Vous êtes sur la page 1sur 4

Roberto Marinho, o Gnio do Mal e o Poder da Globo no Brasil

O filho do fundador, Roberto Irineu, ao lado do juiz que s no assumiu uma vagas no Supremo por ser acusado de pegar uma mala de dinheiro

O controle remoto pelo qual a Globo comanda o Brasil


Texto de Paulo Nogueira Extrado do Dirio do Centro do Mundo Roberto Marinho foi um gnio, h que reconhecer. Mas um gnio do mal.

Sua maior obra foi montar um esquema inviolvel de manipulao dos poderes no Brasil. s emissoras afiliadas, entregues a pol!ticos amigos, como Sarne" e #M, garantiram que no #ongresso a $lobo %amais seria questionada seriamente. & sem ele, a obra de controle foi estendida ' &ustia pelo (nstituto (nnovare, do qual falei aqui outro dia. )a fachada, o (nnovare premia anualmente prticas inovadoras no %udicirio em cerim*nias 's quais comparecem os %u!+es mais poderosos do pa!s, notadamente os do Supremo. apro,imao, neste processo, dos Marinhos com os %u!+es - uma aberrao do ponto de vista -tico e uma agresso ao interesse p.blico, dados os interesses econ*micos da $lobo. #ontar com %u!+es amigos - bom para a $lobo e ruim para a sociedade. /m dia $ilmar Mendes, por e,emplo, ter que e,plicar por que concedeu habeas corpus a uma funcionria da Receita flagrada tentando fa+er desaparecer os documentos da c-lebre sonegao 0 trapaa - a melhor palavra 0 da $lobo na #opa de 1221. /ma passagem aned3tica do (nnovare %unta Roberto (rineu Marinho, presidente da $lobo, e o %ui+ #esar sfor Rocha. /ma foto registra um abrao cordial entre ambos numa premiao. Rocha presidia o S4& e era cotado para uma vaga no S45, na gesto 6ula. contece que chegou a 6ula uma hist3ria segundo a qual Rocha pegara uma propina para favorecer uma empresa num %ulgamento. 7 mais curioso - que Rocha acabou votando contra quem lhe deu 8uma mala de dinheiro9, segundo gente pr3,ima de 6ula. (nvestigado ele no foi : nem pela $lobo, nem pela ;ol!cia 5ederal, nem por ningu-m. Mas, se manteve a alegada bolsa, perdeu a indicao. Rocha, sem problema nenhum com a &ustia depois da den.ncia, acabaria decidindo voltar depois para a advocacia. melhor prtica para a &ustia - absoluta dist<ncia da plutocracia para que possa decidir causas com iseno e honestidade. =(nvestigar %u!+es acusados de pegar uma mala de dinheiro tamb-m vai bem.> 7 (nnovare - a negao disso. ?ue pol!ticos frequentem bar@es da m!dia - lamentvel, mas comum mesmo em democracias avanadas como a (nglaterra.

)os .ltimos A2 anos, na (nglaterra, Rupert Murdoch 0 o Roberto Marinho da m!dia brit<nica : foi procurado e ba%ulado por l!deres conservadores e trabalhistas, indistintamente. =/m deles, 4on" Blair, acabou estendendo a pro,imidade para a %ovem mulher chinesa de Murdoch, com a qual teve um caso que levaria ao div3rcio de Murdoch.> Mas se %u!+es frequentassem Murdoch uma fronteira seria transposta. &amais aconteceu. 7 %ui+ Brian 6eveson no poderia condu+ir as discuss@es sobre novas regras para a m!dia inglesa se privasse com Murdoch. (sto - 3bvio, mas o poder prolongado da $lobo a dei,ou de guarda bai,a quando se trata de preservar a pr3pria reputao. 7 (nnovare - um esc<ndalo em si. B uma inutilidade monumental em seu prop3sito de fachadaC melhorar a &ustia brasileira. So de+ anos de atividade. ?uem poder di+er que a %ustia brasileira melhorou alguma coisa com o (nnovareD $lobo tem nas mos como que um controle remoto com o qual comanda as coisas que lhe so essenciais no Brasil. )o futebol, um neg3cio de alguns bilh@es por ano, a $lobo teleguiou durante d-cadas os homens fortes da #B5, Eavelange primeiro e depois Ricardo 4ei,eira. 4eleguiar9 significou dar propinas, ou eufemisticamente, 8comiss@es9. 7 Bstado mergulhou num caso que est na %ustia su!a, relativo ' 5ifa. B escreveu numa reportagemC 8Eavelange recebeu propinas de uma empresa para garantir o contrato de transmisso do Mundial de 1221 para o mercado brasileiro.9 ?uem transmitiuD B que %ornal ou revista investigou o casoD de seu poder investigativoD 7u s3 vale para seus inimigosD Fe%a no se gabava tanto

mesma l3gica de ocupao manipuladora a $lobo promoveu em sua fonte de receita 0 a publicidade. )os .ltimos de+ anos, a $lobo perdeu um tero da audincia, em parte pela ruindade de sua programao, em parte pelo avano da internet. Mesmo assim, sua receita publicitria no parou de subir. E uma aberrao no BrasilC com 12G do bolo de audincia, medido pelo (bope, a $lobo tem H2G do dinheiro arrecadado com publicidade.

$anhar mais publicidade com menos p.blico - faanha para poucos. 7 milagre, ou truque, se chama B*nus ;or Folume, o infame BF. Basicamente, quanto mais uma agncia ve!cula na $lobo, mais recebe. Meu amigo &airo 6eal, antigo presidente da bril, me disse que muitas agncias simplesmente quebrariam se no fosse o dinheiro do BF. I claro que uma hora o anunciante vai se incomodar com o dinheiro e,cessivo posto numa emissora que perde, perde e ainda perde espectadores. Mas at- l voc 0 em boa parte graas ao BF 0 vai ver os Marinhos no topo dos bilionrios do Brasil.

Vous aimerez peut-être aussi