Vous êtes sur la page 1sur 12

ARTIGO ________________________________________________________________________

ANLISE DO NDICE DO ARCO PLANTAR EM ESCOLARES DA ZONA RURAL Glauber Carvalho Nobre Anne Emanuelle da Silva Pereira Maria Nadja dos Santos Ferreira Gertrudes Nunes de Melo Maria do Socorro Cirilo de Sousa Resumo O objetivo deste estudo foi investigar o ndice do arco plantar IP e prevalncia de desvios posturais no segmento pe em escolares. Decorre um estudo descritivo, transversal em 60 escolares, com mdia de idade (11,15 2,7dp) anos, submetidos ao teste de impresso plantar, equacionando o ndice do arco plantar (IP), que estabelece a relao entre a regio central e posterior dessa impresso, referenciando em Cavanagh e Rodgers (1987). Utilizou-se do programa SPSS verso 13.00 para estatstica descritiva e inferencial. No foram observadas diferenas significativas do IP dos lados direito e esquerdo quando comparado por dominncia do segmento, entre e intergnero. A maioria dos escolares, tanto do sexo masculino quanto do feminino, indicou estar em ndices classificatrios considerados normais. Palavras-Chave Escolares da zona rural; Ps, Impresso plantar.

ANALYSIS OF CONTENTS OF PLANTAR ARCH IN SCHOOL OF RURAL AREA Glauber Carvalho Nobre Anne Emanuelle da Silva Pereira Maria Nadja dos Santos Ferreira Gertrudes Nunes de Melo Maria do Socorro Cirilo de Sousa Abstract This study aimed to examine the plantar arch of the IP index and prevalence of postural deviations in segment eg in school. It follows a descriptive study, transverse in 60 schools, with average age (11.15 2.7 SD) years, subject to the test print plant, considered the index of the plantar arch (IP) which establishes the relationship between the central region and further that impression, referencing in Cavanagh and Rodgers (1987). We used the program SPSS version 13:00 to descriptive and inferential statistics. There were no significant differences of the IP right and left when compared to the dominant segment, and between intergeneric. The majority of students, both male as female, said to be in classificatory indices considered normal. Key-Words Schoolchildren; Feet; Printing plant.
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 1

ARTIGO ________________________________________________________________________
INTRODUO Atualmente, est cada vez mais difcil se manter em uma postura adequada, devido s grandes sobrecargas que o corpo vem sofrendo no dia-a-dia, tais como, o uso de mochilas, calados, a carga horria excessiva de trabalho, entre outros, o que podem desencadear com o tempo, um desequilbrio em algumas estruturas corporais, podendo acarretar problemas de sade. Percebe-se ainda que uma parte corporal que sofre muito com todas essas alteraes posturais so os ps, que por sua vez tem como funo possibilitar harmonia corporal e o deslocamento.

Sabe-se que durante toda a evoluo humana, o homem desenvolveu uma caracterstica na sua maneira de se deslocar e de se manter esttico no meio, sendo essa funo uma das atividades mais simples e necessria vida diria (GALLAHUE; OZMUN, 2005; PAYNE; ISAACS, 2001). Esta por sua vez, desenvolvida logo nos primeiros anos de vida e conforme Delisa (1992), o padro de marcha bpede do ser humano adquirida na infncia por volta dos 07 ou 08 anos, onde o sistema sensrio-motor est se adaptando a gerar automaticamente um conjunto repetitivo de comandos de controle motor que permiti uma pessoa caminhar sem esforo consciente.

Assim dentre as habilidades fundamentais utilizadas pelo homem, Amadio (1996) relata que o andar uma das mais importantes, pois possibilita atravs da locomoo, a explorao dos espaos em diferentes contextos. Este envolve distintos padres de movimentos estabelecidos por complexas estruturas neurolgicas sincronizadas com as demais funes do aparelho locomotor, possibilitando de certa forma a construo de outros vrios movimentos e habilidades mais especificas.

Percebendo deste modo que os movimentos da locomoo se apresentam de forma variveis, visto que, cada indivduo apresenta particularidades sobrepostas ao padro bsico de locomoo e que se define com o tempo de vida. Lippert (1996) ressalta que cada indivduo tem um padro de marcha que representa uma maneira de deslocar-se no ambiente, de forma aceitvel, com menor esforo fsico e uma estabilizao adequada.

Assim, os ps formam bases de apoios para locomoo e apresentam uma relao profunda com a postura, e ainda se responsabiliza pela esttica e dinmica do corpo, suportando o peso corporal, como
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 2

ARTIGO ________________________________________________________________________
tambm colaborando com o amortecimento durante os gestos de marcha e a corrida. Deste modo com a presena de desarmonia neste segmento corporal pode vim a acarretar dor, desconforto e at incapacidades.

Em se tratando dos efeitos clnicos, Smith et al. apud Otowicz (2004) divide o p tambm em trs partes: Retrop: formado pelo tlus e calcneo, Mdiop: formado pelo navicular, cubide e os trs cuneiformes, Antep: formado pela parte medial e distal dos metatarsianos e pelas falanges. Desta forma a medida da regio do mdio p serve como parmetro para definir o tipo de p.

Portanto, quando h alguma deformao nestes tais como, o p valgo - onde ocorre uma pronaoeverso, na qual o peso do corpo age deprimindo o arco plantar, ou ainda o p varo - onde ocorre uma supinao-inverso de modo que o peso transferido para a face externa do p e seu lado medial fica fora do solo, entre outras deformidades que muitas vezes se no diagnosticada e tratada, com o passar dos anos pode causar srios problemas de sade.

De um modo geral ao passo que uma criana cresce e se desenvolve, as modificaes somticas quantitativas em conjunto com os processos de diferenciao estrutural, de acordo com suas necessidades dirias, seus calados e seus hbitos de vida, podem formar uma resposta tpica e diferenciada da marcha, constituindo o seu padro motor (MALINA, 2004; PRETA; GOMES, 2004). Assim dependo desta resposta tpica, podem surgir posturas equivocadas durante as atividades ou tarefas que so realizadas freqentemente, podendo levar a uma acelerao do processo de desgaste em estruturas especifica do aparelho locomotor (STABELINI NETO et al., 2004)

Percebe-se ainda que durante a transio da infncia at o fim da adolescncia onde ocorrem as maiores modificaes no processo de equilbrio que essencial para o ato de se descolar e de se manter em posio ortosttica. Desta forma, o p muda no somente suas dimenses fsicas, mas tambm seu aspecto e forma, podendo haver grandes variaes, devidos os hbitos de vida adotados, entre faixas etrias e/ou dentro de uma mesma faixa etria, entre gneros e assim por diante.

Para tanto existe algumas maneira de acompanhar e analisar o desenvolvimento plantar, segundo Manfio et al. (2007), dentre os diversos mtodos de analise plantar, um dos mais comuns o ndice do arco plantar institudo por Staheli, que utiliza impresses plantares expostas em folhas de papel. Essa uma
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 3

ARTIGO ________________________________________________________________________
tcnica indireta, relativamente simples e facilmente realizvel, utilizada como um mtodo de avaliao quantitativa devido s suas vantagens e efetividade na aplicao clnica, como baixo custo no sistema de obteno de imagens.

Contudo de posse dessas informaes tornou-se vivel a analise das caractersticas do segmento p, se utilizando do mtodo acima citado e reconhecendo que so poucos os estudos com escolares nesta fase da vida. Considerando o p como fundamental para locomoo humana, assim como para a execuo de tarefas independentes, o estudo de suas caractersticas tema de grande interesse para a rea da sade, justificando a realizao desta pesquisa, a fim de colaborar com os profissionais diretamente ligados.

Acredita-se ainda que a partir das anlises posturais com os escolares, os professores de Educao Fsica e os demais profissionais envolvidos com a educao tero condies de orientar os alunos para a adoo de posturas corretas nas atividades do dia-a-dia, como medida de preveno de possveis desvios e, caso necessrio, encaminh-los a um profissional especialista.

Desta forma a questo norteadora deste estudo : Quais so os ndices de arco plantar e prevalncia de desvios posturais do segmento corporal p de escolares da zona rural? Ser que existe diferena do ndice do arco plantar entre gnero? Neste sentido o objetivo deste estudo investigar o ndice do arco plantar em escolares da zona rural da cidade de Juazeiro do Norte - CE, buscando identificar os tipos de ps mais presentes entre os gneros.

MATERIAL E MTODOS Caracterizao da pesquisa: Trata-se de um estudo do tipo transversal, quantitativos, de carter descritivo e de campo. O estudo foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental I e II, pertencente rede pblica de ensino, localizada na zona rural da cidade de Juazeiro do Norte CE.

Populao e amostra: A populao da pesquisa foi composta de indivduos na fase escolar. A amostra caracterizou-se como sendo probabilstica, aleatria simples, sendo constituda de 60 estudantes de um universo de 153 escolares, que representa 39,21% do total de alunos, sendo 37 do sexo masculino (61,7%) e 23 do feminino (38,3%), regularmente matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental I e II 03 de Junho, com idade de 5 a 17 anos, de ambos os gneros. A opo pela faixa etria citada anteriormente foi intencional, uma vez que as mudanas do segmento p acontecem mais
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 4

ARTIGO ________________________________________________________________________
precisamente na transio da infncia a adolescncia. Instrumentos: O material utilizado foi constitudo de, uma ficha para coleta de dados contendo informaes de identificao pessoal como nome, idade, sexo, srie entre outros, utilizou-se ainda folha de papel oficio A4, tinta guache preta de fcil remoo, rolo pequeno para pintar os ps, a fim de adquirir a impresso plantar, papel toalha e material de expediente (pranchetas, lpis, borrachas, bacias, grampeador e grampo, envelope A4).

Procedimentos para a coleta de dados: Aps a elaborao, o projeto foi submetido a um estudo piloto com a participao de crianas de 5 a 7 anos de idade, a fim de verificar a sua aplicabilidade. Em seguida entrou em contato com a direo da escola como tambm com o profissional de educao fsica atuante na escola. Aps a autorizao foi feito um contato com os profissionais que contriburam com pesquisa durante a coleta dos dados agendando um treinamento onde foram apresentados os objetivos do estudo como tambm todo o procedimento a ser seguido.

Entrou-se em contato com os pais ou responsveis pelos alunos atravs de uma reunio na escola marcada pelo professor de educao fsica e direo da escola, assim foi apresentado o objetivo da pesquisa e como procederia a coleta de dados. Em seguida foi agendado o horrio e local para as coletas e entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) que deveria ser assinado e devolvido no dia da coleta por cada participante/aluno.

No dia e horrio marcado, com de posse do TCLE assinado pelos responsveis, foi preenchida a ficha de dados com a identificao pessoal de cada participante, descrevendo nome, idade, sexo, srie, turma, endereo e contatos e em seguida para obteno das impresses plantares utilizou-se o teste do plantigrama, onde o estudante enquanto sentando, tinha seus ps pintado e todo o procedimento esclarecido passo a passo pelo avaliador.

Assim com o auxilio do examinador, solicitava-se ao avaliado que levanta-se lentamente de modo a apoiar ambos os ps nas folhas de papel logo abaixo destes, posteriormente era solicitado que a criana e/ou jovem volta-se a posio sentado de modo a retirar um p de cada vez da folha com ajuda do examinador a fim de evitar deslize e conseqentemente a invalidez do exame.

Em seguida avaliou o ndice do arco plantar, que por sua vez estabelece uma relao entre a regio central
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 5

ARTIGO ________________________________________________________________________
e posterior do p e calculando como se segue. Traa-se uma linha tangente na borda medial do ante-p e na regio do calcanhar. Calcula-se o ponto mdio dessa linha e partindo desse ponto em seguida traa-se uma linha perpendicular que cruza a impresso plantar e outra na tangncia do calcanhar. Assim se obtm a medida da largura do apoio da regio central do p (B) e da regio posterior ou calcnea do p (C) em milmetros. Assim o ndice do Arco Plantar calculado dividindo o valor da regio central B pela regio do calcanhar C ou seja, (IAP = B/C), segundo Henandez et al. (2006).

Para classificao do p foi utilizado o mtodo descrito por Cavanagh e Rodgers apud Teodoro et al. (2007). Um eixo longitudinal foi desenhado do centro do calcanhar at o centro do segundo dedo, correspondendo respectivamente s linhas k e j, em seguida duas linhas perpendiculares foram desenhadas, uma na base do calcanhar e a outra na base da regio anterior do p, excluindo os dedos, a distncia entre essas linhas representada por L, que foi dividida em trs partes iguais, representadas por A, B e C.

Atravs da obteno do coeficiente de razo das reas do p, foi determinada a classificao do arco plantar. O parmetro utilizado para classificar o tipo do p foi como se segue, A, representa a rea da regio anterior do p (antep), B, a rea da regio medial do p (mesop) e C, a rea da regio posterior do p (retrop). O calculo feito dividindo a regio medial do p (B) pela soma das trs regies (A + B + C). Sendo assim, o p classificado como cavo aquele com o coeficiente menor que 0,07, em normal entre 0,08 e 0,24 e em plano entre 0,25 e 0,36.

Plano analtico: Aps os registros dos dados manualmente foi confeccionado um banco de dados em pacote estatstico Statiscal Package For Science Social (SPSS) verso 13.00 e aplicado estatstica Descritiva de medidas de tendncia central e disperso com mdia, desvio padro, valores mximos e mnimos. Para estatstica Inferencial, utilizou-se do testes t de Student para amostras independentes. O nvel de significncia adotado foi de 5%. Apresentou-se os dados em tabelas e grficos. APRESENTAO DOS RESULTADOS E DISCUSSO Percebe-se que o p humano uma estrutura altamente especializada e de grande importncia para o suporte, locomoo, sustentao e equilbrio do corpo tanto em posio esttica como em marcha, sabe-se tambm que esta estrutura pode apresentar classificaes distintas como p: plano ou chato, cavo, valgo, calcneo, eqino, adutor e abdutor.
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 6

ARTIGO ________________________________________________________________________
Para tanto, buscou inicialmente analisar o resultado pela estatstica descritiva utilizando a mdia, desvio padro, valores mnimos e mximos das variveis ante-p direito e esquerdo (AD/AE) mdio p direito e esquerdo (MD/ME) retro-p direito e esquerdo (RD/RE) e ainda o coeficiente do arco plantar de ambos os ps (CAP-D/CAP-E), ou tambm chamado de ndice de arco plantar, do grupo N=60. Aps as analise foi observado que no houve diferenas significativas do coeficiente plantar, onde para o lado direito e esquerdo a mdia foi de 0,18 (TABELA 1).

TABELA 1 Valores de mdia, desvio padro, mnimo e mximo das medidas da regio do ante-p direito (AD) e esquerdo (AE), mdio p direito (MD) e esquerdo (ME), retro-p direito (RD) e esquerdo (RE), coeficiente do arco plantar direito (CAP-D) e esquerdo (CAP-E) (N=60). AD X DP Mn Max 8,00 0,92 6,30 10,10 MD 2,79 0,96 0,00 4,80 RD 4,55 0,70 2,50 6,20 CAP-D 0,18 0,06 0,00 0,32 AE 8,18 0,98 6,10 11,10 ME 2,83 1,01 0,00 5,30 RE 4,65 0,70 3,30 6,50 CAPE 0,18 0,06 0,00 0,35

X- Mdia; DP- Desvio padro; Min. - Valor mnimo; Max. Valor mximo J no estudo de Hernandez et al. (2006), onde buscou verificar e avaliar o ndice do arco plantar e a ocorrncia de ps planos em crianas de 5 a 9 anos de idade, percebeu que houve diferenas significativas entre os lados, sendo que os ndices plantares mdios foram de 0,67 para o lado direito e de 0,61 para o esquerdo.

Na analise de Filippin et al. (2007) objetivando determinar se h diferenas na distribuio de presso lantar esttica e dinmica entre crianas obesas e eutrficas, com idades entre nove e onze anos. Constatou-se que as crianas obesas apresentaram maiores reas de contato, picos de presso, presses mdias mximas e integrais presso-tempo, quando comparadas s eutrficas, com diferenas significativas, principalmente nas regies do mdio-p e antep.

Num segundo momento notou as diferenas do ndice plantar por gnero e percebeu que quando comparados separadamente tambm no houve diferenas, mesmo as meninas apresentando um valor maior do ndice do arco plantar que os meninos. (TABELA 2).

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

ARTIGO ________________________________________________________________________
TABELA 2 - Valores de mdia, desvio padro, mnimo e mximo do coeficiente do arco plantar direito (IAC-D) e esquerdo (IAC-E) de acordo com gnero (N=60).
Masculino CAP-D Mdia Desvio padro Mnimo Mximo p 0,18 0,05 0,0 0,32 0,458 CAP-E 0,18 0,05 0,0 0,35 Feminino CAP-D 0,17 0,05 0,0 0,25 0,578 CAP-E 0,17 0,05 0,0 0,26

Na pesquisa de Volpon (1993) com o objetivo de entender melhor a evoluo etria do arco plantar, analisando o crescimento do p segundo as impresses plantares, includos 637 sujeitos hgidos, de ambos os sexos, na faixa etria de 0-15 anos, Observou que as curvas para o sexo masculino e feminino so semelhantes at os 12 anos de idade. A partir da, o comprimento da impresso plantar estabiliza-se na mulher e, no homem, sofre um pico dos 13 aos 14 anos. Ambas as curvas tm maior inclinao at os dois anos de idade.

Este ainda identificou que at os dois anos de idade, a mdia alta (0,80) significando arco plantar virtualmente ausente. Depois dessa idade, o ndice de contato (IC) diminui rapidamente at os seis anos de idade, para praticamente estabilizar-se at os 15 anos. E que o ndice maior de ps planos ocorre at os dois anos de idade. Aps os seis anos, situa-se em torno de dois por cento. Em contrapartida, a incidncia de p cavo maior aos dez anos de idade.

Assim quando analisado e classificados os ps do grupo nota-se pelo Grfico 01, que boa parcela dos avaliados, tanto para o p direito quanto para o esquerdo, esto enquadrados dentro da normalidade, segundo a classificao adotada por Cavanagh e Rodgers (1987) citado por Teodoro et al. (2007).

GRFICO 1: Classificao percentual dos desvios posturais do segmento p (N=60).


Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 8

ARTIGO ________________________________________________________________________
Observando a mesma analise com os valores em percentuais e dividindo por gnero e representado em tabela, percebe-se que as meninas apresentam valores semelhantes aos dos meninos, mas notando tambm que os ps esquerdos e direitos dos meninos encontram-se classificado como plano em maior escala. Viladot (1987) citado por Otowicz (2004), descreve como sendo o tipo cavo o p que apresenta uma medida menor que um tero da medida do antep e do tipo plano o p que apresenta uma medida maior que um tero da medida do antep.

TABELA 3 Percentual de classificao dos ps de acordo com gnero (N=60)


P Esquerdo Feminino Cavo Normal Plano 4,35% 91,3% 4,35% Masculino 2,7% 86,5% 10,8% Feminino 4,3% 91,3% 4,4% P Direito Masculino 2,7% 89,2% 8,1%

No estudo de Ferreira (2007), quando buscou analisar a prevalncia de desvios posturais em escolares da zona urbana e rural na cidade de Crato, Cear, atravs de fotografias, identificou numa viso posterior que o segmento p e tornozelo, apresentaram maiores tendncias a ps varos e valgos para ambos os grupos. J na viso lateral e viso anterior encontrou-se normalidade para ambas as partes.

J no estudo de Silva et al. (2005), objetivando analisar a prevalncia de alteraes posturais na avaliao diagnstica para prescrio e implementao de um programa de exerccios, em 200 pessoas com uma mdia de idade 29,24+12,70 anos, de ambos os gneros, encontrou-se que na prevalncia de alteraes do segmento corporal ps h uma diferena quando analisado entre os gneros (p=0,000) e entre as faixas etrias (p=0,000), e tambm em cada gnero e suas respectivas faixas etrias (p=0,000).

E ainda neste mesmo estudo, expressando os valores em percentual observaram que 36% das mulheres e 15% dos homens esto com o segmento ps simtricos, outros 7% das mulheres e 10% dos homens esto classificados com ps valgos, notando que os homens vm apresentando mais alteraes nesse segmento que as mulheres.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

ARTIGO ________________________________________________________________________
Sabe-se ainda que estas caractersticas podem sofre influencia pelos hbitos dirios e estilo de vida, como por exemplo, pelo tipo de calado usado, a forma de transportar implementos como mochilas, a prpria composio corporal, entre outros, o que no foi elementos de observao neste estudo. CONCLUSES O estudo com base na amostragem permitiu concluir que no foram observadas diferenas significativas do coeficiente plantar para o lado direito e esquerdo quando comparados o grupo e por gneros e quanto classificao dos ps ambos os gneros esto em maior escala normais. A avaliao diagnstica nas escolas para o acompanhamento e o desenvolvimento de exerccio fsico realizado principalmente pelos professores de Educao Fsica capaz de encontrar diferentes alteraes corporais dando-lhes suporte e segurana durante suas intervenes.

REFERNCIAS AMADIO, A. C. Fundamentos biomecnicos para anlise do movimento humano. So Paulo: Laboratrio de Biomecnica: EEFUSP, 1996. BARELA, J. A. Estratgias de controle em movimentos complexos: ciclo percepo-ao no controle postural. Rev Paul Ed Fis, So Paulo, supl. 3, p.79-88, 2000. BRUNO, M. Avaliao mdica e fsica para atletas e praticantes de atividades fsicas. So Paulo: Roca, 2000. CARNAVAL, P. E. Medidas e avaliao em cincia do esporte. 6. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. FERREIRA, M. N. D. S. Prevalncia de desvios posturais em escolares das zonas urbana e rural na cidade de Crato, Cear. 2007. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso Superior de Tecnologia em Gesto Esportiva) - Centro Federal de Educao Tecnolgica Unidade de Ensino Descentralizada de Juazeiro do Norte, Juazeiro, 2007. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendo o desenvolvimento motor: bebs, crianas adolescentes e adultos. 3. ed. So Paulo: Phorte, 2005 LIPOSCK, D. B.; ROSA NETO, F.; SAVALL, A. C. Validao do contedo do instrumento de avaliao postural IAP. Disponvel em: http://www.efdeportes.com/Revista Digital, Buenos Aires, ano 12, n. 109, jun. 2007. MALINA, R. M. Motor Development during infancy and early childhood: Overview and suggested directions for research. Int J Sport and Health Sci, v. 2, p. 50-66, 2004.
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 10

ARTIGO ________________________________________________________________________
PAYNE, V. G.; ISAACS, L. D. Human motor development: a life approach. California: Moutan View, 2001. PRETA, C.; GOMES, J. C. Desenvolvimento de padres motores: a marcha. 2004. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Tcnica de Lisboa, Lisboa, 2004. STABELINI NETO, A. et al. Relao entre fatores ambientais e habilidades motoras bsicas em crianas de 6 e 7 anos. Rev Mackenzie de Ed Fis Esp, v. 3 n. 3, p. 135-140, 2004. TEODORO, E. C. M.; TOMAZINI, J. E.; NASCIMENTO, L. F. C. Hlux valgo e ps planos: as foras plantares so iguais? Acta Ortop Bras, So Paulo, v. 15, n. 5, 2007.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

11

ARTIGO ________________________________________________________________________
Glauber Carvalho Nobre Universidade do Estado de Santa Catarina

Anne Emanuelle da Silva Pereira Universidade Castelo Branco, Instituto de Educao Cincias e Tecnologia do Cear

Maria Nadja dos Santos Ferreira Universidade Castelo Branco, Instituto de Educao Cincias e Tecnologia do Cear

Gertrudes Nunes de Melo Instituto de Educao, Cincias e Tecnologia do Cear Maria do Socorro Cirilo de Sousa Universidade Federal da Paraba/Universidade Castelo Branco

Referncia do artigo: ABNT NOBRE, G. C. et al. Anlise do ndice do arco plantar em escolares da zona rural. Conexes, v. 7, n. 2, p. 1-12, 2009. APA Nobre, G. C., Pereira, A. E. S., Ferreira, M. N. S., Melo, G. N., & Sousa, M. S. C. (2009). Anlise do ndice do arco plantar em escolares da zona rural. Conexes, 7(2), 1-12. VANCOUVER Nobre GC, Pereira AES, Ferreira MNS, Melo GN, Sousa, MSC. Anlise do ndice do arco plantar em escolares da zona rural. Conexes, 2009; 7(2): 1-12.

Recebido em: 25/04/2009 Aceito para publicao em: jun. 2009

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p.1-12, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

12

Vous aimerez peut-être aussi