Vous êtes sur la page 1sur 3

A IMPORTNCIA DA INTERFACE EDUCAO\SADE NO AMBIENTE ESCOLAR COMO PRTICA DE PROMOO DA SADE Felipe dos Santos Costa1 Jorge Luiz

Lima da Silva2 Mrcia Isabel Gentil Diniz3


Refletir sobre educao em sade implica na observao de inmeros aspectos relevantes sobre suas origens, implicaes e maneiras de se fazer com que se efetive, garantindo melhor assistncia de sade populao. Nesse contexto, possui razes em teorias distintas e se relaciona com temas relevados na Reforma Sanitria e nas conferncias de sade e encontros internacionais que tambm versaram sobre o assunto. Dentro deste contexto, articulandose a educao escolar promoo da sade percebe-se certo mecanismo de fortalecimento e implantao de poltica mais transversal, integrada e intersetorial, que prope a articulao entre os servios de sade, a comunidade, s iniciativas pblica e privada, alm do prprio cidado na proposio de aes que busquem bem-estar e qualidade de vida. (BRASIL, 2006) Uma das formas de se promover sade e incentivar prticas de vida saudveis utilizar-se do processo de educao em sade, onde se oportuniza o compartilhamento de saberes dos mais variados possveis na busca de solues das mais diversas problemticas. Aes educativas podem visar sensibilizao e\ou a conscientizao sobre algum problema de sade, ou aes que possam evitar o surgimento de males clientela. Nesse sentido, no se pode deixar de lembrar o quanto s aes preventivas so mais vantajosas que as aes curativistas; tanto do ponto de vista econmico, quanto do ponto de vista assistencial, uma vez que podem diminuir a incidncia de doenas e contribuir para a diminuio do nmero de pacientes que buscam servios de maior complexidade, mais dispendiosos e por vezes menos efetivos. Alm disso, de acordo com a lei orgnica da sade (Lei 8.080\1990), entre outros aspectos, percebe-se a educao como fator influente ao estado de sade do indivduo:
Art. 3 - A sade tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e servios essenciais; os nveis de sade da populao expressam a organizao social e econmica do pas.

Segundo Pereira (2003), a educao e a sade so espaos de produo e aplicao de saberes destinados ao desenvolvimento humano, onde se pode notar interseo e modo de oper-las que muitas vezes feito inconscientemente. Nota-se que o profissional de sade pratica educao em sade em seu cotidiano profissional sem que se perceba como tal. Nesta tica, a escola espao essencial para o desenvolvimento do conhecimento partilhado e para a integrao com a comunidade. Nela encontra-se grande parte da populao que demonstra interesse em aprender, e onde reside grande potencial disseminador de informaes que ultrapassam, por inmeras vezes, seus limites fsicos (OLIVEIRA; BUENO, 1997). A escola um dos alicerces da educao, da cidadania e da formao de uma nao. por meio dela que a criana inicia sua educao, sua integrao e incluso social, seus relacionamentos e seus potenciais, ou seja, relaes complexas que se estendem por toda a vida (LIBERAL 2005). Este fato se reafirma na proposio de Souza e Lopez (2002), onde expe que a escola um espao propcio para educao em sade, pois colabora na melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e contribui, direta e indiretamente para o futuro de nosso pas. A populao no deve ser negligenciada no espao em questo, pois abrange grande fatia dos habitantes das comunidades nas quais os profissionais de sade, dentre eles o enfermeiro, atuam. tambm no ambiente escolar que a criana passa a observar questes relativas ao meio ambiente sade e tambm ao prprio cuidado com o corpo, tratando-se de um local de intensas descobertas. Neste ambiente ideal, onde a criana explora suas potencialidades e vive inmeras descobertas. O enfermeiro pode se encontrar diante de oportunidades de identificar pessoas em situao de risco ou vulnerabilidade em questes relativas sade e ambiente. Quando se observa como se do as investidas sobre sade no ambiente escolar, tanto por parte dos prprios professores, como pelos profissionais de sade, percebese que ocorrem de maneira espordica, em iniciativas de grupos isolados. Ainda neste
Informe-se em promoo da sade, v.4, n.2. p.30-33, 2008.

31

tocante, no se observam abordagens direcionadas aos pais de crianas que, muitas vezes, tem sua participao no contexto escolar limitada reunio de pais e mestres e eventos promovidos pela escola. Oliveira e Bueno (1997) afirmam que o despreparo das pessoas em geral, de pais e profissionais para trabalharem as questes de educao em sade na escola junto ao contingente infanto-juvenil, representa certo atravancamento das possibilidades de avano para a sade e a melhoria da qualidade de vida, prejudicando, assim, o exerccio da cidadania. Dentro desta problemtica, o profissional de sade, neste tocante podendo ser o enfermeiro, pode atuar junto aos professores, s famlias e aos alunos na busca de novos e mais eficientes meios de se abordar educao em sade no ambiente escolar. Em relao ao profissional de sade, sobretudo o atuante nos servios de ateno bsica, pode estar em maior proximidade com a populao, podendo construir vnculos e pactuar aes tanto no campo preventivo, quanto no de promoo da sade. Isso se confirma quando se observa que a meta do enfermeiro est relacionada a mudanas positivas em atitudes e hbitos de vida do ser humano, diante da ateno primria sade do seu objeto de cuidado, o cliente (OLIVEIRA; ANTNIO, 2006). Nesta tica, o professor elemento desencadeador de sade, podendo contribuir para o processo, pois os estudantes, principalmente os menores, tm as atitudes dos professores como referncia. Embora isso continue sendo verdade, a forma de ensinar menos autoritria e formal; pois, atualmente, as relaes sociais so mais abertas. O estabelecimento de parcerias entre os profissionais de educao com os da sade pode ser vantajoso para a construo de novos mtodos, estratgias e formas de pensar como tema sade deva ser abordado no meio educacional. As afirmaes em questo se sintetizam, na figura do enfermeiro, como demonstrado na seguinte afirmao de Fontana (2008):
O enfermeiro, na sua prxis, exerce funes de facilitador, orientador ou educador, inerente prpria natureza profissional. Sendo assim, o processo ensino-aprendizagem, o apreender a aprender e o desenvolvimento de competncias

e habilidades, devem ser temas norteadores do cotidiano deste profissional, na construo de prticas que oportunizem o desenvolvimento de hbitos saudveis, de indivduos responsveis pelo seu ambiente social e, acima de tudo o respeito sua dimenso social.

____________________ A importncia da interface educao\sade no ambiente escolar como prtica de promoo da sade.

importante salientar, que a educao em sade para uma comunidade requer consideraes no apenas relacionadas ao levantamento das suas necessidades e determinao arbitrria de aes, mas tambm deve envolver a participao destas comunidades no desenvolvimento destas aes. Desta forma, desempenham o papel principal na identificao de suas prprias necessidades, e no planejamento de solues para atendlas com maior especificidade (FONTANA, 2008). Logo se percebe que de vital importncia valorizao da trade professor\profissional de sade\ comunidade, onde se estabelecem espaos para que todos os atores deste conjunto possam ser ouvidos em suas necessidades, e tambm participar no processo de mudanas positivas para todos. Segundo Souza e Lopes (2002), o enfermeiro pode atuar como facilitador desse processo, fazendo consultorias e encontros para estudo com os professores sobre questes de sade e tcnicas, a fim de que possam abord-las no dia-a-dia e, tambm, realizando oficinas com os alunos sobre assuntos especficos, sem descuidar da assistncia individual, quando esta se fizer necessria. Diante disso, percebe-se que educao em sade, como forma de promoo da sade no ambiente escolar, se faz mediante a construo de parcerias e, de certa forma, ao abandono do antigo modelo educacional centrado apenas na figura do professor. Os alunos, assim como seus pais, profissionais de sade, e educadores devem construir uma forma de pensar sade mais efetiva e voltada para as reais necessidades da populao. Nesta dinmica as aes interdisciplinares ganham espao. Nesse sentido, a escola funciona como ponto de encontro a todos, podendo servir como palco para mudanas na forma de se pensar e construir sade dentro de seu determinado contexto social. Trata-se, portanto, de uma mudana conjunta, que envolve mltiplos aspectos que no podem ser desmerecidos ou negligenciados.

Informe-se em promoo da sade, v.4, n.2. p.30-33, 2008.

32

REFERNCIAS BRASIL, Ministrio da Sade. Poltica Nacional de Promoo da sade. Braslia (DF): Ministrio da Sade; 2006. FONTANA, R.T. A vigilncia sanitria no contexto escolar: um relato de experincia. Rev Bras Enferm, Braslia; v. 61, n.1, p. 131-4, 2008; LIBERAL, E.F. et al. Acidentes e danos com escolares:incidncia, causas e consequncias Jornal de Pediatria .v. 81, n.5(supl), p.155 163, 2005; OLIVIERA, A.S; ANTONIO, P.S. Sentimentos do adolescente relacionados ao fenmeno Bullying: possibilidades para a assistncia de enfermagem nesse contexto. Revista Eletrnica de Enfermagem, v. 08, n. 01, p. 30 41, 2006. Disponvel em http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen. Acessado em: 29\01\2011. OLIVEIRA, M.A.F.C.; BUENO, S.M.V. Comunicao educativa do enfermeiro na promoo da sade sexual escolar. Rev.latino-Am.enfermagem, Ribeiro Preto, v. 5, n. 3, p. 71-81, 1997. PEREIRA, A.L.F. As tendncias pedaggicas e a prtica educativa nas Cincias da Sade Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, v.19, n.5, p.1527-1534, 2003. SOUZA, A.C.; LOPES, M.J.M. Implantao de uma ouvidoria em sade escolar: relato de experinciar. Rev. Gacha Enferm., Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 123-141, 2002.

____________________ A importncia da interface educao\sade no ambiente escolar como prtica de promoo da sade.

REFERNCIA DO TEXTO COSTA, F. S.; SILVA, J.L.L.; DINIZ. M.I.G. A importncia da interface educao\sade no ambiente escolar como prtica de promoo da sade. Informe-se em promoo da sade, v.4, n.2. p.30-33, 2008.

1 Acadmico de enfermagem do Centro Universitrio Plnio Leite Unipli \ Niteri RJ. E-mail: felipedosantoscosta@gmail.com. 2 Professor do curso de Especializao em Enfermagem e Promoo da Sade/ UFF. 3 Enfermeira. Mestre em Educao. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e psiquitrica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa UFF.

Informe-se em promoo da sade, v.4, n.2. p.30-33, 2008.

33

Vous aimerez peut-être aussi