mdia de armazenamento no-voltil que consiste em uma fita plstica coberta de material magnetizvel. A fita pode ser utilizada para registro de informaes analgicas ou digitais, incluindo udio, vdeo e dados de computador.

Mouse
O mouse um dispositivo de entrada de dados com dois ou trs botes de controle, que movido numa superfcie plana,

Figura 25 - Mouse.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


com a prpria mo, tornando-se indispensvel sua utilizao em conjunto com sistemas operacionais que utilizam uma interface grfica com o usurio. Ao movimentarmos (arrastar) o mouse, seus movimentos so transmitidos para o ponteiro que se movimenta ao mesmo tempo na tela do monitor, simultaneamente. Existem trs tipos de mouse quanto tecnologia utilizada: Mecnico: Possui uma esfera de metal ou borracha que rola em todas as direes ativando os sensores mecnicos; ptico-mecnico: Similar ao mecnico, porm utiliza sensores pticos par detectar o movimento da esfera; ptico: Possui tecnologia que permite maior controle e preciso durante a operao, graas a um sensor ptico que substitui tradicional "esfera" que, passvel a acmulo de resduos, prejudica a preciso do mouse. Mouse ptico possui resoluo de 400 dpi. Laser: Existe uma variao de mouses pticos que utiliza um emissor de raio laser (inofensivo sade e invisvel aos olhos humanos) ao invs de LED. Esses mouses so conhecidos como mouses a laser, embora no deixem de ser pticos. A utilizao de laser mais vantajosa porque proporciona melhor preciso nos movimentos, oferece maior velocidade de resposta, permite o uso do mouse em determinadas superfcies em que mouses com LED no funcionam bem (vidros, por exemplo), entre outros.

Figura 27 - Touchpad.
O Touch-Pad geralmente possui maior utilizao em computadores portteis, exigindo menor adaptao por parte do usurio do que o TrackBall, no entanto, devido ao deslizar inconstante do dedo, difcil atingir a preciso desejada.

Teclado
O teclado usado para a entrada de dados (caracteres), que so interpretados pelos programas que so executados no microcomputador.

Figura 28 - Teclado.
Existe um modelo de teclado com forma ergonmica, tambm conhecido como Natural Keyboard. Este teclado possui um layout na disposio das teclas criado para diminuir a fadiga das articulaes e prevenir a Leso por Esforo Repetitivo (L.E.R.), mantendo sempre os pulsos apoiados e retos, eliminando assim o risco de causar tendinites em pessoas que trabalham com muita digitao. Principais teclas:

Existem dispositivos com as mesmas funes de um mouse,como o Trackball e o Touchpad.

TrackBall
Funciona exatamente como um mouse s que de forma inversa. A esfera fica posicionada na parte superior e o usurio utiliza o dedo indicador para mover o ponteiro na tela do monitor.

Figura 26 - Trackball.

Touch-pad
uma superfcie de contato que, ao deslizar o dedo sobre ele, gera o movimento do cursor. O prprio Touch-Pad pode ser usado como botes ao se pressionar com maior firmeza a sua superfcie.

SHIFT Desempenha a mesma funo que o fixador de maisculos da mquina de escrever e usado para obter alguns caracteres especiais que aparecem na parte superior de algumas teclas. CONTROL Esta tecla sempre utilizada em conjunto com alguma outra, gerando controles especiais. A utilizao destes controles especiais depende do programa em uso. ESC O uso da tecla (ESCape) varia de programa para programa. Normalmente usada para sair de um procedimento iniciado por acidente ou por correes. ALT - A tecla (ALTernate) funciona como uma segunda tecla de controle de seu micro. Ela tambm gera

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


caracteres de programas. especial significado em alguns

ENTER So utilizados executar um comando ou procedimento, ou seja, informa ao microcomputador: pronto esses so os dados para serem processados.

Tecnologia Wireless empregada em Teclado e Mouse


Encontramos opes de dispositivos de entrada de dados (Teclado e Mouse) sem fio, onde as informaes so transmitidas por raios infra-vermelhos.

Scanner
um equipamento que registra entrada de dados (imagens em papel, filmes e outras mdias) e as converte em formato digital. Podemos classificar os scanners em dois tipos: Scanner de mo Utilizado em caixas de supermercados para leitura de cdigo de barras dos produtos. Existem alguns modelos de scanner de mo que possuem as mesmas caractersticas dos scanners de mesa. Scanner de Mesa Utilizado em aplicaes grficas e comportam reproduo de pginas encadernadas, livros, revista, etc.

Figura 30 - Mesa Digitalizadora.

1.6 Dispositivos de Sada de Dados


Dispositivos de Sada de Dados so responsveis pela interpretao de dados digitais provenientes CPU e memria, ou seja, equipamentos que recebem, eletronicamente, os dados j processados pela CPU e os envia para um perifrico de sada. Os principais Dispositivos de Sada so: Monitore e Placa de Vdeo; Impressora; Spekears.

1.6.1 Monitor e Placas de Vdeo


O papel da placa de vdeo definir como ser a imagem na tela do monitor. O processador no capaz de fazer esse trabalho, pois ele no gera imagens. Ele apenas envia dados relativos da imagem para a interface de vdeo, ou seja, dados que definem como a imagem. A placa de vdeo por sua vez transfere a imagem para monitor.

Figura 29 - Scanner de mesa da HP. Mesa Digitalizadora


A Mesa Digitalizadora um perifrico capaz de converter em dados numricos, para introduo direta no microcomputador, dados, originalmente apresentados em forma grfica, como desenhos e mapas. O papel com o grfico colocado sobre a prancheta ou mesa especial, sobre o qual se desloca um cursor ou caneta. Atravs de uma interface, esse dispositivo conectado ao microcomputador e envia a ele as coordenadas X e Y dos pontos sucessivos do grfico, em relao aos eixos de referncia da prpria mesa sobre o qual est se movendo.

Figura 31 - Processo de gerao de imagens. Padres


As primeiras placas de vdeo utilizavam o padro MDA (Monochrome Display Adapter) apresentavam apenas caracteres com uma s cor, enquanto as SVGA (Super Video Graphics Array) suportam todas as resolues anteriores de padres de vdeo obsoletos (MDA, CGA, EGA, VGA), alm de atingirem 1024x768 pixels e 256 cores (8 bits).

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO

Figura 32 - Placa de vdeo de ltima gerao: muita e memria e altssimo desempenho.


Quanto maior a resoluo e a quantidade de cores que uma placa de vdeo reproduz, maior ser a quantidade de memria requerida.

Figura 33 - Dot Pitch e Grille Pitch. Barramento


O barramento do PC quem ir determinar a velocidade de transmisso de dados entre a CPU, memria e placa de vdeo. Atualmente os barramentos utilizados so: PCI, AGP e PCI Express. O PCI Express o melhor barramento para transferncia de dados, o que acelera a reproduo grfica gerada nos monitores.

Tabela 8 - Relao entre resoluo e memria de vdeo.


Resoluo 640 x 480 800 x 600 1280 x 1024 Memria de Vdeo 1 MB 2 MB 4 MB

Monitor
O monitor considerado o principal dispositivo de sada de dados de um computador. Possui caractersticas que definem sua qualidade como tamanho da tela, taxa de atualizao e tecnologia de fabricao, alm das caractersticas vistas anteriormente (resoluo, quantidade de cores, dos PT).

Atualmente novos padres de vdeo vem tomando conta do mercado, como o SXGA (Super Extended Graphic Array) possibilitando uma resoluo de 1280x1024 pixels.

Pixel
O pixel a menor unidade de vdeo cuja cor ou brilho pode ser controlada.

Resoluo
A resoluo a quantidade de pixels que a tela pode exibir. Por exemplo 1024 x 768 significa 1024 pixels na horizontal e 768 pixels na vertical. Aumentando a quantidade de pixels, aumentamos a qualidade de resoluo de exibio das imagens.

Figura 34 - Tamanho da tela: TRC x LCD. Tamanho da Tela


O tamanho informado pelos fabricantes a medida de ponta a ponta, ou seja, considerado o gabinete do monitor (rea no visvel da tela). Essa medida no vale para os monitores LCD que conta apenas a rea da tela visvel. Observe a tabela abaixo referente aos monitores de tubo (CRT).

Dot Pitch
Outro parmetro que determina a qualidade de uma imagem, e que na maioria das vezes no levado em conta. O Dot Pich a distncia entre pontos na tela. A tela do monitor formada por minsculos pontos (os pixels) em trs cores: vermelha, verde e azul (RGB Red, Green, Blue), formando assim uma trade (agrupamento de trs pontos).

Aperture Grille
Alguns monitores trabalham com a tecnologia aperture grille, que consiste em uma tcnica de sada de cores utilizando-se faixas paralelas nas cores RGB. O Grille Pitch o equivalente ao Dot Pitch nesses monitores. Quanto menor distncia, ou seja, quanto menor o Dot Pitch ou o Grille Pitch, maior ser a resoluo.

Tabela 9 - Relao entre medida indicada, rea visvel e resoluo recomendada dos monitores.
Tamanho Total 14 15 Tamanho Visvel 13,2 13,8 Resoluo Adequada 800x600 800x600

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


17 19 21 16 18 19,7 1024x768 1280x1024 1600x1200

Taxa de Atualizao
Refere-se varredura vertical (Refresh Rate), que a medida de quantas vezes a imagem da tela referida por segundo. A taxa de atualizao medida em Hertz (Hz) e, quanto maior, melhor. Atualmente, usamos interfaces grficas exibindo milhares de cores, jogos 3D, imagens de alta definio, e tudo isso exige uma taxa de atualizao de 70Hz a 85 Hz para combater a fadiga visual.

Tecnologias
As principais tecnologias de monitores disponveis no mercado so: TRC e LCD.

Figura 36 - Monitor LCD.


As principais caractersticas do LCD so: Tela realmente plana; rea til do monitor equivalente ai informado; Consome menos energia que os TRC; No apresenta problemas de taxa de atualizao.

Monitores TRC
Os monitores TRC (tubo de Raios Catdicos) ou simplesmente monitores de tubo, vem sendo gradualmente substitudos pelos monitores LCD. A tecnologia utilizada a mesma em televisores de tubo, chamado de tubo de imagens. Esse tubo contm um canho de eltrons e uma mscara metlica coberta por uma camada de fsforo dentro de um invlucro fechado a vcuo. Quando o feixe de eltrons atinge a camada de fsforo, um ponto ir brilhar na tela.

Novas Tecnologias: monitores de Plasma


So monitores voltados para exibio, ou seja, para serem usados como painis. As telas so grandes, de 40, 42, 43 ou at 60. Essa tecnologia concorrente direta dos LCDs.

Figura 35 - Diagrama de funcionamento de um TRC. Monitores LCD


LCD quer dizer Liquid Crystal Display tela de cristal lquido. Sua principal caracterstica a ausncia do tubo de imagens. Os cristais lquidos so substncias quase transparentes, que exibem propriedades comuns aos slidos e aos lquidos. A luz que passa por um cristal lquido segue o alinhamento das molculas e, se aplicarmos uma carga eltrica a um cristal lquido, sua orientao molecular ser alterada assim como o padro de luz.

Figura 37 - Monitor de Plasma.


Funcionamento Cada pixel na tela de plasma cria a sua prpria luz, e para conseguir isso so usados eletrodos carregados entre painis de cristal. Sendo assim, feita uma sobrecarga de alta tenso que ir excitar uma mistura de gases (como Helio e o xennio) que iro reagir com a luz ultravioleta, excitando os fsforos vermelho, verde e azul de cada pixel, fazendo-os brilhar. Por isso certo dizer que um monitor de plasma formado por alguns milhes de minsculas lmpadas fluorescentes.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


Novas Tecnologias: Monitores OLED
Diodo Orgnico Emissor de Luz ou foto-emissor (Organic Light-Emitting Diode) uma tecnologia criada pela Kodak em 1980 que possibilita telas planas muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idia usar diodos orgnicos, compostos por molculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga eltrica. A vantagem que ao contrrio dos diodos tradicionais, essas molculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfcie da tela, usando um mtodo de impresso. Acrescentados os filamentos metlicos que conduzem os impulsos eltricos a cada clula, est pronta uma tela a um custo extremamente baixo. resoluo. No fazem cpias em papel carbono. Tipos existentes: Jato de Tinta, Laser e Trmica.

Impressoras Matriciais
As Impressoras Matriciais so necessrias para as tarefas que exigem impresso em formulrios com mais de uma via, algo que a impressora a laser no pode executar de forma alguma. Embora algumas matriciais possam interpretar comandos PostScript ou de alguma outra linguagem de descrio de pgina, a maior parte das impressoras de impacto so projetadas para trabalhar com tipos Bitmap controlados pelo cdigo ASCII enviados do PC para a impressora. A cabea de impresso de uma matricial possui de 9 a 48 agulhas, tambm chamadas pinos de impresso alinhadas verticalmente. Essas cabeas movimentam-se em direo ao papel e Figura 39 - Impressora tocam uma fita de Matricial. tinta que projeta o caractere no papel.

Impressoras Jato de Tinta


As Impressoras a Jato de Tinta possuem resoluo to boa quanto impresso de uma Laser, mas se assemelham a uma matricial: ambas possuem cabeas de impresso que percorrem toda a extenso da pgina, colocando uma linha de texto completa a cada passada. A grande diferena entre as impressoras a jato de tinta e suas duas primas est na cabea de impresso. Utilizando uma tecnologia especial a impressora Jato de Tinta espalha pequenas gotas de tinta no papel.

Figura 38 - OLED: Monitores ultra-finos.


Uma das principais caractersticas da tela orgnica que ela possui luz prpria. Com isto no necessita de luz de fundo ou luz lateral, (backlight ou sidelight) e ocupa menos espao, dois fatores que tornam a tecnologia muito interessante para uso em computadores de mo e notebooks. Outra importante caracterstica que por emitir luz prpria cada OLED quando no polarizado torna-se obscuro obtendo-se assim o "preto real", diferentemente do que ocorre com LCDs que no conseguem obstruir completamente a luz de fundo e ainda neste caso no h consumo de energia para a modulao de luz de fundo.

1.6.2 Impressoras
Dispositivo de Sada de dados que gera documentos impressos em papel. Ela usada para documentar e registrar documentos e relatrios. As impressoras podem ser encontradas em duas classes: Impressoras de Impacto Atravs de uma fita com tinta, ocorre o impacto de um caractere ou de uma agulha. Trata-se das impressoras matriciais Impressoras de No-Impacto No ocorre impacto direto das agulhas sobre o papel. So velozes e silenciosas. Imprimem figuras com alta qualidade de

Figura 40 - Impressora Jato de Tinta. Impressoras Laser


A Impressora Laser tem como ancestral a mquina foto copiadora, pois usa um mdulo de impresso que usa o mesmo p negro das mquinas Xerox. Apesar disso, as impressoras laser apresentam o mais alto grau de tecnologia de impresso, incluindo o tratamento de imagens por laser, a movimentao precisa do papel e um microprocessador que controla todas essas tarefas.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


A impresso laser possui altssima qualidade grfica e funciona realizando os seguintes processos: ela interpreta os sinais vindos do computador, convertendo tais sinais em instrues que controlam o movimento do feixe de laser; movimenta o papel e vai polarizandoo com o laser o papel de forma que ele atraia o toner negro que ir compor a imagem e fundir o toner j polarizado no papel. O resultado uma impresso excelente. A Impressora Laser no s produz cpias mais rapidamente que a impressora matricial, como as pginas so tambm mais fielmente detalhadas que as produzidas em matriciais.

Ateno: a maioria dos modens atuais incorporam recursos para permitir enviar e receber fax do PC. Por isso os modens podem ser chamados tambm por fax modens. 1.7 Dispositivos de Entrada e Sada de Dados
So equipamentos capazes de receber dados de meios externos, transform-las em sinal digital e envi-los para a CPU e receber informaes do microcomputador e envi-los para o meio externo.

Impressora Trmica
Embora sejam mais rpidas, mais econmicas e mais silenciosas do que outros modelos de impressoras, as impressoras trmicas praticamente s so utilizadas hoje em dia em aparelhos de fax e mquinas que imprimem cupons fiscais e extratos bancrios. O grande problema com este mtodo de impresso, todavia, que o papel trmico utilizado desbota com o Figura 41 - Impressora tempo, obrigando ao Trmica. utilizador fazer uma fotocpia do mesmo.

1.7.1 Placa de Som


Dispositivo responsvel por realizar a converso de sinais digitais para analgicos, atravs de um conversor digital/analgico chamado DAC (digital-to-analog conversion), localizada na placa de som e sinais analgicos para digital, atravs de um conversor analgico/digital chamado ADC (analog-to-digital conversion). A placa de som envia sons para os alto falantes e amplificadores ou recebe esses sinais de instrumentos musicais, microfone, etc.

Plotters
Utilizadas na execuo de grficos, mapas e desenhos de engenharia. Com a evoluo da tecnologia de impresso e a reduo de seu custo, vem sendo utilizada para impresso de grandes cartazes na editorao eletrnica.

Figura 43 - Placa de som.

1.7.2 Modem
Dispositivo de entrada e sada de dados desenvolvido para permitir a comunicao entre computadores longa distncia, como por exemplo, acesso Internet. O modem um Modulador/Demodulador. A comunicao a distncia utiliza linhas telefnicas, onde o envio e o recebimento dos dados feito atravs de um meio originalmente construdo para a transmisso de sinais analgicos. Sendo assim, o modem empregado para converter sinais digitais em sinais eltricos (modulao) e reconverte os sinais eltricos em sinais digitais (demodulao).

Figura 42 - Plotter.

1.6.3 Speakers (Caixas de Som)


Tambm conhecidos como Caixas Acsticas, os Speakers so dispositivos de sada de dados, onde transmitem as informaes, no formato de udio, do microcomputador para o usurio.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


Mais eficiente quanto a interferncias causadas por ondas de rdio e melhor consumo de energia; Melhor modulao de sinal que o ADSL; ADSL2 12 Mbit/s (download) 1.0 Mbit/s (upload) ADSL2 12 Mbit/s (download) 3.5 Mbit/s (upload)

Taxa de Transmisso de Dados:

ADSL 2+
Evoluo da tecnologia ADSL 2, possui as seguintes caractersticas: Melhor desempenho que o ADSL2, porm atinge distncias menores; Depende das caractersticas e qualidade dos equipamentos, instalaes e fiaes da linha telefnica. ADSL2+ 24 Mbit/s (Download) 1.0 Mbit/s (upload) ADSL2+ 24 Mbit/s (Download) 3.5 Mbit/s (upload)

Figura 44 - Funcionamento do modem.


A transferncia no modem medida em bps (bits por segundo). Um modem de 56K um modem com taxa de 56 Kbps (o mesmo que 56.000 bps). Os modems convencionais de 56 Kbps so construdos a partir de dois padres que definem as regras de transmisso de dados analgicos: V.90 e V.92. Esses nmeros referem-se aos padres internacionais definidos pela ITU (International Telecomunications Union), que desenvolve e padroniza as telecomunicaes no mundo.

Taxa de Transmisso de Dados:

ADSL
O ADSL (Asymmetric Subscriber Line) a tecnologia de acesso Internet banda larga, que utiliza centrais telefnicas digitais para o trfego de dados, atravs da rede de pares de fios telefnicos. Esse tipo de conexo oferecido pelas operadoras de telefonia e recebe nomes diferentes: Turbo Brasil Telecom, Turbonet GVT, Velox Telemare Speedy da Telefnica. Taxas de Transmisso de dados (ADSL): Download: at 8 Mbps Upload: at 1 Mbps

Cable Modem

Figura 46 - Cable Modem.


A conexo Internet banda larga via cabo, que tambm pode ser chamado de Cable modem, permite atingir velocidades acima de 256 Kbps, Neste tipo tambm no pagamos pulso e podemos ficar 24 horas conectados. O servio oferecido por empresas de TV a cabo, por exemplo, TVA e NET.

1.7.3 Placa de Rede


Uma placa de rede (NIC), ou adaptador de rede, oferece capacidades de comunicaes nos dois sentidos entre a rede e um computador pessoal. Em um sistema de computao desktop, uma placa de circuito impresso que reside em um slot na placa-me e prov uma interface de conexo ao meio de rede Placa de Rede permite a comunicao a curta distncia entre computadores atravs de um meio metlico, ptico ou radiofreqncia , formando uma rede local (LAN).

Figura 45 - Modem ADSL.


A conexo feita por uma linha telefnica, com a vantagem de ficar conectado 24 horas por dia e 7 dias por semana sem se preocupar com a conta telefnica, pois no cobrado o pulso telefnico. Alm disso, a linha fica desocupada para falar ao telefone, mesmo se o usurio estiver navegando na Internet.

ADSL 2
A tecnologia ADSL 2 nada mais do que a evoluo do ADSL e possui as seguintes caractersticas:

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO

Figura 47 - Placa de Rede.

Figura 49 - Monitor Touchscreen. Placas de captura de vdeo


So placas de vdeo com entrada de captura de sinais de vdeo provenientes de cmeras digitais, TV a cabo, etc. Estas placas possuem sada de vdeo (RGB, VGA, SVdeo, etc.).

1.7.4 Placas de Rede Sem-Fio


Qualquer equipamento que utilize os padres IEEE 802.11b ou 802.11g pode acessar a nossa rede sem fios. Estes padres so conhecidos pelo "apelido" comercial WiFi. Para computadores de mesa, deve ser instalada uma placa de rede WiFi tipo PCI. Para computadores portteis, deve ser instalada uma placa de rede WiFi tipo PCMCIA. Todos os notebooks possuem embutido o circuito WiFi, tornando desnecessria a placa PCMCIA. Muitos equipamentos de mo tipo PDA (Palm e similares) tambm j possuem a opo de acesso sem fio WiFi. Com equipamentos do padro IEEE 802.11b a velocidade nominal chega a 11 Mb/s. No padro IEEE 802.11g a velocidade nominal de 54 Mb/s.

Figura 50 - Placa de Captura de Vdeo. Multifuncional


Um equipamento multifuncional aquele que possui mltiplas utilidades. Geralmente consiste de um equipamento integrado por digitalizador (ou Scanner), impressora, copiadora e fax (geralmente atravs de software). Atualmente este tipo de equipamento conta com caractersticas mais avanadas no tratamento e informaes tais como: enviar imagens colocadas no digitalizador diretamente para uma pasta (scan to folder), para um endereo eletrnico (scan to e-mail), entre outros.

Figura 48 - Placa de Rede Sem-Fio.

1.7.5 Outros dispositivos de Entrada e Sada de Dados


Monitores Touchscreen
Alguns monitores podem ser considerados como sendo perifricos tanto de entrada como de sada. So os chamados sensveis ao toque (touchscreen), muito utilizados em caixas de auto-atendimento na rea bancria.

Figura 51 - Impressora Multifuncional.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


1.8 Placa-Me (Motherboard)

Figura 52 Placa me padro ATX.


Apesar de o processador ser o principal componente de um computador, temos no PC vrios componentes como memrias, HDs e placas de vdeo, que sob seu comando desempenham vrias funes essenciais. A funo da placa me justamente criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possvel. O suporte a novas tecnologias, as possibilidades de atualizao e, at certo ponto, a prpria performance do equipamento, so determinados pela placa me. pressionado, no padro ATX utilizada uma fonte inteligente. A fonte ATX recebe ordens diretamente da placa me, o que permite vrios recursos novos, como a possibilidade de desligar o micro diretamente pelo sistema operacional, sem a necessidade de pressionar o boto liga-desliga, programar o micro para ligar ou desligar sozinho em um horrio pr-programado, entre outros. O prprio funcionamento do boto liga-desliga num gabinete ATX tambm diferente. Primeiramente, o boto no ligado na fonte, como no padro AT, mas sim ligado ao conector ATX Power Switch, um conector de dois pinos da placa me, que fica prximo aos conectores para as luzes do painel do gabinete. O comportamento do boto ao ser pressionado tambm diferente. Estando o micro ligado, apenas um toque no boto faz o micro entrar em modo suspenso. Para realmente cortar a eletricidade, preciso manter o boto pressionado por mais de 4 segundos.

1.8.1 Formatos
Atualmente, possvel encontrar venda tanto placas no formato AT, j obsoleto, quanto no formato ATX, o mais atual. Os dois padres diferenciam-se basicamente pelo tamanho. O padro ATX possui um projeto de disposio de componentes mais inteligente, possibilitando circulao de ar e refrigerao da CPU mais inteligentes. Os gabinetes para placas ATX tambm so maiores, o que facilita a montagem e acesso aos componentes internos. Outra vantagem que nas placas ATX, as portas seriais e paralelas, assim como conectores para o teclado, portas USB e PS/2, formam um painel na parte traseira da placa, minimizando problemas de mau contato.

Fonte de alimentao
Alm do tamanho e da disposio mais prtica dos encaixes das portas seriais, paralelas, PS/2 e USB, outra grande diferena do padro ATX sobre o antigo padro AT, a fonte de alimentao. Enquanto no AT a fonte burra limitando-se a enviar corrente ou interromper o fornecimento quando o boto liga-desliga

Figura 53 - Fonte de alimentao padro ATX.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


1.8.2 Barramento
o conjunto de vias que conectam diferentes partes do PC, permitindo dessa forma que haja uma comunicao entre os mesmos, principalmente entre o processador e vrios outros circuitos. As partes que compem o PC se comunicam a todo o momento. Essa comunicao sendo feita atravs de sinais, impulsos eltricos, que devem ser transmitidos atravs de um meio fsico, que o barramento. Podemos dividir os barramentos em duas categorias: barramento local e barramento de expanso. O barramento local dividido em trs sub-barramentos: dados, endereos e controle, conforme comentado em na pgina 7. Os barramentos de expanso so disponveis atravs de slots onde conectamos as placas de expanso (dispositivos internos). Os principais barramentos so: PCI, AGP e PCI Express, IDE, SATA e SCSI. A comunicao com dispositivos externos feito atravs dos barramentos Serial, Paralelo, PS/2 USB e Firewire. O barramento PCI Express utiliza uma taxa de transmisso de dados serial (os barramentos citados at agora utilizam barramento paralelo). O PCI Express pode realizar mais de uma transmisso serial simultnea, pois pode utilizar mais de um canal ou Lanes. Cada canal composto por um par (transmisso/recepo). Cada canal opera com uma freqncia de 2,5GHz e possui uma taxa de transmisso de dados de 250 Mbps. Podemos encontrar sistemas PCI Express com 1, 2, 4, 8, 16 e 32 canais ou Lanes.

Barramento PCI
O barramento PCI (Peripheral Component Interconect) foi desenvolvido para superar o barramento ISA (obsoleto).

Figura 54 - Slot PCI.


Encontramos placas PCI de 32 bits que transferem dados a 133 MB/s e PCI de 64 bits, transferindo dados a 266 MB/s. Tambm possui suporte ao padro PnP (Plug and Play), tecnologia que possibilita ao Sistema Operacional reconhecer automaticamente a conexo de novas placas a mquina. Todas as tecnologias de barramento desenvolvidas depois do PCI foram padronizadas no padro PnP. Barramento AGP

Figura 56 - Tipos de slots PCI Express.


Na tabela a seguir comparamos as taxas de transferncias dos barramentos PCI, AGP e PCI Express.

Tabela 10 - Tabela comparativa de desempenho.


Barramento PCI AGP 2x AGP 4x Taxa de Transferncia 133 MB/s 533 MB/s 1.066 MB/s 2.133 MB/s 250 MB/s 500 MB/s 1.000 MB/s 4.000 MB/s 8.000 MB/s os slots dos principais

Figura 55 - Slot AGP.


O barramento AGP (Acelerated Graphics Port) um barramento criado exclusivamente para placas aceleradoras grficas, que possibilitam uma taxa de transferncia entre placa-me e a placa de vdeo muito superior, pois possui uma largura de banda 4 vezes maior que o barramento PCI, podendo atingir 2.112 MB/s (padro AGP 8x).

AGP 8x PCI Express 1x PCI Express 2x PCI Express 4x PCI Express 16x PCI Express 32x

Barramento PCI Express


Substituto dos barramentos PCI e AGP, o PCI Express destinado a todas as plataformas de PCs e oferece suporte a praticamente todas as placas disponveis, como modems, placas de rede, vdeo e som, entre outras.

A figura abaixo ilustra barramentos de expanso.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


SATA (Serial ATA, S-ATA Technology Attachment) ou Serial Advanced

uma tecnologia de transferncia de dados entre um Disco Rgido (Hard Disk) e a Placa Me (Motherboard). o sucessor da tecnologia ATA (Advanced Technology Attachment tambm conhecido como IDE ou Integrated Drive Electronics) que foi renomeada para PATA (Parallel ATA) para se diferenciar de SATA. Diferentemente dos Discos Rgidos IDE, que transmitem os dados atravs de cabos de 40 ou 80 fios paralelos, o que resulta num cabo enorme, os Discos Rgidos SATA transferem os dados em srie em apenas 4 fios em um nico cabo, o que permite usar cabos com menos dimetro que no interferem na ventilao do gabinete.

Figura 57- Slots de expanso. Barramento IDE


Barramento utilizado para conexo de placa-me e disco rgido ou drive de CD/DVD. Possui uma largura de banda de 32 bits.

Figura 60 - Cabo SATA e SATA II. Barramento SCSI


SCSI sigla para Small Computer System Interface. Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de transferncia de dados entre dispositivos de um computador, desde que tais perifricos sejam compatveis com a tecnologia. O padro SCSI muito utilizado para conexes de HD (disco rgido), scanners, impressoras, CD-ROM ou qualquer outro dispositivo que necessite de alta transferncia de dados.

Figura 58 - Cabo IDE de 80 vias.


Geralmente as placas me possuem dois conectores: IDE Primrio e IDE Secundrio. Cada conector suporta dois dispositivos. Para a conexo entre os dispositivos utilizado um Flat Cable de 40 ou 80 vias.

Figura 61 - Controladora SCSI.


As vantagens do SCSI no se resumem apenas questo da velocidade, mas tambm da compatibilidade e estabilidade. Sendo o processador o dispositivo mais rpido do computador, o uso do padro SCSI permite que essa velocidade seja aproveitada e assim, aumentar-se de forma considervel o desempenho do computador. Isso deixa claro que o SCSI aplicado principalmente em servidores e em aplicaes de misso crtica. Em grficas, o uso de scanners

Figura 59 - Conectores IDE primrio e secundrio.

Barramento SATA

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


poderosos poderia ser invivel se o computador no conseguisse processar as imagens rapidamente, devido baixa taxa de transferncia. O padro SCSI consegue resolver essa questo. As primeiras portas paralelas eram capazes apenas de transmitir dados, e no de receber, sendo seu uso geralmente restrito conexo de impressoras. Foram posteriormente criados vrios outros padres para portas paralelas, que alm de serem mais rpidos, permitem a comunicao bidirecional, como o ECP e o EPP. As portas seriais (interfaces RS-232) tambm evoluram. As primeiras portas eram capazes de transmitir dados numa velocidade de apenas 9,600 bits por segundo, enquanto as mais recentes podem transmitir a at 115,000 bits por segundo.

Adaptadores Wide SCSI e Narrow SCSI


possvel encontrar adaptadores Wide SCSI e Narrow SCSI. Ambos permitem uma velocidade maior no barramento (de 5 a 10 MHz). No entanto, o Wide SCSI usa um cabo adicional de 16 ou 32 bits de largura para enviar dados, o que permite o dobro ou qudruplo da velocidade, respectivamente. J o Narrow SCSI usa somente 8 bits de largura. A tabela abaixo mostra o comparativo entre esses adaptadores:

Tabela 11- Variaes da Tecnologia SCSI.


Tipo de SCSI SCSI-1 SCSI-2 Ultra-SCSI Ultra-2 SCSI Ultra-3 SCSI Wide SCSI (MB/s) 10 20 40 80 160 Narrow SCSI (MB/s) 5 10 20 40 80

Barramento Serial e Paralelo


Tanto as portas seriais, quanto as portas paralelas, ou de impressora, so portas de comunicao que compartilham o canal de dados do barramento ISA. A princpio, o funcionamento de ambas bem parecido. So usados alguns pinos para a transmisso de dados e outros para controle de fluxo e checagem.

Figura 63 - Cabo Serial. Barramento PS/2


Usado para conectar mouse e teclado. Esse barramento suporta a tecnologia plug and play, ou seja, equipamentos instalados neste barramento so reconhecidos pelo sistema operacional.

Barramento USB
O USB a tentativa bem sucedida de criar um padro para a conexo de perifricos externos. principais armas so a facilidade de uso possibilidade de se conectar vrios perifricos a nica porta USB. novo Suas e a uma

Com exceo do PCMCIA, o USB o primeiro barramento para micros PC realmente Plug-and-Play. Podemos conectar perifricos mesmo com o micro ligado (Hot Plug), bastando fornecer o Drive do dispositivo para que tudo funcione sem ser necessrio reinicializar o micro. A controladora USB tambm suficientemente inteligente para perceber a desconexo de um perifrico.

Figura 62 - Cabo Paralelo e os conectores macho e fmea.


A diferena principal, que numa porta serial apenas um pino usado para a transmisso de dados, sendo os bits transmitidos um a um, em srie, dai o nome serial. J nas portas paralelas, so usadas oito vias de dados, permitindo o envio de 8 bits de cada vez, o que as torna muito mais rpidas que as seriais. No caso de placas me que no trazem slots ISA (obsoleto), e conseqentemente no possuem este barramento, as portas so conectadas diretamente ao barramento PCI.

Existem no mercado vrios perifricos USB que vo de mouses e teclados s placas de rede, passando por scanners, impressoras, gravadores de CD, modems, cmeras de videoconferncia e muitos outros. Inicialmente cada porta USB permite uma taxa de transferncia de 12 Mbps, ou cerca de 1.5 MB/s (USB 1.1), cerca de 100 vezes mais do que a permitida por um porta serial, e um pouco mais do que a permitida por uma porta paralela ECP. Atualmente encontramos no mercado a verso 2.0 do barramento USB, que possui uma taxa de transferncia

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


de dados de 480 Mbps. Cada porta USB pode receber at 127 conexes de dispositivos perifricos. Este barramento utilizado principalmente em Notebook e handhelds onde, na maioria das vezes, o nico meio de conectar placas de expanso. A principal vantagem dos dispositivos PCMCIA o tamanho: todos possuem dimenses um pouco menores que as um carto de crdito, apenas mais espessos. Atualmente possvel encontrar praticamente qualquer tipo de dispositivos na forma de placas PCMCIA: modems, placas de som, placas de rede, placas decodificadoras de DVD, cartes de memrias SRAM e memrias Flash e, at mesmo, discos rgidos removveis.

Tabela 12 - Variao dos conectores USB.

Figura 64 - Placa de rede sem fio padro PCMCIA.

1.8.3 Chipset
Barramento Fire Wire
Padro desenvolvido pela Apple na dcada de 80, o Fire Wire (IEEE 1394) um barramento de grande desempenho com muitas semelhanas ao barramento USB (PnP e Hot Plug), porm com um desempenho superior. A verso mais recente do barramento Fire Wire o IEEE 1394b, que transfere 800 Mbps e vem sendo empregados em muitas filmadoras, cmeras digitais, impressoras e scanners. Chipset o nome dado ao conjunto de chips (set significa conjunto, da o seu nome) localizados na placa-me com a finalidade de controlar dispositivos e prover uma interface entre o processador e demais componentes do micro. Nos primeiros PCs, a placa-me usava circuitos integrados discretos. Com isso, vrios chips eram necessrios para criar todos os circuitos necessrios para fazer um computador funcionar. Aps algum tempo os fabricantes de chips comearam a integrar vrios chips dentro de chips maiores. Como isso, em vez de usar uma dzia de pequenos chips, uma placa-me poderia ser construda usando apenas meia dzia de chips maiores. O processo de integrao continuou e em meado dos anos 90 as placas-me eram construdas usando apenas dois ou at mesmo um nico chip grande. Com o lanamento do barramento PCI, um novo conceito, que ainda hoje em dia utilizado, pde ser empregado pela primeira vez: a utilizao de pontes. Geralmente as placas-me possuem dois chips grandes: uma chamada ponte norte e outra chamada ponte sul. s vezes, alguns fabricantes de chip podem integrar a ponte norte e a ponte sul em um nico chip; neste caso a placa-me ter apenas um circuito integrado grande.

Tabela 13 - Variao de conectores Firewire.

Ponte Norte (Northbridge)


O chip ponte norte, tambm chamado de MCH (Memory Controller Hub, Hub Controlador de Memria) conectado diretamente ao processador e possui basicamente as seguintes funes:

Barramento PCMCIA
Personal Computer Memory Card International Association

Controlador de Memria (*); Controlador do barramento AGP;

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


Controlador do barramento PCI Express. Interface para transferncia de dados com a ponte sul (*) Exceto para processadores da AMD, como o caso do Athlon 64 e Processadores Phenon, j que nesses processadores o controlador de memria est localizado no prprio processador, e no na ponte norte.

Ponte Sul (Southbridge)


O chip ponte sul, tambm chamado ICH (I/O Controller Hub, Hub Controlador de Entrada e Sada) conectado ponte norte e sua funo basicamente controlar os dispositivos on-board e de entrada e sada tais como: Discos Rgidos (Paralelo e Serial ATA); Portas USB; Som on-board; Rede on-board; Barramento PCI; Barramento ISA (se disponvel); Relgio de Tempo Real (RTC); Memria de configurao (CMOS); Dispositivos antigos, interrupo e de DMA como controladores de

A ponte sul tambm conectada a dois outros chips disponveis na placa-me: o chip de memria ROM, mais conhecido como BIOS, e o chip Super I/O, que o responsvel por controlar dispositivos antigos como portas seriais, porta paralela e unidade de disquete. Enquanto que a ponte sul pode ter alguma influncia no desempenho do disco rgido, este componente no to crucial no que se refere ao desempenho geral do micro quanto ponte norte. Na verdade, a ponte sul tem mais a ver com as funcionalidades da sua placame do que com o desempenho. a ponte sul que determina a quantidade (e velocidade) das portas USB e a quantidade e tipo (ATA ou Serial ATA) das portas do disco rgido que sua placa-me possui, por exemplo.

Figura 66 - Diagrama de blocos do Chipset. Dispositivos AMR, CNR e ACR


AMR (Audio Modem Riser), CNR (Communications and Network Riser) e ACR (Advanced Communications Riser) so slots que voc pode encontrar em sua placame e que possuem o mesmo objetivo: permitir que dispositivos HSP (Host Signal Processing) sejam instalados no micro. Estes dispositivos podem ser modems, placas de som e placas e rede. Os dispositivos HSP so controlados pelo processador do micro. Como resultado, os dispositivos HSP so baratos, j que no possuem nenhum circuito complexo. Por outro lado, o micro perde um pouco do seu desempenho, j que o tempo do processador ser utilizado para controlar estes dispositivos. Os dispositivos HSP so tambm conhecidos como soft modems ou win modems.

1.8.4 Pedido de Interrupo (IRQ)


Comeando do bsico, os endereos de IRQ so interrupes de hardware, canais que os dispositivos podem utilizar para chamar a ateno do processador. Apesar de podermos rodar muitos programas ao mesmo tempo, os processadores so capazes de fazer apenas uma coisa de cada vez. A multitarefa surge de um chaveamento muito rpido entre os aplicativos abertos, dando a impresso de que todos realmente esto sendo executados ao mesmo tempo. Mas, o que fazer quando o processador est ocupado, processando qualquer coisa e voc digita um caractere do teclado, o modem precisa transmitir dados para o processador, ou qualquer coisa do gnero? neste

Figura 65 - Processador Core 2 Duo e o Conjunto de Chips (Chipset) Ponte Norte e Ponte Sul.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


ponto que entram os endereos de IRQ. Ao ser avisado atravs de qualquer um destes canais, o processador imediatamente pra qualquer coisa que esteja fazendo e d ateno ao dispositivo, voltando ao trabalho logo depois. II. Alguns tipos de mouse se comunicam com o computador por meio de porta serial.

Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) somente a I

1.8.5 DMA Direct Memory Access Acesso Direto Memria


Normalmente o nico componente que acessa a memria RAM da mquina o processador. O recurso DMA permite que outros componentes tambm acessem a memria RAM diretamente, como discos rgidos, o que aumenta o desempenho na transferncia de grande quantidade de dados. Nos primeiros PCs havia um circuito chamado controlador de DMA (originalmente este circuito era o 8237 e posteriormente este circuito passou a estar integrado no chipset da placa-me, em um circuito chamado ponte sul), que era responsvel por gerenciar estas comunicaes. Nos sistemas baseados no barramento PCI, este recurso nativamente suportado pelo barramento PCI (neste barramento o DMA tambm chamado de Bus Mastering), no necessitando mais de um controlador a parte como nos primeiros PCs. Cada perifrico pode, se quiser, acessar diretamente a memria RAM usando esta tcnica.

b) I e II C) somente a II 03. Com relao s especificaes acima e a conceitos de hardware e software de computadores do tipo PC, julgue os itens seguintes. I. Para o funcionamento adequado do computador, a quantidade de memria RAM a ser instalada deve ser dimensionada em funo do tipo de operaes/processamento que ele dever executar. O contedo armazenado na memria RAM perdido quando o computador desligado. O teclado ABNT, tambm conhecido como DVORAK, o mais popular em uso atualmente no Brasil e tem algumas vantagens com relao ao teclado ABNT2, pois, ao contrrio deste, contm teclas com caracteres especficos da lngua portuguesa, como a tecla

II.

Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) somente a I b) I e II C) somente a II 04. Analise as seguintes afirmaes relativas UCP Unidade Central de Processamento, ou processador, de um computador. I. Um processador, alm da capacidade de realizar leituras e gravaes na memria, deve ser capaz de comunicar-se com o usurio. Ele deve ser capaz de ler dados provenientes do teclado, mouse e outros dispositivos de sada de dados, bem como transferir dados para o vdeo, impressora e outros dispositivos de entrada de dados. II. O processador possui um barramento de dados, atravs do qual trafegam os dados que so transmitidos ou recebidos pelo barramento de endereos. III. O processador utiliza o barramento de endereos para indicar qual a posio de memria a ser acessada. IV. Os processadores possuem, alm do barramento de dados e de endereos, o barramento de controle. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II d) I e III b) II e III e) II e IV c) III e IV

Questes de Concursos Pblicos


01. Sobre o hardware do computador, todas as alternativas esto corretas, exceto a: a) O setup o programa de configurao da mquina. Atravs dele selecionada a configurao do disco rgido e outras opes relacionadas ao hardware do sistema. HD (Hard Disk) um sistema lacrado, contendo discos magnticos de alta capacidade, onde dados e programas so armazenados. Tambm chamado de memria de massa ou de memria secundria. USB (Universal Serial Bus) o caminho de comunicao do processador com o chipset da placa-me, conhecido em portugus como "barramento externo". PCI (Peripheral Component Interconnect) um tipo de slot criado pela Intel para a instalao de perifricos no PC que transfere dados a 32 bits por vez.

b)

c)

d)

02. Em computadores do tipo PC, a comunicao com perifricos pode ser realizada por meio de diferentes interfaces. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens. I. A comunicao entre a CPU e o monitor de vdeo feita, na grande maioria dos casos, pela porta serial.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


05. Na seguinte especificao de um computador Core 2 Duo 2,2 Ghertz, 4 GB, HD de 500 GB, Cache 4 MB - correto afirmar que a) 2,2 Ghertz refere-se BIOS b) HD de 500 GB refere-se ao processador c) Core 2 Duo refere-se ao clock d) 4 GB refere-se memria RAM e) Cache de 4 MB refere-se ao disco rgido 06. Qual, dentre os dispositivos perifricos listados abaixo, o nico que serve apenas como dispositivo de entrada? a) b) c) d) e) Alto falante Impressora Monitor Pen drive Teclado a) b) c) d) e) Overclock Swap Multitarefa Multiprocessamento Crashing

09. O termo barramento refere-se aos contatos fsicos que transportam sinais entre o processador e qualquer dispositivo perifrico. Atualmente, existe um padro de barramento de dados que permite a conexo de vrios perifricos externos ao computador, atravs de uma nica interface e um nico protocolo, eliminando a necessidade de instalao e configurao de placas extras. Trata-se do barramento a) PCI d) DDR b) USB e) ISA c) SCSI

10. Considerando o hardware do computador, todas as alternativas esto corretas, exceto a: a) USB (Universal Serial Bus) um barramento externo ao PC que serve para a conexo de perifricos externos, tais como mouses, teclados e cmeras digitais. PCI (Peripheral Component Interconnect) um tipo de slot criado pela Intel exclusivamente para a instalao de placas de vdeo ao micro. A fonte do tipo ATX possui um recurso chamado power-on, de forma que o comando de ligar ou desligar a fonte enviado pela placa-me. O circuito de memria RAM pode ser construdo com uma enorme gama de tecnologias, tais como EDO, SDRAM e DDR-SDRAM.

07. Analise as seguintes afirmaes relativas a componentes bsicos de um computador. I. O chipset (conjunto de chips) controla o sistema e seus recursos. Todos os componentes comunicam-se com o processador por meio do chipset - a central de todas as transferncias de dados. O chipset utiliza o controlador DMA e o controlador do barramento para organizar o fluxo contnuo de dados pelo qual ele responsvel. II. O cache um bloco de memria de alta velocidade, no qual os dados so copiados ao serem acessados da RAM. Esse armazenamento de instrues permite a melhoria do desempenho do processador. III. A tecnologia Intel MMX foi desenvolvida para acelerar os aplicativos de multimdia e de comunicaes. Devido a sua elevada velocidade de processamento, os processadores Intel MMX no incorporam cachs Nvel 1 (L1, Level 1) e Nvel 2 (L2, Level 2). IV. Uma entrada USB (Universal Serial Bus) um recurso disponvel para os PCs que permite a conexo exclusiva de perifricos de captura de imagens tais como cmaras digitais e scanners. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II d) I e III b) II e III e) II e IV III. c) III e IV II. 08. Quando a memria RAM de um microcomputador no comporta todo o programa de uma nica vez, o computador carrega para a memria apenas as partes essenciais. Quando ele necessita de outras partes do programa, ele utiliza um artifcio denominado: b)

c)

d)

11. As informaes contidas nos perifricos de entrada de um computador so transferidas para serem manipuladas no processador por meio do: a) b) c) d) e) barramento de endereos. barramento de dados. BIOS Basic Input/Output System. Firewall. Cluster.

12. Analise as seguintes afirmaes relativas a componentes bsicos de um computador. I. A memria RAM pode ser lida ou gravada pelo computador e outros dispositivos. A memria virtual utilizada para armazenamento temporrio, visando execuo de programas que precisam de mais memria, alm da principal. Paginar significa mover as partes da memria ROM usadas com pouca freqncia como memria de trabalho para outra mdia armazenvel, geralmente o CDROM. As memrias ROM e Cache tm a mesma velocidade de acesso em computadores mais

IV.

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO


modernos, desde que o processador tenha sido configurado para utilizar a memria virtual como intermediria entre a memria RAM e o HD. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV III. A memria em um computador organizada em uma hierarquia que, considerando-se o tempo de acesso da mais rpida para a mais lenta, ordenada como: Memria principal; Registradores; Cache; Armazenamento secundrio em discos rgidos (HD); Armazenamento secundrio em unidades de rede compartilhadas; Armazenamento secundrio que utilizam acesso USB; Armazenamento secundrio em CD-ROM e Armazenamento off-line (fitas). V. Com relao memria de acesso aleatrio (Random Access Memory RAM), o termo aleatrio significa que o processador, ao buscar um dado, deve varrer aleatoriamente todas as clulas de memria existentes no computador, at encontrar o dado desejado. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) II e IV d) I e III b) II e III e) I e II c) III e IV reiniciar o computador. possvel usar uma nica porta USB para conectar vrios dispositivos perifricos. II. Um Driver de Dispositivo um programa que permite que um dispositivo, como uma placa de rede, se comunique com o Sistema Operacional. Para os dispositivos ativados no Sistema Operacional, os drivers de dispositivo so carregados automaticamente quando o computador inicializado.

13. Com relao a hardware de computadores do tipo PC, a perifricos e a equipamentos associados a esse tipo de computador, julgue os itens a seguir. (certo e errado) a) Uma configurao tpica dos computadores pessoais atuais com melhor desempenho a seguinte: Microprocessador Pentium 4 com clock de 3 kHz, disco rgido de 1 megabyte, memria RAM de 512 gigabytes, 1 porta USB, 1 porta serial, 1 teclado, 1 mouse USB e 1 leitor de CD-ROM. b) Os dispositivos de armazenamento de dados comumente denominados pen drives tm capacidade de armazenamento de dados, por unidade, superior aos disquetes de 3". Entretanto, mesmo os pen drives de maior capacidade tm, atualmente, capacidade de armazenamento bastante inferior dos CD-ROM mais utilizados. 14. Com relao ao hardware da plataforma IBM-PC, a: a) A interface PCI um dispositivo do tipo E/S, concebido especificamente para aperfeioar a conexo grfica das placas de vdeo com o monitor. b) RAM, ao contrrio da memria ROM, uma memria de armazenamento definitivo e seu contedo somente alterado ou apagado atravs de comandos especficos. c) RAM uma memria de armazenamento temporrio, enquanto a memria ROM um tipo de memria que no perde informaes, mesmo quando a energia desligada. d) Unidade de Aritmtica e Lgica passou a ocupar o mesmo chipset da cache L1, com o objetivo de aumentar a velocidade de processamento nos microcomputadores atuais. e) ordem de busca realizada pela CPU para alocar os dados para processamento inicia-se na memria principal, em seguida na Cache L1 e por ltimo na Cache L2. 15. Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos bsicos sobre hardware, software e Sistema Operacional Windows 2000. I. O USB (Universal Serial Bus, barramento serial universal) um barramento que d suporte instalao Plug and Play. Usando o USB pode-se conectar e desconectar dispositivos sem desligar ou

Os programas POST e BIOS encontram-se situados em um determinado tipo de memria dos microcomputadores. Essa memria conhecida como: a) RAM b) Virtual c) Cache d) ROM e) DRAM

Informtica Aplicada

Prof. Fabiano Rossmann

Vous aimerez peut-être aussi