Vous êtes sur la page 1sur 2

Paralaxe cognitiva

Paralaxe cognitiva o afastamento entre o eixo da construo terica e o eixo da experincia real do indivduo que est fazendo esta construo. A partir de um certo momento da istria! ocorre uma ruptura no pensamento ocidental. Antes! os filsofos antigos! medievais at uma certa poca! eles estavam conscientes de que eles existiam dentro de uma realidade! dentro de um cosmos! de que eles faziam parte desse cosmos! e sa"iam que no podiam sair desse cosmos e o"serv#lo de fora. $e repente! a filosofia comea a raciocinar como se o cosmos fosse um programa de televiso que voc est assistindo. Portanto! isso provoca uma distoro de percepo. %o possvel voc datar isso. &sse fen'meno ( estava presente no )uil erme de *c+ am. Por exemplo! aquelas pessoas que fazem uma filosofia da ,meta da istria-. &nto quer dizer que quando a meta for atingida a istria aca"a. %s estamos dentro de um fluxo de con ecimento que ns no sa"emos exatamente quando comeou e muito menos quando vai terminar. Portanto! nen um de ns pode falar num sentido integral da istria. %s s podemos falar parcialmente. * sentido glo"al da istria a"solutamente inapreensvel.

Paralaxe cognitiva pelo prprio Olavo


$enomino paralaxe cognitiva o deslocamento! /s vezes radical! entre o

eixo da construo terica de um pensador e o eixo da sua experincia umana real! tal como ele mesmo a relata ou tal como a con ecemos por outras fontes fidedignas.
0aro

e excepcional na Antiguidade e na 1dade 2dia! esse deslocamento comea a aparecer com frequncia cada vez mais notvel a partir do sculo 341! dando a algumas das filosofias modernas a aparncia csmica de gesticula5es sonam"6licas totalmente al eias ao am"iente real em que se desenvolvem. ,coisa em si-. 9e no con ecemos a su"st:ncia das coisas materiais! mas somente a sua aparncia fenomnica! que esperana podemos ter de atingir um dia! a partir de indcios materiais! isto ! letras impressas numa fol a de papel! a su"st:ncia da filosofia de 1mmanuel 8ant.

7m exemplo claro a teoria de 8ant so"re a incognosci"ilidade da

;ertamente o filsofo de 8oenigs"erg no se contentaria se apreendssemos somente a aparncia fenomnica da sua filosofia! a qual filosofia! nesse sentido! radicalmente incompatvel com o ato de escrever livros < e ol em que 8ant os escreveu em profuso.
Por mais coerente que se(a consigo mesma! a filosofia de 8ant

incoerente com a sua prpria existncia de o"ra pu"licada. *utro exemplo= 8arl 2arx diz que s o proletariado pode apreender o movimento real da istria! porque as classes que o precedem vivem aprisionadas na fantasia su"(etiva das suas respectivas ideologias de classe. 2as! se assim! por que o primeiro a perce"er isso e a apreender o movimento alegadamente real da istria foi o prprio 8arl 2arx! que no era proletrio! no tin a nen uma experincia da vida proletria e at a idade madura s con ecia os proletrios por meio de leituras. *u a ideologia de classe inerente / posio social real do su(eito! ou de livre escol a independentemente da posio social! mas neste 6ltimo caso no ideologia de classe de maneira alguma e sim apenas ideologia pessoal pro(etada ex post facto so"re uma classe! tam"m de livre escol a.
*s exemplos desse tipo so tantos! mas tantos! que no espero seno

recensear uma nfima amostragem deles. 1nevitavelmente! a semel ana estrutural entre a paralaxe cognitiva e a inverso do tempo tin a de se tornar clara um dia! por mais o"tusa que fosse a min a ca"ea.

Vous aimerez peut-être aussi