Vous êtes sur la page 1sur 28

CONCURSO PBLICO

15 / ABRIL / 2012

TARDE

TJMG/MG

CADERNO DE PROVAS
CADERNO CARGO:

21
PROVAS:

Tc. Judicirio / Tc. Judicirio

Lngua Portuguesa Noes de Informtica Conhecimentos Especficos Redao

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO:


1 - Este caderno de provas contm um total de 60 (Sessenta) questes objetivas, sendo 25 de Lngua Portuguesa, 5 de Noes de Informtica, 30 de Conhecimentos Especficos e Redao. Confira-o. 2 - Confira se este caderno corresponde ao cargo para o qual voc est concorrendo. 3 - Esta prova ter, no mximo, 5h (Cinco horas) de durao, includo o tempo destinado transcrio de suas respostas no gabarito oficial. 4 - No perca tempo em questes, cujas respostas lhe paream difceis, volte a elas se lhe sobrar tempo. 5 - Respondidas as questes, voc dever passar o gabarito para a sua folha de respostas, usando caneta esferogrfica azul ou preta. 6 - Em nenhuma hiptese haver substituio da Folha de Respostas por erro do candidato. 7 - Este caderno dever ser devolvido ao fiscal, juntamente, com sua folha de respostas, devidamente preenchidos e assinados. 8 - O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. 9 - Voc pode transcrever suas respostas na ltima folha deste caderno e a mesma poder ser destacada. 10 - O gabarito oficial da prova objetiva ser publicado no Dirio do Judicirio e nos endereos www.ejef.tjmg.jus.br e www.fumarc.org.br, dois dias depois da realizao da prova. 11 - A comisso organizadora da FUMARC Concursos lhe deseja uma boa prova!

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ]

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu nmero de inscrio e nome no quadro abaixo: N de Inscrio Nome

LNGUA PORTUGUESA

Leia, atentamente, os textos I e II para responder s questes de 01 a 08. TEXTO I Cidadezinha qualquer Casas entre bananeiras Mulheres entre laranjeiras Pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia potica. 2. ed. So Paulo: Abril, 1982, p. 37.)

TEXTO II Cidadezinha Qualquer versus Nadpolis 1. Cidadezinha Qualquer, os leitores fiquem sabendo logo, uma cidade comum localizada em uma regio distante de um longnquo pas. O que os leitores no sabiam ainda, pois eu ainda no lhes contei, e agora conto, que existe uma cidade chamada Nadpolis, sede de um municpio fronteirio com Cidadezinha Qualquer. (...) Nadpolis era uma cidade meio antiptica mesmo. No, no era birra dos cidados cidadequalquerianos: Nadpolis tinha um ar arrogante e antiptico! A comear pelo nome pomposo. Esse polis grego e sofisticado no final do nome, essa pose forada que destoa do ambiente natural da regio, renega a histria... Isso para no falar da mania que tinham os nadopolenses de apregoar as vantagens de viver em um municpio como o seu. Era comum ouvi-los dizer: 2. - Nadpolis a cidade mais porreta da regio; l todo mundo veve bem e nis no tem os pobrema qui as outra cidade de perto tudo tem... 3. Para que os leitores no julguem o autor muito parcial bom que se diga: realmente Nadpolis era mais prspera do que Cidadezinha Qualquer. Graas ao incremento de sua agricultura e grande soma de recursos e trabalho que isto envolve, Nadpolis, quela poca, vivia o seu perodo de esplendor. Grandes e suntuosas construes erguiam-se por toda parte, o comrcio local atraa compradores de toda a proximidade, a vida noturna era agitadssima. Grupos de visitantes eram levados para pontos estratgicos para serem orientados por um agente turstico sobre as maravilhas da cidade. Como no podia deixar de ser, a arrecadao da Prefeitura local tambm era das melhores.
(COTRIM, Fabiano. http://www.faroldacidade.com.br. Postado em 01/04/2008. Texto adaptado)

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 01 Compare o Texto I com o Texto II e avalie as afirmativas. I. No Texto I, o ltimo verso funciona como elemento surpresa, pois introduz um comentrio que muda totalmente a proposta do poema. II. No Texto II, o narrador confere um tom irnico e bem-humorado narrativa e faz uso da gria para caracterizar a fala dos habitantes do lugar. III. Nos dois textos, as cidades s quais os autores se referem so reais, embora apresentem tambm caractersticas fantasmagricas. IV. No Texto II, em alguns momentos, o narrador dialoga com o leitor, na tentativa de torn-lo cmplice do que pretende relatar. Est de acordo com os textos o que se afirma SOMENTE em a) b) c) d) I. II e III. I e IV. I, II e IV.

QUESTO 02 Considere as afirmaes seguintes e assinale a CORRETA. a) Os termos cidadequalquerianos e nadopolenses (Texto II) constituem neologismos, entendendo-os como aquelas unidade lexicais que so sentidas como novas na comunidade lingustica. b) O ttulo do Texto II tem uma conotao negativa expressa pela noo de insuficincia contida na palavra versus c) Uma das diferenas entre os textos I e II que o Texto II apresenta uma redao que no exige tanta inferncia e no carrega tanto contedo pressuposto no Texto I. d) No Texto II h alternncia de traos narrativos e dissertativos ao longo dos pargrafos, com ausncia de traos descritivos mesclados a comentrios interpretativos. QUESTO 03 Transpondo corretamente para a voz ativa a orao para serem orientados por um agente turstico (Texto II, 3), obtm-se: a) b) c) d) para que fossem orientados por um agente turstico. para um agente turstico os orientarem. para que um agente turstico lhes orientassem. para um agente turstico instru-los.

QUESTO 04 Sobre o Texto I, possvel afirmar que o poema a) b) c) d) mostra, com sentimento piedoso e comiserao, o desajuste existencial do homem diante da vida. aborda, com uma linguagem sinttica, a monotonia e o tdio que predominam em pequenas cidades do interior. enfoca uma preocupao de ordem poltica e social que sintetiza o sentimento do mundo do sujeito lrico. enfatiza uma viso nostlgica do passado, por meio de uma linguagem simples e pouco elaborada.

QUESTO 05 No texto I, constitui um ingrediente discursivo utilizado pelo poeta a) b) c) d) o uso tambm da linguagem coloquial, que se desvia do padro culto da lngua. a exposio argumentativa de ideias, que se efetiva pela ausncia de linguagem figurada. a linguagem verbal articulada com situaes imagticas, para dar mais veracidade aos fatos. os recursos de natureza narrativa que visam a estabelecer um constante dilogo com o leitor.

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 06 Observe o trecho a seguir, transcrito do Texto II. Nadpolis era uma cidade meio antiptica mesmo. No, no era birra dos cidados cidadequalquerianos. Nadpolis tinha um ar arrogante e antiptico! A comear pelo nome pomposo. (...) Considere as seguintes afirmaes: I. Ocorre nesse fragmento uma personificao da cidade de Nadpolis. II. O adjetivo pomposo aufere Nadpolis uma expresso de nobreza. III. O advrbio negativo vem trazer a recusa da pompa destinada a Nadpolis. IV. A expresso mesmo assume funo adverbial de intensidade em relao ao adjetivo antiptica. Est correto APENAS o que se afirma em: a) b) c) d) I e II. II,III e IV. I,II e IV. I,II,IV.

QUESTO 07 Leia com ateno os dois textos a seguir: TEXTO I domingo, 26 de abril de 2009 Um Puxo de Orelha

Duas cidades do interior paulista adotaram uma espcie de toque de recolher para crianas e adolescentes sob a justificativa de tentar reduzir a criminalidade. Em Ilha Solteira e Itapura, no noroeste do Estado, menores de 13 anos podem ficar na rua at as 20h30. Adolescentes de 13 e 14 anos, at as 22h. Para quem tem 16 e 17 anos, o limite 23h. Menores de 15 anos esto proibidos de frequentar lan houses. (...) A medida foi baseada em atitude parecida determinada por um juiz de Fernandpolis (553 km de SP).
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u554311.shtml

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] Nesta semana veio mdia uma polmica envolvendo o tal toque de recolher imposto pelas prefeituras de Fernandpolis e Ilha Solteira. O que era de se esperar, muitos adolescentes abominaram a deciso do juiz, enquanto seus pais adoraram a ideia. - Ah, mas a minha filha no me escuta, cabea dura! - Tem que fazer isso mesmo. Essa molecada no tem juzo! Do outro lado, uma adolescente questiona, conforme mostrado no Fantstico: - Se pra reduzir a criminalidade, e os jovens que no esto fazendo nada de errado, tem que pagar pelos outros? Ricardo Cabezon, presidente da comisso de direitos da criana e do adolescente da OAB de So Paulo, diz, no mesmo programa: - Isso fere a constituio. (...) Liberdade de ir e vir, liberdade de educar, liberdade de poder escolher entre o que certo e o que errado. (...) Viver na democracia tambm oferecer s pessoas a oportunidade de elas entenderem o peso dos seus atos. Se o jovem quis ficar acordado noite e ele passar o outro dia com sono, ele tem que entender que isso no bom para ele. Opinies contra ou a favor fazem parte de medidas polmicas da justia, como essa. A questo , chegamos a um ponto em que a justia precisa determinar as horas que os adolescentes voltam para casa, tarefa que normalmente caberia aos pais. Antigamente, mesmo um garoto de 17 anos tremia todo s de perceber que seu pai o olhava com um ar mais severo. Hoje, vemos casos cada vez mais grotescos de filhos que at matam seus pais por motivos banais. (Danilo Moreira)
FOTO: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/04/278_1135-charge11042009.jpg

TEXTO II Cidadezinha qualquer Casas entre bananeiras Mulheres entre laranjeiras Pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus. O Texto I apresenta a realidade poltica vivida hoje, no sculo XXI, em que a ideologia de dias pacificados pela mesmice se quebra a partir da imagem apresentada. O Texto II apresenta, de forma lrica, a realidade de uma vida pacata, o que faz com que a ideologia de vida evidenciada se desenvolva pelos elementos morfolgicos presentes. Os dois textos edificam um modelo de sociedade que rompe com os padres de vida em social, apresentando distines ideolgicas . A partir das relaes entre os textos, leia as afirmativas abaixo: I. Em ambos os textos, os autores apresentam as cidades sob olhares distintos, de forma diversa, o que proporciona a cada um estilos tambm distintos de formas de escrever; II. Em ambos os textos, o conceito da ideia de liberdade dado de forma distinta: no Texto I, a liberdade vista como parte fundamental dos direitos do homem, encontrada,inclusive como parte integrante da Constituio Federal de 1988; j no Texto II, a liberdade vista de forma potica e conotativa, o que vem configurar a diferena entre as sociedades de pocas diferentes. III. O Texto I apresenta o valor reverencial do jovem em relao aos pais, como elemento negativo na conduta da deciso judicial; IV. O Texto II apresenta a distino temporal existente em relao ao Texto I, demonstrando a sequncia das aes atravs da ideia expressa pelo verbo devagar, garantindo ao Texto II uma sequncia de fatos diversos. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) As afirmativas I e IV esto corretas; As afirmativas I e II esto corretas; As afirmativas II e III esto corretas; As afirmativas III e IV esto corretas. 6

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 08 Leia as informaes abaixo: I. O nome da cidade Nadpolis. II. A populao da cidade a respeita muito. O elemento de ligao MAIS adequado para reunir, na mesma sequncia, os pensamentos, : a) onde. b) que. c) cuja. d) quanto. Leia atentamente as charges para responder as questes 09, 10 e 11. CHARGE I

CHARGE II

http://ver.blog.br/tag/ficha-limpa/

CHARGE III

http://elsonsouto.blogspot.com.br/2012/02/lei-ficha-limpa-aprovada.html

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 09 Assinale a afirmativa FALSA. a) A frase Espelho, espelho meu, existe no Brasil algum mais sujo do que eu? (Charge I) se justifica pelo processo intertextual da pardia. b) Considerando as diferenas entre lngua oral e escrita, a fala do personagem no segundo balo da Charge III representa uma inadequao da linguagem usada no contexto. c) A palavra sano (balo 1 da Charge II) admite como variante lingustica sanso, que pode substituir a primeira sem alterar o sentido da frase d) No 2 balo da Charge I, o termo limpinhos est entre aspas por trazer ao contexto uma conotao irnica. QUESTO 10 Est CORRETO o que se afirma em a) Na Charge II, unanimidade um adjetivo que possui relao sinonmica com o vocbulo idiossincrasia. b) Expresses como um laranja e empresa de fachada (Charge III) caracterizam aes adversas s propostas do projeto Ficha Limpa. c) No segundo e terceiro bales da Charge II h verbos de primeira conjugao empregados no modo indicativo. d) Na frase ... existe no Brasil algum mais sujo do que eu? (Charge I), mais uma conjuno coordenativa que expressa oposio. QUESTO 11 Assinale a alternativa que NO apresenta um exemplo de coloquialismo. a) b) c) d) E, a, nobre colega?! Toda unanimidade burra. To procurando trabalho. Mande flores para Dilma.

Leia, atentamente, o texto abaixo para responder s questes de 12 a 15. Congresso fixa lei 1. Com o advento da Lei Complementar n 135, de 4 de junho de 2010, que alterou a Lei Complementar n 64, de 18 de maio de 1990, o pas celebrou a aprovao da figura que foi denominada de ficha limpa, porque lutou muito para isso. 2. No se discute - e j vem tarde, a necessidade de lei que permita o aperfeioamento do processo democrtico, afastando das urnas os condenados por crimes e outras irregularidades graves contra direitos fundamentais e princpios republicanos. O povo respira aliviado. o desejo, e no j da cidade, seno de toda a populao. 3. Mas algumas reflexes se impem para esclarecer e equacionar com serenidade e equilbrio alguns postulados que devem nortear o aprimoramento da sociedade, permitindo-nos legar s geraes futuras um cenrio melhor, pois a nao que briga por seus direitos progride.
(http://jus.com.br/revista/texto/21281/lei-da-ficha-limpa-opiniao Texto adaptado)

QUESTO 12 A frase que encabea o ttulo est a) b) c) d) inteligvel, porque a ordem de colocao das palavras permite identificar-lhes a funo sinttica. incorreta, porque no traz determinante junto do substantivo. ambgua, porque nela ocorrem simultaneamente dois verbos. correta, porque as trs palavras que a compem pertencem mesma classe gramatical.

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 13 Leia o trecho transcrito: O povo respira aliviado. A predicao do verbo negritado na frase acima se repete em a) b) c) d) Mesmo com os meus conselhos, ele continua ansioso. O presidente nomeou Catarina primeira secretria. S ficaro acesas as lmpadas da sala e do corredor. O filho dependia da me para as atividades dirias.

QUESTO 14 Em o desejo, e no j da cidade, seno de toda a populao, a palavra assinalada pode ser substituda, sem que haja alterao de sentido, por: a) b) c) d) Exceto Mas sim Portanto At porque

QUESTO 15 Assinale a nica alternativa CORRETA. a) Na frase permitindo-nos legar s geraes futuras um cenrio melhor, o sinal de crase foi usado inadequadamente antes de palavras femininas no plural. b) Em No se discute, ocorre a prclise, mas admite-se tambm o uso do pronome posposto ao verbo, como em No discute-se. c) A orao relativa que briga por seus direitos ( 3) restringe o significado do vocbulo nao. d) A palavra porque na frase porque lutou muito para isso ( 1) pode ser utilizada com a mesma grafia na introduo de uma frase interrogativa. QUESTO 16 Observe atentamente a charge a seguir:

Leia com ateno o perodo retirado da Charge: Resolva esta pendncia com meu advogado. A relao entre a passagem do texto imagtico para o texto escrito, no que tange ao pronome MEU, proposto pela ideia do texto inicial, emite ao receptor da mensagem uma percepo morfolgica de: a) Arrogncia. b) Insensatez. c) Posse. d) Conhecimento. 9

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] Observe o trecho do conto O Alienista, de Machado de Assis. As questes de 17 a 21 se referem a este texto. (...) Uma vez desonerado da administrao, o alienista procedeu a uma vasta classificao dos seus enfermos. Dividiu-os primeiramente em duas classes principais: os furiosos e os mansos; da passou s subclasses, monomanias, delrios, alucinaes diversas. Isto feito, comeou um estudo acurado e contnuo; analisava os hbitos de cada louco, as horas de acesso, as averses, as simpatias, as palavras, os gestos, as tendncias; inquiria da vida dos enfermos, profisses, costumes, circunstncias da revelao mrbida, acidentes da infncia e da mocidade, doenas de outra espcie, antecedentes na famlia, uma devassa, enfim, como a no faria o mais atilado corregedor. Mal dormia e mal comia; e ainda comendo, era como se trabalhasse, porque ora interrogava um texto antigo, ora ruminava uma questo, e ia muitas vezes de um cabo a outro do jantar sem dizer uma s palavra a D. Evarista. - A Casa Verde um crcere privado, disse um mdico sem clnica. Nunca uma opinio pegou e grassou to rapidamente. Crcere privado: eis o que se repetia de norte a sul e de leste a oeste de Itagua, a medo, verdade, porque durante a semana que se seguiu captura do pobre Mateus, vinte e tantas pessoas, duas ou trs de considerao foram recolhidas Casa Verde. O alienista dizia que s eram admitidos os casos patolgicos, mas pouca gente lhe dava crdito. Sucediam-se as verses populares. Vingana, cobia de dinheiro, castigo de Deus, monomania do prprio mdico, plano secreto do Rio de Janeiro com o fim de destruir em Itagua qualquer germe de prosperidade que viesse a brotar, arvorecer, florir, com desdouro e mngua daquela cidade, mil outras explicaes, que no explicavam nada, tal era o produto dirio da imaginao pblica. Da em diante foi uma coleta desenfreada. Um homem no podia dar nascena ou curso mais simples mentira do mundo, ainda daquelas que aproveitam ao inventor ou divulgador, que no fosse logo metido na Casa Verde. Tudo era loucura. Os cultores de enigmas, os fabricantes de charadas, de anagramas, os maldizentes, os curiosos da vida alheia, os que pem todo o seu cuidado na tafularia, um ou outro almotac enfunado, ningum escapava aos emissrios do alienista. Ele respeitava as namoradas e no poupava as namoradeiras, dizendo que as primeiras cediam a um impulso natural e as segundas a um vcio. Se um homem era avaro ou prdigo, ia do mesmo modo para a Casa Verde; da a alegao de que no havia regra para a completa sanidade mental. (...)

QUESTO 17 Em : Se um homem era avaro ou prdigo, ia do mesmo modo para a Casa Verde; da a alegao de que no havia regra para a completa sanidade mental.(...), a semntica do lxico PRDIGO est CORRETAMENTE identificada em a) b) c) d) Bbado. Esbanjador. Sovina. Dogmtico.

QUESTO 18 De acordo com a apresentao temtica feita por Machado de Assis , no Conto O Alienista, o pensamento que define a ideia de loucura, conforme o autor a trabalha no texto : a) A Loucura leva o homem a se destacar como animal irracional, tornando-o ser pensante na priso carcerria de seus pensamentos; b) O homem animal racional e por isso torna-se louco diante das mazelas da sociedade , retratando o que o sistema social em que vive lho impes; c) O homem uma Besta sadia , cadver adiado que procria na sociedade que ele mesmo cria e que dela ,tambm, sofre os reflexos por ele criados; d) H no homem um pensamento subjetivo que trabalha em sua mente a loucura como mola compulsora de vida. QUESTO 19 CORRETO afirmar que o tom que o autor imprime a seu texto a) b) c) d) Reflexivo. Irnico. Ambguo. Pattico.

10

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 20 Assinale a alternativa que faz um comentrio equivocado sobre o texto de Machado de Assis. a) b) c) d) A linguagem do texto marcada, predominantemente, pela informalidade. A linguagem do texto marcada, predominantemente, por expresses metafricas. A linguagem do texto marcada, predominantemente, pela oralidade. A linguagem do texto marcada, no segundo pargrafo, predominantemente por oraes coordenadas.

QUESTO 21 Com relao ao texto,julgue como VERDADEIRO(V) ou FALSA(F) cada uma das assertivas. ( ( ( ( ) Em: (...) foram recolhidas Casa Verde(...), a crase utilizada refere-se clnica , determinando a transitividade do nome recolhidas. ) Em : (...) O alienista dizia que s eram admitidos os casos patolgicos, mas pouca gente lhe dava crdito. (...), o pronome Oblquo tono LHE refere-se expressogente. ) Em : (...) Um homem no podia dar nascena ou curso mais simples mentira do mundo, ainda daquelas que aproveitam ao inventor ou divulgador, que no fosse logo metido na Casa Verde(...), o pronome QUE tem funo relativa. ) Em : Ele respeitava as namoradas e no poupava as namoradeiras, dizendo que as primeiras cediam a um impulso natural e as segundas a um vcio(...), ocorre uma elipse do verbo no 4 perodo.

A sequncia CORRETA : a) b) c) d) V-F-V-F V-F-V-V V-V-F-F V-F-F-F

QUESTO 22 Assinale a alternativa em que a classificao da conjuno empregada no perodo do texto imagtico da Charge est INCORRETA:

a) b) c) d)

Mudou a embalagem, MAS o efeito colateral ainda o mesmo! ( MAS= aditivo) Mudou a embalagem, MAS o efeito colateral ainda o mesmo! ( MAS= adversativo) Mudou a embalagem, MAS o efeito colateral ainda o mesmo!( MAS= conclusivo) Mudou a embalagem , MAS, o efeito colateral ainda o mesmo!( MAS= explicativo)

11

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 23 Na Nova gramtica do portugus contemporneo, de Celso Cunha, (1980, p.80), leem-se as seguintes informaes acerca de regncia verbal: A ligao do verbo com o seu complemento, isto , a regncia verbal pode (...) fazer-se: - diretamente, sem uma preposio intermediria, quando o complemento o objeto direto; - indiretamente, mediante o emprego de uma preposio, quando o complemento um objeto indireto. Com base nas consideraes acima, assinale a alternativa em cuja passagem transcrita do texto imagtico NO ocorre um problema de regncia verbal:

a) b) c) d)

Tambm pudera, voc s assiste o Tela Quente e Temperatura Mxima. Tambm pudera,voc s assiste a Tela Quente e Temperatura Mxima. Tambm pudera, voc s assiste Tela Quente e Temperatura Mxima. Tambm pudera, voc s assiste ao Tela Quente e Temperatura Mxima.

QUESTO 24 Observe o aforismo a seguir de Millr Fernandes, e assinale a alternativa FALSA: Beber mal, mas muito bom. a) b) c) d) A palavra mal, no caso especfico da frase de Millr, um substantivo. O efeito de sentido da frase deve-se a uma relao de concesso. O vocbulo mal exerce no sintagma a funo de adjetivo. O autor utiliza como recurso de linguagem o trocadilho.

QUESTO 25 Quanto mais aparelhos telefnicos possuir, mais feliz parecer. Na frase acima h uma relao de a) b) c) d) condio. adversidade. proporcionalidade. explicao.

12

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ]

NOES DE INFORMTICA

QUESTO 26 Em relao aos tipos de grfico do Microsoft Excel, verso portugus do Office XP, julgue os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa. ( ( ( ( ) ) ) ) O cone O cone O cone O cone corresponde a um grfico de Radar. corresponde a um grfico de rea. corresponde a um grfico de Barras. corresponde a um grfico de Pizza.

Assinale a opo com a sequncia CORRETA. a) b) c) d) F, F, V, V. F, V, F, F. V, V, F, F. V, F, V, V.

QUESTO 27 Analise as seguintes afirmativas sobre as formas de redirecionamento do Linux. I. ls > x ir enviar a sada do comando ls para o arquivo x. II. ls >> x ir incluir a sada do comando ls no final do arquivo x. III. ls >< x ir incluir a sada do comando ls no incio do arquivo x. Assinale a alternativa CORRETA: a) b) c) d) A afirmativa III est errada e as afirmativas I, II esto corretas. A afirmativa II est errada e as afirmativas I, III esto corretas. A afirmativa I est errada e as afirmativas II, III esto corretas. As afirmativas I, II e III esto corretas.

QUESTO 28 Selecione as teclas de atalho que permitem selecionar todos os arquivos de uma pasta no Windows Explorer do Microsoft Windows XP, verso portugus: a) b) c) d) CTRL+Z CTRL+P CTRL+T CTRL+A

QUESTO 29 So opes disponveis no menu Formatar do Microsoft Word, verso portugus do Office XP, EXCETO: a) b) c) d) Pargrafo... Figura... Tabulao... Tema... 13

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 30 So pastas que no podem ser excludas ou renomeadas no Outlook Express do Microsoft Windows XP, verso portugus, EXCETO: a) b) c) d) Itens enviados. Rascunhos. Modelos. Caixa de sada.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

QUESTO 31 Pode-se afirmar que, dentre as proposies abaixo, apenas uma delas no integra o rol dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. Assinale-a: a) b) c) d) a erradicao da pobreza e da marginalizao e, assim, a reduo das desigualdades sociais e regionais. igualdade entre os Estados. a construo de uma sociedade livre, justa e solidria. estabelecer a garantia do desenvolvimento nacional.

QUESTO 32 Dentre as penas possveis de serem aplicadas aos infratores da lei, expressamente previstas na Constituio da Repblica, de 1988, podem ser enumeradas as seguintes, EXCETO: a) b) c) d) a perda de bens, concomitante com a privao da liberdade. prestao social alternativa. suspenso ou interdio de direitos. banimento.

QUESTO 33 Dentre as competncias privativas da Unio, especificamente matria legislativa, pode-se enumerar, EXCETO: a) b) c) d) sistemas de consrcios e sorteios. estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito. procedimentos em matria processual. proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia.

QUESTO 34 Quanto ao Senado Federal, correto afirmar, dentre as alternativas abaixo, EXCETO: a) O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio proporcional. b) Cada Estado e o Distrito Federal elegero trs Senadores, com mandato de oito anos. c) A representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. d) Cada Senador ser eleito com dois suplentes. QUESTO 35 Em relao s decises proferidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais, pode-se afirmar que somente sero passveis de impugnao pelo respectivo recurso, aquelas que: 14

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] a) b) c) d) forem proferidas contra disposio expressa da Constituio da Repblica ou de lei. decorrentes da identificao de divergncia na interpretao de lei entre dois ou mais tribunais eleitorais. que versarem sobre inelegibilidade ou expedio de diplomas nas eleies federais ou estaduais. que anularem diplomas ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais, estaduais ou municipais de cargos preenchidos pelos sistemas proporcional ou majoritrio de eleio.

QUESTO 36 No que tange Lei das Licitaes e respectivas alteraes sofridas ao longo do perodo de sua vigncia, correto afirmar, EXCETO: a) Considera-se como Administrao Pblicaa administrao direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, abrangendo, inclusive, as entidades com personalidade jurdica de direito privado sob controle do poder pblico e das fundaes por ele institudas ou mantidas. b) A Imprensa Oficial, que se constitui doveculo prprio de divulgao da Administrao Pblica, sendo para a Unio o Dirio Oficial da Unio, e, para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, o rgo que for definido nas respectivas leis. c) Entende-se por Comissoaquela de carter permanente ou especial, criada pela Administrao com a funo de receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos s licitaes e ao cadastramento de licitantes. d) Entende-se por obratoda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administrao, tais como demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, adaptao, manuteno, transporte, locao de bens, publicidade, seguro ou trabalhos tcnico-profissionais. QUESTO 37 Quanto responsabilidade do servidor pblico relativamente aos atos por ele praticados nessa qualidade e no exerccio regular de suas atividades, de se afirmar, EXCETO: a) A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros; tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva. b) A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. c) A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor, nessa qualidade;a responsabilidade civil-administrativa resulta apenas de ato comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. d) As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si; todavia,a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que seja conseqncia de alegao de negativa da existncia do fato ou de sua autoria. QUESTO 38 Quanto defesa dos interesses de pessoas portadoras de deficincias tratadas em lei especfica, pode-se afirmar corretas as seguintes alternativas abaixo, EXCETO: a) As aes civis pblicas destinadas proteo de interesses coletivos ou difusos das pessoas portadoras de deficincia podero ser propostas pelo Ministrio Pblico, pela Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal; por associao constituda h mais de um ano, nos termos da lei civil, autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista que inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo das pessoas portadoras de deficincia. b) No permitido a outros eventuais legitimados ativos habilitarem-se como litisconsortes em aes civis pblicas propostas por qualquer deles e nem mesmo em caso de desistncia ou abandono da ao, qualquer dos co-legitimados assumir a titularidade ativa. c) A sentena que concluir pela carncia ou pela improcedncia do pedido formulado na ao est sujeita ao duplo grau de jurisdio, no produzindo efeito seno depois de confirmada pelo tribunal; todavia, das sentenas e decises proferidas contra o autor da ao e suscetveis de recurso, poder recorrer qualquer legitimado ativo, inclusive o Ministrio Pblico. d) O Ministrio Pblico poder instaurar, sob sua presidncia, inqurito civil ou, requisitar, de qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou particular, certides, informaes, exames ou percias, no prazo que assinalar, no inferior a dez dias teis.

15

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 39 Quanto aos bens pblicos, correto afirmar dentre as proposies abaixo, EXCETO: a) So bens pblicos os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; os de uso especial, os edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias e as sociedades de economia mista. b) No dispondo a lei em sentido contrrio, consideram-se dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. c) Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar; os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei. d) Os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio e o seu uso comum pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. QUESTO 40 Quanto impetrao de mandado de segurana, assinale a nica alternativa correta dentre as elencadas abaixo: a) Ser concedida ordem em sede de mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado porhabeas corpusouhabeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa fsica ou jurdica sofrer violao ou houver justo receio de sofr-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera. b) Equiparam-se s autoridades, para os efeitos desta Lei, os representantes ou rgos de partidos polticos e os administradores de entidades autrquicas, bem como os dirigentes de pessoas jurdicas ou as pessoas naturais no exerccio de atribuies do poder pblico, somente no que disser respeito a essas atribuies. c) cabvel mandado de segurana contra os atos de gesto comercial praticados pelos administradores de empresas pblicas, de sociedade de economia mista e de concessionrias de servio pblico. d) No caso em que o documento necessrio prova do alegado se ache em repartio ou estabelecimento pblico ou em poder de autoridade que se recuse a fornec-lo por certido ou de terceiro, o juiz ordenar, preliminarmente, por ofcio, a exibio desse documento em original ou em cpia autntica e marcar, para o cumprimento da ordem, o prazo de dez dias. QUESTO 41 Em se tratando dos bens do ausente, relativamente sucesso provisria, apenas uma alternativa correta. Assinale-a: a) O excludo da posse provisria, em razo de no ter possibilidade de prestar cauo ou garantias para assegurar a si o exerccio da posse do quinho que lhe tocaria por sucesso do ausente, poder, justificando falta dos respectivos meios, requerer seja-lhe entregue a tera parte dos respectivos rendimentos desse quinho. b) Se o ausente retornar, e ficar provado que a sua ausncia foi voluntria e injustificada, perder ele, em favor do sucessor que foi imitido provisoriamente na posse do respectivo quinho, a sua parte nos frutos e rendimentos. c) Antes da partilha, o juiz, quando julgar conveniente, ordenar a converso dos bens imveis em ttulos garantidos pela Unio, no havendo consenso entre os herdeiros para efeito de sua diviso. d) Se durante a posse provisria surgir elementos que indiquem a poca provvel do falecimento do ausente, considerarse-, a partir de ento, aberta a sucesso em favor dos herdeiros que o eram quele tempo. QUESTO 42 Quanto aos negcios jurdicos, todas as alternativas abaixo so corretas, EXCETO: a) O termo inicial suspende o exerccio e a aquisio do direito. b) Os prazos de meses e anos expiram no dia de igual nmero do de incio, ou no imediato, se faltar exata correspondncia. c) Salvo se o permitir a lei ou o representado, anulvel o negcio jurdico que o representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo. d) Se algum dispuser de uma coisa sob condio suspensiva, e, pendente esta, fizer quanto quela novas disposies, estas no tero valor, realizada a condio, se com ela forem incompatveis.

16

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 43 Quanto prescrio, em geral, correto afirmar, dentre as proposies abaixo, EXCETO: a) A prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu sucessor. b) Suspensa a prescrio em favor de um dos credores solidrios, tal suspenso s aproveitar os outros se a obrigao for indivisvel. c) A prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper. d) Opera-se em cinco anos a prescrio quanto pretenso dos credores no pagos contra os scios ou acionistas e os liquidantes, contado o prazo da publicao da ata de encerramento da liquidao da sociedade.

QUESTO 44 No que tange s obrigaes, em geral, incorreto afirmar, dentre as proposies abaixo, EXCETO: a) Se a prestao do fato tornar-se impossvel sem culpa do devedor, resolver-se- a obrigao; se por culpa dele, responder por perdas e danos. b) Se uma das duas prestaes no puder ser objeto de obrigao ou se tornada inexeqvel, subsistir o dbito quanto outra. c) A um dos credores solidrios pode o devedor opor as excees pessoais oponveis aos outros. d) No importar renncia da solidariedade a propositura de ao pelo credor contra um ou alguns dos devedores.

QUESTO 45 Relativamente evico, somente uma das alternativas abaixo correta. Assinale-a: a) A responsabilidade do alienante no subsiste ainda que a coisa perea em poder do alienatrio, mesmo que por vcio oculto j existente ao tempo da tradio. b) Se as benfeitorias abonadas ao que sofreu a evico tiverem sido feitas pelo alienante, o valor delas ser levado em conta na restituio devida. c) No podem as partes, por fora de clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico. d) Pode o adquirente demandar pela evico, mesmo sabendo que a coisa era alheia ou litigiosa.

QUESTO 46 Quanto atuao do advogado, em qualquer de suas modalidades e expressamente previstas no Cdigo de Processo Civil, correto afirmar, EXCETO: a) A procurao geral para o foro, conferida por instrumento pblico, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, inclusive para receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromisso. b) Sem instrumento de mandato, o advogado no ser admitido a procurar em juzo; poder, todavia, em nome da parte, intentar ao, a fim de evitar decadncia ou prescrio, bem como intervir, no processo, para praticar atos reputados urgentes. c) Sendo o prazo comum s partes, s em conjunto ou mediante prvio ajuste por petio nos autos, podero os seus procuradores retirar os autos, ressalvada a obteno de cpias para a qual cada procurador poder retir-los pelo prazo de uma hora independentemente de ajuste. d) O advogado poder, a qualquer tempo, renunciar ao mandato, provando que cientificou o mandante a fim de que este nomeie substituto; todavia, durante os dez dias seguintes, o advogado continuar a representar o mandante, desde que necessrio para evitar-lhe prejuzos.

17

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 47 Quanto distribuio de processos aos Juzos e respectivas Secretarias, e nas comarcas em que houver mais de uma Vara, todas as alternativas abaixo esto corretas, EXCETO: a) Todos os processos esto sujeitos a registro, devendo ser distribudos onde houver mais de um juiz ou mais de um escrivo; mas, dever ser alternada a distribuio entre juzes e escrives, obedecendo-se a mais rigorosa igualdade entre todos. b) Sero distribudas por dependncia as causas de qualquer natureza quando estiverem relacionadas, entre si, por conexo ou continncia, com outra anteriormente ajuizada; dessa determinao legal, no entanto, encontram-se excludas as reconvenes. c) vedada a distribuio de petio desacompanhada de instrumento do mandato, salvo quando o requerente advogar em causa prpria ou, se a procurao encontrar-se inserida na ao principal. d) O juiz, de ofcio ou a requerimento do interessado, corrigir o erro ou a falta de distribuio, determinando a sua compensao; poder, no entanto, a distribuio, ser fiscalizada pela parte ou por seu procurador, devendo ser cancelada quando, no prazo de trinta dias, no for preparada na Secretaria para a qual foi distribuda. QUESTO 48 Quanto ao incio do processo, propositura da ao, aos efeitos da citao parte passiva da relao jurdica de direito processual e assim formao, suspenso e extino do processo, todas as alternativas abaixo esto incorretas, EXCETO: a) No caso de morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, ou de seu representante legal, provado o falecimento ou a incapacidade, o juiz suspender o processo; mas, iniciada a audincia de instruo e julgamento, o advogado poder continuar no processo at o encerramento da audincia, caso em que ser suspensa a tramitao somente a partir da publicao da sentena ou do acrdo. b) Considera-se proposta a ao, tanto que a petio inicial seja despachada pelo juiz, ou simplesmente distribuda, onde houver mais de uma vara; todavia, a propositura da ao, s produz quanto ao ru, os efeitos expressamente previstos na lei processual, depois que for validamente citado. c) Feita a citao, defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do ru, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituies permitidas por lei; no entanto, em se tratando de alterao do pedido ou da causa de pedir, havendo assentimento do ru, ser permitida aps o saneamento do processo. d) O juiz conhecer de ofcio, em qualquer tempo e grau de jurisdio, enquanto no proferida a sentena de mrito, da matria constante pela conveno de arbitragem, quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal e quando ocorrer confuso entre autor e ru; todavia, o ru que a no alegar, na primeira oportunidade em que Ihe caiba falar nos autos, responder pelas custas de retardamento. QUESTO 49 Em se tratando da antecipao parcial ou total de tutela jurisdicional pretendida pela parte ativa da relao jurdica de direito processual, incorreto afirmar que: a) O juiz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela postulada na petio inicial, mediante a existncia de prova inequvoca, de modo que se convena da verossimilhana da alegao ehaja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao, no se desconsiderando a hiptese de restar caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru. b) Na deciso que antecipar a tutela, o juiz fundamentar a sua deciso, explicitando as razes do seu convencimento; no entanto, no se conceder a antecipao da tutela quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado. c) A tutela antecipada poder ser revogada ou modificada a qualquer tempo, em deciso fundamentada; uma vez negada a antecipao da tutela, o juiz poder indeferir a petio inicial, extinguindo o processo com resoluo do mrito, declinando as razes de seu convencimento. d) Se o autor, a ttulo de antecipao de tutela, requerer providncia de natureza cautelar, poder o juiz, quando presentes os respectivos pressupostos, deferir a medida cautelar em carter incidental do processo ajuizado.

18

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 50 Quanto ao rito sumrio, incorreto afirmar que: a) O juiz designar a audincia de conciliao a ser realizada no prazo de trinta dias, citando-se o ru com a antecedncia mnima de dez dias, devendo constar a advertncia da pena de revelia em caso de no comparecimento injustificado da parte passiva, salvo se o contrrio resultar da prova dos autos, proferindo o juiz, desde logo, a sentena; se a r for a Fazenda Pblica, os prazos sero contados em dobro. b) Se no for obtida a conciliao, o ru apresentar nessa oportunidade, em audincia, sua resposta escrita ou oral, instruda de documentos e rol de testemunhas; se requerer produo de prova pericial, dever, na mesma resposta, indicar seus quesitos e assistente tcnico; poder, ainda, na contestao, formular pedido em seu favor, se conexo com os fatos deduzidos na inicial. c) Os atos probatrios realizados em audincia podero ser documentados mediante taquigrafia, estenotipia ou outro mtodo hbil de documentao, fazendo-se a respectiva transcrio se a determinar o juiz. d) No procedimento sumrio so admissveis a ao declaratria incidental e a interveno de terceiros, inclusive a assistncia, o recurso de terceiro prejudicado e a interveno fundada em contrato de seguro. QUESTO 51 No se caracteriza como qualquer conduta tipificada pela lei penal a prtica de algum dos atos abaixo relacionados. Assinale-a: a) O ato de o funcionrio pblico apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou proceder ao seu desvio, em proveito prprio ou de outra pessoa. b) O ato de apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem. c) O ato de beneficiar-se do uso de bem de propriedade do Estado, valendo-se da condio de funcionrio pblico. d) O ato de modificar ou alterar, o funcionrio pblico, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente. QUESTO 52 Quanto ao crime de concusso, apenas uma das alternativas incorreta. Assinale-a: a) Se o funcionrio exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. b) Se o funcionrio exige imposto, taxa ou emolumento que sabe indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza. c) Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza. d) Se o funcionrio culposamente desvia em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu e deveria recolher aos cofres pblicos. QUESTO 53 No que tange ao delito de prevaricao, correto afirmar, EXCETO: a) O s fato de retardar ou deixar de praticar ato de ofcio ou, ainda, pratic-lo contra disposio expressa de lei, com o propsito de satisfazer interesse ou sentimento pessoal, natureza patrimonial, material ou moral. b) A denncia que for apresentada ao Juzo Criminal contra o funcionrio pblico, no necessita indicar qual foi o interesse ou sentimento pessoal do acusado que motivou a prtica do delito, de modo a individuar os atos tpicos praticados e que caracterizam o delito imputado; basta comprovar a sua condio de funcionrio pblico e o ato de postergar a sua prtica. c) O elemento subjetivo a autorizar a identificao e tipificao do delito de prevaricao ser sempre a vontade determinada de se alcanar o resultado pretendido em conseqncia da prtica do ato descrito no tipo legal para efeito de se considerar a sua consumao. d) O ncleo do tipo penal prevaricao consiste na conduta omissiva ou comissiva do funcionrio pblico, j que mediante uma ou outra prtica restar configurada a respectiva tipificao.

19

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 54 O crime de condescendncia criminosa, para a sua configurao, exige alguns requisitos decorrentes do exerccio do cargo e sem os quais jamais se tipificar. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a nica que no corresponde ao tipo penal indicado: a) A existncia de hierarquia entre o agente que cometeu a infrao e aquele que tem o dever de promover a responsabilizao administrativa do funcionrio. b) Deixar de levar ao conhecimento da autoridade administrativa competente o fato de ter um funcionrio adquirido livros didticos para seu filho em idade escolar cujo cheque emitido em pagamento foi devolvido sem fundos. c) A comprovada existncia de dolo como elemento subjetivo exigido pelo ilcito penal praticado em que se prev o delito de condescendncia criminosa, agindo, pois, deliberadamente com o propsito de se alcanar o resultado pretendido. d) A ao penal correspondente apurao do ilcito penal em questo pblica incondicionada. QUESTO 55 Para que se configure o delito de violao de sigilo funcional, todas as alternativas abaixo so corretas, EXCETO: a) o delito que se caracteriza quando, em razo do cargo ocupado, o funcionrio pblico revela o fato de que teve cincia, mesmo tendo recebido expressa recomendao no sentido de no o falar a qualquer outra pessoa, ainda que se refira a outro funcionrio pblico. b) A prtica desse delito por funcionrio pblico, no que se refere sua facilitao para efeito de ser praticado, tanto abriga a forma omissiva quanto comissiva. c) Constitui-se de delito cuja forma qualificada eleva sobremodo a pena in abstrato que se encontra prevista para a sua forma simples, admitindo, tambm, na sua capitulao, causa especial de aumento de pena. d) O delito em pauta exige que tanto a culpa como o dolo restem devidamente comprovados para efeito de se configurar a violao de sigilo funcional. QUESTO 56 Com relao ao Direito Processual Penal, dentre as alternativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA: a) A lei processual penal nova ser aplicada a partir de sua vigncia, trazendo como conseqncia a relativizao dos atos praticados sob a regncia da lei anterior. b) A lei processual penal no autoriza a interpretao extensiva, a aplicao analgica e assim o suplemento dos princpios gerais de direito. c) A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas comarcas e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. d) Nos crimes de ao pblica o inqurito policial sempre ser iniciado de ofcio ou mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. QUESTO 57 Em se tratando da prova pericial e do exame de corpo de delito, todas as alternativas abaixo so corretas, EXCETO: a) Nos casos de morte violenta, ser suficiente o simples exame externo do cadver, em no havendo infrao penal a apurar; da mesma forma se proceder quando as leses externas permitirem precisar a causa da morte, em sendo dispensvel o exame interno para a verificao de alguma circunstncia relevante. b) Quando se tratar de crimes cometidos com destruio ou rompimento de obstculo destinados subtrao da coisa, ou, ainda, por meio de escalada, os peritos descrevero os vestgios, indicando, precisamente, os instrumentos, os meios e a poca em que os fatos foram praticados. c) Nas hipteses de realizao de exames mediante deprecata, a nomeao dos peritos far-se- no juzo deprecado; mas, em se tratando de ao privada, ocorrendo acordo entre as partes, a nomeao poder ser feita pelo juiz deprecante. d) Havendo necessidade de se realizao de autpsia, os trabalhos respectivos sero realizados com pelo menos seis horas depois de ocorrido o bito, exceto quando os peritos, pela evidncia dos sinais de morte, julgarem que possam ser procedidos antes daquele prazo, devendo declarar a respeito no respectivo auto.

20

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] QUESTO 58 No que tange produo de prova oral, todas as alternativas abaixo esto incorretas, EXCETO: a) As perguntas s testemunhas sero formuladas pelas partes por intermdio do juiz, indeferindo aquelas que puderem induzir a resposta, no tiverem relao com a causa ou importarem na repetio de outra j respondida. b) O juiz, quando julgar necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes e, sero computadas como testemunhas as pessoas que, arroladas, desconhecerem os fatos e nada souberem de interesse instruo da causa. c) Se o juiz, pronunciando sentena final, reconhecer que alguma testemunha afirmou falsamente, silenciou-se ou negou a verdade, determinar a remessa de cpia do depoimento autoridade policial para que proceda instaurao de inqurito. d) A testemunha que morar fora da jurisdio do juiz ser inquirida pelo juiz do lugar de sua residncia, expedindo-se, para esse fim, carta precatria, com prazo razovel, intimadas as partes; todavia, a expedio da precatria suspender a instruo criminal. QUESTO 59 Relativamente pessoa do juiz que presidir a tramitao e julgamento do processo criminal, pode-se afirmar, dentre as proposies abaixo, que apenas uma alternativa correta. Assinale-a: a) Incumbe ao juiz prover regularidade do processo, mantendo a ordem no curso dos respectivos atos, e, se necessrio, poder requisitar a fora pblica; de outro lado, no poder ser declarada suspeio e nem ser reconhecida, quando a parte injuriar o juiz ou de propsito der motivo para cri-la. b) O juiz no poder exercer jurisdio no processo em quetiver funcionado seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral at o quarto grau, inclusive, como defensor ou advogado, rgo do Ministrio Pblico, autoridade policial, auxiliar da justia ou perito. c) Nos juzos coletivos, no podero servir no mesmo processo os juzes que forem entre si parentes, consangneos ou afins, em linha reta ou colateral at o quarto grau, inclusive. d) O impedimento ou suspeio decorrente de parentesco por afinidade cessar pela dissoluo do casamento que Ihe tiver dado causa, salvo sobrevindo descendentes; mas, dissolvido o casamento sem descendentes, poder funcionar como juiz o sogro, o padrasto, o cunhado, o genro ou enteado de quem for parte no processo. QUESTO 60 Em se tratando do procedimento cautelar e do poder geral de cautela do Juiz, apenas uma dentre as alternativas abaixo incorreta. Assinale-a: a) Em qualquer fase da investigao policial ou do processo penal, caber a priso preventiva decretada pelo juiz, de ofcio, se no curso da ao penal, ou a requerimento do Ministrio Pblico, do querelante ou do assistente, ou por representao da autoridade policial. b) Tambm ser admitida a priso preventiva quando houver dvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta no fornecer elementos suficientes para esclarec-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade, aps a identificao, salvo se outra hiptese recomendar a manuteno da medida. c) A priso preventiva ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, fiscal e tributria, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e prova suficiente da sua autoria. d) O juiz poder revogar a priso preventiva se, no correr do processo, verificar a falta de motivo para que subsista, bem como de novo decret-la, se sobrevierem razes que a justifiquem.

21

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ]

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu nmero de inscrio e nome no quadro abaixo: N de Inscrio Nome

REDAO
NA PROVA DE REDAO, DEVEM SER OBSERVADOS OS SEGUINTES ITENS: 1. Assine somente o cabealho da folha de redao definitiva e no deixe pistas de identificao no corpo da mesma, caso isso ocorra, a prova escrita ser anulada; 2. Somente sero corrigidas as redaes escritas com caneta esferogrfica azul ou preta; 3. No ser permitido o uso de lpis borracha ou corretivo de texto; 4. A folha de rascunho, constante do caderno de prova, ser de preenchimento facultativo. Em nenhuma hiptese, o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo da prova; 5. No sero distribudas folhas suplementares para rascunho nem para textos definitivos; 6. A Folha de Redao Definitiva no pode ser utilizada no verso e o limite oficial para construo do texto. 7. A escrita deve ser contnua, sem saltar linhas, nem mesmo para separar pargrafos; 8. Os critrios de correo e avaliao da redao esto inseridos na folha de resposta, respeitando o item XIV do edital de convocao do concurso. 9. O erro ortogrfico idntico ser descontado apenas uma vez. 10. A redao que no abordar o tema proposto ser avaliada com a nota zero e o candidato eliminado do concurso.

TEXTO I Ficha Limpa ou Lei Complementar n. 135/2010 uma legislao brasileira originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhes de assinaturas. A lei torna inelegvel por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassao ou for condenado por deciso de rgo colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos. O Projeto foi aprovado na Cmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e tambm foi aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votao unnime. Foi sancionado pelo Presidente da Repblica, transformando-se na Lei Complementar n 135, de 4 de junho de 2010. Esta lei probe que polticos condenados em decises colegiadas de segunda instncia possam se candidatar. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional e vlida para as prximas eleies que forem realizadas no Brasil.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficha_Limpa)

23

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ]

TEXTO II

http://br.noticias.yahoo.com/blogs/alpino/lula-sanciona-projeto-ficha-limpa-193635479.html

PROPOSTA Produza um texto dissertativo/argumentativo e discuta as opinies expostas nos textos I e II e nos conhecimentos prvios sobre o tema: A lei FICHA LIMPA pode livrar o pas da corrupo? importante que voc assuma uma posio a favor ou contra as ideias veiculadas. Justifique seu ponto de vista com argumentos convincentes. Voc poder tambm assumir uma posio diferente, alinhando argumentos que a sustentem.

FOLHA DE RASCUNHO NA PGINA SEGUINTE.

24

www.pciconcursos.com.br

[ CADERNO 21 ] REDAO - FOLHA DE RASCUNHO


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

25

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico TJMG / MG Edital 01/2011


Para voc destacar e conferir o seu gabarito! Sucesso!

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48

49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

www.fumarc.org.br fumarcconcursos@pucminas.br
www.pciconcursos.com.br

Av. Francisco Sales, 540 - Floresta - 30150-220 - Belo Horizonte/MG (31) 3249-7400 -www.fumarc.org.br / fumarcconcursos@pucminas.br

www.pciconcursos.com.br

Impresso: FUMARC GRFICA - (31) 3249-7400

Vous aimerez peut-être aussi