Vous êtes sur la page 1sur 4

ESCOLA SECUNDRIA D A RAMADA 20 1 0/20 11 Matemtica - 9 Ano

RESUMO - Sistemas de Equaes

Chama-se sistema de duas equaes a duas incgnitas conjuno de duas equaes com duas incgnitas. Chama-se forma cannica de um sistema forma: ax + by = c ou ax + by = c a x + by = c em que a, b , c, a, b, c so nmeros relativos.

a x + by = c

Resolver um sistema de duas equaes determinar um par ordenado que verifica simultaneamente as duas equaes. Soluo de um sistema de duas equaes com duas incgnitas todo o par ordenado de nmeros que soluo de ambas as equaes.

Resoluo algbrica de um sistema - Mtodo de substituio Se o sistema no est na forma cannica, devemos comear por o reduzir forma cannica e aplicar, em seguida, os passos seguintes. Passos a dar: 1. Resolve-se uma das equaes do sistema em ordem a uma das incgnitas. 2. Substitui-se, na outra equao, essa incgnita pela expresso obtida anteriormente. Obtm-se uma equao onde s figura uma incgnita. 3. Resolve-se essa equao e determina-se o valor dessa incgnita. 4. Substitui-se o valor encontrado anteriormente na outra equao, para determinar o valor da outra incgnita. 5. Apresenta-se a soluo do sistema. Exemplo:
y = 4 2x 2 x + y = 4 y = 4 2x x + 2y = 5 x + 2 ( 4 2x ) = 5 x + 8 4x = 5 y = 4 2x y = 4 2x y = 4 2x y = 4 2 1 x 4x = 5 8 3 x = 3 x = 1 x = 1 y = 4 2 y = 2 ( x, y ) = (1,2 ) x = 1 x = 1

Dois sistemas dizem-se equivalentes se tm a(s) mesma(s) soluo(es). Exemplo:

Os sistemas
x y + =1 2 2 x 3y = 4

x + y = 2 x 3y = 4

5 1 so equivalentes porque tm a mesma soluo, o par ordenado , . 2 2

Resoluo grfica de um sistema de duas equaes 1. Resolver cada uma das equaes do sistema em ordem a y. 2. Num mesmo referencial traam-se as rectas correspondentes s duas equaes. 3. Indicar, se existir, o ponto de interseco das rectas. O par ordenado correspondente a soluo do sistema.

Nota: Se as coordenadas do ponto de interseco no so nmeros inteiros, a resoluo grfica d apenas solues aproximadas. S o mtodo de substituio (que a resoluo algbrica) permite obter os valores exactos.

Exemplo:

y = 4 2x 2 x + y = 4 y = 4 2x 5 1 y= x x + 2y = 5 2 y = 5 x 2 2

As duas recta intersectam-se no ponto (1, 2), o que significa que x = 1 e y = 2.


2

Classificao de um sistema de duas equaes

Classificar um sistema concluir se ele possvel e determinado, possvel e indeterminado ou impossvel.

Determinado tem uma soluo

Possvel Indeterminado tem uma infinidade de solues

Impossvel no tem nenhuma soluo

Exemplos:

Uma estratgia para resolver problemas 1. Compreender o problema - ler com ateno o enunciado - distinguir o que pedido - distinguir quais so os dados. 2. Identificar as incgnitas e represent-las por letras 3. Traduzir o problema por um sistema Escrever em linguagem matemtica o enunciado do problema. 4. Resolver o sistema, aplicando o mtodo de substituio 5. Tirar a concluso: - verificar se a soluo do sistema serve como soluo do problema - dar a resposta ao problema.

Vous aimerez peut-être aussi