Vous êtes sur la page 1sur 13

A CONSTITUIO DE 1976 E O RESTABELECIMENTO DA DEMOCRACIA

Constituio de 1976

Em 25 de Abril de 1975 realizaram-se eleies para eleger os deputados para a Assembleia Constituinte que tinha como funo elaborar uma nova constituio Em 25 de Abril de 1976 foi aprovada a Constituio de 1976 que garantiu a separao dos poderes e os direitos e liberdades dos cidados

Democracia

o governo voltou a governar segundo um regime democrtico, ou seja, respeitando os direitos e liberdades dos cidados assim os cidados voltaram a ter o direito de escolher os seus governantes direito de voto

Poder Central

conjunto de rgos que exercem o seu poder sobre todo o territrio nacional e que abrange toda a populao:

Presidente da Repblica Governo (1 ministro e restantes ministros) Assembleia da repblica (deputados) Tribunais (juzes)

Separao dos poderes do poder central

Presidente da Repblica

promulga e manda publicar as leis escolhido pelos cidados eleitores executa as leis o 1 ministro escolhido pelo presidente da Repblica e os restantes ministros so escolhidos pelo 1 ministro

Governo

Assembleia da Repblica

faz as leis os deputados so escolhidos pelos cidados eleitores julgam quem no cumpre as leis os juzes no so escolhidos por eleies

Tribunais

Autonomia dos Aores e Madeira


A Madeira e os Aores tm os seus prprios rgos de governo:

Assembleia Regional

faz as leis respeitando a Constituio e as leis gerais da Repblica os deputados so escolhidos pelos cidados eleitores da regio executa as leis o primeiro ministro escolhido pelo partido mais votado para a Assembleia Regional que depois escolhe os restantes ministros

Governo Regional

A INDEPENDNCIA DAS COLNIAS


Colnias africanas
O novo presidente da Repblica, Antnio de Spnola, reconheceu o direito independncia dos povos africanos e assim se formaram cinco novos pases:

1974 Guin-Bissau 1975 Angola, Moambique, So Tom e Prncipe e Cabo Verde

Colnias do oriente
As colnias do continente asitico tiveram outros destinos:

1999 Macau passou a ser territrio chins 2002 Timor-Leste tornou-se independente depois de ter sido invadido pela Indonsia e passou a chamar-se Timor-Lorosae

A AO MILITAR E POPULAR EM 25 DE ABRIL


Sada de Salazar do poder
Salazar saiu do poder quando adoeceu gravemente em 1968. No entanto, Marcelo Caetanosubstituiu-o mantendo os seus ideais: manteve a DGS (Direo Geral de Segurana antiga PIDE) e a Guerra Colonial.

Fim da ditadura
A falta de liberdade, o aumento do custo de vida e as depesas militares e muitas mortes durante a Guerra Colonial contriburam para o aumento do descontentamento da populao, o que levou ao fim da ditadura.

25 de Abril de 1974
Golpe militar organizado pelo MFA Movimento das Foras Armadas apoiado pelos populares. Vrias cidades foram dominadas sem grande resistncia. Marcelo Caetano refugiou-se no quartel do Carmo que foi cercado pelas tropas do capito Salgueiro Maia e aceitou render-se perante um oficial superior: general Antnio de Spnola. Acabou por ser preso, tal como Amrico Toms (presidente da Repblica).

Primeiras medidas do MFA



poder entregue a uma Junta de Salvao Nacional, presidida pelo Antnio de Spnola dissoluo da Assembleia Nacional extino da DGS abolio da censura libertao dos presos polticos negociaes para pr fim Guerra Colonial

A GUERRA COLONIAL
Depois da II Guerra Mundial, os pases como a Blgica, a Inglaterra e a Holanda reconheceram a independncia da maioria das suas colnias. Entretanto Salazar no fez o mesmo e a Unio Indiana e a populao africana das colnias portuguesas comearam a revoltar-se contra Portugal.

1961: Unio Indiana ocupou Damo, Diu e Goa 1961: revolta da Angola 1963: revolta da Guin 1964: revolta de Moambique

Salazar respondeu com o envio de muitos militares para as colnias. Esta Guerra Colonial, que durou 13 anos (1961-1974), teve como principais consequncias o ferimento e morte de muitos soldados portugueses e uma grande despesa com os gastos militares.

SALAZAR E O ESTADO NOVO


Ascenso poltica de Salazar
Em 1928 Antnio de Oliveira Salazar foi nomeado ministro das Finanas e conseguiu equilibrar as contas pblicas aumentando as receitas, atravs do aumento dos impostos, e diminuindo as despesas do estado, atravs da reduo de gastos com a Educao, Sade e com os salrios dos funcionrios pblicos. Em 1932, Salazar foi nomeado Presidente do Conselho de Ministros, ou seja, passou a ser o chefe do Governo.

Constituio de 1933
Em 1933 foi aprovada uma nova constituio em que os direitos e liberdades dos cidados eram reconhecidos e ficou estabelecido que o Presidente da Repblica e os deputados seriam eleitos pelos cidados. No entanto, as eleies no eram verdadeiramente livres e os direitos e liberdades dos cidados nem sempre foram respeitados por Salazar. Foi constitudo novamente o Parlamento que apenas servia para aprovar as leis impostas pelo governo.

Poltica de obras pblicas


Durante o Estado Novo construram-se estradas, barragens, hospitais e edifcios pblicos. Esta poltica permitiu a modernizao do pas e combateu o desemprego junto das reas urbanas. Salazar aproveitou tambm esta poltica de obras pblicas para engrandecer o seu trabalho frente do pas e assim fazer propaganda.

Receitas do turismo e da emigrao


Desenvolveu-se o turismo, o que permitiu a entrada de mais receitas para o Estado. Apesar do desenvolvimento do pas, muitas pessoas continuavam a viver em grandes dificuldades e decidiram emigrar. O dinheiro enviado para Portugal pelos emigrantes foi outra fonte de receitas para o Estado.

Suportes do Estado Novo


Para Salazar conseguir tanto tempo no poder teve vrios suportes:

Censura: da imprensa, teatro, cinema, rdio e televiso, que impedia a divulgao de opinies contra o regime salazarista.

Polcia poltica: PVDE, que passou mais tarde a chamar-se PIDE, que vigiava, perseguia, prendia e torturava os opositores ao regime de Salazar. Mocidade Portuguesa: organizao com fim de desenvolver o culto do chefe, dever militar e devoo ptria nos jovens dos 7 aos 18 anos. Legio Portuguesa: organizao armada que defendia o Estado Novo e combatia o Comunismo. Propaganda Nacional: tinha como objetivo obter apoio da populao. Unio Nacional: nica organizao poltica legal que apoiava Salazar.

Oposio poltica
Eleies legislativas de 1945
Os opositores ao salazarismo organizaram-se clandestinamente para no serem perseguidos e presos. Outros tiveram de sar do pas (exilados polticos). A oposio cresceu em 1945 quando terminou a II Guerra Mundial, com a vitria dos pases democrticos (EUA, Frana, Inglaterra e seus aliados), onde os direitos e liberdades dos cidados eram respeitados. Estes pases pressionaram Salazar e este marcou eleies legislativas. A oposio uniu-se e criou o MUD (Movimento de Unidade Democrtica). No entanto, o governo no permitiu que a oposio fizesse camapnha eleitoral nem que a contagem dos votos fosse fiscalizada. Quem fosse suspeito de pertencer oposio era tirado das listas eleitorais para no puderem votar. Os dirigentes do MUD decidiram ento apelar absteno e assim a unio Nacional conseguiu eleger todos os seus candidatos.

Eleies presidenciais de 1958


O general Humberto Delgado, com o apoio de toda a oposio, candidatou-se s eleies presidenciais de 1958. Apesar do grande apoio que teve da populao, foi Amrico Toms, pertencente Unio Nacional, quem venceu as eleies, que foram consideradas fraudulentas pela oposio. Depois destas eleies Salazar mudou a lei e criou um colgio eleitoral que passa a eleger o Presidente da Repblica.

O GOLPE MILITAR EM 28 DE MAIO


Crise em Portugal durante a I Repblica

Crise social:

subida dos preos reduo do poder de compra greves e manifestaes atentados bomba despesas superiores s receitas crescimento da dvida externa mudanas sucessivas de governo instabilidade poltica

Crise financeira:

Crise poltica:

Golpe militar de 28 de Maio de 1926


A 28 de Maio de 1926, o general Gomes da Costa chefiou uma revolta militar que teve incio em Braga e extendeu-se at Lisboa. Por todo o pas os militares foram aderindo a este movimento. O Presidente da Repblica, Bernardino Machado, demitiu-se e entregou o poder aos revoltosos.

Principais medidas durante a Ditadura militar


Foram tomadas vrias medidas que colocaram fim democracia da I Repblica:

o Parlamento foi encerrado; o governo passou a ser escolhido pelos militares, sem eleies; os militares possuam o poder legislativo e executivo; a imprensa passou a ser censurada; as greves e as manifestaes foram probidas.

Portugal foi governado neste perodo segundo uma ditadura, ou seja, segundo um governo autoritrio, no democrtico, que no respeitava as liberdades e direitos dos cidados. Apesar destas medidas a ditadura no veio reolver os problemas existentes em Portugal:

os militares no se entendiam e as mudanas sucessivas de governo continuaram; as despesas continuavam superiores s despesas; continuou o recurso aos emprstimos ao estrangeiro, aumentanto a dvida externa.

O GOLPE MILITAR EM 28 DE MAIO


Crise em Portugal durante a I Repblica

Crise social:

subida dos preos reduo do poder de compra greves e manifestaes atentados bomba despesas superiores s receitas crescimento da dvida externa mudanas sucessivas de governo instabilidade poltica

Crise financeira:

Crise poltica:

Golpe militar de 28 de Maio de 1926


A 28 de Maio de 1926, o general Gomes da Costa chefiou uma revolta militar que teve incio em Braga e extendeu-se at Lisboa. Por todo o pas os militares foram aderindo a este movimento. O Presidente da Repblica, Bernardino Machado, demitiu-se e entregou o poder aos revoltosos.

Principais medidas durante a Ditadura militar


Foram tomadas vrias medidas que colocaram fim democracia da I Repblica:

o Parlamento foi encerrado; o governo passou a ser escolhido pelos militares, sem eleies; os militares possuam o poder legislativo e executivo; a imprensa passou a ser censurada; as greves e as manifestaes foram probidas.

Portugal foi governado neste perodo segundo uma ditadura, ou seja, segundo um governo autoritrio, no democrtico, que no respeitava as liberdades e direitos dos cidados. Apesar destas medidas a ditadura no veio reolver os problemas existentes em Portugal:

os militares no se entendiam e as mudanas sucessivas de governo continuaram; as despesas continuavam superiores s despesas; continuou o recurso aos emprstimos ao estrangeiro, aumentanto a dvida externa.

A I REPBLICA
Primeiras medidas republicanas
Formao de um Governo Provisrio
Aps a proclamao da Repblica foi criado um Governo Provisrio, presidido por Tefilo Braga, que tomou as seguintes medidas:

adotou-se uma nova bandeira; o hino nacional passou a ser A Portuguesa; a moeda passou a ser o escudo em vez do real.

Simbologia da nova bandeira:



Esfera armilar: representa o mundo que os navegadores portugueses decobriram; Escudetes azuis: representam a bravura dos que lutaram pela independncia; Castelos: representam a independncia garantida por D. Afonso Henriques; Verde: cor da esperana; Vermelho: cor da coragem e do sangue derramado pelos portugueses mortos em combate.

A Constituio republicana
Assembleia Constituinte
Depois de criado o Governo Provisrio fizeram-se eleies para formar a Assembleia Constituinte que tinha como funo elaborar a nova constituio a Constituio de 1911. Nesta constituio ficou estabelecido que:

o chefe de estado de Portugal passa a ser um Presidente da Repblica em vez de um rei; eleito por um perodo de 4 anos; tem o poder de escolher o governo; o congresso tem o poder de eleger e demitir o Presidente da Repblica.

Diviso de poderes

Poder legislativo: pertence ao Congresso ou Parlamento deputados. Poder executivo: pertence ao Presidente da Repblica e o seu governo presidente e ministros. Poder judicial: pertence aos Tribunais juzes

Principais medidas
Na Educao

criao dos primeiros jardins-escola para crianas dos 4 aos 7 anos; ensino obrigatrio e gratuito dos 7 aos 10 anos; criao de escolas primrias, de um liceu em Lisboa (liceu Passos de Manuel) e de universidades (de Lisboa e do Porto); criao de escolas para formao de professores; criao de bibliotecas.

O principal objetivo destas medidas era acabar com o analfabetismo.

No Trabalho

direito greve; direito a oito horas de trabalho e a um dia semanal de descanso; criao de um seguro obrigatrio para doena, velhice e acidentes de trabalho.

Sindicato: associao de trabalhadores de uma mesma profisso que defendia os direitos dos trabalhadores. Greve: forma de luta mais utilizada pelos trabalhadores em que se recussavam a trabalhar para que o Governo e os patres cedessem s suas reinvidicaes. CGT: Confederao Geral do Trabalho unio de vrios sindicatos. UON: Unio Operria Nacional

Dificuldades da I Repblica
No entanto, a 1 Repblica atravessou vrios problemas que fez crescer o descontentamento da populao.

Participao de Portugal na I Guerra Mundial


A Inglaterra e a Frana entrou em guerra com a Alemanha por causa dos territrios africanos. Depois, vrios outros pases europeus entraram na guerra, bem como pases de outros continentes, por isso diz-se que foi uma Guerra Mundial. A Inglaterra pediu a Portugal que apreendesse os navios alemes refugiados nos portos portugueses. A Alemanha, em resposta, declarou guerra a Portugal e tentou ocupar os territrios portugueses em Angola e Moambique. A guerra terminou com a vitria dos ingleses, franceses e os seus aliados, e assim Portugal conseguiu manter as suas colnias. No entanto, as despesas militares durante a guerra contriburam para um maior endividamento do reino.

Subida de preos e aumento de impostos


Os preos dos produtos aumentaram enquanto os salrios no acompanharam essa subida. As despesas do reino eram superiores s receitas. Os governos republicanos recorreram a emprstimos ao estrangeiro e para os pagar aumentaram-se os impostos. Tudo isto fez com que se tornassem frequentes as greves, revoltas e assaltos a armazns de comida.

Instabilidade poltica
Os governos mudavam frequentemente e os presidentes ou se demitiam ou eram demitidos. S entre 1910 e 1926 houve 8 presidentes e 45 governos.

A AO MILITAR NO 5 DE OUTUBRO E A QUEDA DA MONARQUIA


Formao do Partido Republicano
Descontentamento da populao no fim do sculo XIX
A populao, no fim do sculo XIX encontrava-se bastante descontente:

Os camponeses e os operrios continuavam a viver com grandes dificuldades enquanto que a alta burguesia recebia cada vez mais lucros. O rei e a famlia real eram acusados de gastar mal o dinheiro, o que contribuiu para o endividamento do reino.

Partido Republicano (1876)


Formou-se nesta altura o Partido Republicano que pretendia acabar com a monarquia para passar a haver uma repblica, ou seja, deixaria de haver reis para haver presidentes eleitos por um determinado tempo. Os republicanos acreditavam que desta forma conseguiria-se modernizar o pas e melhorar as condies de vida dos mais pobres.

Disputa pelos territrios africanos


Conferncia de Berlim (1884-1885)
Vrios pases europeus, como a Gr-Bretanha, a Alemanha e a Frana, entraram em conflitos por causa dos territrios africanos pois possuam muitas riquezas. Para resolver estes conflitos realizou-se a Conferncia de Berlim onde ficou estabelecido que os territrios seriam partilhados de acordo com a sua ocupao efetiva, ou seja, de acordo com quem tivesse meios para os ocupar, sem interessar quem os descobriu.

Ultimato ingls
Portugal apresentou o Mapa Cor-de Rosa na tentativa de ocupar os territrios entre Angola a Moambique. Gr-Bretanha no aceitou porque queria os mesmos territrios para ligar Cabo a Cairo, e ento fez um ultimato a Portugal para abandonar aqueles territrios. O governo portugus cedeu ao ultimato, o que agravou o descontentamento da populao. Muitas pessoas passaram a apoiar o Partido Republicano pois pretendiam um governo forte.

Revoltas republicanas
31 de Janeiro de 1891 Revolta republicana
A cedncia perante o Ultimato ingls foi considerado um ato de traio ptria. Os republicanos aproveitaram ainda para acusar o rei de gastar mal o dinheiro e deixar o pas cheio de dvidas, e culpou-o tambm pela misria dos mais pobres. Dia 31 de Janeiro de 1891 surgiu uma revolta na tentativa de acabar com a monarquia mas no foi bem sucedida. No entanto, mostrou o crescimento do Partido Republicano.

1 de Fevereiro de 1908 Regcidio


O rei D. Carlos I foi morto a tiro quando passava de carruagem pelo Terreiro do Pao em Lisboa. Com ele morreu o herdeiro do trono D. Luis Filipe. Ficou a governar o seu irmo D. Manuel II. Foi mais um ato para tentar acabar com a monarquia.

5 de Outubro de 1910 Queda da Monarquia e implantao da Repblica


Na madrugada de 4 de Outubro de 1910 iniciou-se a revoluo republicana. Os militares republicanos (membros do exrcito e da marinha) e os populares pegaram em armas e concentraram-se na Rotunda, atual praa Marqus de Pombal. As tropas fiis ao rei eram em maior nmero mas mesmo assim no conseguiram acabar com a revolta e na manh de 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a Repblica, acabando assim com a Monarquia.

Vous aimerez peut-être aussi