Vous êtes sur la page 1sur 299

CURSO ESPECFICO DE SEGURANA PARA O TRE, TRT, TRF, STM, TJ, MPU E MPE TEORIA E QUESTES CESPE/UnB

DISCIPLINAS QUE SERO ABORDADAS


* SEGURANA DE DIGNITRIOS; * SEGURANA FSICA E PATRIMONIAL DE INSTALAES; * ARMAMENTO E TIRO; * TCNICAS OPERACIONAIS; * DEFESA PESSOAL; * RELAES HUMANAS; * TRABALHO EM EQUIPE;

RELAES HUMANAS
As relaes interpessoais desenvolvem-se em decorrncia do processo de interao. Em situao de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, h atividades predeterminadas a serem executadas, bem como interaes e sentimentos recomendados, tais como: comunicao, cooperao, respeito, amizade. Valores: Representa as convices bsicas de que um modo especfico de conduta ou de condio de existncia individualmente ou socialmente prefervel a modo contrrio ou oposto de conduta ou de existncia. Eles contm um elemento de julgamento, baseado naquilo que o indivduo acredita ser correto, bom ou desejvel. Os valores costumam ser relativamente estveis e duradouros. Atitudes: As atitudes so afirmaes avaliadoras favorveis ou desfavorveis em relao a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como um indivduo se sente em relao a alguma coisa. Quando digo gosto do meu trabalho estou expressando minha atitude em relao ao trabalho. As atitudes no so o mesmo que os valores, mas ambos esto interrelacionados e envolve trs componentes: cognitivo, afetivo e comportamental.

Passos para Resoluo de Conflitos Identificar o problema (diagnose do conflito); Resolv-lo (discusso aberta); Buscar minimizar as diferenas entre as partes conflitantes; e Enfatizar os interesses comuns. ESTILOS DE ADMINISTRAO DE CONFLITOS Estilo de Evitao

Reflete uma postura nem assertiva e nem cooperativa, na pretenso de evitar ou fugir ao conflito. usado quando o problema trivial, ou quando no h chance de ganhar ou requer tempo para obter informaes ou um desacordo pode ser oneroso ou perigoso. Pode criar um conflito do tipo perder/perder

Estilo de acomodao
Reflete alto grau de cooperao para suavizar as coisas e manter a harmonia. Consiste em resolver os pontos menores de discordncia e deixar os problemas maiores para frente. Funciona quando se pretende construir crditos sociais, quando manter a harmonia o mais importante. Na prtica a suavizao pode ignorar a essncia real do conflito.

Estilo Competitivo

o comando autoritrio que reflete forte assertividade para impor o seu prprio interesse. utilizado quando uma ao decisiva deve ser rapidamente imposta em situaes importantes. uma atitude de confronto e dominao. Tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha custa da outra.

Estilo de compromisso Reflete uma combinao de ambas as caractersticas de assertividade e de cooperao. utilizado quando uma parte aceita solues razoveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na soluo. Ocorre quando ambos tm igual poder e querem reduzir as diferenas. Tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Ocorre quando cada parte d algo e ganha algo de valor.

Estilo de colaborao Tambm chamado de soluo de problemas. Reflete elevado grau de assertividade e de cooperao. O estilo colaborativo habilita ambas as partes a ganhar. utilizado quando os interesses de ambos os lados so importantes e quando o equilbrio requer bom senso. O negcio que ambas as partes ganhem e se comprometam com a soluo encontrada. Tende a reconciliar diferenas entre as partes. o estilo mais eficaz de administrao de conflitos. a forma GANHAR/GANHAR.

EFICCIA NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL


A competncia interpessoal habilidade de lidar eficazmente com relaes interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada necessidade de cada uma delas e s exigncias da situao. Segundo C. Argyris (1968) a habilidade de lidar eficazmente com relaes interpessoais de acordo com trs critrios: Percepo acurada da situao interpessoal, de suas variveis relevantes e respectiva inter-relao. Habilidade de resolver realmente os problemas de tal modo que no haja regresses. Solues alcanadas de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas to eficientemente, pelo menos, como quando comearam a resolver seus problemas.

Dois componentes da competncia interpessoal assumem importncia capital: a percepo e a habilidade propriamente dita. O processo da percepo precisa ser treinado para uma viso acurada da situao interpessoal.

A percepo seletiva um processo que aparece na comunicao, pois os receptores vem e ouvem seletivamente com base em suas necessidades, experincias, formao, interesses, valores, etc.

A percepo social: o meio pelo qual a pessoa forma impresses de uma outra na esperana de compreend-la.

O AUTOCONHECIMENTO

Novas COMPETNCIAS comeam a ser exigidas pelas organizaes, que reinventam sua dinmica produtiva, desenvolvendo novas formas de

trabalho e de resoluo de conflitos. Surgem novos paradigmas de relaes


das organizaes com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relaes humanas no ambiente de trabalho tem sido foco da ateno dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes

necessrias ao manejo inteligente das relaes interpessoais.

DEFINIO DE COMPETNCIA Chamamos de competncia integrao e a coordenao de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestao produzem uma atuao diferenciada. C conhecimento - SABER H habilidade SABER FAZER A - atitude - QUERER FAZER

A COMPETNCIA TCNICA envolve o C.H.A em reas tcnicas especficas. A COMPETNCIA INTERPESSOAL envolve o C.H.A nas relaes interpessoais.

INTELIGNCIA EMOCIONAL Como trabalhar bem com os outros? Como entender os outros e fazer-se entender? A inteligncia acadmica pouco tem a ver com a vida emocional. As pessoas mais brilhantes podem se afogar nos recifes das paixes e dos impulsos desenfreados, pessoas com alto nvel de QI podem ser pilotos incompetentes de sua vida particular. A aptido emocional uma capacidade que determina at onde podemos usar bem quaisquer outras aptides que tenhamos, incluindo o intelecto bruto.

Inteligncia emocional: a habilidade de lidar eficazmente com relaes interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada s necessidades de cada uma e s exigncias da situao, observando as emoes e reaes evidenciadas no comportamento do outro e no seu prprio comportamento. Inteligncia intrapessoal: a habilidade de lidar com o seu prprio comportamento. Exige autoconhecimento, controle emocional, auto-motivao e saber reconhecer os sentimentos quando eles ocorrem.

Inteligncia interpessoal: a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada.

ELEMENTOS BSICOS DA INTELIGNCIA EMOCIONAL Autoconhecimento: Conhecer a si prprio, gerar autoconfiana, conhecer pontos positivos e negativos. Controle Emocional: Capacidade de gerenciar as prprias emoes e impulsos. Auto-motivao: Capacidade de gerenciar as prprias emoes com vistas a uma meta a ser alcanada. Persistir diante de fracassos e dificuldades. Reconhecer emoes nos outros: Empatia.

Habilidade em relacionamentos interpessoais: aptido social

EMPATIA
Colocar-se no lugar do outro, mediante sentimentos e situaes vivenciadas. A empatia leva ao envolvimento, ao altrusmo e a piedade. Ver as coisas da perspectiva dos outros quebra esteretipos tendenciosos e assim leva a tolerncia e a aceitao das diferenas. A empatia um ato de compreenso to seguro quanto apreenso do sentido das palavras contidas numa pgina impressa. A empatia o primeiro inibidor da crueldade humana: reprimir a inclinao natural de sentir com o outro nos faz tratar o outro como um objeto. O ser humano capaz de encobrir intencionalmente a empatia, capaz de fechar os olhos e os ouvidos aos apelos dos outros. Suprimir essa inclinao natural de sentir com outro desencadeia a crueldade. Empatia implica certo grau de compartilhamento emocional - um pr-requisito para realmente compreender o mundo interior do outro.

A EMPATIA NAS EMPRESAS Qual a relao entre empatia e produtividade? O conceito de empatia est relacionado capacidade de ouvir o outro de tal forma a compreender o mundo a partir de seu ponto de vista. No pressupe concordncia ou discordncia, mas o entendimento da forma de pensar, sentir e agir do interlocutor. No momento em que isso ocorre de forma coletiva, a organizao dialoga e conhece saltos de produtividade e de satisfao das pessoas. Silvia Dias Diretora de RH da Alcoa "A empatia primordial para o desenvolvimento de lideranas e o aperfeioamento da gesto de pessoas, pois pressupe o respeito ao outro; em uma dinmica que favorece o aumento da produtividade. Olga Lofredi Presidente da Landmark

COMPREENSO MTUA representada por um tipo de relacionamento onde as partes compreendem bem os valores, deficincias e virtudes do outro. No contexto das relaes humanas, pode-se afirmar que o sucesso dos relacionamentos interpessoais depende do grau de compreenso entre os indivduos. Quando h compreenso mtua as pessoas comunicam-se melhor e conseguem resolver conflitos de modo saudvel.

De acordo com Gualberto (2008) os processos de relacionamento interpessoal so submetidos a dois tipos de foras: as que impulsionam e as que restringem.

Foras que Impulsionam Empatia Motivao Iniciativa Competncia Apoio

Foras que Restringem Vaidade Apatia Dependncia Timidez Manipulao

RELAES HUMANAS As seis palavras mais importantes: Admito que o erro meu As cinco palavras mais importantes: Voc fez um bom trabalho As quatro palavras mais importantes: Qual a sua opinio?

As trs palavras mais importantes:

Faa o Favor.
As duas palavras mais importantes: Muito Obrigado. A palavra mais importante: Ns

OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAES HUMANAS 1) FALE com as pessoas. No h nada to agradvel e animado quanto uma palavra de saudao, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de sorrisos amveis. 2) SORRIA para as pessoas. Lembre-se, que acionamos 72 msculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir. 3) CHAME pelo nome. A msica mais suave para muitos, ainda continua sendo o prprio nome. 4) SEJA amigo e prestativo. Se voc quer ter um amigo, seja um amigo. 5) SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que fizer, faa-o com todo o prazer.

6) INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Mostre que as coisas da qual gostam e com as quais se preocupam tambm tm valor para voc, de forma espontnea, sem precisar se envolver diretamente. 7) SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os lderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiana, e elevar os outros. 8) SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem trs lados em qualquer controvrsia: o seu, o do outro, e o que est certo. 9) PREOCUPE-SE com a opinio dos outros. Trs comportamentos de um verdadeiro lder: oua, aprenda e saiba elogiar.

10) PROCURE apresentar um excelente trabalho. O que realmente vale nessa nossa vida aquilo que fazemos para os outros.

EXERCCIOS
(CESPE/Unb Agente Administrativo/Ministrio do Esporte/2008) Integrante de uma equipe de uma unidade administrativa, Elisa apresenta um comportamento rspido e ofensivo nos seus contatos interpessoais, fazendo ironias freqentemente e demonstrando desvalorizao dos sentimentos dos colegas, de modo que estes evitam estar em contato com ela, o que prejudica a consecuo das metas do grupo. Com base nessa situao hipottica e a respeito de trabalho em equipe, julgue os itens a seguir. 01. Uma abordagem adequada para o lder do grupo resolver o problema seria buscar a harmonizao da equipe por meio de atitudes de bom humor, que subestimassem os efeitos do problema interpessoal. 02. Elisa poderia melhorar sua competncia interpessoal desenvolvendo uma percepo mais acurada das variveis e inter-relaes envolvidas no contexto grupal. 03. O comportamento do grupo, de evitar o contato com Elisa, justifica-se, pois essa atitude mais adequada do que a exposio dos sentimentos de cada um com relao ao comportamento da servidora, com vistas ao dilogo.

04. Pode-se considerar o comportamento de Elisa com os membros da equipe como no-construtivo, devido aos impactos negativos nas atividades e no grupo. 05. Ao desenvolver uma atitude emptica, tentando entender os sentimentos de Elisa, o grupo contribuiria para a possibilidade de compreenso mtua e efetividade interpessoal.

06. (CESPE/Unb Assistente de Chancelaria/ MRE/2008) Sentimentos de antipatia entre os membros de um grupo podem gerar climas negativos que provocam uma forma de interao social especfica.
07. (CESPE/Unb Assistente de Chancelaria/ MRE/2008) A maneira como as pessoas se relacionam segue um padro comum que se sobrepe a possveis diferenas entre elas.

08. (CESPE/Unb Assistente de Chancelaria/ MRE/2008) A proximidade fsica entre as pessoas pressupe a interao social, que prescinde da troca de influncias entre essas pessoas. 09. (CESPE/Unb Assistente de Chancelaria/ MRE/2008) Relaes Humanas so interaes entre pessoas em circunstncias sociais especficas e recorrentes.

10. (CESPE/Unb Assistente de Chancelaria/ MRE/2008) Fatores psicolgicos e sociais determinam a forma de interao social do grupo.
(CESPE/Unb Assistente de Chancelaria/ MRE/2008) Qualidade nas relaes depende das atitudes de cada um, ou seja, da comunicao e do relacionamento estabelecidos. A respeito desse assunto, julgue os itens que se segue.

11. O relacionamento harmonioso entre pessoas que trabalham juntas importante para se garantir a eficincia na prestao de servios. 12. A comunicao, quando visa ao entendimento mtuo, tem um papel primordial nas relaes humanas. 13. De maneira geral, diferentes interlocutores possuem diferentes valores, que se refletem no modo como reagem em diversas situaes. Essa caracterstica, normalmente, facilita a comunicao interpessoal.

14. A habilidade de compreender as pessoas possibilita um melhor relacionamento humano, somente quando h amizade entre os envolvidos.
15. O uso de franqueza nas relaes humanas a atitude mais adequada, mesmo que possa causar constrangimentos, pois demonstra autenticidade.

(Unb/CESPE Analista Judicirio/STJ/2008) No que concerne ao gerenciamento de conflitos, julgue os itens a seguir.

16. Conflito pode ser definido como um processo que comea quando uma parte, X, percebe que outra, Y, a afetou, ou vai afetar negativamente algo que interessa a X.
17. Conflitos funcionais destroem as metas do grupo. 18. A negociao uma estratgia adequada para lidar com conflitos.

19. (Unb/CESPE Analista Judicirio/STF/2008) A maneira pela qual um conflito resolvido influencia os futuros episdios de conflito. No padro de resoluo perder/perder, ambas as partes no abrem mo de coisa alguma e, portanto, nenhuma delas alcana nada do que pretendia, o que encerra o conflito e tende a elimin-lo no futuro. 20. (Unb/CESPE STF/ Tcnico Judicirio/Administrativo/2008) O estilo de gesto de conflitos denominado evitao se caracteriza por uma postura assertiva, que indicada para conflitos referentes a assuntos complexos, nos quais existem grandes possibilidades de ganhos e, portanto, a demora para obter maior nmero de informaes torna-se necessria e desejvel.

(UnB/CESPE MPE/RR - Assistente Administrativo/2007) Nas organizaes, o estabelecimento de boas relaes entre os seus membros fator importante para o alcance das metas estabelecidas. Com respeito a relaes humanas, julgue os itens abaixo: 21. H, normalmente, no mbito das organizaes, um distanciamento entre os discursos a respeito do relacionamento interpessoal e a sua prtica efetiva, que exige habilidades interpessoais. 22. Relaes satisfatrias no trabalho podem ser obtidas por meio da reflexo sobre a importncia do papel que cada um desempenha na organizao.

23. Embora a organizao funcione como um sistema de cooperao, as pessoas, ao interagirem, devem buscar alcanar objetivos individuais.
24. Dificuldades de comunicao interpessoal tm um impacto menor em situaes de conflito no ambiente de trabalho.

25. (CESPE/Unb Assistente Administrativo/ Metr-DF) Margarida funcionria pblica h apenas um ano, mas j reconhecida por seus colegas de trabalho como uma pessoa de bom relacionamento interpessoal. Margarida apresenta empatia nas relaes humanas no seu ambiente profissional. Nessa situao, correto concluir que Margarida hbil ao perceber necessidades, atitudes e emoes das pessoas, o que a torna competente nas relaes interpessoais. (CESPE/Unb Tcnico Judicirio/TST) Julgue os itens a seguir, relativos ao trabalho em equipe e ao comportamento interpessoal dentro de uma organizao.

26. Para que o comportamento interpessoal seja eficaz, necessrio saber ouvir, eximindo-se, contudo, de buscar o significado subjetivo das palavras e da linguagem corporal, do outro.

27. As pessoas devem sempre reagir ao outro no nvel emocional, privilegiando as circunstncias do fato em detrimento dos sentimentos nele envolvidos.

(CESPE/Unb SGA/METR DF) O item a seguir apresenta uma situao hipottica acerca de relaes humanas, seguida de uma assertiva a ser julgada. 28. Ari, funcionrio pblico de um rgo distrital, tem controle emocional, automotivado e sabe reconhecer os seus sentimentos no momento em que eles ocorrem. Por essas caractersticas, Ari considerado por seus pares um excelente colega de trabalho. Nessa situao, correto afirmar que essas caractersticas da personalidade de Ari referem-se inteligncia interpessoal. (CESPE/Unb Agente Administrativo/ MEC) O item a seguir, apresentado uma situao hipottica acerca das relaes humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

29. Eleni, gestora pblica h 10 anos, tem autocontrole, iniciativa e sensibilidade. Eleni zela pelo fiel cumprimento das metas setoriais, mas tambm se preocupa com o grau de estresse que pode surgir em decorrncia de altos nveis de cobrana da equipe. Por isso, procura conciliar esses dois aspectos do trabalho. Nessa situao, correto afirmar que Eleni uma pessoa que tem inteligncia emocional. Considere a seguinte situao hipottica.

30. Ricardo, agente administrativo de um rgo pblico, um timo servidor. Ricardo tem produtividade acima da mdia e sabe lidar com os prprios sentimentos, o que permite que ele raramente se envolva em conflitos interpessoais. Nessa situao, correto afirmar que Ricardo demonstra ser uma pessoa que tem inteligncia emocional e competncia tcnica. 31. Nas relaes humanas compensatrias, o compartilhamento de preocupaes e ansiedades particulares facilita a integrao. As emoes podem ser evidenciadas, pois so importantes para validar o comprometimento com a cooperao e buscar a reciprocidade.

32. O domnio da competncia tcnica essencial para um empregado galgar posies gerenciais no trabalho. Alm da competncia tcnica, o empregado precisa ser criativo e mostrar freqentemente para seu chefe imediato que consegue inovar sem errar. A competncia interpessoal um requisito imprescindvel em todos os nveis ocupacionais de uma organizao, desde o atendimento comunidade externa at o convvio dirio com o pblico interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relaes humanas, julgue os itens subseqentes. 33. A competncia interpessoal a habilidade de ser eficaz nas relaes interpessoais, de lidar com outras pessoas de maneira diferenciada, adequada s necessidades de cada uma.

34. Perceber de forma acurada uma situao e suas variveis permite que o indivduo seja capaz de se posicionar de forma habilidosa na rede de relaes interpessoais interna e externa no local de trabalho. (CESPE/Unb Agente Administrativo/Ministrio da Integrao Nacional) Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica acerca de relaes humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. 35. Veridiana evita ao mximo o surgimento de conflitos no grupo de trabalho, pois acredita que o conflito s tem conseqncias negativas para o funcionamento do grupo. Nessa situao, a crena de Veridiana correta do ponto de vista de desenvolvimento de anlise do comportamento organizacional.

Considere a seguinte situao hipottica. 36. Mrio h anos trabalha em uma repartio pblica, no falta ou chega tarde e tem boa produtividade, porm no recebe palavras de reconhecimento e de incentivo. Nessa situao, no h indicaes de boas relaes humanas. (CESPE/Unb Agente Administrativo/ MEC) Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica acerca das relaes humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

37. Abel, funcionrio pblico, recebeu de seu chefe a tarefa de planejar um modo de baixar os custos da sua unidade de lotao. Abel fez levantamentos de todos os gastos setoriais, mapeou essas informaes, correlacionando-as produo estabelecida para o setor, identificou pontos que poderiam ter o custo minimizado sem prejuzo da qualidade e do volume do trabalho. Abel props um mtodo para atingir o objetivo traado, que foi altamente elogiado pela administrao superior, mas, infelizmente, no conseguiu o engajamento dos colaboradores da unidade. Nessa situao, Abel foi eficiente, mas no foi eficaz.

(CESPE/Unb Analista Judicirio/ TRT 16 Regio) Em cada um dos itens que se seguem, apresentada uma situao hipottica acerca do trabalho em equipe do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada. 38. Cleide, servidora pblica, lotada h trs anos no mesmo setor e tem atitude favorvel em relao ao seu trabalho. Nessa situao, correto afirmar que a atitude de Cleide resultado do julgamento positivo de seu trabalho com relao aos componentes cognitivos, afetivos e comportamental.

(CESPE/Unb Agente Administrativo/ Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome) No que se refere a relaes humanas, julgue os itens que se seguem:
39. O relacionamento entre as pessoas refere-se a relaes humanas, sendo que nessa interao h influncias mtuas, que podem ser positivas, negativas ou neutras.

40. Cibele coordena suas emoes em funo de objetivos que julga importantes para seu trabalho e sua carreira profissional. Nessa situao, correto afirmar que Cibele tem auto-motivao. (CESPE/UnB TRE/BA 2010) Em situaes de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, h atividades a serem executadas, interaes e sentimentos envolvidos. Acerca das relaes humanas no trabalho, julgue os prximos itens. 41. Competncia interpessoal a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada s necessidades de cada uma e exigncia da situao. 42. Para atuar de forma competente e eficaz no trabalho, o servidor deve evitar ver por vrios ngulos os aspectos de uma mesma situao, deve atuar de maneira formal e padronizada, pois se trata do cumprimento de regras institucionais.

43. Os feedbacks fornecidos a respeito de colegas de trabalho devem incluir julgamentos e avaliaes acerca desses colegas, devem ser especficos quanto aos eventos tratados e compatveis com as necessidades de ambos. 44. As necessidades de estima envolvem, entre outros aspectos, o autorreconhecimento das capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros em face da capacidade individual de adequao s funes que so desempenhadas. 45. Para uma relao positiva entre as pessoas no ambiente de trabalho, necessrio avaliar quais condies de trabalho predominam em cada momento. 46. Os conflitos interpessoais so de natureza disfuncional, traduzida pela intensidade, estgio de evoluo, contexto e forma como so tratados e, por tais motivos, esses conflitos devem ser evitados no contexto de trabalho.

(CESPE/UnB - MPU 2010) No que se refere s relaes humanas no ambiente de trabalho, julgue os prximos itens.

47. Os conflitos devem ser considerados situaes anmalas, com conseqncias negativas para a vida social.
48. Quanto maior for a complexidade das atividades realizadas, maior ser o nmero mximo de subordinados que deve se reportar a um gestor. 49. A produtividade e a eficincia de um grupo esto estreitamente relacionadas no apenas competncia de seus membros, mas, sobretudo, natureza de suas relaes interpessoais.

50. Considere que, em uma organizao, o gerente de determinado setor, para resolver o conflito entre grupos de trabalho cujos membros se ofendiam mutuamente e no repassavam informaes, convoque todos os integrantes desses grupos para participarem de um seminrio em local afastado da sede da organizao. Nessa situao, o contato social pode ser oportunidade para a intensificao do conflito. 51. A identificao e o reconhecimento das prprias emoes so aes primordiais para que o lder de grupo consiga reconhecer as emoes dos outros membros do grupo e possa apresentar uma proposta de comportamento mais adequada para resolver situaes de conflito.

CURSO ESPECFICO DE SEGURANA PARA O TRE, TRT, TRF, STM, TJ, MPU E MPE TEORIA E QUESTES CESPE/UnB

DISCIPLINAS QUE SERO ABORDADAS


* SEGURANA DE DIGNITRIOS; * SEGURANA FSICA E PATRIMONIAL DE INSTALAES; * ARMAMENTO E TIRO; * TCNICAS OPERACIONAIS; * DEFESA PESSOAL; * RELAES HUMANAS; * TRABALHO EM EQUIPE.

TRABALHO EM EQUIPE
Cada vez mais, as equipes se tornam a forma bsica de trabalho nas organizaes do mundo contemporneo. As evidncias sugerem que as equipes so capazes de melhorar o desempenho dos indivduos quando a tarefa requer mltiplas habilidades, julgamentos e experincias. Quando as organizaes se reestruturaram para competir de modo mais eficiente e eficaz, escolheram as equipes como forma de utilizar melhor os talentos dos seus funcionrios. As empresas descobriram que as equipes so mais flexveis e reagem melhor s mudanas do que os departamentos tradicionais ou outras formas de agrupamentos permanentes. As equipes tm capacidade para se estruturar, iniciar seu trabalho, redefinir seu foco e se dissolver rapidamente. Outras caractersticas importantes que as equipes so uma forma eficaz de facilitar a participao dos trabalhadores nos processos decisrios e aumentar a motivao dos funcionrios.

Diferena entre Grupo e Equipe Grupo definido como dois ou mais indivduos, em interao e interdependncia, que se juntam para atingir um objetivo. Um grupo de trabalho aquele que interage basicamente para compartilhar informaes e tomar decises para ajudar cada membro em seu desempenho na sua rea de responsabilidade. Os grupos de trabalho no tm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforo conjunto. Assim, seu desempenho apenas a somatria das contribuies individuais de seus membros. No existe uma sinergia positiva que possa criar um nvel geral de desempenho maior do que a soma das contribuies individuais. Uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforo coordenado. Os esforos individuais resultam em um nvel de desempenho maior do que a soma daquelas contribuies individuais. A principal caracterstica de uma equipe: COOPERAO

Transformando indivduos em membros de equipe - partilham suas idias para a melhoria do que fazem e de todos os processos da equipe; - respeitam as individualidades e sabem ouvir; - comunicam-se ativamente; - desenvolvem respostas coordenadas em benefcios dos propsitos definidos; - constroem respeito, confiana mtua e afetividade nas relaes; - participam do estabelecimento de objetivos comuns; - desenvolvem a cooperao e a integrao entre os membros.

Fatores que interferem no trabalho em equipe

Estrelismo; Ausncia de comunicao e de liderana; Posturas autoritrias; Incapacidade de ouvir; Falta de treinamento e de objetivos; No saber quem quem na equipe.

So caractersticas das equipes eficazes: Comprometimento dos membros com propsitos comuns e significativos; O estabelecimento de metas especficas para a equipe que conduzam os indivduos a um melhor desempenho e tambm energizam as equipes. Metas especficas ajudam a tornar a comunicao mais clara. Ajudam tambm a equipe a manter seu foco sobre a obteno de resultados; Os membros defendem suas idias, sem radicalismo; Liderana situacional: o lder age de acordo com o grau de maturidade da equipe; ou seja, de acordo com a contingncia; Questes comportamentais so discutidas abertamente, principalmente as que podem comprometer a imagem da equipe ou organizao; O nvel de confiana entre os membros elevado; Demonstram confiana em seus lderes, tornando a equipe disposta a aceitar e a se comprometer com as metas e as decises do lder; Flexibilidade, permitindo que os membros da equipe possam completar as tarefas uns dos outros. Isso deixa a equipe menos dependente de um nico membro; Conflitos so analisados e resolvidos; H uma preocupao / ao contnua em busca do auto-desenvolvimento.

O desempenho de uma equipe no apenas a somatria das capacidades individuais de seus membros. Contudo, estas capacidades determinam parmetros do que os membros podem fazer e do quo eficientes eles sero dentro da equipe. Para funcionar eficazmente, uma equipe precisa de trs tipos diferentes de capacidades. Primeiro, ela precisa de pessoas com conhecimentos tcnicos. Segundo, pessoas com habilidades para soluo de problemas e tomada de decises que sejam capazes de identificar problemas, gerar alternativas, avaliar essas alternativas e fazer escolhas competentes. Finalmente, as equipes precisam de pessoas que saibam ouvir, dem feedback, solucionem conflitos e possuam outras habilidades interpessoais.

Tipos de Equipe As equipes podem realizar uma grande variedade de coisas. Elas podem fazer produtos, prestar servios, negociar acordos, coordenar projetos, oferecer aconselhamentos ou tomar decises.

Equipes de trabalho autogerenciadas: So equipes autnomas, que podem no apenas solucionar os problemas, mas tambm implementar as solues e assumir total responsabilidade pelos resultados. So grupos de funcionrios que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores. Normalmente, isso inclui o planejamento e o cronograma de trabalho, a delegao de tarefas aos membros, o controle coletivo sobre o ritmo de trabalho, a tomada de decises operacionais e a implementao de aes para solucionar problemas. As equipes de trabalho totalmente autogerenciadas at escolhem seus membros e avaliam o desempenho uns dos outros. Conseqentemente, as posies de superviso perdem a sua importncia e at podem ser eliminadas.

Equipes multifuncionais: So equipes formadas por funcionrios do mesmo nvel hierrquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes desempenham vrias funes (multifunes), ao mesmo tempo, ou seja, no h especificao para cada membro. O sentido de equipe exatamente esse, os membros compensam entre si as competncias e as carncias, num aprendizado contnuo. As equipes multifuncionais representam uma forma eficaz de permitir que pessoas de diferentes reas de uma empresa (ou at de diferentes empresas) possam trocar informaes, desenvolver novas idias e solucionar problemas, bem como coordenar projetos complexos. Evidentemente, no fcil administrar essas equipes. Seus primeiros estgios de desenvolvimento, enquanto as pessoas aprendem a lidar com a diversidade e a complexidade, costumam ser muito trabalhosos e demorados. Demora algum tempo at que se desenvolva a confiana e o esprito de equipe, especialmente entre pessoas com diferentes histricos, experincias e perspectivas.

Equipes Virtuais: Os tipos de equipes analisados at agora realizam seu trabalho face a face. As equipes virtuais usam a tecnologia da informtica para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. Elas permitem que as pessoas colaborem on-line utilizando meios de comunicao como redes internas e externas, videoconferncias ou correio eletrnico quando esto separadas apenas por uma parede ou em outro continente. So criadas para durar alguns dias para a soluo de um problema ou mesmo alguns meses para concluso de um projeto. No so muito adequadas para tarefas rotineiras e cclicas. LIDERANA a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Fonte: O monge e o Executivo: James C. Hunter

TEORIA DA LIDERANA SITUACIONAL OU CONTIGENCIAL de Hersey e Blanchard O verdadeiro lder assume as quatro posies, de acordo com a situao em que est envolvido. Liderar uma questo de bom senso, de saber posicionar-se na medida certa em relao s pessoas e circunstncias.

LIDER AUTOCRTICO/DIRETIVO Orientado para resultados. Decidido, eficiente, rpido, objetivo, assume riscos. Valoriza resultados, cumprimento de metas. Sob a influncia deste estilo o grupo age como ser dependente de uma orientao constante. LIDER DEMOCRTICO/APOIADOR Orientado para idias; criativo, entusiasmado, estimulante e persuasivo. Valoriza o reconhecimento e promove o Esprito de Equipe / time.

LIDER PARTERNALISTA/APOIADOR Orientado para o relacionamento. Amvel, compreensivo, prestativo. Valoriza a ateno que recebe, criando assim constante dependncia de seus colaboradores. LDER LIBERAL / LAISSEZ FAIRE Significa literalmente deixar fazer, deixar ir, deixar passar. Neste tipo de liderana a equipe atingiu a maturidade e no mais precisa de superviso extrema de seu lder. Os liderados ficam mais livres para por seus projetos em prtica.

EXERCCIOS
(CESPE/Unb Tcnico Judicirio/TST/2008) Para trabalhar em equipe, o servidor pblico deve apresentar comportamento adequado a essa forma de atuar. Acerca das caractersticas que envolvem o trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem: 01. A confiana deve fazer parte das relaes entre os membros das equipes de trabalho. Para estabelec-la, cada membro deve agir com lealdade, coerncia e integridade, e deve defender radicalmente suas prprias idias no grupo, como forma de demonstrar competncia e autoconfiana. 02. Cada membro da equipe de trabalho deve responsabilizar-se pela organizao e pelo sucesso de sua parte no trabalho, no sendo adequado se envolver nas tarefas dos colegas, uma vez que eles, sendo responsveis por essas tarefas, sero cobrados pelos resultados que obtiverem. 03. No existe um modo ideal de se liderar em todas as situaes, ou seja, o melhor estilo de se liderar depende da situao encontrada.

04. O estilo de liderana autocrtico caracterizado pela tomada de decises pelo grupo, com participao mnima do lder e liberdade aos indivduos. 05. Um estilo de deciso conceituado com laissez-faire caracterizase pelas atitudes mais positivas em relao aos integrantes, ou seja, solicita dos funcionrios as suas opinies acerca de uma tomada de deciso. 06. Vtor, diretor administrativo de uma empresa pblica, tem 3 gerncias sob seu comando direto. Vtor adota uma conduta de congruncia entre seus objetivos e os dos gerentes, exercendo uma influncia descendente sobre eles. Vtor incentiva seus gerentes a ter relao de independncia em relao s decises setoriais. Nessa situao, a conduta de Vtor, perante os gerentes, caracteriza uma relao de poder.

(CESPE/Unb Agente Administrativo/ DFTrans/2008) Servidores de uma instituio pblica necessitam realizar um trabalho em conjunto. Embora apresentem as competncias tcnicas necessrias, no conseguem atingir os objetivos negociados, devidos a problemas interpessoais. Considerando a situao hipottica, julgue os itens a seguir, relativos a o trabalho em equipe. 07. Os conflitos entre os membros do grupo podem estar relacionados insatisfao de necessidades individuais ligadas a poder e afetividade. 08. A explorao de percepes e sentimentos entre os membros do grupo aumentaria os problemas interpessoais e prejudicaria o alcance da compreenso mtua.

09. Com base nas informaes contidas na situao apresentada, no se pode definir o referido trabalho como trabalho em equipe, pois parece faltar a disposio dos membros envolvidos para compartilhar objetivos e cooperar uns com os outros. 10. Os problemas de participao do grupo podem ter como origem aspectos intrapessoais, no entanto, a apreenso da situao interpessoal est condicionada ao contexto do trabalho a ser desenvolvido. (UnB/CESPE Tcnico Judicirio / STJ/2008) No trabalho em equipe, normas bsicas asseguram a qualidade dos resultados e o bom clima entre os integrantes. Acerca desse tema, julgue os prximos itens.

11. Se, em um grupo de trabalho, quando um membro fala, outro habitualmente o interrompe com piadas acerca do assunto ou com relato de caso irrelevante, a possibilidade de que esse grupo venha a funcionar como equipe eficaz ser diminuda.

12. Um trabalho em equipe ser tanto menos produtivo quanto mais o chefe do servio definir os objetivos e metas, porque essa conduta reduz a criatividade do grupo. (CESPE/Unb Agente Administrativo/ Secretaria de Estado de Gesto Administrativa/2004)

13. Para o bom desempenho gerencial, imprescindvel que se mantenha a disciplina da equipe, sem, porm, usar de autoritarismo. Um bom gerente percebe que suas aes hoje tm repercusso sobre os resultados que ele vai obter no futuro. A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subseqentes.
14. A gesto do trabalho em equipe pressupe o despojamento da arrogncia, da vaidade e da superestimao do cargo por parte dos supervisores.

15. A eficcia e a eficincia do trabalho em equipe so, igualmente, resultantes do empenho individual e coletivo. 16. No trabalho em equipe, a subordinao enseja atitudes de lealdade, dedicao, disciplina e colaborao com os pares e com a gerncia.

(CESPE/Unb Tcnico Judicirio/TRT) No que se refere ao trabalho em equipe e ao relacionamento interpessoal, julgue o item seguinte.
17. Para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz, necessrio que seus membros tenham competncias de integrao, criem regras de convivncia, no imponham limites e busquem o alcance das metas. 18. Bruno, administrador pblico, interage com os demais colaboradores de seu setor basicamente para compartilhar informaes e tomar decises que ajudem cada pessoa no seu desempenho funcional, no campo definido como de responsabilidade individual. Nessa situao, essa coletividade funcional com a qual Bruno interage denominada equipe de trabalho.

As organizaes que tm orientao para a qualidade buscam, freqentemente, planejar seus trabalhos por meio da utilizao de equipes de trabalho. Essa estratgia gerencial, se bem conduzida, d mais confiana aos colaboradores e possibilita melhores resultados para a organizao. Tendo o texto acima por referncia inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito do trabalho em equipe. 19. O nvel potencial de desempenho de uma equipe pouco depende dos recursos individuais de seus membros. O bom nvel de desempenho da equipe depende mais do recurso global, constitudo pelo grupo. 20. As equipes de trabalho precisam de um lder formal. Essa liderana tem os propsitos de organizar melhor o desenvolvimento do trabalho, conduzir a equipe para o alcance das metas e intermediar a comunicao com os superiores. 21. Para ser eficaz, uma equipe de trabalho deve ter os papis de seus membros preestabelecidos, por meio de definio clara e objetiva de atribuies e competncias, que restrinja o campo de atuao individual de seus membros.

22. O relacionamento interpessoal um dos aspectos mais importantes que contribuem para a eficcia do trabalho em equipe. Esse tipo de trabalho exige que seus membros tenham empatia, postura profissional participativa, capacidade de comunicao e respeito individualidade do outro. (CESPE/Unb Assistente Administrativo/FUB) Nas organizaes, o sucesso profissional resultante de alguns fatores interligados, mas os dois aspectos mais significativos esto representados nas competncias tcnica e interpessoal. No final do sculo XX, a competncia interpessoal ganhou novo alento com a insero do conceito de inteligncia emocional no mbito dos estudos das relaes humanas no trabalho. Com referncia a esse assunto, julgue os itens subseqentes.

23. O verdadeiro lder deve saber se colocar no lugar de seus colaboradores; se no conseguir ser emptico, certamente cometer inmeros erros, que influenciaro negativamente o trabalho de sua equipe.

24. A capacidade de desenvolver trabalhos em equipe, com postura profissional participativa e aceitao da premissa de que cada pessoa tem uma contribuio a oferecer, uma competncia exclusivamente gerencial.

(CESPE/Unb Atendente de Recepo/TJBA) No campo das relaes humanas no trabalho, os problemas eventualmente existentes, assim como os problemas de matemtica, exigem, para a sua soluo, o equacionamento devido de todos os elementos envolvidos. Acerca desse assunto e em relao aos aspectos que devem ser considerados ao se equacionar um problema de relacionamento interpessoal, julgue os itens que se seguem. 25. Como lder, o gerente dever saber distinguir para garantir o sucesso das relaes interpessoais, as pessoas de sua equipe. Cada pessoa deve ter respeitada a sua individualidade e a equipe deve ser compreendida no seu comportamento e em suas reaes, pois ela tem personalidade prpria, que muito mais que a simples soma das personalidades individuais que o compem. 26. Cabe ao supervisor atribuir tarefas, acompanhar o desenvolvimento delas e avaliar os resultados, enquanto ao supervisionado cumpre seguir as determinaes superiores com eficincia, profissionalismo e pleno servilismo.

(CESPE/Unb MPU - 2010) Um time de futebol, cujo objetivo marcar gols e vencer jogos e campeonatos, desenvolve habilidades diferenciadas de acordo com os papis de cada jogador, como o goleiro, o zagueiro, o atacante, o volante. coordenado por um tcnico, que desenvolve um plano de trabalho configurado no esquema ttico. Uma orquestra sinfnica, cujo objetivo executar uma sinfonia, desenvolve habilidades diferenciadas de acordo com os papis de cada msico, como o pianista, o clarinetista, o violinista, o trompetista. coordenada por um maestro, que desenvolve um plano de trabalho configurado nas partituras. Com base nesses exemplos, julgue os itens a seguir. 27. Comparando-se os dois exemplos, conclui-se que a orquestra sinfnica tende a ser mais eficaz na consecuo de seu objetivo, visto que os papis de seus membros so preestabelecidos e especficos, o que restringe o campo de atuao individual de seus membros. 28. Para haver uma equipe, basta que as pessoas trabalhem em uma mesma atividade. A interao entre elas gera a equipe, a exemplo do time de futebol e da orquestra sinfnica.

29. A orquestra sinfnica constitui exemplo de trabalho em equipe, visto que o exerccio da atividade no permite que alguns se esforcem mais e os outros apenas observem.

30. Os exemplos mostram que trabalhar em equipe no , apenas, uma tcnica administrativa, tambm um princpio de gesto.
Com relao ao trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.

31. O aumento do salrio dos membros da equipe de trabalho determinante tanto para o estmulo no desenvolvimento de tarefas individuais quanto para o incremento proporcional do desempenho profissional de cada um desses membros. 32. A existncia de lderes nas equipes de trabalho imprescindvel para que os objetivos do trabalho sejam alcanados.

33. O nmero de integrantes da equipe, as caractersticas de cada um deles e o grau de interferncia de ganhos e perdas no trabalho sobre a atuao profissional no afetam o desempenho da equipe. 34. A relao de dependncia e de complementaridade de conhecimentos e habilidades necessrios para a realizao de determinadas atividades no ambiente organizacional justifica a necessidade do trabalho em equipe. 35. No trabalho em equipe, as recompensas igualitrias para o grupo e proporcionais para os indivduos geram melhor desempenho.

CURSO ESPECFICO DE SEGURANA PARA

O TRE, TRT, TRF, STM, TJ, MPU E MPE


TEORIA E QUESTES CESPE/UnB

DISCIPLINAS QUE SERO ABORDADAS


* SEGURANA DE DIGNITRIOS; * SEGURANA FSICA E PATRIMONIAL DE INSTALAES; * ARMAMENTO E TIRO; * TCNICAS OPERACIONAIS; * DEFESA PESSOAL; * RELAES HUMANAS; * TRABALHO EM EQUIPE; * QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PBLICO; * PRIMEIROS SOCORROS; * PREVENO E COMBATE A INCNDIO.

SEGURANA DE DIGNITRIOS
CONCEITOS A Segurana de Autoridade uma atividade de apoio executada em tarefa nica (prover segurana), sendo os conceitos segurana e proteo, fundamentais ao cumprimento do servio. Dignitrio a pessoa que exerce um cargo elevado. Pessoa importante em decorrncia de sua funo. Para o agente aquele que deve ser protegido. Ex.: um magistrado, um procurador, um presidente, um governador, um prefeito, etc. Mosca Denominao utilizada, na Segurana Aproximada, para o Agente que anda mais prximo da autoridade. Se todas as medidas de segurana falharem, atuar como escudo-humano da autoridade.

Segurana Conceito que tem um sentido amplo, j que abrange um conjunto de medidas a serem observadas e executadas, direta ou indiretamente, com o propsito de preservar a integridade do dignitrio (fsica, moral, psicolgica, imagem). Caracteriza-se pelo sentimento de que sua integridade no ser atingida. Proteo Atividade que prov ao dignitrio segurana imediata, por meio de agentes de segurana que realizam tarefas especficas de garantia da integridade. Configura-se principalmente pela segurana aproximada.

Princpio da massa O princpio da massa na doutrina de segurana significa que uma fora inferior pode obter superioridade decisiva, desde que seja aplicada no momento e no local oportunos. Servio de Segurana (SS) uma organizao destinada a garantir a integridade de uma autoridade. No planejamento do SS devem ser considerados os conceitos de Segurana e Proteo. O xito do SS dependente do grau de colaborao da autoridade. FUNES E COMPOSIO DAS EQUIPES DE SEGURANA Chefe de Segurana (CS) quem conduz o SS, sendo o principal responsvel pela segurana fsica da autoridade. Cabe ao CS planejar, orientar e acompanhar as aes do SS.

Subchefe de Segurana Substituto eventual do CS e responsvel pelo adestramento da equipe. Agente de Segurana Elemento habilitado e selecionado para compor as Equipes de Segurana, com capacidade fsica e moral para evitar, de forma preventiva, que o dignitrio seja posto em situaes de elevados riscos. Planejador de Segurana o responsvel pela realizao do planejamento da segurana de eventos, levantamento das informaes referentes aos eventos, efetuar a coordenao entre as Equipes e ligaes com rgos externos.

Clula de segurana o ncleo central de todo o aparato de segurana, integrado pela autoridade a ser protegida e pela Equipe de Segurana Aproximada. Equipes de Segurana So as equipes que compem o SS e dividem-se em: GRUPO DE PREPARAO - Equipe de Vistoria; - Equipe Precursora GRUPO DE EXECUO - Equipe de Segurana Aproximada; - Equipe de Segurana Velada; e - Equipe de Segurana Ostensiva.

ATRIBUTOS ESSENCIAIS DOS AGENTES DE SEGURANA - Pessoais a) Resistncia fadiga b) Honestidade c) Discrio d) Coragem e) Estabilidade Emocional f) Nvel intelectual e cultural

- Profissionais g) Manuseio de armas h) Noes de defesa pessoal

NORMAS DE CONDUTA PESSOAL a) Durante a execuo do Servio de Segurana o agente no deve comer, beber ou fumar no mesmo ambiente da autoridade, exceto quando houver o convite que, normalmente, dirigido ao Chefe de Segurana. As refeies e o fumo devero ser feitos em horrio e local adequados e quando a situao permitir.

b) Usar trajes adequados ao local e tipo de misso, devendo ser o mais discreto possvel, e nunca se descuidar da apresentao pessoal (cabelo, barba, asseio corporal, apuro no traje); c) No ostentar armas e equipamentos (discrio). Utilizar equipamento rdio somente o necessrio de modo a no chamar a ateno, tratando apenas de assuntos relacionados misso;

d) Ser pontual, lembrando que a autoridade tambm deve ser, tendo em vista as medidas de segurana e coordenao existentes. Para tal, todas as medidas de precauo nos deslocamentos devem contemplar o horrio;
e) Nunca ter dvida, por menor que seja, do que dever ser feito e da misso como um todo. A mnima dvida pode gerar grande prejuzo ao Servio de Segurana, comprometendo, inclusive, a incolumidade da autoridade.

f) Conhecer os elementos de outras organizaes empenhados na misso, assim como suas identificaes, de modo a evitar barrar os outros profissionais com a mo no peito, o que gera constrangimento e pode ocasionar confuso entre equipes e organizaes diferentes. g) Uma das formas da Equipe de Segurana cumprir sua misso desestimular quaisquer elementos adversos de realizar qualquer ato agressivo contra a autoridade a ser protegida. Esta dissuaso tem incio com a credibilidade que os Agentes de Segurana e a estrutura inspiram. Portanto, por meios dos gestos, atitudes e posturas dos Agentes de Segurana j surge a primeira oportunidade para se construir a imagem de seriedade, eficcia, respeito e profissionalismo.

PRINCPIOS DE SEGURANA E PROTEO

a) No existe meia segurana. A atividade deve ser realizada com todo o tipo de precauo possvel, proporcional ao risco que corre a autoridade. importante uma boa coleta de informaes a respeito da autoridade, locais a serem visitados e itinerrios, para um melhor planejamento. b) O itinerrio a ser percorrido pelo dignitrio deve, o quanto possvel, restringir-se ao conhecimento da assessoria de segurana.
c) Uma situao de perigo no deve ser enfrentada, caso exista a possibilidade de evit-la, pois mesmo com superioridade a situao poder evoluir para o descontrole. d) Precisamos dispor de dados relativos s caractersticas pessoais, personalidade e hbitos da autoridade a ser protegida, mas consideremos que a sua vontade pessoal no deve ser levada em considerao, se o seu atendimento implicar em risco para o esquema de segurana e conseqentemente para a sua prpria proteo.

e) O grau de risco, a importncia do dignitrio e a conjuntura poltica, econmica e social so fatores que condicionam o planejamento e a execuo de um servio de segurana de dignitrios. f) Os graus de segurana classificam-se em proteo, cobertura e vigilncia. g) Caber ao elemento de segurana, e somente a ele, a deciso sobre o qu fazer, como fazer e quando fazer. h) Objetividade, iniciativa, simplicidade, surpresa e, se necessrio, emprego da fora. i) No existem planos padro eficazes. Todos os planejamentos devem ser particularizados.

j) Em caso de atentado ou ameaa de agresso contra a autoridade, possvel que procedimentos de proteo, remoo e reao devam ser adotados. k) Quando a segurana de um dignitrio for complexa e exigir grande nmero de agentes, devem ser estabelecidos cdigos para identificao dos agentes e tambm do dignitrio.

l) Onde quer que voc tenha de atuar, que sua mente j tenha estado l antes.
m) No se pode confundir a boa sorte com boas tticas. n) A verdadeira segurana no se improvisa! Preveno a palavra chave.

CRCULOS CONCNTRICOS DE SEGURANA E PROTEO

ESCOLTAS 1 - Escolta a p Durante a realizao da escolta p de uma determinada autoridade, regras bsicas de proteo pessoal devem ser observadas: - estabelecer formaes flexveis; - cobrir o corpo da autoridade; - manter preservada a imagem da autoridade; - observar constantemente todas as situaes e comportamentos suspeitos; - manter vigilncia sobre o seu setor de responsabilidade; e - observar distncias e intervalos corretos.

Formaes

- em Losango
utilizada quando se faz necessrio cerrar sobre a autoridade a qualquer momento. o tipo de formao que proporciona melhor segurana aproximada. Deve ser desenvolvida de acordo com o pblico e nmero de agentes.

- em cunha ou em V utilizada quando a frente para onde a autoridade se desloca est protegida. o tipo de formao que menos chama a ateno e a que melhor favorece a imagem da autoridade. Tambm varia com o nmero de agentes.

- em S ou Israelense conhecida como formao em S por causa da disposio dos agentes. mundialmente empregada na segurana como uma das mais compactas e eficientes formas de se conduzir um dignitrio a p. Sendo que praticamente todos os ngulos de ataque podero ser cobertos por qualquer dos agentes de segurana. A maior vantagem da formao em S, baseada na metodologia israelense, a descrio das funes dos membros de uma equipe de segurana aproximada.

2 Escolta motorizada Durante a realizao dos deslocamentos motorizados, a Equipe de Segurana passar a observar outro conjunto de medidas apropriadas para esta nova situao. A estrutura de segurana empregada variar em funo da disponibilidade de viaturas, nmero de agentes, caractersticas do itinerrio e dos locais de desembarque. Prescries a serem observadas por ocasio do emprego de viaturas: I) inspecionar o carro antes de guard-lo e antes de us-lo; II) deslocar-se por itinerrio previamente escolhido;

III) variar os itinerrios; IV) manter as portas trancadas e vidros fechados, manter o veculo engrenado nas paradas temporrias (no carro da autoridade); V) ter a mxima ateno em todos os movimentos; VI) manter velocidade alta com segurana; VII) em caso de ataque, manter-se em movimento; VIII) estacionar sempre com a frente voltada para a sada; IX) ter sempre em mente a necessidade posicionar a viatura para uma eventual sada antecipada ou fuga;

X) no permanecer sentado no carro estacionado, aguardando a autoridade em locais que no sejam efetivamente seguros; e XI) ter bastante ateno ao passar por pontos crticos no deslocamento motorizado de autoridades, como: Sinais luminosos, bancas de jornais, telefones pblicos e subidas ngremes. b) Situaes que o motorista da autoridade deve evitar I - Paradas mesmo rpidas, junto a nibus, viaturas fechadas e caminhes;

II - Paradas prximas ao meio fio;


III - Paradas prximas a filas para coletivos;

IV - Paradas prximas a carrocinhas de vendedores; e V - Deslocamento junto ao meio fio. c) Formas de desembarque de autoridade - ORTODOXO - desembarque realizado pela direita do comboio no sentido da via, a autoridade desembarca pela direita, no mesmo lado que o Chefe da Segurana. - NO-ORTODOXO - desembarque realizado pela esquerda do comboio no lado oposto ao sentido da via, a autoridade desembarca pela esquerda, no lado oposto ao do Chefe da Segurana.

d) Escolta com duas viaturas

e) Escolta com trs viaturas

EXERCCIOS
Acerca de segurana de autoridades que ocupam cargo elevado, julgue os itens. 1. (CESPE TSE 2006) Quando o agente de segurana faz a segurana de uma autoridade em uma festa, o ideal que ele se misture aos convidados, comendo, bebendo, pois assim ele no levantar suspeita.

2. (CESPE TSE 2006) A segurana em torno de uma autoridade deve-se desenvolver em crculos concntricos.
3. (CESPE TSE 2006) As equipes de segurana esto distribudas em dois grandes grupos: o grupo de execuo e o grupo precursor. 4. (CESPE TSE 2006) O chefe da segurana o principal responsvel pela segurana da autoridade; portanto, ele ter de ficar sempre frente da autoridade.

5. (CESPE TSE 2006) Acerca da composio das equipes de segurana, a equipe que no faz parte do grupo de execuo a equipe de segurana externa. Acerca das formaes das escoltas a p, julgue os itens a seguir. 6. (CESPE TSE 2006) A formao em cunha ou V muito utilizada, nesse tipo de escolta, pois chama menos a ateno e favorece a imagem de quem se est protegendo. 7. (CESPE TSE 2006) Na formao em losango, utiliza-se o nmero mnimo de cinco agentes. 8. (CESPE TSE 2006) Qualquer que seja a formao, o mosca o ltimo recurso utilizado em caso de um atentado.

9. (CESPE TSE 2006) Na formao em losango, o mosca se posiciona direita da pessoa que est sendo protegida. No tocante segurana de dignitrios, julgue os itens a seguir. 10. (CESPE TRE/PA 2007) A equipe de segurana aproximada, responsvel pela proteo direta da autoridade, acompanhando-a em todos os seus passos, deve observar posicionamentos, regras bsicas e procedimentos especficos.

11. (CESPE TRE/PA 2007) O membro da equipe de segurana aproximada que anda mais prximo da autoridade denominado ponta.
12. (CESPE TRE/PA 2007) A maior vantagem da formao em S, baseada na metodologia israelense, a descrio das funes dos membros de uma equipe de segurana aproximada.

13. (CESPE TRE/PA 2007) O grau de risco, a importncia do dignitrio e a conjuntura poltica, econmica e social so fatores que condicionam o planejamento e a execuo de um servio de segurana de dignitrios. 14. (CESPE TRE/PA 2007) A principal tarefa do agente de segurana pessoal evitar, de forma preventiva, que o dignitrio seja posto em situaes de elevados riscos. De acordo com os conceitos mundialmente consagrados a respeito da segurana de dignitrios, julgue os itens a seguir.

15. (CESPE TJ/DF - 2008) Os graus de segurana classificam-se em proteo, cobertura e vigilncia.
16. (CESPE TJ/DF - 2008) O itinerrio a ser percorrido pelo dignitrio deve, o quanto possvel, restringir-se ao conhecimento da assessoria de segurana.

17. (CESPE TJ/DF - 2008) Nos deslocamentos motorizados de uma autoridade, o mnimo aceitvel so dois veculos o da equipe de segurana pessoal, que segue avanado, e o veculo do dignitrio, que se desloca retaguarda. 18. (CESPE TJ/DF - 2008) As regras bsicas no transporte de uma autoridade incluem manter os vidros abertos durante os deslocamentos; engrenar o veculo nas paradas temporrias; acionar as travas das portas, no iniciando o deslocamento do veculo sem que todas estejam travadas. 19. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que determinada autoridade, no obstante forte esquema de segurana pessoal a sua disposio, tenha sido vtima de um atentado que resultou em seu seqestro. Nessa situao hipottica, a equipe de segurana pessoal dessa autoridade, obrigatoriamente, deve integrar a investigao e eventual operao anti-seqestro, em face de sua proximidade com a vtima.

20. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que determinada autoridade deve comparecer a um evento a ser realizado em recinto fechado para pequeno nmero de pessoas, todavia havendo srio risco de eventual atentado por parte de foras oponentes. Nessa situao hipottica, ao tomar conhecimento disso, o servio de segurana, antes de qualquer medida, deve impedir a realizao do evento, visando garantir a integridade fsica do dignitrio. 21. (CESPE TJ/DF - 2008) Os princpios da segurana de dignitrios incluem objetividade, iniciativa, simplicidade, surpresa e, se necessrio, emprego da fora.

22. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que uma autoridade, detentora do mais alto cargo do poder executivo de um pas, tenha agendado viagem a um pas estrangeiro, onde visitar vrios locais pblicos e participar de inmeros eventos. Nessa situao hipottica, cabe inicialmente ao servio de segurana deslocar o grupo de preparao, composto pelas equipes precursora e de vistoria para o local, visando ao reconhecimento, com antecedncia, dos lugares a serem visitados pela autoridade, verificando as condies de segurana e captando sinais quanto possibilidade de ocorrerem acidentes naturais ou provocados, alm de identificar, neutralizar ou remover dispositivos que ofeream perigo. 23. (CESPE TJ/DF - 2008) O princpio da massa na doutrina de segurana significa que uma fora inferior pode obter superioridade decisiva, desde que seja aplicada no momento e no local oportunos.

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a segurana de autoridades. 24. (CESPE MPE/AM 2008) Sinais luminosos, bancas de jornais, telefones pblicos e subidas ngremes so pontos crticos do deslocamento motorizado de autoridades. 25. (CESPE MPE/AM 2008) Grau de risco, importncia e comportamento do dignitrio, conjuntura poltica e disponibilidade de recursos so fatores que condicionam o planejamento e a execuo de um trabalho de segurana de dignitrios. 26. (CESPE MPE/AM 2008) Recomenda-se que o agente responsvel pela segurana de dignitrios ostente armas e equipamentos de rdio, com o objetivo de inibir qualquer tipo de ameaa autoridade.

27. (CESPE MPE/AM 2008) Verificar condies do local e do pblico antes da passagem ou chegada da autoridade responsabilidade da equipe de segurana ostensiva. 28. (CESPE MPE/AM 2008) As equipes de segurana so distribudas em grupos de execuo e de preparao. A equipe precursora e a equipe de vistoria fazem parte do grupo de execuo. 29. (CESPE MPE/AM 2008) A formao bsica em cunha ou V da escolta a p, utilizada quando o dignitrio se desloca para uma frente j protegida, o tipo de formao mais discreta e que mais favorece a imagem da autoridade. 30. (CESPE MPE/AM 2008) Se uma autoridade estiver participando de um jantar e, subitamente, faltar energia eltrica, a atitude da equipe de segurana deve ser cercar a autoridade e controlar imediatamente as entradas e sadas do local.

31. (CESPE MPE/AM 2008) Em escolta motorizada realizada com duas viaturas, do chefe da segurana a responsabilidade de abrir a porta do dignitrio no momento do desembarque. 32. (CESPE MPE/AM 2008) Em inaugurao de uma indstria em recinto aberto com a presena de autoridade, os seguranas s devem liberar o pblico presente aps a sada do dignitrio. 33. (CESPE MPE/AM 2008) Quando uma autoridade for assistir a uma pea teatral, a segurana deve posicion-la na primeira fila prxima ao palco, aos corredores e s portas, para facilitar sua sada do ambiente em caso de crise.

Uma equipe de profissionais responsvel pela segurana de uma autoridade do poder executivo tem a misso de acompanh-la e proteg-la em uma solenidade em que, conforme notcias, um grupo de pessoas pretende confront-la publicamente. O espao destinado ao evento um auditrio fechado com capacidade para dois mil lugares. Com relao situao hipottica apresentada, julgue os itens a seguir. 34. (CESPE TST 2008) Para essa situao, correto que seja elaborado um planejamento de segurana, para o qual devero ser coletadas informaes inerentes ao evento, tais como nmero de participantes, controle de entrada, identificao de participantes, levantamento do local, grau de risco a que estar exposta a autoridade, entre outras.

35. (CESPE TST 2008) Diante das circunstncias do evento e do local de sua realizao, recomendvel que a referida equipe responsvel pela segurana seja de fato constituda de uma equipe mvel, encarregada das medidas que garantam a integridade fsica da autoridade; uma equipe de segurana velada, formada por agentes infiltrados entre os participantes do evento, com a finalidade de detectar e prevenir qualquer ato de hostilidade; e uma equipe de segurana ostensiva, responsvel pelo trabalho ostensivo e de apoio s outras equipes, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando aes hostis e prevenindo acidentes. 36. (CESPE TST 2008) Em caso de atentado ou ameaa de agresso contra a autoridade, possvel que procedimentos de proteo, remoo e reao devam ser adotados.

37. (CESPE TST 2008) Como o local do evento um recinto fechado e existe risco iminente de hostilidade, a formao da equipe de segurana em torno da autoridade dever ser feita em losango, com um nmero mnimo de quatro agentes. 38. (CESPE TST 2008) recomendvel que as roupas dos agentes de segurana prximos autoridade sejam destoantes das vestimentas usadas pelo dignitrio, de preferncia em cores chamativas, de modo que, diante de qualquer atentado, a autoridade seja facilmente visualizada pelos demais integrantes da equipe. Acerca da segurana de dignitrios, julgue os itens a seguir. 39. (CESPE TRE/BA 2010) A equipe de segurana de um dignitrio deve trajar roupa em estilo diferente do da autoridade, para que a equipe possa ser identificada pela populao, tendo como objetivo inibir qualquer tipo de atentado.

40. (CESPE TRE/BA 2010) Quando a segurana de um dignitrio for complexa e exigir grande nmero de agentes, devem ser estabelecidos cdigos para identificao dos agentes e tambm do dignitrio. No que diz respeito s atividades relacionadas com a segurana de dignitrios, julgue os itens subseqentes. 41. (CESPE MPU 2010) No que se refere escolta a p, o tipo de escolta que proporciona melhor segurana aproximada representado por uma formao em losango em torno da autoridade, sendo um agente posicionado frente dela, um ao lado esquerdo, um ao lado direito e um retaguarda. 42. (CESPE MPU 2010) Para proteo contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distncia de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distncia de 2,5 m a 3 m.

43. (CESPE MPU 2010) Considere que determinada autoridade participe de um jantar em restaurante aberto ao pblico. Nessa situao, o responsvel pela segurana deve orientar a autoridade a ficar posicionada de costas para uma parede, afastada de entradas e sadas, e sempre no centro do dispositivo de segurana, para facilitar, em caso de atentado, fuga rpida e eficaz. 44. (CESPE MPU 2010) Em eventos pblicos de que participem autoridades, a equipe de vistoria responsvel pela verificao de pontos crticos, pelo estabelecimento de contato com o organizador do evento e pelo policiamento ostensivo, incluindo-se escolta e batedores. Acerca da segurana de dignitrios, julgue os itens a seguir. 45. (CESPE STM 2011) vedada a utilizao de telefonia mvel para a comunicao entre os agentes de segurana que realizam a segurana de dignitrio.

46. (CESPE STM 2011) Quando uma equipe de segurana de dignitrios realiza a segurana prxima da autoridade e adota a formao em cunha ou V, ilustrada na figura abaixo, porque a frente do dignitrio encontra-se protegida. Esse tipo de formao chama menos a ateno e favorece a imagem da autoridade perante a imprensa e o pblico. segurana dignitrio segurana

segurana
sentido do deslocamento

CURSO ESPECFICO DE SEGURANA PARA O TRE, TRT, TRF, STM, TJ, MPU E MPE TEORIA E QUESTES CESPE/UnB

DISCIPLINAS QUE SERO ABORDADAS


* SEGURANA DE DIGNITRIOS; * SEGURANA FSICA E PATRIMONIAL DE INSTALAES; * ARMAMENTO E TIRO; * TCNICAS OPERACIONAIS; * DEFESA PESSOAL; * RELAES HUMANAS; * TRABALHO EM EQUIPE; * QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PBLICO; * PRIMEIROS SOCORROS; * PREVENO E COMBATE A INCNDIO.

TCNICAS OPERACIONAIS
DEFINIO toda ao que visa operacionalizar a atividade fim daqueles que possuem por lei a obrigao de prover a segurana pblica ou privada. Estas aes fazem parte da formao profissional e vivncia diria , dispostas em lei, que complementam o profissional de segurana. REQUISITOS BSICOS Alm das tcnicas e conhecimentos adquiridos durante sua formao, o profissional de segurana deve ter algumas caractersticas, que definiremos agora a partir de alguns pontos importantes:

1) CONHECIMENTO DA MISSO: Desempenhar as funes determinadas pelos supervisores, com interesse e preparo tcnico-profissional. 2) CONHECIMENTO DO LOCAL DE ATUAO: Estudar e conhecer todos os aspectos fsicos do local de trabalho, servindo de referncia para o melhor desempenho da misso. 3) RELACIONAMENTO: Familiarizar-se com hbitos, costumes e rotinas de forma a assegurar o desejvel nvel de controle, detectar anormalidades e eliminar as situaes de risco no local de trabalho. 4) POSTURA E COMPOSTURA: Atitude composta de apresentao pessoal e correo de maneiras influi decisivamente aos olhos de um intruso, prevendo ao indesejada, e qualifica o profissional aos olhos da chefia.

5) COMPORTAMENTO: Ser o carto de visitas aos que tiverem acesso, permitindo afirmar que evitaro ao de intrusos bastando verificar o comportamento do agente diante do posto, sua ateno, postura, senso de observao, etc. ABORDAGEM DEFINIO Ato de aproximar-se de uma pessoa, a p ou motorizado e que emana indcios de suspeio que tenha praticado ou que esteja na iminncia de praticar ilcitos penais.

ABORDAGEM A PESSOAS Sabe-se que muitas mortes de policiais e profissionais de segurana privada esto ligadas a abordagens executadas ou planejadas de maneira equivocada. A doutrina policial nos ensina que uma abordagem segura, no aspecto efetivo, deve contar com trs policiais para cada abordado. Porm, na prtica, isso raramente acontece, fazendo com que as atenes sejam redobradas. Quando a abordagem puder contar com trs agentes, dois deles devem concentrar-se no suspeito, e o terceiro deve posicionar-se onde possa vigiar o permetro protegendo seus companheiros, evitando assim a aproximao de curiosos. Ao abordar algum, o agente deve identificar-se como tal diante de um infrator empunhando uma arma e ORDENAR Solte a arma!. O agente deve manter especial ateno nas mos e na linha de cintura do abordado, determinando desde logo: Levante as mos!. O agente deve estabelecer o controle do campo de viso do abordado, e ento, dar incio ao controle psicolgico da situao, assim deve-se dizer: Olhe para mim!.

ABORDAGEM A VECULOS Tambm devem ser observados alguns princpios bsicos de segurana: o agente deve procurar fazer a abordagem em local onde no ponha em risco a vida de terceiros, caso haja confronto com os suspeitos. A abordagem deve ser planejada de forma que o condutor do veculo a ser abordado no possa tentar empreender fuga. Neste caso imprescindvel o emprego do fator surpresa. Se possvel, deve ser sempre em um semforo, pois ali ser possvel bloquear o veculo. Nessa situao, o referido agente deve parar a viatura oficial atrs do veculo suspeito, distncia aproximada de dois metros, ou esquerda do veculo, a um metro e meio, e nunca defronte ou ao lado do veculo suspeito. A voz de comando deve ser pronunciada com energia e de maneira clara para que o receptor entenda, ou seja: Desligue o motor !; Mos espalmadas contra o pra-brisa dianteiro!.

PRINCPIOS DA ABORDAGEM: a) SEGURANA: a certeza, a confiana, a garantia, a condio de estar seguro. Basicamente, estar cercado de todas as cautelas necessrias para a eliminao dos riscos de perigo. b) SURPRESA:

Ato ou efeito de surpreender, aparecer inopinadamente. O fator surpresa, alm de contribuir decisivamente para a segurana da equipe, dissuador psicolgico da resistncia do abordado.
c) RAPIDEZ: Qualidade de ser rpido, instantneo, ligeiro, veloz. O princpio da rapidez, dentro da progresso policial, visa impossibilitar uma reao por parte do abordado.

d) AO VIGOROSA: Maneira como se exerce uma fora fsica. No se pode confundir vigor com arbitrrio. O agente deve fazer com que o infrator sinta que h uma deciso de sua parte, neutralizando o menor esboo de reao. O importante o impacto psicolgico, a postura e a conduta, fatores inibidores de uma possvel reao. e) UNIDADE DE COMANDO: Ao se realizar uma abordagem, certos comandos verbais devem ser emitidos visando ao entendimento por parte do abordado das aes que deva realizar. Somente um dos agentes da equipe deve ser incumbido de comandar a abordagem e de dar as ordens, pois, se vrios agentes emitirem ordens ao mesmo tempo, a confuso dominar a ao, prejudicando seriamente seu xito.

BUSCA PESSOAL aquela feita na prpria pessoa. A busca pessoal feita no somente nas vestes ou nos objetos que a pessoa tenha consigo, mas tambm imediatamente sobre o corpo, quer atravs de investigaes visuais ou manuais. Proceder busca pessoal quando houver flagrante delito, solicitao de vtima ou testemunha, que algum oculte consigo arma proibida ou objetos relacionados prtica de crime ou contraveno, e independente de mandado judicial. BUSCA PESSOAL EM MULHERES A busca pessoal em mulheres ser feita por outra mulher.

DIVISO E PROCEDIMENTOS EM BUSCA PESSOAL A busca pessoal divide-se, quanto atuao do agente de segurana em: BUSCA PRELIMINAR e BUSCA MINUCIOSA

PROCEDIMENTOS NA BUSCA PRELIMINAR


a) Esta busca realizada em situaes de flagrante delito, solicitao de vtimas ou testemunhas de crimes ou contravenes sobre a pessoa a ser verificada, em razo de local e hora de atuao. b) Antes de iniciar a busca, evitar que o indivduo fique de posse de quaisquer objetos como blusa, sacola, bolsa, pacote, guarda-chuva, jornal etc.

c) O revistado deve permanecer de p com a frente voltada para a parede. Se no houver paredes, utilizar a lateral da viatura, de veculo prximo ou qualquer superfcie vertical.
d) Se estiver em campo aberto, a pessoa a ser revistada deve ficar de joelhos ou deitado de frente para o solo com as mos entrelaadas atrs da cabea. e) Proceder busca pessoal atrs do revistado, mantendo sempre, quando estiver revistando o lado esquerdo, a perna direita a frente, levemente flexionada atrs do p esquerdo do revistado, e a perna esquerda atrs dando apoio, a mo direita deve permanecer apoiada nas costas Quando estiver revistando o lado direito da pessoa, inverter a posio, ou seja, manter a perna esquerda frente; a perna direita atrs; e a mo esquerda deve permanecer apoiada nas costas do revistado. f) Em caso de reao, desequilibrar o revistado, deslocando a perna com o p.

DURANTE A BUSCA OBSERVAR A SEGUINTE SEQNCIA 1) Proceder busca dividindo os lados, esquerdo e direito de cada vez, da cabea aos ps. 2) Tirar qualquer tipo de cobertura. Ex: gorro, chapu etc., e examin-la. 3) Apalpar firmemente, para que possa sentir se h qualquer tipo de objeto por baixo da roupa. 4) Comeando pelo trax e cintura, passando os dedos por dentro da cintura da roupa. 5) Ao longo das costas, desde o ombro at a cintura, ndegas e axilas.

6) Se estiver de mangas longas, apalpar firmemente ao longo dos braos at as mos. 7) Examinar as partes interna e externa das pernas at o calcanhar. 8) Na regio pubiana examinar fazendo presso com o punho ou a mo espalmada de lado, principalmente na rea da virilha. 9) Esvaziar todos os bolsos da roupa. 10) Terminando a busca pessoal, solicitar ao revistado que fique encostado parede. 11) Verificar todos os objetos e volumes em poder do revistado, inclusive cigarros e fsforos.

PROCEDIMENTOS NA BUSCA MINUCIOSA Dever ser feita, sempre em local isolado do pblico e, se possvel na presena de no mnimo uma testemunha. Para esta ao, o agente dever adotar os seguintes procedimentos: 1) O agente dever retirar as roupas e os sapatos do revistado. 2) Se estiver com ataduras ou gesso, verificar se so falsos. 3) Visualizar todo o corpo do revistado, indagando sobre cicatrizes e tatuagens. 4) Verificar orifcios externos (ouvido; nariz e boca).

5) Para verificar orifcios internos (vagina e nus), solicitar ao revistado que se abaixe na posio de ccoras, e se levante, repetindo esse movimento por duas ou trs vezes. 6) Se o revistado tiver cabelos compridos ou espessos, passar um pente ou as mos. 7) Verificar a roupa do revistado minuciosamente. RECOMENDAES PARA A BUSCA PESSOAL A busca deve ser feita por no mnimo, dois agentes, ficando um encarregado da busca propriamente dita e o outro encarregado da segurana da ocorrncia. O agente que faz a segurana deve ficar atrs do infrator e do lado contrrio de seu companheiro, mantendo-se atento ao revistado. A busca deve ser feita com toda aplicao e sem pressa, visando apreender armas ou objetos que possam ser usados em ilcito penal.

BUSCA EM VECULOS caracterizada pela verificao visual com a presena do condutor do veculo e preferencialmente de uma testemunha. Podemos subdividir o foco de observao em quatro partes, quais sejam: frontal; central; traseira e chassi. So inspecionados: portas; painel; porta luvas; bancos; forro do teto; motor; porta malas; estepe e a base do Chassi (este ltimo com o auxlio de um jogo de espelhos sobre um suporte mvel). LOCAL DO CRIME todo local onde tenha ocorrido um crime previsto pelo Cdigo Penal. O local onde ocorre um crime deve ser preservado pelo vigilante, de forma a possibilitar Polcia a coleta das provas materiais para a ao penal.

FINALIDADE Proteger todos os vestgios que possam ser relacionados com a ocorrncia: o suspeito instrumento da ocorrncia, a forma de atuao, etc., para que o perito possa fazer a percia. Os locais podem ser classificados como: 1 Internos So aqueles confinados por paredes e coberturas; so protegidos das intempries (sol, ventos, chuva, etc.) 2 Externos So os que se encontram a cu aberto, expostos intempries . 3 Ambiente Imediato Trata-se do local da ocorrncia . 4 Ambiente Mediato Local prximo ao ambiente e que tenha vestgios que possam ser considerados na investigao .

Os locais podem ser classificados ainda como: idneo, inidneo e relacionado. 1 Idneo aquele em que os vestgios foram mantidos inalterados, desde a ocorrncia dos fatos at seu completo registro. 2 Inidneo aquele em que os vestgios foram alterados e no servem adequadamente investigao policial . 3 Relacionado So os locais interligados numa mesma ocorrncia, ainda que fisicamente estejam separados.

O local do crime pode ser alterado de trs formas: 1 Por Adio Quando algum, inclusive a autoridade policial, introduz suas impresses digitais em objetos encontrados no local do crime. 2 Por Subtrao muito comum; muitas vezes, de forma dolosa ou culposa, o prprio agente pode retirar do local objetos que interessem investigao. 3 Por Substituio A subtrao de um objeto, substituindo-o por outro, altera gravemente os indcios.

Ocorreu o crime ou algum evento crtico, quais so as providncias? 1. Salvar vidas. 2. Deter as partes envolvidas. 3. Acionar a polcia. 4. Comunicar ao Supervisor imediato (Empresa). 5. Proteger os vestgios que podero desaparecer. 6. No deixar que pessoas no autorizadas entrem no local.

7. No mexer nos instrumentos do crime, principalmente armas; caso seja obrigado a recolh-los, use uma luva e guarde em saco plstico limpo e ou local que no altere os vestgios. 8. Isolar o local do crime. 9. Arrolar testemunhas. 10. Coletar provas que esto fora do permetro de isolamento e que podem desaparecer antes da chegada da polcia tcnica. 11. Observar e descrever pessoas, armas, veculos, coisas, rea, locais especficos, bem como reconstituir mentalmente a ocorrncia. 12. Elaborar o relatrio.

ALGEMAO A utilizao de algemas deve se restringir a casos

excepcionais, quando haja, efetivamente, perigo de fuga ou


resistncia por parte do preso. Fora da, o uso desnecessrio deste instrumento fere a dignidade da pessoa humana, representando

uma ilegtima (e desautorizada) restrio a direito fundamental.


Atente-se que a j referida Lei de Execuo Penal impe a todas as autoridades o respeito integridade fsica e moral dos condenados e dos presos provisrios (art. 40).

TCNICAS DE ALGEMAO a)Um preso: se estiver com o suspeito em posio de revista contra a parede para algem-lo proceda assim. algeme primeiramente a mo direita do suspeito, com um movimento de rotao traga esta mo para trs do corpo do suspeito e firme esta mo junto ao corpo do suspeito. com a sua mo esquerda segure os dedos da mo esquerda do suspeito e traga at a algema, finalizando. b) dois presos com dois pares de algemas: algeme-os com os braos nas costas, sendo que o brao direito de um ficar cruzado com o do outro, as palmas das mos so sempre para fora ficando dorso com dorso.

c) trs presos com dois pares de algemas: algeme a mo esquerda do que est no meio com a mo direita do que est direita dele. algeme a mo direita do que est no meio com a mo esquerda do que est esquerda dele. QUANDO FOR NECESSRIO OBSERVAR O SEGUINTE: O USO DE ALGEMAS,

- Algemar o detido sempre com os braos para trs;

- No apertar demais as algemas nos pulsos, pois poder provocar leses.


- Quando tiver que conduzir dois detidos, algemar sempre o pulso direito de um com o pulso direito do outro. Dessa forma dificultar uma possvel fuga.

CONDUO DO DETIDO A conduo do DETIDO a parte final da operao e mesmo estando o indivduo algemado deve-se ainda priorizar a segurana do agente; muitas fugas so empreendidas com o indivduo algemado para tanto seguem algumas tcnicas a serem utilizadas: a) Conduo a p: o agente dever passar o brao contrrio do qual usa sua arma pegando o pulso ou a corrente da algema e colocando o seu cotovelo de encontro ao cotovelo do detido, puxando para o seu lado e empurrando para frente, fazendo desta forma uma alavanca. o agente passa o brao contrrio do qual ele usa a sua arma, encaixando o seu ombro sob a axila do detido e pressionando para baixo.

b) Conduo em viatura sem caixa ou descaracterizada:

detido jamais dever ir sentado ao lado do motorista ou atrs do

mesmo e dever sempre ser acompanhado por outro agente; em


caso de conduzir dois detidos algemados, deve o agente sentar-se atrs do motorista e os detidos do seu lado direito algemados com os braos para trs e cruzados, certificando-se de que as portas encontram-se devidamente travadas.

c) Conduo de detido em viatura com caixa / compartimento apropriado: sempre que for conduzir detido em viatura com ou sem caixa a algemao deve ser feita com as mos do detido para trs. Antes de colocar o detido na caixa verificar se a mesma encontra-se em perfeitas condies de segurana , se no foi deixado anteriormente por outro detido qualquer objeto que possa ser usado para empreender fuga ou ataque ao detido que o est conduzindo. Quando chegar ao local de destino, aps retir-lo da caixa, novamente examinar a mesma para averiguar se o detido no

dispensou qualquer objeto pessoal ou que possa ser usado como


prova de crime , tais como : giletes , canivetes, facas, drogas , munio etc...

d)

Conduo

dentro

da

delegacia:

Quando

da

movimentao de detido no interior da Delegacia, para que seja

ouvido em cartrio, deve ser sempre feito com toda a segurana,


usando no mnimo dois agentes. Se o infrator estiver na cela, nunca deve ser retirado dela sem antes ser algemado com as mos para trs. Antes de abrir as grades pea para que o preso aproxime-se e vire com as mos nas costas, proceda a algemao e s ento abra as grades. Antes ainda de abrir as agrades o agente deve ordenar que os demais presos posicionem-se no fundo da cela. O agente que for algemar o preso no deve estar portando a chave da cela, e sim o agente que estiver lhe dando apoio.

Para finalizarmos, segue algumas dicas para que no se tenham ocorrncias no planto: Nunca deixe seu posto de servio; Atentar para indivduos suspeitos carregando objetos; No se distrair com favores, jornais, revistas, rdios portteis; No agir sozinho, no banque o heri, chame reforos; Sempre avisar a chefia em caso de emergncia; Mantenha-se informado e atualizado; Mantenha sempre a calma.

EXERCCIOS
Um vigilante deve ser capaz de identificar de forma precisa um local de crime para conserv-lo inalterado e, ainda, descrever pessoas, objetos, veculos, reas e locais, recolher coisas e efetuar de maneira clara e objetiva o registro de ocorrncias. A respeito dos procedimentos para preservar o local do crime, julgue os itens a seguir. 1. (CESPE TSE 2006) No se deve admitir trnsito de pessoas em torno do lugar onde se verificou o delito. 2. (CESPE TSE 2006) Deve-se proteger os vestgios que podem desaparecer pela ao dos elementos da natureza, como manchas de sangue, pegadas digitais etc. 3. (CESPE TSE 2006) Caso existam objetos espalhados, devese concentr-los em um nico local para facilitar sua anlise.

4. (CESPE TSE 2006) No se deve permitir que se modifique a posio do cadver. Entre as funes do agente de segurana est a responsabilidade de realizar busca pessoal, ou seja, recolher pessoas em atitude suspeitas ou comportamento irregular. Acerca dessa responsabilidade do agente de segurana, julgue os itens a seguir. 5. (CESPE TSE 2006) A busca preliminar aquela que se realiza em locais de acesso a eventos pblicos ou a estabelecimentos para os quais o regulamento exija tal providncia. 6. (CESPE TSE 2006) Em caso de priso em flagrante, a busca dever ser feita independentemente de ordem ou mandado.

7. (CESPE TSE 2006) A busca pessoal em mulher dever ser realizada por pessoa do sexo feminino. Caso essa pessoa no seja agente de segurana, ela dever ser instruda de como proceder em relao s medidas de segurana pessoal. 8. (CESPE TSE 2006) A busca pessoal ser sempre realizada quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja de posse de arma. O tumulto caracterizado, com maior ou menor intensidade, por um grupo de pessoas exaltadas, em agitao intensa, que podem perder o sentido da razo e do respeito s leis. A respeito de como dever o agente de segurana conter a situao de tumulto, julgue os itens subseqentes.

9. (CESPE TSE 2006) Quando o tumulto ocorrer em ptios internos, deve-se afastar os participantes do local, dividi-los primeiramente em grupos e depois dispers-los.

10. (CESPE TSE 2006) Durante o controle, deve-se mobilizar o maior nmero de agentes de segurana, que devem agir com determinao e austeridade, e, caso necessrio, usando at mesmo a fora. 11. (CESPE TSE 2006) Comunicar o fato imediatamente ao rgo policial. 12. (CESPE TSE 2006) A disperso das pessoas deve ser realizada de forma lenta, o que dar tempo aos agentes de segurana para coordenar a retirada das pessoas do local do tumulto. Em relao s tcnicas operacionais da ao policial, julgue os itens a seguir.

13. (CESPE TRE/PA 2007) Considere que uma equipe de trs agentes de segurana esteja efetuando uma abordagem pessoa suspeita. Nesse caso, dois deles devem concentrar-se no suspeito, e o terceiro deve posicionar-se onde possa vigiar o permetro, protegendo seus companheiros e evitando aproximao de curiosos.

14. (CESPE TRE/PA 2007) Quando se realiza a revista de um suspeito, sem auxlio, aps o suspeito ter assumido a posio contra a parede, o agente de segurana deve apoiar sua arma nas costas ou no corpo do detido. 15. (CESPE TRE/PA 2007) Quando h necessidade de se utilizar uma algema para dois detidos, deve-se algem-los juntos, entrelaando seus braos de modo que a mo esquerda de um encontre a mo direita do outro. 16. (CESPE TRE/PA 2007) Para utilizar a algema de forma eficaz, o agente de segurana deve bat-la no punho do suspeito. 17. (CESPE TRE/PA 2007) Na busca pessoal ou revista, aps a imobilizao do suspeito, deve-se fazer uma minuciosa busca na seguinte seqncia: tornozelo, entre as pernas, sob o cinto, no cs da cala, passando pela cintura, debaixo dos braos e no trax.

18. (CESPE TRE/PA 2007) As medidas de preveno a entradas de pessoas no autorizadas so aquelas que visam impedir ou detectar a entrada de algum cujo objetivo seja praticar ato contra o patrimnio na instalao. Nesses casos, a pea mais importante no esquema de segurana o servio de guarda. Considere que um assalto tenha ocorrido no turno de trabalho de um agente de segurana, e que os assaltantes tenham levado uma quantia muito grande em dinheiro. Nessa situao, a respeito da atitude que o agente de segurana no deve ter, julgue os itens a seguir.

19. (CESPE TRE/PA 2007) Procurar impedir, por todos os meios, o assalto, mesmo com a utilizao de fora. 20. (CESPE TRE/PA 2007) Isolar e preservar o local de crime. 21. (CESPE TRE/PA 2007) Arrolar testemunhas com todos os seus dados qualificativos.

22. (CESPE TRE/PA 2007) Promover o imediato acionamento do alarme. 23. (CESPE TRE/PA 2007) Repassar polcia responsabilidade da vigilncia do local at sua liberao. a

No que diz respeito s tcnicas operacionais, julgue os itens subseqentes. 24. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que um profissional de segurana, em seu posto de servio, tenha observado a presena de um estranho, em atitudes suspeitas, rondando o edifcio procura de uma possvel entrada, e ostentando, sob as vestes, na altura da cintura, um objeto volumoso, que poderia ser uma arma de fogo. Nessa situao hipottica, cabe ao profissional de segurana realizar, de pronto, a abordagem do indivduo, levando em conta o elemento surpresa.

25. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que a equipe de segurana de determinado rgo federal, ao suspeitar que um veculo que acabara de deixar o prdio conduzia em seu interior documentao sigilosa, subtrada do local minutos antes, tenha seguido o carro em um veculo oficial, aguardando a oportunidade de abord-lo. Nessa situao hipottica, correto afirmar que um dos locais adequados para a abordagem deve ser uma via logo aps uma elevao. 26. (CESPE TJ/DF - 2008) So princpios gerais da abordagem: segurana, surpresa, rapidez, ao vigorosa e unidade de comando. 27. (CESPE TJ/DF - 2008) As tcnicas operacionais de segurana recomendam que um preso de alta periculosidade, ao ser apresentado em juzo para interrogatrio, se acompanhado da equipe de escolta, seja mantido sem algemas.

28. (CESPE TJ/DF - 2008) Havendo a necessidade de se algemar trs presos com dois pares de algemas, recomenda-se, de regra, o seguinte procedimento: algemar a mo esquerda do que est no meio com a mo direita do que est direita dele; aps, algemar a mo direita do que est no meio com a mo esquerda do que est esquerda dele. 29. (CESPE TJ/DF - 2008) Para a realizao de uma a p de um nico suspeito por dois profissionais de recomenda-se que a equipe de segurana adote triangular, mantendo o suspeito no pice do tringulo, evitar fuga ou qualquer reao da pessoa abordada. abordagem segurana, a posio de modo a

30. (CESPE TJ/DF - 2008) A revista pessoal realizada mediante o apalpamento leve das vestes do suspeito e a verificao superficial dos embrulhos e objetos por este portados so conceituadas como busca circunstanciada.

31. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que, no decorrer de um grande evento aberto ao pblico, o servio de segurana tenha detectado uma pessoa portando uma arma de fogo de calibre restrito s foras policiais. Nessa situao hipottica, para desestimular qualquer reao do suspeito, a sua abordagem, em regra, deve ser feita, com rapidez, no meio da multido, mediante uso ostensivo de armas de fogo, visando desestimular qualquer reao.

32. (CESPE TJ/DF - 2008) A revista, eventualmente, poder ser estendida a veculos suspeitos ou conduzidos por pessoas suspeitas. Nesses casos, so inspecionados portas, painel, porta-luvas, forro do teto, motor, porta-malas, rodas, entre outros, recomendando-se que, antes de abrir qualquer porta do veculo, seja examinado o local em volta deste, procura de indcios de crime ou objetos suspeitos.
33. (CESPE TJ/DF - 2008) A abordagem a veculo considerada de extremo risco, em face da predominncia de fatores que incluem a desvantagem da equipe responsvel e o controle limitado do interior do veculo.

Em relao s tcnicas operacionais, julgue os itens que se seguem. 34. (CESPE TST 2008) Suponha-se que um profissional de segurana tenha sido designado para realizar a escolta de um preso de alta periculosidade durante o seu julgamento perante o tribunal. Nessas circunstncias, recomendado que o preso seja algemado no brao do segurana, de preferncia do lado oposto ao que este porta a arma. 35. (CESPE TST 2008) Suponha-se que dois profissionais de segurana, em atividade de ronda, observem determinada pessoa em atitude suspeita no estacionamento de um edifcio, deixando visualizar um volume acentuado em sua cintura, com caractersticas de arma de fogo. Nessa situao, aconselhvel que, para a realizao da abordagem a essa pessoa, os seguranas adotem a posio triangular, mantendo o suspeito no pice do tringulo, visando evitar possvel reao ou tentativa de fuga.

36. (CESPE TST 2008) So princpios da abordagem: segurana, surpresa, rapidez, ao firme e enrgica e unidade de comando. 37. (CESPE TST 2008) Suponha-se que, no decorrer de um evento com significativo nmero de pessoas, seja necessria a abordagem de determinado cidado, suspeito de estar portando ilegalmente arma de fogo. Nessa situao, aconselhvel que o procedimento seja realizado no meio da multido, por, no mnimo, seis seguranas, os quais devero agir conjuntamente, com as respectivas armas em punho, visando, assim, evitar possvel reao do suspeito ou de quem, eventualmente, o esteja acompanhando. 38. (CESPE TST 2008) Na execuo de uma revista pessoal, recomendvel que o suspeito esteja de frente para a pessoa que estiver realizando o procedimento, visando imprimir maior segurana ao ato e manter sob intensa vigilncia a pessoa abordada.

39. (CESPE TST 2008) Suponha-se que um profissional de segurana de um rgo pblico tenha constatado, em inspeo de rotina, a porta da tesouraria arrombada, e que, ao adentrar o recinto, tenha percebido que uma gaveta havia sido arrombada e que valores que estavam nela depositados tinham sido subtrados. Nessa situao, dever o profissional adotar, entre outras, providncias no sentido de preservar o local at que se proceda ao competente exame pericial. 40. (CESPE TST 2008) As prioridades de segurana para uma abordagem a um infrator devem obedecer seguinte ordem: segurana do pblico, segurana dos responsveis pela diligncia e segurana do infrator. 41. (CESPE TST 2008) Considere-se que um indivduo com graves problemas mentais adentre uma repartio pblica e, com uma faca em punho, mantenha sob ameaa um atendente, fazendo exigncias descabidas e sem nenhum propsito. Considere-se, ainda, que um profissional de segurana, devidamente armado, chegue ao local. Nessa situao, o referido profissional de segurana deve ter como primeira opo o uso da arma de fogo, na tentativa de neutralizar o ataque do agressor e poupar a integridade fsica do atendente.

42. (CESPE TST 2008) Suponha-se que um profissional de segurana de determinada repartio pblica tenha flagrado um indivduo no momento em que tentava subtrair uma bolsa deixada por um funcionrio sobre uma das mesas da repartio. Suponha-se, ainda, que o profissional de segurana tenha dado voz de priso ao cidado e o tenha apresentado coordenao de segurana para a sua conduo delegacia de polcia mais prxima. Nessa situao, dispondo a referida coordenao de uma viatura descaracterizada e sem cubculo apropriado para conduo de presos, correto que o detido seja conduzido no banco dianteiro direito da viatura, ao lado do motorista. Acerca das tcnicas operacionais empregadas para a segurana, julgue os itens a seguir.

43. (CESPE TRE/BA 2010) Se o agente de segurana necessita fazer uso de arma de fogo, antes de us-la, o primeiro grupo de pessoas a ser considerado o pblico presente.
44. (CESPE TRE/BA 2010) Para realizar uma busca pessoal, ainda que o revistado esteja deitado sobre o solo, o agente de segurana no poder algem-lo para no lhe causar constrangimento.

Com relao s tcnicas operacionais de segurana, julgue os itens que se seguem. 45. (CESPE MPU 2010) A busca pessoal s pode ser realizada mediante mandado, ainda que haja fundada suspeita de que uma pessoa esteja na posse de armas proibidas ou de objetos ou papis que constituam corpo de delito. 46. (CESPE MPU 2010) Considere que, durante ronda em viatura oficial, um agente suspeite de determinado carro parado em uma rua e decida fazer uma abordagem. Nessa situao, o referido agente deve parar a viatura oficial atrs do veculo suspeito, distncia aproximada de dois metros, ou esquerda do veculo, a um metro e meio, e nunca defronte ou ao lado do veculo suspeito. 47. (CESPE MPU 2010) O agente encarregado de proceder busca preliminar deve tocar o suspeito antes que ele assuma a posio contra a parede ou qualquer outra superfcie vertical.

48. O profissional responsvel pela realizao de uma ao de busca deve planejar toda a atividade, levando em considerao os princpios da legalidade, simplicidade, rapidez, surpresa e oportunidade. 49. Para a colocao de algemas em um detido, o agente deve proceder da seguinte forma: posicionar as mos do detido nas costas dele, com as palmas voltadas para fora, mantendo-as juntas, dorso com dorso, e colocar-lhe as algemas, cuja fechadura deve ficar para fora, posicionada para baixo e travada.

CURSO ESPECFICO DE SEGURANA PARA O TRE, TRT, TRF, STM, TJ, MPU E MPE TEORIA E QUESTES CESPE/UnB

DISCIPLINAS QUE SERO ABORDADAS


* SEGURANA DE DIGNITRIOS; * SEGURANA FSICA E PATRIMONIAL DE INSTALAES; * ARMAMENTO E TIRO; * TCNICAS OPERACIONAIS; * DEFESA PESSOAL; * RELAES HUMANAS; * TRABALHO EM EQUIPE; * QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PBLICO; * PRIMEIROS SOCORROS; * PREVENO E COMBATE A INCNDIO.

ARMAMENTO E TIRO
1. ARMA DE FOGO 1.1. CONCEITO Dispositivo que impele um ou vrios projteis atravs de um cano pela presso de gases em expanso produzidos por uma carga propelente em combusto. 1.2. CLASSIFICAO 1.2.1. Quanto alma do cano A alma a parte oca do interior do cano de uma arma de fogo, que vai geralmente desde a culatra at a boca do cano, destinada a resistir presso dos gases produzidos pela combusto da plvora e outros explosivos e a orientar o projtil. Pode ser lisa ou raiada, dependendo do tipo de munio para o qual a arma foi projetada.

A alma raiada quando o interior do cano tem sulcos helicoidais dispostos no eixo longitudinal, destinados a forar o projtil a um movimento de rotao.

Alma lisa aquela isenta de raiamentos, com superfcie absolutamente polida, como, por exemplo, nas espingardas. As armas de alma lisa tm um sistema redutor (choque), acoplado ao extremo do cano, que tem como finalidade controlar a disperso dos bagos de chumbo.

1.2.2. Quanto ao tamanho Armas Curtas: Pistolas Modernamente podemos conceituar pistola como arma curta, raiada, porttil, semi-automtica ou automtica, de ao simples, ao dupla, dupla ao e hbrida, com cmara no cano, a qual utiliza o carregador como receptculo de munio. Existem pistolas de repetio que no dispem de carregador e cujo carregamento feito manualmente pelo atirador. Revlveres Arma curta de alma raiada ou lisa, porttil, de repetio, na qual os cartuchos so colocados em um cilindro giratrio (tambor) atrs do cano, podendo o mecanismo de disparo ser de ao simples ou dupla.

Armas Longas Alma Raiada: Rifles Termo muito comum, de origem inglesa, que significa o mesmo que fuzil. Arma longa, porttil que pode ser de uso militar/policial ou desportivo; de repetio, semi-automtica ou automtica. Fuzil de Assalto Fuzil Militar de fogo seletivo de tamanho intermedirio entre um fuzil propriamente dito e uma carabina. Carabina (Carbine) Geralmente uma verso mais curta de um fuzil de dimenses compactas, cujo cano superior a 10 polegadas e inferior a 20 polegadas (geralmente entre 16 e 18 polegadas).

Submetralhadora Tambm conhecida no meio Militar como metralhadora de mo, classificada assim por possuir cano de at 10 polegadas de comprimento e utilizar cartuchos de calibres equivalentes aos das pistolas semi-automticas.

Metralhadora Arma automtica, que utiliza cartuchos de calibres equivalentes ou superiores aos dos fuzis; geralmente necessita mais de uma pessoa para sua operao.

Armas Longas Alma Lisa:


Espingardas - Arma longa, de alma lisa, que utiliza cartuchos de projteis mltiplos ou de caa. 1.2.3. Quanto ao sistema de carregamento Antecarga Qualquer arma de fogo que deva ser carregada pela boca do cano. Retrocarga Arma de fogo carregada pela parte de trs ou extremidade da culatra.

1.2.4. Quanto ao sistema de funcionamento Repetio Arma capaz de ser disparada mais de uma vez antes que seja necessrio recarreg-la, as operaes de realimentao so feitas pela ao do atirador. Pode ser equipada com carregador, tambor ou receptculo (tubo). Semi-automtico Sistema pelo qual a execuo do tiro se d pela ao do atirador (um acionamento da tecla do gatilho para cada disparo); as operaes de extrao, ejeo e realimentao se daro pelo reaproveitamento dos gases oriundos de cada disparo. Automtico Sistema pelo qual a arma, mediante o acionamento da tecla do gatilho e enquanto esta estiver premida, atira continuamente, extraindo, ejetando e realimentando a arma at que se esgote a munio de seu carregador ou cesse a presso sobre o gatilho.

1.2.5. Quanto ao sistema de acionamento


Ao simples No acionamento do gatilho apenas uma operao ocorre, o disparo; sendo que a operao de armar o conjunto de disparo j foi feita antes. Ao dupla No acionamento do gatilho ocorrem duas operaes, a primeira o armar do conjunto de disparo e a segunda o disparo propriamente dito. Ao hbrida A operao de armar o conjunto de disparo ocorre em duas etapas, uma antes e outra depois do disparo.

1.2.6. Quanto ao tipo


De porte: aquela que em razo do seu pouco peso e volume pode ser acondicionada em um coldre.

Porttil: aquela que em razo do seu peso e volume deve ser transportada com auxlio de uma bandoleira.

No Porttil: aquela que em razo de seu peso e volume s pode ser transportada embarcada em viaturas ou dividida em partes e transportada por grupo de homens.

O dedo polegar agir sobre a cabea serrilhada do co e far com que o mesmo gire para trs.

Quando o co recua, fora sua mola a curva-se. Simultaneamente a noz do co levanta o dente posterior superior do gatilho e conseqentemente o dente anterior abaixar. O dente anterior que age sobre o retm do tambor faz com ele se abaixe liberando o tambor.
O impulsor do tambor, que faz sistema com o gatilho levantado indo impulsionar o tambor, dando-lhe um movimento de rotao ( esquerda). O dente superior posterior do gatilho se engraza no entalhe de engatilhamento, mantendo o co a retaguarda (arma engatilhada). O atirador fazendo presso sobre a tecla do gatilho, far com que esse gire um pouco mais, liberando o co frente por ao de sua mola. O percussor aflorando no seu orifcio ir ferir a cpsula do cartucho.

OLHO DIRETOR

Mantendo os dois olhos abertos, focalize um objeto procure apontar com indicador para esse alvo. A seguir feche um olho por

vez. O olho que visualizar seu dedo exatamente sobre o alvo o


seu Olho Diretor, como conhecido o olho bom de tiro.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS PARA O TIRO - So cinco os princpios fundamentais: 1- EMPUNHADURA; 2- POSIO DO CORPO; 3- RESPIRAO; 4- VISADA; 5- ACIONAMENTO DO GATILHO.

4. NORMAS DE SEGURANA 1. Somente aponte sua arma, carregada ou no, para onde pretenda atirar; 2. NUNCA engatilhe a arma se no for atirar; 3. A arma NUNCA dever ser apontada em direo que no oferea segurana; 4. Trate a arma de fogo como se ela SEMPRE estivesse carregada;

5. Antes de utilizar uma arma, obtenha informaes sobre como manuse-la com um instrutor credenciado;

6. Mantenha seu dedo estendido ao longo do corpo da arma at que voc e esteja realmente apontando para o alvo e pronto para o disparo; 7. Ao sacar ou coldrear uma arma, faa-o SEMPRE com o dedo estendido ao longo da arma; 8. SEMPRE se certifique de que a arma esteja descarregada antes de qualquer limpeza; 9. NUNCA deixe uma arma de forma descuidada; 10. Guarde armas e munies separadamente e em locais fora do alcance de crianas; 11. NUNCA teste as travas de segurana da arma, acionando a tecla do gatilho;

12. As travas de segurana da arma so apenas dispositivos mecnicos e no substitutos do bom senso; 13. Certifique-se de que o alvo e a zona que o circunda sejam capazes de receber os impactos de disparos com a mxima segurana; 14. NUNCA atire em superfcies planas e duras ou em gua, porque os projteis podem ricochetear; 15. NUNCA pegue ou receba uma arma, com o cano apontado em sua direo; 16. SEMPRE que carregar ou descarregar uma arma, faa com o cano apontado para uma direo segura;

17. Caso a arma negue fogo, mantenha-a apontada para o alvo por alguns segundos. Em alguns casos, pode haver um retardamento de ignio do cartucho; 18.SEMPRE que entregar uma arma a algum, entregue-a descarregada; 19. SEMPRE que pegar uma arma, verifique se ela est realmente descarregada;

20. Verifique se a munio corresponde ao tamanho e ao calibre da arma;


21. Quando a arma estiver fora do coldre e empunhada, NUNCA a aponte para qualquer parte de seu corpo ou de outras pessoas ao seu redor, s a aponte na direo do seu alvo;

22. Revlveres desprendem lateralmente gases e alguns resduos de chumbo na folga existente entre o cano e o tambor. Pistolas e Rifles ejetam estojos quentes lateralmente; quando estiver atirando, mantenha as mos livres dessas zonas e as pessoas afastadas; 23. Tome cuidado com possveis obstrues do cano da arma quando estiver atirando. Caso perceba algo de anormal com o recuo ou com o som da detonao, interrompa imediatamente os disparos, descarregue a arma e verifique cuidadosamente a existncia de obstrues no cano; um projtil ou qualquer outro objeto deve ser imediatamente removido, mesmo em se tratando de lama, terra, graxa, etc., a fim de evitar danos arma e/ou ao atirador;
24. SEMPRE utilize culos protetores e abafadores de rudos quando estiver atirando;

25. NUNCA modifique as caractersticas originais da arma, e nos casos onde houver a necessidade o faa atravs armeiro profissional qualificado; 26. NUNCA porte sua arma quando estiver sob efeito de substncias que diminuam sua capacidade de percepo (lcool, drogas ilcitas, medicamentos); 27. NUNCA transporte ou coldreie sua arma com o co armado; 28. Munio velha ou recarregada NO confivel, podendo ser perigosa.

5. CONDUTA NO ESTANDE DE TIRO 1. O SILNCIO fator preponderante para segurana e dever ser observado rigorosamente na linha de tiro; 2. No estande de tiro a arma permanecer SEMPRE DESMUNICIADA E GUARDADA salvo sob comando expresso do instrutor; 3. Todo procedimento de carregar, sacar, descarregar, inspecionar e colocar a arma no coldre ser SOB COMANDO DO INSTRUTOR, sempre com o cano apontado para direo segura a critrio do instrutor;

4. SEMPRE obedea ao comando do instrutor, fazendo tudo o que for ordenado, NUNCA antecipe a execuo de comando ou faa qualquer coisa no comandada;

5. Em caso de qualquer incidente, permanea DE FRENTE PARA O ALVO com a arma apontada SEMPRE em direo ao alvo e levante o brao oposto para que o instrutor possa atend-lo;

6.No caso de haver mais de um candidato realizando a prova ao mesmo tempo, mantenha SEMPRE o alinhamento com os outros atiradores.

6. MANUTENO DE PRIMEIRO ESCALO - Ao receber uma arma, verifique se todos seus parafusos esto fixos; se necessrio, aperte-os. - Proteja sua arma contra impactos ou quedas, pois poder apresentar defeitos logo em seguida. - Proteja sua arma contra umidade e quando isso acontecer,efetue a manuteno logo em seguida. - Nunca fechar sua arma girando o tambor, nem mesmo batendo, faa de forma suave para evitar danos na arma e na vareta do extrator. - Sempre use lubrificantes adequados para sua arma, no utilize cera,leo queimado, leo comestvel,etc.,porque poder trazer danos e at mesmo emperrar seu mecanismo.

- No exponha sua munio umidade e ao calor,armazene-a em local seco e arejado. - No utilize munio quando seu projtil estiver solto ou afundado no estojo. - Nunca utilize munio com potncia acima do indicado pelo fabricante, ou feitas adaptaes. - Sempre que for efetuar a limpeza de arma, usar um pincel com um umedecido com leo diesel ou querosene, para retirada de princpios de corroso; aps sec-las com pano macio e para sua lubrificao, usar leo prprio para armas, gotejando ou pulverizando pequena quantidade nas reas de atrito, retirando em seguida o excesso.

- Externamente, para proteo de sua arma, passe um pano levemente umedecido em leo mineral, evitando assim, uma corroso. - Habitue-se a efetuar a limpeza de sua arma periodicamente (se possvel uma vez por ms). - Se efetuou tiros com sua arma, limpar o cano e as cmaras com escova prpria, para retirar o chumbado e em seguida passar um pano embebido em leo mineral, secando-os aps. - Aps o trmino da limpeza de sua arma, muito importantes que a mesma fique bem seca, principalmente as cmaras do tambor, para que no passe umidade aos cartuchos.

PASSAGEM DE ARMA: A passagem e recebimento da arma constituem-se em um

procedimento muito importante na segurana, uma vez tal


procedimento deve ser feito assim que se recebe ou passa o posto de servio. Existem diversas formas de se passar uma arma,

porm, desde que a mesma seja passada aberta e sem munies,


todas elas estaro corretas. Conforme as fotos abaixo,

apresentaremos o nosso padro:

EXERCCIOS
Acerca de armamento e tiro, julgue os itens. 1. (CESPE TSE 2006) O acionamento do co da arma de fogo deve ser realizado de forma lenta e progressiva at ocorrer o disparo. 2. (CESPE TSE 2006) O tiro de ao simples o mais empregado e realizado com uma presso contnua, mas firme, aplicada no gatilho at que o disparo seja executado.

3. (CESPE TSE 2006) A respirao pode influenciar na preciso do tiro. Para realizar um controle da respirao, deve-se suspender a respirao por segundos depois do disparo, para assim transferir maior estabilidade arma.
4. (CESPE TSE 2006) Quanto ao tipo, o revlver calibre 38 classificado como arma de porte.

Quanto identificao de possveis problemas no revlver calibre 38, julgue os itens a seguir.
5. (CESPE TSE 2006) Quando o revlver no desengatilha, o dente posterior superior pode estar quebrado. 6. (CESPE TSE 2006) Um dos motivos de o tambor no girar porque o mergulhador est com a ponta quebrada.

7. (CESPE TSE 2006) Um corpo estranho no alojamento do cartucho uma das causas que impede a arma de extrair.
8. (CESPE TSE 2006) Quando a mola do co quebra, a arma no abre.

Julgue os seguintes itens, relativos utilizao de armas de fogo. 9. (CESPE TRE/PA 2007) Ao sacar uma arma, o atirador deve faz-lo sem o dedo no gatilho, mas transportando-a com o co armado. 10. (CESPE TRE/PA 2007) Em treinamento com arma de fogo, o atirador deve atirar em superfcies planas e duras ou em gua, para evitar que os projteis ricocheteiem.

11. (CESPE TRE/PA 2007) Os principais fundamentos do tiro so empunhadura, posio, visada, respirao, acionamento da tecla do gatilho.
12. (CESPE TRE/PA 2007) A arma somente pode ser apontada para algum em caso de legtima defesa ou no estrito cumprimento do dever legal.

Acerca de conceitos e tcnicas de armamento e tiro, julgue os itens a seguir.


13. (CESPE TJ/DF - 2008) Os termos ala de mira, alma e estojo correspondem, respectivamente, a: dispositivo situado na parte posterior de uma arma destinado a permitir a visada; face interna do cano de uma arma; e corpo cilndrico, cnico ou em forma de garrafa da munio, onde se alojam o projtil, a plvora e a espoleta. 14. (CESPE TJ/DF - 2008) Arma de fogo um instrumento que lana, por meio de um cano, um projtil, propelido pela expanso dos gases provenientes da queima de plvora dentro de uma cmara.

15. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que um profissional de segurana que porte um revlver de ao dupla entre em confronto armado com um oponente apontando arma de fogo em sua direo. Nessa situao, para garantir a prpria defesa, o profissional deve sacar seu revlver e engatilhar o co da arma antes de disparar, pois, para o acionamento do primeiro disparo, os revlveres s funcionam em ao simples. 16. (CESPE TJ/DF - 2008) O calibre de uma munio vem expresso em polegadas ou milmetros, conforme o sistema de medida adotado, que pode ser o sistema ingls e(ou) norteamericano, em polegadas, e o sistema europeu, em milmetros. 17. (CESPE TJ/DF - 2008) A visada, uma das condicionantes para o sucesso do tiro, consiste no correto enquadramento de miras, obtido quando se faz o encaixe visual e geomtrico da massa de mira dentro da ala de mira e destas duas sobre o alvo.

18. (CESPE TJ/DF - 2008) O desmuniciamento de um revlver para uma pessoa destra deve ser feito da seguinte forma: o usurio deve abrir o tambor, apertando o boto de liberao ou boto serrilhado com o dedo polegar direito e forando com os dedos da mo esquerda o movimento de abertura do tambor rotativo; em seguida, e ainda com a mo esquerda, ele deve apertar o extrator ou vareta, liberando as munies alojadas nas cmaras.

19. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que um profissional de segurana, ao ter passado seu posto para um colega, tenha entregue a ele a arma de fogo destinada utilizao em servio, garantindo-lhe que ela estava desmuniciada. O colega que recebeu a arma confiou nas informaes que lhe foram passadas e anotou-as em seu relatrio de atividades. Nessa situao hipottica, este profissional agiu corretamente, pois reforou a cadeia de responsabilidade que permeia as atividades da equipe de segurana.
20. (CESPE TJ/DF - 2008) So fundamentos do tiro: destreza, rapidez, empunhadura, posio e visada.

21 . (CESPE TJ/DF - 2008) Na linguagem popular, o termo escopeta denominao genrica de todo e qualquer tipo de arma longa, entre as quais se incluem o rifle e a metralhadora de mo. Em relao s tcnicas de armamento e tiro, julgue os itens que se seguem. 22. (CESPE TST 2008) Quanto alma do cano de uma arma de fogo, correto afirmar que armas de alma raiada so aquelas que apresentam o cano, em seu interior, raiado em sulcos helicoidais dispostos no eixo longitudinal, destinados a forar o projtil a um movimento de rotao. 23. (CESPE TST 2008) O revlver uma arma de fogo individual, de repetio, de antecarga, com alma raiada e que possui, em regra, sistema de funcionamento de ao simples.

24. (CESPE TST 2008) Quanto conservao de uma arma de fogo, aconselha-se o uso abundante de leo lubrificante em seu cano e demais mecanismos, visando, assim, imprimir maior velocidade ao projtil no momento do disparo. Acerca de armamento e tiro, julgue os itens subseqentes. 25. (CESPE TRE/BA 2010) Se, em uma abordagem de busca pessoal, o cidado a ser revistado fugir, ento essa atitude de fuga caracterizar ato de agresso, que justificar o emprego de arma de fogo por parte do agente de segurana.

26. (CESPE TRE/BA 2010) Os revlveres so classificados como armas de repetio.

27. (CESPE TRE/BA 2010) Tanto nas armas automticas como nas semi-automticas, a ao de disparo automtica. 28. (CESPE TRE/BA 2010) A utilizao de arma de fogo exige treinamentos; um deles consiste em desenvolver a capacidade de atirar estando com os dois olhos abertos, pois, em confrontos armados e curta distncia, o agente de segurana pode no ter tempo suficiente de efetuar o enquadramento da visada. 29. (CESPE TRE/BA 2010) Se o agente de segurana tiver de utilizar sua arma de fogo, deve sac-la com o dedo no gatilho.

No que se refere a armamento e tiro, julgue os itens a seguir. 30. (CESPE MPU 2010) De acordo com as regras de segurana, no se deve atirar em gua, em rocha ou em quaisquer superfcies nas quais os projteis possam ricochetear. 31. (CESPE MPU 2010) Ao sacar uma arma de fogo, o agente de segurana deve manter o dedo fora da tecla do gatilho e, para facilitar a reao a qualquer ameaa, deve manter a arma com o co armado. 32. (CESPE MPU 2010) Denomina-se ao dupla a capacidade de disparo de uma arma porttil cada vez que o gatilho puxado, sem que seja preciso armar manualmente o co ou o percussor entre os disparos.

CURSO ESPECFICO DE SEGURANA PARA O TRE, TRT, TRF, STM, TJ, MPU E MPE TEORIA E QUESTES CESPE/UnB

DISCIPLINAS QUE SERO ABORDADAS


* SEGURANA DE DIGNITRIOS; * SEGURANA FSICA E PATRIMONIAL DE INSTALAES; * ARMAMENTO E TIRO; * TCNICAS OPERACIONAIS; * DEFESA PESSOAL; * RELAES HUMANAS; * TRABALHO EM EQUIPE; * QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PBLICO; * PRIMEIROS SOCORROS; * PREVENO E COMBATE A INCNDIO.

DEFESA PESSOAL
CONCEITO: uma tcnica de reao na qual o individuo reprime injusta agresso atual ou iminente usando os meios necessrios e disponveis moderadamente, visando resguardar a integridade fsica. FUNDAMENTOS: 1) Auto Controle para adquirir confiana, controle da dor, rapidez mental;

2) Controle do Adversrio onde se estudam as melhores tcnicas a serem utilizadas;

2.1) Princpio da Repetio: necessrio repetir tantas vezes quanto forem necessrias para incorporar a tcnica, fazendo que o tempo entre voc pensar e agir seja cada vez menor. O movimento deve ser o mais natural possvel, a reao deve ser imediata. Chamamos isso de movimento instintivo/reflexivo. 2.2) Princpio da Dor: A dor o domnio sobre o seu adversrio, quanto maior a dor, maior ser o domnio. Podemos utilizar a dor para fazer o adversrio ficar paralisado, destruir sua integridade fsica ou para distra-lo. Este talvez seja o principal princpio para o controle do adversrio.

2.3) Princpio da Adaptao: No o fator de domnio do adversrio que se adapta a tcnica, mas a tcnica se molda ao adversrio. Conhecer os detalhes que fazem a tcnica ser efetiva fundamental, poder adapt-la ao adversrio a diferena entre viver ou morrer.

2.4) Princpio da Mudana: Quando uma tcnica no der resultado, mude para outra tcnica. O adversrio est dificultando a realizao da tcnica? Voc tenta aplicar uma toro e no consegue? Mude a tcnica para um soco ou cotovelada, ou altere a alavanca, somando a fora do adversrio sua. 2.5) Princpio da Versatilidade: Uma tcnica para vrias situaes, vrias tcnicas para uma situao. Quanto maior a versatilidade e conhecimentos do lutador, maiores sero suas chances. Voc luta de acordo com o seu treinamento. Se a vida inteira apenas fizer simulaes, nunca saber se est apto a se defender. necessrio fazer lutas o quanto mais prximas da realidade for possvel. Luta de p, luta de solo, chaves, projees, imobilizaes, movimentaes, etc. Quanto maior for sua versatilidade, melhores sero suas chances. importante que os golpes sejam defendidos na origem, isto , quando o golpe est sendo armado. As noes de distncia e momento so os principais fatores determinantes do xito contra as agresses.

3) Controle da Situao onde se estuda o melhor momento para a reao. A correta avaliao do risco depende da somatria de seis pontos: 3.1) O que o criminoso quer, tente perceber quais so suas intenes; 3.2) O que voc tm a oferecer a ele, muitos criminosos matam apenas porque a vtima no tem dinheiro; 3.3) Qual risco voc representa ao criminoso, o criminoso no hesitar em atirar se em algum momento voc esboar uma reao (muitas mulheres perdero a vida em cruzamentos por acelerar o carro tentando fugir de um roubo);

3.4) Qual o comportamento que ele demonstra (nervoso, drogado, irritado, etc.);

3.5) Quais as chances de xito do crime perante as dificuldades apresentadas at o momento (analise a distncia que o separa do marginal, qual o tipo de armamento utilizando, quantas pessoas esto envolvidas, etc.); 3.6) Como os criminosos tm agido ultimamente modus operandi sabendo que os marginais ultimamente tm matado suas vtimas pode ser que a melhor escolha seja reagir. Analisando estes seis pontos de dois prismas: do seu e do criminoso, ou seja, se voc fosse o criminoso, com a provvel situao scio-econmica dele, o que pensaria e o que faria?

CLASSIFICAO:
A Defesa Pessoal divide-se de seguinte forma:

Preventiva Antecipar se ao fato ou situao, chegando primeiro no permitindo que eles aconteam. Ostensiva Estar sempre atento a tudo e a todos ao seu redor, fazendo se notar o estado de alerta.

Repressiva Ao propriamente dita, hora de entrar para cobrir a situao ou fato. A Defesa Pessoal tambm pode ser verbal quando a situao de ofensa moral.

ARTE MARCIAL UTILIZADA: A disciplina de defesa pessoal foi baseada principalmente em uma arte marcial japonesa chamada Jud. Jud a juno de dois ideogramas JU que significa suave e DO que significa caminho a traduo literal seria caminho suave. importante salientar que os objetivos do Jud so a queda perfeita (esse golpe chamado de Ippon), a imobilizao do adversrio e submisso atravs de chaves ou estrangulamentos. TCNICAS DE JUD As projees podem ser muito eficientes no combate corpo-acorpo, desde que voc siga algumas regras:

1. Aproveite a fora do adversrio para lan-lo ao solo,


2. No haja competio de fora,

3. Sempre entre no adversrio com base forte e bem equilibrado,


4. Cause desequilbrio no adversrio atravs de alavanca e projeteo ao solo. As projees podem ser utilizadas para lesionar gravemente o adversrio, para controlar uma agresso de forma moderada, ou para simplesmente ganhar tempo enquanto o adversrio se levanta.

O jud tem trs princpios importantes que devemos conhecer para melhor compreender e aplicar as tcnicas:

a) Desequilbrio tambm chamado kuzushi em japons. Como explicado anteriormente um dos objetivos do Jud a queda perfeita, desta forma, procuramos desequilibrar o adversrio para aplicar mais facilmente esse golpe.
b) Uso de alavancas com a utilizao de alavancas que trabalham com centro de gravidade do ser humano, conseguimos erguer adversrios maiores com extrema facilidade. Um dos pontos mais difceis de ensinar para os vigilantes exatamente o uso correto das alavancas. c) Usar a fora do adversrio contra ele mesmo vale a pena lembrar de outro ditado: Se o adversrio o empurra, voc puxa; se o adversrio o puxa, voc o empurra no h explicao melhor para exemplificar esse principio.

PONTOS VULNERVEIS DO CORPO HUMANO

Olhos; Nariz; Tmporas; Garganta (pomo de Ado); Mandbula (queixo); Fossa subesternal; Processo xifide; rgos genitais; Joelhos.

PRINCIPAIS TCNICAS DE DEFESA PESSOAL - Tcnicas de rolamentos; Diminui impacto do corpo contra o solo Existem vrias formas de rolar, todas com um mesmo objetivo: preservar a cabea e coluna vertebral do praticante. O rolamento para utilizao do segurana privada se d basicamente em trs condies: quando se encontrar em obrigatoriedade de saltar algum objeto para buscar proteo no mesmo, sair da linha de tiro, dificultando a mira do marginal, diminuindo a chance de ser alvejado, ou para amortecer uma queda ao solo.

- CHAVES DE BRAO Algumas regras para aplicar uma chave de brao com maior segurana:

1 Antes de sair do ponto estratgico, verifique o local para analisar corretamente a situao como um todo. Muitos marginais utilizam confuses para tirar a ateno do vigilante a fim de surpreend-lo (boi de piranha); 2 Sempre pea a um companheiro fazer dar cobertura na abordagem de um suspeito;
3 Para controlar uma pessoa podemos utilizar a tcnica ou da fora fsica superior, no tendo domnio tcnico o mais forte da equipe deve fazer a abordagem; 4 Quando a tcnica no funcionar, mude imediatamente a tcnica, se preciso ao invs de tentar controlar, aplique um golpe contundente para imobilizar o agressor.

Existem basicamente trs reas de combate com facas: a) rea de Risco onde o adversrio e o combatente no podem desferir ataques, porm, pela proximidade permite encurtar a distncia em pouqussimo tempo. A rea varia de acordo com o nmero de atacantes. b) rea de Combate Primrio/ Engajamento onde possvel desferir ataques, porm evita-se a luta corpo-a-corpo; c) rea de Combate Corpo-a-Corpo onde se utiliza agarres, projees, imobilizaes, cotoveladas, etc. em lutas de faca contra faca, essa distncia deve ser evitada (maior possibilidade de cortes).

EXERCCIOS

O agente de segurana deve possuir conhecimento de defesa pessoal para que possa desarmar pessoas e defender-se contra agresses feitas com ou sem arma. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. 4. (CESPE TSE 2006) importante que os golpes sejam defendidos na origem, isto , quando o golpe est sendo armado.

5. (CESPE TSE 2006) As noes de distncia e momento so os principais fatores determinantes do xito contra as agresses.
6. (CESPE TSE 2006) Quando o agressor se aproxima portando um cassetete, desferindo golpes distncia, parar o golpe, sem uma proteo, arriscado; o melhor desviar-se para provocar o desequilbrio do agressor e, assim, poder domin-lo.

7. (CESPE TSE 2006) Ao se deparar de frente com um suspeito, devese dar um empurro de forma sincronizada nos ombros dele, obrigando-o a girar. Em seguida, deve-se introduzir um dos braos pelas costas e por entre os braos do suspeito, com o qual ir segurar os dois braos dele e, com a outra mo, ir apoiar no ombro, forando-o para trs. Com relao defesa pessoal, julgue os seguintes itens.

8. (CESPE TSE 2006) Considere que um agente de segurana esteja sem algema e precisava conduzir o autor de um delito at o local apropriado. Nessa situao, para evitar a fuga, correto o uso de uma chave de brao, introduzindo os braos invertidos na altura do peito do criminoso, torcendo e puxando-o para si; um brao ir prender o brao dele nas costas e, com o outro, ser aplicada a gravata, segurando na camisa, se esta existir. 9. (CESPE TSE 2006) Quando o agente de segurana sabe executar os rolamentos e as quedas, ele pode diminuir o impacto do corpo contra o solo em situaes operacionais em que possa sofrer algum tipo de queda, minimizando, assim, leses causadas por tais quedas.

10. (CESPE TSE 2006) Orelha, tmporas, olhos, nariz, antebrao, garganta e mandbula so exemplos de pontos vulnerveis do corpo humano. 11. (CESPE TSE 2006) Considere que, durante uma abordagem, um agente de segurana, estando de frente a um suspeito, tenha sido atingido por um tapa deferido pelo suspeito. Nessa situao, o agente no seria alcanado se antecipasse com um passo para o lado da agresso, defendendo-se com o brao, e, com o outro, abraasse o pescoo do agressor, projetando-o ao solo para imobiliz-lo. 12. (CESPE TSE 2006) Uma forma de defender-se de um soco frontal esquivar-se para sair do raio de ao do soco, de forma a aproximar-se do agressor, agarrando-lhe as duas pernas e projetando-o para trs.

13. (CESPE TSE 2006) No momento em que um agressor estiver agarrando um agente de segurana por trs e por cima dos braos, o agente dever cair em base, segurando os braos do agressor com os seus braos, com os punhos cerrados, mover o quadril para o lado e passar uma das pernas por trs do agressor, agarrando-o na altura do quadril, projetando-o para trs e em direo ao solo. 14. (CESPE TSE 2006) Para que um agente de segurana realize a defesa contra arma de fogo (revlver ou pistola), ele deve estar bem treinado e adotar as posturas de diminuir a distncia, bloqueio, sada da linha de tiro, antecipao, tomada da arma, afastamento e enquadramento. Acerca das tcnicas de defesa pessoal, julgue os itens subseqentes.

15. (CESPE TRE/PA 2007) Ao imobilizar um suspeito para o uso de algema, o agente de segurana deve, aps a projeo, com o suspeito deitado no cho e com o brao estendido e dominado na altura do peito, fazer uma troca de mos, iniciando uma toro a partir do pulso, forando-o a virar em decbito ventral, para realizar a montada nas costas.

16. (CESPE TRE/PA 2007) Para conduzir um suspeito detido at o local apropriado, sem utilizar algemas, deve-se introduzir os braos invertidos na altura do cotovelo do suspeito, torcendo e puxando-o para si, de modo que um brao prenda o brao dele nas costas e o outro aplique a gravata, segurando na camisa. 17. (CESPE TRE/PA 2007) Um agente de segurana surpreendido por um meliante que tenta agarr-lo por trs deve, no momento em que o agressor estiver agarrando-o, cair em base, segurando os braos do agressor com os seus, com os punhos cerrados, tirar o quadril de lado e passar uma das pernas por trs do agressor, agarrando as duas pernas dele na altura dos joelhos, projetando-o para trs e ao solo, de modo a imobiliz-lo e a colocar-lhe a algema. 18. (CESPE TRE/PA 2007) Quando um suspeito que porta uma faca ataca o agente de segurana por baixo, visando a regio do abdome, o agente deve antecipar-se dando um passo para frente, e, com o brao do mesmo lado da agresso, ir defender-se do golpe enquanto, com a outra mo, pega na altura do cotovelo do suspeito, torcendo e puxando-o para si, aplicando-lhe uma chave de brao, obrigando-o a largar a faca.

Em relao segurana individual, julgue os itens a seguir. 19. (CESPE MPE/AM 2008) Nas defesas contra arma de fogo, deve-se ir de encontro ao agressor em posio de base, antecipando-se armao do ataque. 20. (CESPE MPE/AM 2008) Os fatores de xito contra a agresso a mo armada so a noo de distncia, o momento da reao e o cuidado de afastar-se do adversrio. 21. (CESPE MPE/AM 2008) As tcnicas de estrangulamento possibilitam que um suspeito, mesmo sendo mais forte que o segurana, seja dominado e colocado em situao na qual no consiga opor resistncia, o que permite o controle de suas aes, facilita a imobilizao e a colocao da algema. 22. (CESPE MPE/AM 2008) Pancadas em pontos vulnerveis do corpo humano, como tmporas, fossa subesternal e processo xifide, devem preceder as aes de defesa na tentativa de inibir a agresso.

23. (CESPE MPE/AM 2008) O procedimento de defesa em caso de agresso com faca na altura do peito consiste em impedir que o agressor recue e aumente a distncia que o separa do alvo; permanecer imvel e prestar a mxima ateno mo armada; estabelecer uma base slida, afastando a perna direita e, no momento do ataque, defender-se com o antebrao esquerdo, segurar o pulso do agressor e aplicar uma chave de brao. No que concerne defesa pessoal, julgue os prximos itens.

24. (CESPE TJ/DF - 2008) Permite-se, na rea de segurana fsica e pessoal, o uso de armas no-letais como recurso valioso para a defesa pessoal ou de terceiros, pois elas possibilitam a neutralizao da ao delituosa, sem a necessidade do contato fsico. So exemplos de armas no-letais: espargidor de pimenta, bastes de choque e granadas de efeito moral.

25. (CESPE TJ/DF - 2008) Um dos princpios bsicos da defesa pessoal a utilizao da prpria fora fsica visando desviar a fora do oponente, o que coloca em desvantagem pessoas do sexo feminino ou de pequena compleio fsica.

26. (CESPE TJ/DF - 2008) A defesa pessoal uma tcnica de reao a uma agresso atual ou iminente; todavia, o profissional de segurana deve sempre utilizar, em resposta a situaes de agresso, fora proporcional e imediata violncia perpetrada, sob pena de que seu ato seja caracterizado como abuso ou excesso de autoridade. A respeito de defesa pessoal, julgue os itens seguintes.

27. (CESPE TRE/BA 2010) Nas tcnicas de defesa pessoal, segundo o princpio da adaptao, no o fator de domnio que se adapta tcnica e sim a tcnica que se adapta ao adversrio. 28. (CESPE TRE/BA 2010) Os agentes de segurana devem ter uma postura preventiva, profissional e agir conforme procedimentos operacionais definidos, pois uma boa postura fator inibidor e, freqentemente, a simples presena do agente evita que a segurana seja comprometida.

No que se refere s tcnicas de defesa pessoal, julgue os itens a seguir. 29. (CESPE MPU 2010) Considere que, em um ataque surpresa, um criminoso tenha agarrado, pelas costas e por baixo dos braos, o agente de segurana de uma organizao, com a inteno de imobiliz-lo. Nessa situao, uma das tcnicas recomendadas para reagir agresso a chave de dedo, que consiste em pegar o dedo do agressor e gir-lo at que ele se solte. 30. (CESPE MPU 2010) Considere que um agente de segurana perceba que um agressor, portando um pedao de pau, caminhe em sua direo, com a inteno de acertar-lhe a cabea. Nessa situao, para evitar a agresso, o referido agente deve encurtar a distncia em relao ao agressor, segurar o seu brao e aplicar-lhe um contra-ataque simultneo, surpreendendo-o. 31. (CESPE MPU 2010) As tcnicas de projeo so utilizadas para lesionar gravemente o agressor, para controlar uma agresso de forma moderada, ou para simplesmente ganhar tempo enquanto o agressor se levanta.

CURSO ESPECFICO DE SEGURANA PARA O TRE, TRT, TRF, STM, TJ, MPU E MPE TEORIA E QUESTES CESPE/UnB

DISCIPLINAS QUE SERO ABORDADAS


* SEGURANA DE DIGNITRIOS; * SEGURANA FSICA E PATRIMONIAL DE INSTALAES; * ARMAMENTO E TIRO; * TCNICAS OPERACIONAIS; * DEFESA PESSOAL; * RELAES HUMANAS; * TRABALHO EM EQUIPE; * QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PBLICO; * PRIMEIROS SOCORROS; * PREVENO E COMBATE A INCNDIO.

SEGURANA FSICA E PATRIMONIAL DE INSTALAES


1.0 - Introduo 2.0 - Base Terica 2.1 - Princpios H certo nmero de conceitos que possuem valor emprico e que devem ser aplicados com intensidades diferentes de acordo com cada situao. Delinearam 14 conceitos de segurana, calcados na viso feudal dos castelos europeus medievais, os quais tinham barreiras sucessivas de proteo em torno do seu ponto mais valioso, a torre principal. 1 - Um sistema de segurana compreende um conjunto de medidas que se sobrepem.

2 - A importncia de um sistema de segurana funo das ameaas que pesam sobre o que ele protege. 3 - A fraqueza de um sistema de segurana mede-se por seu ponto mais fraco. 4 - Um sistema de segurana deve reduzir ao mximo a demora de interveno da defesa e retardar ao mximo a possibilidade de agresso. 5 - O acesso s informaes sigilosas limitado unicamente s pessoas que tm necessidade de conhec-las em razo de suas funes. 6 - As pessoas vulnerveis no devem ter acesso s informaes sigilosas.

7 - Os riscos devem ser agrupados e segredos divididos. 8 - Trancados ou no, os bens a serem protegidos devem estar sempre colocados sob uma responsabilidade bem definida. 9 - Tudo que serve para proteger um segredo secreto. 10- Todo sistema de segurana deve comportar, no mnimo, um elemento de surpresa para o agressor. 11- As medidas de segurana jamais devem atrapalhar a marcha da empresa. 12- A segurana deve ser compreendida, admitida e aprovada por todos.

13- A defesa sempre moral. 14- A segurana exige um entendimento harmonioso no interior da empresa.

2.2- Classificao Geral

2.4- Compartimentao. Caso as instalaes que precisem ser protegidas cubram uma rea fsica muito extensa, sua segurana como um todo pode no ser possvel por questo de custos. Os custos podem ser diminudos se a rea for dividida em partes e as partes mais importantes e sensveis possurem proteo adequada. Essa tcnica conhecida como compartimentao e consiste em proteger vrias reas menores dentro de uma rea maior. A partir desse conceito se pode tambm classificar as reas segundo um critrio de criticidade, ou seja, o quanto a violao dessa rea interfere no negcio da empresa. Uma classificao muito usada hoje em dia utiliza cores para definir as reas, conforme o quadro seguinte:

2.5 Acesso no autorizado 2.5.1 - Entrada forada 2.5.2 - Entrada consentida

2.6 - Controle de acesso de segurana um dos pontos mais importantes na preveno e proteo contra os riscos derivados das atividades anti-sociais. hoje uma das reas de segurana com maior ndice de crescimento com uma oferta e uma demanda absolutamente crescentes. O controle de entradas permitidas apia-se basicamente em dois sistemas: o de identificao e o de guarda.

2.7 - Crachs 2.8- CPTED CPTED um acrnimo, na lngua inglesa, para Crime Prevention Through Environmental Design, Preveno de Crimes por meio de Projetos.

2.8.1 - Princpios gerais

a. Vigilncia natural
b. Reforo territorial c. Controle de acesso natural d. Manuteno

2.9 - Tringulo do Roubo a teoria segundo a qual um ato ilcito somente ocorre se trs fatores estiverem presentes, quais sejam: DESEJO = Est ligado a caractersticas culturais ou a efeitos da propaganda atuando no subconsciente do indivduo; MOTIVAO = Est ligada ao raciocnio, capacidade de planejar a ao; OPORTUNIDADE = Est ligada ao ambiente, maneira como as coisas esto dispostas. Os dois primeiros fatores atuam internamente no ser humano e modific-los torna-se uma tarefa difcil, pois lidamos com aspectos da psicologia humana. O terceiro fator externo, ligado ao ambiente.

3.0 Meios de segurana fsica. Medidas de Segurana: So medidas necessrias para garantir a funcionalidade do sistema preventivo de segurana. Constituem verdadeiros obstculos, quer seja por barreiras e equipamentos, quer seja pela ao humana, para inibir, dificultar e impedir qualquer ao criminosa. a) Medidas Estticas

b) Medidas Dinmicas

3.1 Barreiras Barreiras de Segurana As barreiras de segurana tm por objetivo implementar o conceito de permetro, segmentado as reas fsicas ou lgicas, oferecendo nveis de resistncia e proteo complementares e crescentes. a) Desencorajar b) Dificultar c) Discriminar d) Detectar e) Deter f) Diagnosticar

A segurana fsica utiliza um combinado de barreiras, cada uma com um propsito especfico, o que inclui barreiras naturais e estruturais. - Barreiras naturais: - Rios e fossos - Alagadios - Montanhas - Barreiras estruturais:

A criao de barreiras de proteo serve para: 1) Prevenir a entrada de pessoas e veculos de forma indesejada. 2) Prevenir sadas indesejadas. 3) Definir zonas de isolamento para reas sensveis. 4) Prevenir o acesso de pessoas a reas restritas internas. 3.2 - Benefcios do uso de barreiras So quatro os benefcios do uso de barreiras: 1) Benefcio psicolgico. 2) Diminui a necessidade de pessoal de segurana. 3) Canaliza o fluxo de pessoas. 4) Causam confuso no invasor.

3.3 Cercaduras

Para melhorar a segurana de uma cercadura, os seguintes pontos devem ser considerados:
1) Postes, rvores, caixas ou quaisquer outros objetos junto cercadura podem ser utilizados pelo agressor para escal-la. 2) Escadas deixadas junto cercadura. 3) Cercaduras conjugadas com a de outra propriedade, ou que se toquem em pontos especficos, representam perigo extra. 4) Deve-se ter especial ateno quando a cercadura toca em outras edificaes.

3.4 BDV 3.5 - Eclusas 3.6 Portes 3.7 Iluminao A iluminao de segurana possui como caractersticas gerais: 1) relativamente barato mant-la. 2) Permite reduzir a necessidade de foras de segurana. 3) Permite proteo pessoal para a fora de segurana reduzindo o elemento de surpresa para o intruso. 4) Requer menor intensidade que a luz de trabalho.

3.8 - Vigilantes Emprego de meios humanos. A vigilncia patrimonial uma atividade autorizada, controlada e fiscalizada pelo Departamento de Polcia Federal, desenvolvida por pessoas capacitadas atravs de Cursos de Formao de Vigilantes, vinculadas s Empresas autorizadas, com o fim de exercer preventivamente a proteo do patrimnio e das pessoas que se encontram nos limites do imvel vigiado, podendo ser em estabelecimentos urbanos ou rurais; pblicos ou privados. O contrato de prestao de servios prev que todos os funcionrios devero passar por um processo de credenciamento que abrange:

a) Pesquisa social

b) Entrevista inicial
c) Estgio inicial de segurana d) Assinatura de termos de sigilo, responsabilidade e cincia e) Estgio especfico de segurana

EMERGNCIA E EVENTO CRTICO Atuao do vigilante diante das principais situaes de emergncia: a) roubo: Manter a calma, evitar o pnico e fazer a comunicao a Polcia na primeira oportunidade; Contato com o Planto da Empresa de Segurana;

Reao somente se houver oportunidade total de sucesso, lembrando-se que a atuao do vigilante preventiva, de modo a evitar o fator surpresa;

Observao atenta de tudo que se passa: O qu? Quando? Onde? Como? Quem? Quais foram as rotas de fuga? Preservao do local para permitir Polcia Cientfica a anlise e levantamentos devidos. b) tumulto e pnico: Manter a calma e controlar o pblico; Evacuar o local de forma rpida e discreta;

No sendo possvel manter a ordem interna pelos recursos prprios, acionar a polcia;

Agir de maneira imparcial, conscientizando-se que em ocorrncia em que h pessoas com os nimos exaltados, a imparcialidade, o equilbrio emocional e o dilogo so os melhores recursos. Evacuao do Local: A principal medida a ser adotada em situao de emergncia a evacuao do local, com a adoo de um plano de abandono, de forma rpida e discreta, sem causar pnico. Para tanto, necessrio que o profissional de segurana controle suas emoes, atue com calma, coerncia e tenha bom poder de persuaso e convencimento, transmitindo sensao de segurana a todos que ali se encontram.

Planos Emergenciais:

Os planos de emergncias so formulados pelo responsvel pela segurana, com a participao da equipe, a fim de que se garanta o sucesso da atuao da segurana, caso ocorra o evento crtico, isto , situaes emergenciais que destoam da rotina do local de trabalho. A filosofia de um plano emergencial atribuir a cada integrante da equipe de segurana uma misso especfica, caso ocorra uma situao emergencial previsvel (invaso,

incndio, ameaa de bomba, greve de funcionrios etc.).

Procedimentos do Vigilante em Casos de Ameaa de Bomba:


Acreditar que a ameaa verdadeira; Comunicar o fato ao superior imediato ou ao responsvel local (Supervisor, Gerente, Diretor); No tocar qualquer objeto, seja estranho ou comum ao local, pois em se tratando de ameaa, todo objeto passa a ser suspeito;

Acionar as autoridades competentes (G.A.T.E , Grupo de Aes Tticas Especiais Via 190);
Procurar evacuar o local de forma rpida e discreta, evitando causar pnico; Isolar a rea, afastando grupos de curiosos;

SABOTAGEM Sabotagem a ao humana que visa abalar a ordem interna no estabelecimento com a provocao de danos e sinistros que atingem a produo e o bom andamento do servio.

A sabotagem dividi-se em: Sabotagem Ativa, ou ao direta

Sabotagem Passiva, ou ao indireta

ATRIBUTOS BSICOS DO AGENTE DE SEGURANA a preveno de danos ao patrimnio; a compatibilidade funcional; ateno; memria visual; controle emocional; a discrio; e o bom senso.

EXERCCIOS
Acerca da segurana de instalaes, julgue os itens que se seguem. 1. (CESPE MPE/AM 2008) As medidas de precauo legal que o agente de segurana deve observar na realizao de uma busca pessoal so: adotar esse tipo de ao apenas em casos de absoluta necessidade, nunca proceder a revista desacompanhado e efetuar a revista em compartimento isolado, para evitar constrangimentos pessoa revistada. 2. (CESPE MPE/AM 2008) O elemento mais importante do planejamento da segurana fsica de um estabelecimento pblico a organizao de um servio de comunicaes. 3. (CESPE MPE/AM 2008) A preveno de danos ao patrimnio, a compatibilidade funcional, a discrio e o bom senso so atributos bsicos do agente de segurana.

4. (CESPE MPE/AM 2008) A sabotagem a ao deliberada que visa prejudicar o trabalho de uma organizao. Quando essa ao ostensiva e dirigida contra materiais ou equipamentos, classificada como passiva. 5. (CESPE MPE/AM 2008) Em situaes de tumulto generalizado dentro das instalaes de uma edificao pblica, a ao de segurana dividir os envolvidos em grupos, de modo a enfraquecer a turba, para, depois, retir-los do prdio aos poucos. Julgue os itens seguintes no que concerne segurana fsica e patrimonial.

6. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que Joo, chefe de segurana de um edifcio de 20 andares, com escritrios e salas comerciais, tenha recebido uma ligao annima comunicando a existncia de uma bomba em sala indeterminada do edifcio. Nessa situao hipottica, as providncias iniciais a serem adotadas por Joo devem ser a de acionar toda a sua equipe, comunicar o fato polcia, iniciar a evacuao de todo o edifcio e a sua varredura procura de artefatos explosivos.

7. (CESPE TJ/DF - 2008) As medidas dinmicas consideradas necessrias ao controle e segurana fsica e patrimonial de instalaes incluem barreiras perimetrais, sistemas de alarme, iluminao e vigilncia. 8. (CESPE TJ/DF - 2008) Um plano de segurana fsica e patrimonial deve levar em conta os seguintes aspectos, entre outros: vias de acesso, adjacncias do estabelecimento, barreiras perimetrais, portes, janelas, iluminao, corpo de vigilncia, sistemas de alarme, estacionamento de veculos, nmero de empregados e pontos crticos. 9. (CESPE TJ/DF - 2008) Considere que Maurcio tenha se candidatado a uma vaga para vigilante em um condomnio residencial e que as atribuies da funo incluam a proteo das instalaes fsicas e patrimoniais do imvel. No ato da contratao, foi-lhe exigida a apresentao de certides negativas dos cartrios criminais estaduais, o que foi recusado por Maurcio, alegando ser exagerada a exigncia. Nessa situao, o candidato agiu de forma equivocada, pois normas de admisso e dispensa de funcionrios constituem medidas de proteo, sendo perfeitamente cabvel a exigncia que lhe foi feita.

10. (CESPE TJ/DF - 2008) O controle de entradas permitidas apia-se basicamente em dois sistemas: o de identificao e o de guarda.

11. (CESPE TJ/DF - 2008) As barreiras naturais no podem ser utilizadas como mecanismo de preveno de acidentes e de segurana do patrimnio pblico, devido impossibilidade de controle humano sobre esses obstculos.
12. (CESPE TJ/DF - 2008) A identificao de funcionrios mediante o uso de crachs considerada atualmente o nico mtodo eficaz para o controle de entradas, devendo ser abolidos os demais dispositivos, por falta de segurana. Acerca dos princpios bsicos inerentes segurana fsica das instalaes, julgue os itens abaixo.

13. (CESPE TST 2008) Entre as medidas de proteo e segurana das instalaes no est includa a revista pessoal, que se trata de procedimento tpico dos organismos de segurana pblica e autorizada somente em casos de fundadas suspeitas.

14. (CESPE TST 2008) Em servio na recepo de determinado rgo com significativo trnsito de pessoas e funcionrios, um profissional de segurana dever concentrar sua atuao em dois fatores primordiais: identificao e guarda. 15. (CESPE TST 2008) Considere-se que um profissional de segurana, no exerccio de suas atividades, encontra, em ambiente restrito s autoridades do rgo, uma caixa lacrada de cujo interior se percebe, nitidamente, o barulho de um relgio. Nessa situao, o profissional de segurana, na suspeita de tratar-se de um artefato explosivo, dever, inicialmente, abrir o invlucro da referida caixa para certificar-se de seu contedo. Com relao segurana fsica e patrimonial das instalaes, julgue o item abaixo. 16. (CESPE TSE 2006) A segurana fsica e patrimonial de uma instalao poder ser feita por agentes ostensivamente trajados e pessoal em atividade de inteligncia.

17. (CESPE TSE 2006) Resguardar as reas onde so desenvolvidos procedimentos sigilosos ou onde so localizados aparelhos que merecem maior grau de segurana um objetivo bsico de um esquema de segurana fsica e patrimonial. 18. (CESPE TSE 2006) No planejamento de segurana fsica de uma instalao, a organizao de um servio de guarda o fator mais importante, pois constitui a rea executiva de tal programao. 19. (CESPE TSE 2006) O servio de guarda ostensiva responsvel por assumir a represso imediata de um evento criminoso havido no interior do estabelecimento. Esse servio tambm identifica as pessoas e procede a buscas pessoais, pois tem prerrogativas de polcia judiciria quando estiver de servio. 20. (CESPE TSE 2006) Um servio de guarda ostensiva constitui a fora de proteo, a pea de comando de todo o mecanismo de defesa.

21. (CESPE STM 2004) Do ponto de vista da segurana patrimonial, recomendvel que, no perodo noturno, os depsitos de material permaneam com a iluminao ligada, apesar do dispndio com energia eltrica, pois isso dificulta o ocultamento de eventuais tentativas de intruso de malfeitores. 22. (CESPE STM 2004) Entre as barreiras comumente usadas para se impedir a concretizao de riscos, inclui-se a eclusa, dispositivo de segurana aplicvel ao acesso tanto de pedestres quanto de veculos e que se constitui de dois ou mais portes ou portas em seqncia. Seu uso correto garante que o local de passagem nunca seja totalmente devassado.

23. (CESPE STM 2004) Em perodo noturno, na execuo de ronda perimetral ao longo de cerca de segurana, deve-se caminhar o mais prximo possvel da cerca, como forma de inibir eventuais interessados em transp-la.

24. (CESPE STM 2004) No trabalho noturno de segurana patrimonial, ao deparar-se com uma interrupo no fornecimento de energia eltrica, o vigilante deve, em primeiro lugar, comunicar o fato administrao, para que ela possa executar o plano previsto para esse tipo de ocorrncia.

No que se refere segurana fsica e patrimonial de instalaes, julgue os itens a seguir.


25. (CESPE TRE/AL 2004) A segurana pessoal e de instalaes deve ser, primordialmente, repressiva e, quando necessrio, preventiva. 26. (CESPE TRE/AL 2004) Fazem parte do servio interno de comunicaes o recebimento de informaes, a manuteno de ligao constante com a polcia e outros rgos de segurana da rea e o envio de instrues aos agentes de segurana nos postos fixos e nos servios de patrulhamento.

Considere a seguinte situao hipottica. 27. (CESPE TRE/AL 2004) Um alarme acoplado a uma caldeira disparou, avisando a possibilidade de ocorrncia de exploso e trazendo pnico aos servidores e visitantes que se encontravam no local. Nessa situao, um dos procedimentos de segurana a ser adotado acalmar as pessoas com palavras serenas, o que dever ser feito pelo responsvel pela segurana do local. 28. (CESPE TRE/AL 2004) No procedimento de busca pessoal (revista), o agente de segurana deve estar sempre sozinho, para evitar constrangimento ao revistado. 29. (CESPE TRE/AL 2004) Um dos deveres do agente de segurana quando em servio inspecionar cuidadosamente a sua rea de operao, investigando principalmente a presena de qualquer coisa suspeita.

30. (CESPE TRE/AL 2004) As medidas de preveno de entradas no-permitidas so aquelas que visam impedir, dificultar ou detectar a entrada de algum nas instalaes que se quer proteger. Fazem parte dessas medidas a colocao de barreiras perimetrais, a iluminao correta, a instalao de sistemas de alarmes e de comunicaes e os servios de guarda. 31. (CESPE TRE/AL 2004) O servio de comunicaes a medida de preveno mais importante do esquema de segurana das instalaes, pois responsvel por alertar, no caso de perigo, todo o pessoal de servio. 32. (CESPE TRE/AL 2004) A ronda das guardas mveis dever ser realizada sempre em horrios predefinidos, para que se estabelea um padro no procedimento do plano de segurana adotado e se previnam possveis ocorrncias criminosas.

Considere a seguinte situao hipottica. 33. (CESPE TRE/AL 2004) Um grupo de manifestantes encaminhou-se para o interior de um prdio, dando incio a um tumulto generalizado. Nessa situao, uma das medidas a serem tomadas para a conteno e o controle do tumulto reunir todos os participantes em um mesmo lugar e retir-los do prdio aos poucos. 34. (CESPE TRE/AL 2004) A discrio nas aes do agente de segurana uma das caractersticas necessrias para o sucesso do trabalho de segurana patrimonial. (CESPE MPU 2010) Em relao segurana fsica das instalaes, julgue os itens subseqentes.

35. Nas organizaes, as medidas de segurana devem sobrepor-se a qualquer outra atividade, ainda que causem entraves ao trabalho das pessoas.

36. Um porto que se fecha automaticamente quando acionado o alarme de invaso constitui exemplo de defesa passiva. 37. Eclusas correspondem ao conjunto de elementos, fixos e mveis (anteparas, biombos ou parede fina, divisria e portas), que formam um sistema de controle de acesso para pessoas, veculos ou objetos, constitudo por duas ou mais portas que no se abrem de uma s vez, no permitindo o contato direto entre duas reas adjacentes. 38. Na elaborao do plano de segurana de uma organizao, devem ser priorizadas: as reas de controle de acesso, de circulao e permetros; os controles internos e a identificao; as reas restritas, os armazns e os estacionamentos; e as reas de carga e descarga.

(CESPE STM 2011) A respeito da segurana fsica e patrimonial das instalaes, julgue os itens subsecutivos. 39. O agente de segurana que realiza a segurana fsica e patrimonial de instalaes deve priorizar a segurana das prprias instalaes em detrimento da segurana das telecomunicaes. 40. O servio de segurana desempenha relevante papel na vigilncia e na fiscalizao das dependncias de rgo pblico, controlando a entrada e a sada de pessoas e materiais. No controle de entrada de pessoas, o agente de segurana deve exigir a apresentao de autorizao superior ou porte de credencial, bem como anotar dados pessoais, locais de destino e horrio de entrada.

Vous aimerez peut-être aussi