Vous êtes sur la page 1sur 2

1.FAA BACKUP fundamental ter cpias de segurana dos arquivos mais importantes para a sua pesquisa.

. Na rotina intensa e sobrecarregada ao longo do ano, muito comum que os backups fiquem desatualizados e at mesmo esquecidos. Agora a hora de fazer uma varredura minuciosa em todos os arquivos e documentos e salv-los em um lugar seguro.

2. LIMPE O COMPUTADOR Nos dias de hoje, impossvel fazer uma ps-graduao sem computador. Seja pesquisando referncias bibliogrficas ou tabulando dados, o fato que voc passar um bom tempo na frente do computador e bom que ele seja um parceiro confivel. Organize seus arquivos, elimine o que intil e limpe o seu desktop. Isso poder poupar muitas dores de cabea desnecessrias no ano que vem!

3. LIMPE AS NOTAS Faa a mesma arrumao do computador tambm na vida real. Passe a limpo rascunhos, anotaes e fichamentos. Se voc trabalha bastante com bloquinhos de papel, talvez seja uma boa ideia escanear as ideias mais importantes. Programas de organizao de informao como Evernote, Everpad ou Cherrytree (entre tantos outros) ajudam muito nessa tarefa. 4. PLANEJE O ORAMENTO Sabemos que as bolsas de pesquisa no so a maior fortuna. Esse mais um motivo para manter o dinheiro sob controle. Organize bem suas finanas. Planeje seus gastos. Estipule fatias percentuais. Dedique uma delas a cursos livres, outra para participao de congresso e pagamento de anuidades da associao de sua rea e assim por diante. 5. PLANEJE O CRONOGRAMA medida que a pesquisa avana, importante divulgar os resultados em artigos e apresentaes em simpsios e congressos. Ao contrrio do mundo corporativo em

que tudo se faz s pressas e pra ontem o cronograma do mundo acadmico trabalha muito mais a mdio e longo prazo. O comeo do ano um bom momento para atualizar a agenda e programar inscries em eventos e submisso de artigos para os peridicos. 6. TURBINE O INGLS No neste curto perodo at o incio das aulas que voc vai aprender definitivamente ingls (ou qualquer outra lngua estrangeira). Mas essa uma boa resoluo de comeo de ano para ps-graduandos. Aprender uma lngua estrangeira exige persistncia e deve ser encarado como um verdadeiro projeto. Ampliar o alcance da divulgao de sua pesquisa ou escrever um abstract fazem parte do ofcio de pesquisador e exigem um bom domnio de lngua estrangeira. Assuma essa responsabilidade. Leve-a a srio! 7. FAA UM BALANO GERAL A mesma retrospectiva que fazemos na vida pessoal tambm pode ser muito produtiva na vida acadmica. Aproveite o clima de comeo de ano para avaliar o ano que passou, seu nvel de satisfao com a ps-graduao, com sua produtividade pessoal, seu engajamento no grupo de pesquisa, entre tantas outras coisas. No raro que ps-graduandos se sintam frustrados ou exaustos no meio do caminho. Rememore o seu percurso at aqui: a ps-graduao tem atendido s suas expectativas? O que te agrada ou desagrada? A rea que voc escolheu satisfaz suas aspiraes pessoais?

Vous aimerez peut-être aussi