Vous êtes sur la page 1sur 6

Bruno Trigueiro Processo Penal

Questes de Processo Penal OAB

1. (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Acerca das disposies contidas na Lei Processual sobre o Inqurito Policial, assinale a alternativa correta. a) Nos crimes de ao privada, a autoridade policial poder proceder a inqurito a requerimento de qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal. b) Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o tribunal competente. c) Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. d) A autoridade policial poder mandar arquivar autos de inqurito.

2 - (FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia) A ao penal privada subsidiria a) poder ser intentada por qualquer do povo quando o requerimento do Ministrio Pblico de arquivamento de inqurito policial no for acolhido pelo Poder Judicirio. b) ser admitida se a denncia no for apresentada no prazo legal, cabendo ao Ministrio Pblico aditar a queixa, repudi-la e oferecer denncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligncia do querelante, retomar a ao como parte principal. c) ser admitida se a denncia no for apresentada no prazo legal, cabendo apenas ao Ministrio Pblico intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso. d) ser admitida se a denncia no for apresentada no prazo legal, cabendo ao Ministrio Pblico apenas retomar a ao como parte principal no caso de negligncia do querelante at a sentena de primeiro grau.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e) ser admitida se a queixa crime no for apresentada no prazo legal, cabendo ao querelante titular do direito da ao penal privada aditar a queixa, repudi-la e oferecer queixa crime substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligncia do querelante, retomar a ao como parte principal.

3. (FGV - 2010 - PC-AP - Delegado de Polcia) Relativamente ao tema Jurisdio e Competncia, analise as afirmativas a seguir:

I. A competncia ser, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo. Se, iniciada a execuo no territrio nacional, a infrao se consumar fora dele, a competncia ser determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o ltimo ato de execuo.

II. Quando o ltimo ato de execuo for praticado fora do territrio nacional, ser competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.

III. Quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdies, ou quando incerta a jurisdio por ter sido a infrao consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdies, ou tratando-se de infrao continuada ou permanente, praticada em territrio de duas ou mais jurisdies, a competncia firmar-se- pela preveno.

Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

4. (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Como se sabe, a priso processual (provisria ou cautelar) a decretada antes do trnsito em julgado de sentena penal condenatria, nas hipteses previstas em lei.

A respeito de tal modalidade de priso, correto afirmar que a) em nosso ordenamento jurdico, a priso processual contempla as seguintes modalidades: priso em flagrante, preventiva, temporria, por pronncia e em virtude de sentena condenatria recorrvel. b) a priso temporria tem como pressupostos a existncia de indcios de autoria e prova da materialidade, e como fundamentos a necessidade de garantia da ordem pblica, a convenincia da instruo criminal, a necessidade de garantir a futura aplicao da lei penal e a garantia da ordem pblica. c) o prazo de durao da priso temporria de cinco dias, prorrogvel por mais cinco em caso de extrema e comprovada necessidade. Em se tratando, todavia, de crime hediondo, a priso temporria poder ser decretada pelo prazo de trinta dias, prorrogvel por igual perodo. d) so requisitos da priso preventiva a sua imprescindibilidade para as investigaes do inqurito policial e o fato de o indiciado no ter residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios ao esclarecimento de sua identidade.

05. (FGV - 2010 - PC-AP - Delegado de Polcia) Com relao ao tema citaes, assinale a afirmativa incorreta. a) No processo penal o ru que se oculta para no ser citado poder ser citado por hora certa na forma estabelecida no Cdigo de Processo Civil. b) Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, a citao far-se- por carta ou qualquer meio hbil de comunicao. c) Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional. d) O processo seguir sem a presena do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado. e) Se o ru estiver preso, ser pessoalmente citado.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

6. (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Em processo sujeito ao rito ordinrio, ao apresentar resposta escrita, o advogado requer a absolvio sumria de seu cliente e no prope provas. O juiz, rejeitando o requerimento de absolvio sumria, designa audincia de instruo e julgamento, destinada inquirio das testemunhas arroladas pelo Ministrio Pblico e ao interrogatrio do ru. Ao final da audincia, o advogado requer a oitiva de duas testemunhas de defesa e que o juiz designe nova data para que sejam inquiridas.

Considerando tal narrativa, assinale a afirmativa correta. a) O juiz deve deferir o pedido, pois a juntada do rol das testemunhas de defesa pode ser feita at o encerramento da prova de acusao. b) O juiz no deve deferir o pedido, pois o desmembramento da audincia una causa nulidade absoluta. c) O juiz s deve deferir a oitiva de testemunhas de defesa arroladas posteriormente ao momento da apresentao da resposta escrita se ficar demonstrado que a necessidade da oitiva se originou de circunstncias ou fatos apurados na instruo. d) O juiz deve deferir o pedido, pois apesar de a juntada do rol de testemunhas da defesa no ter sido feita no momento correto, em nenhuma hiptese do processo penal, o juiz deve indeferir diligncias requeridas pela defesa.

7. (FCC - 2009 - MPE-CE - Promotor de Justia) Com relao s regras de provas do Cdigo de Processo Penal, pode-se afirmar: a) adotou a teoria dos frutos da rvore envenenada e a teoria da fonte independente. b) na inquirio das testemunhas as perguntas das partes sero feitas por intermdio do juiz. c) se a infrao deixar vestgios, a falta de exame de corpo de delito poder ser suprida pela confisso do acusado. d) a busca domiciliar, por ser medida de natureza cautelar, s se justifica quando fundadas razes a autorizarem e, se realizada para prender pessoas condenadas, poder ser feita em qualquer momento. e) o juiz poder ordenar, somente quando iniciada a ao penal, a produo antecipada de provas urgentes e relevantes.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

8. (FGV/OAB/2012) Ado ofereceu uma queixa crime contra Eva por crime de dano qualificado (art. 163, pargrafo nico, IV). A queixa preenche todos os requisitos legais e foi oferecida antes do fim do prazo decadencial. Apesar d isso, h a rejeio da inicial pelo juzo competente, que refere, equivocadamente, que a inicial intempestiva, pois j teria transcorrido o prazo decadencial. Nesse caso, assinale a afirmativa que indica o recurso cabvel. A) Recurso em sentido estrito. B) Apelao. C) Embargos infrigentes. D) Carta testemunhvel.

09.

(FGV/OAB/2012) A

competncia

para

processar

julgar

originariamente

Governador de Estado por crime comum do A) Supremo Tribunal Federal. B) Superior Tribunal de Justia. C) rgo Especial do Tribunal de Justia. D) Juizo Criminal da capital onde se situa o Tribunal de Justia do Estado respectivo.

10. (FGV/OAB/2012) Um Delegado de Polcia determina a instaurao de inqurito policial para apurar a prtica do crime de receptao, supostamente praticado por Jos. Com relao ao Inqurito Policial, assinale a afirmativa que no constitui sua caracterstica. A) Escrito. B) Inquisitrio. C) Indispensvel. D) Formal.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

GABARITO 1C 2B 3E 4C 5B 6C 7A 8A 9B 10 C

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Vous aimerez peut-être aussi