Vous êtes sur la page 1sur 4

O instante eterno

O instante eterno
Sonia MARRACH1

MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno do trgico nas sociedades ps-modernas. Traduo de Rogrio de Almeida e Alexandre Dias. So Paulo: Zouk, 2003. Este o ttulo de um dos melhores livros que li para entender as condutas individuais e as prticas sociais da atualidade, a diferena entre a sociedade moderna e a ps-moderna, chamada de globalizada. Mas, para o socilogo francs Michel Maffesoli, isso : pura abstrao, limitada ordem econmica ou poltica, que deixa entrever cada vez mais sua fragilidade. Vivemos sob o totalitarismo do Um ou do mercado, afirma, porm o verdadeiro princpio de realidade o cotidiano. no cotidiano que vivemos a grande transformao da psmodernidade. Mas que transformao esta? A modernidade se caracterizou pelo individualismo, com sociedade contratual, centralidade da razo, educao como domesticao para a sociedade disciplinar, visando o enquadramento da juventude no mundo do trabalho e da cidadania. Mas, assim como a escola era o remdio ruim para garantir um futuro melhor, a modernidade era marcada pela esperana no futuro, fundada na crena do progresso da humanidade. Uma crena que fazia dos homens e mulheres, dos jovens e dos trabalhadores, atores da histria, voltados para as grandes causas sociais, como a liberdade, a democracia, o socialismo utpico, o socialismo cientfico..., porque a poltica era entendida como ao voltada para a busca da felicidade geral coisa em que hoje, nem as crianas acreditam. No toa que o subttulo do livro O retorno do trgico nas sociedades ps-modernas. Atualmente, em que pese o enorme progresso tecnolgico, a crena no progresso da humanidade no passa de mera ideologia, de mito, de mscara que encobre o medo de enxergar o que est acontecendo sob os nossos olhos: no h razes superiores vida nem verdades universais, nem grandes causas. J no h mais o drama moderno, em que o homem lutava para controlar a desordem e buscar soluo num futuro melhor. Mas sim tragdia ps-moderna,
1

Livre-docente em Histria da Educao, FFC, Unesp-Marlia.

Educao em Revista,Marlia, 2006, v.7, n.1/2, p. 133-136

133

MARRACH, S.

intensificao da vida dos nervos, forte presena da morte na vida, precariedade da existncia, fragilidade humana, impotncia do homem diante da imposio dos fatos histricos de fora, violncia e impiedade. Diferentemente do drama, a tragdia engendra a aceitao da fatalidade como destino e a religiosidade ambiente. Porm, diante do trgico latente, na vida cotidiana, emerge um hedonismo ardente. A intranqlidade, as incertezas, as situaes efmeras despertam a voracidade de viver, a vontade de tirar proveito de tudo, a intensidade da vida. Usando os termos de Maffesoli, vivemos numa surrealidade societal, com novos territrios, novos valores, onde se procura viver intensamente, aproveitando ao mximo cada momento, eternizando o instante, sob valores dionisacos, ldicos, pois no d mais para adiar o gozo em nome de um projeto poltico ou profissional. O historicismo finalista acabou junto com o mito do progresso e da cidadania. O que importa para entender a ps-modernidade a passagem de um tempo linear, seguro, de projeto futuro, para um tempo policromtico, essencialmente trgico e presentesta, que escapa do utilitarismo burgus e do ascetismo, para difundir a medida da vida sem medidas, a consumao perceptvel, a vida vivida com avidez, a exploso dos elementos dionisacos, o carpe diem, como expresso da conscincia trgica. A atrao apaixonada a categoria chave para definir o esprito da ps-modernidade. Ela aparece com mais evidncia nas tribos das novas geraes, mas afeta idosos e adultos, expressando-se na busca da eterna juventude, no culto ao corpo, no modo de vestir, de falar, de pensar. O homem maduro - senhor de si e da natureza, durante a modernidade - foi substitudo pela criana eterna e brincalhona. Da a pergunta do autor: No possvel imaginar que, em lugar do trabalho, com seu aspecto crucificador, o ldico, com sua dimenso criativa, seja o novo paradigma cultural? importante ressaltar que, na tragdia, o ldico no se resume brincadeira de criana, pois o descomedimento orgistico uma resposta do desespero, uma tentativa de ludibri-lo, de purgar a angstia da poca. Assim, sob o signo do trgico, apesar da competio desmedida e do individualismo a-social, surgem nomadismos, tribalismos uma nova sociabilidade em que a comunidade prevalece sobre o indivduo. Essa nova sociabilidade complexa: o culto ao corpo tem algo de primrio, as celebraes animalescas, como a do touro, no escondem a bestialidade do homem. O hard rock, a techno music, o estilo decadente das roupas, o nomadismo ambiente traduzem o retorno dos brbaros aos nossos muros e apontam a fragmentao da sociedade disciplinar ordenada em mais de trs sculos de modernidade. Em suma, o brbaro j no se ope ao civilizado, torna-se um componente da civilizao.
134
Educao em Revista,Marlia, 2006, v.7, n.1/2, p. 133-136

O instante eterno

Michel Maffesoli aceita a transformao, sabe que ela constitui uma forma de regresso, mas uma regresso fundadora, que acarreta, paradoxalmente, um excedente de vida. O livro um convite vida em toda a sua ebulio, em meio exploso trgica, onde o barroco reaparece na vida cotidiana, expressando a emoo, o sentimento trgico, a excitao, o desejo, que as imposies morais e econmicas no domesticaram. Em outras palavras, h um querer-viver social que a civilizao no conseguiu reprimir. O livro suscita uma questo interessante para quem trabalha com educao. Depois de quase quatro sculos de educao para a domesticao do indivduo, as duas formas de autoridade do professor a manifesta e a annima - entraram em crise juntamente com a liberdade, a centralidade da razo e o progresso. O autor pe em xeque a prpria idia de formao. Enquanto Adorno, baseado em Kant, afirmava que a formao ligava-se idia de aprender a pensar com o pensamento do Outro, para que o indivduo aprendesse a pensar por si prprio, atingindo, assim, a maioridade intelectual, Maffesoli retoma a noo de formao para acentuar seu aspecto de iniciao. Iniciao baseada no fervor pela vida, que concede ao ser (esse) um lugar primordial, que relativiza todas as outras caractersticas: fazer, ter, raciocinar. Se ele estiver certo, teremos que pensar em novas formas de educao da criana, da juventude e da criana eterna que se tornou o adulto da nossa poca; uma educao mais adequada ao instante eterno da tragdia ps-moderna.

Educao em Revista,Marlia, 2006, v.7, n.1/2, p. 133-136

135

MARRACH, S.

136

Educao em Revista,Marlia, 2006, v.7, n.1/2, p. 133-136

Vous aimerez peut-être aussi