Vous êtes sur la page 1sur 17

1

SUMRIO 1 INTRODUO .................................................................................................2 2 RELAO ENTRE LEITURA E LEITOR ........................................................3 2.1 REVOLUO DA LEITURA .........................................................................3 3 A ESCRITA E SEUS SUPORTES COM RELAO AO LEITOR ..................4 3.1 A ESCRITA E SEUS SUPORTES ................................................................5 3.2 NOVO SUPORTE: A TELA ..........................................................................6 4 LIVRO VERSUS E-BOOK: SUBSTITUIO OU COEXISTNCIA ..............7 5 A BIBLIOTECA HBRIDA...............................................................................8 5.1 NOVAS FUNES PARA O BIBLIOTECRIO ............................................9 6 CONCLUSO ................................................................................................10 7 OBRAS CITADAS .........................................................................................11 8 OBRAS CONSULTADAS .............................................................................12

2 1 INTRODUO A biblioteconomia no Brasil passa por transformaes tcnico cientficas causadas pelo avano tecnolgico do sculo XX e defronta-se com problemas para uma definio dos novos rumos dados a biblioteca, livros e leituras a partir do sculo XXI. Passando pela anlise histrica da leitura e da escrita, faremos a apresentao das mudanas nas estruturas dos suportes da informao e da escrita e como elas afetaram seus uso e interpretao. Assim destacamos a transio que est em curso, o conceito tradicional de informao (impresso), para novos suportes informacionais (eletrnico). E tambm da dicotomia que abordaremos, entre a substituio ou coexistncia, assim como seus efeitos na postura do leitor. Descrevemos esta transio como uma nova realidade para o acesso informao e uma revoluo no conceito biblioteca, exigindo um novo posicionamento do bibliotecrio. Como resultado desta anlise, cremos na biblioteca hbrida como um caminho a ser trilhado pela biblioteconomia, capacitando o bibliotecrio como um profissional apto a trabalhar

harmoniosamente nos dois ambientes, fsico e virtual.

2 RELAO ENTRE LEITURA E LEITOR O leitor o principal elemento para a dinmica da leitura e do conhecimento. Ele se adapta a informao de acordo com o suporte que lhe apresentado. Para isso ele deve ter, alm do saber para interpretar a informao, o conhecimento para lidar com os meios no qual esse saber lhes oferecido. Um dos dilogos entre leitor e obra a leitura. Para entendermos a evoluo entre a leitura e o leitor, resgatamos na histria o processo em que se deu a sua transformao e seus efeitos.

2.1 REVOLUO DA LEITURA Antes, a leitura era feita em voz alta, partindo de um leitor que lia para outros, ou de um leitor que ouvia a leitura (Chartier, 1999, p. 99)1. Isso caracterizava muito a leitura como algo fsico, corporal, e existia porque a lngua escrita era presa lngua falada para ter sentido. A escrita at ento era tomada somente para fins de memorizao, de conservao, pois o conhecimento seria passado de forma oral, mas, a partir do sculo XII, passou tambm a ser entendida como trabalho intelectual, fortalecendo assim, seno implantando, a leitura silenciosa, que nascia dentro dos mosteiros. Assim, como a leitura silenciosa abriu caminho para a separao das palavras na escrita, que na leitura oral no era necessria, a partir dela a escrita comeou a sofrer muitas mudanas.

4 Pode-se fazer tambm uma anlise de que a leitura silenciosa permitiu ao leitor faz-la de maneira mais rpida que a oral, logo, leria mais textos, bem como textos mais complexos. Isso trouxe uma revoluo no estilo de leitura, que antes era a intensiva e depois, passou extensiva. A intensiva se limitava a uma gama de textos que eram lidos, relidos e memorizados, sendo passados de gerao em gerao atravs da oralidade. J a extensiva permitiu a leitura seqencial dos textos, onde o leitor consumia uma quantidade enorme de textos, em grande velocidade. Por outro ponto de vista, foi atravs da leitura extensiva que o ato da leitura se tornou mais intenso, pois o leitor, que antes se prendia a textos normalmente religiosos, familiares, a partir dela veio a conhecer outros tipos de textos. Da mesma maneira, a leitura em tela prope uma nova revoluo da leitura, pois possibilita uma facilidade muito maior tanto de acesso, como de manuseio do texto, permitindo ao leitor, no s uma nova interpretao como uma nova composio escrita de um ou vrios textos. Com ela tambm chegam novas mudanas na maneira de escrever e de ler, onde o leitor adquire um novo comportamento diante do texto.
Os textos no existem fora dos suportes materiais (sejam eles quais forem) de que so veculos. Contra a abstrao dos textos, preciso lembrar que as formas que permitem sua leitura, sua audio ou sua viso participam profundamente da construo de seus significados. O mesmo texto, fixado em letras, no o mesmo caso mudem os dispositivos de sua escrita e de sua comunicao. (CHARTIER, 2002, p.61- 62) .
2

5 3 A ESCRITA E SEUS SUPORTES COM RELAO AO LEITOR Ao resgatar a evoluo dos suportes de registro de informao, observamos que o sentido da leitura resultado, de certa maneira, do suporte em que est inserido o registro. As transformaes dos suportes so frutos do avano do conhecimento, que buscam atender as perspectivas da sociedade e facilitar o seu uso.

3.1 A ESCRITA E SEUS SUPORTES As placas de argila e tbuas de madeira foram os suportes da escrita at a chegada do rolo e do papiro. Esses rolos de papiro eram guardados enrolados e dentro de potes de barro ou estojos de madeira. O rolo facilita a leitura, mas a consulta a dados especficos poderia ser extremamente trabalhosa caso esses dados se encontrassem no final do texto, pois o documento teria que ser desenrolado para que se tivesse acesso informao desejada e depois novamente enrolado. O surgimento do pergaminho, feito de pele de animais, trouxe tambm um novo formato em substituio ao rolo, o cdex, que nada mais era do que vrios pergaminhos superpostos e costurados em um lado. Alm de ter um custo menor, os dois lados do pergaminho poderiam ser usados, economizando material e incluindo maior nmero de informaes. Seu manuseio e transporte tambm eram muito mais fceis. J no Imprio Romano surge a indstria livreira, com intenso comrcio de rolos e cdices. Quando surge o papel e posteriormente a imprensa e o livro, como o conhecemos hoje, a grande quantidade deles impe

6 biblioteconomia uma nova necessidade, levando-a da formao humanstica para a tecnicista. A cada mudana de suporte da escrita corresponde uma

transformao e adaptao tambm na biblioteconomia, e cada mudana torna a informao mais acessvel.

3.2 NOVO SUPORTE: A TELA A chegada da internet provocou uma revoluo to grande quanto a chegada do cdex de pergaminho porque traz com ela uma nova mudana de postura do leitor, um novo suporte e novo formato para a informao. A tela substitui a materialidade do livro pela imaterialidade dos textos e sua nova estruturao. A facilidade de efetuar recortes e colagem, modificar, incluir e excluir palavras faz do leitor, um co-autor. algo novo, que com o impresso era mais difcil acontecer. A construo de seu prprio texto, organizado por sua lgica e vontade prprias cria uma nova discusso acerca da originalidade e propriedade de criao sobre uma obra ou suas partes.
No somente o leitor pode submeter os textos a mltiplas operaes (ele pode index-lo, anot-lo, copi-lo, desmembr-lo, recomp-lo, desloc-lo, etc.), mais do que isso, ele ode se tornar seu co-autor. (CHARTIER, 1999, p.103)
3

7 interessante observar que a estruturao do texto para a leitura na tela remete ao rolo, onde se lia em continuidade, desenrolando o texto, porm, com a facilidade de no precisar desenrolar o papel e nem usar os dois braos para segur-lo O texto eletrnico traz, na verdade, muitos benefcios nunca antes imaginveis para a Biblioteconomia, como o vislumbre borgiano (Borges, p.3843)4 da imensa biblioteca possuidora de todos os livros, em todas as lnguas. Esse objeto no real, mas se torna palpvel atravs da internet e a facilidade de interao que ele oferece.

4 LIVRO VERSUS E-BOOK: SUBSTITUIO OU COEXISTNCIA A informao impressa foi uma grande conquista para a humanidade. O saber registrado nos livros gerou conhecimento. Embora no haja embate sobre isso, o surgimento do novo formato e sua utilizao dentro da cincia norteia as discusses sobre o futuro, o fim do impresso. A princpio, a idia da extino do livro nos parece assustadora e absurda, porque o livro faz parte do nosso cotidiano, nas nossas estantes, cabeceiras, como valor simblico de cultura e como ato de afetividade, na forma de presente, sendo visto por muitos como um amigo. O aroma, o formato, as ilustraes so apreciadas por muitos e criam vnculos, transfigurando-o da materialidade para a emoo. O livro faz parte de nossa cultura. Talvez por isso, seja impensvel sua total substituio. Em contrapartida muitos dizem que a agilidade propiciada pelo ambiente virtual adapta-se mais realidade das nossas necessidades atuais, propiciando um novo espao de sociabilizao alm de apresentar uma nova forma organizacional de armazenamento, reduzindo o espao fsico necessrio para a guarda e manuteno de dados, e disponibilidade de acesso a todos, sem, contudo significar que todos tero acesso a ela. Vivemos hoje, a realidade das redes hipertextuais, que alteram fronteiras de forma jamais pensadas anteriormente. A noo de tempo, espao, e a distino entre real e imaginrio est mudando, atravs da nova tecnologia. No entanto, no podemos deixar de levar em considerao que apesar de

9 todas as vantagens como rapidez e multiplicidade de recursos, a perda de dados, na nova mdia muito superior que na mdia impressa.
Devemos pensar que nos encontramos s vsperas de uma semelhante mutao e que o livro eletrnico ir substituir ou j est substituindo o cdex impresso, tal como o conhecemos em suas diversas formas: livro, revista, jornal? Talvez. Porm, o mais provvel para as prximas dcadas a coexistncia, que no ser forosamente pacfica, entre as duas formas do livro e os trs modos de inscrio e de comunicao dos textos: manuscrita, a publicao impressa, a textualidade a escrita

eletrnica. Essa hiptese

certamente mais sensata do que as lamentaes sobre a irremedivel perda da cultura escrita ou os entusiasmos sem prudncia que anunciavam a

entrada imediata de uma nova era da comunicao. Essa provvel coexistncia convida-nos a refletir na nova forma de construo dos discursos eruditos e nas modalidades especficas de suas leituras permitidas pelo livro eletrnico. Este ultimo no pode ser a simples substituio de um suporte por outro para obras que permaneciam concebidas na antiga lgica do cdex. (CHARTIER, p.106-107)
5

10 5. BIBLIOTECA HBRIDA O surgimento dos e-books alterou o processamento da informao e fez surgir novos sistemas, onde aparece a biblioteca eletrnica, a digital, a virtual e a hbrida, essa ltima, agrega diferentes tecnologias, no 100% digital nem 100% impressa e a tendncia natural de todas as bibliotecas convencionais j instaladas. A biblioteca hbrida vem para desconstruir o mito da competio entre o eletrnico e o impresso, mostrando a complementaridade entre os dois, e lgica de sua harmonia. Concordando com Edson Nery ( 2007)6 de que o surgimento do cinema no significou a morte do teatro, nem a televiso significou a morte do cinema, a mdia impressa ter seu lugar ao lado da eletrnica, uma preenchendo as lacunas da outra. Tudo isso aponta uma nova direo para a biblioteca. Voltada para o gerenciamento simultneo dos formatos da informao com os da nova tecnologia; Incorporando novos processos; Redefinindo formas de gerenciamento de recursos humanos, materiais e atividades. Essa fase de transio talvez a mais importante ocorrida dentro da rea desde a chegada do cdex porque apesar de todas as vantagens como rapidez e multiplicidade de recursos, a perda de dados nesse tipo de mdia muito maior que na mdia impressa, alm do que, o novo suporte exige mudanas radicais em todos os nveis da biblioteconomia.

11 5.1 NOVAS FUNES DO BIBLIOTECRIO Na biblioteconomia o bibliotecrio a partir de sua leitura busca mediar a informao para o usurio, de modo que o leitor possa entender facilmente do que se trata determinado documento. Desde o comeo de sua histria o bibliotecrio tem como objetivo atender algumas demandas culturais como, por exemplo, prolongar e preservar a memria coletiva presente nos mais diferentes suportes e adapt-las aos atuais. O Aumento de dados informacionais gerou a necessidade de novas habilidades interpretativas. O novo bibliotecrio dever voltar a assumir o papel de guia, como sonhava J. B. Cotton Des Houssayes7, de orientador e gerenciador da informao, atendendo s necessidades do usurio, qualquer que seja o tipo de suporte. Algumas dessas funes alm de intuio, criatividade e flexibilidade em sua essncia, seriam: Dedicar-se menos ao processo tcnico e mais ao usurio; Adotar estratgias de marketing; Saber manipular as novas tecnologias; Ter viso econmica; Trabalhar com grupos interdisciplinares; Atuar na gerncia da informao.

12

6 CONCLUSO Observamos atravs desse estudo, a importncia da transformao pela qual passa a biblioteconomia. A informao est sendo veiculada com mais facilidade e rapidez e para acess-la basta apenas um clique. Com um leve toque numa tecla podemos acessar livros e documentos nessa nova biblioteca sem paredes. No podemos negar, no entanto, que o impresso tem vantagens sobre o eletrnico devido sua materialidade, j que o eletrnico ainda frgil, no garantindo a longevidade de seu contedo. A possibilidade de perda de dados real e angustiante. Por isso entendemos a biblioteca hbrida como um novo conceito de biblioteca, como prova de que possvel a convivncia entre suportes diferentes, mas que se completam, no sentido de disseminar a informao j que tanto a manuteno da tradio quanto sua continuidade e tambm evoluo e adaptao dependem da conservao fsica dos livros. Conclumos que seja necessrio um maior nmero de pesquisas tratando sobre a qualificao dos profissionais da rea, aes que os habilitem a lidar com a coexistncia do impresso e do eletrnico e assim mant-los atualizados, para que a biblioteca cumpra seu maior papel, o de difusora do esprito humano atravs da facilitao de acesso ao conhecimento.

13 7 Referncias 1 CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XVI e XVIII. 2.ed. Braslia, DF: UNB, 1999. Disponvel em: < http://www.4shared.com> Acesso em 29 mai. 2008. 2 ______________. A mediao editorial. In:______________ Os desafios da escrita. p. 61-76. Disponvel em: < http://www.4shared.com> Acesso em 29 mai. 2008. 3 ______________. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XVI e XVIII. 2.ed. Braslia, DF: UNB, 1999. Disponvel em: < http://www.4shared.com> Acesso em 29 mai. 2008. 4 BORGES, Jorge Luis. p. A biblioteca 38-43. de Babel. em: In: <

__________________Fices.

Disponvel

http://www.4shared.com> Acesso em 29 mai. 2008. 5 CHARTIER, Roger. Morte ou transfigurao do leitor? In:______________ Os desafios da escrita. p. 101-123. Disponvel em: <

http://www.4shared.com> Acesso em 29 mai. 2008. 6 FONSECA, Edson Nery da. Introduo biblioteconomia. 2. Ed. Braslia, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2007. 7 Dos deveres e das qualidades do bibliotecrio. In: Os 80 anos da primeira escola de biblioteconomia no Brasil. Rio de Janeiro: UNIRIO (Escola de Biblioteconomia), 1991. p.42-48. BARATIN, Marc; JACOB, Christian. O poder das bibliotecas: a memria dos livros no ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. BENICIO, Christine Dantas; SILVA, Alzira Karla Arajo da. Do livro impresso ao e-book: o paradigma do suporte na biblioteca eletrnica. Biblionline, v.1, n.2, 2005. Disponvel em: <http://www.biblionline.ufpb.br/artigos2.html> Acesso em 29 mai. 2008.

14 CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XVI e XVIII. 2.ed. Braslia, DF: UNB, 1999. ______________. Morte ou transfigurao do leitor? In:______________ Os desafios da escrita. p. 101-123. Disponvel em: <http://www.4shared.com> Acesso em 29 mai. 2008. MOURA, Maria Aparecida. Leitor bibliotecrio: interpretao, memria e as contradies da subjetividade. Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v.9, n.2, p.158-169, jul./dez. 2004. Disponvel em: <

http://www.eci.ufmg.br> Acesso em 29 mai. 2008. PARENTE, Andr. O hipertextual. Revista Famecos: mdia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, n.10, jun. 1999. Disponvel em: <

http://www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/10/Parente.pdf> Acesso em 29 mai. 2008.

15 DIEGO ANDRADE DE ABREU KENNYA TORRES ANDRADE LDIA MARTINI C. B. SALEK NEUSA CONCEIO PINTO ROSEMARY S. HOSKEN

COEXISTNCIA ENTRE SUPORTES: a biblioteca hbrida

Trabalho apresentado disciplina Introduo Biblioteconomia, ministrada pela professora Vera Lucia Alves Breglia

NITERI 2008

16 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTE E COMUNICAO DEPARTAMENTO DE CINCI DA INFORMAO

DIEGO ANDRADE DE ABREU KENNYA TORRES ANDRADE LDIA MARTINI C. B. SALEK NEUSA CONCEIO PINTO ROSEMARY S. HOSKEN

COEXISTNCIA ENTRE SUPORTES: a biblioteca hbrida

NITERI 2008

17

Vous aimerez peut-être aussi