Vous êtes sur la page 1sur 6

Fotossntese

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Este artigo ou se(c)o cita uma ou mais fontes fiveis e independentes, mas ela(s) no cobre(m) todo o texto

(desde janeiro de 2014). Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiveis e independentes e inserindo-as em notas de rodap ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Representao da fotossntese.

Fotossntese um processo fsico-qumico, a nvel celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dixido de carbono e gua, para obterglicose atravs da energia da luz solar. 12H2O + 6CO2 6O2 + 6H2O + C6H12O6. Este um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energtica dos organismos vivos. A fotossntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotrficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentao estar sempre nas substncias orgnicas proporcionadas pelas plantas verdes.
ndice
[esconder]

1 A relao da cor verde das plantas com a luz

o o o o o

1.1 A descoberta da fotossntese 1.2 A incorporao da gua pelas plantas 1.3 A descoberta da retirada de nutrientes do solo 1.4 A reproduo do ciclo da clorofila em laboratrio 1.5 As etapas da fotossntese

2 Organismos fotossintetizadores 3 Fatores que afetam a fotossntese 4 Ponto de compensao ftico 5 A importncia da fotossntese

6 Subprodutos remotos da fotossntese 7 Referncias 8 Bibliografia

A relao da cor verde das plantas com a luz[editar | editar cdigofonte]


Aristteles tinha observado e descrito que as plantas necessitavam de luz solar para adquirir a sua cor verde. S em 1771, o estudo fotossinttico comeou a ser observado por Joseph Priestley. Este qumico ingls, confinando uma planta numa redoma de cristal comprovou a produo de uma substncia que permitia a combusto e que, em certos casos, avivava a chama de um carvo em brasa. Posteriormente, concluiu-se que a substncia observada era o gs oxignio.

A descoberta da fotossntese[editar | editar cdigo-fonte]


Em 1778, Jan Ingenhousz, fsico-qumico neerlands, verificou que uma vela colocada dentro de um frasco fechado no se apagava, desde que houvesse tambm no frasco partes verdes de plantas e o frasco estivesse exposto luz, ou seja, que na presena de luz, as plantas libertam oxignio.1

A incorporao da gua pelas plantas[editar | editar cdigo-fonte]


Nicolas-Thodore de Saussure, j no incio do sculo XIX descobriu que os vegetais incorporavam gua em seus tecidos. Com o passar do tempo, os avanos no campo ptico e as tecnologias de estudo aprimoradas, possibilitaram o conhecimentos em relao a nutrio vegetal.

A descoberta da retirada de nutrientes do solo[editar | editar cdigofonte]

Clulas vegetais com cloroplastos visveis.

Uma observao importante foi que o azoto, assim como diversos sais e minerais, era retirado do solo pelas plantas e que a energia proveniente doSol se transformava em energia qumica, ficando armazenada numa srie de produtos em virtude de um processo que ento acabou por ser chamado de fotossntese.

A substncia chamada de clorofila foi isolada na segunda dcada do sculo XIX. Ainda naquele sculo, descobriu-se que a clorofila era a responsvel pela cor verde das plantas, alm de desempenhar um papel importante na sntese da matria orgnica. Julius von Sachs demonstrou que a clorofila se localizava nos chamados organelos celulares, que, por meio de estudos mais apurados, foram chamados de cloroplastos.

A reproduo do ciclo da clorofila em laboratrio[editar | editar cdigofonte]


Ao avanarem as tcnicas bioqumicas, em 1954 foi possvel o isolamento e extraco destes organelos. Foi Daniel Israel Arnon quem obteve cloroplastos a partir das clulas do espinafre, conseguindo reproduzir em laboratrio as reaes completas da fotossntese.

As etapas da fotossntese[editar | editar cdigo-fonte]


Com estas tcnicas, descobriu-se, por exemplo, que a fotossntese ocorre ao longo de duas etapas:

A fase fotoqumica, fase luminosa ou fase clara (fase dependente da luz solar) a primeira fase do processo fotossinttico essa fase ocorre nos Tilacides ou (Lamelas dos Tilacides), seu evento principal a [Fotofosforilao-que a adio do fsforo (p) ao ADP. A energia luminosa captada por meio de pigmentos fotossintetizantes, capazes de conduzi-la at o centro de reao. Tal centro composto por um par de clorofilas 'a' tambm denominado P700 porque absorve a onda luminosa com 700 nanometros de comprimento. Os eltrons excitados da P700 saem da molcula e so transferidos para uma primeira substncia aceptora de eltrons, a ferredoxina. Esta logo os transfere para outra substncia, e assim por diante, formando uma cadeia de transporte de eltrons. Tais substncias aceptoras esto presente na membrana do tilacide. Nessa transferncia entre os aceptores, os eltrons vo liberando energia gradativamente e esta aproveitada para transportar hidrognio inico de fora para dentro do tilacide, reduzindo o pH do interior deste. A reduo do pH ativa o complexo protico "ATP sintetase". O fluxo de hidrognios inicos atravs do complexo gira, em seu interior, uma espcie de "turbina proteica", que promove a fosforilao de molculas de adenosina difosfato dando origem adenosina trifosfato. Ao chegarem ao ltimo aceptor, os eltrons tm nvel energtico suficientemente baixo e retornam ao par de clorofilas 'a', fala-se em fotofosforilao cclica.

Porm, existe outra forma de fosforilao, a fotofosforilao acclica onde os eltrons das molculas de clorofila 'a' (P700), excitados pela luz, so captados pela ferredoxina, mas ao em vez de passarem pela cadeia transportadora so captados pelo NADP (nicotinamida adenina dinucleotdeo Fosfato) e no retornam para o P700. Este fica temporariamente deficiente de eltrons. Esses eltrons so repostos por outros provinientes de outro fotossistema onde o par de clorofilas 'a', dessa vez P680, excitado pela energia luminosa, libera eltrons que so captados por uma primeira substncia aceptora: a plastoquinona. Em seguida passa aos citocromos e plastocianina at serem captados pelo P700, que se recompe. Este processo de

transporte tambm promove a sntese do ATP. J o P680 fica deficiente de eltrons. Esses eltrons sero repostos pela fotlise da gua. A quebra da molcula da gua por radiao (fotlise da gua) produz ins de hidrognios e hidrxidos. Os eltrons dos ins hidrxidos so utilizados para recompor o P680 e os ins hidrognio so aceptados pelo NADP, com isso ocorre a formao de gua oxigenada (H2O2) oriunda da reao de sntese entre as hidroxilas. A gua oxigenada decomposta pela clula em gua e O2 sendo este ltimo liberado do processo como resduo. Com a repetio do processo forma-se o aporte energtico e de NADPHs necessrios para a fase escura. Equao: 12H2O + 6NADP + 9ADP + 9P -(luz) 9ATP + 6NADPH2 + 3O2+ 6H2O

Ciclo de Calvin e fixao do carbono.

A fase qumica ou "fase escura" um ciclo descoberto pelos cientistas Melvin Calvin, Andrew Benson e James Bassham. Nessa fase chamada deciclo de Calvin ou ciclo das pentoses, que ocorre no estroma do cloroplasto, o tilacide fornece ATP e NADPH2 ao estroma do cloroplasto, onde se encontra a pentose (ribulose fosfato), essa pentose ativada por um fosfato, fixa o carbono que provm do dixido de carbono do ar sob a ao catalisadora da "RuBisCO" (ribulose bifosfato carboxilase-oxidase) e em seguida hidrogenada pelo NAPH2 formando o aldedo que dar origem glicose. Para a sntese de uma molcula de glicose so fixadas seis de dixido de carbono, permitindo que o processo recicle a ribulose fosfato. devolvendo-a ao estroma. Desta fase resulta a formao de compostos orgnicos como a glicose, necessria atividade da planta. Esta fase denominada fase escura, no entanto um termo utilizado de forma inadequada pois para a "RuBisCO" entrar em atividade determinando a fixao do CO2 atmosfrico para a formao de molculas de glicose, ela precisa estar num estado reduzido, e para isso acontecer necessrio que a luz esteja presente.

Equao: 6CO2 + 12NADPH2 + 18ATP -(enzimas) 12NADP + 18ADP + 18P + 6H2O + C6H12O6

Plantas jovens consomem mais dixido de carbono e libertam mais oxignio, pois o carbono incorporado a sua estrutura fsica durante ocrescimento. importante realar que a fase escura no ocorre apenas noite ou na ausncia de luz, o nome refere-se ao facto desta fase no necessitar da luz para funcionar. Ela acontece logo aps a fase clara numa reao em cadeia at que o substrato se esgote. A equao geral da formao de glicose resultado da soma das duas equaes: Equao simplificada da fase fotoqumica: 12H2O + 12NADP + 18ADP + 18P -(luz) 18ATP + 12NADPH2 + 6O2 Equao simplificada da fase qumica: 6CO2 + 12NADPH2 + 18ATP -(enzimas) 12NADP + 18ADP + 18P + 6H2O + C6H12O6 Somando-as e simplificando, obtm-se a equao geral da fotossntese: 12H2O + 6CO2 6O2 +C6H12O6 + 6H2O

Organismos fotossintetizadores[editar | editar cdigo-fonte]


Alm das plantas verdes, incluem-se entre os organismos fotossintticos, as algas (como as diatomceas, as euglenfitas), as cianofceas (algas verde-azuladas) e diversas bactrias.

Fatores que afetam a fotossntese[editar | editar cdigo-fonte]

Comprimento de onda e intensidade da luz: A velocidade da fotossntese est diretamente relacionada com a quantidade de luz, at ser atingido o nvel de saturao.

Concentrao de dixido de carbono: geralmente o fator limitante da fotossntese para as plantas terrestres em geral, devido a sua baixa concentrao na atmosfera, que em torno de 0,04%.

Temperatura: Para a maioria das plantas, a temperatura tima para os processos fotossintticos est entre 30 e 38 C . Acima dos 45C a velocidade da reao decresce, pois cessa a atividade enzimtica.

gua: A gua fundamental como fonte de hidrognio para a produo da matria orgnica. Em regies secas as plantas tm a gua como um grande fator limitante.

Morfologia foliar

Ponto de compensao ftico[editar | editar cdigo-fonte]


chamado "ponto de compensao ftico" o instante em que as velocidades de fotossntese e respirao so exatamente as mesmas. Neste instante toda a glicose produzida na fotossntese "quebrada" na respirao, e todo dixido de carbono(CO2) gasto na fotossntese produzido na respirao.

A importncia da fotossntese[editar | editar cdigo-fonte]

A fotossntese o principal processo de transformao de energia na biosfera. Ao alimentarmo-nos, parte das substncias orgnicas, produzidas graas fotossntese, entram na nossa constituio celular, enquanto outras (os nutrientes energticos) fornecem a energia necessria s nossas funes vitais, como o crescimento e a reproduo. Alm do mais, ela fornece oxignio para a respirao dos organismos heterotrficos. essencial para a manuteno da vida na Terra.

Subprodutos remotos da fotossntese[editar | editar cdigo-fonte]


De acordo com a teoria da gerao orgnica do petrleo, indiretamente energia qumica presente no petrleo e no carvo, que so utilizados pelo ser humano como combustveis, tm origem na fotossntese, pois, so produtos orgnicos provenientes de seres vivos (plantas ou seres que se alimentavam de plantas) de outras eras geolgicas.

Referncias

Vous aimerez peut-être aussi