Vous êtes sur la page 1sur 10

Uma leitura scio-antropolgica do sacrifcio: Estudo de caso Levtico 6.

17-23
A socio-anthropological reading of sacrifice: case study based on Leviticus 6.17-23 Una lectura socio-antropolgica del sacrificio: Levtico 6.17-23
Suely Xavier dos Santos
RESUMO A proposta deste artigo estudar o texto de Levtico 6.17-231, luz dos conceitos de Marcel Mauss, Henri Hubert e Ren Girard, que ajudam a compreender uma sociedade que convive com o sacrifcio. Palavras-chave: Sacrifcio; sacrificante; Levtico; pecado; oferta. ABSTRACT The purpose of this paper is to study the text of Leviticus 6.17-23 in light of the concepts of Marcel Mauss, Henri Hubert and Rene Girard, which help to understand a society that coexists with the sacrifice. Keywords: Sacrifice; sacrificial; Leviticus; sin; offer. RESUMEN El propsito de este trajo es estudiar el texto de Levtico 6.17-23 a la luz de los conceptos de Marcel Mauss, Hubert Henri y Ren Girard, que ayudan a entender una sociedad que vive con el sacrificio. Palabras clave: Sacrificio; sacrificial; Levtico, pecado; ofrenda.

Introduo A palavra sacrifcio significa cumprir um ato ou ofcio sagrado. Sendo assim, o sacrifcio um mecanismo social produtor de sagrado. Uma pessoa ou animal culpabilizado pelas mazelas do grupo e, igualmente, ser o doador da salvao depois de oferecido em sacrifcio, havendo uma relao estreita entre sacrifcio, sacrificado e sacrificador. Na pesquisa bblica, a leitura socioantropolgica tem grande importncia, pois apresenta a sociedade como um organismo social e as relaes que as regem como movimentos orgnicos, demonstrando, assim, que cada aspecto da vida social parte de um conjunto integrado. E no caso da sociedade israelita no diferente.

Na Bblia editada pela SBB, este texto se encontra em 6.24-30.


21

Revista Caminhando v. 16, n. 2, p. 21-30, jul./dez. 2011

Deste modo, ser analisada inicialmente a estrutura da teoria sacrificial de Mauss, Hubert e Girard para, a seguir, desenvolver tais conceitos e verificar sua aplicabilidade para a melhor compreenso da teologia bblica, especificamente, no texto de Levtico 6.17-23, que regula a prtica sacrificial pelos pecados do povo. 1. Teoria Sacrificial em Mauss e Hubert Para Mauss e Hubert, o sacrifcio2 um ato religioso que, mediante a consagrao de uma vtima, modifica o estado da pessoa moral que o efetua ou de certos objetos pelos quais ela se interessa (MAUSS e HUBERT, 2005, p. 19). Esta modificao sacraliza o ato violento que se autojustifica pela purificao que executa. Os autores apontam a natureza e funo social do sacrifcio (MAUSS e HUBERT, 2005, p. 21) a saber, que h nele uma fora motriz que provoca a remisso de pecados e comunho, alm de ter uma finalidade na sociedade na qual ele se realiza. Alguns traos do sacrifcio que, de alguma maneira, possvel observar em diversas culturas, so apontados pelos autores. Segundo eles, h que se destacar a presena de um esquema para a realizao do sacrifcio que ocorre com poucas variaes, em muitos povos. Este esquema3 se expressa da seguinte maneira: a. Entrada : antes do sacrifcio, o sacrificante, o sacrificador e os instrumentos prprios para sacrificar so profanos. Por isso, h que se introduzir estes elementos na esfera sagrada para que realize o rito sacrificial. b. Sacrificante : h uma pretensa identificao entre sacrificante e deus; por isso, deve haver uma srie de ritos e cerimnias para que o sacrificante atinja o status divino e assim possa sacrificar, porque a aproximao da divindade perigosa para quem no puro (MAUSS e HUBERT, 2005, p. 28). Se o sacrificante no passar por um processo de purificao, ele pode at morrer no momento da cerimnia. c. O sacrificador: neste caso, h uma pessoa destinada a realizar o sacrifcio, que comumente chamado de sacerdote4, ou seja, este tem a possibilidade, por estar mais prximo dos deuses, de sacrificar sem ser consumido junto com o sacrifcio. O sacerdote, neste caso, torna-se o elo
Mauss e Hubert distinguem sacrifcios pessoais , em que o sacrificante afetado pelo sacrifcio, e sacrifcios objetivos estes so os objetos que recebem ao sacrificial. (MAUSS e HUBERT, 2005, p. 19). 3 Posteriormente, este esquema ser aplicado ao rito sacrificial dos israelitas, conforme Levtico 6.17-23, e, deste modo, ser possvel a observao e anlise do mesmo em determinada cultura. 4 Entre os hebreus, o sacerdote, como representante de Deus, deveria seguir uma srie de rituais para estabelecer um contato entre Deus-povo. No livro de Levtico, especialmente, encontramos as normas para que esses rituais aconteam.
2

22

Suely XAVIER DOS SANTOS: Uma leitura scio-antropolgica do sacrifcio

entre o mundo sagrado e o profano, fazendo com que ambos participem de um mesmo status, sem, necessariamente, poluir-se mutuamente. d. O lugar e os instrumentos : o sacrifcio 5 para ocorrer sem que haja contaminao, deve ser realizado em local especfico, em horrios determinados. Se a cerimnia for realizada fora do local estabelecido, segundo Maus e Hubert, a imolao no mais que um assassinato (MAUSS e HUBERT, 2005, p. 32), o que desvincula completamente o sacrifcio do ato sagrado. O lugar onde se sacrifica parte do esquema sacrificial e de extrema importncia, pois no se pode sacrificar em qualquer lugar, ou ainda, utilizar instrumentos que no estejam devidamente purificados para a realizao da cerimnia (MAUSS e HUBERT, 2005, p. 51). e. Sada do sacrifcio: as pessoas e objetos utilizados devem ser, necessariamente, purificados ou inutilizados. No caso do sacerdote e das demais pessoas que participaram do sacrifcio, h uma srie de ritos de purificao para que no haja contaminao. Do mesmo modo, os instrumentos so purificados, enterrados ou at destrudos, de acordo com sua funo no sacrifcio, para que no contaminem o ambiente e as pessoas que fazem parte daquele determinado grupo. Deste modo, vimos que o sacrifcio, para Mauss e Hubert, obedece a um esquema prprio, que seguido por algumas civilizaes, com traos que lhe so essenciais e adaptados em cada cultura. Estes delimitam o que faz parte da esfera do sagrado e que faz parte do profano. No entanto, cada povo expressa, no rito sacrificial, o ato de unir-se, de alguma maneira, divindade. 2. Estrutura sacrificial em Girard Para Ren Girard, o sacrifcio o fundamento das sociedades primitivas, uma sada apropriada para manter um equilbrio social razovel, porque h a percepo de que, para manter a sociedade nos padres, rejeitando a violncia dentro dela, tem que haver o sacrifcio reparador. Isto , para apaziguar a violncia do grupo h que se encontrar uma vtima alternativa. Segundo Girard, a imolao de vtimas animais desvia a violncia de certos seres que se tenta proteger, canalizando-a para outros, cuja morte pouco ou nada importa (GIRARD, 2000, p. 15), ou seja, quando se canaliza a violncia para determinado animal, por exemplo, rompe-se uma cadeia de violncia justificada pela eleio de um bode expiatrio (GIRARD, 2004, p. 55).

Neste item os autores Mauss e Hubert, explicam sobre a ornamentao da vtima em alguns pases, para maiores esclarecimento ver a obra citada.
23

Revista Caminhando v. 16, n. 2, p. 21-30, jul./dez. 2011

Assim, h um quadro de violncia que se autojustifica pelo sacrif cio de uma vtima que escolhida para enganar a violncia. A vtima sacrificada em nome do grupo. Ela se torna uma vtima fundadora ou bode expiatrio que o cerne da diferenciao primeira das sociedades: a comunidade de um lado; a vtima do outro. Com isso, a violncia sacrificial apazigua e reconcilia. O sacrifcio tem sua eficcia enquanto processo preventivo, que cobe uma violncia recproca desenfreada na comunidade. Para que cumpra seu papel enquanto ltima palavra da violncia, o sacrifcio precisa de uma vtima que no reaja violentamente ou vingue-se de outra maneira. Por isso, esta sempre algum margem da sociedade (animal, criana, rei, estrangeiro, escravo, prisioneiro, bruxa, messias e outros). 2.1. Esteretipos da perseguio No texto O bode expiatrio, Ren Girard apresenta quatro esteretipos que marcam a perseguio (GIRARD, 2000, p. 33): 1. A descrio de uma crise social e cultural, ou seja, de uma indiferenciao generalizada; 2. Crimes indiferenciadores; 3. Se os autores mencionados desses crimes possuem marcas de seleo vitimria, marcas paradoxais de indiferenciao; 4. A prpria violncia. Segundo Girard, os males que a violncia pode causar so to grandes e os remdios to aleatrios, que a nfase colocada na preveno. E o domnio do preventivo primordialmente religioso. A preveno religiosa pode ser um carter violento. A violncia e o sagrado so inseparveis. (GIRARD, 2000, p. 21). Por isso, h dois momentos a serem considerados na execuo do sacrifcio: O primeiro momento a acusao de um bode expiatrio ainda no sagrado, sobre o qual toda a fora malfica se aglutina. Ele recoberto pelo segundo, o da sacralidade positiva, suscitada pela reconciliao da comunidade (GIRARD, 2004, p. 67). Neste sentido, o sagrado a ferramenta reguladora da qual as sociedades lanam mo diante da ameaa de violncia generalizada. Este processo a prpria fundao da cultura. O mbito do sagrado est pleno de violncia, e a violncia sempre sacralizada. 3. Teoria sacrificial em dilogo com a teologia bblica (Lv 6.17-23) A prtica sacrificial acontece desde tempos remotos, embora no haja relatos de onde aparece pela primeira vez nem de que o povo influenciou

24

Suely XAVIER DOS SANTOS: Uma leitura scio-antropolgica do sacrifcio

a teologia sacrificialista entre os israelitas. Contudo, fato que a prtica sacrificial antiga e anterior cultura israelita, pois possvel encontr-la na Mesopotmia, Arbia e Cana6. provvel que, quando da sedentarizao dos hebreus na Palestina, os sacrifcios tenham sido tomados dos cananeus e combinados aos antigos ritos de sangue. Isso ocorreu principalmente no perodo monrquico em Israel7, quando a exigncia do sacrifcio era notria e assegurava a reis, governantes e, em menor grau, ao povo, a segurana de expiao dos pecados por meio do ato de sacrificar e, assim, eles participavam da esfera divina. Os ritos sacrificiais, de um modo geral, compartilhavam a crena de que no ato de sacrificar ocorria uma unio mstica com a divindade. O ser que oferece o sacrifcio e o prprio sacrificado participam da esfera sagrada. De Vaux explica esta crena da seguinte maneira (DE VAUX, 2003, p. 486): 1. A unio com a divindade por comer uma vtima divina neste o pressuposto totmico: h um parentesco entre os membros da tribo e o deus da tribo, que o ancestral de todos e cuja vida circula no animal que lhe consagrado, o totem. O sacrifcio tem por fim reforar esse parentesco, participar na vida do deus comendo seu animal sagrado. 2. A unio com a divindade por intermdio da vtima que representa o ofertante a vtima o substituto do ofertante que, pela imposio das mos, lhe transferiu, ao mesmo tempo, seu pecado e seu princpio vital. Tal princpio est no sangue. Sendo assim, os diferentes ritos de sangue, uno do altar, efuso ao p do altar, asperses, colocam o princpio vital da vtima, a saber, do ofertante a quem ele substituiu, em contato com a divindade e estabelece ou restabelece o elo entre o deus e seu fiel. Deste modo, observa-se que, no primeiro, h por parte da comunidade uma participao divina e o sacrifcio ocorre para reafirmar essa comunho. J no segundo, h uma transferncia do pecado, mas a prpria
De acordo com de Vaux, o sangue no sacrifcio mesopotmico tem uma funo completamente secundria; at duvidoso que ele aparece nesses ritos, pois as libaes de sangue no so atestadas explicitamente nos sacrifcios normais. Sobre os rabes, De Vaux salienta que difcil relacionar o sacrifcio israelita com o rabe, pois no h uma, mas muitas religies rabes pr-islmicas, que so diferentes de acordo com a regio. Sobre os sacrifcios cananeus, salienta-se que, segundo a Bblia, h uma semelhana fundamental entre o sacrifcio cananeu e o israelita, mas textos bblicos no podem provar que os termos tcnicos relativos ao sacrifcio tenham sido idnticos entre israelitas e cananeus (De VAUX, 2003, p. 471-475). 7 O perodo monrquico abarca de mais ou menos 1050 a.C. a 590 a.C.
6

Revista Caminhando v. 16, n. 2, p. 21-30, jul./dez. 2011

25

vtima participa da divindade e a restabelece no ofertante por meio do sangue. Nestes dois casos, o sacrifcio cruento e, para restabelecer o vnculo entre o fiel e seu deus, o sangue8 tem que ser ofertado, pois nele h o princpio vital de todos os seres, que deve unir-se divindade. 3.1 Mauss e Hubert em dilogo com a teologia bblica Leis sobre os sacrifcios encontram-se em Levtico 1-7, contudo observamos que Lv 6.17-23 apresenta, especificamente, a lei sobre a purificao do pecado. Neste texto encontramos o sacrifcio de abate (z ebah) . Trata-se de um sacrifcio de comunho, do qual participam o sacerdote e o povo. O esquema apresentado por Mauss e Hubert sobre o sacrifcio ser, portanto, aplicado a esta percope. 3.1.1. TEXtO: LEVtICO 6.17-23
17. Jav falou a Moiss: 18. Diga a Aaro e seus filhos: A vtima pelo pecado ser imolada9 diante de Jav, no mesmo lugar onde se imola o holocausto. poro sagrada. 19. O sacerdote que oferecer a vtima poder comer dela. Dever com-la em lugar sagrado, no trio da tenda da reunio. 20. Tudo o que tocar a carne ficar consagrado. Se o sangue respingar na roupa, a mancha ser lavada em lugar sagrado. 21. A vasilha de argila em que a carne foi cozida ser quebrada. E se foi cozida numa vasilha de bronze ser esfregada e bem lavada com gua. 22. Todos os homens sacerdotes podero comer dela. poro sagrada. 23. Mas no se comer nenhuma das vtimas oferecidas pelo pecado, cujo sangue tenha sido levado tenda da reunio, para ser oferecida no santurio pelo pecado;

elas devero ser queimadas.

Poderamos subdividir esse texto em quatro sees, e fazer um paralelo com as teorias de Mauss e Hubert, da seguinte maneira:
1. O mandamento divino e a vtima (entrada e sacrificante) v. 17-18 2. Poro sacerdotal (sacrificador) v. 19 4. O interdito no sacrifcio (sada do sacrifcio) v. 22-23
Segundo a nota da Bblia Edio Pastoral, o centro do sacrifcio pelo pecado o sangue, que a sede da vida e tem fora para perdoar o pecado (Cf Lv 17.11). 9 A imolao um talho que se faz no pescoo da vtima para retirar-lhe todo o sangue. O sangue a vida do animal e, no sacrifcio, representa a vida da pessoa que o oferece.
8

3. O local do sacrifcio (lugar, instrumentos e sada) v. 20-21

26

Suely XAVIER DOS SANTOS: Uma leitura scio-antropolgica do sacrifcio

1. O

MANDAMENtO DIVINO E A VtIMA ( ENtRADA E SACRIFICANtE ) V . 17-18 17. Jav falou a Moiss: 18. Diga a Aaro e seus filhos: A vtima pelo pecado ser imolada diante de Jav, no mesmo lugar onde se imola o holocausto. poro sagrada. H nestes versos o que Mauss e Hubert chamam de entrada: uma apresentao dos personagens envolvidos no sacrifcio Jav, Sacerdote, povo, vtima. Deus ordena ao sacerdote e ao povo que oferea uma vtima a ser imolada pelo pecado do povo. Claro que nem todo o povo pode participar do sacrifcio em si, mas parte dele no que diz respeito finalidade do sacrifcio, a saber, trata-se de uma celebrao para perdo de pecado. O final do verso 18 legitima a ideia de que a vtima sagrada. Ela saiu do ambiente profano e agora participa da esfera divina; por isso, poro sagrada.

2. PORO SACERDOtAl (SACRIFICADOR) V. 19 19. O sacerdote que oferecer a vtima poder comer dela. Dever com-la em lugar sagrado, no trio da tenda da reunio. No v. 19, aparece o sacerdote como o sacrificador, aquele que tem a funo de restabelecer o contato entre deus e os seres humanos por meio do oferecimento da vtima a ser sacrificada. Como parte do ritual, o sacerdote pode comer dela, porm dever faz-lo em lugar sagrado , isso para que no haja contaminao daquilo que sagrado no mundo profano, o que traria uma srie de sortilgios para o grupo em que o sacerdote10 est inserido. Ao oferecer a vtima e comer dela tambm, h no sacerdote o que Mauss e Hubert chamam de natureza divina, ou seja, o sacrificador recebe, aps ritos de purificao, status divino. Isso aparece neste texto quando ao sacerdote dada a autorizao para comer um pedao da vtima a ser sacrificada e como parte dessa sacralidade observa-se que ele dever comer no trio da tenda da reunio. 3. O
lOCAl DO SACRIFCIO ( lUGAR , INStRUMENtOS E SADA ) V . 20-21 20. Tudo o que tocar a carne ficar consagrado. Se o sangue respingar na roupa, a mancha ser lavada em lugar sagrado. 21. A vasilha de argila em que a carne foi cozida ser quebrada. E se foi cozida numa vasilha de bronze ser esfregada e bem lavada com gua.

10

Em Levtico, h normas especficas sobre os ritos de purificao do sacerdote para que este esteja apto a realizar qualquer sacrifcio, sendo ele o representante ou at mesmo a prpria divindade.
27

Revista Caminhando v. 16, n. 2, p. 21-30, jul./dez. 2011

Nestes versos, podemos observar que h no sagrado um interdito que o torna, ao mesmo tempo, puro e impuro 11. Por isso, h prescries que determinam como ser feita a desconsagrao daquilo que foi tocado em parte ou totalmente pela vtima imolada. Neste caso, podemos perceber a ideia de que uma aproximao com o divino sem prvio estabelecimento de limites ou de consagrao perigoso. O que impuro no pode participar daquilo que puro, sob a condio de que o sagrado tambm pode tornar-se impuro. H aqui tambm o que Mauss e Hubert chamam de sada. o que ocorre quando termina o sacrifcio, o que feito com as pessoas e objetos utilizados no sacrifcio. Neste caso, o que tocou a vtima se tornou sagrado, por isso todos os objetos que partilharam da poro sagrada devem ser destrudos, a fim de eliminar o mal, o que pode trazer impureza no meio do grupo. Os itens que no podem ser destrudos devem ser lavados abundantemente para retirar do objeto qualquer potencial de impureza. 4. O
INtERDItO NO SACRIFCIO

(SADA

DO SACRIFCIO ) V .

22-23

22. Todos os homens sacerdotes podero comer dela. poro sagrada. 23. Mas no se comer nenhuma das vtimas oferecidas pelo pecado, cujo sangue tenha sido levado tenda da reunio, para ser oferecida no santurio pelo pecado; elas devero ser queimadas.

Nesta parte, observa-se um interdito sobre o sacrifcio, em que no se deve comer nenhuma das vtimas oferecidas pelo pecado , estas no deve ser partilhadas nem pelo sacerdote. H aqui uma restrio absoluta, pois se trata de um sangue que pode contaminar at mesmo quem j foi sacralizado. A contaminao se d pelo sangue da vtima, que tem em si o poder de contaminar o que nela tocar, por isso dever ser queimada. Em Mauss e Hubert, trata-se do fogo como algo purificador, a incinerao e o consumo pelo sacerdote tinham o fito de eliminar completamente do ambiente temporal as partes do animal (MAUSS e HUBERT, 2005, p. 44).

11

Mary Douglas analisa ritos de pureza e sua funo no meio do grupo. Para ela, na anlise de religies primitivas, possvel perceber que a pureza ou higiene no se trata apenas de um conceito esttico, mas os rituais de pureza e impureza criam unidade na experincia do grupo (p.13). Os limites que organizam e do unidade ao grupo so guardados por perigos que ameaam os transgressores. Para que o grupo conserve as ideias sobre separar, purificar, demarcar e punir transgresses, os limites tm como sua funo principal impor sistematizao numa experincia inerentemente desordenada (p. 15), ou seja, h que se criar interditos para que no haja transgresses em ritos ou cerimnias sagradas. Para mais esclarecimentos, conferir: DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. So Paulo: Debates, 1984.
Suely XAVIER DOS SANTOS: Uma leitura scio-antropolgica do sacrifcio

28

Este texto bblico tambm apresenta a relao que Mauss e Hubert fazem entre sacrifcio e consagrao , uma vez que o objeto passa do domnio comum ao domnio religioso (MAUSS e HUBERT, 2005, p. 15). Aqui temos o animal que se torna puro e impuro ao mesmo tempo, alm dos objetos e roupas que, quando entram em contato com alguma parte da vtima, tornam-se consagrados, e para sair desse estado e retornar ao mundo profano precisam passar por um ato de desconsagrao. 4. Girard em dilogo com a teologia bblica No caso de Levtico 6.17, observa-se o ritual para o sacrifcio pelo pecado, a saber, uma distino entre aquilo que puro e impuro. Para a realizao do sacrifcio neste caso necessrio obedecer alguns critrios. Talvez se aplique aqui o primeiro esteretipo apresentado por Ren Girard: a descrio de uma crise social e cultural, ou seja, de uma indiferenciao generalizada o pecado, neste caso. O pecado traz para a comunidade uma crise que pode desencadear um processo de morte. Neste sentido, h a indiferenciao, ou seja, rotula-se o que o pecado e o pecador, mas para que este seja purificado h um ritual a ser seguido, que consiste na vitimizao de um animal que representa o pecador. Aps a imolao, o animal torna-se poro sagrada (v. 18), por isso o sacerdote poder comer dela, porm h um local especfico para conter a sacralidade desta poro, a saber, o lugar sagrado. Tudo o que tocar a carne fica consagrado, demonstrando que esta sacralidade apresenta o que Girard chama de ambivalncia (GIRARD, 2000, p. 13). No caso do animal imolado, observa-se tambm o que Girard apresenta da seguinte maneira: a sociedade procura desviar para uma vtima relativamente indiferente, uma vtima sacrificivel, uma violncia que talvez golpeasse seus prprios membros, que ela pretende proteger a qualquer custo (GIRARD, 2000, p. 16). Deste modo, o animal passa a ser uma vtima sacrificivel, que carrega a ambivalncia e, por isso, pode substituir aquele a quem a sociedade precisa proteger. Se no houvesse essa vtima, certamente haveria uma violncia generalizada, uma vez que a vingana geraria um crculo vicioso. Com a substituio sacrificial, isso pode, num certo sentido, enganar a violncia. Temos neste texto a potncia do mal que o bode expiatrio. Este uma vtima escolhida para receber todo o pecado da comunidade (v. 18). Nele se expressa ou se projeta o pecado da comunidade que pode gerar uma crise no sistema. Por isso, a necessidade de se sacrificar para apaziguar os instintos de violncia entre os seres humanos, para que no haja violncia coletiva pela prtica do pecado, e assim, a acolhida do mal na comunidade.

Revista Caminhando v. 16, n. 2, p. 21-30, jul./dez. 2011

29

Consideraes Finais A partir dos conceitos estudados, pudemos observar como se aplicam as teorias de Mauss, Hubert, assim como de Girard, na teologia bblica do sacrifcio expressa em Levtico 6.17-23. Deste modo, a concluso que os referenciais tericos nos auxiliam numa leitura antropolgica do texto bblico e nos apresentam outra tica que ajuda a compreender a importncia de estabelecer limites na sociedade, para que ela no entre em colapso. Os referenciais nos mostraram a perspectiva do sacrifcio como ato violento e legitimador na esfera sagrada da cultura israelita. Tambm possvel observar que, diferentemente do processo de violncia que a vtima pelo pecado desencadeia, conforme Girard, o Antigo Testamento prope outro processo para lidar com vtimas em sua cultura: ao invs da figura do bode expiatrio para coibir a vingana e a rivalidade generalizada, a Bblia prope o perdo e a dignidade da vtima, como se percebe posteriormente em Jesus Cristo. Neste caso, a Bblia indica uma alternativa para a violncia fundadora da cultura, que no foi possvel analisar com profundidade neste trabalho, mas que nos deixa aberta outra porta para continuar a pesquisa. Referncias bibliogrficas
Bblia Sagrada, Edio Pastoral. So Paulo: Paulinas, 1999. BAUMGARTNER, W. e KOEHLER, Ludwig. The Hebrew and Aramaic Lexicon of the Old Testament. v. 1. Leiden/New York/Kln: E. J. Brill, 1994. BORN, A. Van den. Dicionrio Enciclopdico da Bblia. Petrpolis: Vozes, 1992. DE VAUX, Roland. Instituies de Israel no Antigo Testamento. So Paulo: Teolgica, 2003. DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. So Paulo: Debates, 1984. GIRARD, Ren. O bode expiatrio. So Paulo: Paulus, 2004. GIRARD, Ren. A violncia e o sagrado. So Paulo: Paz e Terra/ Unesp, 2000. HARRIS, Laird Harris et all. Dicionrio Internacional de Teologia do Antigo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 1998. MAUSS, Marcel e HUBERT, Henri. Sobre o Sacrifcio. So Paulo: Cosac Naify, 2005. MCKENZIE, John L. Dicionrio Bblico. So Paulo: Paulinas, 1984. RODRIGUES, Elisa. Regras de pureza e poluio no Novo Testamento. So Paulo: s/ed, 2005. Texto apresentado ao grupo de pesquisa em Apocalptica Judaica e Crist Orcula. SCHULTZ, Adilson. A violncia e o sagrado segundo Ren Girard. Disponvel em: <http://www.est.com.br/nepp/numero_03/violencia.htm>, acesso em 21 jun 2007. WERNER, Schmidt H. A f do Antigo Testamento. So Leopoldo: EST/Sinodal, 2004. WILLI-PLEIN, Ina. Sacrifcio e culto no Israel do Antigo Testamento. So Paulo: Loyola, 2001.

30

Suely XAVIER DOS SANTOS: Uma leitura scio-antropolgica do sacrifcio

Vous aimerez peut-être aussi