Vous êtes sur la page 1sur 2

1.

Faa um texto mais ou menos duas laudas sobre o que filosofia destacando os seguintes aspectos: racionalidade e irracionalidade, ser e ente, amor e conhecimento.

Heidegger em sua obra O que isto A filosofia? Busca a interpretao mais plausvel sobre o que a filosofia e relata que este um caminho rduo, uma vez que a filosofia envolve tudo o que h no universo da cincia e do conhecimento, qualquer perspectiva pode est interligada a este tema, de maneira racional ele abrange toda relao ao ser. Toda cincia tem como origem a filosofia, destarte este filsofo alemo, prope de forma interessante a delimitao do assunto e procura estabelecer um nexo entre a filosofia e aquilo que toca o ser humano. Todavia, a filosofia resguarda-se dos sentimentos, procura continuamente afastar-se das emoes e trabalhar apenas com a razo, mesmo que tais anseios sejam os mais belos e encantadores, ela no tem a incumbncia para relacionar-se com esta irracionalidade. A misso da filosofia atuar com neutralidade no tocante racionalidade, administrando os sentimentos de forma que no os elimine, mas o governe e evite que a pessoa haja emocionalmente. Malgrado a racionalidade ser o foco do estudo da filosofia, pode-se identificar nesta palavra philosophia a caracterizao do amor ao conhecimento correspondendo de forma especfica buscando constantemente a sabedoria. A razo o fundamento da filosofia, ela resgata em qualquer tema o saber valorizando-o em sua totalidade e alm de retratar o ser como a totalidade do universo. A totalidade tem em sua constituio o ser e a manifestao do ser necessariamente atravs do ente. O ente est diretamente ligado essncia, existncia do ser. A filosofia investiga a essncia do ente sob a perspectiva do ser, a existncia do ente, pois o ser est no ente. O conhecimento e a harmonia fruto do processo de entendimento sobre como a filosofia propriamente, a compreenso do ser do ente abre os olhos para a sabedoria. O ente a expresso de tudo o que sensvel, concreto, observvel. A definio do homem imediata no universo enquanto ente. O ente tambm pode ser representado por uma coisa ou objeto, a interessante diferena entre o ente homem e ente coisa est na capacidade do homem poder refletir sobre o ser do ente. O ser somente existe

atravs da relao com o ente, mas este no pode ser reduzido apenas ao ser. O ser humano o nico ente que tem a faculdade para questionar o ser. A ontologia estuda a compreenso do ser, aquele que formado do interno para o externo. O ser tudo o que realizado com o ente, atravs do ser o ente concretizado. A existncia do ser a conexo deste com as coisas, as pessoas, lugares. O ser no existe sem esta relao com os entes. O conhecimento tem a sua originalidade e essncia a partir do ser no universo e atravs da compreenso do prprio ser que se encontra o ser no homem, criando uma relao para descobrir e entender a sua prpria manifestao. Atravs da conceitualizao identifica-se a diferena entre o sujeito e o objeto, este conhecimento detalhado no se d de forma imediata, mas por meio de uma investigao minuciosa e se concretiza com a cincia. Assim sendo, as coisas apenas existem quando o ser humano atribui o sentido para o indivduo, construindo uma conexo entre o ser e o ente, ou seja, criei algo, formei uma ligao. O objeto sinttico existencial est na investigao do sentido do ser, os seus modos e maneiras de expresso, para Heidegger a filosofia a cincia terica do ser e um dos instrumentos para conhecer a verdade o ouvir.

Vous aimerez peut-être aussi