Vous êtes sur la page 1sur 3

Sequncia Didtica

Ritmos brasileiros
Envie por email Imprima

Deficincia auditiva Flexibilizaes: Tempo Recursos e !onte"dos #b$etivos


- Conhecer as diferentes nuances que compem o ritmo musical (durao, intensidade e tonalidade). - Interpretar corporalmente os diferentes ritmos brasileiros. - Criar ritmos e e presses corporais com base nas canes escolhidas.

!onte"do
- ! dana, o ritmo e suas nuances" forte e fraco, sim#trico e assim#trico, a$udo e $rave e r%pido e lento.

%nos
&' a ('.

Tempo estimado
)r*s aulas.

&aterial necessrio
Instrumentos musicais (tambor, berimbau, pandeiro, flauta, atabaque etc.), C+s de m,sicas brasileiras (samba, maracatu, frevo etc.), +-+s de apresentaes musicais e de dana, aparelhos de som e de +-+.

Desenvolvimento
'( etapa
+epois de reali.ar um levantamento sobre os ritmos e as danas mais presentes na cultura do local, da escola e da comunidade, retome-os numa roda de conversa. !presente aos alunos dois ritmos ou duas danas que fa.em parte desse universo. / interessante

trabalhar com e emplos bem diferentes nas vari%veis musicais - letra, melodia, intensidade, tonalidade etc. 0eve para a sala fotos de al$uns instrumentos utili.ados nessas manifestaes art1sticas e, em se$uida, e iba fotos e v1deos de espet%culos pertencentes aos temas selecionados. +ei e que os alunos escolham um. Com base no eleito por eles, proponha a reali.ao de uma viv*ncia r%pida. 2u$ira uma interpretao livre da m,sica e faa al$umas paradas e per$untas do tipo" como # caracteri.ado esse ritmo na nossa cultura3 +e que manifestao da dana estamos falando3 4uais os instrumentos utili.ados3 Como so os movimentos dessa dana3 -oc*s conhecem esse ritmo3 Como podemos descrev*-lo3

Flexibiliza)o de tempo !crescente para todos a e peri*ncia t%til de sentir as vibraes. 5roponha que coloquem as mos sobre as cai as de som e distin$am o tempo musical por meio de vibraes mais fortes e mais fracas. +* ateno individual para a6udar o aluno surdo na atividade. !ssim ele poder% danar sentindo as vibraes e no apenas copiando os $estos dos demais. Flexibiliza)o de recursos !s ima$ens, tanto de fotos como de v1deos, facilitam a compreenso por parte dele. 7 int#rprete de 0ibras pode transmitir as discusses e os coment%rios sobre as ima$ens.
*( etapa
)enha em mos al$uns instrumentos musicais utili.ados na dana escolhida pelos estudantes. Eles sero convidados a se e pressar corporalmente com base nas nuances de sons e ritmos su$eridas pelos instrumentos" $raves e a$udos, fortes e fracos, r%pidos e lentos e sim#tricos e assim#tricos. Estimule a $arotada a perceber a relao entre eles e os tipos de movimento e de e presso corporal. E emplo" quais os movimentos que se relacionam com os sons fortes3 Como nos e pressamos (danamos) quando o ritmo # lento3 Como danar em m,sicas com pro$resses bastante assim#tricas3

Flexibiliza)o de conte"dos !s associaes so priori.adas pelo movimento e no pelo som. Inclua questes que valori.em a identificao visual.

Flexibiliza)o de recursos 7 aluno surdo pode receber as e plicaes em 0ibras. 8tili.e ima$ens e cenas de dana.
+( etapa
+ivida a sala em $rupos de quatro ou cinco alunos e pea que cada um deles construa uma minicoreo$rafia com base nas viv*ncias reali.adas. +ei e os instrumentos, o aparelho de som e os C+s ao alcance de todos para que possam e plorar movimentos em funo da m,sica. 2orteie um ou dois $rupos para apresentar as coreo$rafias.

Flexibiliza)o recursos 5ara marcar os passos, utili.e $estos e conte o tempo com palmas. 7bservando os cole$as ouvintes e com a a6uda deles, o aluno surdo dana tamb#m. Flexibiliza)o de tempo ! atividade pode ser repetida ou reforada na sala de recursos no contraturno. %valia)o
9uma roda de conversa, verifique se a turma identifica as nuances que compem os ritmos das diferentes danas e se compreende as caracter1sticas das manifestaes da cultura local. Em termos de conte,do, os alunos devem saber que e istem diferentes formas de e presso corporal para cada um dos ritmos e que h% coer*ncia entre os movimentos e as nuances de ritmos das diferentes danas.

Vous aimerez peut-être aussi