Vous êtes sur la page 1sur 8

INTRODUO

Portugal entre os sculos XVI e XX foi detentor de territrios ultramarinos, com abrangncia capaz de terem bandeiras portuguesas tremulando em 5 continentes, e rendendo riqueza, poder e orgulho ao estado. Para alm, a pr tica portuguesa no ultramar, le!ou a forma"#o de teias pol$ticas, sociais, econ%micas e culturais que resultaram em um &mundo portugus'(, t#o estudado e defendido por )ilberto *re+re. , estas comple-as, cont$nuas e capilares rela".es entre a metrpole e as mais distantes pra"as do imprio foram dedicadas a aten"#o e o estudo na cadeira Imprios Ibricos, ministrada pelo professor /r.0 )eorge 1abral de 2ouza no Programa de Ps3 )radua"#o em 4istria da 5ni!ersidade *ederal de Pernambuco. 6endo como palco o 7undo ,tl8ntico, os estudos n#o se ati!eram apenas ao Imprio Portugus, abrangendo tambm o Imprio 9spanhol, sendo as an lises concebidas sempre na perspecti!a da 4istria 1omparada, no corte entre os sculos XVI e XVIII. ,o fim do curso, aps debates : luz de uma reno!ada linha de tericos e conceitos, foi solicitada a t$tulo de obten"#o de nota, a produ"#o de um curto ensaio no qual os dissentes matriculados na cadeira de!eriam dissertar acerca da contribui"#o dos tpicos estudados :s suas respecti!as pesquisas. ;esta refle-#o ao final percebo que para a minha pesquisa, intitulada Gilberto Freyre e o Lusotropicalismo no contexto do Mundo Atlntico (1945-1961 , a cadeira contribuiu de uma forma geral para ampliar minha compreens#o em rela"#o ao modo em que as estruturas administrati!as e sociais, bem como as teias que liga!am as di!ersas pra"as do Imprio Portugus se desen!ol!eram entre os sculos XVI e XVIII, e assim for<aram legados, modos de agir e arqutipos que persistem durante o =ltimo Imprio Portugus. Porm, o corte cronolgico de minha pesquisa torna alguns dos pontos abordados durante o curso um tanto anacr%nicos, uma !ez que durante o meu recorte de estudo ! rias das rela".es, institui".es e pr ticas n#o esta!am mais em !oga, bem como a geografia dos territrios portugueses ultramarinos < n#o era a mesma do !i!enciado no apogeu territorial, entre os sculos XVI e XVII.
(

Ver *>9?>9, )ilberto. O Mundo que o Portugus Criou. @0 9d. 2#o PauloA B, CD(D.

/esta forma, nesta refle-#o, buscarei tratar dos tpicos abordados na cadeira mostrando de que forma contribuem para o enriquecimento do meu trabalho, tentando fazer uma cone-#o com os conceitos relati!os ao corte in!estigado por minha disserta"#o.

DILOGO I"!RICOS

COM

OS

TPICOS

DA

CAD IRA

IMP!RIOS

E primeiro tpico trabalhado na cadeira foi certamente o que mais dialoga!a, e por consequente, mais contribuiu para a minha pesquisa. ,o debatermos preceitos tericos de 4istria 1omparada, 4istria )lobal e 4istria ,tl8ntica, pude enriquecer as minhas an lises no 8mbito da compreens#o de como das possibilidade de trocas e rela".es entre as diferentes pra"as do Imprio com a metrpole, e entre si. E conceito de 4istria 1omparada apresentado por Fos 7anuel Prez, que desen!ol!e suas concep".es em um ensaioC no qual ele debate preceitos metodolgicos deste ramo da an lise 4istrica, alm de enumerar algumas produ".es de rele!o concebidas nesta perspecti!a. 6ambm debatida a !alidade e a import8ncia da 4istria 1omparada para a produ"#o histrica. E autor coloca que um dos temas em que a 4istria 1omparada mais e-itosa s#o as in!estiga".es acerca dos 2istemas 1oloniais, e neste sentido contribui muito para a minha pesquisa, na qual buscarei em uma das partes da disserta"#o estabelecer uma compara"#o entre o modelo colonial portugus G ou ao menos o que era constru$do retoricamente em torno do colonialismo luso G e os modelos ingleses e franceses de domina"#o colonial no sculo XX. Eutro ponto que !em contribuir ao meu trabalho o fato do mtodo comparati!o da 4istria 1omparada um importante canal de comunica"#o entre a 4istria e a 2ociologia. ;este sentido, ao ter )ilberto *re+re como uma das bases para minha in!estiga"#o, ter um elo entre essas duas cincias muito interessante e enriquecedor para a disserta"#o.

Ver o ensaio PB>9H, Fos 7anuel . L# $ers$e%ti&# %o'$#r#ti&# en e( estudio de siste'#s %o(oni#(es) nue&os intentos de siste'#ti*#%i+n 'etodo(+gi%# , -(ti'#s $u.(i%#%iones)

, meu !er, )ilberto *re+re se !aleu muito bem das compara".es e generaliza".es G tendncia que Prez coloca como quase que ine!it !el ao trabalhar : luz da 4istria 1omparada G para escre!er suas obras, sobretudo nas que ele se dedicou a in!estigar o legado da coloniza"#o portuguesa I nos diferentes po!os e regi.es do mundo em que Portugal se fez presente enquanto colonizador. *oi atra!s do te-to de Prez que pude compreender melhor o modo de escre!er e analisar do )ilberto *re+re, sobretudo a estratgia comparati!a usada por *re+re, marcada pela demonstra"#o paralela de teorias no 8mbito de con!encer ao leitor a !alidez de suas teorias, com 8mbito generalizante. 9sta metodologia foi largamente usada por *re+re em suas obras. ;este mesmo sentido, o te-to me apresentou duas metodologias comparati!as que ser#o =teis no enriquecimento da minha in!estiga"#o. , primeira o que ele chama de !ontraste de !ontextos, no qual utilizarei para fazer a an lise comparati!a entre o modelo colonial luso e as formas de domina"#o aplicadas por outras grandes potncias coloniais do sculo XX. F o segundo mtodo comparati!o que me pareceu =til foi a chamada An"lise Macrocasual, na qual ao analisar comparati!amente os conte-tos da e-plora"#o colonial portuguesa em ,ngola, 7o"ambique e em 1abo Verde, tentarei estabelecer regularidades causais entre macroestruturas e macroprocessos, tra"ando certos padr.es dentro do conte-to da Jfrica portuguesa. 9ste mtodo tambm foi utilizado por Perr+ ,nderson@ em uma das obras basilares para o entendimento do conte-to final do colonialismo portugus na Jfrica. Prez tambm dissertou acerca de como utilizar o mtodo comparati!o enquanto instrumento para o estudo de sistemas coloniais, sendo um contributo de muito !alor para minha in!estiga"#o de mestrado. , 4istria 1omparada e o estudo dos sistemas coloniais se relacionam no sentido que a e-plos#o de trabalho que busca!am similaridades entre diferentes pra"as das teias entre 9uropa, ,mricas e Jfrica,

;este sentido temos obras como *>9?>9, )ilberto. O Mundo que))) op. 1it. , *>9?>9, )ilberto A&entur# e Rotin#. I0 9d. 2#o PauloA B, CD(D. , *>9?>9, )ilberto. U' "r#si(eiro e' Terr#s Portugues#s. @0 9d. 2#o PauloA B, CD(D. , e ensaios como Integr#/0o Portugues# nos Tr+$i%os.
@

,;/9>2E;, Perr+. Portug#( e o 1i' do U(tr# Co(oni#(is'o. >FA 1i!iliza"#o Krasileira. (LMM.

terminaram por a!alizar o ideia do atl8ntico como uma espa"o com processos comuns, em uma &unidade de estudo', surgindo assim o conceito de 7undo ,tl8ntico. 9ste conceito est no cerne da minha disserta"#o, pois o 7undo ,tl8ntico o espa"o de interc8mbio de culturas e circula"#o de su<eitos, que com suas !i!ncias, mentalidades, !alores, ideologias, institui".es, leis, ideias, pro<etos de !ida e concep".es estticas propiciaram o surgimento do Nusotropicalismo, processo no qual in!estigo em minha disserta"#o. E 7undo ,tl8ntico , ao mesmo tempo, conceito e corte espacial do meu estudo. ,mplio a ideia de 7undo ,tl8ntico para o sculo XX, seguindo as bases le!antadas por Nuiz *elipe ,llencastro5, ao analisar o Nusotropicalismo e o esfor"o de )ilberto *re+re em ampliar uma e-plica"#o do surgimento da sociedade brasileira para um conte-to atl8ntico, para as ent#o col%nias africanas de Portugal, seria uma continuidade do 7undo ,tl8ntico enquanto espa"o de rela".es e trocas. ;a perspecti!a de ,llencastro &Ouinhentos anos e meio de histria ultramarina aparecem, portanto marcados pela longa continuidade, cu<as re!erbera".es ainda atra!essam a sociedade contempor8nea portuguesa'M. B esta continuidade que me intriga durante minha in!estiga"#o. 9m rela"#o aos outros te-tos do tpico, percebi que eles s#o muito atrelados ao debate do antigo regime, e sobretudo a ,mrica portuguesa, ficando afastado do corte estudado em minha in!estiga"#o de 7estrado. Vale a pena ressaltar a qualidade da escrita do professor 7anuel 4espanhaP, le!e, mas sem perder a profundidade e o rigor acadmico. /ando prosseguimento ao curso, foi trabalhado aspectos da )o!ernan"a Nocal nos Imprio Ibricos, e de antem#o, importante ressaltar durante o corte abarcado pela

Ver artigo ,NN9;1,26>E , Nuiz *elipe. Continuid#de 2ist+ri%# do Luso3"r#si(eiris'o in A Constru/0o do At(4nti%o Su() /isponi!el atra!s do s$tio httpAQQno!osestudos.uol.com.brQ!(QcontentsQ!ieRQ@PL
M

,NN9;1,26>E , Nuiz *elipe. Continuid#de 2ist+ri%# do Luso3"r#si(eiris'o in A Constru/0o do At(4nti%o Su() /isponi!el atra!s do s$tio httpAQQno!osestudos.uol.com.brQ!(QcontentsQ!ieRQ@PL p 5.
P

492P,;4,, ,. 7.&/epois do Ne!iathan', InA 492P,;4,, ,. 7. C#(eidos%+$io do Antigo Regi'e. 2#o PauloA ,lameda, CD(C, pp. P3@D.

minha pesquisa, os conceitos e perspecti!as acerca da )o!ernan"a est#o bem difusos do trabalhado e estudado durante a cadeira. Eutro ponto que dificultou um apro!eitamento maior destes te-tos em minha disserta"#o foi o fato de trs dos quatro te-tos discutidos trabalha!am estudos de casos, sobre cortes n#o trabalhados na pesquisa. ,demais em todos os te-tos s#o feitas referncias a cargos, institui".es e rela".es que n#o esta!am mais em !oga durante a administra"#o colonial do 9stado ;o!o Portugus. ;este sentido, discorrerei abai-o acerca de alguns tericos que norteiam meu trabalho no que concerne ao tema dos go!ernos locais. ,cerca da go!ernan"a local nos 6erritrios 5ltramarinos portugueses durante o 9stado ;o!o era altamente burocratizada e ligada ao gabinete do 7inistro ,nt%nio Eli!eira 2alazar. E ministro delineou uma gest#o do ultramar portugus atra!z de uma perspecti!a centralizada em Nisboa, sistematizada atra!s do ,cto 1olonialS. , influencia liberal na gest#o colonial foi abandonada, passando a uma configura"#o e-ploratria em que o 9stado portugus seria o principal agente. 2alazar aplicou sua perspecti!a de que o caminho para a estrutura"#o econ%mica de Portugal passa!a por uma melhor e mais sistematizada e-plora"#o das posses ultramarinas. ;este processo de centraliza"#o do poder em Nisboa, o historiador *ernando >osasL definiu as rela".es de poder dentro do Imprio Portugus atra!s da seguinte analogiaA &E 9stado ;o!o buscou montar um estrutura em que o poder local nas col%nias funciona!am como pe"as de uma engrenagem, no qual o comando esta!a situada em Nisboa, na cadeira do 7inistro Eli!eira 2alazar'(D 9m rela"#o aos cargos da administra"#o p=blica colonial portuguesa, importante ressaltar que durante o 9stado ;o!o a administra"#o colonial foi altamente burocratizada, com agentes de (0 e C0 escal#o ad!indos da metrpole, admitidos por meio de concurso p=blico, e em seguida formados em cursos !oltados para os diferentes ramos do ser!i"o no ultramar, no chamado Instituto 2uperior de 9studos 5ltramarinos.

/ecreto3Nei n0 (S.5PD, de S de Fulho de (LID. >E2,2, *ernando. 2ist+ri# de Portug#(. Vol VII, (0 9d. Nisboa A 9stampa. (LLS. >E2,2, *ernando. 2ist+ri# de Portug#(. Vol VII, (0 9d. Nisboa A 9stampa. (LLS.. p.MP.

(D

,cerca dos cursos no Instituto 2uperior de 9studos 5ltramarinos, ,ntnio >ita *erreira(( coloca queA
Inicialmente, a designa"#o que conheceu foi a de 9scola 1olonial. 9m (LCP, passou a designar3se 9scola 2uperior 1olonial T921U. E 1urso 1olonial foi substitu$do, em (L@M, pelos cursos de V,dministra"#o 1olonialV e de V,ltos 9studos 1oloniaisV. 9m (L5@, a 921 recebe o no!o nome de Instituto 2uperior de 9studos 5ltramarinos TI295U. 9m (LM(, o I295 passa a integrar a 5ni!ersidade 6cnica de Nisboa. E seu ob<ecti!o permaneceu inclume a estas mudan"as, e a sua miss#o continua!a a ser a mesmaA ministrar o ensino superior das 1incias 5ltramarinas, preparando quadros para a administra"#o ultramarina, e culti!ar a in!estiga"#o dos problemas cient$ficos ligados : !aloriza"#o dos territrios de alm3mar, ao seu po!oamento e ao estudo das popula".es ultramarinas e suas l$nguas(C.

9ste perfil dos ,gentes do 5ltramar portugus moldou os quadros da administra"#o local das pro!$ncias com um car ter tcnico e altamente ligado : metrpole, um perfil ideal para a aplica"#o do modelo de administra"#o proposto por Eli!eira 2alazar, com agentes em conson8ncia com o poder de Nisboa. Porm, nas reas rurais das pro!$ncias, os agentes portugueses busca!am

estabelecer alian"as com os ! rios chefes e autoridades tradicionais, a fim de facilitar o controle destes grupos e e!itar re!oltas. 9m geral, as autoridades tradicionais fica!am respons !eis pelos integrantes de seu grupo, estando sempre em di logo com os agentes do 9stado. Para *erreira(I, estas alian"as e acordos termina!am por conferir relati!a autonomia nas zonas rurais das pro!inciais aos grupos tradicionais, perante o poder local. 2omem3se a isto, dificuldades com as longas dist8ncias, falta de estrutura e de pessoal para realizar uma administra"#o local eficiente. ;este sentido, *erreira(@ conclui que embora a cadeia administrati!a e os agentes esti!essem !oltados para promo!er uma administra"#o a partir das determina".es do poder de Nisboa, eles n#o eram

((

*9>>9I>,, ,ntnio >ita. A Ad'inistr#/0o Co(oni#( 5 #utorid#des tr#di%ion#is #6ri%#n#s. In A6ri%#n# Studi#, n0 (5.
(C

ntre os Agentes do U(tr#'#r e #s

*9>>9I>,, ,ntnio >ita A Ad'inistr#/0o Co(oni#( 5 ntre os Agentes do U(tr#'#r e #s #utorid#des tr#di%ion#is #6ri%#n#s. In A6ri%#n# Studi#, n0 (5. p. LM.
(I

*9>>9I>,, ,ntnio >ita A Ad'inistr#/0o Co(oni#( 5 #utorid#des tr#di%ion#is #6ri%#n#s. In A6ri%#n# Studi#, n0 (5
(@

ntre os Agentes do U(tr#'#r e #s

*9>>9I>,, ,ntnio >ita A Ad'inistr#/0o Co(oni#( 5 ntre os Agentes do U(tr#'#r e #s #utorid#des tr#di%ion#is #6ri%#n#s. In A6ri%#n# Studi#, n0 (5. p. PD.

capazes impedir as !ariadas formas de autonomia administrati!a nas distantes dos grandes centros urbanos da Jfrica portuguesa.

reas mais

/esta forma poss$!el concluir que embora os poderes locais fossem capacitados e hierarquizados para manterem uma administra"#o aos moldes das determina".es de Nisboa, isto s pode ser !erificado plenamente nos grandes centros urbanos, pois a precariedade em infraestrutura falta de recursos e as necessidades de dialogo constante com as !ariadas est8ncias de autoridades tradicionais acabaram por minar o controle do poder local no interior das pro!$ncias. /ando continuidade a cadeira, estudamos aspectos relati!os : 2ociedade no conte-to dos Imprios Ibricos, em conceitos que mais uma !ez s#o anacr%nicos no corte temporal in!estigado em minha disserta"#o, abrangendo conceitos e pr ticas t$picas da Bpoca 7oderna e que n#o s#o !erificadas na contemporaneidade, como o mercado de h bitos e o 2anto Ef$cio. /e toda maneira, me chamou aten"#o os dois cap$tulos de 9lliot acerca da sociedade nos Imprios do 7undo ,tl8ntico, contribuindo para ampliar minha compreens#o de 7undo ,tl8ntico. 9m rela"#o aos aspectos sociais de ,ngola entre o segundo Ps3)uerra e o in$cio da )uerra 1olonial, em (LM(, tenho como foco as rela".es raciais, e para isto encontro lastro conceitual alguns dos grandes tericos sobre o =ltimo imprio africano portugus. 4istoriadores como Nuis >eis 6orgal(5 me tornaram claras no!as perspecti!as acerca das rela".es raciais na ,ngola colonial do 9stado ;o!o, a partir de legisla".es, n=meros e pol$ticas do 9stado portugus, sobretudo na busca por construir a imagem de um Portugal 7ultirracial. 9st sendo muito interessante dialogar as ideias de 6orgal com as conclus.es de *re+re em rela"#o a este tema. ;o tocante aos tpicos seguintes da cadeira, relati!os : 9lites e ao 1omercioQ>iqueza eu n#o pude acrescentar muito das refle-.es realizadas nas aulas em minha disserta"#o, uma !ez que n#o trabalho estas quest.es em minha in!estiga"#o de mestrado.
(5

Ver 6E>),N, Nuis >eis. 7uitas r#/#s7 u'# n#/0o ou o 'ito de Portug#( 'u(tirr#%i#( n# 8 uro$#9 st#do No&o:7 in 9studos do 2culo XX, n.0 C, ; uro$#3Uto$i#) uro$#3Re#(id#de:) 1oimbra,

do

Ouarteto G 19I2CD, CDDC, pp. (@P3(M5

/e uma forma geral posso dizer que a cadeira Imprios Ibricos, mesmo n#o abrangendo especificamente o corte de cronolgico de minha in!estiga"#o, contribuiu para o meu trabalho, de forma que ampliou minha compreens#o em rela"#o ao 7undo ,tl8ntico, alm de me sugerir a 4istria 1omparada como ferramenta anal$tica para o enriquecimento de meus escritos. Penso que a uni!ersidade um espa"o de debate entre diferentes ideias, com o ob<eti!o de promo!er a amplia"#o de perspecti!as, e foi <ustamente isto que me ocorreu neste curso, desta maneira, agrade"o ao professor /r.0 )eorge 1abral e aos meus colegas pelos debates de leituras !i!enciados.

Vous aimerez peut-être aussi