Vous êtes sur la page 1sur 33

O GERENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROJETO

(ARTIGO COMPLETO)

Guilherme Aparecido da Silva Maia Graduado em Direito (CESUT), especialista em Inovao e Difuso de Tecnologias (UFMS) e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (ANHANGUERA / UNIDERP) gasmaia@yahoo.com.br

Orientao: Ricardo Viana Vargas MSc, CSM, PRINCE2 Practitioner, PMI-RMP, PMI-SP, PMP CEO Macrosolutions 2009 Chairman Project Management Insitute

INTRODUO
A rea de conhecimento em gerenciamento ambiental do projeto inclui os processos internos e externos e as conseqentes atividades desses processos que so necessrias para que o projeto cause o mnimo impacto possvel ao Meio Ambiente onde ele ser desenvolvido. O referencial terico para a consolidao desse gerenciamento ambiental o conceito de sustentabilidade ambiental da Comisso Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Organizao das Naes Unidas - ONU), que no Relatrio Brundtland de 1987 que definiu satisfaz o as Desenvolvimento necessidades Sustentvel como sendo O a desenvolvimento presentes, sem comprometer

capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades. Deste modo, o conceito de sustentabilidade ambiental o foco desse gerenciamento, em que todas as demais reas do gerenciamento do projeto sero transversalmente afetadas. A demanda por uma rea especfica para o gerenciamento ambiental vem paulatinamente se consolidando desde a Conferncia de Estocolmo em 1972, da qual resultou a Declarao sobre o Ambiente Humano, com 21 princpios, sendo um deles o que diz que Todos tm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Posteriormente a Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, instituda pela ONU em 1983 estabeleceu novos princpios norteadores das relaes entre a humanidade e o meio ambiente, reexaminando o processo de desenvolvimento praticado nas dcadas anteriores pelos pases desenvolvidos e propondo novos caminhos para o crescimento (ESTRATGIA MUNDIAL PARA CONSERVAO, 1984). A Comisso publicou, em 1987, uma declarao universal de proteo ao meio ambiente, o documento Nosso Futuro Comum, conhecido mundialmente como Relatrio Brundtland1. A diretriz principal do documento foi propor uma interao entre desenvolvimento econmico e sustentabilidade ambiental. A necessidade de se observar atentamente o crescimento populacional, de forma a garantir a sobrevivncia das pessoas com dignidade; preservar a biodiversidade; diminuir o consumo de energia e desenvolver tecnologias menos poluentes e com fontes renovveis; estabelecer novas relaes entre o crescimento urbano e a produo no campo so resultados desse documento. O desenvolvimento 1987). A partir desse perodo, a agenda ambiental passou a fazer parte no s das agendas governamentais, mas tambm do planejamento e gesto de numerosas
1

dos

pases

deveria

ser

alcanado

por

meio

de

tecnologias

ecologicamente viveis e adaptveis s suas necessidades (RELATRIO BRUNDTLAND,

Em homenagem a Gro Harlem Brundtland, poltica, diplomada, mdica norueguesa e lder internacional em desenvolvimento sustentvel e sade pblica, que presidiu a Comisso.

empresas. Reduzir o consumo de recursos por meio da economia de energia, de materiais, de gua e ampliar as aes de reciclagem passou a configurar como aes estratgicas das principais empresas no mundo.. Essa tendncia foi se consolidando cada vez mais, visto que a biodiversidade e os recursos naturais passaram a ser tratados como bem econmico de interesse difuso, dada a sua importncia para uma economia cada vez mais globalizada, haja vista os nmeros cada vez mais crescentes da indstria pesqueira, farmacutica, dermatocosmtica e florestal. Apenas este ltimo setor responsvel por 4,0% do PIB brasileiro e gera dois milhes de empregos diretos e indiretos e consome em torno de 300 milhes de m3 de madeira nativa e plantada por ano (NOCE, 2005). Os principais setores explorados so: papel e celulose; madeira e mveis; chapas e compensados; siderurgia, carvo, lenha e energia; leos e resinas; frmacos; cosmticos e alimentos (JOAQUIM, 2009).

importante observar que, se por um lado os marcos ambientais aconteceram a partir da dcada de 70 e 80, por outro, foram exatamente nessas dcadas que o gerenciamento de projetos iniciou seu processo de desenvolvimento e maturidade. Nesse perodo, o foco de interesse dessa rea eram os grandes empreendimentos que envolviam obras vultuosas como as hidreltricas, as mineraes e as obras de infraestrutura (DINSMORE, 2005). A partir desse perodo e com o reconhecimento e difuso do Guia PMBOK, lanado em 1969, pelo Project Management Institute (PMI), outras reas como a informtica, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e servios, inovao tecnolgica passaram a utilizar a metodologia de gerenciamento de projetos para otimizar os seus resultados. No entanto, o Guia de Gerenciamento de Projetos fornece as principais referncias para o gerenciamento de projetos. Para tanto, ele mapeia as reas de conhecimento indispensveis para atingir esse fim e desenvolve um captulo para cada uma dessas reas. So elas: Gerenciamento da Integrao, do Escopo, do Tempo, dos Custos, da Qualidade, dos Recursos Humanos, das Comunicaes, dos Riscos e das Aquisies (PMBOK, 2004). Porm, o Guia no desenvolve um captulo para tratar do gerenciamento ambiental nos projetos, o que este captulo vem sanar. O Gerenciamento Ambiental no s deve ser um tema transversal em todas as reas do gerenciamento de projetos, mas tambm essencial que essa rea tenha as suas entradas e sadas mapeadas adequadamente, a fim de subsidiar o gerente do projeto no desenvolvimento de uma gesto pautada no s em critrios de sustentabilidade econmica, mas tambm em sustentabilidade ambiental. Para que o gerenciamento ambiental do projeto acontea transversalmente em todas as demais reas do gerenciamento do projeto: integrao, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicao, riscos e aquisies, o primeiro passo mapear onde haver demanda de conhecimentos dessa rea para que o projeto acontea.

J na fase do planejamento do escopo do projeto, alm da cultura organizacional, infraestrutura, ferramentas, recursos humanos, polticas de pessoal e condies de mercado, a sustentabilidade ambiental do projeto tambm deve ser analisada. As questes que precisam ser levantadas nessa fase podem ser: o projeto ir afetar o meio ambiente no seu entorno? Quais so as opes de mudanas no escopo do projeto o gerente poder lanar mo, caso algum impacto ambiental negativo afete sobremaneira o projeto? fundamental que a rea do gerenciamento ambiental esteja prevista inclusive na EAP para que nenhum dos processos dessa rea seja esquecido. A Figura abaixo (13.1) oferece uma viso geral da rea do gerenciamento ambiental do projeto, incluindo as entradas e sadas.

GERENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROJETO


13.1 Avaliar se o projeto est obrigado por lei a apresentar Licenciamento Ambiental (LA) Entradas: 1. Identificao legal da atividade do projeto; 2. Obrigatoriedade de LA; 3. Iseno de LA. Ferramentas e tcnicas: 1. Analisar legislao; 2. Identificar consultores credenciados; 3. Inserir pacote de trabalho na EAP; 4. Prever tempo para Licenciamento no Cronograma de Gantt; 5. Construir matriz de riscos. Sadas: 1. Se houver obrigatoriedade de LA, contratar consultores; 2. Insero do Gerenciamento Ambiental na EAP; 3. Cronograma de Gantt definido; 4. Riscos ambientais identificados na matriz de riscos. Entradas: 1. Identificar a modalidade de Licenciamentos; 2. Prever custos de Licenciamentos e taxas. Ferramentas e tcnicas: 1. Licena Prvia (LP); 2. Licena de Instalao (LI); 3. Licena de Operao (LO). 4. Estudo de Impacto Ambiental (EIA); 5. Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA). 6. Inserir pacote de trabalho na EAP; 7. Prever tempo para Licenciamento no Cronograma de Gantt; 8. Construir matriz de riscos; 9. inserir custos licenciamentos e taxas no oramento do projeto. Sadas: 1. Licenas Ambientais concedidas; 2. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) elaborados (se for o caso); 3. Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) elaborado (se for o caso). 4. Custos de licenciamentos e taxas oradas no projeto 13.2 Licenciamento Ambiental (LA) 13.3 Identificar modelos de gerenciamento ambiental que esto disponveis Entradas: 1. Mapear as metodologias mais viveis para o projeto; 2. Definir Auditoria para fiscalizar; 3. Divulgar e cobrar.
Ferramentas e tcnicas:

1. Poltica dos 5rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar); 2. Normas ISO 14000. Sadas: 1. Metodologia de Gerenciamento Ambiental definida para o projeto.

13.4 Sensibilizar e qualificar da equipe do projeto em questes de sustentabilidade ambiental.

13.5 Definir critrios para a obteno dos insumos necessrios para o abastecimento do projeto.

13.6 Gerenciar os resduos slidos do projeto

Entradas: 1. Identificar vias de sensibilizao; 2. Definir mtodos de qualificao; 3. Organizar cronograma de treinamento; 4. Inserir na EAP e no Plano de Comunicao do projeto. Ferramentas e tcnicas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. palestras, reunies informais; cursos, treinamentos, decompor no Cronograma; inserir no plano de comunicao do projeto.

Entradas: 1. Escrever documento contendo as normas; 2. Divulgar o documento junto aos fornecedores. 3. Inserir na EAP e no plano de comunicao do projeto. Ferramentas e tcnicas: 1. Firmar acordos e contratos com os fornecedores com as normas ambientais a serem cumpridas; 2. inserir na EAP, na Matriz de Riscos e no Plano de Comunicao do projeto. Sadas:

Entradas: 1. Identificar destino dos resduos slidos; 2. Coleta seletiva; 3. Fiscalizar coleta; 4. Inserir na EAP e no plano de comunicao do projeto; 5. Inserir na Matriz de Riscos do projeto. Ferramentas e tcnicas: 1. Destinao e logstica; 2. Logstica reversa; 3. Inserir na EAP, na Matriz de Riscos e no Plano de Comunicao do projeto. Sadas:

Sadas: 1. Plano de capacitao definido e executado; 2. EAP, cronograma e Plano de Comunicao do projeto atualizados.

1. Acordos e contratos firmados e respeitados; 2. Formao de Comit Auditor; 3. EAP, Matriz de Riscos, Cronograma e Plano de Comunicao do projeto atualizados.

1. Plano de resduos slidos do projeto concludo; 2. Destinao dos resduos identificada; 3. EAP, Matriz de Riscos, Cronograma e Plano de Comunicao do projeto atualizados.

Figura 1-1. Gerenciamento ambiental no escopo do projeto: entradas, ferramentas e sadas

CAPTULO I AVALIAES AMBIENTAIS INICIAIS


1.1 Avaliar se o projeto est obrigado por lei a apresentar Licenciamento Ambiental (LA) o Licenciamento Ambiental uma exigncia legal e os empreendimentos empresariais esto obrigados a apresentar aos rgos competentes (IBAMA, Secretarias de Meio Ambiente estaduais ou municipais, conforme o caso). Portanto, j na fase inicial de planejamento do escopo do projeto essas questes devem ser levantadas: para que o projeto acontea a empresa tem que apresentar o Licenciamento Ambiental? Caso afirmativo haver necessidade de apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA)? 1.2 Licenciamento Ambiental (LA) ao requerer autorizao para a implementao do projeto, a empresa espera o rgo pblico uma resposta via expedio de um documento legal. Essa autorizao oficial denominada Licenciamento Ambiental e o instrumento que a representa a Licena Ambiental. 1.3 Identificar modelos de gerenciamento ambiental para processos internos do projeto - existem diversos mtodos de gerenciamento ambiental que podem ser implementados internamento: 1. Poltica dos 5rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar); 2. Norma ISO 14000. 1.4 Sensibilizar e qualificar a equipe em questes de sustentabilidade ambiental - a definio de uma poltica interna para definio de comportamentos e atitudes dos membros da equipe do projeto em relao s aes de sustentabilidade durante o ciclo de vida do projeto. 1.5 Definir critrios para a obteno dos insumos necessrios para o abastecimento do projeto os processos de sustentabilidade ambiental no projeto no se restringem apenas aos procedimentos de licenciamento ambiental, nem de qualificao da equipe. Os fornecedores de insumos para o projeto tambm devem estar alinhados com os princpios dessa sustentabilidade. Caso isso no seja alinhavado, esse trip no se sustenta. No adianta, por exemplo, uma empresa apresentar o Licenciamento Ambiental, treinar os membros da equipe do projeto seguindo todos os critrios de respeito ao meio ambiente e, ao final, adquirir produtos ou servios de uma empresa com histrico ambiental comprometido. 1.6 Gerenciar os resduos slidos do projeto - a definio dos modelos de Gesto Ambiental que nortearo a destinao dos resduos do projeto: 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), ISO 14000 etc.

1.1 Avaliar se o projeto est obrigado por lei a apresentar Licenciamento Ambiental (LA) - as questes que devem ser levantadas nessa fase so: para que o projeto acontea a empresa tem que apresentar o Licenciamento Ambiental? A relao dos empreendimentos que tm obrigatoriedade em apresentar o Licenciamento Ambiental est no Anexo 1, Resoluo CONAMA 237/97. Caso afirmativo haver necessidade de apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA)? Questes a serem levantadas: Quais os procedimentos a serem adotados? Quais os rgos competentes para fiscalizar esses procedimentos? Quais os prazos legais que devem ser observados? Quem so os profissionais que tm competncia legal e tcnica para desenvolver o EIA/RIMA? Quanto custar ao projeto? Esses questionamentos devem ser levantados na fase inicial do projeto, visto que alguns desses procedimentos administrativos so bem burocrticos e demandam uma srie de preenchimentos de formulrios, pareceres tcnicos de profissionais com cadastros prvios junto aos rgos fiscalizadores, emisso de certides, pagamentos de taxas administrativas, apresentao de plantas e documentos com prazos legais e posterior publicao em Dirio Oficial.

Entradas 1. Identificao legal da atividade do projeto; 2. Obrigatoriedade de LA; 3. Iseno de LA

Ferramentas e tcnicas 1. Analisar legislao; 2. Identificar consultores credenciados; 3. Inserir pacote de trabalho na EAP; 4. Prever tempo para Licenciamento no Cronograma de Gantt; 5. Construir matriz de riscos

Sadas 1. Se houver obrigatoriedade de LA, contratar consultores; 2. Insero do Gerenciamento Ambiental na EAP; 3. Cronograma de Gantt definido; 4. Riscos ambientais identificados na matriz de riscos.

Figura 1-3. Avaliao de obrigatoriedade do projeto em apresentar LA: entradas, ferramentas e tcnicas e sadas.

1.1.1 Avaliar se o projeto est obrigado por lei a ap resentar Licenciamento Ambiental (LA): Entradas O principal ponto a ser analisado aqui se o projeto tem ou no que apresentar o Licenciamento Ambiental. Para isso, fundamental entender esse processo, bem como os seus trmites nas Secretarias de Meio Ambiente (estado ou municpio, conforme o caso). 1.1.2 Avaliar se o projeto est obrigado por lei a apresentar Licenciamento Ambiental (LA): Ferramentas e tcnicas 1.1.2.1 Anexo 1 (Resoluo CONAMA n 237/97) - Segundo o Anexo 1 da Resoluo CONAMA n 237/97, esto sujeitas ao Licenciamento Ambiental os seguintes empreendimentos: 1. Extrao e tratamento de minerais - pesquisa mineral com guia de utilizao; lavra a cu aberto, inclusive de aluvio, com ou sem beneficiamento; lavra subterrnea com ou sem beneficiamento; lavra garimpeira; perfurao de poos e produo de petrleo e gs natural. 2. Indstria de produtos minerais no metlicos - beneficiamento de minerais no metlicos, no associados extrao; fabricao e elaborao de produtos minerais no metlicos tais como: produo de material cermico, cimento, gesso, amianto e vidro, entre outros. 3. Indstria metalrgica - fabricao de ao e de produtos siderrgicos; produo de fundidos de ferro e ao / forjados / arames / relaminados com ou sem tratamento de superfcie, inclusive galvanoplastia; metalurgia dos metais noferrosos, em formas primrias e secundrias, inclusive ouro; produo de laminados / ligas / artefatos de metais no-ferrosos com ou sem tratamento de superfcie, inclusive galvanoplastia; relaminao de metais no-ferrosos, inclusive ligas; produo de soldas e anodos; metalurgia de metais preciosos; metalurgia do p, inclusive peas moldadas; fabricao de estruturas metlicas com ou sem tratamento de superfcie, inclusive galvanoplastia; fabricao de artefatos de ferro / ao e de metais no-ferrosos com ou sem tratamento de superfcie, inclusive galvanoplastia; tmpera e cementao de ao, recozimento de arames, tratamento de superfcie. 4. Indstria mecnica - fabricao de mquinas, aparelhos, peas, utenslios e acessrios com e sem tratamento trmico e/ou de superfcie. 5. Indstria de material eltrico, eletrnico e comunicaes - fabricao de pilhas, baterias e outros acumuladores; fabricao de material eltrico, eletrnico e equipamentos para telecomunicao e informtica; fabricao de aparelhos eltricos e eletrodomsticos.

6. Indstria de material de transporte - fabricao e montagem de veculos rodovirios e ferrovirios, peas e acessrios; fabricao e montagem de aeronaves; fabricao e reparo de embarcaes e estruturas flutuantes. 7. Indstria de madeira - serraria e desdobramento de madeira; preservao de madeira; fabricao de chapas, placas de madeira aglomerada, prensada e compensada; fabricao de estruturas de madeira e de mveis. 8. Indstria de papel e celulose - fabricao de celulose e pasta mecnica; fabricao de papel e papelo; fabricao de artefatos de papel, papelo, cartolina, carto e fibra prensada. 9. Indstria de borracha - beneficiamento de borracha natural; fabricao de cmara de ar e fabricao e recondicionamento de pneumticos; fabricao de laminados e fios de borracha; fabricao de espuma de borracha e de artefatos de espuma de borracha , inclusive ltex. 10. Indstria de couros e peles - secagem e salga de couros e peles; curtimento e outras preparaes de couros e peles; fabricao de artefatos diversos de couros e peles; fabricao de cola animal. 11. Indstria qumica - produo de substncias e fabricao de produtos qumicos; fabricao de produtos derivados do processamento de petrleo, de rochas betuminosas e da madeira; fabricao de combustveis no derivados de petrleo; produo de leos/gorduras/ceras vegetais-animais/leos essenciais vegetais e outros produtos da destilao da madeira; fabricao de resinas e de fibras e fios artificiais e sintticos e de borracha e ltex sintticos; fabricao de plvora/explosivos/detonantes/munio para caa-desporto, fsforo de segurana e artigos pirotcnicos; recuperao e refino de solventes, leos minerais, vegetais e animais; fabricao de concentrados aromticos naturais, artificiais e sintticos; fabricao de preparados para limpeza e polimento, desinfetantes, inseticidas, germicidas e fungicidas; fabricao de tintas, esmaltes, lacas, vernizes, impermeabilizantes, solventes e secantes; fabricao de fertilizantes e agroqumicos; fabricao de produtos farmacuticos e veterinrios; fabricao de sabes, detergentes e velas; fabricao de perfumarias e cosmticos; produo de lcool etlico, metanol e similares. 12. Indstria de produtos de matria plstica - fabricao de laminados plsticos; fabricao de artefatos de material plstico. 13. Indstria txtil, de vesturio, calados e artefatos de tecidos beneficiamento de fibras txteis, vegetais, de origem animal e sintticos; fabricao e acabamento de fios e tecidos; tingimento, estamparia e outros acabamentos em peas do vesturio e artigos diversos de tecidos; fabricao de calados e componentes para calados.

14.

Indstria

de

produtos e

alimentares de

bebidas - beneficiamento, alimentares; matadouros,

moagem,

torrefao

fabricao

produtos

abatedouros, frigorficos, charqueadas e derivados de origem animal; fabricao de conservas; preparao de pescados e fabricao de conservas de pescados; preparao, beneficiamento e industrializao de leite e derivados; fabricao e refinao de acar; refino / preparao de leo e gorduras vegetais; produo de manteiga, cacau, gorduras de origem animal para alimentao; fabricao de fermentos e leveduras; fabricao de raes balanceadas e de alimentos preparados para animais; fabricao de vinhos e vinagre; fabricao de cervejas, chopes e maltes; fabricao de bebidas no alcolicas, bem como engarrafamento e gaseificao de guas minerais; fabricao de bebidas alcolicas. 15. Indstria de fumo - fabricao de cigarros/charutos/cigarrilhas e outras atividades de beneficiamento do fumo. 16. Indstrias diversas - usinas de produo de concreto; usinas de asfalto; servios de galvanoplastia. 17. Obras civis - rodovias, ferrovias, hidrovias, metropolitanos; barragens e diques; canais para drenagem; retificao de curso de gua; abertura de barras, embocaduras e canais; transposio de bacias hidrogrficas; outras obras de arte. 18. Servios de utilidade - produo de energia termoeltrica; transmisso de energia eltrica; estaes de tratamento de gua; interceptores, emissrios, estao elevatria e tratamento de esgoto sanitrio; tratamento e destinao de resduos industriais (lquidos e slidos); tratamento/disposio de resduos especiais tais como: de agroqumicos e suas embalagens usadas e de servio de sade, entre outros; tratamento e destinao de resduos slidos urbanos, inclusive aqueles provenientes de fossas; dragagem e derrocamentos em corpos dgua; recuperao de reas contaminadas ou degradadas. 19. Transporte, terminais e depsitos - transporte de cargas perigosas; transporte por dutos; marinas, portos e aeroportos; terminais de minrio, petrleo e derivados e produtos qumicos; depsitos de produtos qumicos e produtos perigosos. 20. Turismo - complexos tursticos e de lazer, inclusive parques temticos e autdromos. 21. Atividades diversas - parcelamento do solo; distrito e plo industrial. 22. Atividades agropecurias - projeto agrcola; criao de animais; projetos de assentamentos e de colonizao. 23. Uso de recursos naturais silvicultura; explorao econmica da madeira ou lenha e subprodutos florestais; atividade de manejo de fauna extica e criadouro

de fauna silvestre; utilizao do patrimnio gentico natural; manejo de recursos aquticos vivos; introduo de espcies exticas e/ou geneticamente modificadas; uso da diversidade biolgica pela biotecnologia. 1.1.2.2 Inserir pacote de trabalho na EAP; Descrito no Captulo 5.3 do PMBOK Guide 4 Edio 1.1.2.3 Prever tempo para Licenciamento no Cronograma de Gantt; Descrito no Captulo 6.1.2 do PMBOK Guide 4 Edio 1.1.2.4 Construir matriz de riscos; Descrito no Captulo 11.1.3 do PMBOK Guide 4 Edio 1.1.3 Avaliar se o projeto est obrigado por lei a apresentar Licenciamento Ambiental (LA): Sadas 1. Contratao de consultores ambientais - caso a rea do projeto se encaixe em uma das atividades que exigem o Licenciamento Ambiental, o primeiro passo localizar um consultor ambiental que esteja cadastrado e autorizado pelos rgos competentes (Secretarias de Meio Ambiente dos estados ou municpios) para providenciar o licenciamento. 2. Insero do pacote de trabalho referente ao Licenciamento Ambiental inserido na EAP caso haja necessidade de apresentao do Licenciamento Ambiental (LA), bem como seus desdobramentos via EIA/RIMA, o gerente do projeto dever incluir esses procedimentos na EAP para que no corra o risco de esquecimento de algum pacote de trabalho importante nessa rea. 3. Cronograma do pacote de trabalho referente ao Licenciamento Ambiental previsto no Grfico de Gantt como o Cronograma a decomposio dos pacotes de trabalho e a previso de durao de cada atividade, torna-se fundamental que todas as etapas do Licenciamento Ambiental (LA) sejam minimamente previstas e tenham ateno especial,visto que h diversos procedimentos burocrticos desde a sua proposio at a deciso final pelos rgos competentes. 4. Riscos referentes ao Licenciam ento Ambiental (LA) definidamente

identificados na matriz de riscos o Licenciamento Ambiental (LA) um processo que envolve riscos devido sua complexidade em termos de legislao e de atividades que emvolvem impactos ao meio ambiente. Dependendo da rea de atuao do projeto poder acontecer do rgo ambiental encontrar obstculos normativos para o deferimento da Licena. Neste caso, esses imprevistos / obstculos tm que serem transpostos e at redirecionados. Deste modo, fundamental a insero desses possveis obstculos na matriz para que, j nessa fase inicial, sejam identificados os riscos e propostas as alternativas para a resolutividade dos entraves.

CAPTULO II LICENCIAMENTO AMBIENTAL (LA)


Licenciamento Ambiental (LA) - o procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso (art. 1, inciso I, Resoluo CONAMA 237/97).

Entradas 1. Identificar a modalidade de Licenciamentos. 2. Prever custos de Licenciamentos e taxas.

Ferramentas e tcnicas 1. Licena Prvia (LP); 2. Licena de Instalao (LI); 3. Licena de Operao (LO). 4. Estudo de Impacto Ambiental (EIA); 5. Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA). 6. Inserir pacote de trabalho na EAP; 7. Prever tempo para Licenciamento no Cronograma de Gantt; 8. Construir matriz de riscos; 9. Inserir custos licenciamentos e taxas no oramento do projeto.

Sadas 1. Licenas Ambientais concedidas; 2. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) elaborados (se for o caso); 3. Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) elaborado (se for o caso). 4. Custos de licenciamentos e taxas oradas no projeto.

Figura 13-4. Licenciamento Ambiental: entradas, ferramentas e tcnicas e sadas.

2.1 Licenciamento Ambiental (LA): Entradas Existem vrias modalidades de Licenciamento Ambiental. Nessa fase do projeto, o importante identificar quais so as modalidades que o projeto exigir, dentre essas: Licena Prvia (LP), Licena de Instalao (LI) ou Licena de Operao (LO). Para cada uma das modalidades haver necessidade de: 2.1.1 Inserir pacote de trabalho na EAP; Descrito no Captulo 5.3.1 do PMBOK Guide 4 Edio 13.2.1.2 Prever tempo para Licenciamento no Cronograma de Gantt; Descrito no Captulo 6.1.2 do PMBOK Guide 4 Edio

13.2.1.3 Construir matriz de riscos; Descrito no Captulo 11.1.3 do PMBOK Guide 4 Edio 13.2.1.4. Prever custos de Licenciamentos e taxas. Descrito no Captulo 7.1 do PMBOK Guide 4 Edio 2.2 Licenciamento Ambiental (LA): Ferramentas e tcnicas 1. Licena Ambiental (LA) - Licena Ambiental o ato administrativo pelo qual o rgo ambiental competente, estabelece as condies, restries e medidas de controle ambiental que devero ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa fsica ou jurdica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental (art. 1, inciso I, Resoluo CONAMA 237/97).

As modalidades de Licenciamento Ambiental so: 1.1 Licena Prvia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases de sua implementao; 1.2 Licena de Instalao (LI) - autoriza a instalao do empreendimento ou atividade de acordo com as especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante; 1.3 Licena de Operao (LO) - autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a verificao do efetivo cumprimento do que consta das licenas anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao. As licenas ambientais podero ser expedidas isolada ou sucessivamente, de acordo com a natureza, caractersticas e fase do empreendimento ou atividade (artigo 8 da Resoluo CONAMA n 237/97). 13.2.2.1 Inserir pacote de trabalho na EAP; Descrito no Captulo 5.3.1 do PMBOK Guide 4 Edio 13.2.2.2 Prever tempo para Licenciamento no Cronograma de Gantt; Descrito no Captulo 6.1.2 do PMBOK Guide 4 Edio 13.2.2.3 Construir matriz de riscos; Descrito no Captulo 11.1.3 do PMBOK Guide 4 Edio

2.2.4. Inserir custos licenciamentos e taxas no oramento do projeto. Os custos com licenciamentos como a contratao de consultores, pagamentos de taxas etc., devem ser decompostos no oramento do projeto. 1. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA). Segundo o art. 3 da Resoluo CONAMA n 237/97, a Licena Ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradao do meio depender de prvio Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA/RIMA), ao qual se dar publicidade, garantida a realizao de audincias pblicas, quando couber, de acordo com a regulamentao. Por outro lado, o rgo ambiental competente, verificando que a atividade ou empreendimento no potencialmente causador de significativa degradao do meio ambiente, definir os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento. 2.1. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de acordo com os artigos 6 e 7 da Resoluo CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, no dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que ser responsvel tecnicamente pelos resultados apresentados e dever conter as seguintes atividades tcnicas: 2.1.1 Diagnstico Ambiental da rea de influncia do projeto. Segundo o art. 6 da Resoluo CONAMA 001/86, o Diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto deve ter completa descrio e anlise dos recursos ambientais e suas interaes, tal como existem, de modo a caracterizar a situao ambiental da rea, antes da implantao do projeto, considerando: 1. o meio fsico - o subsolo, as guas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptides do solo, os corpos d'gua, o regime hidrolgico, as correntes marinhas, as correntes atmosfricas; 2. o meio biolgico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espcies indicadoras da qualidade ambiental, de valor cientfico e econmico, raras e ameaadas de extino e as reas de preservao permanente; 3. o meio scio-econmico - o uso e ocupao do solo, os usos da gua e a scioeconomia, destacando os stios e monumentos arqueolgicos, histricos e

culturais da comunidade, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilizao futura desses recursos. 2.1.2 Anlise dos impactos ambientais do projeto. Anlise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, atravs de identificao, previso da magnitude e interpretao da importncia dos provveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a mdios e longos prazos, temporrios e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinrgicas; a distribuio dos nus e benefcios sociais (art. 6, inciso II da Resoluo CONAMA 001/86) 2.1.3 Definio das medidas mitigadoras dos impactos negativos. Definio das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficincia de cada uma delas (art. 6, inciso III da Resoluo CONAMA 001/86) 2.1.4 Elaborao do programa de acompanhamento e monitoramento. O programa dever identificar os impactos positivos e negativos do projeto e indicar os fatores e parmetros a serem considerados (art. 6, inciso IV da Resoluo CONAMA 001/86) 2.2. Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) - O relatrio de impacto ambiental RIMA refletir as concluses do estudo de impacto ambiental e conter, no mnimo: I - Os objetivos e justificativas do projeto, bem como a sua relao e compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais; II - A descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando para cada um deles, nas fases de construo e operao a rea de influncia, as matrias primas, e mo-de-obra, as fontes de energia, os processos e tcnica operacionais, os provveis efluentes, emisses, resduos de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados; III - A sntese dos resultados dos estudos de diagnsticos ambiental da rea de influncia do projeto; IV - A descrio dos provveis impactos ambientais da implantao e operao da atividade, considerando o projeto, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidncia dos impactos e indicando os mtodos, tcnicas e critrios adotados para sua identificao, quantificao e interpretao; V - A caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia, comparando as diferentes situaes da adoo do projeto e suas alternativas, bem como com a hiptese de sua no realizao;

VI - A descrio do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relao aos impactos negativos, mencionando aqueles que no puderam ser evitados, e o grau de alterao esperado; VII - O programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos; VIII - Recomendao quanto alternativa mais favorvel (concluses e comentrios de ordem geral). Pargrafo nico - O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreenso. As informaes devem ser traduzidas em linguagem acessvel, ilustradas por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqncias ambientais de sua implementao (art. 9 da Resoluo CONAMA 001/86). 2.3 Licenciamento Ambiental (LA): Sadas De acordo com a Resoluo CONAMA n 297/97, artigo 10, o Licenciamento Ambiental obedecer s etapas abaixo relacionadas e, ao seu final, o rgo competente dar deferimento ou indeferimento do pedido de licena, dando-se a devida publicidade: 1. Definio pelo rgo ambiental competente - com a participao do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessrios ao incio do processo de licenciamento correspondente licena a ser requerida; 2. Requerimento da licena ambiental pelo empreendedor -

acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dandose a devida publicidade; 3. Anlise pelo rgo ambiental competente - integrante do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realizao de vistorias tcnicas, quando necessrias; 4. Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental decorrncia competente da anlise dos integrante do SISNAMA, uma nica vez, em documentos, projetos e estudos ambientais

apresentados, quando couber, podendo haver a reiterao da mesma solicitao caso os esclarecimentos e complementaes no tenham sido satisfatrios; 5. Audincia pblica - quando couber, de acordo com a regulamentao pertinente; 6. Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental competente - decorrentes de audincias pblicas, quando couber, podendo haver reiterao da solicitao quando os esclarecimentos e complementaes no tenham sido satisfatrios;

7. Emisso de parecer tcnico conclusivo - e, quando couber, parecer jurdico; No procedimento de licenciamento ambiental dever constar, obrigatoriamente, a certido da Prefeitura Municipal, declarando que o local e o tipo de empreendimento ou atividade esto em conformidade com a legislao aplicvel ao uso e ocupao do solo e, quando for o caso, a autorizao para supresso de vegetao e a outorga para o uso da gua, emitidas pelos rgos competentes (artigo 10 da Resoluo CONAMA n 237/97).

2.3.1 Pacote de trabalho referente ao Licenciamento Ambiental (LA) inserido na EAP; Descrito no Captulo 5.3.1 do PMBOK Guide 4 Edio 2.3.2 Tempo para Licenciamento Ambiental (LA) decomposto e previsto no Cronograma de Gantt; Descrito no Captulo 6.1.2 do PMBOK Guide 4 Edio 13.2.3.3 Riscos referentes ao Licenciamento Ambiental (LA) identificados na m atriz de riscos; Descrito no Captulo 11.1.3 do PMBOK Guide 4 Edio 2.3.4. Custos de licenciamentos e taxas oradas no projeto . Os processos de licenciamentos envolvem tanto tempo, como tambm custos para o projeto: so contrataes de consultores credenciados, pagamentos de taxas etc. Tudo deve ser previsto no oramento do projeto.

3. Identificar modelos de gerenciamento ambiental para processos internos do projeto O gerenciamento ambiental do projeto deve prevalecer desde o seu ciclo de vida inicial e permanecer durante os ciclos posteriores, at o seu final. importante que o gerente do projeto identifique j na fase de planejamento do projeto, quais sero os modelos de gerenciamento ambiental que ele ter sua disposio durante todo o projeto.

Entradas 1. Mapear as metodologias mais viveis para o projeto; 2. Definir Auditoria para fiscalizar; 3. Divulgar e cobrar; 4. Inserir no Cronograma de Gantt

Ferramentas e tcnicas 1. Poltica dos 5rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar); 2. Norma ISO 14000; 3. Definir tempo no Cronograma de Gantt

Sadas 1. Metodologia de Gerenciamento Ambiental definida para o projeto. 2. Cronograma de Gantt definido

Figura 5. Modelos de gerenciamento ambiental interno do projeto: entradas, ferramentas e tcnicas e sadas.

13.3.1 Identificar modelos de gerenciamento ambiental para processos internos do projeto: Entradas M apear as metodologias mais viveis para o projeto Existem diversos mtodos de gerenciamento ambiental que podem ser implementados internamente no projeto. Dentre elas destacam-se: 1. Poltica dos 5rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar); 2. Normas da Srie ABNT NBR ISO 14000. Definir Auditoria para fiscalizar O gerenciamento ambiental do projeto um processo contnuo que no pode ficar deriva. Para tanto, essencial que o gerente do projeto eleja uma Auditoria para ser a responsvel pela implementao e fiscalizao das normas ambientais do projeto. Todo o trabalho dever constar no cronograma do projeto. Divulgar e cobrar As normas ambientais devero ser seguidas pela equipe do projeto durante toda a sua execuo. essencial que a Auditoria divulgue e cobre esse compromisso junto a toda a equipe do projeto. Inserir no Cronograma de Gantt Para que a equipe do projeto no perca o foco do gerenciamento ambiental durante todo o projeto, fundamental que todos os processos sejam decompostos no Cronograma de Gantt.

13.3.2 Identificar modelos de gerenciamento ambiental para processos internos do projeto: Ferramentas e tcnicas. 1. Poltica dos 5rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar); A Poltica dos 5rs no envolve custos financeiros na sua implementao, pois se trata de um mtodo de gerenciamento ambiental de domnio pblico. No h custos com certificao. O foco do mtodo a difuso de prticas de gerenciamentos empresariais mais sustentveis. O primeiro R - reporta idia de REPENSAR os hbitos na aquisio de bens de consumo: 1. Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de compr-lo; 2. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matria orgnica e leo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que no for reutilizvel ou reciclvel; 3. Evite o desperdcio de alimentos. 4. Use produtos de limpeza biodegradveis. No segundo R a idia central RECUSAR produtos que prejudiquem o meio ambiente e a sade. Para tanto, o ideal : 1. Comprar apenas produtos que no agridem o meio ambiente e a sade. Ficar atento ao prazo de validade e nas empresas que tm compromissos com a ecologia; 2. Evitar o excesso de sacos plsticos e embalagens; 3. Ter sempre uma sacola de pano para transportar suas compras. 4. Evitar a compra de produtos que no sejam reciclveis. O terceiro R, diz respeito REDUO do consumo desnecessrio e esto embutidos os seguintes critrios: 1. Esta prtica significa consumir menos produtos, dando preferncia aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofeream menor potencial de gerao de resduos e de desperdcio de gua, energia e recursos naturais; 2. Adote a prtica do refil; 3. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econmicas, priorizando as retornveis.

No quarto R - est embutida a idia de Reutilizar e recuperar ao mximo o produto antes de descartar. Desde modo, as aes sugeridas so:

Amplie a vida til dos produtos e do aterro sanitrio, economizando a extrao de matrias-primas virgens; Crie produtos artesanais e alternativos a partir da reutilizao de embalagens de papel, vidro, plstico, metal, isopor e CDs; Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho; Oferea vrios tipos de oficinas de sucata; Doe objetos que possam servir a outras pessoas.

Finalmente, o quinto R, diz respeito RECICLAGEM propriamente dita e seus enfoques so:

O processo de reciclagem reduz a presso sobre os recursos naturais, economiza gua, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho;

Exercite os quatro primeiros Rs e, o que restar, separe para a coleta seletiva das embalagens de vidros, plsticos, metais, papis, longa vida, isopor, leo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs, radiografias e alimentos;

A reciclagem promove benefcios ambientais, sociais e econmicos.

Normas da Srie ABNT NBR ISO 14000. Segundo a ABNT, normatizao a Atividade que estabelece, em relao a problemas existentes ou potenciais, prescries destinadas utilizao comum e repetitiva com vistas obteno do grau timo de ordem em um dado contexto. O processo implantado pela ABNT envolve custos financeiros, que so formulados de acordo com as necessidades da empresa. Os resultados da implantao da normatizao podem ser qualitativos e quantitativos. Os qualitativos so: A utilizao adequada dos recursos (equipamentos, materiais e mo-de-obra); A uniformizao da produo; A facilitao do treinamento da mo-de-obra, melhorando seu nvel tcnico; A possibilidade de registro do conhecimento tecnolgico; Melhorar o processo de contratao e venda de tecnologia.

Os quantitativos so: Reduo do consumo de materiais e do desperdcio; Padronizao de equipamentos e componentes; Reduo da variedade de produtos (melhorar); Fornecimento de procedimentos para clculos e projetos; Aumento de produtividade; Melhoria da qualidade; Controle de processos.

3. Definir tempo no Cronograma de Gantt Aps a avaliao dos modelos de gerenciamento ambiental dos processos internos do projeto, o gerente poder optar pelo melhor e mais adequado sua realidade. Em seguida far a decomposio do processo de implantao da metodologia escolhida no Cronograma do projeto.

13.3.2 Identificar modelos de gerenciamento ambiental para processos internos do projeto: Sadas 1. Metodologia de Gerenciamento Ambiental definida para o projeto. 2. Auditoria Ambiental do projeto eleita. 3. Cronograma de atividades para implementao decomposta no Grfico de Barras de Gantt.

13.4 Sensibilizar e qualificar a equipe em questes de sustentabilidade ambiental O gerenciamento ambiental do projeto em seus processos internos somente ser conseguido, se todos os integrantes da equipe forem devidamente sensibilizados a respeito da importncia da sustentabilidade ambiental, no s para o projeto, mas tambm para a sociedade em geral. Deste modo, a sensibilizao precede a capacitao, visto que uma equipe preparada para se capacitar ter melhores aproveitamentos dos contedos abordados na capacitao.

Entradas 1. Identificar vias de sensibilizao; 2. Definir mtodos de qualificao; 3. Organizar cronograma de treinamento; 4. Inserir na EAP e no plano de comunicao do projeto. 1. 2. 3. 4. 5.

Ferramentas e tcnicas palestras, reunies informais; cursos, treinamentos, decompor no Cronograma; 6. inserir no plano de comunicao do projeto.

Sadas

1. Plano de capacitao definido e executado; 7. EAP, Cronograma e Plano de Comunicao do projeto atualizados.

Figura 13-6. Sensibilizar e qualificar equipe do projeto em questes de sustentabilidade ambiental: Entradas, Ferramentas e tcnicas e Sadas

13.4.1 Sensibilizar e qualificar a equipe em questes de sustentabilidade ambiental - Entradas 1. Identificar vias de sensibilizao O planejamento da sensibilizao dos recursos humanos do projeto em sustentabilidade ambiental envolve em primeiro lugar, a identificao do perfil profissional e hierrquico de cada rea. Deste modo, para diferentes perfis haver diferentes veculos e tcnicas de comunicao. fundamental para o sucesso dessa ao que cada rea, cada profissional se veja includo na dimenso da sustentabilidade, interiorizando as externalidades desse tema. Por exemplo, o detalhamento de uma informao sobre um assunto, por exemplo, reciclagem ou economia de energia, direcionado via palestra para o pessoal de apoio (cho de fbrica) no ser necessrio para expor o assunto para a alta direo da empresa do projeto. O nvel bsico de formao, a disponibilidade de tempo e o poder de deciso influenciam diretamente a escolha das vias de sensibilizao, e devem ser levadas em considerao durante a fase de planejamento.

2. Definir mtodos de qualificao


A qualificao uma forma de complementar a formao do profissional e pode ser aplicada nos nveis bsico, mdio e superior. Ela envolve a escolha assertiva dos mtodos e durao do tempo de durao da qualificao. Para que os resultados sejam alcanados, algumas premissas devem ser consideradas: 1. a idade da pessoa a ser qualificada as pessoas em idade adulta podem no conhecer o assunto da qualificao, no entanto, ela possui conhecimento de vida que devem ser considerados durante as aulas. Uma boa qualificao deve envolver o

qualificando de maneira que ele se sinta parte do novo conhecimento que a ele est sendo agregado; 2. o nvel de formao e cultural no planejamento de uma qualificao fundamental entender o nvel de formao e nvel cultural da clientela. Aplicar uma tcnica de ensino equivocada para o pblico alvo correr o risco de colocar tudo a perder. Pessoas com diferentes nveis de formao e diferentes nveis culturais aprendem de diferentes formas. O planejamento deve levar em conta: a formao (nvel bsico, mdio ou superior da clientela), a religiosidade, a origem etc. 3. o mtodo escolhido para qualificaes rpidas, importante a escolha de um mtodo que contemple objetivos a curto prazo, com reflexos a longo prazo. Existem mtodos que podem proporcionar excelentes resultados, como a Andragogia, que um mtodo de formao para adultos e o mtodo construtivista desenvolvido por Paulo Freire. 3. Organizar cronograma de treinamento Todas as aes de sensibilizao e qualificao devem ser decompostas e monitoradas via Cronograma do projeto. Elas so importantes elos para a devida implementao de um gerenciamento ambiental comprometido e no apenas como letras em um planejamento. 4. Inserir na EAP e no Plano de Comunicao do projeto Os pacotes de trabalho devem ser inseridos e atualizados constantemente na EAP. Consequentemente, para que a sensibilizao e a qualificao possam atingir os resultados fundamental que seja desenvolvido um Plano de Comunicao cujo objetivo informar o que ir acontecer, como ir acontecer, como ser desenvolvido, por que ir acontecer e o que se espera da qualificao. Jogar uma ao solta no cotidiano da equipe do projeto perigoso, pois uma ao dessas que ainda novidade - pode ser interpretada como perda de tempo se no for devidamente preparada.

13.4.2 Sensibilizar e qualificar a equipe em questes de sustentabilidade ambiental Ferramentas e tcnicas 1. Palestras do Latim palaestra e do grego palaistra, o dicionrio Aurlio traz o conceito de palestra como conversao, conferncia ou discusso sobre um assunto cultura. Para os gregos e romanos o conceito original era o de lugar onde se faziam exerccios fsicos. A noo de palestra como atividade fsica traz a conotao de dinamismo na atuao. Este dinamismo pode ser definido pela interao promovida atualmente nesses exerccios em que a platia chamada participao. Atividades de interao e envolvimento so propostas como fora de "agarrar" o espectador e transform-lo num partcipe, tirando deste contexto a separao em nveis de ensino onde o professor repassa um contedo, um saber esperando que o aluno como espectador o receba (Gabriel Periss).

2. Reunies informais as reunies informais devem ser pautadas por assuntos relevantes para a sustentabilidade ambiental, porm, tratados de forma leve e descontrada. Uma boa opo um lanche didtico ao final do expediente, em que a equipe do projeto levada a refletir sobre o destino de tudo o que se consome, por exemplo, para onde iro as garrafas, as embalagens e todos os insumos que foram necessrios para que aquele encontro acontecesse. 3. Cursos os cursos aqui propostos so de curta durao. No entanto, os seus

resultados so alcanados a longo prazo. Preparar bem um curso faz toda a diferena: a escolha do local, as estratgias de ensino e aprendizagem, o material didtico. Tudo importante para que os cursistas se enxerguem e se encaixem na proposta do curso. 4. treinamentos os treinamentos podem ser lanados como complementares aos cursos. Os formatos so diversificados, como por exemplo, oficinas e simulaes. Em ambos os casos, o objetivo possibilitar que a equipe entenda a importncia do comportamento sustentvel no projeto. Treinar a equipe a identificar o que , e o que no reciclvel, por exemplo, pode ser o foco dessa ao. Jogos e simulaes so bem-vindos nessa etapa. 5. Decompor no Cronograma todas as aes de sustentabilidade necessariamente tm que constar no Cronograma. 6. Inserir no Plano de Comunicao do projeto a comunicao certa para o pblico certo, esse o segredo dessa ao. Aqui vale a regra geral da comunicao em projetos: quanto mais alto o cargo, menor a quantidade de informaes; quanto mais baixo o cargo, maior a quantidade de informaes. Disseminar a idia de sustentabilidade em todos os canais possveis e a todos os envolvidos no projeto, eis o desafio.

13.4.3 Sensibilizar e qualificar a equipe em questes de sustentabilidade ambiental - Sadas 1. Plano de capacitao definido e executado o plano de capacitao deve ser unssono, em sentido crescente para que a equipe, paulatinamente, tenha completa interao dos contedos abordados. 2. Palestras, Reunies informais, Cursos e treinamentos definidos a seqncia lgica deve ser obedecida: em primeiro lugar as palestras e reunies informais devido ao seu formato sensibilizador -, e, posteriormente, os cursos e treinamentos por se tratar de uma abordagem mais aprofundada do tema.

3. Cronograma decomposto e atualizado todas as aes de sustentabilidade necessariamente tm que constar no Cronograma. Todas as aes devem ser previstas com bastante antecedncia para que a comunicao alcance a efetividade proposta. 4. Inserir no Plano de Comunicao do projeto de nada adianta um bom plano de capacitao e um cronograma exato, se as pessoas no tiverem conhecimento deles.

13.5 Definir critrios para a obteno dos insumos necessrios para o abastecimento do projeto Os processos de gerenciamento ambiental incluem a adoo de parmetros e critrios de sustentabilidade ambiental que pautaro as relaes junto aos fornecedores e prestadores de servios do projeto. Incentivar os fornecedores a oferecer produtos e servios ambientalmente responsveis a preos competitivos. Incentivar os fornecedores a realizar a coleta ou reciclagem dos produtos usados (logstica reversa). Informar-se sobre o desempenho ambiental de produtos e servios (pegada ecolgica). Exigir o cumprimento da legislao e regulamentao pertinente na procura por servios e produtos para o projeto. Entradas 1. Escrever documento contendo as normas; 2. Divulgar o documento junto aos fornecedores. 3. Inserir na EAP, na Matriz de Riscos e no Plano de Comunicao do projeto. Ferramentas e tcnicas 1. Firmar acordos e contratos com os fornecedores com as normas ambientais a serem cumpridas; 2. inserir na EAP, na Matriz de Riscos e no Plano de Comunicao do projeto. Sadas 1. Acordos e contratos firmados e respeitados; 2. Formao de Comit Auditor; 3. EAP, Matriz de Riscos, Cronograma e Plano de Comunicao do projeto atualizados.

Figura 13-7. Definio de critrios para obteno dos insumos para o projeto: Entradas, Ferramentas e tcnicas e Sadas

13.5.1 Definir critrios para a obteno dos insumos necessrios para o abastecimento do projeto: Entradas 1. Escrever documento contendo as normas Aps a formulao de todos os procedimentos internos do projeto para atender os critrios de sustentabilidade ambiental, o olhar deve voltar-se para os fornecedores de produtos e servios ao projeto. Para tanto essencial que esses critrios estejam claros e definidos. Deste modo, os fornecedores que procurarem o projeto para vender seus produtos e

servios devem estar previamente cientes a respeito desses critrios. A maneira mais efetiva de atingir esse objetivo editar um documento contendo essas normas. 2. Divulgar o documento junto aos fornecedores. Aps a edio do documento, o prximo passo divulgar a todos os fornecedores. A partir da, o projeto deve ter como rotina na relao com os fornecedores o seguinte comportamento: 1. exigir dos fornecedores do projeto o cumprimento da legislao e regulamentao pertinente na procura por servios e produtos; 2. oferecer vantagens para os fornecedores que cumprirem os critrios ambientais na produo de bens e servios; 3. negociar com os fornecedores a realizar a coleta ou reciclagem dos produtos usados (logstica reversa); 4. o gerente do projeto deve informar-se sobre o desempenho ambiental (pegada ecolgica) dos fornecedores na produo dos bens e servios ofertados ao projeto. 3. Inserir na EAP, na Matriz de Riscos e no plano de comunicao do projeto. 3.1 Insero dos processos na EAP - Aps a definio dos critrios, o gerente do projeto deve sempre atualizar a EAP, inserindo os pacotes de trabalho referentes a esses processos. 3.2 Previso de riscos as relaes com os fornecedores podem envolver riscos como a no adeso desses fornecedores aos processos sustentveis do projeto; a possibilidade de fraude na apresentao dos documentos exigidos; o aumento exagerado de preos dos bens e servios para o cumprimento das exigncias ambientais. Para tanto, o gerente do projeto deve identificar esses gargalos e ter as alternativas viveis para que o projeto no seja comprometido devido a riscos inesperados. Portanto, na matriz de riscos tambm deve constar os processos de identificao, estudo de respostas, causas e categorias desses riscos. 3.3. Inserir no Plano de Comunicao do projeto No plano de comunicao do projeto devem constar todos os processos de envolvimento dos fornecedores: canais de comunicao, perodo, objetivo etc.

13.5.2 Definir critrios para a obteno dos insumos necessrios para o abastecimento do projeto: Ferramentas e tcnicas 1. Firmar acordos e contratos com os fornecedores com as normas

ambientais a serem cumpridas - os documentos firmados entre os fornecedores e a empresa responsvel pelo projeto devem estipular clusulas possveis de serem

cumpridas por ambas as partes, evitando-se assim os contratos leoninos, devendo prevalecer o princpio da equidade para ambas as partes. Deste modo, os acordos e contratos podem ser firmados individualmente com as empresas fornecedoras ou com sindicatos que representam essas empresas. O objetivo final a formatao de um processo igualitrio para que todos os fornecedores tenham chances iguais na competio para a oferta dos bens e servios ao projeto. 2. Inserir na EAP, na Matriz de Riscos e no Plano de Comunicao do projeto.A EAP, a Matriz de Riscos e o Plano de Comunicao do projeto devem ser constantemente atualizados e respeitados.

13.5.3 Definir critrios para a obteno dos insumos necessrios para o abastecimento do projeto: Sadas 1. Acordos e contratos firmados e respeitados os acordos e contratos sero os documentos que embasaro as negociaes com os fornecedores do projeto e devem ser respeitados. Portanto, no processo de confeco desses documentos, todos os detalhes devem ser observados, analisados e includos adequadamente para que no haja interpretaes ambguas posteriormente. 2. Formao de Comit Auditor importante que a equipe do projeto forme um Comit Auditor para o acompanhamento de todos esses processos para evitar que esses procedimentos sejam negligenciados durante a execuo do projeto. 3. EAP, Matriz de Riscos, Cronograma e Plano de Com unicao do projeto atualizados todos esses processos devem ser atualizados constantemente na EAP, na Matriz de Riscos, no Cronograma e Plano de Comunicao do projeto.

13.6 Gerenciar os resduos slidos do projeto - a definio dos modelos de Gesto Ambiental que nortearo a destinao dos resduos do projeto: 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), ISO 14000 etc.

Entradas 2 3 4 5 6 Identificar destino dos resduos slidos; Coleta seletiva; Fiscalizar coleta; Inserir na EAP e no plano de comunicao do projeto; Inserir na Matriz de Riscos do projeto.

Ferramentas e tcnicas 1. Destinao e logstica; 2. Logstica reversa; 3. Inserir na EAP, na Matriz de Riscos e no Plano de Comunicao do projeto; 2 3 4

Sadas Plano de resduos slidos do projeto concludo; Destinao dos resduos identificada; EAP, Matriz de Riscos, Cronograma e Plano de Comunicao do projeto atualizados.

F igura 13-8. Gerenciamento dos resduos slidos do projeto: Entradas, Ferramentas e tcnicas e Sadas

13.6.1 Gerenciar os resduos slidos do projeto: Entradas 1. Identificar destino dos resduos slidos O primeiro processo para o gerenciamento dos resduos slidos identificar o que reciclvel ou no. Posteriormente, implantar a coleta seletiva. 2. Coleta seletiva - nem todas as cidades do Brasil possuem coleta seletiva. Em todo o territrio nacional, existem em torno de 135 cidades que implantaram o processo. Na maioria dessas cidades a coleta realizada por catadores organizados em cooperativas e associaes. Portanto, cabe ao Comit Auditor localizar essas organizaes e estabelecer procedimentos para a implantao da coleta seletiva no projeto. 3. Fiscalizar coleta todos os passos da coleta seletiva devem ser acompanhados e fiscalizados rotineiramente pelo Comit Auditor. 4. Inserir na EAP e no plano de comunicao do projeto os processos referentes coleta seletiva devem ser includos nos pacotes de trabalho da EAP; o Plano de Comunicao do projeto deve contemplar todos os processos de relacionamentos com os stakeholders envolvidos no processo de coleta seletiva, visto que eles tm demandas de tempo diferenciados dos rgos oficiais de coleta de lixo. Podem ser estabelecidos acordos referentes aos dias da coleta, o mtodo de separao, a forma de armazenamento do material reciclado dentre outros.

4. Inserir na Matriz de Riscos do projeto como em toda relao com os stakeholders envolve alguma modalidade de risco, na coleta seletiva no seria diferente. Pode acontecer que a cooperativa ou associao no aparea no dia combinado para a coleta. Ento, o Comit Auditor tem que estar preparado para esse imprevisto e acionar imediatamente outra entidade substituta. Caso contrrio poder haver armazenamento de resduos no projeto. A equipe do projeto, juntamente com o Comit Auditor devem investigar e prever na matriz todos os riscos referentes a esse processo, bem como acompanhar e monitorar os riscos identificados.

13.6.2 Gerenciar os resduos slidos do projeto: Ferramentas e tcnicas 1. Destinao e logstica Observando-se a realidade de cada lugar, para uma destinao efetiva dos resduos slidos, primeiramente so necessrios alguns questionamentos: 1. Existem cooperativas ou associaes de catadores de lixo no entorno do projeto? 2. Os resduos slidos, previamente separados pelo projeto sero destinados iro beneficiar algum projeto social? importante formular esse questionamento, visto que se a instituio que for coletar o lixo obtiver lucro com esse processo, ento justo que o projeto estipule preo pelo material coletado. 3. importante que o Comit Auditor receba os relatrios dirios da pesagem dos materiais coletados pelas cooperativas ou associaes; 4. Qual o tipo, volume e freqncia de lixo gerado e como sero armazenados e coletados internamente? 5. O que feito atualmente? A cooperativa poder fazer a coleta no local? 6. Para que separar em quatro cores se a coleta ser feita pelo mesmo veculo? 2. Logstica reversa Segundo a Lei n 12.305/10 (Poltica Nacional dos Resduos Slidos), logstica reversa o instrumento de desenvolvimento econmico e social caracterizado por um conjunto de aes, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituio dos resduos slidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinao final ambientalmente adequada. Inspirado nesse princpio legal, o Comit Auditor da rea de gerenciamento ambiental do projeto poder estabelecer acordos e contratos em que os fornecedores comprometem-se a recolher os resduos provenientes da aquisio de bens e servios para o projeto. Para que isso acontea necessrio o estabelecimento de protocolos de coleta e armazenamento desse material retornvel.

3. Inserir na EAP, na Matriz de Riscos e no Plano de Comunicao do projeto Todos os pacotes de trabalho devem ser inseridos na EAP, previstos na Matriz de Riscos e decompostos no Plano de Comunicao do projeto.

13.6.3 Gerenciar os resduos slidos do projeto: Sadas 1. Plano de resduos slidos do projeto concludo o Plano de resduos slidos deve ser divulgado a todos os membros da equipe, bem como a todos os demais stakeholders do projeto. 2. Destinao dos resduos identificada todos os protocolos de destinao e coleta dos resduos slidos do projeto devem ser seguidos por todos os stakeholders do projeto. 3. EAP, Matriz de Riscos, Cronograma e Plano de Com unicao do projeto atualizados - todos os instrumentos de planejamento e controle do projeto devem ser constantemente atualizados: EAP, Matriz de Riscos, Cronograma e Plano de Comunicao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resoluo n 001. Dirio Oficial da Unio. 1986. CONGRESSO NACIONAL. Lei n 6.938/81. Braslia. 1981. CONGRESSO NACIONAL. Lei n 12.305/10. Braslia. 2010. JOAQUIM , Masa Santos. Carvo vegetal: uma alternativa para os produtos rurais do sudoeste mai. 2011. M INISTRIO DO M EIO AM BIENTE. A3P. Disponvel em <www.mma.gov.br/a3p> Acesso em 14 mai. 2011. M EDEIROS, Rodrigo. Desafios gesto sustentvel da biodiversidade no Brasil. Instituto da Floresta. Disponvel em: < http://www.if.ufrrj.br . Acesso em 19 nov. 2008. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 3 Edio. USA: 2004. UNIO MUNDIAL PELA NATUREZA - IUCN. Estratgia Mundial para a Conservao: a conservao dos recursos vivos para um desenvolvimento sustentado. So Paulo: CESP, 1984. VARGAS, Ricardo Viana. Anlise de valor agregado em projetos: revolucionando o gerenciamento de custos e prazo. 4 edio. Rio de Janeiro: Brasport, 2008. goiano. Dissertao de mestrado. UNB, 2009. Disponvel em: <http://efl.unb.br/arq_pdf/dissertacao/2009/Maisa_Santos_Joaquim.pdf >. Acesso em 14

Vous aimerez peut-être aussi