Vous êtes sur la page 1sur 9

Principio da insgnificancia

--- Aplicabilidade no ordenamento juridico brasileiro Aplica-se tambm o Princpio da Insignificncia ou bagatela, por exemplo, nos casos de leso corporal, quando a leso provocada na vtima, no suficientemente grave a ponto de no haver necessidade de punir o agente nem de se recorrer aos meios judiciais, por exemplo, um leve belisco, ou uma palmada. No Brasil, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, para aplicao do princpio da insignificncia em direito penal, necessrio a concomitncia de quatro requisitos: 1) conduta minimamente ofensiva; 2) ausncia de periculosidade social da ao; 3) reduzido grau de reprovabilidade do comportamento; e 4) leso jurdica inexpressiva (HC 109231 RA, 2 T., rel. Ricardo Lewandowski, 04.10.2011 e HC 91.920RS, 2 T., rel. Joaquim Barbosa, 09.02.2010

--- Origem O princpio da insignificncia originrio do Direito Romano, e foi reintroduzido no sistema penal por Claus Roxin, na Alemanha, no ano de 1964. Fundado no brocardo minimis non curat praetor, sustenta que quando a leso insignificante, no h necessidade de aplicao de uma pena, pois no se trata de fato punvel. Mas o que o princpio da insignificncia ? O princpio da insignificncia, ou tambm chamado crime de bagatela prprio, ocorre quando uma ao tipificada como crime, praticada por determinada pessoa, irrelevante, no causando qualquer leso sociedade, ao ordenamento jurdico ou prpria vtima. Aqui no se discute se a conduta praticada crime ou no, pois caso de excludente de tipicidade do fato, diante do desvalor e desproporo do resultado, no caso, insignificante, onde a atuao estatal com a incidncia de um processo e de uma pena seria injusto, ou como afirma o Professor Luis Flvio Gomes, "apresentase como aberrantes (chocantes). No se pode usar o Direito Penal por causa de uma leso to nfima" .(1)

Embora no haja previso no ordenamento jurdico sobre o crime de bagatela, ele aplicado caso a caso, de forma concreta e no abstrata. Apesar de no haver previso no ordenamento jurdico, sua aceitao cada vez maior dentre os Tribunais Ptrios, mas ainda ocorrem casos vergonhosos, onde o princpio de insignificncia ignorado, causando, em alguns casos, resultados e danos irreversveis.

Introduo ....O princpio penal da insignificncia, adotado pela jurisprudncia no Brasil e difundido pela doutrina, possui guarida implcita no modelo constitucional brasileiro. Entretanto, o alargamento de seu campo de incidncia, que ignora s suas razes e finalidade, crescente e representa uma ameaa sobrevivncia desse importante vetor de interpretao material do direito penal.

Origem ....A origem remota do princpio da insignificncia ocorreu no direito romano com a mxima contida no brocardo minima non curat pretor [1]. Essa perspectiva de nascimento merece crtica, pois o direito romano se sedimentava nos conceitos do direito privado, pouco se conhecia sobre o alicerce da legalidade do direito penal. A origem prxima do princpio verificada no sculo XX. Com as severas dificuldades econmicas aps a segunda guerra no continente europeu e o consequente aumento da criminalidade de bagatela, expresso preferida dos alemes (Bagatelledelikte), nasceu o princpio da insignificncia vinculado inicialmente aos crimes patrimoniais [2] . ....A formulao terica do referido princpio com a possibilidade de restringir o alcance da tipicidade se deve a Claus Roxin em 1964 (das Geringfgigkeitsprinzip). O ponto de partida, utilizado pelo autor, foi o crime de constrangimento ilegal. Depois, com suporte na fragmentariedade do direito penal, defendeu-se a ampliao do princpio da insignificncia para afastar a tipicidade de outras condutas que ofendessem de forma irrelevante o bem jurdico tutelado.

Conceito

....Pode ser definido como um princpio implcito de interpretao do direito penal que permite afastar a tipicidade material de condutas que provocam nfima leso ao bem jurdico tutelado. ....A aceitao doutrinria e jurisprudencial do princpio da insignificncia s foi possvel em razo da compreenso de que a tipicidade penal no meramente formal. A tipicidade penal a soma de tipicidade formal (conformao do fato letra da lei) + tipicidade material (valorao da ofensa ao bem jurdico no caso concreto). Numa viso moderna, ainda preciso acrescentar tipicidade material o carter conglobante. Desse modo, se a conduta for permitida, fomentada ou determinada por qualquer ramo do ordenamento jurdico, no haver tipicidade penal [3]. ....O confronto axiolgico (valorativo), no caso concreto, entre a conduta formalmente tpica e o grau da leso jurdica causado que permite inferir se h ou no necessidade de interveno penal e, portanto, se possvel aplicar o princpio da insignificncia. ....Esse princpio constitucional implcito, ligado fragmentariedade do direito penal, deve ser utilizado pelos operadores processuais no momento da promoo de arquivamento da investigao, do no recebimento da ao penal e da absolvio. ....Importa alertar que o fato de uma conduta constituir infrao de menor potencial ofensivo no significa necessrio espao para a aplicao do princpio da insignificncia, pois a valorao dessas infraes (leso leve, injria, ameaa etc) j foi feita pelo legislador e cabe ao interprete, neste aspecto, respeitar a reserva legal [4]. No se pode confundir o princpio da insignificncia com os crimes de pouca significao [5]. A anlise que deve ser feita sobre o grau e a intensidade da leso produzida, no sobre o tipo formal abstrato.
4. Princpio da insignificancia

Conduz a atipicidade do fato, por ausncia de tipicidade material, ou seja, funciona como causa de excludente da tipicidade, desempenhando uma interpretao restritiva do tipo penal, atuando como ferramenta de auxilio para o interprete quando da analise do tipo penal, para fazer excluir do mbito de incidncia do tipo aquelas situaes considerada como de bagatela. J o STF diz que preciso, para o seu reconhecimento, a presena de certos vetores, tais como: a) a mnima ofensividade da conduta; b) a nenhuma periculosidade social da ao; c) o reduzidssimo grau de reprovabilidade do comportamento; d) a inexpressividade da leso jurdica provocada.

----- PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA APLICABILIDADE NO SISTEMA JURDICO PENAL BRASILEIRO Elizngela Jackowski Pelissaro

1 preciso ser pobre para entender o luxo da generosidade... A responsabilidade da tolerncia est com os que tm a viso mais ampla (George Eliot). Obre de modo que tua ao possa servir de norma a todos os homens (Kant). RESUMO: O presente artigo demonstra a anlise de que o Direito Penal s deve intervir, impondo sano, quando for definitivamente necessrio, ou seja, nos casos em que a ofensa ao bem jurdico protegido, o qual deve ser relevante e essencial, for intolervel e, mesmo assim, depois de exauridos todos os meios no-penais de proteo. Surge assim, como indispensvel contribuio a esse processo, o princpio da insignificncia, atuando como instrumento de interpretao restritiva do tipo penal. Hodiernamente busca-se um Direito Penal de interveno mnima, excluindo do mbito da proibio penal as infraes leves. Essa nova poltica criminal requer o exame minucioso dos casos em que convm impor pena, e dos casos em que convm excluir, em princpio, a sano penal, suprimindo a infrao; atenuando ou modificando a pena existente. Palavras-chave: Princpios. Estado. Sociedade. Sistema Jurdico Penal. Direitos Humanos. Este artigo traz como tema principal a aplicabilidade do princpio da insignificncia no atual sistema penal brasileiro e para melhor compreenso do assunto, indispensvel mencionar que o princpio da interveno mnima, como limitador do Jus Puniendi, faz com que o legislador selecione, para fins de proteo pelo Direito Penal, os bens mais importantes existentes na sociedade. Com este propsito, uma vez escolhido os bens a serem tutelados estes.

CONCLUSO

Antes de nos posicionarmos a favor ou contra a aplicabilidade do princpio da insignificncia nos crimes ambientais importante fazermos algumas consideraes finais. Importante nos ater que o objetivo principal da legislao penal ambiental a proteo do prprio meio ambiente, considerado este em sua plenitude, para assim conseguirmos atingir o to almejado equilbrio ecolgico, o que no servir somente para o presente mas, principalmente, para as futuras geraes. a prpria Constituio Federal em seu artigo 225, caput, que garante essa proteo: Todos tm direito ao meio ambiente

ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Sendo assim, ao operador do direito imposto o reconhecimento da relevncia do meio ambiente como um todo, tanto na sua recuperao quanto na sua manuteno, para assim chegarmos ao to sonhado equilbrio ecolgico. Porm, alm da proteo ao meio ambiente, incumbe ao Estado proteo da pessoa, do cidado, que no pode ver o seu direito de liberdade suprimido em decorrncia de abusos ou exageros, sendo o princpio da insignificncia ferramenta importante na correo desses exageros. Pelo fato da legislao no conseguir abarcar todos os casos existentes no direito, especialmente, aqueles que so dotados de certas peculiaridades, ao julgador cabe interpretar o caso concreto e atravs de seus conhecimentos jurdicos, analisando tambm a gravidade ou a relevncia da conduta do agente aplicar o princpio da insignificncia ou no. O julgador ao encontrar-se diante do caso concreto deve utilizar-se de critrios tcnico-ambientais, que devem ser desenvolvidos por peritos capacitados na rea ambiental. Como exemplo, podemos citar o grau de extino da espcie envolvida no delito, ou a extenso e reversibilidade do dano ambiental. A Lei no visa apenas a punio do agente. Ela, em especial a lei ambiental, alm da punio do causador do dano, pretende, principalmente, prevenir o dano ambiental, repar-lo quando constatado e educar o infrator e a sociedade como um todo da importncia da proteo ambiental. Uma pergunta seria muito pertinente ao tema em discusso: seria possvel a criao de critrios objetivos para a aplicao do princpio da insignificncia nos crimes ambientais? Pensamos ser impossvel pelas circunstncias pertinentes a cada caso in concreto. Porm ousamos em dizer que a aplicao do princpio da insignificncia nos crimes ambientais deve se balizar no em critrios quantitativos, mas em critrios qualitativos. O que hoje pode ser considerado por alguns uma conduta insignificante, amanh pode ser considerado de suma importncia ao meio ambiente. Portanto, o que deve ser levado em conta na aplicao do princpio da insignificncia o meio ambiente como um todo, o dano deve ser avaliado em sua dimenso ecolgica, na busca constante do equilbrio ecolgico. Quando falamos, por exemplo, na matana de uma espcie considerada em extino, o princpio da insignificncia, em tal caso, dever ser afastado, j que, independentemente da quantidade de animais abatidos, a espcie considerada em extino e, portanto, qualquer abalo em sua vida tornaria aquela conduta como relevante.

O mesmo no podemos dizer quando tomamos como exemplo a situao de um lavrador que, levando-se em conta as suas condies de vida, mata um ou alguns tatus para alimentar sua famlia. Nesse ltimo caso, incontestvel a aplicao do princpio da insignificncia, j que apesar de estar cometendo um crime ambiental ao matar animal silvestre, o dano ambiental causado por essa conduta foi nfimo, no gerando maiores conseqncias para o equilbrio ecolgico de sua regio. Portanto, a aplicao do princpio da insignificncia do direito ambiental, mais especificamente nos crimes ambientais, sim possvel e justa, como j acontece em outras matrias, tais como: penal, tributrio, previdencirio, entre outras. Porm, por se tratar de um assunto que envolve uma questo importantssima e que interessa a toda a sociedade, a aplicao do princpio em estudo nos crime ambientais deve sofrer limitaes. Este somente pode ser adotado como exceo e em determinados casos, cabendo sempre ao intrprete analisar o caso concreto e constatar se houve dano ambiental, se o mesmo de natureza grave, se tem reflexos no equilbrio ambiental e capacidade de ser revertido
1. O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA

Iniciando o desenvolvimento terico-argumentativo do nosso artigo, dedicamos este captulo origem histrica, conceituao, caracterizao, e aplicao do princpio da insignificncia no ordenamento jurdico brasileiro, com objetivo de embasar o leitor no tocante aos conhecimentos primordiais referente ao citado princpio, para poder, quando de suas concluses, analisar com mais profundidade o questionamento suscitado neste trabalho. O princpio da insignificncia, ou, de acordo com os doutrinadores alemes, os delitos de bagatela (Bagatelledelikte), de acordo com WILLEMANN surgiu na Europa, a partir do sculo XX, decorrente das crises sociais que se sucederam s duas grandes guerras mundiais. O desemprego e a escassez de alimentos, dentre outros fatores sociais, polticos e econmicos, fizeram surgir pequenos furtos, subtraes de mnima relevncia, que receberam a denominao de criminalidade de bagatela. O delito de bagatela no se encontra expressamente demonstrado na

legislao brasileira, no entanto, a doutrina e a jurisprudncia tm possibilitado a delimitao das condutas tidas como insignificantes, sob orientao de um direito penal mnimo, fragmentrio e subsidirio. O delito, decorrente da existncia de um dano mnimo, que no impe um prejuzo importante a outrem, classificado como delito de bagatela, e, como tal, no exige a inclemncia do direito penal. De acordo com o referido princpio, tendo na figura de Claus Roxin como principal terico, o mesmo se manifesta contrrio ao uso excessivo da sano criminal, devendo ser tidas como atpicas as aes ou omisses que afetem infimamente a um bem jurdico-penal. Na interpretao sobre o conceito, assim se manifesta PRADO: A irrelevante leso do bem jurdico protegido no justifica a imposio de uma pena, devendo excluir-se a tipicidade da conduta em caso de danos de pouca importncia. . O doutrinador brasileiro que deu maior destaque a este princpio foi Francisco de Assis Toledo, para quem segundo o princpio da insignificncia, que se revela por inteiro pela sua prpria denominao, o direito penal, por sua natureza fragmentria, s vai at onde seja necessrio para a proteo do bem jurdico. No deve ocupar-se de bagatelas. O princpio da insignificncia um instrumento de interpretao restritiva do direito penal, que busca descriminalizar condutas que embora sendo tpicas no atingem de maneira relevante os bens jurdicos protegidos pelo direito penal. Portanto, observamos que o cerne de tal postulado jurdico se baseia numa anlise subjetiva do ilcito penal praticado, deixando de se aplicar a jurisdicionalidade penal do Estado, utilizando-se dos princpios da razoabilidade, proporcionalidade, fragmentariedade e subsidiariedade no caso concreto. Importante tambm destacarmos a diferena existente entre infrao de menor potencial ofensivo e infrao irrelevante, institutos muitas vezes confundidos pela maioria dos operadores do direito. Na infrao de menor potencial ofensivo o agente praticou um fato tpico, descrito no tipo penal (tipicidade formal), devendo o julgador aplicar a pena dada ao caso concreto, que na maioria das vezes, por se tratar de delito de menor potencial ofensivo, tem sua pena substituda por

penas alternativas, excluindo-se, assim, as penas privativas de liberdade (Lei n 9099/95). J na infrao irrelevante o agente pratica o fato tpico, descrito no tipo penal, mas por se tratar de algo irrelevante, ou seja, insignificante, no seria justo ou proporcional impr-lhe a pena descrita no tipo penal. No havendo proporcionalidade entre a conduta do agente e o resultado (tipicidade material) o fato atpico, isto , a conduta no est contida no conceito analtico de crime. Sobre essa diferenciao entre conduta irrelevante e conduta de menor potencial ofensivo, Marco Antnio Ribeiro Lopes nos ensina:

O que venho pretendendo firmar a nocividade de se confundir o princpio da insignificncia com crimes de pouca significao. Pelo princpio afasta-se a tipicidade do crime por ausncia de seu elemento material, pelo segundo, busca-se uma alternativa processual mais clebre, pela menor importncia do crime (que existe).

Apesar de no estar expressamente positivado, o princpio da insignificncia foi recepcionado na lei, na doutrina e na jurisprudncia, apesar de haver posicionamentos dos mais variados, tanto na interpretao, quanto na efetivao. Na legislao brasileira, identificam-se passagens que demonstram a invocao de tal princpio e a ttulo de exemplo, WILLEMANN, citando Queiroz, assim explana:

[...] quando distingue o crime tentado do crime consumado, que do ponto de vista do desvalor da ao, no se extremam, j que, sob essa perspectiva, por exemplo, a intensidade do dolo de quem mata e de quem tenta contra a vida doutrem coincidem; quando prev a figura do furto privilegiado (CP, art. 155, 2), dispondo que se o criminoso primrio", e "de pequeno valor a coisa furtada", o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros ou aplicar somente a pena de multa. Dispositivo

cuja aplicao se estende aos delitos previstos no Captulo V, que define as vrias formas de apropriao indbita (CP, art. 170), o mesmo o ocorrendo quanto estelionato (CP, art. 171, 1) e a receptao dolosa (CP, art. 180, 3, final).

Assim, ao se reconhecer o privilgio, consequentemente, deduz-se que o princpio da insignificncia encontra-se contemplado no ordenamento jurdico brasileiro, podendo ser aplicado a todos os tipos penais. Como j dissemos, a aceitabilidade do princpio da insignificncia ainda polmica entre doutrinadores. Para os que so contra, como Luis Regis Prado, para resolver de forma mais eqitativa hipteses como, por exemplo, a do furto de objetos de valor nfimo, melhor seria estabelecer, na prpria descrio do tipo legal de delito, o limite mnimo para a sua configurao. Ainda segundo esse doutrinador:

A fixao de uma quantia em dinheiro na prpria descrio tpica acarretaria automaticamente a atipicidade das condutas que no se ajustassem ao limite exigido. Assim, este ltimo no oscilaria ao arbtrio do julgador, mas seria de aplicao para todos os casos que no atingissem o patamar mnimo para a configurao do desvalor do resultado tpico.

Portanto, observamos que referido postulado da insignificncia ainda passivo de posicionamentos contrrios sua aplicabilidade, mas o entendimento majoritrio a favor. Diante de tais esclarecimentos que permitem ter uma noo mais especfica a respeito de tal princpio, partiremos no captulo a seguir a tratar sobre os crimes ambientais, para, posteriormente, levantarmos a discusso acerca da aplicabilidade do princpio da insignificncia nos crimes ambientais.

Vous aimerez peut-être aussi