Vous êtes sur la page 1sur 53

HISTRIA DA IGREJA

LIO 1

A IDADE ANTIGA
PRIMEIRO PERODO (5 a.C. a 590 d.C.)

O perodo da histria que chamamos Antiga, que vai do 5 a.C a 590 d.C., comea com a Igreja Apostlica, passa pelo perodo da Antiga Igreja Imperial, indo at o incio do sistema catlico romano.

Neste perodo a igreja concentrou suas atividades na rea do Mediterrneo, que inclua regies da sia, frica e Europa, atuando, portanto, dentro do ambiente cultural da civilizao greco-romana, sob o domnio poltico do Imprio Romano.

AVANO DO CRISTIANISMO NO PRIMEIRO SCULO.


A) A Fundao da Igreja, a gnese do Cristianismo

B) O crescimento gradual do Cristianismo dentro dos quadros do Judasmo e sua cultura.


C) Cristianismo como seita separada do Judasmo.

AVANO DO CRISTIANISMO NO SEGUNDO E TERCEIRO SCULO.

Oposio e perseguio do Estado. Resposta dos mrtires e apologistas. Internamente enfrentou as heresias.

SUPREMACIA DA ANTIGA IGREJA CATLICA IMPERIAL (313-500) Unificao com o Estado, sob Constantino. Dominada pelo Estado. Crescente mundanizao da Igreja. Surgimento dos escritos dos pais gregos e latinos, como reao mundanizao. A Igreja Imperial transformou em Igreja Catlica Romana.

importante frisar que a Histria Universal Comumente Dividida em Trs Perodos: ANTIGA: Egito, Assria, Babilnia,Prsia, Grcia e Roma. MEDIEVAL: Da queda de Roma descoberta da Amrica.

MODERNA: Do sculo 15 aos tempos atuais.

A HISTRIA DA IGREJA COMUMENTE DIVIDIDA EM TRS PERODOS: PERODO DO IMPRIO ROMANO: Perseguies, Mrtires, Pais da Igreja, Controvrsias, Cristianizao do Imprio Romano. PERODO MEDIEVAL: Crescimento e poderio do Papado, a Inquisio, Monasticismo, Maometismo e as Cruzadas.

PERODO MODERNO: Reforma protestante, Grande expanso da Igreja Protestante, Larga circulao da Bblia aberta, os governos civis libertam-se progressivamente da Igreja e do Clero, Misses Mundiais, Reforma social e Fraternidade crescente.

OS GRANDES EVENTOS DA ERA CRIST A Cristianizao do Imprio Romano. A Invaso dos Brbaros e a amalgamao das civilizaes Romana e Germnica. A luta com o Maometismo. A ascendncia e domnio do papado. A reforma Protestante. O moderno movimento missionrio mundial.

O MAOMETISMO Maom Nasceu em Meca, 570 d.C., neto de governador, ofcio que teria de exercer, se no fosse usurpado por outro. Quando moo, visitou a Sria, entrou em contato com cristos e judeus, encheu-se de horror pela idolatria. Em 610 declarouse profeta; foi repelido em Meca; em 622 fugiu para Medina; a foi recebido; tornouse guerreiro e comeou a propagar a sua f pela espada; em 630 tornou a entrar em

Meca frente de um exrcito, destruiu 360 dolos e ficou entusiasmado com a destruio dessa idolatria. Morreu em 632. Seus sucessores chamaram-se Califas. O maometismo teve um crescimento rpido, dentro de pouco tempo toda a sia Ocidental e o norte da frica, bero do cristianismo, tornaram-se maometanos. O maometismo surgiu quando a igreja paganizou-se com cultos de imagens, relquias, mrtires, santos e anjos.

OS TRS GRANDES RAMOS DA CRISTANDADE Protestante: Dominante na Europa Setentrional e na Amrica do Norte. Catlico Romano: Dominante na Europa Meridional e na Amrica do Sul. Catlico Grego: Dominante no Leste e Sudeste da Europa.

So resultado de duas grandes brechas na Igreja: Uma no Sculo 9, quando o Oriente se separou do Ocidente, em virtude de insistir o papa em ser o Senhor de toda a Igreja. A outra, no Sculo 16, pela mesma razo, sob a liderana de Martinho Lutero, o maior vulto da Histria Moderna.

Diz Harnack: A Igreja Grega o Cristianismo primitivo mais o paganismo grego e oriental. A Igreja Catlica Romana o Cristianismo primitivo mais o paganismo grego e romano. A Igreja Protestante o esforo por restaurar o Cristianismo primitivo, libertando-o de todo paganismo.

MEDIEVAL (590 1517) 1. O SURGIMENTO DA IGREJA E DO CRISTIANISMO LATINO TEUTNICO (590 800) Neste perodo a igreja enfrentou a ameaa do Islamismo, que tomou muito dos seus territrios na sia e na frica. Neste perodo houve avanos e retrocessos nas relaes entre a Igreja e o Estado. 2. A SUPREMACIA DO PAPADO (1054 1305)

A Igreja Catlica medieval chegou ao clmax do poder sob a liderana de Gregrio VII, Hildebrando 1023- 1085 e Inocncio III de 1180 1216, conseguindo forar uma supremacia sobre o Estado pela humilhao dos soberanos da Europa. As cruzadas trouxeram prestgio para o papado.

As cruzadas. Esforo da cristandade por recuperar a Terra Santa, tirando-a de sob o domnio dos maometanos, houve sete cruzadas: Primeira,1095-1099 (Capturou Jerusalm) Segunda,1147-1149 (adiou a queda de Jerusalm) Terceira,1189-1191 (o exrcito no alcanou Jerusalm) Quarta,1201-1204 (capturou e saqueou Constantinopla)

Quinta,1228-1229 (tomou Jerusalm,mas logo a perdeu) Sexta, 1248-1254 (foi um fracasso) Stima,1270-1272 ( reduziu-se a nada) As cruzadas, posto que fracassassem no objetivo que se propuseram, influram para salvar dos turcos a Europa, e tambm para estabelecer intercmbio comercial e cultural entre a Europa e o Oriente, abrindo assim o caminho para o renascimento da cultura (renascena)

Neste perodo medieval surgiu o monasticismo; o movimento comeou no Egito com Antnio (250-350) d.C. que vendeu suas propriedades, retirou-se para o deserto e viveu solitrio. Multides seguiram seu exemplo. Chamavam-se anacoretas. A idia era ganhar a vida eterna escapando do mundo e mortificando a carne em prticas ascticas.

O movimento espalhou-se at a Palestina, Sria, sia Menor e Europa. No Oriente cada um vivia em sua prpria caverna ou cabana, ou cima de um Pilar. Na Europa viviam em comunidades chamadas mosteiros, dividindo o tempo entre o trabalho e os exerccios religiosos. Tornaram-se muito numerosos, surgindo muitas ordens de frades e freiras.

Aos mosteiros da Europa coube a realizao do melhor trabalho que a igreja da Idade Mdia fez, no tocante filantropia crist, literatura, educao e agricultura. Quando, porm, essas ordens se tornavam ricas, caam em grosseira imoralidade. A Reforma, nos pases protestantes, deu cabo dessas ordens, e nos pases catlicos vo desaparecendo.

ANTECEDENTES QUE COLABORARAM PARA O ADVENTO DO CRISTIANISMO Deus preparou o mundo para a vinda de Jesus, Gl 4.4; Mc 1.15
1) Judeus com a Religio Monotesmo Esperana Messinica As Escrituras As sinagogas

2) Os Gregos com a Filosofia e a Intelectualidade Filosofia que descaracterizava as religies pags, suscitando nos homens uma sede espiritual. Uma lngua universal, o grego koin.

3) Os Romanos com a Poltica Desenvolveram um sentido de unidade sob uma lei universal. Movimentao livre em torno do Mundo Mediterrneo, com a paz nas estradas Estradas O papel do exrcito romano, utilizando habitantes das provncias As conquistas romanas, desmascarando os deuses pagos.

O Precursor Joo Batista. O Fundador Jesus A Descida do Esprito Santo A Fundao da Igreja Expanso da Igreja Primitiva

A Igreja Perseguida Pelos Judeus, em Todas as Regies Onde era Estabelecida. Culto na Igreja / Reunio de Adorao Culto de Orao Festa de Amor ou fraternidade, que culminava com a Santa Ceia, no 1 dia da semana.

A Crena da Igreja Embora no houvesse um credo ou declaraes formais de f, no primeiro sculo, firmados nas Escrituras do Antigo Testamento, os apstolos fundamentaram a f crist, conforme inferimos dos escritos do Novo Testamento.

O Governo da Igreja Embora independentes, afirmavam que pertenciam uma nica Igreja. Apesar de no existir princpio, uma organizao eclesistica de mbito universal, os apstolos exerciam autoridade para decidir sobre as questes de relevncia no Cristianismo iniciante.

LIO 4 Idade Moderna 1517 a 1911

No ano de 1519, foi eleito ao trono da Alemanha Carlos v, que tornou-se o Imperador do Santo Imprio Romano; foi ele o monarca que mais se envolveu com a reforma, se o ttulo de imperador lhe desse pleno poder em toda a Alemanha, e no apenas nas cidades livres. Se porventura tivesse autoridade sobre todo o territrio da Alemanha, certamente a histria seria outra, a reforma teria sido esmagada no seu incio.

LUTERO EM WITTEMBERG POR 4 ANOS. As Indulgncias Em 1517 apareceu um homem chamado Tetzel a fim de vender indulgncias. Lutero tomou conhecimento da venda e de sua gravidade. 95 teses que tratavam do caso das indulgncias 31/10/1517 Logo foram imprimidas cpias e vendidas por toda Alemanha

Logo comearam as aes do papa Leo X. Em agosto de 1520 foi publicado na Alemanha a bula papal de excomunho de Lutero e todos os seus simpatizantes. Dieta imperial em Worms em 1521, Lutero no retratou, e a Alemanha zombou do edito e nenhuma tentativa foi realizada para levar a efeito a sentena contra Lutero.

Lutero tinha muitos amigos entre os prncipes alemes para que o edito fosse executado. Consta que foi escondido durante um ano por um amigo, depois voltou a Wittemberg, onde continuou o seu trabalho, inclusive traduzindo a Bblia para o alemo. Com isso, espiritualizou a Alemanha e lhe deu um idioma.

A REFORMA ZUINGLIANA

Na Suia a reforma foi iniciada por Zunglio, e depois levada avante por Joo calvino. Zunglio entre 1484-1531 em Zurique. No ano 1516 Zunglio entendeu que a Bblia era o meio de purificar a igreja.
Nove anos depois, Zurique aceitou a sua doutrina e gradativamente foi abolido os erros do romanismo.

REFORMA CALVINISTA EM GENEBRA o Aceitou as doutrinas da reforma em 1533. o Foi expulso da Frana em 1534.
o Dirigiu-se para Genebra em 1536, onde fundou sua academia que tornou-se o centro do protestantismo, que atraiu muitos homens ilustres. Foi chamado o maior telogo da Cristandade.

NOS PASES BAIXOS


A reforma foi logo aceita; luteranos, calvinistas e os anabatistas eram numerosos. Entre 1513 e 1531 foi publicado 25 diferentes tradues da Bblia. Sendo parte dos pases baixos dominados por Carlos V, a perseguio foi ferrenha: Estabeleceu a inquisio em 1522.

Mandou queimar todos os escritos luteranos.


Proibiu a impresso e posse da Bblia em 1546.

Decretou morte aos anabatistas, pelo fogo em 1535. Felipe II, seu sucessor levou adiante a perseguio com fria ainda maior. Os dois massacraram mais de 100.000 protestantes.

Alguns eram acorrentados perto do fogo e torrados, lentamente at morrerem. Outros lanados nas masmorras, aoitados, torturados em cavaletes, antes de serem queimados. Mulheres eram queimadas vivas, metidas a fora nos caixes apertados e pisoteadas pelos carrascos. Porm depois de anos de sofrimento, os protestantes sob a liderana de Guilherme de Orange em 1572 comearam a grande revolta.

Depois de muito sofrimento ganharam a independncia em 1609. NA ESCANDINVIA 1. O luteranismo foi cedo introduzido e feito religio oficial. 2. Na dinamarca em 1536.
3. Na Sucia em 1539.

4. Na Noruega em 1540.

NA FRANA Em 1520 as doutrinas de Lutero penetraram na Frana e logo depois, as de Joo Calvino. Em 1559 havia cerca de 400.000 protestantes. Devido a vida santa que viviam em 1557 o papa exigiu o extermnio deles. Os jesutas os perseguiram por toda a Frana. Massacre de So Bartolomeu, na noite de 24 de agosto de 1572, Catarina de Mdice, me do rei, deu ordem e 70.000 huguenotes foram trucidados.

As Guerras Huguenotes

Armaram para resistncia, at que, em 1598, pelo edito de Nantes concederam o direito de liberdade de conscincia e de culto. Contudo, neste perodo foram feitos cerca de 200.000 mrtires.

Na Bomia, 80% da populao de 4 milhes se tornou protestante. Na ustria e na Hungria mais de 50%. No sculo XVI luteranos e calvinistas estabeleceram uma forte igreja reformada.

Na Polnia e na Itlia, pas de Roma, a reforma a princpio teve sucesso, mas a ao da inquisio quase no deixou vestgio de protestantismo.
Na Espanha a ao da inquisio levada a efeito pelo frade dominicano Torquenada entre 1420-1498 queimou 10.200 pessoas e condenou a priso perptua cerca de 97.000. Nos sculos 16 e 17, a inquisio extinguiu a vida literria da Espanha.

A armada Espanhola Uma estratgica jesuta era procurar subverter o protestantismo. O Papa Gregrio XIII fez de tudo para compelir Felipe II imperador e rei da Espanha. Quando a Espanha resolveu por a sua marinha era papa Sixto V que fez da guerra uma cruzada romana, oferecendo indulgncias aos que dela participassem. A vitria da Inglaterra firmou o protestantismo, na Inglaterra,

Holanda, norte da Alemanha, Dinamarca, Sucia, e Noruega. Na Inglaterra Em 1534, a Igreja reprovou definitivamente a autoridade papal. Os mosteiros foram suprimidos. A Bblia traduzida em ingls. No entanto de 1553-1558 a rainha Maria Tudor tentou restaurar o romanismo, fazendo alguns mrtires, mas prevaleceu a reforma, dando origem aos puritanos e

Na Esccia, Joo Knox (1515-72) comeou a pregar as idias da reforma. Em 1547 foi preso pelo exrcito francs e enviado Frana. Por influncia do governo ingls foi solto, e voltou Inglaterra em 1549. Com a ascenso de Maria Tudor em 1553, foi para Genebra, onde absorveu a doutrina calvinista. Depois de um trama contra a rainha Elisabeth, em 1560 foi estabelecida a reforma.

A CONTRA-REFORMA
A REFORMA AVANOU NA EUROPA
CONCLIO DE TRENTO (1545-1563) A IGREJA CATLICA ORGANIZOU A CONTRA REFORMA. OS JESUTAS (A SOCIEDADE DE JESUS) Incio de Loyola (1491-1556

GUERRAS DE RELIGIO
O movimento da reforma foi combatido por 100 anos de guerras.

Guerra dos Trinta Anos AS MISSES CATLICAS Neste perodo somente a igreja catlica cuidou do trabalho missionrio, at porque, as igrejas protestantes estavam na defensiva.
A FRANA E A IGREJA CATLICA

No sculo XVIII a Frana desenvolveu sob o governo de Luis XIV entre 1661-1715.

Neste perodo surgiu dois partidos: 1) Galicanismo. 2) Ultramontanismo.


A Igreja Catlica E A Revoluo Francesa

O PROTESTANTISMO NA ALEMANHA
Disputas Teolgicas

Igrejas Frias cheias de formalidades

Porm surgiu o Pietismo, movimento de vigor e poder espiritual O PROTESTANTISMO NA INGLATERRA Havia Liberdade Religiosa. Havia vrias denominaes (presbiterianos, congregacionais, batistas, etc.
Houve uma revoluo que trouxe um declnio religioso.

O REAVIVAMENTO DO SCULO XVIII Joo Wesley, Carlos Wesley e George Whitefield Organizao da Igreja Metodista Surge o movimento Missionrio Moderno (Misses Mundiais da Atualidade)

Vous aimerez peut-être aussi