Vous êtes sur la page 1sur 42

Sexualidade na Adolescncia

Prof. Teresa Cristina Barbo Siqueira


Estagiria: Cristina Ramos Silva

Conceito de sexualidade
No se confunde com um instinto, nem com um objeto (parceiro), nem se reduz as rgos genitais, mas ultrapassa a necessidade fisiolgica... (Chau, 1984)

Para Costa (1994), a sexualidade deve ser compreendida alm da genitalidade e dos limites biolgicos, devendo incluir o relacionamento, a fantasia, o prazer, a cultura, a religio e a prpria construo do ser humano.

Sexualidade humana

alicerces construdos sobre a ignorncia e o distanciamento percepo fragmentada do .

Adolescncia
Estatuto da Criana e do Adolescente: entre 12 e 18 anos; Osrio (1989): 18 anos; OMS: at 20 anos; Comit da Adolescncia Norte-Americana de Pediatria: 25 anos.

Como comea a adolescncia?


Puberdade o inicio da adolescncia; Mudanas no corpo: aumento na produo de hormnios (testosterona nos meninos, estrognio e progesterona nas meninas)

Nas meninas:
Aumento dos seios; Aparecimento dos plos pubianos; Menstruao; Crescimento dos plos axilares; Produo da lubrificao vaginal, quando h excitao sexual; Capacidade de reproduo; Possibilidade de maior erotizao sexual.

Puberdade Feminina

Nos meninos: Crescimento dos testculos; Aparecimento dos plos pubianos; Aumento do pnis; Ejaculao; Mudana da voz; Plos axilares; Aparecimento da barba; Produo de espermatozides; Aumento do impulso sexual; Aumento da agressividade; Crescimento em altura; Aumento da fora fsica. Capacidade de reproduo.

Puberdade masculina

Qual o significado das mudanas biolgicas?

* Estas mudanas significam que o adolescente precisa fazer alguns ajustes em relao ao mundo em que vive...

Quando termina?
Identidade estvel Aceitao do trabalho Independncia dos pais Ajustamento do papel sexual Escolha da carreira profissional Capacidade de relaes duradouras Construo de valores morais
Outeiral (1994)

Elementos psicolgicos: O que o adolescente pensa?


Raciocnio lgico: relao causa x efeito

princpio da realidade x princpio do prazer; O pensamento adquire a possibilidade da abstrao, indo do concreto para a generalizao; capaz de conhecer o passado e projeta-se na preocupao com o futuro.

Na adolescncia o indivduo inicia um processo de reexame da sua auto-imagem

O que o adolescente sente


Solido;
Necessidade de amar e ser amado; Necessidade de independncia umbilical; Vulnerabilidade ao sofrimento e ao prazer; Necessidade de relacionamentos afetivo-sexuais; Dificuldade de submisso. corte do cordo

Elementos existenciais da vida do adolescente

Inquietaes tpicas do adolescente:


Para Erikson, a principal tarefa do adolescente responder pergunta:- Quem sou eu? -De onde vim? - Para onde vou? - Por que eu existo? O que significam a vida e a morte? H difuso de identidade e necessidade de pertencer a um grupo social para se fortalecer e se integrar. Nesse sentido, tal difuso, Aberastury chamou de Sndrome Normal da Adolescncia. Estas questes so to fundamentais , que eles mergulham em seitas religiosas para obterem respostas.

Sexualidade na Adolescncia

Evidencia-se no cotidiano escolar; Expressa-se por meio de: * brincadeiras; * escritas; *linguagem; * desenhos.

Ausncia de dilogo

restrio ao

mundo do ISSO. (Buber)

Viso histrica e social


Choque de geraes; Queima de etapas passando o ser humano do final da infncia para a fase adulta, resultando a maturao psicossocial precoce; Desenvolvimento tecnolgico.

Fatores que contriburam para a mudana da sociedade


Processo de urbanizao; Mudana na constituio da famlia; Influncia dos meios de comunicao - modeladores de comportamento.

Iniciao Sexual e Implicaes


Antigamente X Hoje; Muita insegurana; Instabilidade emocional; Presso dos pais e do grupo; Antecipao da vida sexual ativa para o perodo prconjugal.

Conseqncias orgnicas no exerccio da sexualidade


A transmisso das DSTs como sfilis, gonorria..etc; Pensamentos mgicos desprezam as prevenes e tratamentos; Gestaes indesejadas;

Interrupo da gravidez, pelas conseqncias do aborto e casamento forado.

Faixa etria para iniciao sexual


Pesquisas apontam para a

faixa de 15 a 17 anos (perodo de maior risco); Outras s vo ter incio aps os 20 anos, em idade adulta; J para os rapazes a iniciao mais tardia, dos 17 a 20 anos.

Local da iniciao sexual


Pesquisas mostram que a iniciao ocorre: na casa do rapaz; na casa da moa no h abertura; no ocorre em carros, motis..etc.

Exerccio da sexualidade
Estudos indicam que

temos 35 milhes de adolescentes, um quarto do total no Brasil; Nos EUA estudos mostram que 10% das jovens referem-se a experincias sexuais antes dos 13 anos; No Brasil os nmeros so bem prximos dos EUA; nmero esse que aumenta para 25% aos 15 anos.

Fatores que aumentam o exerccio da sexualidade


Os meios de comunicaes

Importncia do orgasmo
Mudanas de valores: novos hbitos e padres de comportamento.

O adolescente no conhece a si prprio, quanto mais o outro??

Elementos Sociais da adolescncia

Preparar e especializar para o mercado de trabalho.

Consumidor dos produtos e servios (a msica, a moda etc.).

Adolescente e Famlia

Educao Sexual na Famlia

A sexualidade deve ser compreendida como algo positivo que deve ser vivido e desfrutado.

O que significa a famlia para o adolescente?


Fonte de satisfao de necessidades vitais, responsvel por coloc-lo no mundo, na cultura, preparando-o para as funes de adulto. Primeiro obstculo para conquistar sua independncia pessoal e emocional ( alvo de crticas e julgamento). Orient- lo no exerccio da sexualidade, transmitindo valores que devero possibilitar uma vivncia mais ntegra e feliz.

Educao Sexual na Famlia


Os pais devem tratar de assuntos ligados a sexualidade, quando surgir interesse, qualquer que seja a idade do educando. Entre pais e filhos deve existir, um canal de comunicao aberto em ambos os sentidos. Todos ns trazemos, em nossa bagagem cultural, uma srie de tabus e de preconceitos. Nossas experincias no podem ser passadas aos outros.

Educao Sexual na Famlia


Os pais devem conscientizar-se de que seus filhos so pessoas humanas e no lhes pertencem. Os pais jamais devem negar que se sentem embaraados frente a certos temas, quando esse embarao existe.

Limites so necessrios e benficos, desde que no sejam to restritos que sufoquem o emergir da maturidade nos jovens.

Pais super-exigentes: Crises de frustraes, sentimentos de inferioridade, insegurana e atitudes negativas em relao a si mesmo. Pais super-protetores: Sentimento agudo de frustrao e de revolta contra os pais e comportamentos infantis. Pais com atitudes de frieza: Atitudes de cinismo com muita agressividade, hostilidade ou cinismo. Pais equilibrados: Boa conduta, equilbrio emocional ,segurana.

O que significa o grupo para o adolescente?


Espao essencial e decisivo para sua formao; Ajudam a sua socializao; Tem os mesmos problemas; O dilogo fcil; Existe a troca de experincias; Uniformizao de atitudes grupo de iguais; Submetem-se s regras e cdigos; Criam um vnculo de independncia.

Qual o significado da escola para o adolescente?


Conquista de espao e prtica social; Aprendem com outras autoridades; Responsabiliza-se por tarefas; Resolve problemas sozinhos; Cultivam amizades no grupo.

Orientao Sexual
um processo de interveno sistemtica, realizado principalmente nas escolas e envolve o desenvolvimento das reas cognitiva, afetiva e comportamental. Inclui ainda dimenses como: sade reprodutiva, relaes interpessoais e de gnero, auto-estima, dentre outras. (Suplicy, 1994)

Orientao Sexual
conscientizao do interao consigo mesmo e com os outros. Princpio: EU TU encontro (presena do outro) Possibilita

intensidade na relao
EU ISSO desencontro (ausncia do outro) superficialidade na relao

Ao Educador :
Conhecer profundamente sobre a adolescncia; Conhecer a sexualidade nos aspectos: biolgicos, psicolgicos, culturais e histricos. Estar aberto para o dilogo emergncia do TU

Plenitude do Ser

O homem no pode viver sem o ISSO, mas aquele que vive somente com o ISSO no homem

O homem s se torna EU na relao com o TU


(Buber, 1977)

Referncias bibliogrficas
Aberastury e Knobel, M. (1984). Adolescncia normal. 3 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas. Outeiral, J.O. (1994). Adolescer: estudos sobre adolescncia. Porto Alegre: Artes Mdicas. Santos, C. e Bruns, M. A. T. (2000). A Educao Sexual pede espao: novos horizontes para a prxis pedaggica. So Paulo: mega

Vous aimerez peut-être aussi