Vous êtes sur la page 1sur 3

POLUIO

Poluentes
Petrleo Fosfatos e Nitratos Mercrio Radiaes Chumbo DDT e outros pesticidas xidos de azoto Partculas slidas CFC (clorofluorcarbonetos) Dixido de enxofre Monxido de carbono Dixido de carbono

Consequncias
- Mars negras; - Poluio aqutica. - Poluio do solo, rios e lagos; - Morte de peixes e outros seres vivos por asfixia. - Poluio da gua e do solo; - Graves danos no organismo pela sua acumulao no sistema nervoso. - Contaminao do ar, gua e solo; - Cancro e alteraes genticas. - Acumulao no solo, nos sedimentos marinhos e na gua; - Graves doenas, por ser txico; - Poluio atmosfrica, aqutica e do solo; - So extremamente txicos. - Poluio do solo, gua e ar; - Chuvas cidas e smog; - Doenas respiratrias. - Poluio atmosfrica; - Asma e bronquite. - Poluio atmosfrica; - Destruio da camada de ozono. - Poluio do ar; - Doenas respiratrias; - Chuvas cidas. - Poluio do ar; - Morte por asfixia. - Poluio do ar; - Efeito de estufa; - Aquecimento global.

Poluio: degradao e contaminao do meio ambiente pela sociedade tecnolgica. Poluente: qualquer substncia ou material que, atingindo determinada concentrao, afeta o meio ambiente. Mars negras: guas poludas pelo petrleo. Chuvas cidas: conjunto de quedas de lquidos atmosfricos acidificados provenientes do transporte de poluentes gasosos atmosfricos, como dixido de enxofre e xidos de azoto. Efeito de estufa: fenmeno resultante da reteno, na atmosfera, do calor refletido pela superfcie terrestre, impedindo que este se dissipe para o Espao. Aquecimento global: aumento da temperatura mdia da atmosfera; provocado pelo aumento da concentrao de poluentes, como o dixido de carbono, na atmosfera. Camada de ozono: camada situada na estratosfera que protege os seres vivos das radiaes ultravioletas procedentes do Sol, que so prejudiciais sade; a sua destruio causada principalmente pelos CFC.

RECURSOS NATURAIS
Renovveis Hdricos Biolgicos No Renovveis Energia Nuclear Minerais

Recurso natural: tudo o que existe na Natureza e que serve para satisfazer as necessidades da Humanidade. Quanto sua natureza, os recursos naturais podem classificar-se em recursos minerais, biolgicos, hdricos e energticos.

- Recursos no renovveis:
So recursos que se esgotam a uma velocidade superior da sua renovao, que pode ser de alguns milhes de anos. Este o caso de alguns recursos minerais, como o ouro e o cobre, e tambm energticos, como os combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs natural).

- Recursos renovveis:
So recursos que no se esgotam facilmente, devido sua velocidade de renovao e capacidade de manuteno. Este o caso dos recursos biolgicos e hdricos.

- Recursos energticos:
So uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeito aos combustveis fsseis (carvo, petrleo, gs natural). Carvo: Rocha sedimentar que resulta da decomposio, em ambientes sem oxignio, de detritos vegetais que caram em lagunas; O processo que leva formao do carvo a incarbonizao. Petrleo: Fluido viscoso de origem orgnica, de cor negra, constitudo essencialmente por carbono e hidrognio. Gs natural: Encontra-se junto ao petrleo, pois o processo de formao de hidrocarbonetos lquidos (petrleo) produz, geralmente, hidrocarbonetos gasosos (gs natural). Tipo de energia
Hidroeltrica Elica Solar Geotrmica Biomassa Mares Hidrognio

Desvantagens
- Alteraes nos ecossistemas; - Barreiras que impedem a migrao de certas espcies e o fluxo de matria mineral para os mares. - Impacto ambiental; - Poluio sonora; - Destruio dos ecossistemas. - Impacto ambiental. - Libertao de vapor de gua. - Libertao de vapor de gua, metano e outros GEE; - Eroso do solo. - Alterao do fluxo migratrio de certas espcies; - Interferncia com a navegao e a pesca. - Libertao de vapor de gua; - Dificuldade de armazenamento; - No existe isolado na Natureza.

- Recursos minerais:
So acumulaes ou concentraes de matria-prima mineral na crusta terrestre. Geralmente so extrados de minrios. Podem ser classificados em metlicos e no metlicos. Jazidas minerais so acumulaes de rochas ou minerais com interesse econmico rentvel para o Homem. A extrao de recursos minerais da crusta terrestre feita atravs de vrios processos, dos quais se salienta a atividade mineira. Outro exemplo a extrao de sal na Ria de Aveiro. A explorao mineira causadora de poluio ambiental e de desequilbrio dos ecossistemas, alterando profundamente a paisagem da regio onde est inserida. - Recursos biolgicos: So um conjunto de materiais e energia que se podem obter a partir de outros seres vivos (Ex: frutos, animais, rvores). Estes recursos so inesgotveis; no entanto, a sua sobre-explorao pode levar sua exausto. As principais formas da sua obteno so a agricultura, a pecuria, a caa, a pesca, a piscicultura e a explorao florestal. A perda da biodiversidade a principal consequncia da explorao dos recursos biolgicos. - Recursos hdricos: Representam a quantidade de gua doce superficial e subterrnea que est disposio do Homem. A gua, apesar de ser considerada um recurso natural renovvel, pode vir a ser considerada um recurso limitado. A gua doce do planeta utilizada com grande desperdcio no consumo domstico, na agricultura e nas atividades industriais. A qualidade da gua doce est ameaada pelas atividades humanas: esgotos domsticos, poluio industrial e resduos de fertilizantes e de pesticidas. Quanto maior o consumo, maiores sero os riscos da qualidade da gua diminuir. gua potvel: gua que no causa prejuzo sade humana, ou seja, que no contem microrganismos patognicos nem substncias capazes de provocar doenas. A falta de gua potvel e de saneamento bsico representam os principais meios de propagao de doenas e transporte de substncias txicas.

Vous aimerez peut-être aussi