Vous êtes sur la page 1sur 18

ATCP do Brasil

Solues Piezoeltricas

Apostila 1
Histria dos materiais piezoeltricos. Efeito piroeltrico, eletroestritivo e eletro-ptico. Processo de fabricao de cermicas piezoeltricas

Do curso:

Materiais e Dispositivos Piezoeltricos: Fundamentos e Desenvolvimento

Autores: Michel Venet Zambrano (VENET, M) Antnio Henrique Alves Pereira (PEREIRA, AHP)

So Carlos 2004

NDICE
NDICE 1. 2. 3. 3.1. 3.2. 3.3. INTRODUO HISTRIA DOS MATERIAIS PIEZOELTRICOS PIROELETRICIDADE O EFEITO PIROELTRICO EFEITO PIROELTRICO PRIMRIO E SECUNDRIO ALGUMAS APLICAES DOS MATERIAIS PIROELTRICOS. Detectores de um elemento. Dispositivos trmicos para imagens. 2 3 3 4 4 8 9 9 11 13 14 16

3.3.1. 3.3.2. 4. 5. 6.

EFEITO ELETROESTRITIVO PROPRIEDADES PTICAS (EFEITO ELETRO-PTICO) FABRICAO DE CERMICAS PIEZOELTRICAS

1. INTRODUO
Em qualquer escala de freqncia ou potncia, o elemento ativo e ncleo da maioria dos transdutores ultra-snicos um piezoeltrico, podendo ser classificado em um dos seguintes grupos: Cristais de Quartzo, Cristais Hidrossolveis, Monocristais Piezoeltricos, Semicondutores Piezoeltricos, Cermicas Piezoeltricas, Polmeros Piezoeltricos e Compsitos Piezoeltricos. Destes grupos, as Cermicas Piezoeltricas (referencial e enfoque deste curso) so as que apresentam a maior flexibilidade de formato e de propriedades, sendo largamente utilizadas.

2. HISTRIA DOS MATERIAIS PIEZOELTRICOS


O efeito Piezoeltrico foi descoberto em 1880 pelos irmos Curie e utilizado em uma aplicao prtica pela primeira vez por Paul Langevin, no desenvolvimento de sonares durante a primeira guerra mundial. Langevin utilizou cristais de quartzo acoplados a massas metlicas (coincidentemente inventado o transdutor tipo Langevin) para gerar ultra-som na faixa de algumas dezenas de kHzs. Aps a primeira guerra mundial, devido dificuldade de se excitar transdutores construdos com cristais de quartzo, por estes demandarem de geradores de alta tenso, iniciou-se o desenvolvimento de materiais piezoeltricos sintticos. Estes esforos levaram a descoberta e aperfeioamento nas dcadas de 40 e 50, das cermicas piezoeltricas de Titanato de Brio pela ento URSS e Japo, e das cermicas piezoeltricas de Titanato Zirconato de Chumbo (PZTs) pelos EUA. O desenvolvimento das cermicas piezoeltricas foi revolucionrio. Alm de apresentarem melhores propriedades que os cristais aps polarizadas, tambm oferecem geometrias e dimenses flexveis por serem fabricadas atravs da sinterizao de ps cermicos conformados via prensagem ou extruso. Atualmente as cermicas piezoeltricas tipo PZT, em suas diversas variaes, so as cermicas predominantes no mercado. Tambm podemos encontrar outros materiais, como por exemplo, o PT (PbTiO3) e o PMN (Pb(Mg1/3Nb2/3)O3), utilizados em dispositivos que exigem propriedades especiais e muito especficas, como transdutores para alta temperatura, para imagem e para ensaios no destrutivos. As cermicas piezoeltricas so corpos macios semelhantes s cermicas utilizadas em isoladores eltricos, vide Figura 1, so constitudas de inmeros cristais ferroeltricos microscpicos, sendo inclusive denominadas como um material policristalino.

Figura 1. Exemplos de Cermicas Piezoeltricas Comerciais.

3. PIROELETRICIDADE
3.1. O EFEITO PIROELTRICO

De forma geral, a piroeletricidade a propriedade que tem certos materiais de gerar uma corrente eltrica causada por uma mudana de temperatura. Para que o fenmeno da piroeletricidade seja verificado em um material especfico, este deve apresentar polarizao espontnea, ou seja, na ausncia de um campo eltrico externo. Sendo assim, vejamos quais so os materiais que podem apresentar piroeletricidade. Para que um slido cristalino apresente polarizao espontnea, no pode ser centrossimtrico, ou seja, ao nvel da cela unitria o centro de cargas negativas no pode coincidir com o centro de cargas positivas. Na Figura 2 esto representados dois materiais, um centrossimtrico (Figura 2a), e outro no centrossimtrico (Figura 2b). Pode-se observar que o material no centrossimtrico apresenta o on positivo deslocado do centro de cargas negativas. Isto faz com que em cada cela unitria se verifique um momento de dipolo eltrico. A polarizao uma propriedade macroscpica dos materiais e no mais que a soma desses momentos de dipolo eltrico por unidade de volume.

Figura 2. Estrutura Perovskita. a) Material centrossimtrico, b) Material no centrossimtrico. 4

O fato de um material no ser centrossimtrico, no suficiente para que ele apresente polarizao espontnea, j que se esses dipolos, ao nvel da cela unitria, no esto todos orientados na mesma direo, eles podem cancelar-se entre sim, fazendo com que a soma total seja zero e, portanto, que no exista polarizao espontnea. Todos os slidos cristalinos podem classificar-se de acordo a sua simetria em 32 classes cristalinas. Dessas 32 classes, 12 so centrossimtricas e por tanto no apresentam piroeletricidade. As 20 classes restantes (no centrossimtricas) podem apresentar o fenmeno da piezoeletricidade, mas somente 10 classes podem possuir propriedades piroeltricas. Um cristal tem uma estrutura peridica de celas unitrias em todo o material. Por outro lado, uma cermica (ou policristal) est formada por muitos cristais distribudos de forma aleatria que so chamados de gros (ver Figura 3). Assim, uma cermica nunca poderia apresentar polarizao, pois embora suas celas unitrias apresentem momentos de dipolo permanentes, a soma destes no volume da cermica zero.

Figura 3. a) Interior de uma cermica com os gros distribudos de forma aleatria. b) Representao esquemtica de um gro.

Como um subconjunto dos materiais que apresentam polarizao espontnea (piroeltricos) podem-se encontrar alguns, que alm de ter polarizao espontnea, esta pode

ser orientada com a aplicao de um campo eltrico externo (ver Figura 4). Aqueles materiais com essas propriedades so chamados de ferroeltricos: Materiais Ferroeltricos: Materiais que possuem polarizao espontnea e que quando submetidos a um campo eltrico externo se polarizam na direo do campo eltrico externo. Quando o campo eltrico retirado, eles ficam polarizados nessa direo (polarizao remanescente).

Figura 4. Ciclo de Histereses (P vs E) de um material ferroeltrico.

Sendo assim, se temos uma cermica ferroeltrica e a colocamos em um campo eltrico externo, por um tempo determinado, ao retirar o campo eltrico haver uma polarizao espontnea na direo de aplicao do campo. As cermicas submetidas a esse procedimento so chamadas de cermicas ferroeltricas polarizadas e apresentam piroeletricidade. Resumindo, de todos os materiais cristalinos que existem, somente os no centrossimtricos apresentam piezoeletricidade. Como um subconjunto dos piezoeltricos encontram-se os piroeltricos, que so aqueles que alm de serem no centrossimtricos, apresentam polarizao na ausncia de um campo eltrico externo (polarizao espontnea). Alguns dos piroeltricos so tambm ferroeltricos por terem a habilidade de mudar a direo da polarizao espontnea na direo de um campo eltrico externo. Uma cermica ferroeltrica no polarizada tem uma polarizao espontnea igual a zero. Depois de polarizada a polarizao espontnea no nula em alguma direo e portanto ela apresentar o efeito piroeltrico. A polarizao espontnea depende da temperatura. Existe uma temperatura especfica para cada material, chamada de temperatura de transio ou temperatura de Curie, onde o material 6

experimenta uma mudana de simetria, passando de no centrossimtrico a centrossimtrico e, portanto, tornando-se um material paraeltrico e sem polarizao espontnea. Esta transio pode ser de dois tipos, dependendo do material: 1ra ordem: A polarizao mantm um valor quase constante com o aumento da temperatura at chegar temperatura de transio, onde cai abruptamente a zero (ver Figura 5) 2da ordem: A polarizao vai caindo aos poucos com o incremento da temperatura at se fazer zero na temperatura de transio (ver Figura 5).

Figura 5. Transies de Fase de primeira e segunda ordem.

O efeito piroeltrico pode ser descrito atravs de um coeficiente (p-coeficiente piroeltrico) e no mais que a taxa de mudana da polarizao com a mudana de temperatura:

dP = pdT ou p =

dP dT

Retomando a Figura 5, pode-se observar que nos materiais com transio de fase de 1ra ordem, a taxa de mudana de polarizao com a temperatura praticamente zero at a temperatura de transio, onde se faz infinita. Estes materiais apresentam altos coeficientes piroeltricos, mas somente em uma nica temperatura. Por isso no conveniente utilizar estes materiais em aplicaes piroeltricas. Por outro lado, os materiais com transio de fase de 2da ordem apresentam uma taxa de mudana de polarizao com a temperatura no nula

(coeficiente piroeltrico) em uma faixa de temperaturas mais larga e por isso que freqentemente so utilizados como sensores de diferentes tipos. Acima foi mencionado que a piroeletricidade, em essncia, a propriedade de certos materiais de gerar uma corrente eltrica por uma mudana de temperatura at agora somente foi mencionado a mudana de polarizao com a temperatura. Sendo assim, vejamos como a mudana de polarizao de um material pode gerar uma corrente eltrica. Suponhamos um capacitor plano paralelo com o piroeltrico ocupando o espao entre as placas como representado na Figura 6a. A polarizao espontnea que apresenta o piroeltrico provoca uma acumulao de cargas eltricas nas placas do capacitor como pode ser observado na Figura 6b. Desta forma, se a temperatura do material incrementada at uma temperatura prxima de transio, na faixa onde ele comea a despolarizar-se, a diminuio da polarizao causar que algumas cargas das placas do capacitor, que anteriormente estavam ligadas, fiquem livres. Assim, curto-circuitando as placas do capacitor poder observar-se uma corrente circulando pelo fio (Figura 6c). Esta corrente chamada de corrente piroeltrica e pode ser amplamente explorada na rea de sensores e equipamentos de imagens trmicas.

Figura 6. Representao da apario de uma corrente devido despolarizao do material piroeltrico (corrente piroeltrica).

3.2.

EFEITO PIROELTRICO PRIMRIO E SECUNDRIO

Existem dois tipos de efeitos piroeltricos. O efeito piroeltrico primrio causado pela mudana da polarizao do material com a variao da temperatura e foi descrito anteriormente. Por outro lado, foi comentado anteriormente que todos os piroeltricos so piezoeltricos. Os piezoeltricos tm a propriedade de se deformar ao serem submetidos a um 8

campo eltrico externo, mas tambm tm a propriedade inversa, ou seja, gerar um campo eltrico ao serem deformados. Desta maneira, ao aumentar a temperatura de um material piroeltrico, este pode-se deformar por dilatao trmica e essa deformao pode gerar um campo eltrico em duas superfcies opostas do material. Assim se depositamos eletrodos nessas superfcies e as curto-circuitamos aparecer uma corrente eltrica atravs do fio. Este outro efeito, que se deve s propriedades piezoeltricas dos materiais piroeltricos, chamado de efeito piroeltrico secundrio. Tudo o descrito acima valido para materiais piroeltricos em forma de cristais ou de cermicas ferroeltricas polarizadas. Mas quando se trabalha com cermicas ferroeltricas polarizadas deve-se tomar cuidado em um ponto especfico. Como comentado anteriormente, as cermicas ferroeltricas precisam ser submetidas a um campo eltrico externo para ficar polarizadas ao retirar o campo. Se depois de polarizadas, a temperatura destas chega a ser maior que sua temperatura de transio, elas se despolarizam como qualquer outro piroeltrico, mas com a diferena de que se a temperatura diminuda novamente abaixo da temperatura de transio, as cermicas ficaro despolarizadas e ser necessrio um novo processo de polarizao. 3.3. ALGUMAS APLICAES DOS MATERIAIS PIROELTRICOS.

O sucesso de detectores infravermelho que usam detectores piroeltricos devido a simplicidade dos dispositivos que resultam, particularmente pelo desenvolvimento de circuitos integrados com alta impedncia de entrada, que permite o processamento de sinais pequenos em equipamento de pequeno volume. 3.3.1. Detectores de um elemento. Os detectores de um elemento tm a desvantagem que qualquer variao na temperatura em sua vizinhana, poder criar uma corrente de sada, alm disso, levando em considerao que estes materiais so piezoeltricos, alguma vibrao ao seu redor tambm poderia atrapalhar. Para minimizar estes efeitos colocam-se dois eletrodos em uma das faces do material e na outra somente um, de maneira que fiquem dois capacitores ligados em srie. As partes do material piroeltrico, correspondentes a cada um dos capacitores, so polarizadas em sentido contrrio, como mostrado na Figura 7.

Figura 7. Esquema do detector de um elemento.

Somente um dos eletrodos ser exposto a radiao que se quer detectar, mas os dois estaro expostos as interferncias trmicas e acsticas de seu ambiente, por este motivo, os sinais correspondentes a cada um dos elementos iro se cancelar e no se obtm nenhum sinal de sada a partir das fontes de interferncia. Usando o fato de que um homem em movimento uma fonte de radiao que varia no tempo, pode-se usar detectores de um elemento para a fabricao de alarmes de presena. O comprimento de onda m da radiao emitida com mxima potncia por um corpo negro a uma temperatura T (K), est dado por:

m =

2944 m T

Ento se o corpo se encontra a 310K, emitir com potncia mxima em um comprimento de onda de 9.5m, e os materiais de PZ modificados, iro absorver fortemente essa radiao. Na Figura 8, pode-se observar o princpio de um alarme de presena. O detector colocado no foco de um sistema de espelhos parablicos que aumentaro a variao da potncia incidente, enquanto a fonte vai-se movimentando de uma zona coberta por um espelho a outra.

10

Figura 8. Esquema de um alarme de presena.

Pode ser usado um filtro de ondas para absorver a radiao com comprimento de onda menor que 6-7m, desta maneira possvel apagar o efeito que poderia causar a luz no detector. Este tipo de alarme de presena pode detectar um homem a 100 m de distncia do detector. Os dispositivos piroeltricos podem ser usados como detectores de fogo, neste caso so ligados a filtros de ondas que respondem somente faixa de freqncia entre 5-40Hz, que cobre a regio de freqncias das chamas. Gases com fortes faixas de absoro no infravermelho podem ser detectados colocando um filtro de onda apropriado frente ao elemento piroeltrico, fazendo passar um feixe de radiao aproximadamente de 30Hz atravs da atmosfera a ser estudada e comparando com outro detector de referncia livre do gs. O dixido de carbono que tem uma faixa de absoro para 4.3m monitorado desta forma.
3.3.2. Dispositivos trmicos para imagens.

Uma das formas de dispositivos trmicos para imagens, o vidicon, mostrado na Figura 9. O elemento piroeltrico uma placa de um material piroeltrico adequado, localizado prximo a um dos extremos de um tubo vazio, que tem um injetor de eltrons no outro extremo. A radiao focalizada usando uma lente de germnio em uma das faces da placa, que coberta por um eletrodo transparente, a outra face barrida por um feixe de eltrons. Uma grelha perto da superfcie da placa ligada a um potencial positivo suficiente para atrair uma parte dos eltrons do feixe. A radiao incidente na superfcie oposta ao feixe de eltrons produz uma carga na face exposta ao feixe e altera o potencial nesta face. O feixe de eltrons ento, deposita suficiente carga para restabelecer o potencial anterior.

11

Figura 9. Esquema do vidicon.

Um sinal de vdeo gerado no circuito ligado ao eletrodo do frente por acoplamento capacitivo. O sinal de vdeo amplificado e observado atravs de um monitor de televiso convencional. Para obter boa resoluo espacial, preciso materiais com baixa condutividade trmica, devido difuso trmica lateral na placa reduzir a resoluo. Esta dificuldade pode ser superada mediante o uso de placas reticuladas como a mostrada na Figura 10.

Figura 10. Micrografia de um alvo piroeltrico reticulado para ser usado em vidicon.

Imagens obtidas em uma noite escura usando placas reticuladas em um equipamento de vidicon podem ser observadas na Figura 11.

12

Figura 11. Imagens obtidas em uma noite escura, usando vidicon com uma placa piroeltrica reticulada.

Existe uma tcnica alternativa para a obteno de imagens a partir de radiao infravermelha evitando o uso do injetor de eltrons. Nesta tcnica a superfcie atrs da placa piroeltrica, coberta por uma grelha de um material foto-emissivo, que iluminado usando uma lmpada. Os fotoeltrons emitidos da grelha so projetados em uma tela fosfrica. Quando a radiao infravermelha absorvida na parte da frente da placa piroeltrica, se produz um campo na face oposta que modula a eficincia de foto-emisses na grelha e o brilho obtido na tela fosfrica. Desta forma possvel obter uma imagem a partir da radiao incidente.

4. EFEITO ELETROESTRITIVO
O conhecimento do efeito eletroestritivo fundamental quando se deseja estudar materiais piezoeltricos. Quando um campo eltrico aplicado a um material dieltrico, este causa uma deformao proporcional ao quadrado da intensidade do campo eltrico. Esse efeito chamado de efeito eletroestritivo. A eletroestrio um efeito quadrtico e a deformao eletroestritiva no est relacionada ao sinal do campo eltrico aplicado. De fato, a eletroestrio resultado da polarizao induzida durante a aplicao do campo. A deformao eletroestritiva proporcional ao quadrado de tal polarizao. Segundo o comentado acima, pode-se diferenciar eletroestritivo e o efeito piezoeltrico atravs de 3 fatores fundamentais: 13

Efeito eletroestritivo: Deformao proporcional ao quadrado da polarizao (quadrado do campo eltrico externo). Seja o campo eltrico positivo ou negativo, a deformao eletroestritiva sempre ser na mesma direo. Pode ser observado em todos os materiais dieltricos.

Efeito Piezoeltrico: Deformao linear com a polarizao (linear ao campo eltrico externo). A deformao do material (estiramento ou compresso) depende do sinal do campo eltrico externo e do coeficiente piezoeltrico. Somente pode observar-se em materiais dieltricos com certas caractersticas de simetria (no centrossimtricos).

O conhecimento dessas diferenas fundamental se queremos caracterizar um piezoeltrico por mtodo esttico. Por exemplo, quando se quer utilizar um piezoeltrico como atuador comum ser caracterizado por mtodos estticos, ou seja, aplicando um campo eltrico em uma direo especfica do material e medindo a deformao nas diferentes direes. Nesse tipo de caracterizao podem estar superpostos ambos efeitos (piezoeltrico e eletroestritivo) o qual provocaria um erro no calculo dos coeficientes piezoeltricos. Uma forma de validar essa dificuldade aumentar a temperatura do material por encima da temperatura de transio de maneira a eliminar a polarizao espontnea e deixar o material como um dieltrico comum (centrossimtrico). Nessas condies se aplica um campo eltrico externo e se mede a deformao para conhecer a componente eletroestritiva. Mais tarde, em temperaturas inferiores temperatura de transio se repete a mesma operao e se subtrai a componente eletroestritiva, deixando limpa a componente piezoeltrica para o calculo dos coeficientes. Existem tcnicas pticas que permitem medir deformao at 10-2 .

5. PROPRIEDADES PTICAS (EFEITO ELETRO-PTICO)


Os materiais piezoeltricos transparentes (cristais ou cermicas transparentes) apresentam propriedades que podem ser extensamente aplicadas. De acordo com a simetria, os materiais podem ser classificados em opticamente isotrpicos ou opticamente anisotrpicos. Um exemplo do primeiro tipo so as cermicas ferroeltricas no polarizadas. Na faixa visvel do 14

espectro eletromagntico, a permissividade eltrica de um mdio r (r

/0, 0-

permissividade eltrica do vcuo) igual a n2, onde n o ndice de refrao ptico. Considerando um mdio anisotrpico, onde os 3 eixos principais do cristal coincidem com um sistema coordenado XYZ, se tem: x / 0 = n12, y / 0 = n22, z / 0 = n32

As propriedades pticas de uma substncia podem ser afetadas por uma tenso mecnica externa devido ao efeito de foto-elasticidade, o qual comumente chamado de efeito elastoptico ou piezo-ptico e pode ocorrer em todos os cristais, incluindo piezoeltricos e no piezoeltricos. Por outro lado, em cristais que no pertencem a grupos de simetria centrossimtricos (piezoeltricos), os ndices de refrao so afetados por campos eltricos externos. Isto chamado de efeito eletro-ptico. A permissividade dieltrica de um material exposto a uma radiao na faixa do visvel, depende da distribuio das cargas eltricas no cristal. A ao do campo eltrico externo resulta em uma redistribuio dessas cargas (com o aparecimento de uma polarizao) e em uma leve deformao da rede inica. Este resultado refletido em uma mudana na permissividade eltrica e, portanto, nos ndices de refrao. Existem 2 tipos de efeitos eletro-pticos: linear e quadrtico. O ltimo pode ser observado em mdios opticamente isotrpicos tais como vidros, lquidos e cermicas ferroeltricas no polarizadas.
1 E Efeito eletro-ptico linear. n2 1 E 2 Efeito eletro-ptico quadrtico. 2 n

A seguir, algumas aplicaes do efeito eletro-ptico: Guias de onda pticas integradas. Defletores de feixes de luz. Multiplicadores de freqncia ptica Hologramas Lentes de foco sintonizvel Displays Outros

15

6. FABRICAO DE CERMICAS PIEZOELTRICAS


O primeiro passo na fabricao de uma cermica piezoeltrica a escolha da composio desejada (incluindo dopantes) em dependncia da aplicao que ser dada a esta cermica. Mais para frente, neste curso, sero apresentados critrios detalhados dos principais tipos de cermicas piezoeltricas e suas respectivas aplicaes. Por isso, nesta seo, ser escolhido a modo de exemplo uma composio amplamente utilizada em cermicas piezoeltricas para diferentes aplicaes: PbZr0.52Ti0.48O3 + 1% wt Nb2O5 ou comercialmente chamado PZT soft. Uma vez escolhida a estequiometria desejada deve-se pesquisar pelos precursores, que misturados nas propores adequadas e reagidos, resultam na composio final. importante ressaltar que os precursores, utilizados na fabricao de cermicas piezoeltricas, so xidos (ou sais) comuns que podem ser encontrados facilmente na natureza (ver Figura 12), mas eles devem estar processados e com purezas superiores a 99%. Em nosso exemplo, os precursores necessrios so PbO, ZrO2, TiO2 e Nb2O5. Agora vejamos em que propores devem-se misturar estes xidos para obter a composio final desejada. Inicialmente devemos calcular a massa molar de cada um de nossos reagentes e do composto final:

( PbO) = ( Pb) + (O) = 207,2 g / mol + 16 g / mol = 223,2 g / mol ( ZrO 2 ) = ( Zr ) + 2 (O) = 91,22 g / mol + 32 g / mol = 123,22 g / mol (TiO 2 ) = (Ti ) + 2 (O) = 47,90 g / mol + 32 g / mol = 79,9 g / mol ( PbZr0,52 Ti 0, 48 O3 ) = ( Pb) + 0,52 ( Zr ) + 0,48 (Ti ) + 3 (O) =
= (207,2 + 47,43 + 22,99 + 48) g / mol = 325,62 g / mol Agora, por simples regra de 3 pode-se calcular a quantidade que devemos misturar de cada um dos reagentes para obter no final, por exemplo, 100g de PbZr0.52Ti0.48O3. Vejamos:

PbO ZrO 2 TiO2

m( PbO) 100 g = m( PbO) = 68,5461g ( PbO) (PbZr0.52 Ti 0.48 O 3 ) m( ZrO 2 ) 0,52 100 g = m( ZrO 2 ) = 19,6776g ( ZrO2 ) (PbZr0.52 Ti 0.48 O 3 ) m(TiO2 ) 0,48 100 g = m(TiO 2 ) = 11,7781g (TiO 2 ) (PbZr0.52 Ti 0.48 O 3 )

16

Figura 12. Minerais de onde se extraem os precursores de algumas cermicas piezoeltricas. a) Litharge xido de chumbo, b) brookite xido de titnio.

Depois de calculadas as quantidades de cada reagente deve-se adicionar o dopante (se for necessrio), que em nosso caso Nb2O5. O dopante geralmente adicionado como percentagem em peso. Nesse caso, basta com adicionar 1g de Nb2O5 por cada 100g de : PbZr0.52Ti0.48O3, para obter 1% em peso (wt). Uma vez bem misturados os reagentes, estes devem ser colocados em um forno para a que ocorra a reao (em estado slido) necessria para a formao do composto final. Este estgio chamado de calcinao. A temperatura de calcinao varia de um material para outro e geralmente determinada pela realizao de vrios testes em diferentes temperaturas e verificando se ocorreu (ou no) a reao. Depois de obtido o compsito desejado deve-se proceder conformao da cermica. Para isso, inicialmente os ps cermicos devem ser colocados em moldes com formas que dependem da forma final com que se deseja obter a cermica (discos, cilindros, barras, etc) e submetidos a uma presso para compacta-los nessa forma. Depois da compactao deve-se proceder queima ou sinterizao. Esse processo requer de temperaturas elevadas com valores que variam de uma composio a outra e tem como objetivo a obteno de um corpo cermico com densidade prxima densidade terica do material.

17

At este ponto foi explicado como pode ser fabricado um corpo cermico, mas para utilizar a cermica como um piezoeltrico precisa-se de alguns outros passos. Como ser visto posteriormente, a freqncia caracterstica ou de ressonncia de uma cermica piezoeltrica depende de suas dimenses, portanto, a superfcie da cermica deve ser o mais regular possvel para evitar ressonncias esprias que venham a interferir na aplicao da cermica. Para evitar isso, as cermicas devem ser adequadamente polidas e em alguns casos a cortes, dependendo das dimenses finais desejadas. Uma vez que os blocos cermicos esto devidamente cortados e polidos devem ser polarizados, como foi comentado anteriormente. Para polarizar a cermica, esta deve ser convertida em capacitor plano paralelo, sendo a cermica o dieltrico no interior do capacitor. Para isso, devem ser depositados eletrodos em duas fases opostas, dependendo da direo em que se deseja polarizar a cermica. Existem vrias tcnicas para a deposio de eletrodos em materiais, mas a que mais se utiliza comercialmente a deposio de tinta de prata na superfcie da cermica. Finalmente, para completar o processo de polarizao, o material deve ser submetido a um campo eltrico elevado (da ordem dos kV/mm) para orientar os dipolos e induzir a polarizao espontnea depois de retirado o campo eltrico. Depois de realizado esse processo, estamos em presena de uma cermica piezoeltrica pronta para ser utilizada em aplicaes piezoeltricas. Veja na Figura 13 uma cermica comercial de PZT soft com eletrodos de prata.

Figura 13. Cermica comercial (ATCP) de PZT-5A (Soft) com eletrodos de prata e polarizada.

18

Vous aimerez peut-être aussi