Vous êtes sur la page 1sur 5

Histria

da

microscopia

(http://www.infopedia.pt/$historia-da-

microscopia) A microscopia um processo bsico de toda a biologia moderna, sendo respon svel por algumas das mais importantesdescobertas relacionadas com a vida, como o caso da clula e de toda a sua estrutura e funcionamento.A histria d amicroscopia comea com o fabrico das primeiras lentes ticas, atravs do poli mento do vidro, pelo fiorentino Salvino dAmato, em 1285. A ideia de combinar l entes para aumentar o tamanho dos objetos mais pequenos data de 1590 e deve se a Zacharias Janssen, sendo, o primeiro microscpio por ele desenvolvido ca paz de uma ampliao de cerca de30x.A capacidade de ampliao foi evoluind o em consequncia do aperfeioamento das lentes. No sc. XVII, AntonieVan L eeuwenhoek (fsico holands) desenvolveu o microscpio simples capaz de am pliaes de at 200x e medindoapenas 6,7 centmetros, com o qual o cientista f ez a primeira observao de bactrias, s quais na altura deu o nomede protoz orios. Durante o sc. XVIII o microscpio tornouse um objeto em moda, sendo fabricado por artfices comfeitios e decoraes a o gosto dos clientes, originando autnticas obras de arte e decorao. Ainda ne ste sculo, omicroscpio passa a fazer parte do processo de ensino das classe s nobres e ricas da sociedade.No entanto, mau gradoos sucessivos aumentos de ampliao, as imagens obtidas continuavam a ser de qualidade inferior, devi do sdificuldades em eliminar as aberraes cromticas e distores resultante s de imperfeies das lentes. Apenas no sculoXIX, com o aperfeioamento do s sistemas de fabrico de lentes, se conseguiu atingir o limite de resoluo mxi mopossvel utilizando luz visvel. Surgem tambm neste sculo os primeiros mi croscpios binoculares (duas oculares em vezde uma s). Para a melhoria das imagens obtidas com o microscpio tico, foram tambm fulcrais os desenvolvi mentosverificados no campo da preparao do material biolgico para observa o, nomeadamente, as tcnicas de coloraoespecfica de organelos e estrutu ras celulares, de fixao, de incluso e de corte. Os primeiros ateliers especiali zados nofabrico e comrcio dos microscpios surgem em meados do sculo XI X, sendo de destacar o de CamilleSbastienNachet, inaugurado em Paris em 1835, e o de Karl Zeiss, inaugurado na Alemanha em 1846.Em consequncia dodesenvolvimento da microscopia, f oi possvel a observao e descoberta de inmeras estruturas e seres vivosmic roscpicos at aqui desconhecidos, como bactrias, protozorios e leveduras. Tambm graas ao desenvolvimentoda microscopia, em 1835, Schleiden e Sch wann, propem as bases da teoria celular, primeiro grande princpio unificadord a biologia, o qual postula que todos os organismos vivos so constitudos por c lulas, sendo estas as unidadesestruturais e funcionais dos mesmos. J no sculo XX, surgem novas variantes do microscpio tico, sendo de desta car a inveno do microscpio decontraste de fases (Zernicke, 1941) e o de co

ntraste diferencial (Normanski, 1952). O aperfeioamento do microscpio tico foi conduzido at um ponto tal que, a nica limitao era o grande comprimentode onda da radiao (luz visvel) utiliza da para iluminao, este obstculo impedia a obteno de um maior poder dere soluo. Esta dificuldade levou os cientistas a procurarem um modelo de micro scpio que usando outro tipo deradiao para iluminao (com menor comprim ento de onda que a luz visvel) permitisse aumentar ainda mais aresoluo. Em 1924, o fsico Louis de Broglie, constata que um feixe de eletres apresenta u m comportamento idnticoaos raios luminosos, mas com um comprimento de o nda 10.000x menor, o que lana, os fundamentos da microscopiaeletrnica, co njuntamente com a teoria do efeito de foco de um campo magntico ou eletrost tico sobre um feixe deeletres, desenvolvida em 1926 por Hans Bush, investig ador da Universidade de Jena, a qual prova que possvel focarum feixe de ele tres com lentes magnticas cilndricas. Estavam assim elaboradas as bases te ricas do microscpioeletrnico, sendo o primeiro aparelho construdo em 1931 /1932 por Ernst Ruska (Prmio Nobel da Fisca em 1986) e porMax Knoll. Em 1 933 o microscpio eletrnico ultrapassava j o limite de resoluo do microscp io tico. No entanto, saps a Segunda Guerra Mundial o microscpio eletrnic o se desenvolve em pleno, constituindose o Elmskop I,desenvolvido por Ernst Ruska e Bodo Van Bonier nos laboratri os da Siemens, como o mais famoso dos primeirosmicroscpios eletrnicos.A microscopia eletrnica teve um rpido desenvolvimento em pouco anos, graas a grandesaperfeioamentos tcnicos que permitiram no apenas maiores valor es de ampliao mas tambm aumentos sucessivosda capacidade de resolu o e da qualidade das imagens obtidas. Estes progressos foram tambm tornad os possveisgraas ao aperfeioamento dos mtodos de preparao do materia l biolgico para observao, sendo desenvolvidasvrias tcnicas, como a de ob teno de cortes ultrafinos e a de fixao de estruturas celulares atravs do us o deresinas sintticas, entre outras. Uma variante do microscpio eletrnico co m grande interesse para a biologia, j quepermite a obteno de imagens de m aterial no seccionado, o microscpio eletrnico de varrimento ou scanningde senvolvido pela primeira vez em 1965 pela empresa Cambridge Instruments. Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio) O microscpio um aparelho utilizado para visualizar estruturas minsculas como as clulas1 2 . Acredita-se que o microscpio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de culos.3 Tudo indica, porm, que o primeiro a fazer observaes microscpicas de materiais biolgicos foi o neerlands Antonie van Leeuwenhoek4 (1632 - 1723). Os microscpios de Leeuwenhoek eram dotados de uma nica lente, pequena e quase esfrica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biolgico, como embries de plantas, os glbulos vermelhos do sangue e os espermatozides presentes no smen dos animais.

Foi tambm Leeuwenhoek quem descobriu a existncia dos micrbios, como eram antigamente chamados os seres microscpicos, hoje conhecidos como microorganismos. Os microscpios dividem-se basicamente em duas categorias:

Microscpio ptico: funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz que pode ser:

Microscpio de campo claro Microscpio de fundo escuro Microscpio de contraste de fase Microscpio de interferencia

Microscpio eletrnico: amplia a imagem por meio de feixes de eltrons, estes dividem-se em duas categorias: Microscpio de Varredura e de Transmisso.

H ainda os microscpios de varredura de ponta que trabalham com um larga variedades de efeitos fsicos (mecnicos, pticos, magnticos, eltricos). Um tipo especial de microscpio eletrnico de varredura por tunelamento, capaz de oferecer aumentos de at cem milhes de vezes, possibilitando at mesmo a observao da superfcie de algumas macromolculas, como o caso do DNA. Importncia[editar | editar cdigo-fonte] A citologia dependente de equipamentos que permitem toda a visualizao das clulas humanas, pois a maioria delas so to pequenas que no podem ser observadas sem o auxlio de instrumentos pticos de ampliao. O olho humano tem um limite de resoluo de 0,2 mm. Abaixo desse valor, no possvel enxergar os objetos sem o auxilio de instrumentos, como lupas e, principalmente, o microscpio. O crdito da inveno do microscpio discutvel, mas sabe-se que em 1590 os irmos neerlandeses Franz, Johan e Zacarias Janssen compuseram um artefatorudimentar munido de um sistema de lentes, que permitia a ampliao e a observao de pequenas estruturas e objetos com razovel nitidez. O aparelho foi denominado de microscpio e se constituiu na principal janela da cincia para o mundo alm da capacidade de resoluo do olho humano. Em 1665, o ingls Robert Hooke usou um microscpio para observar uma grande variedade de pequenos objetos, alm de animais e plantas que ele mesmo representava em fiis ilustraes. Hooke percebeu alm que a casca do carvalho era formada por uma grande quantidade de alvolos vazios, semelhantes estrutura dos favos de uma colmeia. Naquela poca, Hooke no tinha noo de que estava observando apenas contornos de clulas vegetais mortas. Publicou as suas descries e ilustraes em uma obra denominada Micrographia, em que usa a designao "little boxes or cells" (pequenas caixas

ou celas) para denominar os alvolos observados, dando origem assim ao termo clula. O termo acabou tornando-se definitivo e oficial. O aperfeioamento do microscpio determinou que teria um aumento no volume de obras sobre investigaes, usando os recursos da microscopia , gradativamente, o homem foi desvendando os mistrios das clulas.

Brasil escola (http://www.brasilescola.com/biologia/microscopia.htm) A curiosidade humana e o fantstico mundo cientfico apresentaram, dentre inmeras outras descobertas, o microscpio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos. O crdito por essa incrvel inveno foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de culos. Eles ampliavam as imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo. Posteriormente, o holands Antonie van Leewenhoek construiu microscpios de apenas uma lente, pequena e quase esfrica, entre duas placas de cobre, aperfeioando o instrumento. Ele foi o primeiro a utilizar o microscpio visando o entendimento da natureza e por isso estudou materiais como gua estagnada, embries de plantas, sangue, esperma e visualizou microorganismos. Com essas descobertas, Robert Hooke foi encarregado de construir um microscpio ainda mais poderoso. Ele desenvolveu um aparelho com duas lentes ajustadas nas extremidades de um tubo de metal. E por possuir duas lentes, a ocular e a objetiva, ficou conhecido como microscpio composto. Com isso, novas pesquisas foram realizadas e a tecnologia aprimorada. Atualmente, os aparelhos utilizados nos laboratrios de biologia de escolas e universidades so, na maioria, microscpios pticos ou fotnicos, que utilizam luz. Eles possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal, e geralmente fornecem ampliaes de 100 a 1000 vezes. A luz, projetada atravs do objeto em observao, atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador. Utiliza-se ento um micrmetro e um macrmetro para focalizar o objeto fracionado na lmina estudada e o charriot para efetuar a varredura, que a visualizao dos diferentes campos de uma lmina. Para a melhor utilizao do microscpio, diversas tcnicas foram formalizadas e inovaes foram feitas. Corantes, fixadores, micrtomo, esfregao, esmagamento. Esses so alguns materiais e algumas tcnicas que so necessrias em um laboratrio que utiliza microscopia.

As diferentes tcnicas utilizadas em microscopia dependem tambm das finalidades laboratoriais. Por exemplo, se as lminas forem para fins educacionais, deve-se tentar montar uma lmina permanente, no entanto, se a lmina for preparada para testes laboratoriais na rea de sade, como contagem de clulas, tal tcnica deve ser descartada, seguindo as normas de biossegurana necessrias. H tambm os microscpios eletrnicos, que permitem o estudo mais detalhado da estrutura interna da clula, podendo proporcionar aumentos de 5 mil e 100 mil vezes. No microscpio eletrnico de transmisso h, em vez de luz, um feixe de eltrons que atravessa o material biolgico, produzindo a imagem. J o microscpio eletrnico de varredura por meio tambm de eltrons, estuda-se detalhes de superfcies de objetos slidos. O material deve ser desidratado e recoberto com uma fina camada de metal. Com a movimentao de um feixe de eltrons, a superfcie do material captada por um sensor e ento h uma interpretao computadorizada dessa superfcie. Por Graduada em Biologia Giorgia Lay-Ang

Vous aimerez peut-être aussi