Vous êtes sur la page 1sur 11

COLÉGIO ESTADUAL SÃO TÍAGO DISCIPLINA FILOSOFIA PROFESSOR: DIEGO BRUSTOLIN

A LIBERDADE DIANTE CONCEITOS FILOSÓFICOS

DAGNO MAYLOR SALVADOR PACHECO 3º ANO ENSINO MÉDIO/ 2013

Farroupilha Novembro de 2013

..0 Considerações finais...............03 DE QUE FORMA EXERCER A LIBERDADE...............................................................................07 13................................0 7...............0 CONCEITOS DIVERSOS DE LIBERDADE..................................................................................................................................................................0 VOLTAIRE.................0 LIBERDADE DE IMPRENSA........0 Introdução..............................................................0 5...03 SOMOS LIVRES!........................0 2............................................................................02 O QUE É LIBERDADE............................07 12................09 16.............................0 LIBERDADE DE EXPRESSÃO...............................................................04 10........08 15.04 9...............07 14.....0 LIBERDADE RELIGIOSA....0 9................................................0 Referências.....................................................................10 1 ...SUMÁRIO 1...........04 A LIBERDADE PARA FILÓSOFOS.........................05 11..........................1RENÉ DESCART............................

apenas com algumas citações como exemplos e fatos reais. no caso a liberdade vale muito a pena saber um pouco mais obre este assunto. o amor de saber cada vez mais sobre esse mundo de loucos.0 Filosofia é o amor sobre a sabedoria. irei apresentar o amor. 2 . curiosidade e o interesse que tenho pela filosofia. pois bem. por este motivo escolhi falar sobre este assunto bastante discutível.Introdução 1. durante o desenvolvimento deste trabalho. espero que seja bem proveitoso a todos que forem ler este artigo escrito por min.

sendo um assunto bastante discutível. sendo como exemplo uma escolha grandiosa que devemos ter é do que vamos cursar fazer após concluirmos o nosso ensino médio. provavelmente vai ser descoberto e as suas consequências virão em dias. René Descartes afirma que ser livre em partes é ser “preso” as suas escolhas. leis. Isto é um exemplo de liberdade. para explicarmos esse fato podemos levar em conta à explicação de que se você escolhe furtar alimentos de um estabelecimento comercial para simplesmente dar de comer para seus filhos pois não tem condições de comprar. não há possibilidade de exercer a liberdade.0 A liberdade é de uma maneira geral.0 A liberdade é um assunto constante a ser debatido durante os dias que se passam. que profissão vai ter. liberdade para um pode não significar o mesmo para outro. meses. 6. 6. as condições de um individuo não serem submetido às ordens. leis e as regras de outras pessoas ou então do governo. SOMOS LIVRES! 5.O QUE É LIBERDADE 2. entre outras coisas para nos possibilitar um futuro brilhante. ou se mesmo assim houvera uma consequência seguindo o ato liberal.0 O individuo tem o direito de ser libre no momento em que faz as escolhas pessoais para a sua vida no presente momento ou então para o seu futuro.0 Levando como exemplo e simplificando esta ideia.0 Em um mundo em que somos submetidos a obedecer as ordens. vindas de outros que ordenam e outros que obedecem. 4. 3.1 Concluímos que não podemos ser livres totalmente! 3 . anos.

por exemplo.0 Somos livres para escolhermos as roupas a comprar. pois essa condição depende de há ou não condições de comprar o alimento que queremos. consequentemente não poderá efetuar a compra. produziu a obra Meditações sobre Filosofia Primeira. se você não tem com o que comprar. No próximo ano publicou As Paixões da Alma. Objeções e Respostas.0 Estamos livres para expressar nossas opiniões e pontos de vista de tudo o que acontece ao nosso redor. 12. cursou direito em 1614 mas não exerceu a profissão. insultos. 4 .0 Um pouco da vida de alguns filósofos e qual era o conceito sobre Liberdade para cada um deles. A LIBERDADE PARA FILÓSOFOS 9.DE QUE FORMA EXERCER A LIBERDADE 7. Entre os anos de 1647 e 1648 publicou a obra nomeada Descrição do Corpo Humano. RENÉ DESCARTES 10. em 1644. no dia 31 de março de 1596.0 René Descartes adoeceu quando a gripe causada pelo intenso frio da Suécia transformou-se em uma forte pneumonia levando a morte no dia 11 de Fevereiro de 1650. após três anos. 8. com isso. como em 1641.0 Descartes produziu algumas obras. de falar. 11. Mais diretamente não temos tanto a escolher. nascido em La Haye. as consequências virão de forma criticas. não temos este poder de escolher o que comer. a casa que queremos a liberdade de ir e vir. mesmo que traga as consequências.0 O francês René Descartes é considerado pai da matemática e da filosofia moderna. lançou a obra Princípios da Filosofia.

0 Voltaire produziu aproximadamente 70 obras. ao firmar ou negar. a liberdade trata-se da escolha de cada individuo do seu próprio modo de agir.13. qualquer força exterior nos constrange.0 François Marie Aroult. ensaísta e filosofo iluminista francês. escreveu poemas e romances. René Descartes² __________________________ ¹http://www. 14. agimos de modo a sentir que em nenhum momento. e o segundo tempo foi da liberdade iluminada para o conhecimento do bem. o poder de escolher entre o bem e o mal. realizar ou enviar o que o entendimento nos prescreve.com/sociologia/consiencia-e-liberdade-humana-texto-2.0 Dentro de um sentido ético.2 Descartes já o tinha percebido com uma admirável clareza: a liberdade da indiferença é o grau mais baixo da liberdade.1 A liberdade consiste unicamente em que.html VOLTAIRE 15. Descartes¹ 14. ou seja. da religião e do livre comercio. nasceu em 21 de Novembro de 1694 em Paris. independente de qualquer ordem vinda de outras pessoas.brasilescola. 5 .0 Conhecido também pela sua espiritualidade na defesa da liberdade civil. 17. 16. o primeiro era a liberdade de indiferenças. 14. era contra o controle do estado na economia. era de família nobre e faleceu em 30 de Maio de 1778 em Paris com apenas 83 anos de vida. mais conhecido como Voltaire. na sua vida dirigiu varias peças de teatro. de expressão. foi um grande escritor.0 René dividiu a liberdade em dois tempos. mas de 20 mil cartas e mais de dois mil livros e panfletos.

em seu sentido escrito. sendo assim. 19. consciência a liberdade. Enquanto passava uma temporada na Inglaterra. é intransferível e também inquestionável.” Voltaire³ _______________________ Site Brasil Escola.18. seja lá em qual habitat você habita. CONCEITOS DIVERSOS DE LIBERDADE 22. foi preso duas vezes. mas lutarei até o fim para que você tenha o direito de dizê-lo.0 A liberdade de pensamento.0 Dizia Aristóteles que só é livre quem tem em si próprio a essência da boa vontade e do senso de responsabilidade. quinto paragrafo. 20.0 Podemos concluir que para Voltaire o conceito de liberdade era de que todos deveriam ter o direito de se expressar.0 Algumas de suas obras:      1718: Édipo 1724: Mariamne 1728: La Henriade 1730: História de Charles XII 1732: Zaire 20. Voltaire afirmava a seguinte citação: “Não estou de acordo com o que você diz. Reivindicar a liberdade de pensar também significa lutar pela liberdade de expor o seu próprio pensamento.0 Defendeu a reforma social. ou seja. passou a admirar as ideias politicas de John Locke. 6 . Sociologia. usava suas obras para criticar a igreja católica e as instituições francesas do tempo em que vivia. onde estava escondido para que não fosse preso pela terceira vez.1 21. texto a dois. Conhecido por falar tudo que pensava. você é livre para escolher se vale a pena ser livre ou não.

0 É de livre arbítrio escolher a religião que quer seguir. um exemplo é deixar uma pessoa em risco por causa de outra.0 A liberdade somente será ética quando a vontade de for livre esta acompanhada em harmonia com a razão. 27.0 Em partes é positiva pois incentiva a difusão de diversos pontos de vista com cada um que habita uma sociedade. LIBERDADE DE EXPRESSÃO 24.0 Outro tipo de liberdade não muito conhecida na sociedade é a liberdade de imprensa. é fazer sua própria escolha religiosa. seja ele de quais quer cor.23. raça. mas sem influenciar outras pessoas a seguir o mesmo caminho que você. a liberdade de se expressar é a liberdade de investigar informações e essas mesmas informações compartilhar para a sociedade sem que haja descriminação vinda de outro ser humano.0 A liberdade de expressão faz parte dos direitos de todo ser humano. á seguir. tribo. LIBERDADE RELIGIOSA 25. não tiver medo. incentivando debates e aumentando ideias para um mundo melhor. sendo deste modo. um habitat. Só pode ser punido quem não souber usufruir adequadamente dos seus direitos. que nada mais é do que um ser humano publicar e acessar informações através de qualquer meio de comunicação. 7 . aflição pela fatura consequência que alguns atos liberais lhe trarão. sociedade. LIBERDADE DE IMPRENSA 26. acreditar. você é uma pessoa ética e livre somente se não se importar.

8 . jornais. revistas. associada também com a liberdade de expressão. internet e esta em todos os sentidos. televisão.28.0 Sendo assim a liberdade de imprensa nada mais é correspondente a comunicação através da mídia.

somos livres.0 Para min. pois pude conhecer mais sobre quais eram os conceitos de liberdade para grandes filósofos. cultura do saber. usadas.0 Concluo com este trabalho um resultado que era esperado. 30. religião e de imprensa. como a de expressão. foi uma boa realização deste.Considerações finais 29. mas somente se tivermos a consciência das consequências que virão após os atos. foram as que escolheram para citar neste trabalho. resolvi citar apenas estas. mas tenho certeza que para min que realizei o mesmo e para quem for lê-lo poderá receber e utilizar para sua vida muitas experiências. Assim pude ter mais conhecimentos por ser um assunto que tenho curiosidade. pois não há muito em mídia e livros que pesquisei. Para min. pois são as mais conhecidas. os conceitos de alguns. este trabalho foi bastante complexo. tipos de liberdade. 9 .

php?l=&buscapor=lmmanuel%20kant .infoescola.br/busca_up.abril.com/ensaios/a-Liberdade-Na-Filosofia/37917 .com.juanvictor-filosofia.html. Site:http://www.brasilescola.html. Site:http://www.REFERÊNCIAS Site:http://www.com.com/filosofos/rene-descartes/ Acessado em 01/09/2013 Site:http://frases. Acessado em 25/08/2013.netsaber. Acessado em 25/08/2013.shtml.html.com.trabalhosfeitos. Acessado em 01/09/2013. Acessado em 01/09/2013. Site:http://www.com/sociologia/consiencia-e-liberdade-humana-texto- 2.br/2009/03/para-casap-o-dia- 1003. Site:http://revistaescola.br/historia/pratica-pedagogica/filosofo-liberdade- como-valor-supremo-423134. 10 . Acessado em 30/09/2013.blogspot.