Vous êtes sur la page 1sur 42

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Apodi DISCIPLINA DE ARTE PROJETO ARTES VISUAIS

S Professor: Nilton Xavier

Elementos da linguagem visual

O que so artes plsticas?


As artes plsticas so criaes expressivas realizadas com o uso de tcnicas de produo que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepo esttica e potica de um dado momento histrico.

Pinturas rupestres, Lajedo de Soledade, Apodi/RN. Bruno Giorgi, Meteoro, 1967 - mrmore de Carrara, altura 400 cm

Esttica, do grego aisthsis: percepo, sensao, um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepo do que considerado belo, a produo das emoes pelos fenmenos estticos, bem como: as diferentes formas de arte e da tcnica artstica; a ideia de obra de arte e de criao; a relao entre matrias e formas nas artes. Por outro lado, a esttica tambm pode ocupar-se da privao da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio.

Por potica entende-se a linguagem usada para fins estticos com base na imaginao de quem cria ou aprecia o resultado dessa criao.

esquerda "Manto de Apresentao", obra de Arthur Bispo do Rosrio . Acima, caboclo de lana, maracatu rural ou de baque virado, PE.

O que so artes visuais?


Por arte visual compreende-se o estudo e tudo aquilo que analisado ou percebido pelo olhar de maneira criativa.

Funes das artes visuais


A criao de materiais visuais diversificada porque so mltiplas as necessidades humanas. Podem ser de ordem prtica, comum ou podem estar voltadas para a expresso de um estado de esprito ou de uma idia. A maioria das produes visuais buscam registrar, preservar, reproduzir e identificar pessoas, lugares ou objetos objetivando ampliar o processo de comunicao

humana.

A Arte Visual e o design atuam ao representar visualmente uma forma, cor ou representao, estando presente no teatro, na msica, no cinema , na fotografia e demais expresses. Nos tempos atuais, alm de atuar no segmento artstico, tambm exercem papel fundamental na representao visual comercial, de empresas e instituies pblicas.

Toda arte apreciada pelo olhar conceituada como arte visual, abrange a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a arquitetura, web design, a moda, a decorao e o paisagismo. Lida com o carter terico e prtico do esttico, seja o esttico do belo, do funcional ou do fazer pensar.
Prespio peruano, Museu de Arte Sacra - SP

Bicho, Lygia
Clark

Elementos bsicos da comunicao visual


Ponto sinal grfico mnimo e elementar, caracteriza-se por uma localizao em um espao, quando colocados em fila, criam a idia de uma linha. Multiplicados, ampliam seu poder de comunicao e expresso, bem como, sua disposio, distanciamento e cor sobre uma superfcie, sugerem idias, sensaes, movimento , ritmo, luz, sombra e volume.
Georges Seurat, Modelo sentada,1859-1901

Georges Seurat Uma tarde de domingo na Ilha de La Grande Jatte (1884-86) Instituto de Arte de Chicago , 2.07 x 3.08 m

Linha uma marca contnua ou com aparncia de contnua, tambm pode ser definida como um ponto em movimento, quando traada com a ajuda de qualquer instrumento sobre uma superfcie, chama-se linha grfica. As linhas definem as formas e as figuras, o sinal mais verstil e essencial do desenho, pois pode sugerir sentimentos, movimento, ritmo, velocidade...
Acima, Guignard , Igreja desenho a crayon, 1949 13 x 14 cm

Ao lado, Tarsila do Amaral, Paisagem crayon, 22 x 30 cm

Retrato de Franoise (1946), Pablo Picasso.


Leonard Tsuguoharu Foujita - JEUNE FILLE LA CORBEILLE DE FRUITS

Forma

Em artes visuais, existem trs formas bsicas: o quadrado, o crculo e o tringulo equiltero. Cada forma possui caractersticas especficas e a cada uma delas se atribui grande quantidade de significados. Todas as formas bsicas so figuras planas e simples, a partir da combinao e variaes dessas trs formas derivamos todas as formas fsicas da natureza e da imaginao humana.

Malevitch. Nonobjective composition, 1915.

Belmiro de Almeida - Mulher em Crculos - 1921.

Kandinsky - Composition VIII 1923, leo sobre tela, 140 x 201 cm Solomon R. Guggenheim Museum, New York

Direo Todas as formas bsicas


expressam trs direes visuais bsicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical; o tringulo, a diagonal; o crculo, a curva.
'Fachada': pintada por Alfredo Volpi em 1955

Robert Delaunay Formas circulares, 1930.

Fiaminghi, Hermelindo Tringulos com movimento em diagonal 1956 , esmalte sobre eucatex 60 x 60 cm - Coleo Particular

Tom intensidade da obscuridade ou claridade de qualquer coisa vista, perceptvel graas presena ou ausncia relativa de luz.

Michelangelo da Caravaggio - A Ceia em Emas, 1600.

Exemplos de escala tonal.

Em artes visuais, quando falamos de tonalidade fazemos referncia a algum tipo de pigmento ou tinta usada para simular o tom natural. Observamos as policromias e aceitamos monocromias (tons variveis de uma cor). as

Ninfias, Claude Monet

Fotografia Sebastio Salgado

Fotografia de Pierre Verger

Cena de Cinema Paradiso (1988), declarao de amor ao cinema dirigida pelo italiano Giuseppe Tornatore.

Cor Na natureza a cor um fenmeno fsico, no existe em si, gerada pela luz, ou seja, o que percebemos como cor uma forma de reflexo. De acordo com o fsico Isaac Newton, aparentemente branca, a luz solar ou artificial se decompe em sete cores, mesmo fenmeno que percebemos no arco-ris. cor tambm so atribudos inmeros significados simblicos, escolhemos a cor de nosso ambiente e de nossas manifestaes.

A cor uma experincia visual importante e possui trs dimenses que podem ser definidas e medidas:
1) Matiz ou croma a cor em si e existe em nmero superior a cem, existem trs matizes primrios ou elementares: amarelo, vermelho e azul e as cores secundrias obtidas atravs de misturas: laranja, verde e violeta. As cores se organizam de acordo com a relao entre trs cores principais (primrias) e suas combinaes (secundrias), cada cor primria possui sua cor complementar, quando prximas, se reforam mutuamente.

Troca-troca, Jarbas Lopes. Instituto Inhotim/MG

2) Saturao: a pureza relativa de uma cor, do matiz ao cinza. A cor saturada simples, quase primitiva e foi sempre preferida pelos artistas populares e pelas crianas. As cores menos saturadas levam uma neutralidade cromtica sendo sutis e repousantes.

Jean Marc Nattier, Victoire de France et Fontevrault

Antnio Poteiro, Girassis, 2006

3) Brilho relativo, do claro ao escuro, das gradaes tonais ou de valor, a presena ou ausncia de cor no altera o tom que constante.

As cores influenciam, tm efeitos sobre as pessoas e podem transmitir idias ou conceitos. Chamamos de cores quentes aquelas em que prevalecem tons vermelhos, amarelos ou alaranjados e cores frias aquelas em que prevalecem os tons de azul, verde e roxo.
Azulejos portugueses.

Matisse A Sala Vermelha

Malas artesanais, 2011, Apodi/RN.

Textura o elemento visual que serve para substituir as qualidades do tato, caracterizada pelo entrelaamento das fibras que compem uma superfcie. Apresenta variaes podendo ser enrugada, ondulada, granulada, acetinada, aveludada, etc.

Rembrandt, Um elefante, 1637.

Rodolpho Bernardelli: Cristo e a mulher adltera, mrmore, 1881, Museu Nacional de Belas Artes- RJ

Frottage

possvel que uma textura no apresente qualidades tteis, mas apenas ticas. Onde h uma textura real, as qualidades tteis e ticas coexistem, porm, permitem mo e ao olho sensaes individuais.

Van Gogh, Banco de Pedra no Asilo de Saint Remy. MASP

Lygia Clark, Objetos relacionais, 1976.

Escala Os elementos visuais so capazes de se modificar e se redefinir uns aos outros, esse processo conhecido por escala. Em outras palavras, o grande no pode existir sem o pequeno. A escala no apresenta valores absolutos, pois variaes podem ser livremente estabelecidas entre o tamanho relativo das pistas visuais, com o campo e com o meio ambiente.
Acima, Ren Magritte, Os valores pessoais, 1952. Ao lado, Ren Magritte, Sala de sentinela,1959

Obras do escultor australiano hiperrealista Ron Mueck, suas esculturas so concebidas sempre maiores ou inferiores proporo humana.

No estabelecimento da escala, o fator fundamental a medida do prprio homem.

Makoto Tojiki The man with no shadow [O homem sem sombra] ou Lad Man. Essa escultura luminescente consiste em centenas de LEDs estrategicamente posicionados em suspenso e pendurados por linhas finas no teto.

O homem vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci, baseado no modelo idealizado pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polio para as propores humanas,1492.

Dimenso
A dimenso existe no mundo real, no s podemos senti-la, mas tambm v-la com o auxlio de nossa viso. As representaes da dimenso em formatos visuais podem ser bidimensionais (comprimento e largura definem conjuntamente uma superfcie plana) e tridimensionais (comprimento, largura e altura). Amlcar de
Castro 40 x 50 cm acrlico sobre papel ass. inf. dir. 1988

Amlcar de Castro - "Sem Ttulo" ,escultura em ao 110 x 250 x 250 cm 1985 - MAC Museu de Arte Contempornea USP Universidade de So Paulo

Frans Post, Paisagem com tamandu, 1660-1680, leo sobre madeira, MASP

No desenho, pintura, fotografia, cinema, televiso, a dimenso ilusria, apenas implcita, o principal artifcio para simul-la a perspectiva. Os efeitos produzidos pela perspectiva podem ser intensificados pela manipulao tonal e atravs do claroescuro, a nfase dos efeitos de luz e sombra.

Benedito Calixto - Proclamao da Repblica, 1893. Pinacoteca do Estado de So Paulo.

Perspectiva a tcnica de representao do espao tridimensional numa superfcie plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta viso. Na histria da arte, o termo empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representao da profundidade espacial.

Leonardo da Vinci, estudo para a Adorao dos Magos.

Movimento

Alexander Calder Mbile, data da obra: 1944-1948; 129 x 80 x 35 cm, MASP

Degas, Cavalo a galope, MASP

Como no caso da dimenso, o elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implcito do que explcito no modo visual. O movimento enquanto tal s existe no cinema, na televiso, em mbiles ou onde quer que alguma coisa criada e visualizada tenha um componente de movimento. Entretanto, a sugesto de movimento nas manifestaes visuais estticas est implcita em tudo que vemos e deriva da nossas experincias de vida, essa ao se manifesta na informao visual esttica.

O movimento como conhecemos no se encontra no meio de comunicao, mas no olho do espectador, atravs da persistncia da viso, fenmeno no qual uma srie de imagens imveis com ligeiras modificaes vistas pelo homem a intervalos de tempo apropriados, fundem-se mediante um fator remanescente da viso, criando a sensao de movimento. Um quadro, uma foto ou um tecido podem ser estticos, mas a quantidade de repouso que compositivamente projetam pode implicar movimento.

Fotogramas de um filme.

Victor Vasarely, Vega, 1956

Exerccios individuais
Atividades para casa: 1. Selecione imagens ilustrativas de formas de artes visuais que voc conhece ou esto inseridas no seu cotidiano, registre-as no caderno. Ex.: pintura, escultura, fotografia, arquitetura, etc. 2. Elabore um esboo para a criao de uma obra de arte visual considerando pelo menos cinco dos seus elementos constitutivos.
Atividade presencial: 3. Baseado(a) no conhecimento sobre os elementos da linguagem visual, identifique sua presena nas obras de arte a seguir:

Pablo Picasso, "Amamentao", leo sobre tela, 1905 (Fase rosa).

Beatriz Milhazes - Sinfonia Nordestina, acrlica sobre tela, 2008.

Vik Muniz, Soldado de brinquedo, montagem com soldadinhos de plstico/fotografia,2003.

Marliete Rodrigues- Regando flores, cermica policromada, 05 x 07 x 05 cm.

David Hockney - Portrait of an Artist (Pool with Two Figures) ,1971 , acrlica sobre tela , 214 x 304.8 cm .

Vous aimerez peut-être aussi