Vous êtes sur la page 1sur 3

FUNES SINTCTICAS

SUJEITO
SUJEITO
SIMPLES COMPOSTO NULO SUBENTENDIDO NULO INDETERMINADO NULO EXPLETIVO Designa uma entidade ou conjunto. Ex: O Joo pratica desporto. Designa vrios elementos. Ex: O Joo e a Maria praticam desporto. No est expresso, mas identificado pelo contexto. Ex: Falmos todo o dia no assalto. Refere-se a algo no definido. Ex: Falou-se todo o dia no assalto. Ocorre com verbos impessoais e com verbo haver com sentido de existir. Ex: Troveja. H falta de gua.

PREDICADO
constitudo por um verbo principal e pelos complementos e modificadores ou por um verbo copulativo e pelo predicativo do sujeito. Exs.: O Joo escreveu escreveu-lhe uma carta de amor. Ela inteligente.

COMPLEMENTOS E MODIFICADORES Complementos do verbo


Os complementos do verbo so constituintes exigidos pelo verbo para que a aco fique completa. Constituinte da frase seleccionado por um verbo transitivo. ( Pode ser COMPLEMENTO substitudo por um pronome o, a os, as) DIRECTO
Ex: A menina comeu o bolo.

COMPLEMENTO INDIRECTO

COMPLEMENTO PREPOSICIONAL

Constituinte da frase seleccionado por um verbo transitivo indirecto ou transitivo directo e indirecto. ( antecedido por preposio ). Verbos que pedem C. Indirecto Pedir, telefonar, oferecer, dar entregar ... Ex: Ela ofereceu uma prenda me. ( o complemento pode ser expresso pelos pronomes me te lhe) Constituinte da frase obrigatrio quando seleccionado por um verbo que o exige e introduzido por uma preposio. Ex: A Maria foi praia. O Z vai a Faro. O rato passou pelo buraco. O meu primo foi para Timor. ( o complemento no pode ser expresso pelos pronomes me te lhe)

Prof. Elsa Giraldo

Portugus 10 ano

COMPLEMENTO ADVERBIAL

COMPLEMENTO AGENTE DA PASSIVA

Constituinte da frase obrigatrio quando seleccionado por um verbo que o exige. Representado por um grupo adverbial. Ex: Ele vai amanh. O Z mora alm. O Tiago sentiu-se mal. Ela fez bem o trabalho. Constituinte da frase seleccionado pelo verbo conjugado na voz passiva na voz passiva e introduzido pela preposio por. Ex: Ele foi aplaudido por todos.

Complementos do nome
( constituinte obrigatrio exigido pelo nome) COMPLEMENTO PREPOSICIONAL DO NOME
Constituinte que complemente a referncia do nome. introduzido por preposio. Ex: A lista de convidados j foi enviada pelo correio. A corrida de automveis est prestes a comear. A construo da ponte foi cancelada. A elaborao do relatrio faz-se depois. A beleza da Carla excepcional. Constituinte que complementa a referncia do nome. constitudo por uma frase introduzida por preposio. Ex: A pressa de chegar festa provocou o acidente.

COMPLEMENTO FRSICO DO NOME

MODIFICADORES
Constituinte no exigido pelo verbo ou nome; se retirarmos o modificador a frase continua a apresentar sentido completo.

Modificadores do grupo verbal


MODIFICADOR PREPOSICIONAL
Elemento no obrigatrio da frase que pode que pode modificar o grupo nominal ou o verbal. introduzido por uma preposio. Ex: De manh fao uma reviso matria. A minha filha arrumou os copos com cuidado. Mudaremos de casa em breve. Elemento no obrigatrio na frase constitdo por um grupo adverbial. Ex: Comi dois chocolates depois do almoo. Fiz os trabalhos depressa. Ontem, no te vi.

MODIFICADOR ADVERBIAL

Modificadores do nome
MODIFICADOR NOME RESTRITIVO DO Restringe, limita a referncia do nome. Pode ser constitudo por um grupo
adjectival ou por um grupo preposicional. Ex: As calas largas esto no estendal. Vou levar as rosas amarelas. DO No restringe a referncia do nome e aparece separado por virgulas dos outros constituintes da frase. Pode ser desempenhado por um grupo nominal, adjectival ou preposicional. Ex: Cames, o grande poeta, morreu na misria.

MODIFICADOR NOME APOSITIVO

MODIFICADOR FRSICO

Frase com funo de modificador Ex: Este aluno estuda muito porque quer ser o melhor aluno.

Prof. Elsa Giraldo

Portugus 10 ano

PREDICATIVOS
Predicativo do sujeito Constituinte da frase seleccionado por um verbo copulativo. Ex: O quarto grande. Constituinte da frase que atribui qualidades ou estados ao complemento directo. EX: Ela julga-o inteligente. A turma nomeou-o delegado.

Predicativo do Complemento Directo

VOCATIVO
Palavra ou expresso que tem a funo de invocar, interpelar. separada por vrgulas dos restantes elementos da frase. Ex. Antnio, espera um pouco.

Prof. Elsa Giraldo

Portugus 10 ano

Vous aimerez peut-être aussi