Vous êtes sur la page 1sur 21

Srie de televiso em formato documentario, com quatro captulos de 52 minutos sobre as relaes entre Futebol e Poder.

Amrica do Sul, aqui o futebol se transformou em arte e suas repercusses ultrapassam o fim do segundo tempo. Vamos revelar o segredo que se escondem atrs do maior de todos os esportes: quando o poder entra em jogo. Revisando as conexes politicas, miditicas e as elites de poder, desde a chegada do esporte ao nosso continente at os dias de hoje vamos descobrir como o futebol se converteu em uma ferramenta ttica de controle social e ao mesmo tempo uma paixo de multides.

Srie de tv no formato documentrio com 4 episdios de 52 minutos que aborda a relao entre poder e futebol na histria da Amrica do Sul. Atravs de um relato cronolgico dos acontecimentos, investigaremos os casos no Chile, Brasil, Argentina e Uruguai, buscando conexes narrativas entre esses pases que so protagonistas da histria do futebol latinoamericano. A narrao mescla a ao esportiva, a paixo das ruas e a busca pela verdade por trs do discurso oficial, reinterpretando fatos e situaes que construram a histria do futebol ao mesmo tempo em que formaram as bases polticas e sociais na amrica do sul at os dias de hoje.

Na Amrica Latina a fronteira entre futebol e poltica tnue. H uma longa lista de governos que caram ou foram derrubados depois da derrota do time nacional Luis Surez, atacante uruguaio.

Cada episdio trata de forma transversal da histria do futebol no Chile, Brasil, Argentina e Uruguai, atravs da perspectiva poltica econmica e futbolistica, sem esquecer a influncia dos meios de comunicao no processo de popularizao do esporte. Criaremos um panorama global da situao do continente, mencionando as caractersticas de cada pas. O relato vai ser construdo utilizando entrevistas e declaraes de especialistas de diferentes pases e atravs de imagens de apoio e infografias que ajudaro a contextualizar a informao, estabelecendo conexes, acontecimentos comuns e pontos de convergncia de todo o continente.

EPISODIO 1
As origens.
A chegada do futebol na Amrica latina trazido pelos imigrantes ingleses, aos principais portos da regio. A situao poltica do continente no princpio do sculo XX era de democracias oligrquicas que converteram rapidamente esse esporte em seu passatempo favorito. Mas a febre do futebol tambm se estendeu s camadas mais populares, como aconteceu essa mistura social por trs do jogo?

Profissionalizao e Nacionalismo
A profissionalizao do futebol e consolidao dos primeiros clubes. O fanatismo cumpre um papel fundamental em um momento marcado pelo nacionalismo exacerbado incentivado pelos governantes da poca. Rivalidade entre pases vizinhos, como Argentina e Uruguai, vem de longa data, entenderemos como se configuraram as identidades nacionais a partir do futebol e como isso foi aproveitado pela classe dominante.

EPISODIO 2

EPISODIO 3

Futebol e Totalitarismo
Relacionaremos o futebol com as distintas presenas militares nos pases abordados na srie durante os anos 60, 70 e 80. Com o esporte j incorporado vida de milhes de pessoas, o futebol se converte em um vu que ocultou acontecimentos obscuros da histria. Como os ditadores interviram diretamente nos clubes. Aconteceu o mesmo com resultado de jogos emblemticos? Os meios de comunicao sero peaschaves para essas respostas

A lei do Mercado.
Hoje o futebol se converteu em produto top e um negcio lucrativo. Grandes empresrios entram em campo. A relao de poder agora a relao com o mercado, a publicidade, os meios de comunicao. Como se repartem os lucros do consumo relacionado ao esporte? Quando ganha um time, quem ganha realmente?

EPISODIO 4

TRATAMENTO AUDIOVISUAL

Apresentando os acontecimentos em forma de hipertexto, aberto ao contraste de pontos de vista, vamos construir uma linguagem moderna, dinmica e jovem, que permita uma boa recepo nos mercados internacionais. Utilizaremos entrevistas a especialistas, videos e imagens de arquivo, inseres grficas e imagens atuais de espaos e situaes relevantes que transmitam a paixo com que se vive o esporte na Amrica. Nas entrevistas aos especialistas utilizaremos uma linguagem formal, abordando jornalistas, pesquisadores, acadmicos, historiadores, dirigentes esportivos e ex-jogadores, entre outros. Suas declaraes vo formar um relato em linguagem coral que ser complementado com uma voz em off que guia o espectador pelo tempo e espao que transita a srie.

TRATAMENTO AUDIOVISUAL

Possveis entrevistados: Atlio Garrido, jornalista uruguaio; Eduardo Galeano, escritor uruguaio; Nicols Leoz, ex-presidente da Conmebol; Joo Havelange, dirigente esportivo; Ademir da Guia, exfutbolista; Marco Antonio de Almeida, historiador sobre futebol e o nacionalismo nos governos de Vargas e Pern, entre otros.

TRATAMENTO AUDIOVISUAL

Vamos utilizar ilustraes no formato de Comics que complementam situaes expostas pelo material de arquivo no relato, buscando atingir maior intimidade com o espectador. O comic vai ser trabalhado atravs da mistura com fotos e arquivos audiovisuais, como utilizou Ben Affleck no filme Argo. As ilustraoes sero acompanhadas de uma timeline virtual, como no programa Titanic do canal National Geographic Channel, que vai ajudar o posicionamento do espectador no tempo-espao do acontecimento.

TRATAMENTO AUDIOVISUAL

Ocuparemos uma paleta de cores em ps-produo que vai uniformizar as imagens de acordo a poca em que aconteceram, mantendo um tom uniforme que identifique o relato da srie. Esse conceito vai ser reforado pela banda sonora que utiliza de msica instrumental em momentos claves que marcam cambios de espao e poca.

A investigao foi realizada em seu primeiro momento atravs de levantamento de artigos acadmicos e informao jornalstica relativa ao tema. A partir dessa informao a srie foi dividida em quatro episdios, establecendo acontecimentos chaves e climax de cada um deles onde constatavamos o cruzamento de acontecimento que envolviam poder e futebol. Na etapa seguinte, o levantamento de informao se baseia em uma pesquisa de campo nas cidades mais importantes em que est focada a srie: Rio de Janeiro e So Paulo, no Brasil; Santiago e Valparaiso, no Chile; Montevideo, no Uruguai; Buenos Aires, Argentina. O objetivo a verificao da informao j pesquisada atravs de entrevistas com especialistas que possam abrir novas linhas de investigaao ou aprofundar informaoes claves que j possumos. A pesquisa de material de arquivo em campo que vai complementar o acervo existente. A anlise e interpretao dos dados pretende establecer uma hierarquizao dos acontecimentos permitindo a criao de um quadro comparativo e uma timeline cronolgica que nos demonstre semelhanas e pontos de encontro na histria do futebol desses pases.

Por trs do jogo oferece uma grande oportunidade de chegada em mercados amplos na amrica latina e Europa, j que a temtica possui um gancho comercial para um pblico de interesse variado. As caractersticas da srie so atrativas tanto para potenciais co-produtores como para canais de distribuio focados em produtos com audiencia ampla. Alm da explorao em televiso ampliada a janelas de VOD e DVD e de potenciais futuros ingresos com outras temporadas da srie, expandindo o mesmo tema a conflitos entre futebol e poder na europa e outros continentes.

DESCRIO DE MERCADOS E PBLICOS ALVO

Com a Copa do mundo sediada na amrica do sul temos um momento propcio para o tema, alm da desconfiana oriunda do escandalo recente da FIFA, que agua a curiosidade do pblico sobre o funcionamento das instituicoes do futebol internacional.

Segmentos Geogrficos
Os prinicpais mercados para a primeira temporada so Amrica Latina (Chile, Brasil, Argentina, Uruguay, Venezuela, Mxico) e Europa (Espanha, Itlia, Alemania, Frana). Seguidos de territrios como Asia e frica em uma segunda fase.

Segmentos etrios:
Jovens (14 20) Adultos Jovens (21 35) Adultos (36 45) Os dois primeiros segmentos se atraen a prinicipo pelo esporte, pelo conflito e pelos personagens famosos do esporte. O terceiro segmento se identifica com a dinmica cultural-poltica entre histria e futebol.

A chegada efetiva em escala latino americana e europea do projeto est baseada em gerar alianas e co-produes com participantes chaves da industria do futebol e do entretenimento. Dessa maneira os coprodutores potenciais permitem abrir as portas do mercado que vo a permitir a negociao com canais abertos locais com maior potncia.

Desenvolvimento: U$ 52.621,76 Pr-produo: $ 43.585,94 Produo: U$ 192.025,00 Ps-produo: U$ 140.922,00

Total: U$ 429.154,70
Valor por Captulo: U$ 107.288,68

TIME

Por trs do jogo um projeto concebido como una co-produo internacional entre ArteS Comunicao, do Brasil, e Rompecabezas Producciones, do Chile. O objetivo do projeto criar um produto com alto potencial de internacionalizao atravs da associao com produtoras que pertencem aos pases abordados na srie, obtendo apoio na logstica de produo, acesso a financiamento nos pases e a vantagem da veiculao em todos os territrios envolvidos. Nesse momento ese projeto est sendo enquadrado em financiamentos chilenos (CorfoTV e CNTV) e brasileiros (FSA, PRODAV e Rio Filmes).

Chile: Sabrina Bogado Sabrinabogado@gmail.com Celular: +56990008532 Skype: sabrinabogado

Brasil: Melissa Mardones Shand mmshand@gmail.com Celular: +55 71 93749843 Skype: melissa.mardones.shand

Vous aimerez peut-être aussi