Vous êtes sur la page 1sur 8

1

O ESPAO DA UTOPIA EM A TEMPESTADE, DE WILLIAM SHAKESPEARE

Ftima Vieira Professora Associada Universidade do Porto, Portugal

RESUMO: A Tempestade normalmente definida pela crtica shakespeareana como a mais utpica das peas do bardo ingls. Contudo, a descrio do seu carcter utpico no tem sido feita com base em conceitos fundamentais da rea dos Estudos sobre a Utopia. Neste artigo, proponho-me analisar a pea luz do conceito de modo utpico definido por Krishan Kumar, para chegar concluso de que, embora A Tempestade no possa ser considerada uma pea utpica, a presena da Utopia de Thomas More faz-se sentir no espao de referncias que ela evoca, isto , no espao da intertextualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Utopia; intertextualidade; Shakespeare

ABSTRACT: The Tempest is commonly referred to as the most utopian play by Shakespeare. In spite of that, the description of its utopian nature has not been grounded on fundamental concepts defined within the field of Utopian Studies. In this essay, I set myself to examine the play at the light of the concept of utopian mode put forward by Krishan Kumar, in order to conclude that although The Tempest cannot be formally considered a utopian text, the presence of Thomas Mores Utopia can be felt in the space of its references, i.e. in the space of intertextuality.

KEYWORDS :Utopia; intertextuality; Shakespeare

Introduo comum, na crtica shakespeariana, a referncia a A Tempestade, como a pea utpica de William Shakespeare, uma espcie de legado de esperana na regenerao do homem, pelo arrependimento e pelo perdo. Tal referncia no tem contudo sido sustentada por uma argumentao slida e informada daquilo que a tradio de literatura utpica inglesa, isto , tem sido feita margem da crtica que, desde a dcada de 80 do sculo XX, tem vindo a definir ferramentas conceptuais indispensveis ao estudo do fenmeno do utopismo. Por outras palavras, a referncia a A Tempestade como uma obra utpica surge no mbito da crtica shakespeareana, mas no tem sido objecto de exame da chamada rea dos Estudos sobre a Utopia. essa a perspectiva que me proponho desenvolver, neste estudo: avaliar o espao da utopia no ltimo texto dramtico escrito por Shakespeare, tendo em conta definies de conceitos instrumentais para a compreenso do utopismo ingls. Importar contudo, antes de mais, tentarmos compreender os motivos que levam a crtica shakespeareana a falar de utopismo em relao a A Tempestade. As razes so essencialmente duas: em primeiro lugar, o facto de a aco se desenrolar numa ilha, cenrio por excelncia da literatura utpica renascentista; em segundo lugar, o facto de uma das personagens, o velho e leal Gonalo, imaginar como seria a vida na ilha se por ele fosse governada. O estudo do espao da utopia em A Tempestade ter pois de ter em conta essas duas razes, mas no poder deixar tambm de examinar uma questo basilar, a da definio do texto de Shakespeare, a nvel formal: ser A Tempestade um texto literrio utpico ou ser que, em vez disso, nele encontramos apenas marcas do pensamento utpico? A distino entre literatura utpica e utopismo ser pois essencial para a hiptese de trabalho que me proponho examinar.

O que um texto literrio utpico?

Em Dictionary of Literary Utopias, publicado em 2000 pela editora Champion (Paris), Vita Fortunati oferece-nos uma definio funcional de literatura utpica. Na sua perspectiva,
(...) de um ponto de vista estrutural, o texto utpico caracteriza-se por um enredo e uma forma estereotipados. O enredo consiste numa viagem, que pode ser sub-dividida em viagem de ida, estada e viagem de regresso; a descrio do lugar utpico privilegiada em relao ao relato das viagens de ida e de regresso, e a parte central do texto ocupada pela descrio-exposio dos princpios socio-polticos em que a sociedade utpica assenta. (...)

3
O escritor de utopias no se preocupa com a representao de estados psicolgicos de introspeco. 1 (TROUSSON, 2000, p. 639)

A definio de Vita Fortunati no nova: de facto, j na dcada de setenta Raymond Trousson, o autor de Voyages aux Pays de Nulle Part (1979), havia definido o texto utpico em funo da sua estrutura e enredo. Para Trousson, os textos utpicos descrevem comunidades ficcionais, organizadas segundo determinados princpios polticos, econmicos e morais. Essas comunidades so apresentadas quer como ideais a serem realizados quer como pesadelos a evitar, e so localizadas em lugares reais ou inventados, ou mesmo no futuro, alcanveis aps uma viagem imaginria, relatada de forma verosmil ou no.2 (TROUSSON, 1979, p. 28) O que ressalta das definies de Fortunati e de Trousson a forma como o texto utpico definido como um sub-gnero literrio, com particularidades efabulatrias e estrutivas que seguem a traa determinada por Thomas More quando faz publicar Utopia em 1516. Este tipo de descrio sem dvida til para quem, estudando a histria da cristalizao do fenmeno do utopismo num quadro narrativo, se interessa pela observao das suas variaes em funo da evoluo do entendimento de conceitos cruciais (e historicamente datados) como so os de liberdade e igualdade, ou ainda da crena (ou descrena) nas capacidades de socializao do homem e na possibilidade da sua perfectibilizao. 3 A reduo do fenmeno do utopismo a apenas uma das suas formas de manifestao poder contudo ser limitativa e conduzir considerao de um corpus utpico que, no admitindo variveis regra, assente no (falso) pressuposto da existncia de um utopismo isomrfico. Por outro lado, a aceitao de um utopismo multiforme coloca alguns perigos, de que temos de estar conscientes. Na verdade, um conceito demasiado lato de utopismo poder conduzir-nos ao estudo de textos (ou de outras manifestaes, sejam elas de ordem artstica, ideolgica ou religiosa) que apenas muito remotamente com ele se articulam. Mas como poderemos ento saber se determinado texto ou no um texto literrio utpico sem sermos fundamentalistas (isto , sem reduzirmos a utopia sua concretizao literria nos moldes moreanos) nem incorrermos numa definio demasiado inclusiva? Krishan Kumar apresenta como mtodo funcional a tentativa de deteco, em textos literrios, daquilo a que chama modo utpico, isto , de formas de enunciao de uma ordem alternativa de organizao social,

1 2

Traduo minha. Note-se que Trousson inclui, na sua descrio do texto utpico, a considerao das suas variantes: a ideia de distopia (pesadelo) e de eucronia (futuro de felicidade). 3 Eu prpria investi nesse tipo de estudo para a redaco da minha dissertao de doutoramento, onde procurei demonstrar que, na tradio da literatura utpica inglesa (do sculo XVI aos finais do sculo XIX), a substituio da noo de um espao ideal por um tempo modelar modificou o sub-gnero literrio criado por Thomas More Cf. Maria de Ftima Vieira - Em Direco ao Futuro: William Morris nos Limites da Tradio de Literatura Utpica Inglesa, Dissertao de Doutoramento em Cultura Inglesa apresentada Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1997.

4 (KUMAR, 1991, p.26) incorporando a ideia da desentronizao da ideologia descrita por Paul Ricoeur. Ser este modo utpico detectvel na ltima pea de Shakespeare? Em A Tempestade encontramos o relato de uma viagem at uma ilha, a descrio da comunidade que a vive e a delineao dos parmetros por que se reger a viagem de regresso. A chegada ilha dos novos habitantes pressupe um naufrgio artifcio narrativo recorrente na literatura utpica que Shakespeare explora de forma consistente com o modo utpico descrito por Kumar. De facto, o naufrgio evoca, a nvel simblico, o afundamento dos valores da sociedade real; a tempestade permite a abluo dos viajantes de uma vida regida por imagens falsas, sendo o processo de purificao completado pela aco do fogo que atinge a embarcao; e a ilha, a que habitualmente associada a figura geomtrica mais perfeita o crculo, que no tem quaisquer arestas , apresenta-se como um local de encontro com o Outro, privilegiado porque desconhecido e isolado do resto do mundo. O que falta no entanto a A Tempestade para que o modo utpico seja observvel, a introduo da ideia de alternativa: a comunidade (de trs habitantes: Prspero, Miranda e Calib) que vive na ilha no se rege por valores diferentes dos da sociedade real. Mais do que a descoberta de formas alternativas exequveis ou no de organizao social, o que ressalta da pea shakespeariana a vontade de explorao de percursos humanos de arrependimento e de regenerao moral. A nica personagem da pea que empreende na reflexo sobre a possibilidade de instituio de uma ordem diferente Gonalo, um honesto e velho Conselheiro assim ele descrito no rol de personagens (VIEIRA, 2001, p.37) que, num discurso entrecortado pelas tiradas satricas de Antnio e Sebastio, descreve uma comunidade imaginria que em muito excederia a perfeio da Idade do Ouro. Mas ser essa comunidade evocada por Gonalo informada pelo modo utpico descrito por Kumar? Da considerao atenta do discurso do Conselheiro depender a nossa aferio do espao da utopia em A Tempestade.

O discurso de Gonalo

A importncia das implicaes utpicas do discurso de Gonalo para a hiptese de trabalho que me proponho desenvolver neste texto justifica a sua transcrio integral:

Gonalo Antnio Sebastio Gonalo Sebastio

Se me confiassem o plantio desta terra... [aparte para Sebastio] Ele plantava urtigas! [aparte para Antnio] Ou azedas, ou malvas. E se eu fosse o rei dela, o que faria? [aparte para Antnio] Embebedar-se no podia, pois no h vinho.

5
Gonalo Na minha comunidade vigoraria a lei Dos contrrios. Proibiria o comrcio De toda a espcie e tambm a instruo. Nada de magistrados, riquezas, pobrezas, Criados, contratos, heranas, fronteiras, Limites de propriedade, lavoura, vinhas! Nada de metais, cereais, vinho, azeite. Nada de ocupaes: todos ociosos, todos, As mulheres tambm, mas inocentes e puras. Nada de soberania Sebastio Antnio Gonalo [aparte para Antnio] E, no entanto, ele quereria ser o rei! [aparte para Sebastio] Esta ltima parte da sua comunidade ignora o seu princpio. Tudo em comum a natureza produziria Sem suor nem empenho. Traies, crimes, Espadas, lanas, facas, pistolas, armas Enfim, no existiriam. A natureza Providenciaria tudo em abundncia Para alimentar o meu inocente povo. Sebastio Antnio Gonalo [aparte para Antnio] E os sbditos dele, casariam ou no? [aparte para Sebastio] Nem um s, homem! Seriam todos ociosos: meretrizes e rufies. Governaria com tal perfeio, meu senhor, Melhor que na Idade do Ouro. (VIEIRA, 2001, p.157-181)

No seu discurso, Gonalo traa, em linhas gerais, o retrato da sua sociedade ideal. Contudo, um aspecto ressalta da sua descrio: ela no feita pela positiva, atravs de um conjunto de frases assertivas, mas pela negativa. Na verdade, a comunidade que excederia em perfeio a Idade do Ouro assenta numa lgica de negao e de rejeio do real, a lgica dos contrrios. Embora, frequentemente, na literatura utpica, a sociedade ficcionada seja apresentada como par antittico da sociedade real, sendo entre elas discernvel uma relao de oposio, a dinmica da utopia positiva, repousando sobre uma vontade de construo (como dissemos, o modo utpico pressupe a enunciao de alternativas). Para alm disso, como explica J.C. Davis, a literatura utpica renascentista, influenciada pelo pensamento poltico da poca e pela crena na determinao do Pecado Original, associa a sociedade ideal ideia de ordem: o caos s pode ser evitado atravs da criao de leis e de um sistema claro de punies; a educao dos cidados para o respeito pelo interesse colectivo crucial para a sobrevivncia desta sociedade. (DAVIS, p. 36-38) Se o discurso utpico se caracteriza pela afirmao, pelo movimento (re)construtivo e o vector fundamental do discurso de Gonalo o da negao e da rejeio, o modo utpico no nele detectvel. Com efeito, encontramos, no discurso de Gonalo, a aproximao a um outro tipo

6 de idealizao social, prximo da utopia mas que desta se distingue exactamente pela dinmica que a informa: trata-se da Arcdia que, como se l no Dictionary of Literary Utopias, (...) no construo mas negao e rejeio, no um compromisso, mas uma soluo de recurso, uma renncia. (TRUSSON, 2000, p. 623) A identificao do discurso de Gonalo com a dinmica da Arcdia importante no s para o entendimento da natureza do ideal do Conselheiro mas tambm pelas relaes de intertextualidade que ele evidencia. Na verdade, como explica J. C. Davis, a verso renascentista mais conhecida da ideia de Arcdia o ensaio de Montaigne Des Cannibales, onde o filsofo francs discorre sobre a felicidade dos selvagens que desconhecem as agruras do mundo civilizado. (DAVIS, p.23) Ora a relao de filiao do discurso de Gonalo no ensaio de Montaigne 4 (na traduo de John Florio publicada em 1603) por demais conhecida e estudada, evidenciando-se no s a nvel da estruturao das ideias mas tambm a nvel da escolha do prprio lxico.5 Mas seria a Arcdia o ideal que Shakespeare, pela voz de Gonalo, acarinhava no seio de uma Inglaterra que comeava a dar mostras de uma vocao imperialista? Uma boa parte da crtica shakespeariana considera que a forma como o discurso de Gonalo constantemente entrecortado pelos comentrios sarcsticos de Sebastio e de Antnio no pode deixar de ser tida em conta. Nesta perspectiva, o objectivo de Shakespeare teria sido o de expor ao ridculo o ideal de primivitismo de Montaigne. Contudo, algumas vozes discordantes, como a de Frank Kermode, apontam numa outra direco, avanando uma perspectiva relevante para a hiptese de trabalho que me proponho examinar. Na opinio de Kermode, no podemos ignorar o facto de, em outros passos da pea, Shakespeare utilizar Calib (que encarna o ideal montaigneano do homem primitivo) para evidenciar que a corrupo do mundo civilizado bastante mais grave do que a bestialidade do mundo natural. (KERMODE, 1975, p.145). Esta interpretao de Kermode , a meu ver, importante, na medida em que nos conduz aproximao de A Tempestade do texto primevo da literatura utpica assinado por Thomas More. Na verdade, como tem vindo a ser salientado pela crtica moreana mais recente, em Utopia no encontramos a prescrio de uma frmula de paz social mas a apresentao da ideia da necessidade de enunciao de alternativas ao real. Atravs da adopo de um conjunto de estratgias discursivas - de que se destaca o uso reiterado de neologismos ( VIEIRA, XIII), More conduz o leitor contemplao das virtudes mas tambm das falhas do mundo ficcionado (isto , da sociedade utopiana descrita no Livro II). Na minha perspectiva, esse tambm o efeito produzido pelo discurso de Gonalo: se, por um lado, a ideia do
Segundo Frank Kermode existe no British Museum um exemplar desta traduo de John Florio, onde consta uma assinatura (validada por peritos como genuna) de Shakespeare. Cf. Frank Kermode The Tempest, Col. The Arden Shakespeare, London, Methuen, 1975, p. 145. 5 Como optei por apresentar o texto de Shakespeare em traduo portuguesa, no me parece caber aqui a citao da traduo do ensaio de Montaigne assinada por John Florio. No quero contudo deixar de fazer notar que as semelhanas entre os textos so to bvias que o pblico coevo do poeta de Stratford no poderia ter deixado de as notar.
4

7 primitivismo como ideal satirizada pelos comentrios sarcsticos de Antnio e de Sebastio, por outro lado a personagem Calib fornece-lhe suporte, assumindo estatuto de exemplaridade. No poder contudo deixar de ser notado que, em outros passos da pea, as insuficincias desse mesmo primitivismo de Calib se tornam evidentes. semelhana de Utopia, A Tempestade requer pois, por parte do leitor/espectador, uma atitude de considerao atenta das vrias partes que constituem o fio argumentativo dos textos.

Um espao de intertextualidade

Como tenho procurado evidenciar, A Tempestade no um texto utpico na medida em que nele no detectvel o modo utpico descrito por Kumar; e o discurso de Gonalo, que a crtica shakespeariana tem inscrito no domnio da utopia, assume as caractersticas do ideal arcdico. Contudo, a utopia no deixa de estar presente em A Tempestade, mas essa uma presena que se define por relaes de intertextualidade. Vimos j como, no que respeita ao ideal primitivista enunciado por Gonalo, construda uma teia de significados e de estratgias discursivas que fazem aproximar o drama shakespeariano da obra de More. Existe ainda um outro factor que, na minha perspectiva, fundamenta de forma slida esta relao de intertextualidade. Refiro-me ao facto de, no seu discurso, Gonalo exprimir o desejo paradoxal de ser rei numa comunidade de iguais. O absurdo da situao, denunciado por Sebastio E, no entanto, ele quereria ser o rei! remete directamente para o texto de Thomas More, nomeadamente para a traduo para a lngua inglesa assinada em 1551 por Ralph Robinson. Refiro-me concretamente ao facto de Robinson ter conferido a Utopus, o fundador da nao utopiana, um ttulo de rei, quando no original em latim a palavra que encontramos, principem, significa principal ou primeiro oficial e no prncipe. 6 este um aspecto relevante de A Tempestade que, para minha surpresa, tem passado despercebido crtica shakespereana. Na minha opinio, aquilo que encontramos no discurso de Gonalo uma pardia ao texto de Thomas More, sendo ento a situao facilmente compreendida pelo pblico shakespeariano mais culto, que falava o latim. A utopia existe pois em A Tempestade como referncia primeira para as sociedades ideais: evocada na trama da narrativa, com a cena do naufrgio e a apresentao de uma ilha paradisaca; surge ainda, na fala de Gonalo que acima tivemos em considerao, como referncia para uma
6

Como explica Richard Marius, Ralph Robinson incorreu, na sua traduo, numa srie de erros. O mais grave consistiu, sem dvida, na converso da slida repblica utopiana numa monarquia. Robinson traduziu a palavra principem, que significa primeiro oficial, por prncipe, ignorando o frequente recurso de Thomas More, no texto em latim, palavra rex para se referir a monarcas. Para alm disso, Robinson adicionou o ttulo de rei ao nome do fundador da nao utopiana (na traduo de Robinson ele sempre descrito como King Utopus). (MARIUS, 1985, pp. XI-XII)

8 lgica discursiva, por um lado, e assume-se como objecto de stira, por outro. No sendo A Tempestade um texto literrio utpico, a presena da utopia contudo evidente, no no espao do texto, mas no espao de referncias que ele evoca: um espao de intertextualidade.

Referncias bibliogrficas J.C. Davis, J.C. Utopia and the Ideal Society. A Study of English Utopian Writing 1516-1700. Cambridge: Cambridge University Press. KUMAR, Krishan. Utopia & Anti-Utopia in Modern Times, Oxford: Basil Blackwell, 1991. MARIUS, Richard. Introduction, Thomas More: Utopia, London: Everyman, 1985. SHAKESPEARE, William. A Tempestade. Introduo, traduo e notas por Ftima Vieira. Porto: Campo das Letras, 2001. TROUSSON, Fortunati & Raymond (eds.). Champion, 2000. Dictionary of Literary Utopias, Paris: Honor

TROUSSON, Raymond. Voyages aux Pays de Nulle Part: Histoire de la Pense Utopique. Bruxelles: ditions de lUniversit de Bruxelles, 1979. VIEIRA, Maria de Ftima. Em Direco ao Futuro: William Morris nos Limites da Tradio de Literatura Utpica Inglesa, Dissertao de Doutoramento em Cultura Inglesa apresentada Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1997. VIEIRA, Maria de Ftima. Os Jogos de Significado e o Significado dos Jogos em Utopia, de Sir Thomas More, Revista da Faculdade de Letras. Lnguas e Literaturas. II Srie / XIII.

Vous aimerez peut-être aussi