Vous êtes sur la page 1sur 28

UNIMONTE

CENTRO UNIVERSITRIO MONTE SERRAT

Autores:

CPRIO, LEANDRO DANTAS, THIAGO SILVA, CRISTIANO SOARES, PAULO VALENTINO, FERNANDO

SEQUNCIA DRIFT DA BACIA DE SANTOS

Santos 2009
1

Autores:

CPRIO, LEANDRO DANTAS, THIAGO SILVA, CRISTIANO SOARES, PAULO VALENTINO, FERNANDO

SEQUNCIA DRIFT DA BACIA DE SANTOS

Trabalho de Concluso de Ciclo apresentado ao Centro Universitrio Monte Serrat como exigncia parcial para a obteno do Ttulo de Tecnlogo em Petrleo e Gs.

Orientadora: Professora Maria Fernanda Palanch Hans

Santos 2009
2

Autores:

CPRIO, LEANDRO DANTAS, THIAGO SILVA, CRISTIANO SOARES, PAULO VALENTINO, FERNANDO

SEQUNCIA DRIFT DA BACIA DE SANTOS


Trabalho de Concluso de Ciclo apresentado ao Centro Universitrio Monte Serrat como exigncia parcial para a obteno do Ttulo de Tecnlogo em Petrleo e Gs.

Orientador: Professora ,Maria Fernanda Palanch


BANCA EXAMINADORA:

_______________________________________________________________ Nome do examinador: Titulao: Instituio:

_______________________________________________________________ Nome do examinador: Titulao: Instituio: Local: Centro Universitrio Monte Serrat UNIMONTE Data da aprovao: __/__/2009

Santos 2009
3

RESUMO
A bacia de Santos situa-se na regio sudeste da margem continental brasileira abrange os litorais dos Estados do Rio de Janeiro, So Paulo, Paran e Santa Catarina, limitando ao norte com a Bacia de Pelotas e teve sua formao iniciada no Neocomiano. A fase drift (ou de margem passiva) muito importante para o entendimento do sistema petrolfero devido a este ter se formado quase que inteiramente nesse perodo e tambm visa a compreenso do sistema da bacia em si. Realizou-se uma pesquisa a respeito dessa fase em particular, pois a bacia se tornou um modelo de bacia de grande potencial gerador. Para verificar os resultados, optou-se pela reviso bibliogrfica atravs de publicaes da rea de prospeco, geologia e de interesse econmico. Os resultados mostraram a evoluo tectono-sedimentar da fase drift da bacia, suas seqncias, perodos de regresso e transgresso e suas formaes.

Palavras-chaves: Drift, Bacia de Santos, Sistema Petrolfero.

ABSTRACT
The Santos Basin is located in the southeastern Brazilian continental margin; it includes the coastal states of Rio de Janeiro, So Paulo, Paran and Santa Catarina, bordering the north by the Pelotas Basin which started its formation in the Neocomian. The drift phase (or passive margin) is very important to understand the petroleum system because it formed almost entirely during this period and it also aims at an understanding of the basin itself. A survey was carried out on this particular stage because the basin has become a model of great potential generation. To verify the results, literature from publications in the area of prospecting, geological and economic interest was chosen. The results showed the tectonic-sedimentary evolution of the drift phase of the basin, its sequences, periods of regression and transgression and their formations.

Keywords: Drift, Santos Basin, Petroleum System.

SUMRIO

1 INTRODUO ........................................................................................................................ 7 2 ORIGEM................................................................................................................................... 7 3 DEPSITOS ........................................................................................................................... 11 3.1 SEQUNCIAS .............................................................................................................. 15 4. RELAO COM O PETRLEO ....................................................................................... 20 4.1 Rochas geradoras da formao Itaja-Au ................................................................. 22 4.2 Reservatrios ................................................................................................................. 23 4.2.1 Rochas Carbonticas da Formao Guaruj ..................................................... 23 4.3 Selos e Trapas ................................................................................................................ 24 4.3.1 Maturidade Termal ................................................................................................ 24 4.3.2 Migrao e Acumulao ........................................................................................ 25 4.3.3 Modelos de Acumulaes de Hidrocarbonetos na Bacia de Santos ................... 25 CONCLUSO ........................................................................................................................... 26 REFERNCIA BIBLIOGRFICA ELETRNICA ............................................................. 27 REFERNCIA BIBLIOGRFICA IMPRESSA ................................................................... 27

LISTA DE FIGURAS

Figura 01 - Rift com inicio de abertura continental . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 09

Figura 02 - Principais Campos de HC da Bacia de Santos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11

Figura 03 Carta Estratigrfica da Bacia de Santos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14

Figura 04 Seo Geolgica da Bacia de Santos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 24

1 INTRODUO

A bacia de Santos teve inicio com o rompimento do continente Gowdana, h 142 Ma. Neste perodo foi iniciado um rift que, em seguida, evoluiu para um mar restrito e posteriormente, com o afastamento das placas, formou o Oceano Atlntico. A Bacia de Santos, desde o rift, passou por diversas transformaes, e mudanas tanto em sua estrutura quanto em sua sedimentao, desde perodos lacustres, passando por mar restrito at chegar a oceano. A bacia faz limite com outras 2 bacias, ao norte a Bacia de Campos (Offshore) e ao Sul a Bacia de Pelotas (Offshore). O objetivo deste trabalho descrever os tipos de ambientes formados em cada Sequncia Drift da Bacia de Santos, como tambm suas caractersticas de profundidade, origem e espessura de sedimentos, tipos de matria orgnica, perodos de transgresso e regresso marinhas, entre outros fatores importantes para a formao desses ambientes. Entender o processo gerador de petrleo em ambientes da plataforma continental, em guas rasas e profundas, alm de associ-los s reas de ocorrncia dos fenmenos naturais, sua hidrodinmica e sedimentao, relacionando os tipos de depsitos com os ambientes. O objetivo compreender melhor os sedimentos, suas caractersticas favorveis a formao de rochas geradoras de petrleo, bem como aqueles que no influenciam diretamente em sua gerao, mas colaboram para a formao de rochas geradoras, reservatrios, selantes e respectivas armadilhas e suas estruturas.

2 ORIGEM A Bacia de Santos teve sua formao iniciada no Neocomiano, desenvolvendose a partir de uma bacia em rift, com intenso magmatismo basltico associado, com deposio, logo acima, fluvial e lacustre. Existem grandes extenses de basaltos continentais Eocretcios, desde o sul da bacia (plataforma de Florianpolis) at o norte (regio do Cabo Frio). Em seguida, acima das extenses baslticas, temos uma formao discordante siliciclstica, do Barremiano e Aptiano. E, ento, na seqncia, durante a fase transicional, temos a ampla deposio dos evaporitos, durante o Aptiano.
7

Ao Norte, a deposio do Tercirio Inferior, caracterizada pela presena de progradaes delticas associadas sequncias turbidticas (ASSINE, CORRA & CHANG, 2008; CHANG et al, 2008).

Figura 01 - Rift com inicio de abertura continental Fonte : http://www.ibp.org.br Durante o perodo compreendido como Jurssico Superior - Cretcio Inferior houve a quebra do paleocontinente Gondwana, com a consequente, posterior, separao das placas que hoje so conhecidas como Africana e Sul-Americana. O evento da separao da Gondwana possibilitou a formao do Oceano Atlntico Sul durante o Cretcio, aps a formao do Oceano Atlntico Norte originrio do rifteamento ocorrido no Trissico e no Jurssico. Os diferentes ngulos de rotao / de movimento da deriva continental, nas regies compreendidas hoje como Brasil e frica, apresentaram regies de maior resistncia durante a ruptura da Gondwana. Esses movimentos, de deriva continental, foram possveis por intermdio de eventos divergentes e transformantes. Especificamente, a regio da bacia de Santos encontra-se na regio do Atlntico Sul (ASSINE, CORRA & CHANG, op cit; CHANG et al, op cit; MOHRIAK, 2003). A fase rift - drift da Bacia de Santos marcada por extravasamento de basalto, em larga escala, formando o seu assoalho. Nessa regio temos sedimentao lacustre siliciclstica grossa avermelhada, com fragmentao basltica do Neocomiano 8

Eoaptiano, incluindo, ainda, depsitos de coquinas provenientes de carapaas de Palecpodes. Essas seqncias so cobertas por depsitos evaporticos do Aptiano, formados por intercalaes de halita e anidrita. Alm disso, a movimentao salina, a partir do Albiano, definiu a tectnica sedimentar do paleoambiente, gerando novas formaes salinas, em guas profundas, que alcanam quilmetros de altura. Essa sedimentao evaportica possui forma relativamente plana, sem grandes irregularidades e, com a ruptura do Gondwana, aconteceu uma delineao, originando uma bacia possuidora de uma fisiografia em forma de rampa (ASSINE, CORRA & CHANG, 2008; CHANG et al, 2008).

Figura 02 - Principais Campos de HC da Bacia de Santos Fonte: http://www.blogspetrobras.com.br

O aporte sedimentar da Bacia de Santos, durante a fase de soterramento, representado por arenitos avermelhados, carbonatos e folhelhos negros / cinzas. Durante o Cenozico, temos sedimentao siliciclstica avanando sobre o sistema peltico logo abaixo. Durante o Cenomaniano - Eoturoniano, predominam os folhelhos marinhos transgressivos. Durante o Neoturoniana - Eosantoniano, predominam os folhelhos marinhos associados aos arenitos turbidticos. Durante o Neosantoniano -

Maastrichitiano predominam os pelitos associados aos arenitos (CHANG et al, op cit).


9

Os pacotes sedimentares, da Bacia de Santos, esto diretamente associados a trs seqncias principais de deposio: a continental, a transicional e a marinha. A seqncia continental produto da fase rift, do Neocomiano - Barremiano, do Cretceo Inferior. A seqncia transicional resultante do Aptiano - Eoptiano, do Cretceo Mdio. A seqncia drift pertence ao Albiano - Maastrichtiano - Campaniano associado ao sistema regressivo marinho do Maastrichtiano - Campaniano - Plioceno - Paleoceno Tercirio. Dessa forma, alm da citada camada de evaporitos, a parte mais superior da Bacia de Santos composta por folhelhos e calcilutitos, especialmente em regies que hoje so caracterizadas por guas profundas. Atente para o fato de que houve uma grande sobrecarga, de aporte sedimentar, entre o Cretcio Mdio - Superior. Assim, a mega-sequncia transicional da bacia de Santos caracterizada pela deposio de evaporitos Aptianos, depositados acima da discordncia siliciclstica, em um ambiente caracterizado como marinho restrito, registrando-se, ainda, a presena de carbonatos (ASSINE, CORRA & CHANG, op cit; CHANG et al, op cit).

No que se refere fase drift da Bacia de Santos, vlido citar que foi uma fase muito importante, visto que, durante a tal fase, formou-se praticamente todo o sistema petrolfero presente na Bacia de Santos. Assim, podemos especificar que, a transgresso marinha, ocorrida na Bacia de Santos, durante o Cenomaniano Turoniano, originou a rocha geradora composta por folhelhos; ento, a regresso marinha, ocorrida a seguir, na Bacia de Santos, durante o Senoniano, originou a deposio dos arenitos da plataforma; assim, na seqncia, durante o Cretcio, os arenitos turbidticos presentes na Bacia de Santos, formam a rocha reservatrio; dessa forma, uma nova transgresso marinha origina, durante o Tercirio, calcilutitos, margas e folhelhos, os quais, juntamente dos evaporitos, formam as rochas capeadoras (MIO, CHANG & CORRA, 2005).

10

3 DEPSITOS

A litoestratigrafia da Bacia de Santos foi inicialmente estabelecida com um excelente arcabouo crono-estratigrfico em termos de sequncias deposicionais. O embasamento cristalino da Bacia de Santos aflorante na regio de So Paulo caracterizado por granitos e gnaisses de idade pr-cambriana definido pelos basaltos da Formao Cambori, que cobrem discordantemente o embasamento pr-cambriano. Uma importante feio do embasamento da bacia a charneira cretcica ou charneira de Santos que limita os mergulhos suaves do embasamento a oeste, dos mais acentuados a leste. A sedimentao cretcica ocorre somente costa afora dessa feio. O limite da crosta ocenica com a crosta continental estirada ocorre imediatamente a leste da feio fisiogrfica denominada de plat de So Paulo. O registro sedimentar da fase rifte na Bacia de Santos, a exemplo da Bacia de Campos, inicia-se no Hauteriviano (rio da Serra e Aratu) e prolonga-se ao incio do Aptiano (Jiqui), sendo subdividido em trs sequncias deposicionais.

11

Figura 03 Carta Estratigrfica da Bacia de Santos Fonte : http://www.cprm.gov.br

12

A primeira seqncia rift composta por derrames baslticos eocretceos sotopostos ao preenchimento sedimentar de praticamente toda a Bacia de Santos. Tratase de basalto cinza-escuro, holocristalinos, de granulao mdia, com textura oftica (diabsio) tendo por constituintes principais o plagioclsio e o piroxnio (augita), comumente pouco alterados. A segunda seqncia rift informalmente conhecida como seqncia talcoestevensita na Bacia de Campos. Seu limite inferior a discordncia no topo dos basaltos da primeira seqncia e o limite superior a discordncia da terceira seqncia. Litologicamente composta por leques aluviais de conglomerados e arenitos polimticos constitudos de fragmentos de basalto, quartzo, feldspato, nas pores proximais, e por arenitos, siltitos e folhelhos de composio talco-estevenstica nas pores lacustres. A terceira seqncia rift informalmente denominada seqncia das coquinas na Bacia de Campos, cujos sedimentos depositaram-se desde o Neobarremiano ao Eoptiano. Seu limite inferior a discordncia Intrabarremiano de 126,4 Ma e o limite superior a discordncia da base do Alagoas na Bacia de Campos. caracterizada por apresentar intercalaes de calcirruditos e folhelhos escuros. Nas pores mais distais ocorrem folhelhos escuros, ricos em matria orgnica. O registro sedimentar da fase ps-rift da Bacia de Santos tambm est dividido em trs sequncias. A primeira seqncia ps-rift tem seu limite inferior dado pela discordncia conhecida como pr-alagoas na Bacia de Campos. Seu limite superior dado pela discordncia de 117 Ma, onde derrames de composio basltica datados pelo mtodo Ar/Ar em 117 Ma so sncronos a esta seqncia. Seu ambiente deposicional marcado por um ambiente transicional, entre continental e marinho raso, bastante estressante, com a deposio de calcrios microbiais, estromatlitos e laminitos nas pores proximais e folhelhos nas pores distais. Ocorrem tambm grainstone e packstones compostos por fragmentos dos estromatlitos e bioclstos (ostracodes) associados. A segunda seqncia ps-rift tem seu limite inferior dado pela discordncia de 117 Ma, que corresponde a um refletor ssmico de forte impedncia acstica positiva de carter regional. O limite superior base dos evaporitos de 113 Ma que marca a passagem da seqncia sedimentar clstica/carbontica para um ambiente evaportico.
13

caracteriza pela ocorrncia de calcrios estromatolticos e laminitos microbiais, localmente dolomitizados. O ambiente deposicional desta seqncia semelhante ao da seqncia anterior (ambiente transicional, entre continental e marinho raso bastante estressante). A terceira seqncia ps-rift corresponde aos evaporitos da Formao Ariri, que se depositaram no Neoptiano. Diferente das cartas anteriores, o tempo estimado de deposio para os evaporitos de 0,7 a 1 Ma, permanecendo, ainda, imprecisa a taxa de acumulao devido alta mobilidade da halita. Seu limite inferior dado pelo contato com os carbonatos da segunda seqncia ps-rift (113 Ma), enquanto seu limite superior dado pela passagem entre os evaporitos e os sedimentos siliciclsticos/carbonticos das formaes Florianpolis e Guaruj. O registro sedimentar da fase drift da Bacia de Santos composto por trs sequncias deposicionais de 3 ordem perfazendo uma durao total de 8,9 Ma. Ocorrem trs importantes folhelhos radioativos que representam trs grandes perodos de inundaes marinhas desde o Albiano inferior at a poro basal do Albiano superior. Esta seqncia composta pela parte inferior da Formao Florianpolis, corresponde s fcies proximais e est constituda por conglomerados, arenitos e folhelhos associado a sistemas de leques aluviais e deltaicos. A Formao Guaruj caracterizada pela implantao de uma plataforma carbontica ao longo do Albiano que fisiograficamente divide-se este ambiente em plataforma interna, onde so encontrados folhelhos e calcilutitos de um sistema lagunar, calcirruditos e calcarenitos oolticos e/ou oncolticos pertencentes ao banco raso em borda de plataforma, e ambiente de plataforma externa onde h ocorrncia de calcilutitos e margas gradando ou interdigitando a folhelhos escuros nas pores bacinais com ocorrncia de intervalos potenciais geradores desde a seo basal da seqncia e a poro basal da Formao Itanham. Seu limite inferior o topo das anidritas da Formao Ariri e o seu limite superior marcado pela entrada dos primeiros sedimentos arenosos da Formao Itanham, acima do marco estratigrfico folhelho radioativo denominado Beta. Seguindo o registro sedimentar da fase drift da Bacia de Santos temos mais 18 sequncias que foram nomeadas e especificadas resumidamente abaixo.

14

3.1 SEQUNCIAS SEQUNCIA K70 O limite inferior desta seqncia dado pelo Marco Beta nas pores distais e, nas pores proximais, limitada pela discordncia do topo dos sedimentos carbonticos e seu limite superior marcado por uma discordncia que coincide com a passagem do Cretceo inferior para o Cretceo superior. Esta seqncia engloba o andar Albiano superior. Esta seqncia apresenta um padro retrogradante e seus depsitos so resposta a uma progressiva subida relativa do nvel do mar com afogamento da plataforma rasa pelos sedimentos pelgicos.

SEQUNCIA K82-K86 Esta seqncia tem como limite inferior a discordncia que marca a passagem do Cretceo inferior para o Cretceo superior e seu limite superior caracterizado pela discordncia de 91,2 Ma (Intraturoniana). Esta seqncia apresenta um padro

retrogradante e seus depsitos marcam a maior ingresso marinha do registro sedimentar (evento anxico Turoniano). Essa unidade foi depositada em ambiente batial superior, com registro de anxias episdicas, representadas por folhelhos escuros laminados. O Marco Radioativo Turoniano corresponde base do evento anxico de carter global e est associada presena de folhelhos radioativos.

SEQUNCIA K88 Esta seqncia, depositada ao longo de 5,4 Ma, possui como limite inferior a discordncia Intraturoniana e como limite superior a discordncia Santoniana de 85,8 Ma. Sua formao ocorre sob a forma de sedimentos arenosos folhelhos, siltitos e argilitos depositados desde os ambientes continentais at as pores mais distais da plataforma.

15

SEQUNCIA K90 Corresponde aos sedimentos siliciclsticos, dos andares Santoniano a Campaniano inferior. Esta seqncia possui como limite inferior a discordncia de 85,8 Ma e como limite superior a discordncia de 79,2 Ma. O evento erosivo de 85,8 Ma o de maior intensidade na Bacia de Santos e acredita-se que o limite da bacia tenha se deslocado para a regio a oeste da Charneira cretcica, evidenciado por onlap das sequncias Campanianas e Maastrichtianas sobre estas discordncias. Este vulcanismo Santoniano est associado ao aumento da taxa de subsidncia na bacia e a outras feies vulcnicas e tectnicas presentes no continente (Elevao do Rio Grande e a Zona de deformao Cruzeiro do Sul) com o surgimento da Serra do Mar.

SEQUNCIA K100 Possui como limite inferior as discordncias de 79,2 Ma e como limite superior a discordncia de 76,8 Ma. Esta seqncia apresenta um padro regressivo englobando os conglomerados continentais da Formao Santos, que se interdigitam com os arenitos plataformais os costeiros e que passa gradualmente a sedimentos pelticos, siltitos e folhelhos, alm de diamictitos e margas, depositados nas regies de plataforma distal, talude e bacia.

SEQUNCIA K110 Possui como limite inferior a discordncia de 76,8 Ma e com limite superior a discordncia de 72 Ma. Assim como a seqncia anterior apresenta um padro regressivo deslocando a quebra da plataforma cerca de 100 km costa afora, ocorrem, ainda, arenitos resultantes de fluxos turbidticos densos fortemente canalizados e relacionados a importantes escavaes no talude e plataforma.

16

SEQUNCIA K120 Possui como limite inferior a discordncia Neo-Campaniana de 72 Ma e como limite superior a discordncia de 68,8 Ma. Continuando a tendncia regressiva das supersequncias anteriores, esta seqncia mostra o avano da quebra de plataforma caracterizada ainda pela presena de expressivas escavaes nas regies de plataforma e talude (cnions) que serviram de conduto para a passagem de grande quantidade de areia para as regies mais profundas da bacia onde h depsitos conglomerticos ricos em material carbontico. Nas regies mais distais, se depositaram as areias confinadas nestes cnions ou como leques aps o desconfinamento do fluxo gravitacional turbidtico.

SEQUNCIA K130 Compreende os sedimentos siliciclsticos do andar Maastrichtiano. Possui como limite inferior a discordncia de 68,8 Ma e como limite superior o limite Cretceo-Palegeno. O padro regressivo tambm caracterstico desta supersequncia e, nesta unidade, a linha de costa apresenta seu mximo deslocamento durante o Cretceo, se posicionando cerca de 200 km costa afora.

SEQUNCIA E10 Engloba os sedimentos depositados durante a srie Paleoceno (andares Daniano e parte do Selandiano). Tem como limite inferior a discordncia da passagem do paleoceno para o Cretceo e como limite superior a discordncia do Eoceno inferior (60,2 Ma), que pode ser relacionada a um importante rebaixamento relativo do nvel do mar.

SEQUNCIA E20 Tem como limite inferior a discordncia de 60,2 Ma no Paleoceno superior e como limite superior a discordncia do Eoceno inferior de 54 Ma. Estudos baseados em
17

trao de fisso em apatitas apontam soerguimentos das Serras do Mar e Mantiqueira a cerca de 60 Ma, coincidente com a discordncia que limita esta seqncia.

SEQUNCIA E30-40 Compreende os sedimentos depositados entre o final do Eoceno inferior e o Eoceno mdio. Tem como limite inferior a discordncia do Eoceno inferior (54 Ma) e como limite superior a discordncia do Eoceno mdio, de 45 Ma. Esta seqncia corresponde a um sistema progradante com desenvolvimento expressivo das clinoformas de talude e o avano da quebra da plataforma. Durante a deposio desta seqncia um significativo vulcanismo extrusivo de carter basltico-alcalino ocorre na bacia, permitindo o reconhecimento de cones vulcnicos e derrames submarinos. Considera-se, ainda a existncia de uma associao entre aumento da populao de radiolrios e os eventos vulcnicos. Ocorrem tambm corpos vulcnicos intrusivos sob a forma de soleiras de diabsio, que sismicamente apresentam uma forma de vitria-rgia.

SEQUNCIA E50 Compreende os sedimentos do Eoceno mdio (parte superior). Tem como limite inferior a discordncia interna ao Eoceno mdio de 45 Ma e o limite superior a discordncia do Eoceno superior de 40,4 Ma.

SEQUNCIA E 60 Correspondem os sedimentos da parte superior do Eoceno Mdio (Bartoniano) e o Eoceno superior (andar Priaboniano). Possui como limite inferior a discordncia de 40,4 Ma e como limite superior em torno de 33,9 Ma. Esta seqncia contempla o final de uma srie de pacotes progradacionais, que passa a agradacional no final dessa seqncia e que deslocaram a quebra da plataforma

18

continental para dezenas de quilmetros alm da quebra atual, representando a maior queda na variao relativa do nvel do mar durante o Palegeno.

SEQUNCIA E70 Corresponde aos sedimentos do Oligoceno Inferior, andar Rupeliano. Possui como limite inferior a discordncia de 33,9 Ma e como limite superior a discordncia de 28,6 Ma. Esta seqncia encontra-se melhor preservada na poro sudeste da bacia. A seqncia tem pouca espessura na plataforma externa e talude, mas aumenta bastante de espessura na regio de bacia. Possui um carter progradante aps uma grande elevao relativa do nvel do mar, que propiciou um expressivo recuo da borda da plataforma em relao seqncia anterior.

SEQUNCIA E80 Corresponde aos sedimentos da poro superior do Oligoceno (andar Chatiano) e Mioceno Inferior (Aquitaniano). Possui como limite inferior a discordncia de 28,6 Ma e como limite superior em torno de 20,4 Ma.

SEQUNCIA N10-N30 Corresponde aos sedimentos da poro superiores do Mioceno Inferior (Burdigaliano) e mdios (Serravaliano). Possui como limite inferior a discordncia de 20,4 Ma e como limite superior em torno de 11 Ma, que corresponde a uma importante discordncia que representa uma queda eusttica global, conhecida informalmente na Bacia de Campos como Marco Cinza, facilmente reconhecvel em linhas ssmicas. Esta seqncia representa a maior variao relativa do nvel do mar desde o Mioceno at o recente responsvel pela deposio de um grande volume de sedimentos nas poes costeira e interior da placa sul-americana.

19

SEQUNCIA N40 Englobam os sedimentos do Mioceno superior, andares Tortoniano e Messiniano, e parte inferior do Pleoceno, andar Zancleano. Possui como limite inferior a discordncia de 11 Ma, que relacionada queda eusttica global e como limite superior a discordncia em 4,2 Ma. possvel correlacionar os eventos de eroso no Mioceno, com a formao da Capa de Gelo do Leste da Antrtica (11 Ma) e do incio das glaciaes Plio-pleistocnicas (aproximadamente 5,8 Ma).

SEQUNCIA N50-N60 Corresponde aos sedimentos do Pleistoceno e Plioceno, englobando os andares Gelasiano, Piacenziano e a parte superior do Zacleano. Possui como limite inferior a discordncia de 4,2 Ma do Plioceno Inferior e como limite superior so os sedimentos atuais do fundo marinho. Uma importante discordncia de cerca de 1,6 Ma (limite inferior do Pleistoceno) est relacionada queda eusttica global. Porm, a cunha progradante que estabelece a posio atual da borda da plataforma j estava formada desde o Plioceno.

4. RELAO COM O PETRLEO

Segundo anlise do potencial do sistema petrolfero da Bacia de Santos, foram identificados dois sistemas petrolferos, so eles: Guaratba Guaruj e Itaja Ac Ilhabela, cujas rochas geradoras apresentam caractersticas de deposio em ambientes lacustres e marinhos, respectivamente. Sendo a formao Guaratiba considerada sua principal fonte geradora de hidrocarbonetos, e a formao Itaja- A, como a mais bem estudada, devido passagem de praticamente todos os poos exploratrios por esse sistema. Neste trabalho daremos nfase ao sistema petrolfero Itaja A, pois este se encontra na seqncia Drift da Bacia de Santos.

20

Figura 04 Seo Geolgica da Bacia de Santos Fonte: http://www.anp.gov.br Em 1980, a Pecten, fez a primeira descoberta na Bacia de Santos, em arenitos turbidticos da Formao Itaja- Au (Pereira & Macedo 1990, Pereira 1994), no campo de Merluza. Aps a criao da Lei do petrleo em 1997 a Bacia de Santos voltou a receber ateno exploratria por parte da Petrobras e outras empresas nacionais e estrangeiras, novas descobertas foram realizadas, como os campos de Tubaro, Coral, Estrela do Mar e Caravela em reservatrios carbonticos albianos no sul da Bacia, a partir da dcada de 80, aumentaram as expectativas de esta ser uma grande bacia petrolfera, o que se confirmou nos ltimos anos, com as descobertas de Mexilho, Tupi e Jpiter (estes j na poro superior da seo rift, logo aps a espessa camada de evaportos). As anlises sismo-estratigrficas para interpretao de sistemas deposicionais, com nfase explorao de petrleo, foram feitas por Brown ET al. (1975) apud Gonalves ET al. (1979). Essa anlise foi complementada por tcnicos da Petrobras, com a integrao de dados geofsicos e geoqumicos para um modelo geolgico da plataforma sul, visando objetivos favorveis prospeco de hidrocarbonetos. A halocinese foi o principal agente causador das estruturas adiastrficas que modelaram a seo ps-rift da Bacia de Santos. Essas estruturas apresentam importante influncia nas acumulaes de petrleo, especialmente com relao migrao e gerao de trapas (Pereira & Macedo 1990, Demercian & Szatmari 1993, Szatmari ET al. 1994, Demercian 1996 e Ge ET al. 1996).
21

Pereira & Macedo (1990) apontaram como os principais plays petrolferos as acumulaes descobertas em calcarenitos oolticos da Formao Guaruj e em arenitos turbidticos do Membro Ilhabela. Tambm indicaram como plays os arenitos costeiros/marinhos rasos da poro inferior da Formao Juria, sobre almofadas de sal; os arenitos continentais/marinhos da poro superior da Formao Juria, em pice de domos; os arenitos turbidticos da poro mdioinferior da Formao Santos (guas profundas); e os arenitos turbidticos tercirios da Formao Marambaia (guas profundas). Atravs de um projeto intitulado Interpretao e Mapeamento dos Sistemas Petrolferos da Bacia de Santos (convnio UNESP-ANP 2002), foi possvel fazer a interpretao ssmica de 11 horizontes que constituem o arcabouo geolgico-estrutural da bacia; A anlise estratigrfica de 145 poos por meio de sees-geolgicas que permitiram a subdiviso vertical da bacia em 14 seqncias deposicionais separadas por discordncias regionais; O processamento e a interpretao de dados magnetomtricos e gravimtricos que nortearam a construo do arcabouo estrutural do embasamento da bacia; e as anlises geoqumicas de leos provindos dos campos de produo, que auxiliaram na interpretao da origem da rocha geradora e nas modelagens geoqumicas de maturidade, gerao e expulso de hidrocarbonetos. Atravs da integrao de tais informaes, geofsicas, geoqumicas e geolgicas, aliadas a ferramentas de processamento, permitiu-se a obteno de dados sobre a poca de gerao e expulso de hidrocarbonetos, bem como a definio dos principais modelos de acumulaes responsveis por reservas da ordem de 120 Mbbl, na seo ps-rift, e da ordem de seis a oito Bbbl, na seo rift. Aps a sedimentao evaportica instala-se um sistema deposicional misto, com acumulao de siliciclsticos na borda (Formao Florianpolis) e de carbonatos na poro mais distal (Formao Guaruj).

4.1 Rochas geradoras da formao Itaja-Au

Composta por Folhelhos geradores, em sua poro inferior, este intervalo o que apresenta maior quantidade de dados geoqumicos disponveis, uma vez que boa parte dos poos da bacia atravessou esta unidade. Esta, porm, encontra-se nos estgios iniciais de maturidade trmica, podendo apresentar condies de expulso de
22

hidrocarbonetos em baixos localizados, adjacentes aos grandes domos e dipiros de sal. A deposio da unidade ocorreu em ambiente marinho anxico, durante o Cenomaniano/Meso-Turoniano, perodo correlacionvel ao segundo evento anxico do Cretceo (OAE-2). O valor de TOC mdio para este intervalo encontra-se ao redor de 1 %, com mximo de 6 %. J os valores mdios de S1 e S2 so 0,41 Mg HC/g de rocha e 2,19 Mg HC/g de rocha, respectivamente.

4.2 Reservatrios

A Bacia de Santos possui boa variedade de rochas-reservatrio, desde os carbonatos de gua rasa da Formao Guaruj, at os arenitos turbidticos eocnicos da Formao Marambaia. Os carbonatos oolticos da Formao Guaruj constituem o reservatrio mais importante da seo ps-rift, devido ao maior volume de leo descoberto nestas rochas, aglutinando os campos de Tubaro, Estrela do Mar, Coral, Caravela e Cavalo-Marinho. Por sua vez, o Membro Ilhabela da Formao Itaja-Au, composto por arenitos turbidticos de idade neo-turoniana a eo-santoniana, que formam, entre outras acumulaes sub-comerciais, os campos de Merluza e Lagosta, tambm constituem importante alvo exploratrio.

4.2.1 Rochas Carbonticas da Formao Guaruj

Os carbonatos depositados em ambiente de guas rasas constituem importante reservatrio na poro sul da Bacia de Santos. Foi nesta regio que se desenvolveu extensa plataforma carbontica (Formao Guaruj) durante o Albiano Inferior-Mdio e onde se localizam os campos de Tubaro, Estrela do Mar, Coral, Caravela e CavaloMarinho. Este reservatrio constitudo de calcarenitos oolticos de variada gama textural, essencialmente grainstones. O Campo de Tubaro, posicionado na poro sul da Bacia de Santos, o principal exemplo deste tipo de reservatrio. As zonas porosas esto posicionadas no topo da Formao Guaruj, em profundidades superiores a 4.500m, sendo constitudas por grainstones oolticos e oolticos-oncolticos, depositados em ambiente de alta energia, comprovado por amostras de calha, o que mostra que mesmo em ambientes de elevada profundidade, cerca de 5000m, pode existir uma
23

porosidade tambm elevada, e s a partir desse ponto h um declnio mais acentuado da porosidade.

4.3 Selos e Trapas

De maneira geral, os selos para as diversas rochas reservatrio da Bacia de Santos so constitudos por pelitos e calcilutitos intercalados aos prprios reservatrios. No caso da Formao Guaruj, as rochas selantes so tanto os calcilutitos intercalados aos calcarenitos porosos, que formam os ciclos de coarsening-upward, quanto, na poro mais superior, os calcilutitos e pelitos da Formao Itanham. Considerando os reservatrios siliciclsticos, as rochas selantes so os pelitos intercalados aos arenitos das formaes Itaja-Au, Santos/ Juria e Marambaia. As principais acumulaes da bacia mostram trapas de carter estrutural e misto. A grande maioria das armadilhas geradas est associada a domos ou dipiros salinos. Assim sendo, mesmo quando so observadas feies estratigrficas passveis de armazenamento, estas encontram-se deformadas pela halocinese, gerando trapas mistas. O perodo de formao das trapas ligadas halocinese estende-se desde o Neo-Albiano, em guas rasas, at o Oligoceno, na regio de guas profundas. Como j mencionado anteriormente, a intensa movimentao halocintica transformou armadilhas

eminentemente estratigrficas em mistas. No entanto, no se deve descartar a importncia destas trapas estratigrficas, que podem ocorrer principalmente nas unidades mais recentes, principalmente no Tercirio e, em menor grau, no Maastrichtiano. As trapas mais comuns em regies com intensa halocinese, que deve ser considerada para a regio de guas profundas, o acunhamento de corpos arenosos contra a parede de domos e dipiros salinos (pinch-out).

4.3.1 Maturidade Termal

Modelagens numricas multidimensionais da maturidade termal da Bacia de Santos apontam o intervalo de 70 a 90 Ma como o pico mximo da gerao e expulso de hidrocarbonetos provindos da Formao Guaratiba. Porm, pela grande extenso

24

geogrfica, as rochas da Formao Guaratiba no entraram na janela de gerao de leo de maneira uniforme, podendo a gerao ter-se estendido at o Paleoceno.

4.3.2 Migrao e Acumulao

No caso dos hidrocarbonetos gerados na Formao Itaja-Au, estes migraram preferencialmente pelas falhas lstricas ou de transferncia originadas pela halocinese. As modelagens realizadas indicam que a fase de gerao e expulso de hidrocarbonetos da seo rift iniciou-se por volta de 100 Ma. tendo seu pico entre 90e 70 Ma, estendendo-se at o Eoceno, a j com menor intensidade. Desta forma, tais condies viabilizaram o trapeamento em todos os reservatrios citados, tanto os carbonatos da Formao Guaruj quanto os arenitos do Membro Ilhabela (Formao Itaja-Au), do Neo-Cretceo (Formao Juria) e do Eoceno (Formao Marambaia). Por outro lado, para as rochas geradoras da poro basal da Formao Itaja-Au, cujas modelagens indicam gerao a partir do Maastrichitiano, verifica-se a existncia de sincronismo para todos os reservatrios da seo ps-evaportica.

4.3.3 Modelos de Acumulaes de Hidrocarbonetos na Bacia de Santos A explorao petrolfera na Bacia de Santos passou por vrias fases, desde a perfurao do primeiro poo em 1971, no litoral do Estado do Paran. Desde ento, vrios modelos de acumulao de petrleo surgiram e foram perseguidos em mais de 190 poos perfurados at hoje, que resultaram na descoberta de 17 campos de leo, gs e condensado, alm de vrias acumulaes subcomerciais.

25

CONCLUSO

Como a Bacia de Santos se trata de uma bacia tipo Margem Passiva, apresenta uma variao sedimentar muito rica, devido aos eventos episdicos de regresso e transgresso marinha. Essa mudana de sedimentao permite uma bacia com um sistema petrolfero bem definido, com a formao de rochas geradoras (folhelhos marinhos e lacustres), coletoras (calcilutitos e turbiditos) e selantes (evaporitos). Os resultados mostraram a evoluo tectono-sedimentar da fase drift da bacia. Suas seqncias, perodos de regresso e transgresso e suas formaes so um modelo de sucesso que fornece grande riqueza de informaes a respeito desse tipo de ambiente. Antes de ser descoberto o pr-sal a seqncia drift era a mais importante descoberta petrolfera de que se tinha conhecimento. S com novas tecnologias e estudos que se pode hoje afirmar que o pr-sal da Bacia de Santos se tornou o sistema petrolfero mais promissor do Brasil.

26

REFERNCIA BIBLIOGRFICA IMPRESSA:

MOREIRA, Jabel L. Pinheiro; MADEIRA, Cludio V.; GIP, Joo A.; Machado, Marco A. Pinheiro. SequnciasSeqncia Sedimentares da Bacia de Santos. Boletim de Geocincias Petrobras, Rio de Janeiro, V. 2, P. 351-549, Maio/Novembro. 2007. Disponvel em: Biblioteca do Centro Universitrio Monte Serrat, Vila Mathias.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA ELETRNICA ASSINE, Mrio L0; ET AL. Migrao de Depocentros na Bacia de Santos. Importncia na Explorao de Hidrocarbonetos. Revista Brasileira de Geocincias. Disponvel em: Site da UFPR Universidade Federal do Paran. Link:

http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/rbg/article/viewPDFInterstitial/13022/8806

BAGNI, Orivaldo. ANP Brasil Round 4. 34 pginas. Disponvel Em: Site da ANP: http://www.anp.gov.br/brasil-

rounds/round4/round4/workshop/restrito/portugues/Santos_port.pdf CHANG, Hung Kiang et all.Revista Brasileira de Geocincias - 38(2 - suplemento): 29-46, junho de 2008 - Sistemas petrolferos e modelos de acumulao de hidrocarbonetos na Bacia de Santos. Disponvel em: http://www.sbgeo.org.br 29

DEMERCIAN, L.S., Szatmari P., Cobbold P.R. 1993. Style and pattern of salt diapirs due to thin-skinned gravitational gliding, Campos and Santos Basin, offshore Brazil. Tectonophysics, 228:393-433.

DEMERCIAN, L.S. 1996. A halocinese na evoluo do sul da Bacia de Santos do Aptiano ao Cretaceo superior. Dissertao de Mestrado, Instituto de Geocincias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 201p. GONALVES, A., Oliveira M.A.M.D., Motta S.D.O. 1979. Geologia da Bacia de Pelotas e da Plataforma de Florianpolis. Boletim de Geocincias da Petrobrs, 22:157-174.
27

MOHRIAK , Webster Ueipass. Geologia Tectnica E Recursos Minerais Do Brasil. 165 pg. 2003. Disponvel em: http://www.cprm.gov.br/publique/media/capIII-a.pdf PEREIRA, M.J. & Macedo J.M. 1990. A Bacia de Santos: perspectivas de uma nova provncia petrolfera na plataforma continental sudeste brasileira. Boletim Geocincias da Petrobrs, 4:3-11. PEREIRA, M.J. 1990. Anlise estratigrfica e depositional das formaes Itaja superior e Juria inferior (Mesoturoniano/ Eo-Santoniano), Bacia de Santos, Brasil. Dissertao de Mestrado, Instituto de Geocincias, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 165p. PEREIRA,M.J. 1994. Seqncias deposicionais de 2/3 ordens (50 a 2,0 Ma) e tectono-estratigrafia no Cretceo de cinco bacias marginais do Brasil. Comparaes com outras reas do globo e implicaes geodinmicas. Tese de Doutoramento, Instituto de Geocincias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 271p. SZATMARI, P., Guerra M.C.M., Pequeno M.A. 1994. Physical modelling of a giant antithetic fault formed by salt flow in the Santos Basin (Offshore SE Brasil). In: Internacional Sedimentalogical Cogress, Netherlands, v.14, p.F24- F25.

TABOSAI, Werner F.; AMARO, Venerando E.; VITAL, Helenice. Anlise do ambiente costeiro e marinho, a partir de produtos de sensoriamento remoto na regio de So Bento do Norte, NE Brasil. Revista Brasileira de Geofsica vol.25 suppl.1. So Paulo 2007. Disponvel em: Scielo Brasil. Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102261X2007000500005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

28

Vous aimerez peut-être aussi