Vous êtes sur la page 1sur 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs.

Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03

AULA 03: Lei n 9.074/1995.


SUMRIO 1. 2. 3. 4. Lei n 9.074/1995 Resumo do concurseiro Questes comentadas Questes sem comentrios PGINA 2 16 18 24

Ol, futuro servidor da ANTT! Seja bem vindo a mais uma aula de Legislao Aplicada! Eu sei que o nosso assunto no o mais palatvel do seu concurso, mas com certeza o estudo dessas normas vai fazer toda a diferena na sua aprovao. Hoje estudaremos a Lei n 9.074/1995, que trata das normas para outorga e prorrogaes das concesses e permisses de servios pblicos. A lei que vamos estudar hoje trata de normas gerais sobre concesses e permisses, e por isso deve ser encarada como um complemento da Lei n 8.987/1995, que voc estudou na aula passada com a Professora Fernanda Mendes. A Lei n 9.074/1995 tambm traz um captulo inteiro sobre os servios de energia eltrica. Obviamente, essa parte da lei no deve ser cobrada no seu concurso, pois os servios de energia eltrica so de responsabilidade de outra agncia reguladora, e no da ANTT. Se voc quiser ficar com a conscincia tranquila e se resguardar de uma possvel bizarrice, d apenas uma lida no Captulo II da lei, mas no recomendo que voc perca muito tempo com isso, pois voc tem muito o que estudar. Chega de enrolao! Mos obra!

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 1 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 1. LEI N 9.074/1995 Estudaremos na aula de hoje parte da Lei n 9.074/1995, composta pelos Captulos I, III e IV, que tratam das concesses e permisses em geral. O Captulo II trata apenas dos servios de energia eltrica. 1.1. Disposies Iniciais Por meio da concesso e da permisso, o Estado atribui a prestao de servios pblicos a particulares. A Lei n 8.987/1995 estabelece normas gerais para as concesses e permisses, sendo aplicvel a todas as esferas federativas (Unio, Estados e Municpios). Isso no impede, entretanto, que os entes federativos criem leis prprias, que tratem de aspectos especficos. Este , em parte, o papel da Lei n 9.074/1995. O art. 1, por exemplo, aplicvel apenas Unio e trata de alguns aspectos mais especficos da concesso e permisso de servios pblicos, e que interessam bastante a qualquer candidato a uma vaga em agncias reguladoras. Art. 1o Sujeitam-se ao regime de concesso ou, quando couber, de permisso, nos termos da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, os seguintes servios e obras pblicas de competncia da Unio: I - (VETADO) II - (VETADO) III - (VETADO) IV - vias federais, precedidas ou no da execuo de obra pblica; V - explorao de obras ou servios federais de barragens, contenes, eclusas, diques e irrigaes, precedidas ou no da execuo de obras pblicas;

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 2 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 VI - estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso pblico, no instalados em rea de porto ou aeroporto, precedidos ou no de obras pblicas (Revogado pela Medida Provisria n 612, de 2013) VII - os servios postais. O art. 1 traz o rol dos servios e obras pblicas da Unio que podem ser objeto de concesso ou permisso. Neste dispositivo quero chamar sua ateno primeiramente para a revogao do inciso VI. Perceba que a Medida Provisria que o revogou deste ano, e por isso considero forte a possibilidade de cobrana em prova de questes do tipo A Lei n 9.074/1995 permite a concesso de estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados.... Uma questo como essa deve ser marcada como falsa, pois a MP 612/2013 revogou o inciso VI em 4/4/2013. Acerca da revogao, interessante tambm que voc saiba que a MP que revogou a possibilidade de concesso e permisso desses servios determinou tambm a preservao dos contratos existentes, de forma a no prejudicar os concessionrios e permissionrios que cumpriam contrato em 4/4/2013. Ainda com relao ao art. 1, quero chamar sua ateno tambm para o inciso VII, que permite a concesso e permisso de servios postais. Boa parte dos estudiosos do tema enxerga a uma inconstitucionalidade, pois a Constituio Federal, em seu art. 21, determina o seguinte:

Art. 21. Compete Unio: [...] X - manter o servio postal e o correio areo nacional; Perceba que o art. 21 menciona concesso ou permisso, e por isso h o entendimento de que a Unio apenas pode executar esses servios de forma direta.

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 3 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 O entendimento do STF tambm nesse sentido. A Suprema Corte considerou constitucional a prestao exclusiva do servio postal pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos sob o argumento de que no se trata de atividade econmica, mas sim de servio pblico e, portanto, no haveria monoplio, mas sim privilgio. Ainda a respeito desse assunto, quero prevenir voc acerca da possibilidade de cobrana do que chamo de questo blindada: caso a banca organizadora formule uma assertiva do tipo de acordo com a Lei n 9.074/1995, permitida a concesso de servios postais por parte da Unio, voc deve marcar a alternativa como CORRETA, pois ela est cobrando a letra fria da lei. Ateno maneira como as questes so formuladas, ok?

Desde

4/4/2013

no

mais

possvel

concesso

ou

permisso de estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso pblico, no instalados em rea de porto ou aeroporto, precedidos ou no de obras pblicas. H discusses sobre a constitucionalidade da concesso ou permisso de servios postais. O STF entende que constitucional a prestao exclusiva por parte da ECT.

A lista de servios e obras passveis de concesso ou permisso trazidos pelo art. 1 no exaustiva. A concesso de servios de transportes aquavirio e terrestre, por exemplo, tratada especificamente pela Lei n 10.233/2001.

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 4 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 Art. 2o vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios executarem obras e servios pblicos por meio de concesso e permisso de servio pblico, sem lei que lhes autorize e fixe os termos, dispensada a lei autorizativa nos casos de saneamento bsico e limpeza urbana e nos j referidos na Constituio Federal, nas Constituies Estaduais e nas Leis Orgnicas do Distrito Federal e Municpios, observado, em qualquer caso, os termos da Lei no 8.987, de 1995. 1 A contratao dos servios e obras pblicas resultantes dos processos iniciados com base na Lei no 8.987, de 1995, entre a data de sua publicao e a da presente Lei, fica dispensada de lei autorizativa. Ateno! O art. 2 regra geral acerca de concesses e permisses, e por isso aplicvel a toda a Administrao Pblica, no somente Unio, mas tambm aos Estados e Municpios! Essa regra to importante a que probe que sejam executados servios e obras mediante concesso e permisso sem que haja uma lei autorizativa. A regra geral, portanto, a de que deve haver uma lei fixe as regras para concesso ou permisso daquele servio ou obra especificamente. A exceo fica por conta dos servios de saneamento bsico e limpeza urbana, que podem ser prestados independentemente de lei especfica, bem como os servios cuja delegao autorizada diretamente pela Constituio Federal, Constituies Estaduais e pelas Leis Orgnicas dos Municpios e do DF.

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 5 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03

A Lei n 9.074/1995 probe a execuo de servios e obras mediante concesso e permisso sem que haja uma lei autorizativa. A regra geral, portanto, a de que deve haver uma lei fixe as regras para concesso ou permisso daquele servio ou obra especificamente. A exceo fica por conta dos servios de saneamento bsico e limpeza urbana, que podem ser prestados independentemente de lei especfica, bem como os servios que so tratados pela Constituio Federal, Constituies Estaduais e pelas Leis Orgnicas dos Municpios e do DF.

Voc j sabe que a Lei n 8.987/1995 fixa as regras gerais acerca das concesses e permisses. Essas regras so aplicveis a todos os entes federativos e foram publicadas em fevereiro de 1995. A Lei n 9.074/1995, por outro lado, de julho de 1995, e traz algumas regras gerais e outras especficas para a Unio. Considerando o perodo entre as duas leis, o legislador se preocupou em determinar o que aconteceria com os contratos firmados entre fevereiro e julho de 1995. Da a regra do 1, que permite a continuidade dos contratos firmados nesse perodo, mesmo sem lei autorizativa. 3o Independe de concesso ou permisso o transporte: I - aquavirio, de passageiros, que no seja realizado entre portos organizados; II - rodovirio e aquavirio de pessoas, realizado por operadoras de turismo no exerccio dessa atividade; III - de pessoas, em carter privativo de organizaes pblicas ou privadas, ainda que em forma regular.
Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 6 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 Este dispositivo altamente concursvel para voc, pois traz uma exceo legal, e todos ns sabemos que as excees so muito queridas das nossas bancas organizadoras, no mesmo? Perceba que as hipteses que constituem as excees dizem respeito a atividades que no so de carter pblico. Recomendo que voc grave bem essas excees, e releia antes da prova.

SERVIOS QUE INDEPENDEM DE CONCESSO OU PERMISSO


Lei n 9.074/1995 - Transporte aquavirio, de passageiros, que no seja realizado entre portos organizados; Transporte rodovirio e aquavirio de pessoas, realizado por

operadoras de turismo no exerccio dessa atividade; - Transporte de pessoas, em carter privativo de organizaes pblicas ou privadas, ainda que em forma regular.

Art. 3o Na aplicao dos arts. 42, 43 e 44 da Lei no 8.987, de 1995, sero observadas pelo poder concedente as seguintes determinaes: I - garantia da continuidade na prestao dos servios pblicos; II - prioridade para concluso de obras paralisadas ou em atraso; III - aumento da eficincia das empresas concessionrias, visando elevao da competitividade global da economia nacional; IV - atendimento abrangente ao mercado, sem excluso das populaes de baixa renda e das reas de baixa densidade populacional inclusive as rurais; V - uso racional dos bens coletivos, inclusive os recursos naturais. Esses princpios devem ser observados quanto s concesses tratadas pelos arts. 42, 43 e 44 da Lei n 8.987/1995. No necessrio reproduzir esses dispositivos, mas eles tratam das concesses outorgadas

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 7 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 anteriormente entrada em vigor daquela lei e, em especial, das concessionrias que poca tinham obras paradas. Antes da Lei n 8.987/1995, havia vrias concessionrias que no observavam padres desejveis de qualidade na prestao do servio pblico. Por isso o legislador resolveu estabelecer por meio da Lei n 9.074/1995 esses padres especificamente para o relacionamento do Poder Pblico com essas concessionrias. Perceba que todas as determinaes esto relacionadas racionalidade e eficincia no uso dos recursos. 1.2. Reestruturao dos Servios Pblicos Concedidos

Art. 26. Exceto para os servios pblicos de telecomunicaes, a Unio autorizada a: I - promover cises, fuses, incorporaes ou transformaes societrias dos concessionrios de servios pblicos sob o seu controle direto ou indireto; II - aprovar cises, fuses e transferncias de concesses, estas ltimas nos termos do disposto no art. 27 da Lei no 8.987, de 1995; III - cobrar, pelo direito de explorao de servios pblicos, nas condies preestabelecidas no edital de licitao. Pargrafo nico. O inadimplemento do disposto no inciso III sujeitar o concessionrio aplicao da pena de caducidade, nos termos do disposto na Lei no 8.987, de 1995. Cises, fuses, incorporaes e transformaes so figuras do Direito Societrio, normalmente chamadas de operaes societrias, e dizem respeito diviso e unio de diferentes empresas, ou mudana da sua natureza jurdica (de sociedade limitada para sociedade annima, por exemplo). Nos termos da Lei n 9.074/1995, essas operaes podem ser promovidas pela Unio quanto aos concessionrios de servio pblico sob o seu controle. O termo controle aqui deve ser entendido em seu
Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 8 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 sentido tomado do Direito Empresarial. Nessa direo, as concessionrias sob controle da Unio so as empresas pblicas e as sociedades de economia mista federais. O art. 27 da Lei n 8.987/1995 trata da transferncia de concesses, que somente pode ocorrer mediante autorizao do poder concedente. As cises e fuses das concessionrias tambm precisam ser aprovadas pela Unio. A Lei n 8.987/1995 menciona ainda a necessidade de autorizao do poder concedente quando houver transferncia do controle da concessionria. A Unio autorizada ainda a cobrar valores pelo direito de explorao dos servios pblicos, de acordo com a licitao. Lembre-se de que a delegao de servios na modalidade concesso somente pode ocorrer por meio de licitao na modalidade concorrncia. Algo que pode surgir na sua prova o detalhe previsto no caput do art. 26: as regras que acabamos de estudar no so aplicveis aos servios pblicos de telecomunicaes.

Art. 27. Nos casos em que os servios pblicos, prestados por pessoas jurdicas sob controle direto ou indireto da Unio, para promover a privatizao simultaneamente com a outorga de nova concesso ou com a prorrogao das concesses existentes a Unio, exceto quanto aos servios pblicos de telecomunicaes, poder: I - utilizar, no procedimento licitatrio, a modalidade de leilo, observada a necessidade da venda de quantidades mnimas de quotas ou aes que garantam a transferncia do controle societrio; II - fixar, previamente, o valor das quotas ou aes de sua propriedade a serem alienadas, e proceder a licitao na modalidade de concorrncia. A possibilidade de outorga de concesso por meio de leilo muito importante para sua prova, pois evidencia uma exceo trazida pela Lei n 9.074/1995, pois a regra geral de concesses a licitao na modalidade concorrncia.
Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 9 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 Perceba, porm que o leilo de cotas e aes s permitido no caso de privatizao de pessoas administrativas sob controle direto ou indireto da Unio, com simultnea outorga de nova concesso ou com a prorrogao das j existentes. Devem ainda ser vendidas quotas em quantidades mnimas que garantam a transferncia do controle acionrio. Na elaborao dos editais de privatizao de empresas concessionrias de servios pblicos, a Unio deve observar as normas que tratam da desestatizao, bem como as normas gerais sobre concesses, sendo necessria inclusive a publicao das clusulas essenciais do contrato e do prazo da concesso. A regra do art. 27 pode tambm ser aplicada pelos Estados, Distrito Federal e Municpios, mas mais uma vez os servios pblicos de telecomunicaes constituem exceo.

A outorga de nova concesso ou a prorrogao de concesso existente podem ser realizadas por meio de leilo nos casos de privatizao de pessoas jurdicas sob controle da Unio, desde que sejam vendidas quantidades mnimas de quotas ou aes que garantam a transferncia do controle societrio.

Acerca do tema, necessrio ainda que voc conhea o teor do art. 29.

Art. 29. A modalidade de leilo poder ser adotada nas licitaes relativas outorga de nova concesso com a finalidade de promover a transferncia de servio pblico prestado por pessoas jurdicas, a que se refere o art. 27, includas, para os fins e efeitos da Lei no 8.031, de 1990,
Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 10 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 no Programa Nacional de Desestatizao, ainda que no haja a alienao das quotas ou aes representativas de seu controle societrio. Pargrafo nico. Na hiptese prevista neste artigo, os bens vinculados ao respectivo servio pblico sero utilizados, pelo novo concessionrio, mediante contrato de arrendamento a ser celebrado com o concessionrio original. No caso de transferncia do servio pblico das pessoas jurdicas que estejam sendo privatizadas, ainda que a pessoas que no estejam assumindo seu controle acionrio, tambm possvel a utilizao do leilo. Nesse caso, estaremos diante de uma nova concesso.

Art. 28. Nos casos de privatizao, nos termos do artigo anterior, facultado ao poder concedente outorgar novas concesses sem efetuar a reverso prvia dos bens vinculados ao respectivo servio pblico. Reverso a transferncia dos bens do concessionrio para o patrimnio do concedente em virtude da extino do contrato. Na realidade, esses bens nunca foram de propriedade do concedente, apenas passando a s-lo quando se encerra a concesso. Antes disso, faziam parte do patrimnio do concessionrio. Caso a concessionria esteja sendo privatizada, o Poder Pblico pode outorgar novas concesses sem efetuar a reverso. O sentido da norma dar mais celeridade a essa transferncia do servio pblico. Perceba que a soluo jurdica dada pelo pargrafo nico do art. 29, que prev a utilizao dos bens pela nova concessionria mediante contrato de arrendamento firmado com a concessionria original. Ainda tratando da reverso de bens, a Lei n 9.074/1995 tambm estabelece algumas obrigaes para a concessionria que receber bens e instalaes da Unio, j revertidos ou entregues sua administrao. Estas entidades devero arcar com a responsabilidade pela manuteno dos bens; e responsabilizar-se pela sua reposio.
Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 11 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 1.3. Disposies Finais Art. 31. Nas licitaes para concesso e permisso de servios pblicos ou uso de bem pblico, os autores ou responsveis economicamente pelos projetos bsico ou executivo podem participar, direta ou indiretamente, da licitao ou da execuo de obras ou servios. O projeto bsico o documento bsico da licitao de obras ou servios, e traduz o conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado, para caracterizar a obra ou servio, ou complexo de obras ou servios objeto da licitao. O projeto executivo, por outro lado, tem funo relacionada diretamente execuo da obra ou servio, e composto pelos elementos necessrios e suficientes sua execuo completa. No caso das concesses e permisses de servios pblicos, portanto, no h obstculo participao na licitao ou na execuo da obra ou servio dos autores ou responsveis pelo projeto bsico ou pelo projeto executivo.

Art. 32. A empresa estatal que participe, na qualidade de licitante, de concorrncia para concesso e permisso de servio pblico, poder, para compor sua proposta, colher preos de bens ou servios fornecidos por terceiros e assinar pr-contratos com dispensa de licitao. 1o Os pr-contratos contero, obrigatoriamente, clusula resolutiva de pleno direito, sem penalidades ou indenizaes, no caso de outro licitante ser declarado vencedor. 2o Declarada vencedora a proposta referida neste artigo, os contratos definitivos, firmados entre a empresa estatal e os fornecedores de bens e servios, sero, obrigatoriamente, submetidos apreciao dos competentes rgos de controle externo e de fiscalizao especfica. O legislador tomou por bem permitir expressamente a participao das empresas estatais nas licitaes para concesso e

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 12 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 permisso de servio pblico. Para tanto, foi necessrio ajustar algumas regras sobre licitaes, uma vez que as empresas controladas pelo Poder Pblico, via de regra, esto sujeitas ao regimento da Lei n 8.666/1993. A Lei n 9.074/1995 autorizou que a empresa estatal que participa de concorrncia para escolha de concessionrio tenha dispensa de licitao quando, para compor sua proposta, precise colher preos ou servios fornecidos por terceiros e assinar pr-contratos. Logicamente tais pr-contratos dependem, para transformar-se em contratos definitivos, de ser a empresa estatal vitoriosa no processo licitatrio. Se o for, os contratos, agora definitivos, tero que ser apreciados pelos rgos de controle externo aos quais tenha sido atribuda essa funo fiscalizadora. Com isso, ser possvel evitar que, para vencer a licitao, a empresa estatal celebre contratos lesivos ao errio pblico. Se a empresa estatal for derrotada na licitao, os prcontratos, que tero necessariamente clusula resolutiva de pleno direito, sero considerados como desfeitos pela vontade bilateral das partes, sem que lhes seja imposta qualquer sano ou obrigao de indenizar.

Art. 35. A estipulao de novos benefcios tarifrios pelo poder concedente, fica condicionada previso, em lei, da origem dos recursos ou da simultnea reviso da estrutura tarifria do concessionrio ou permissionrio, de forma a preservar o equilbrio econmico-financeiro do contrato. Pargrafo nico. A concesso de qualquer benefcio tarifrio somente poder ser atribuda a uma classe ou coletividade de usurios dos servios, vedado, sob qualquer pretexto, o benefcio singular.

Uma

das

maiores

discusses

acerca

dos

Contratos

Administrativos a que diz respeito manuteno do equilbrio econmico-financeiro. As mudanas na conjuntura da prestao do
Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 13 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 servio pblico no podem beneficiar nem onerar demasiadamente o poder concedente, e nem o concessionrio. Para evitar que maus administradores instituam benefcios tarifrios sem critrios e posteriormente venham provocar a necessidade de reviso contratual para reestabelecimento do equilbrio econmicofinanceiro, a Lei n 9.074/1995 disps que a estipulao de benefcios fica condicionada previso legal da origem dos recursos ou da concomitante reviso da estrutura tarifria do concessionrio ou permissionrio. De forma resumida: para conceder benefcios tarifrios, necessrio definir previamente de onde viro os recursos. Os benefcios tarifrios tambm no podem ser concedidos a pessoas especficas, mas somente a coletividades.

Art. 36. Sem prejuzo do disposto no inciso XII do art. 21 e no inciso XI do art. 23 da Constituio Federal, o poder concedente poder, mediante convnio de cooperao, credenciar os Estados e o Distrito Federal a realizarem atividades complementares de fiscalizao e controle dos servios prestados nos respectivos territrios. Uma das atribuies do poder concedente fiscalizar a prestao do servio pblico. Boa parte do trabalho desenvolvido pelas agncias reguladoras gira em torno das atividades fiscalizatrias. Esta podero, por autorizao expressa da Lei n 9.074/1995, ser desenvolvidas tambm pelos Estados e pelo Distrito Federal, mediante convnio de cooperao. Para fins de prova, quero chamar sua ateno para dois aspectos principais dessa cooperao: primeiramente, ela se resume s atividades fiscalizatrias. Em segundo lugar, no se trata de uma delegao, mas sim de um convnio de cooperao, para que os Estados e o DF realizem atividades fiscalizatrias em carter complementar.

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 14 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 Art. 33. Em cada modalidade de servio pblico, o respectivo regulamento determinar que o poder concedente, observado o disposto nos arts. 3o e 30 da Lei no 8.987, de 1995, estabelea forma de participao dos usurios na fiscalizao e torne disponvel ao pblico, periodicamente, relatrio sobre os servios prestados. Uma outra faceta da atividade fiscalizatria a participao social. Esse tipo de fiscalizao com relao prestao dos servios pblicos realizada diretamente pelo usurio, sem nenhum intermedirio. nesse sentido que a lei determina que a lei que regulamenta cada modalidade de servio estabelea formas pelas quais pode ocorrer essa participao. Como exemplo, posso mencionar a Lei n 10.233/2001 que, alm de criar a ANTT e a ANTAQ, determinou regras acerca da concesso e da prestao de servios pblicos de transporte terrestre e aquavirio. Preste ateno ao que diz o art. 68 da referida lei:

Art. 68. As iniciativas de projetos de lei, alteraes de normas administrativas e decises da Diretoria para resoluo de pendncias que afetem os direitos de agentes econmicos ou de usurios de servios de transporte sero precedidas de audincia pblica. A audincia pblica um instrumento de participao social. Na ocasio da audincia, a populao pode comparecer e manifestar seus anseios e opinies sobre o assunto. A prpria lei determina, portanto, em obedincia ao art. 33 da Lei n 9.074/1995, que as mudanas normativas que afetem os direitos dos usurios dos servios de transporte devem sempre ser precedidas de audincia pblica.

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 15 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 2. RESUMO DO CONCURSEIRO

Desde

4/4/2013

no

mais

possvel

concesso

ou

permisso de estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso pblico, no instalados em rea de porto ou aeroporto, precedidos ou no de obras pblicas. H discusses sobre a constitucionalidade da concesso ou permisso de servios postais. O STF entende que constitucional a prestao exclusiva por parte da ECT. A Lei n 9.074/1995 probe a execuo de servios e obras mediante concesso e permisso sem que haja uma lei autorizativa. A regra geral, portanto, a de que deve haver uma lei fixe as regras para concesso ou permisso daquele servio ou obra especificamente. A exceo fica por conta dos servios de saneamento bsico e limpeza urbana, que podem ser prestados independentemente de lei especfica, bem como os servios que so tratados pela Constituio Federal, Constituies Estaduais e pelas Leis Orgnicas dos Municpios e do DF.

SERVIOS QUE INDEPENDEM DE CONCESSO OU PERMISSO


Lei n 9.074/1995 - Transporte aquavirio, de passageiros, que no seja realizado entre portos organizados; Transporte rodovirio e aquavirio de pessoas, realizado por

operadoras de turismo no exerccio dessa atividade; - Transporte de pessoas, em carter privativo de organizaes pblicas ou privadas, ainda que em forma regular.

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 16 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 A outorga de nova concesso ou a prorrogao de concesso existente podem ser realizadas por meio de leilo nos casos de privatizao de pessoas jurdicas sob controle da Unio, desde que sejam vendidas quantidades mnimas de quotas ou aes que garantam a transferncia do controle societrio.

Caro amigo, espero que nosso curso esteja sendo de bom proveito para voc. A seguir esto questes a respeito dos assuntos que estudamos hoje. Ao final, inclu a lista das questes sem os comentrios e o gabarito. Se ficar alguma dvida, utilize o nosso frum. Estou sempre disponvel tambm no email. Grande abrao! Paulo Guimares pauloguimaraes@estrategiaconcursos.com.br www.facebook.com/pauloguimaraesfilho

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 17 de 26

3.

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 QUESTES COMENTADAS

1. (indita). Os servios pblicos de competncia da Unio relacionados a explorao de obras ou servios federais de eclusas sujeitam-se ao regime de concesso ou, quando couber, ao de permisso, independentemente de serem precedidos de obras pblicas. COMENTRIOS: Temos que tomar cuidado com a redao do art. 1 da Lei n 9.074/1995. Geralmente as bancas tendem a inverter os termos trazidos pelos dispositivos, e se voc no tiver compreendido perfeitamente o seu significado, pode se confundir. GABARITO: C

2. (indita). A explorao de estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso pblico, no instalados em rea de porto ou aeroporto, podem ser realizada por meio de concesso ou permisso, independentemente de terem sido precedidos por obras pblicas. COMENTRIOS: Caro candidato, preste muita ateno ao texto do inciso VI do art. 1. A explorao desses servios por meio de concesso ou permisso era permitida at 4/4/2013, mas o inciso VI foi revogado por meio da Medida Provisria n 612/2013. Chamo sua ateno aqui, pois esta questo bem provvel! GABARITO: E

3. (indita). De acordo com o mandamento da Lei n 9.074/1995, a prestao de quaisquer servios pblicos por meio de concesso ou permisso, exceto os de saneamento bsico e de limpeza urbana, deve
Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 18 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 ser precedida de lei que lhes autorize e fixe os termos. Essa regra aplicvel apenas Unio. COMENTRIOS: Esta assertiva contm dois erros. Primeiramente, h mais excees a essa regra alm dos servios de limpeza urbana e saneamento bsico. Os servios cuja prestao por meio de concesso ou permisso j seja prevista pela Constituio Federal, pelas Constituies Estaduais ou pelas Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios, podem ser prestados por meio de concesso ou permisso, ainda que no haja lei autorizativa. O segundo erro est em dizer que essa regra aplicvel apenas Unio, pois o art. 2 da Lei n 9.074/1995 determina expressamente sua aplicabilidade a todas as esferas federativas. GABARITO: E

4. de

(indita). transporte

Lei

n e

9.074/1995 aquavirio de

autoriza pessoas,

expressamente, realizado por

independentemente de concesso ou permisso, a prestao de servios rodovirio operadoras de turismo no exerccio dessa atividade. COMENTRIOS: Existem trs excees trazidas pela lei a esse respeito. Chamo sua ateno para essas regras, pois elas so de cobrana muito provvel na sua prova!

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 19 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 SERVIOS QUE INDEPENDEM DE CONCESSO OU PERMISSO Lei n 9.074/1995 - Transporte aquavirio, de passageiros, que no seja realizado entre portos organizados; Transporte rodovirio e aquavirio de pessoas, realizado por

operadoras de turismo no exerccio dessa atividade; - Transporte de pessoas, em carter privativo de organizaes pblicas ou privadas, ainda que em forma regular.

GABARITO: C

5. (indita). A Lei n 9.074/1995 concede Unio a atribuio para aprovar cises, fuses e transferncias de concesses das concessionrias de servios pblicos. Quando as concessionrias forem controladas direta ou indiretamente pela Unio, esta estar autorizada a promover cises, fuses, incorporaes ou transformaes societrias. COMENTRIOS: Este o teor do art. 26 da lei. Quando as

concessionrias forem entidades controladas pela Unio (empresas estatais), a Unio ter competncia para promover cises, fuses, incorporaes ou transformaes societrias dos concessionrios de servios pblicos sob o seu controle direto ou indireto. Quando as concessionrias no forem controladas pela Unio, a esta caber aprovar cises, fuses e transferncias de concesses. Lembre-se tambm de que estas regras no se aplicam aos servios pblicos de telecomunicaes. GABARITO: C

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 20 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 6. (indita). Apesar de a regra geral para concesso de servios pblicos ser a realizao de licitao na modalidade concorrncia, a Lei n 9.074/1995 autoriza a realizao de leilo por parte da Unio nos casos em que se deva promover a privatizao da concessionria simultaneamente com a outorga de nova concesso ou com a prorrogao da concesso j existente. COMENTRIOS: Esta regra muito importante para a sua prova. A outorga de nova concesso ou a prorrogao de concesso existente podem ser realizadas por meio de leilo nos casos de privatizao de pessoas jurdicas sob controle da Unio, desde que sejam vendidas quantidades mnimas de quotas ou aes que garantam a transferncia do controle societrio. GABARITO: C

7. (indita). A Lei n 9.074/1995 autoriza o poder concedente a outorgar novas concesses sem efetuar a reverso prvia dos bens vinculados ao respectivo servio pblico nos casos de imperativo interesse social, reconhecidos pela Administrao Pblica. COMENTRIOS: Existe autorizao especfica na lei para a outorga de novas concesses sem reverso prvia, mas isso ocorre apenas nos casos de privatizao de pessoas jurdicas controladas pela Unio, e no em casos de imperativo interesse social. GABARITO: E

8. (indita). A Lei n 9.074/1995 autoriza expressamente a participao dos autores ou responsveis economicamente pelo projeto bsico e pelo
Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 21 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 projeto executivo nas licitaes para concesso e permisso de servios pblicos ou uso de bem pblico. COMENTRIOS: verdade. A Lei n 9.074/1995 autoriza a participao dessas pessoas na licitao em seu art. 31. GABARITO: C

9. (indita). A Lei n 9.074/1995 autoriza a estipulao de benefcios tarifrios por parte do poder concedente, mas necessrio que haja previso legal da origem dos recursos que subsidiaro o benefcio, ou que haja concomitante reviso tarifria do concessionrio ou permissionrio. COMENTRIOS: Para evitar que maus administradores instituam

benefcios tarifrios sem critrios e posteriormente venham provocar a necessidade de reviso contratual para reestabelecimento do equilbrio econmico-financeiro, a Lei n 9.074/1995 disps que a estipulao de benefcios fica condicionada previso legal da origem dos recursos ou da concomitante reviso da estrutura tarifria do concessionrio ou permissionrio. De forma resumida: para conceder benefcios tarifrios, necessrio definir previamente de onde viro os recursos. GABARITO: C

10. (indita). legal a concesso de benefcios a uma classe ou coletividade de usurios, bem como a um usurio singular, atendidos os critrios legais de identificao e comprovao de hipossuficincia.

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 22 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 COMENTRIOS: Caso o poder concedente deseje estipular benefcios tarifrios, dever faz-lo a uma coletividade ou classe de usurios. No permitida a concesso de benefcio singular. GABARITO: E

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 23 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 6. QUESTES SEM COMENTRIOS 1. (indita). Os servios pblicos de competncia da Unio relacionados a explorao de obras ou servios federais de eclusas sujeitam-se ao regime de concesso ou, quando couber, ao de permisso, independentemente de serem precedidos de obras pblicas. 2. (indita). A explorao de estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso pblico, no instalados em rea de porto ou aeroporto, podem ser realizada por meio de concesso ou permisso, independentemente de terem sido precedidos por obras pblicas. 3. (indita). De acordo com o mandamento da Lei n 9.074/1995, a prestao de quaisquer servios pblicos por meio de concesso ou permisso, exceto os de saneamento bsico e de limpeza urbana, deve ser precedida de lei que lhes autorize e fixe os termos. Essa regra aplicvel apenas Unio. 4. de (indita). transporte A Lei n e 9.074/1995 aquavirio de autoriza pessoas, expressamente, realizado por

independentemente de concesso ou permisso, a prestao de servios rodovirio operadoras de turismo no exerccio dessa atividade. 5. (indita). A Lei n 9.074/1995 concede Unio a atribuio para aprovar cises, fuses e transferncias de concesses das concessionrias de servios pblicos. Quando as concessionrias forem controladas direta ou indiretamente pela Unio, esta estar autorizada a promover cises, fuses, incorporaes ou transformaes societrias. 6. (indita). Apesar de a regra geral para concesso de servios pblicos ser a realizao de licitao na modalidade concorrncia, a Lei n 9.074/1995 autoriza a realizao de leilo por parte da Unio nos casos
Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 24 de 26

em

que

se

deva

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 promover a privatizao da concessionria

simultaneamente com a outorga de nova concesso ou com a prorrogao da concesso j existente. 7. (indita). A Lei n 9.074/1995 autoriza o poder concedente a outorgar novas concesses sem efetuar a reverso prvia dos bens vinculados ao respectivo servio pblico nos casos de imperativo interesse social, reconhecidos pela Administrao Pblica. 8. (indita). A Lei n 9.074/1995 autoriza expressamente a participao dos autores ou responsveis economicamente pelo projeto bsico e pelo projeto executivo nas licitaes para concesso e permisso de servios pblicos ou uso de bem pblico. 9. (indita). A Lei n 9.074/1995 autoriza a estipulao de benefcios tarifrios por parte do poder concedente, mas necessrio que haja previso legal da origem dos recursos que subsidiaro o benefcio, ou que haja concomitante reviso tarifria do concessionrio ou permissionrio. 10. (indita). legal a concesso de benefcios a uma classe ou coletividade de usurios, bem como a um usurio singular, atendidos os critrios legais de identificao e comprovao de hipossuficincia.

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 25 de 26

Legislao Aplicada para ANTT (Especialista e Analista) Teoria e exerccios comentados Profs. Paulo Guimares e Fernanda Mendes Aula 03 GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. C E E C C C E C C E

Prof. Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 26 de 26

Vous aimerez peut-être aussi