Vous êtes sur la page 1sur 3

COLGIO ESTADUAL ARISTON GOMES DA SILVA CURSO: ENSINO MDIO SRIE: 1 TURMA: J DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: LEACI

MARTINS ALUNO(A): IPOR: / /2014. INSTRUMENTO AVALIATIVO N 01 Leia a tira a seguir para responder s questes 01 e 02:

VALOR: 100 NOTA:

http://www2.uol.com.br/niquel/ Vocabulrio: Lctea, lacticinosa: que contm leite ou feito base de leite 01.O humor da tira est relacionado variedade lingustica empregada pelo locutor em cada um dos quadrinhos e a falta de entendimento do seu locutrio. Pode-se afirmar que: I- O locutor emprega em todos os quadrinhos a norma padro, formal. II- O estranhamento do locutrio nos dois primeiros quadrinhos mostra que ele deve ter, provavelmente, pouca escolaridade e dificuldade de compreenso da norma-padro ou da variedade urbana de prestgio. III- Variamos o emprego da lngua de acordo com a situao. Nesse caso, a variedade lingustica informal, sem a rigidez das regras da norma-padro, seria mais adequada. IV- O ltimo quadrinho marcado pela variedade lingustica sem monitoramento, com expresses que demonstram intimidade com o interlocutor. Est CORRETA a opo: a.( ) Todos os itens. b.( ) Apenas os itens II, III e IV. c.( ) Apenas o item IV d.( ) Apenas os itens I, II e III. e.( ) Apenas o item I. 02. Analise a tira como um todo: a linguagem verbal e no verbal. Leve em conta as personagens, o espao, o dilogo e o vocabulrio. As expresses: Guloseima lctea, substncia lacticinosa e Gororoba representam a mesma coisa, que : a.( ) Uma fatia de pizza velha. b.( ) Um pedao de po. c.( ) Uma fatia de queijo d.( ) Um copo de leite e.( ) Uma fruta.

Texto para as questes 03 e 04:

A literatura de cordel um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rsticos. Ela assim chamada pela forma como so vendidos os folhetos, dependurados em barbantes nas feiras, mercados, praas e bancas de jornal, principalmente das cidades do interior e nos subrbios das grandes cidades. Os cordis so escritos em forma rimada e alguns poemas so ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas, conforme mostradas acima.
Capas de cordel: dois cordis de Gonalo Ferreira da Silva e dois de Jos Pacheco sobre Lampio. Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

QUESTO 42 03. A partir do texto e com relao literatura de cordel, assinale a opo correta. a.( ) Este tipo de literatura chegou ao nordeste brasileiro por meio dos colonizadores holandeses. b.( ) Os seus temas esto restritos s histrias de amor, ao satrico e ao histrico. c.( ) O formato do texto e as tcnicas de ilustrao no cordel mantiveram-se inalterados pelos ltimos trs sculos. d.( ) Esse tipo de literatura reflete ideais, anseios, sonhos e viso de mundo do homem simples do serto nordestino. 04. Ainda a partir do texto e acerca da tcnica de xilogravura, assinale a opo correta. a.( ) a tcnica que utiliza a pedra como matriz para possibilitar a reproduo de uma imagem gravada sobre o papel. b.( ) apenas uma tcnica de reproduo de cpias, pois no cria um objeto de arte em si. c.( ) At os dias de hoje, utiliza-se o fundo tingido de papel colorido para imprimir a reproduo em tinta preta por no permitir o processo de impresso usando vrias cores. d.( ) As xilogravuras dos artistas populares do Nordeste caracterizam-se por apresentar solues plsticas simples, o trao forte e a admirvel expressividade dos desenhos. Leia a cantiga e responda as questes 05, 06 e 07: Cantiga de amigo Martim Codax Ondas do mar de Vigo, Ondas do mar de Vigo, se vistes meu amigo? acaso vistes meu amigo? E ai Deus, se verra cedo! Queira Deus que ele venha cedo! Ondas do mar levado, se vistes meu amado? E ai Deus, se verra cedo! Se vistes meu amigo, o por que eu sospiro? E ai deus, se verra cedo! Se vistes meu amado, por que ei gram coidado? E ai Deus, se verra cedo! Ondas do mar agitado, acaso vistes meu amado? Queira Deus que ele venha cedo! Acaso vistes meu amigo, aquele por quem suspiro? Queira Deus que ele venha cedo! Acaso vistes meu amado, por quem tenho grande preocupao? Queira Deus que ele venha cedo!

In: Elsa Gonalves. A lrica galego-portuguesa. Lisboa: Editorial Comunicao, 1983. P. 161.

05. A voz que fala na cantiga uma voz masculina ou feminina? 06. A quem essa voz se dirige? 07. Qual o desejo expresso no refro?

08. (UNIFESP-2005) Senhor feudal Se Pedro Segundo Vier aqui Com histria Eu boto ele na cadeia. O ttulo do poema de Oswald remete o leitor Idade Mdia. Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma o conceito de a.( ) f religiosa. b.( ) idealizao do amor. c.( ) saudade de um ente distante. d.( ) igualdade entre as pessoas. e.( ) relao de vassalagem. 09. Marque V para verdadeiro e F para falso. a.( V) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas caractersticas principais so a vassalagem amorosa e a coita de amor. b.(V ) A cano da Ribeirinha iniciou o trovadorismo portugus. c.(V) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu-lrico feminino, apesar de serem escritas por homens. A temtica principal, quase sempre, o sofrimento da mulher pelo amado que partiu. d.(F ) As cantigas de mal dizer e de escrnio pertencem a lrica trovadoresca. e.( F) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu-lrico feminino, apesar de serem escritas por homem. 10.Leia a tirinha a seguir e responda:
Oswald de Andrade

Em relao variedade lingustica empregada pelos locutores dessa tira, (Z Lel e Chico Bento) pode-se afirmar que: I- A lngua sofre uma variao lingustica por conta de diferenas de lugar ou regio. II- H na fala das personagens a presena do dialeto caipira, como em espeio oiando. Do ponto de vista lingustico essa fala considerada errada e no aceita. III- De acordo com a norma-padro o dilogo ficaria assim: Est se olhando no espelho, Z Lel? / Eu no! / Ele que est me olhando. IV- A tira perderia a expressividade com o emprego da norma-padro, pois no haveria coincidncia entre o perfil das personagens e a linguagem que ele utiliza. a.( ) Apenas I III IV b.( ) Apenas o I c.( ) Apenas o IV d.( ) Apenas I e.( ) Apenas I - II e III

Vous aimerez peut-être aussi