Vous êtes sur la page 1sur 3

10 tcnicas infalveis para manipular a populao

O filsofo, linguista e ativista poltico norte-americano Avram Noam Chomsky desenvolveu uma lista de 10 estratgias utilizadas pela mdia como um todo para manipular a populao em geral.

Distrao
Uma das principais tcnicas de controle social a denominada estratgia da distrao. Basicamente, esse mtodo consiste em desviar o pblico de problemas sociais, polticos e econmicos. Somos bombardeados pela TV com informaes insignificantes, tornando mais difcil o pblico ganhar interesse em assuntos essenciais, como cientficos, sociais, econmicos, psicolgicos, e por a vai. Manter as pessoas ocupadas com questes sem importncia uma boa tcnica de manipulao.

Problema-reao-soluo
Outra tcnica muito conhecida e discutida consiste em criar um problema de impacto emocionalmente forte sobre a populao, esperar a reao das pessoas e por fim colocar em prtica um plano que beneficie o sistema. Um exemplo disso um ataque terrorista. Dependendo de sua intensidade, o povo abriria mo de muitas coisas em troca de segurana. Aps o atentado de 11 de Setembro de 2001, por exemplo, o governo dos EUA aprovou uma lei denominada Ato Patritico, no qual agncias pblicas ganharam o poder de invadir legalmente a privacidade dos cidados.

Gradao
simples fazer a populao aceitar uma medida inaceitvel, basta ter tempo. Aplicar um plano gradativamente uma excelente alternativa de controle. Assim que as condies socioeconmicas radicais (neoliberalismo) foram implantadas durante os anos 80 e 90. Privatizaes, precariedade,

desemprego, baixos salrios Tantas mudanas que causariam uma revoluo caso tivessem sido aplicadas de uma s vez.

A tcnica do deferido
Outro mtodo para fazer a populao aceitar uma medida que no convm muito a ela apresent-la como sendo necessria e dolorosa, no qual ser aplicada no futuro. mais simples se aceitar um sacrifcio futuro que um imediato, at porque as pessoas normalmente tendem a acreditar que amanh tudo estar melhor, e que talvez o sacrifcio j seja desnecessrio.

Infantilidade
Grande parte das publicidades utilizam argumentos, personagens, entonao e at mesmo personagens infantis, como se fssemos todos pequenas crianas ou deficientes mentais. O tom de infantilidade aumenta proporcionalmente inteno de se enganar o telespectador. A resposta ou reao dele tende a ter tambm um senso crtico equivalente ao de uma criana.

Mensagens subliminares
Se aproveitar da fragilidade emocional de grande parte da populao outra tcnica bastante utilizada para manipular as pessoas, a fim de causar um curtocircuito no senso crtico de cada um. Para isso, a mdia constantemente se utiliza da tcnica das mensagens subliminares, sobretudo na televiso.

Mantendo o pblico na ignorncia


Essa a tcnica mais utilizada como forma de manipulao e a mais eficiente, sobretudo em pases com baixo nvel de educao, como o Brasil. No querem que saibamos os mtodos que utilizam para nos manter na escravido. Essa tcnica utilizada em conjunto com a tcnica da distrao. No a toa que se investe to pouco em educao para as classes baixas, afinal de contas, um povo ignorante mais fcil de controlar. Na televiso, poucos so os contedos de qualidade apresentados e a situao est cada vez pior. Outro exemplo a msica, que teve uma decadncia assustadora em termos de qualidade (contedo) desde o incio do sculo XXI, principalmente no Brasil. Isso sem mencionar alguns sistemas religiosos que so uma forma descarada de alienao.

Estimular o pblico a permanecer na ignorncia


Fazer com que as pessoas acreditam que ser estpido, vulgar e inculto moda.

Fazer com que as pessoas sintam-se culpadas

Essa tcnica de manipulao consiste em fazer com que a pessoa acredite que somente ela culpada pela sua prpria infelicidade (falta de inteligncia, pobreza, incapacidade). Assim o indivduo no ir se revoltar contra o sistema poltico-econmico, e ir se culpar por tudo, gerando um estado depressivo no qual o ser se sente inibido a agir. Sem ao no h revoluo!

Eles sabem mais sobre ns do que ns mesmos


Com o constante avano da tecnologia, cincia, biologia e psicologia, criou-se uma grande distncia entre os conhecimentos do grande pblico e daquilo que realmente existe e eles sabem. E o sistema tem se aproveitado muito bem disso, e possui o poder de conhecer melhor cada pessoa que elas mesmo, ou seja, o sistema exerce um controle e poder maior sobre as pessoas do que as pessoas em si. *********** E meus amigos parecem ter medo De quem fala o que sentiu De quem pensa diferente Nos querem todos iguais Assim bem mais fcil nos controlar E mentir, mentir, mentir E matar, matar, matar Trecho de Aloha, Legio Urbana *********** At quando iremos aceitar essa manipulao? At quando o povo continuar alienado? Hoje em dia a sociedade est da forma que o governo quer, sem o poder de pensar. Grandes veculos de informao e formadores de opinio so a cultura, sobretudo a msica, e infelizmente isso parece que acabou tambm. As pessoas se importam mais com novela e futebol do que com a situao do nosso pas. a triste realidade em que vivemos. Ser que as coisas iro mudar?

Leia mais em http://misteriosdomundo.com/10-tecnicas-infaliveis-paramanipular-a-populacao#ixzz2oy2V6n3S

Vous aimerez peut-être aussi