Vous êtes sur la page 1sur 20

Weber a partir do olhar de Lukcs1 Autor: Paulo Henrique Furtado de Araujo2 Segundo Mszros (2002:416) em Lukcs referncias a Weber

no so muito freqentes, apesar de serem claramente visveis as conexes tericas. o prprio Mszros, nesta obra, quem assinala o peso e influncia problemtica da teoria dos tipos ideais de Weber no trabalho seminal do jovem Lukcs Histria e Conscincia de Classe. Neste trabalho, o jovem Lukcs no submete tal teoria a nenhum tipo de avaliao crtica, de tal modo que o conceito de Marx sobre conscincia de classe sofre uma distoro idealista na estrutura terica de Lukcs (ibid., p. 405). Alm disto, a aceitao da mistificadora fuso weberiana dos aspectos funcional e estrutural/hierrquico da diviso social do trabalho sob o uso legitimador a-histrico que o prprio Weber faz da categoria da especializao no seu esquema tem um impacto negativo na estrutura conceitual de Histria e conscincia de classe. E a avaliao da racionalidade e do clculo capitalistas mostrou-se a mais danosa das influncias weberianas (ibid.). Mszros prossegue lembrando que nas ltimas obras de Lukcs encontramos uma abordagem mais realista para estes problemas. E, portanto, um distanciamento crtico de Lukcs em relao ao seu antigo professor e amigo (ibid., p. 416). Lembrando que nosso objetivo no realizar uma anlise sistemtica da relao terica entre Lukcs e Weber, mas sim apreender o tratamento crtico que Lukcs dispensa teoria e ideologia weberiana, passaremos a expor as consideraes de Lukcs sobre Weber presentes em Marx e o problema da decadncia ideolgica que um ensaio de 1938, integrante do livro Problemas do Realismo publicado em 1952. O tratamento que nosso autor d ao mesmo conjunto problemtico em A Destruio da Razo publicado em 1954. E o constructo terico de Ontologia do Ser Social que o momento de pice da interveno terica de Lukcs. Lanaremos mo das contribuies de Mzsros (1993, 2002 e 2004) para a explicitao do tratamento crtico de Lukcs. Em Marx e o problema da decadncia ideolgica, Lukcs parte da constatao de que ao longo de sculo XIX a ideologia burguesa passa a uma nova etapa na qual abandona as posies que defendiam o progresso social-humano frente velha sociabilidade posta pelo modo de produo feudal, posies efetivamente revolucionrias e que no campo econmico, por exemplo, legou as construes tericas de Smith e Ricardo. De tal modo que h uma (...) liquidacin de todos los intentos anteriores de los importantes idelogos burgueses enderezados a comprender intrpidamente y sin preocuparse por el carcter contradictorio descubierto las verdaderas fuerzas impulsoras de la sociedad, esta huida hacia la seudohistoria ideologicamente arreglada, superficialmente concebida y subjetiva y msticamente desfigurada, constituye la tendencia general de la decadencia ideolgica (Lukcs, 1966:57). Mais adiante, nosso autor volta carga argumentando que:
El hecho de que la decadencia ideolgica no plantee nuevo problema alguno de principio constituye una necesidad social. Sus cuestiones bsicas son, lo mismo que las del perodo clsico de la ideologa burguesa, respuesta a los problemas que plantea el desarrollo del capitalismo. La diferencia consiste simplemente en que los idelogos anteriores han dado una respuesta honrada y sincera, aunque incompleta y contradictoria, en tanto que la decadencia elude cobardemente proclamar lo que es, y disfraza esta evasin ya sea de carcter cientfico objetivo o de curiosidad romntica. En uno y otro caso Este artigo corresponde a um item modificado do captulo 4 de minha Tese de Doutorado intitulada As Possibilidades de um Dilogo: a Ontologia do Ser Social de Lukcs e a Nova Sociologia Econmica de Granovetter. 2 Graduado em Economia pela FEA/UFRJ, Mestre em Economia pela UFF, Doutor em Cincias Sociais pelo CPDA/UFRRJ, Professor do Departamento de Cincias Econmicas da UFRRJ.
1

es anticrtico, se atasca en la superficie de los fenmenos, en la inmediatez, y ensambla fragmentos contradictorios de ideas eclcticamente conexos (ibid., p. 63-63).

Sobre tal fenmeno Mszros (1993:17) assinala que (...) um trao caracterstico exclusivo das ideologias dominantes que, uma vez atingida a fase declinante do desenvolvimento das foras sociais cujos interesses expressam, elas so incapazes de oferecer nada alm de um quadro conceitual inteiramente negativo, no obstante sua identificao positiva com o status quo. A este respeito lembramos que em Marx, Lukcs e Chasin a conscincia do homem, o seu pensamento, circunscrito pela realidade na qual o homem est inserido, a qual ele constri e reconstri continuamente, se realizando enquanto indivduo e espcie simultaneamente. Logo, no poderia ser diferente no que diz respeito ao complexo ideologia. Na continuidade do referido ensaio, Lukcs aponta que a diviso social do trabalho, que no scio-metabolismo do capital atinge seu pice, leva a uma diferenciao do trabalho intelectual em diversos campos separados, que por sua vez possuem interesses materiais e espirituais particulares e concorrentes entre si. H uma criao ampla de subespecialistas: tcnicos, juristas, economistas, socilogos, etc. Da ele dizer que:
(...), la divisin capitalista del trabajo se somete no solo todos los dominios de la actividad material e intelectual, sino que penetra profundamente en el alma del individuo y provoca en ella importantes deformaciones que se manifiestan luego en formas diversas en las distintas modalidades ideolgicas de expresin. La sumisin pasiva a estos efectos de la divisin del trabajo, la aceptacin sin oposicin de estas deformaciones psquicas y morales y, lo que es ms, su ahondamiento y adorno por el pensamiento y la poesa decadentes, todo esto constituye uno de los rasgos ms importantes del periodo de la decadencia (ibid., p. 67).

Para Lukcs as cincias sociais burguesas no conseguem superar esta especializao mesquinha no pela amplitude do saber humano, mas devido forma e direo tomada pelo desenvolvimento de tais cincias. En stas h producido la decadencia de la ideologa burguesa un cambio tal, que ya no pueden engranar unas con otras, y que el estdio de uma de ellas ya no favorece la comprensin ms profunda de la otra (ibid., p. 68). Para Lukcs, nem mesmo um sbio, um cientista escrupuloso como Weber, que era ao mesmo tempo economista, socilogo, historiador, filsofo e poltico, com profundos conhecimentos em todos estes campos. Nem mesmo ele consegue sequer aproximar-se de um verdadeiro pensamento universalista. E isto ocorre por que Weber toma por base esta histria, esta sociologia, esta economia, etc, disciplinas cujos pressupostos ideolgicos e metodolgicos (...) ya nada tienen que ver una con otra, ni pueden prestarse una a otra auxilio o estmulo alguno. As, pues, si Max Weber realiz una reunin del socilogo, el economista y el historiador, pero juntando sin espritu crtico esta sociologa, con esta economa y esta historiografa, era inevitable que la separacin de estas ciencias en el sentido de la divisin del trabajo subsistiera tambin en su mente. Por el solo hecho de que un mismo individuo las dominaba, no podan, con todo, engranar dialcticamente una en otra, no podan llevar al conocimiento de las verdaderas conexiones del desarrollo social (ibid., p. 69). Tal atitude pouco crtica de Weber, para Lukcs, radica no fato de ser Weber, tambm, um filsofo seguidor do neokantismo. E tal corrente filosfica no s sancionava esta separao das cincias naturais e sociais, mas tambm a separao dentre as prprias cincias histrico-sociais. Alm disso, segundo Lukcs (ibid.), esta corrente filosfica defende que h uma ausncia de relaes entre pensamento e ao, teoria e prxis. Tal defesa nos traz duas conseqncias: (1) coloca-se um completo relativismo, la igualdad formal de todos los fenmenos, la equivalencia interna de todos los poderes histricos. La doctrina weberiana de la ciencia postula, de modo 2

consecuente en el sentido del neokantismo, una abstencin de juicio terica absoluta frente a las decisiones de la sociedad y la historia (ibid., p. 69-70). (2) A deciso tica no estar ligada ao conhecimento dos fatos, mas para Weber estar ligada a uma mstica deciso do livre arbtrio. De tal modo, argumenta Lukcs (ibid., p. 70) que Weber
(...) expresa esta idea, esta mezcla eclctica de un relativismo extremo en el conocimiento y una mstica acabada en la accin, de la siguiente manera: Aqu [o sea en la decisin de cara a la accin, G.L.] luchan tambin diversos dioses unos con otros, y aun para siempre. Es lo mismo que el mundo antiguo no desencantado todava de sus dioses y demonios, slo que en otro sentido: lo mismo que el griego ofreca un sacrificio ora a Afrodita y luego a Apolo y cada uno ante todo a los dioses de su ciudad, as sigue siendo, aunque en forma desencantada y despojada de la plstica mtica pero interiormente verdadera de aquella actitud, hoy todava. Y por sobre estos dioses y su lucha campea el destino, pero no ciertamente ciencia alguna.

Lukcs conclui que estas idias de Weber claramente impediam-no de realizar o verdadeiro universalismo, e quando muito permitiam a reunio de um grupo de especialistas num nico homem. Mas no mais do que isto. O que, entretanto, apenas viabilizava a deformao produzida pela diviso capitalista do trabalho na alma do indivduo singular. De tal modo a transformar un individuo, muy superior por lo dems tanto intelectual como moralmente al promedio, un burgus de visin limitada (ibid.). Na obra A Destruio da Razo, Lukcs realiza uma crtica um pouco mais sistemtica do constructo terico de Weber. Ele, de incio, argumenta que a sociologia no perodo imperialista posterior Primeira Guerra Mundial, continuou lutando por seu reconhecimento cientfico, como j fizera nas dcadas anteriores a este evento histrico. Entretanto, as circunstncias e caractersticas dessa luta se modificaram. Antes de mais nada, a sociologia do perodo imperialista renunciou cada vez mais e em escala internacional a assumir, como cincia universal, a herana da histria ou da filosofia em geral. Em relao a vitria generalizada do agnosticismo filosfico, a sociologia se converte com conscincia cada vez maior numa disciplina singular e limitada, que assume seu posto ao lado das demais disciplinas do mesmo tipo (Lukcs in. Netto, 1981:145). Na Alemanha, continua Lukcs, a sociologia neste perodo flui para as concepes histricas de tipo romntico-irracionalista de Ranke. Em conseqncia, a epistemologia do neokantismo ento dominante revela-se cada vez mais disposta a lhe conceder um modesto posto no sistema de cincias. (...) Desta maneira, salva-se a legitimidade da sociologia do ponto de vista metodolgico. E os prprios socilogos (em particular Max Weber) declaram igualmente no ter a pretenso de descobrir o sentido unitrio do desenvolvimento histrico; afirmam ao contrrio, que a sociologia apenas uma espcie de cincia auxiliar da histria (...) (ibid., p. 145-146). Para Lukcs, o desenvolvimento do capitalismo na Alemanha com o correspondente desenvolvimento das lutas de classe e o fortalecimento do movimento revisionista capitaneado por Bernstein, coloca para a sociologia uma nova forma de confrontao com o marxismo. Se antes este fora ignorado em bloco, agora buscavam dividi-lo em partes e inserir na sociologia aquilo que pudesse ser utilizado da perspectiva ideolgica burguesa. Nosso autor refora que, apesar deste movimento, a luta contra o materialismo permanecia. A sociologia continuava a lutar contra a prioridade do ser social e contra o papel decisivo desempenhado pelo desenvolvimento das foras produtivas (ibid., p. 147). Mas a sociologia acolhia agora formas abstratas de interao entre base e superestrutura (ibid.). E este seria exatamente o caso de Weber ao tratar da
relao de dependncia recproca entre as formas econmicas e as religies, recusando nitidamente a prioridade da economia:

Uma tica econmica no uma simples funo de formas de organizao econmica; nem tampouco, em troca, pode-se dizer que essa tica informe de modo unvoco a organizao econmica... Por mais profundos que tenham sido os influxos sociais, condicionados econmica e politicamente, exercidos em casos singulares sobre uma tica religiosa, esta recebeu suas caractersticas, em primeiro lugar, de fontes religiosas. Max Weber assume como ponto de partida inicial a relao de vinculao recproca entre motivos materiais e ideologia; e combate o materialismo histrico porque este, de um modo que Weber supe ser cientificamente inadmissvel, afirma a prioridade do elemento econmico.(...) As consideraes de Max Weber levam sempre a atribuir aos fenmenos ideolgicos (religiosos) um desenvolvimento imanente que teria sua origem neles mesmos; esta tendncia, em seguida, converte-se no ponto de vista segundo o qual eles tm prioridade enquanto causas do processo global (ibid., p. 148).

A concepo de Weber sobre a relao de dependncia recproca entre as formas econmicas e as religies vai cumprir um importante e influente papel na explicao sociolgica da gnese e da essncia do capitalismo possibilitando uma concepo terica alternativa teoria da acumulao primitiva de capital de Marx. Assim assinala Lukcs (ibid., p. 149-150) que
Weber, (...), parte da relao de dependncia recproca entre a tica econmica das religies e as formaes econmicas, afirmando a prioridade do fator religioso. Seu problema o de explicar a razo pela qual somente na Europa nasceu um capitalismo. Em contraste com a concepo precedente, que via capitalismo em qualquer acumulao de dinheiro, Weber se esfora por entender a natureza especfica do capitalismo moderno e por relacionar o seu nascimento na Europa com a diferena da evoluo ticoreligiosa no Oriente e Ocidente. Alm do mais, e sobretudo, a essncia do capitalismo deseconomizada e espiritualizada. Como essncia do capitalismo aparece a racionalizao da vida econmica-social, a possibilidade de calcular racionalmente todos os fenmenos. Assim, Weber esboa uma histria universal das religies para demonstrar que apenas o protestantismo (e, nele, particularmente as seitas) teve uma ideologia que promove e favorece essa racionalizao, enquanto todas as outras religies do Oriente e da Antigidade produziram concepes de tica econmica que funcionaram como obstculos racionalizao da vida cotidiana. Weber recusa-se sempre a ver nas concepes de tica econmica uma conseqncia das estruturas econmicas.

Lukcs demonstra que ao tratar da China em Economia e Sociedade3, Weber identifica de forma simplista economia e tcnica produtiva, de modo a aceitar como o capitalismo genuno aquele capitalismo das mquinas. Deste ponto Weber conduzido, em Gesammelte Aufstze sur Religionssoziologie, ao argumento histrico decisivo, pelo qual a tica econmica do protestantismo que apressou e favoreceu o desenvolvimento do capitalismo j existia antes dele. Com isso, acredita ter refutado o materialismo histrico (ibid., p. 150). Apreenso da essncia do capitalismo sem o compromisso de enfrentar os problemas econmicos reais (por exemplo, a explicao da origem do lucro do capitalista que para Marx radica na mais-valia e na explorao da mercadoria fora de trabalho), esta a metodologia dos socilogos alemes para Lukcs (ibid.). Para nosso autor, a sociologia de Weber reconhece e atribui um papel importante para a separao entre trabalhadores e meios de produo, entretanto, para esta sociologia, as caractersticas essenciais do capitalismo so a racionalidade e a calculabilidade. Ficando claro que esta sociologia apreende de forma simplista a aparncia e no a essncia da formao scio-metablica do capital. Da Weber e os socilogos alemes do perodo atriburem ao direito e religio (que so formas particulares de ideologia) uma maior centralidade na explicao da forma de sociabilidade especfica do capital maior do que a atribuda economia. Esta perspectiva que apreende o mundo real de forma invertida acaba, por fim, recorrendo a analogias vazias na tentativa de substituir
Mas essa ausncia de uma religiosidade eticamente racional revela-se aqui como o elemento primrio e parece, por sua vez, ter infludo sobre o carter limitado que continuamente causa surpresa do racionalismo de sua tcnica (Lukcs in Netto, 1981:150).
3

metodologicamente a busca de explicaes causais para o funcionamento do ser social. Isto explica a analogia utilizada por Weber entre o Estado moderno e a empresa capitalista4. Lukcs arremata dizendo que:
Mas, dado que recusa [Weber PH], a partir de um ponto de vista agnstico-relativista, o problema da causalidade primria, permanece na simples descrio analgica. Sobre a base de semelhantes analogias, nasce a possibilidade de empreender uma crtica da cultura, que jamais entra nas questes fundamentais do capitalismo; que d livre espao insatisfao com a cultura capitalista, mas que concebe a racionalizao capitalista como uma fatalidade (Ratheneau) e, portanto, apesar de todas as crticas, faz com que o capitalismo aparea como algo necessrio e inevitvel (ibid., p. 151).

Por isso, esses raciocnios sempre desembocam na justificao do capitalismo, sendo este entendido como um sistema necessrio e s passvel de modificaes menores, nada que altere sua essncia. E findam com a descoberta e demonstrao de supostas contradies, econmicas e sociais, prticas e tericas, insolveis do socialismo. Lukcs entende que os socilogos alemes do perodo anterior Primeira Guerra Mundial, e Weber em particular, so idelogos burgueses do perodo imperialista. E esta sociologia tentava demonstrar a superioridade da forma alem de Estado e da estrutura social da Alemanha em comparao com as democracias ocidentais (ibid., p. 152). Nesta questo a posio de Weber diferenciada em relao aos demais socilogos alemes. Ainda que ele critique a democracia moderna,
(...) considera a democracia como a forma mais apta expanso imperialista de uma grande potncia moderna. V a debilidade do imperialismo moderno precisamente nessa ausncia de um desenvolvimento democrtico na poltica interna:5 (...) Aqui se reconhece, de modo evidente, a fonte social da tendncia democrtica de Max Weber: ele partilha com os outros imperialistas alemes a concepo da misso geopoltica (colonizadora) dos povos de senhores. Mas se distingue deles na medida em que no s no idealiza a condio da Alemanha, com seu parlamentarismo aparente, mas a critica de modo spero e apaixonado. Ele pensa que os alemes s se podero converter num povo de senhores em regime democrtico, como Frana e Inglaterra. Por isso, a fim de que se torne possvel realizar os intentos imperialistas da Alemanha, h que ter lugar uma democratizao interna que deve ser levada at o ponto indispensvel obteno de tais finalidades. (...) esse democratismo de Weber, dado o seu fundamento imperialista tem matizes muito particulares. Numa conversa com Ludendorff,6 Weber segundo os apontamentos de sua mulher teria declarado: Na democracia, o povo escolhe o lder em quem confia. Ento, quem foi escolhido diz: Agora, cale e obedea!. Ao povo e aos partidos, no permitido retrucar... Depois, o povo pode julgar: se o lder errou, que seja enviado forca! No de surpreender que, em tal conversa, Ludendorff tenha declarado: Uma democracia assim poderia me agradar!. Deste modo, a democracia de Weber se transmuta num cesarismo bonapartista (ibid., p. 152-154). Registre-se que tanto no que diz respeito posio de Weber quanto semelhana entre Estado moderno e empresa capitalista, quanto com a caracterstica distintiva do capitalismo assentada na racionalidade e calculabilidade, Lukcs realiza uma auto-crtica. Pois em Histria e Conscincia de Classe (2003:214-216) ele cita com aprovao e sem crtica duas passagens de Weber que tratam destes casos. E no ensaio A Destruio da Razo, que no momento estamos analisando, ele realiza uma crtica acurada. A este respeito vide a argumentao apresentada por Mszros (2002:416-417). 5 O pargrafo prossegue com uma citao de Weber (Gesalmmelte politische Schriften [Textos polticos escolhidos]: To-somente um povo politicamente maduro um povo de senhores ... To-somente os povos de senhores so chamados a intervir no mecanismo da evoluo universal. Se os povos que no tm tais qualidades tentam essa interveno, no s reage o seguro instinto das demais naes, mas eles fracassam em sua tentativa tambm interiormente... A vontade de impotncia no interior, pregada pelos literatos, no pode se conciliar com a vontade de potncia no mundo, a qual foi proclamada de modo to rumoroso. 6 Mszros (2004:148) nos lembra que esta conversa relatada por Marianne Weber ocorreu aps a Primeira Guerra Mundial e que o general Ludendorff era um personagem de extrema direita, chefe do estado-maior de Hindenburg e um dos primeiros defensores de Hitler.
4

Daqui apreendemos a concepo conservadora, bonapartista, autoritria da democracia que Weber possua. O que leva Mszros (2004:147) a lembrar que isto no impediu que Weber se tornasse no decorrer dos desenvolvimentos poltico-ideolgicos do sculo XX, o pensador reverenciado por todo mundo atlntico como o representante com um rigor terico que deve ser considerado exemplar at pelo mais objetivo de todos os cientistas sociais dos valores mximos da democracia liberal e do mundo livre. Lukcs (ibid., p. 154) prossegue denunciando que a sociologia daquele perodo apresenta uma metodologia extremamente formal e uma gnoseologia extremamente agnstica e relativista, que se converter numa mstica irracionalista. Assim a sociologia assume o papel de cincia particular da histria e devido ao seu formalismo metodolgico fica impossibilitada de realizar uma verdadeira interpretao histrica. Os problemas relativos ao contedo e gnese das cincias singulares (que se tornam, tambm, cada vez mais formalistas) so transferidos para o campo da sociologia. Ela, por sua vez, e devido sua metodologia formalista, passa a trabalhar com analogias puramente formais em vez de explicaes causais (ibid.). Para Lukcs, ainda que Weber polemize explicitamente contra o excessivo formalismo presente, por exemplo, em Simmel, tem uma sociologia eivada de analogias formalistas. Exemplos destas analogias formalistas so facilmente encontrveis:
Assim, (...), so equiparados de modo formalista a burocracia do antigo Egito e o socialismo, os soviets e as camadas feudais; assim, quando fala da vocao irracional do lder (carisma), estabelece uma analogia entre um guru e o lder social-democrata Kurt Eisner, etc. (ibid., p. 155)

Lukcs finda este pargrafo assinalando a construo esboos de tipos e tipologias por parte da sociologia7. Construo essa que em Weber ser o problema central de sua metodologia:
Ele [Weber PH] considera como tarefa principal da sociologia estabelecer puros tipos ideais. Na opinio de Weber, s a partir deles possvel uma anlise sociolgica. Esta anlise, porm, no fornece nenhuma linha de desenvolvimento, mas apenas uma justaposio de tipos ideais escolhidos e ordenados em forma casustica. O devir da sociedade, concebido em sua irrepetibilidade e na impossibilidade de ser subordinado a leis (ao modo de Rickert), apresenta um ineliminvel carter irracionalista, ainda que para a casustica racional do tipo ideal o irracional seja elemento perturbador, o desvio (ibid.).

O conceito de lei de Weber expressa o carter subjetivista de sua sociologia segundo Lukcs. Ao tratar da sociologia compreensiva8 e das suas categorias ele argumenta, em Gesammelte Aufstze zur Wissenshaftslehre [Textos escolhidos sobre cincia econmica], que: O modo de formao dos conceitos sociolgicos predominantemente uma questo de fins. No somos absolutamente obrigados a formar ... todas as categorias que sero estabelecidas em seguida (Weber apud. Lukcs in. Netto, 1981:156). Registre-se o distanciamento da compreenso de Marx para quem as categorias so formas de ser, portanto, ontologicamente dadas. Voltaremos a isto adiante. Prosseguindo com a argumentao de Lukcs, temos que a gnoseologia pragmtica de Weber o leva a defender em Economia e Sociedade que:
O formalismo, o subjetivismo e o agnosticismo da sociologia fazem com que ela, tal como a filosofia da poca, no consiga mais que esboar determinados tipos, construir tipologias e nelas introduzir os fenmenos histricos (ibid.). 8 O organizador (Jos Paulo Netto) da coletnea na qual encontramos estes trechos do ensaio A Destruio da Razo explica numa nota que: Em alemo verstehende Soziologie. Trata-se da contraposio, estabelecida pela escola das cincias do esprito (Rickert, Dilthey), entre Verstehen (compreender), que seria a atitude prpria das cincias histricas, e Erklren (explicar), prpria das cincias da natureza (ibid., p. 155).
7

As leis, como se costuma designar algumas proposies da sociologia compreensiva, ... so probabilidades tpicas, corroboradas pela observao, de um decurso de aes sociais que devem ser esperadas na base da presena de certos dados efetivos, aes compreensveis na base dos motivos tpicos e das intenes supostamente tpicas daqueles que atuam (ibid.).

A concluso de Lukcs que tal postura de Weber resulta na dissoluo subjetiva de toda realidade social objetiva, alm das situaes sociais assumirem uma complexidade aparentemente exata, porm na realidade, extremamente confusa (ibid.). Registramos, tambm, a distncia da compreenso do que sejam leis sociais entre Weber e Marx. Retornaremos a isto adiante. Em seguida, Lukcs exemplifica tal confuso com outra citao de Weber de Gesammelte Aufstze zur Wissenshaftslehre [Textos escolhidos sobre cincia econmica] em que este descreve os proventos do trabalho aps ter enumerado as obrigaes do trabalhador:
Em seguida, ele [o trabalhador], se realiza tudo isso, tem a probabilidade de receber certos pedaos de metal ou de papel feitos de modo especial, os quais, entregues a outras pessoas, fazem com que ele possa adquirir po, carvo, calas, etc., e isso com o resultado de que se algum quisesse retomar dele tais objetos, surgiriam a seu pedido, com uma certa probabilidade, determinados personagens com capacete que o ajudariam a reav-los, etc. etc. (ibid.).

Lukcs passa a comentar a citao acima e nos diz que:


V-se claramente, neste trecho, que as categorias sociolgicas de Weber que designa como probabilidade as mais diversas objetivaes sociais, como o poder, o direito, o Estado, etc. no expressam mais do que a psicologia abstratamente formulada do indivduo que age e calcula segundo os princpios do capitalismo. Tambm aqui, no erudito alemo que, em suas intenes subjetivas, era o que mais honesta e coerentemente se esforava no sentido de exercer sua cincia de modo puramente objetivo, no sentido de fundar e pr em prtica uma metodologia da pura objetividade, as tendncias imperialistas da pseudo-objetividade revelam-se como as mais fortes. A concepo de Max Weber sobre a probabilidade deriva, por um lado, do exemplo da interpretao dada por Mach dos fenmenos da natureza, e, por outro, determinada pelo subjetivismo psicologista da teoria da utilidade marginal; ela converte as formas objetivas, as transformaes, os eventos, etc., da vida social num emaranhado de expectativas satisfeitas ou insatisfeitas, enquanto suas leis so convertidas nas probabilidades mais ou menos provveis com que essas expectativas se realizam. evidente que uma sociologia que trabalha nessa direo pode alcanar, em suas generalizaes, to-somente analogias abstratas (ibid., p. 156-157).

Em resumo, Lukcs reafirma que apesar de todo o posicionamento de Weber em busca de racionalidade, neutralidade de valores, objetividade, Weber permanece preso aos limites irremediavelmente irracionais das analogias formalistas (Mszros, 2002:417). Paradoxalmente, registra Lukcs (ibid., p. 157), a luta de Weber contra o irracionalismo o leva a um estgio superior deste mesmo irracionalismo. Weber acredita que seu mtodo agnstico-formalista seja o nico cientfico, pois atravs dele s se introduz na sociologia o que demonstrvel. De tal forma que a sociologia fornea apenas uma crtica tcnica, e investigue quais meios so apropriados em vista de determinado fim, e, por outro lado, [possa PH] estabelecer as conseqncias que a aplicao dos meios requeridos poderia ter alm ... da eventual obteno do fim desejado. Tudo o mais, segundo Weber, encontra-se fora do campo da cincia, objeto de f e, portanto, algo irracional. O mtodo de Weber, portanto, exige a excluso de todos elementos irracionalistas e dos juzos de valor da sociologia. Entretanto, tal procedimento acaba por potencializar a irracionalizao do devir histrico-social (ibid., p. 157-158). Lukcs prossegue sinalizando que contraditoriamente, e sem perceber que isto anula toda a pretensa racionalidade de sua metodologia cientfica, Weber reconhece que
as avaliaes esto profundamente enraizadas na prpria realidade social. Ele [Weber PH] diz:

A impossibilidade de apoiar cientificamente tomadas de posio prticas ... deriva de razes muito mais profundas. Essa tentativa fundamentalmente absurda, j que as diversas ordens de valores esto entre si em luta insolvel (ibid., p. 158).

Neste momento, Lukcs nos lembra que Weber, devido sua viso de mundo, no pode e no quer reconhecer a realidade efetiva apresentada por Marx e Engels no Manifesto Comunista de que a histria uma histria de lutas de classe. Ento
(...), dado no estar nem disposto nem em condies de extrair dessa estrutura dialtica da realidade social as conseqncias lgicas dialticas, obrigado a refugiar-se no irracionalismo. Isto mostra com grande clareza como o irracionalismo do perodo imperialista nasce das falsas solues de problemas em si legtimos, j que colocados pela prpria realidade; ou seja, do fato de que a prpria realidade, com fora cada vez maior, pe aos idelogos questes dialticas, que eles, porm por motivos sociais, e em seguida, metodolgicos no podem resolver dialeticamente. O irracionalismo, por conseguinte, o caminho para escapar soluo dialtica de uma questo dialtica. Essa aparente cientificidade, essa excluso dos juzos de valor da sociologia, , portanto, na realidade, o grau mais alto at agora alcanado pelo irracionalismo. Graas coerncia terica de Max Weber, essas conseqncias irracionalistas aparecem mais claramente nele do que no neokantismo do perodo imperialista (ibid.).

Weber, entretanto, realiza uma enrgica polmica contra o irracionalismo vulgar alemo do seu perodo. O que, para Lukcs, no afasta o ncleo irracional do mtodo e da concepo do mundo de Max Weber (ibid., p. 159). Ao mirar na cientificidade da sociologia e excluir os juzos de valor, Weber simplesmente transfere a irracionalidade para estes juzos de valor e para as tomadas de deciso. Sobre isto Lukcs nos convida a recordar as afirmaes histrico-sociolgicas de Weber sobre a racionalidade da economia e a irracionalidade da religio. Um exemplo claro da perspectiva subjetivista e relativista da metodologia de Weber dado por Lukcs com uma citao do prprio Weber retirada de Gesammelte Aufstze zur Wissenschaftslehre [Textos escolhidos sobre cincia econmica]:
Defender cientificamente tomadas de posio prticas ... fundamentalmente absurdo, j que as diversas ordens de valores do mundo esto entre si em luta insolvel ... Voltamos a saber, em nossos dias, que uma coisa pode ser santa apesar de no ser bela, mas porque e enquanto no bela ... e que uma coisa pode ser bela no e apesar de no ser boa, mas enquanto no boa. Voltamos a sab-lo a partir de Nietzche; e o encontramos expresso nas Fleurs du mal, ttulo que Baudelaire deu a seu livro de poesias. algo que sabemos no dia-a-dia, ademais, que uma coisa pode ser verdadeira mesmo se e enquanto no bela, nem santa, nem boa ... Aqui combatem entre si divindades diversas e, alis, combatem por todo o tempo ... De acordo com a posio que assume, uma coisa para o indivduo o diabo, outra Deus; e o indivduo tem de decidir o que para ele Deus e o que o diabo. E assim ocorre em todas as ordens da vida ... Os muitos e antigos deuses, rompido o encantamento, e, portanto, sob a forma de potncias impessoais, elevam-se dos seus tmulos, aspiram a adquirir poder sobre nossa vida e recomeam entre eles a eterna luta.

Passaremos agora a apontar, com Mszros, como Weber violava seus preceitos metodolgicos garantidores da neutralidade cientfica, e como sua teoria , desde sempre, uma clara ideologia defensora da lgica do capital. No ensaio Objectivity integrante do livro In the Methodology of the Social Sciences, Weber trata da natureza e da validade de seus tipos ideais:
A tarefa elementar do autocontrole cientfico e a nica forma de se evitar asneiras graves e tolas requer uma distino ntida e precisa entre a anlise comparativa da realidade atravs de tipos ideais, no sentido lgico, e o julgamento de valor da realidade baseado em ideais. Em nosso sentido, um tipo ideal /.../ no tem absolutamente nenhuma conexo com juzos de valor, e no tem nada a ver com nenhum tipo de perfeio, a no ser aquela puramente lgica (Weber apud., Mszros, 1993:26).

De incio, Mszros, assinala que sequer vai discutir se a proposta de Weber de tomar o autocontrole cientfico como tarefa elementar ou no um juzo de valor. Tampouco vai tratar da adequao de se tratar as Cincias Sociais no mbito de uma

perfeio puramente lgica. Isto por que seu foco avaliar se Weber conseguiu ou no nos padres que ele mesmo estabeleceu para a avaliao da cincia social em geral (ibid.). Ele de imediato j nos diz que Weber no conseguiu, ainda que ele prprio e seus seguidores no desistam das iluses a este respeito. Tomando inicialmente um tipo ideal neutro que a definio do capitalismo dada por Weber apresentada no mesmo ensaio (Objectivity) da citao acima, na qual Weber diz que o capitalismo uma cultura na qual o princpio norteador o investimento de capital privado (ibid., p. 27). Mszros defende que tal definio no axiologicamente neutra, ainda que aparentemente expresse uma verdade bvia que diz que o capitalismo e o investimento de capital privado esto diretamente ligados (ibid.). Mas s na aparncia isto uma verdade, pois, de fato, trata-se de uma mera tautologia. E na definio de Weber o que est para alm da pura tautologia , ou ostensivamente ideolgico e com vis valorativo, ou falso ou at mesmo ambos, ideologicamente tendencioso e falso (ibid.). Da Mszros (ibid.) concluir que:
A definio de Weber formulada a partir de um ponto de vista definido: no aquele da lgica pura, mas aquele que convenientemente bloqueia a possibilidade de definies rivais, sem se fundamentar em nada a no ser na pura suposio. A adoo desse tipo ideal como princpio de seleo de todos os dados disponveis acarreta, necessariamente, que a pesquisa cientificamente autocontrolada se limite a dados que se encaixem com facilidade no quadro ideolgico das pressuposies contidas na definio de Weber.

Em seguida, Mszros passa a analisar como a definio de capitalismo de Weber cumpre funes ideolgicas mantendo uma aparncia descritiva e noideolgica. Em primeiro lugar ele destaca o uso do termo cultura no lugar de outro como modo de produo ou formao social. Esse termo conduz a um dado tipo de interpretao quanto ao desenvolvimento da formao social capitalista (ibid.), haja vista a interpretao apresentada em A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. Em segundo lugar, ele sublinha que o capitalismo, para Weber, tem um princpio norteador que o caracteriza. E Weber, de fato, no explica os fundamentos dessa estranha entidade metafsica (ibid.). Ao adotar tal pressuposto de um princpio norteador, metodologicamente Weber anula a possibilidade de uma pesquisa histrica abrangente sobre as bases reais do desenvolvimento do capitalismo. Em seu lugar, encontramos uma projeo a-histrica da forma desenvolvida que retrocede ao passado, j que o princpio norteador deve ser mostrado em todos os estgios. (Esta a razo pela qual, em ltima anlise, ele deve ser identificado com o esprito do capitalismo, um tanto misterioso) (ibid.). A concluso de Mszros que Weber usa suas demonstraes das relaes entre o tipo ideal e o mundo real, emprico, como um mecanismo ideolgico pelo qual ele se resguarda de possveis objees a seu modelo geral (ibid., p. 28). Em terceiro lugar, para Mszros a definio de que o princpio norteador do capitalismo o investimento de capital privado, nubla a questo fundamental na lgica do capital que a relao estrutural entre o capital e o trabalho. Mszros ressalta que o termo conspicuamente ausente do tipo de discurso weberiano , sem dvida, trabalho (ibid.). Diante da impossibilidade de explicar o mecanismo da real constituio do capital atravs da utilizao do assim intitulado esprito do capitalismo, as questes associadas a esse mecanismo so descartadas ou relegadas ao plano, intelectualmente secundrio, de descrio de um determinado estgio de empiria (ibid.). Assim, ideologicamente, trabalho, valor, explorao, mais-valia, etc, excludos do modelo geral de Weber.

Em quarto lugar, Mszros argumenta que a definio do princpio norteador do capitalismo como o investimento de capital privado proporciona, convenientemente, a justificativa necessria e a legitimao da persistncia do modo de produo capitalista, contra as alegaes opostas do trabalho apropriado (ibid.). O que tal afirmao encobre que o lucro o que move a lgica do investimento, logo o capital privado investido quando o lucro esperado suficientemente atrativo para o capitalista. Em quinto lugar, Mszros (ibid.) destaca que restringir-se idia de que o capitalismo se caracteriza pelo investimento de capital privado encobrir a presena cclica das crises de superproduo do capitalismo e das conseqncias sociais a ela associadas. Ao longo das crises e na fase subseqente a ela, a lgica do capitalista no investir o capital excedente. O que por si desmente a afirmativa weberiana. Entretanto, tal idia bloqueia o estudo dessa importante questo constitutiva da dinmica do sciometabolismo do capital. Em sexto lugar, Mszros lembra que somente para uma determinada poca histrica do desenvolvimento da formao societria do capital h validade (e certamente no associada ao tipo ideal de Weber) em caracterizar o capitalismo em geral a partir do investimento de capital privado. Tal caracterizao a sublimao do ponto de vista subjetivo do capitalista individual. E oblitera uma tendncia fundamental do desenvolvimento do modo de produo capitalista ao longo do sculo XX, que o envolvimento sempre crescente do capital estatal na reproduo ampliada do sistema capitalista. Em princpio, o limite extremo desse desenvolvimento nada menos que a transformao da forma prevalecente do capitalismo em um sistema abrangente de capitalismo estatal, que teoricamente acarreta a abolio completa da fase especfica do capitalismo idealizado por Weber. E Mszros arremata dizendo que justamente por isso que tal tendncia fundamental excluda do quadro ideolgico do tipo ideal de Weber (ibid., p. 29). Em ltimo lugar, Mszros denuncia o carter esttico do modelo weberiano. Pois a eliminao da relao estrutural entre capital e trabalho e a sua substituio pela entidade metafsica congelada, o princpio norteador, exclui todo dinamismo do cenrio (ibid., p. 29). Com isso, oblitera-se uma avaliao que capture a dinmica da gnese e do desenvolvimento da formao scio-metablica do capital. E, ao mesmo tempo, inviabiliza-se a perspectiva da possibilidade de superao desta formao por outra articulada em torno dos valores onto-societrios do trabalho. Portanto, desnuda-se, aqui, a funo ideolgica (no sentido dado ao termo por Lukcs em sua Ontologia) do modelo weberiano. Mszros refora esta argumentao dizendo que: No h vestgios de contradies dinmicas no modelo; portanto, ele pode apenas abarcar as caractersticas estveis da continuidade desprezando completamente a dialtica da descontinuidade de um status quo prevalecente. Tal continuidade simplesmente admitida sob a forma de um princpio j prevalecente e, uma vez que ela existe, no pode ser alterada, consoante o modelo esttico weberiano (ibid.). Com Mszros podemos apresentar uma definio do capitalismo que se contraponha de Weber. Nesta, o modo de produo capitalista caracterizado pela contnua extrao de mais-valia enquanto condio para produo e reproduo ampliada do capital, sendo o capital em si uma relao social que necessariamente envolve trabalho assalariado e implica na produo de mercadorias. Com alguma ironia, Mszros diz que fica para o leitor decidir qual das duas definies mais ideolgica. E arremata dizendo que (...) deve ficar claro que elas no so complementares, mas diametralmente opostas uma outra: o que absolutamente no seria o caso, se fosse vlida a afirmao de Weber quanto ao carter puramente lgico e axiologicamente neutro de seus tipos ideais (ibid., p. 30).

10

Nosso objetivo com a exposio das crticas de Mszros a Weber simplesmente explicitar as dificuldades de Weber em realizar o autocontrole cientfico, e o vis ideolgico presente em seu constructo terico. Mszros em outros trabalhos (2002 e 2004) volta a tratar destas limitaes presentes em Weber. Apresentando mais exemplos e re-expondo o perfil ideolgico e os limites de Weber na aplicao de sua metodologia sua prpria pesquisa. Uma apreciao de Mszros (2004), em particular, instigante e sintetiza o movimento intelectual realizado por Weber. Ele sinaliza que Weber realiza duas estratgias intelectuais complementares. Uma
(...) consistia em uma extrema relativizao dos valores, acompanhada da glorificao da subjetividade arbitrria e de suas acomodaes dbias exigncia da poca, tal como definida pela ordem estabelecida. Nesse sentido, depois de escarnecer com um ceticismo que tendia para o cinismo das muitas pessoas que hoje em dia esperam novos profetas e salvadores, Weber explicou seu credo em termos inequivocamente relativistas e subjetivistas: Vamos agir de modo diferente, vamos ao nosso trabalho e satisfaamos exigncia da poca tanto no plano humano como no profissional. Essa exigncia, no entanto, clara e simples se cada um de ns encontrar e obedecer ao demnio que segura os fios de sua vida (p. 211-212).

Ainda que os fundamentos da tomada de deciso do indivduo tenham sido interditados por Weber, Mszros lembra que esta era uma questo que precisava de resposta. Mesmo defendendo que as escolhas orientadas por valores no pudessem ser objetivamente justificadas, visto que as vrias esferas de valor do mundo permanecem em irreconcilivel conflito umas com as outras (ibid., p. 212), Weber precisava justificar a prpria atividade cientfica. Segundo Mszros: Esta [a atividade cientfica PH] tinha de ser resgatada das desastrosas implicaes do relativismo e subjetivismo extremos, estabelecidos como princpios orientadores para a constituio das vises de mundo sob as circunstncias desencantadas da poca moderna (ibid.). Weber, numa poca histrica em que a cincia e a tecnologia j estavam completamente subsumidas lgica do capital, no podia utilizar para a cincia os mesmos critrios de orientao que produziam, em relao s vrias esferas de valor, o relativismo e o subjetivismo (...) (ibid.). Weber, ento, procurou demonstrar que os indivduos (...) que escolhessem a cincia como sua vocao poderiam embora sendo incorrigivelmente subjetivos em relao a sua posio fundamental ser rigorosamente objetivos em sua busca cientfica, e, ao mesmo tempo, que as condies objetivas da atividade cientfica como tal os capacitavam para agir desse modo (ibid.). neste ponto que Mszros (2004:213) apresenta a segunda estratgia intelectual de Weber. Tal estratgia (...) se articulava como uma metodologia para opor radicalmente a constituio de vises de mundo ao reino do conhecimento factual. Mszros prossegue e exemplifica esta posio com a seguinte citao de Gesammelte Aufstze zur Wissenshaftslehre [Textos escolhidos sobre cincia econmica] de Weber (segundo Mszros entusiasticamente citada por Merleau Ponty): o destino de uma poca cultural que provou da rvore do conhecimento saber que ns no podemos decifrar o significado dos acontecimentos do mundo, por mais que os estudemos. Devemos, antes de tudo, estar preparados para cri-los ns mesmos e saber que as vises de mundo nunca podem ser produto do conhecimento factual (ibid.). Mszros prossegue comentando a citao acima:
Desse modo, a mensagem de Weber (...) era que, no que diz respeito ao desdobramento histrico dos acontecimentos do mundo, ns s sabemos que no sabemos e que no podemos saber. Tnhamos de conceituar estes acontecimentos em termos de vises de mundo baseadas em escolhas subjetivas, em posies weltanschauliche, em atitudes inconciliveis e em juzos de valor sobre os quais nada pode ser dito na sala de aula. Todavia, o mundo da cincia poderia ser resgatado do sofrimento deste ceticismo e relativismo universal, desde que adotssemos a atualizada dicotomia weberiano-kantiana

11

entre esferas de valor e conhecimento factual. E, uma vez que a excluso radical dos juzos de valor fora declarada, o princpio orientador necessrio e suficiente da objetividade cientfica, at a histria e o mundo social poderiam se tornar acessveis investigao rigorosa, sob a condio de que tal empreendimento fosse dirigido para a construo de tipos ideais, conforme as exigncias da neutralidade axiolgica (ibid.).

Ou seja, Weber oferece uma soluo para uma dupla necessidade posta por sua prpria teoria. Por um lado atende s exigncias de exatido cientfica no domnio dos insuperveis clculo e racionalidade capitalistas. E ao mesmo tempo no interfere (...) com o anseio do indivduo isolado pela autodeterminao subjetiva e soberania na esfera dos valores (ibid.). Para Mszros (ibid., p. 215), a teoria de Weber traz em si uma forma acabada de acomodao. Pois ao defender que as vises de mundo esto necessariamente ligadas a conjuntos de valores inconciliveis e nunca podem ser produtos de conhecimento factual, Weber apresenta enquanto nica justificativa possvel para elas (as vises de mundo) aquela calcada na subjetividade e na arbitrariedade. Mszros prossegue e diz que:
(...) situando todo o discurso sobre valores na esfera da subjetividade isolada, excluiu a priori a possibilidade de uma articulao coerente e objetivamente vivel das vises de mundo e dos valores a elas associados sobre uma base coletiva e eficaz. Mas era precisamente este o significado ideolgico fundamental, assim como o ncleo estruturador, do monumental empreendimento weberiano empreendimento que, quanto a seu poder de atrao ideolgico e intelectual, permanece insupervel at hoje, sob vrios aspectos.

De todo modo, vimos mais acima que Weber sistematicamente viola seus preceitos metodolgicos. Mas no destacamos, da forma devida, que ele tem no socialismo seu principal adversrio, sendo, para Mszros (ibid., p. 216), este o momento de fundamental importncia na sua construo terica. Acompanhado Mszros (ibid., p. 217), entendemos que Weber estabeleceu um constructo terico radicalmente antpoda ao constructo terico marxiano e marxista. Os tipos ideais de Weber so frutos de uma postura gnoseolgica-epistemolgica e se chocam com a apreenso de Marx a respeito das categorias que so formas de ser, determinaes da existncia. As categorias para Marx tm uma determinao ontolgica, so postas pelo prprio ser social na sua dinmica, no seu vir-a-ser perptuo. Com a metodologia dos tipos ideais de Weber tudo podia ser relativizado e a prpria idia de leis e tendncias objetivas do desenvolvimento histrico ser desacreditada (Mszros, 2004:218). Dessa forma, privando o ser social de suas tendencialidades e legalidades, Weber podia entender o capitalismo (com seus necessrios clculo, racionalidade, burocracia, etc (ibid., p. 217) como algo perene, cujo destino era no ser superado (ibid.). Assim, saiam de cena a questo da revoluo social e do socialismo. Voltando a Lukcs, preciso assinalar que no interior da estrutura de sua obra final (A Ontologia do Ser Social) verificamos a mesma atitude crtica em relao s construes tericas weberianas, observadas em Marx e o problema da decadncia ideolgica e em A Destruio da Razo. Ao contrrio, como assinalamos no incio deste item, do que se verifica em Histria e Conscincia de Classe. Mszros (2002) sinaliza que na Ontologia, Lukcs rejeita a teoria weberiana da racionalidade e sua aplicao esfera de moralidade, posto que dela apenas pode resultar uma concepo completamente relativista de valores (p. 417). Para Mszros, a rejeio da teoria weberiana ocorre por que ela a expresso, a corporificao, de um tratamento para as questes de juzo moral que apenas pode apontar para um beco sem sada, pois para Lukcs, ela representa a combinao de dois falsos extremos tpicos que

12

(...) permanecem presos ao fetichismo da aparncia e nada trazem com eles a no ser a capitulao da razo moral ordem estabelecida (p. 417-418). Os dois extremos a que Mzros faz referncia, para Lukcs9 so: a imediaticidade da manifestao dos fenmenos na aparncia e um sistema de valores super-racionalizado, logicizado e hierarquizado. Lukcs entende que esses dois extremos so igualmente falsos e se venham a funcionar cada um por sua conta ho de produzir um empirismo relativstico ou uma construo racionalstica no aplicvel de forma adequada realidade. O comentrio final de Mszros sobre a rejeio por Lukcs deste aspecto da teoria weberiana de que um empirismo relativista no pode ser contrabalanado at mesmo pelo esquema mais genial de tipologia super-racionalizante, na qual em termos substantivos e em relao s suas correspondentes orientaes ideolgicas, toda iniciativa permanece presa na prosaica, mas por Weber romantizada jaula de ferro da imediaticidade capitalista (p. 418).10 Retomando o desenvolvimento terico de Lukcs em sua Ontologia, podemos reforar a distncia que separa Lukcs e a compreenso ontolgica do ser social, dos constructos tericos weberianos. Em Lukcs e em Marx, todas as categorias so formas de ser, determinaes da existncia. No so resultado de um hiper-racionalismo que tenta explicar o real apriorsticamente. As categorias brotam do prprio ser social, da sua prpria ontologia. Assim sendo, so capazes de capturar a prpria dinmica da sociabilidade humana sob a gide do capital, o vir-a-ser desta sociabilidade. Tal proceder coloca em evidncia as legalidades, tendencialidades desta dinmica social e coloca no horizonte a possibilidade de superao desta formao humano-societria do capital. Lukcs explicita em sua Ontologia que o trabalho a protoforma do agir humano, a categoria primria, originria mais simples, ainda que no seja a primeira pois no poderia haver trabalho antes do ser social. Assim o trabalho o fundamento ontolgico das outras prxis sociais. O trabalho envolve a prvia-ideao e coloca a exteriorizao enquanto momento pelo qual a subjetividade transformada ao mesmo tempo em que ocorre a objetivao. Com o trabalho humano temos o salto ontolgico que pe o mundo dos homens, o ser social. No ser social temos uma segunda natureza, na qual uma vez ocorrida a objetificao, a coisa resultante adquire independncia em relao conscincia que a ps. De tal forma que as coisas passam a ter uma trajetria no-teleolgica, somente causal, sendo este o motivo pelo qual no cotidiano essas coisas objetivadas se
Mszros cita a seguinte passagem da Ontologia de Lukcs, e aqui preferimos manter em italiano, pois reproduzimos um trecho um pouco maior do que o apresentado por Mszros: Ma si tratta solo di unapparenza. Dietro de essa, infatti, non vi la realt, ma da un lato il rimaner fermi alla immediatezza con cui i fenomeni si presentano, dallaltro un sistema iperracionalizzato, logicizzato, gerarchico, dei valori. Questi due estremi, parimenti falsi, se vengono fatti funzionare ciascuno per proprio conto, portano o ad un empirismo relativistico oppure a una costruzione razionalistica non applicabile in termini adeguati alla realt; quando li si rapporta uno allaltro, nasce lapparenza che la ragione morale sia impotente davanti alla realt (1981:94). 10 Mszros defende que a influncia weberiana jamais foi de toda superada por Lukcs. Neste sentido o uso que Lukcs faz da categoria manipulao, no s na sua Ontologia, mas tambm ao longo dos vinte ltimos anos de sua vida, envolve a persistncia dessa influncia: No importante, neste contexto, saber se a categoria da manipulao adequada para tratar dos problemas destacados por Lukcs em suas muitas referncias aos perigos inseparveis das prticas econmicas e culturais/ideolgicas denunciadas. (Eu creio que no o seja.) O que importa aqui que muito do que o autor de Histria e Conscincia de Classe aceita da mitologia weberiana da ordem socioeconmica e cultural/legal/poltica capitalista, como racionalidade e racionalizao, consignada sem hesitao pelo velho Lukcs categoria da manipulao (2002:418).
9

13

confrontam com os criadores como uma segunda natureza. Em Lukcs a legalidade do ser social tem na conscincia dos indivduos o seu medium, sendo tal legalidade socialmente posta. Ou seja, a reproduo social s pode ocorrer atravs da mediao da conscincia dos indivduos concretos. Lukcs frisa que a essncia da categoria trabalho a relao entre teleologia e causalidade, sendo o ser social uma sntese de teleologia e causalidade. As coisas objetificadas tm uma ao de retorno no prevista sobre os indivduos criadores, isto prprio da segunda natureza da qual nos fala Lukcs. Lessa (2002b) entende que a categoria de reflexo, em Lukcs, fundamental para a constituio desta esfera ontolgica especfica que o ser social. Apenas com o reflexo (que a apropriao ativa do real pela conscincia, transformando o real dado em real explicado) o pr teleolgico pode se concretizar, pois o reflexo que permite a captura das causalidades existentes no concreto dado. Sem esquecermos que tal categoria reflexo historicamente determinada, ou seja, influenciada por outros complexos como a ideologia, a poltica, o estranhamento, etc. Neste momento, Lukcs introduz a categoria alternativa, esta categoria tem na conscincia do indivduo criador o seu rgo e ela a mediao entre o no ser do reflexo e a causalidade posta. Alternativa no um momento, para Lukcs sempre um processo. No processo de trabalho, mesmo o mais primitivo, no ocorre uma simples execuo mecnica de uma finalidade. H uma cadeia de decises alternativas envolvidas no ato de objetificao, na converso da causalidade dada em causalidade posta. No ato de trabalho, o indivduo transforma em concreto uma mera potencialidade. E o faz a partir da escolha dentre vrias alternativas. A alternativa faz esta articulao entre o reflexo presente na prvia-ideao, com o produto resultante do processo de trabalho. Quando o produto do trabalho est pronto e o processo do trabalho se encerra, novas decises alternativas surgem. Seja quanto s formas de utilizao do produto, seja quanto sua conservao. Isto leva, ao desenvolvimento da sociabilidade humana, ao recuo das barreiras naturais. Por isso Lukcs entende que o desenvolvimento da sociabilidade na esfera do ser social tem por base tanto decises alternativas que se apiam em outras decises alternativas quanto tem por base a causalidade posta. Lessa (2002b) nos lembra que Lukcs apresenta duas conseqncias importantes para sua ontologia do ser social aps tratar da categoria de reflexo. Primeiro: o vir-a-ser da coisa objetivada (que o resultado das decises alternativas do sujeito criador a partir do reflexo do real dado na conscincia desse sujeito, que capturou a causalidade dada e a transformou em causalidade posta) no determinado a priori. O acaso no excludo da interpretao luckacsiana, pelo contrrio, ele articulado com necessidade e teleologia no ir-sendo de cada ato e de cada produto final do trabalho (Lessa, 2002b:109). Segundo: toda deciso alternativa sempre concreta. A prvia-ideao composta por dois momentos distintos: uma busca de meios que tem por categoria central o reflexo. E uma posio de fim que tem no processo valorativo seu ncleo. Como toda escolha necessariamente concreta, a categoria alternativa inevitavelmente articula-se com os processos valorativos. Os processos valorativos tm um papel central na concretizao do desenvolvimento das cadeias de alternativas que sero objetivadas, assim como na direo deste desenvolvimento. Os valores, portanto, ganham cada vez mais destaque com o prprio desenvolvimento da sociabilidade. Para Lukcs, os valores tm sua gnese no serprecisamente-assim existente e sempre em articulao com a causalidade. Neste ponto eles se assemelham ao reflexo, mas diferentemente deste, os valores podem se transformar em relaes sociais objetivas com o prprio vir-a-ser da sociabilidade. Os valores so categorias sociais e no surgem, portanto, das qualidades materiais da relao social.

14

Ressaltamos que antes, ao tratar do pr teleolgico em sua totalidade, Lukcs dizia que o momento determinante imediato era o desenvolvimento social objetivo. Mas, ao tratar do momento especfico, particular do ato teleolgico no mbito do trabalho, nosso autor entende que o dever-ser este momento determinante imediato. Na causalidade posta o passado que determina o presente, j no agir teleolgico do indivduo singular o futuro teleologicamente posto o princpio determinante da prxis. Mas isto vlido somente para a esfera do trabalho, somente nesta esfera o futuro, o dever-ser, atua enquanto categoria determinante da objetificao. Para o pr teleolgico em sua totalidade, a relao passado-presente permanece inalterada. Para Lukcs, assim como o trabalho a protoforma do agir humano, o trabalho mais primitivo, que s produz valores de uso, serve de modelo para a prxis social mais desenvolvida. O dever-ser em sua forma mais primitiva serve de modelo para as relaes sociais mais desenvolvidas. Mas, para Lukcs, entre o modelo e suas variantes mais desenvolvidas, h uma relao de identidade e no-identidade. Portanto, incorreto reduzir os valores e os processos valorativos (fundados no dever-ser) ao dever-ser simples que atua na troca orgnica entre homem e natureza. A base gentica do dever-ser a intermediao que ele faz entre a materialidade e o valor, entre o homem e a natureza. Ele o momento predominante da escolha entre alternativas que se manifestam no pr teleolgico do trabalho. A alternativa liga a prxis social aos valores e exige uma distino entre o que til e o que intil para uma dada objetivao. A distino entre o que til e o que intil a base gentica e do desenvolvimento dos valores. Lukcs argumenta que o dever-ser enquanto categoria do ser social indissoluvelmente ligada categoria valor. Mas tal conexo no uma identidade. O valor influi na posio de fim e o princpio segundo o qual valoriza-se o produto realizado. O dever ser age como regulador do processo enquanto tal. Da concluir Lessa que no o contedo gnoseolgico que determina se uma ideao valor ou dever-ser, mas a funo social que ocupa. A objetividade dos valores se apresenta no cotidiano na relao de se ... ento, ou seja, uma coisa tem valor se cumpre a funo esperada dela. Apenas na relao com a causalidade objetiva (com o ser-precisamente-assim) que o processo valorativo pode determinar se a coisa objetivada em dado contexto ou no til. A valorao no algo meramente subjetivo, s possvel valorar o existente tendo por base o pr teleolgico do trabalho. A valorao s pode ocorrer no interior da complexa articulao teleologiacausalidade, que prpria e fundante do ser social. Ou seja, Lukcs defende um terceiro caminho entre os que defendem que a valorao determinada somente pela subjetividade humana e os que entendem a valorao como resultado direto das qualidades materiais dos objetos. Para ele os valores so puramente sociais, esto presentes em potncia no ser social realmente existente e tal potncia apenas pode se realizar no interior da relao entre teleologia e causalidade. Os processos valorativos atuam sobre as individualidades e sobre a totalidade da formao social. Para tratar desta questo preciso retomar a categoria de exteriorizao e de individuao. Preliminarmente lembramos que exteriorizao e estranhamento tm pontos em comum e pontos que as distinguem. Lessa (2002b) sinaliza que exteriorizao a ao de retorno de todo ente objetivado sobre seu criador, e assim, sobre a totalidade social. Corresponde aos momentos nos quais a ao de retorno da objetivao sobre o sujeito criador estimula a individuao. Por outro lado, estranhamento ou alienao so os obstculos socialmente postos plena explicitao da generalidade humana. Ento, o que h em comum entre exteriorizao

15

e alienao que ambas categorias so aes de retorno das objetivaes sobre a individuao (e sobre a totalidade social, com todas as mediaes cabveis). A diferena entre eles que o estranhamento uma ao que reproduz a desumanidade socialmente posta, e a exteriorizao a autoconstruo do gnero humano. Vimos que para Lukcs, segundo Lessa (2002b:145), a exteriorizao uma conseqncia espontnea e inevitvel no processo de trabalho. A objetivao da prvia-ideao pelo processo de trabalho seleciona os comportamentos dos indivduos que sejam os mais adequados concretizao da idia. Por essa seleo ocorre o desenvolvimento gentico de um complexo valorativo centrado no comportamento do indivduo. Inicialmente trata-se do comportamento do indivduo para com a natureza que o cerca e imediatamente trata-se da mediao daquele impulso de Aufhebung dos processos valorativos para alm do trabalho, tambm de complexos valorativos que tm como ndulo o comportamento do indivduo diante dos dilemas, alternativas, possibilidades, etc. que a sociabilidade em que vive coloca a cada momento histrico. Logo a exteriorizao um momento ineliminvel e decisivo para o devir-humano dos homens. Como j dissemos, no trabalho simples j encontramos o dever-ser e os valores em suas formas originrias, pouco desenvolvidas. Eles servem de padro inicial para a anlise das formas mais desenvolvidas da sociabilidade humana, mas a anlise das formas mais complexas de valores encontrados no todo mais complexo, como o caso da moral, da tica, do direito, etc., exige mediaes que s podem ser tratadas na categoria da reproduo social. Lembramos que a individuao, ao lado da totalidade social, constituem os plos centrais da reproduo social. A individuao articula a exteriorizao mediada pelos valores e processos valorativos com o desenvolvimento humano genrico. Para Lukcs, o ser social a sntese dos atos dos indivduos singulares em tendncias, foras, etc., genricas. So as decises alternativas tomadas pelos indivduos que particularizam sua individualidade em relao s demais e em relao totalidade social. A substancialidade de cada indivduo singular dada pela qualidade das relaes que ele estabelece com o mundo, sua substancialidade materializada, portanto, como construo social. O indivduo constri sua substancialidade a partir das escolhas dentre alternativas concretas que ele realiza ao longo de sua vida. por isso que a substancialidade do indivduo humano social, histrica e no meramente gentica como ocorre com o indivduo singular orgnico. A evoluo dinmica da substancialidade determinada historicamente, socialmente. A personalidade de cada indivduo construda a partir dessa integrao e correlao com e na formao social na qual est inserido. O caminho acima descrito o que permite a explicitao da categoria individuao. Segundo Lessa (2002b:150) que este caminho tem trs momentos-chave, dos quais destacamos aqui o terceiro e ltimo nexo ontolgico que associado aos complexos valorativos. O desenvolvimento da individualidade exige complexas mediaes genricas que permitam que o indivduo coloque para si prprio as exigncias postas pela evoluo do gnero humano. Sendo essa a base gentica de complexos valorativos tais como os costumes, o direito, a tica, etc. Estes complexos valorativos influenciam as escolhas dos indivduos dentre as alternativas postas pelo desenvolvimento da sociabilidade, logo influenciam o desenvolvimento interno e especfico de cada individualidade. Assim, tais complexos acabam por compor um complexo de determinaes que orientam o vir-a-ser humano dos homens para realizaes mais (ou menos) genricas. Constatamos, portanto, que os valores tm um papel ontolgico decisivo no desenvolvimento das individualidades. Ainda que seja universal, a ao dos valores s

16

totalmente explicitada com o surgimento da sociabilidade burguesa. Aqui com o indivduo cindido entre homem econmico e homem poltico (cidado), os valores tm uma mudana qualitativa na determinao do processo de individuao. Agora ou os valores direcionam, estimulam as individualidades para posies genricas, voltando-as para o atendimento de exigncias postas pelo desenvolvimento do gnero humano. Ou as estimulam para o atendimento das exigncias particulares, associadas acumulao privada de capital e prpria lgica do capital. Sobre a categoria de reproduo social total, lembramos que um processo que exige a inter-relao entre complexos sociais parciais relativamente autnomos, mas a reproduo social total tem a influncia soberana sobre estas inter-relaes. E o processo de reproduo social total tem, necessariamente, uma natureza bipolar. Tem dois plos que delimitam seus movimentos reprodutivos, que o determinam em sentido positivo e negativo. Estes dois plos so de um lado o processo reprodutivo em sua totalidade extensiva e intensiva, e de outro, o indivduo singular cuja reproduo constitui la base dessere della riproduzione totale. Lukcs, em sua Ontologia, explicita que so os atos individuais que pem as legalidades, as causalidades, pois os homens fazem mesmo sem sab-lo. A deciso individual, singular, que tomada dentre vrias alternativas, implicar em conseqncias sociais, implicar em modificaes da totalidade do ser social ou de uma totalidade parcial. As tendncias, objetividades, etc., do ser social, nascem da prxis humana, mas seu carter , no todo ou em grande parte, incompreensvel para quem produz. Pois, como vimos, essncia e aparncia no coincidem diretamente. Lukcs aponta que todas as alternativas so concretas e esto ligadas ao seu "aqui e agora". E tal concreticidade "nasce de uma ineliminvel concomitncia operativa entre o homem singular e as circunstncias sociais em que atua" e que "todo ato singular alternativo contm em si uma srie de determinaes sociais gerais que, depois da ao que delas decorre, tem efeitos ulteriores (independentes das intenes conscientes), ou seja, produzem outras alternativas de estrutura anloga e fazem surgir sries causais cuja legalidade termina por ir alm das intenes contidas nas alternativas. Portanto, as legalidades objetivas do ser social so indissoluvelmente ligadas a atos individuais de carter alternativo, mas possuem ao mesmo tempo uma coercitividade social que independente de tais atos." Com isso Lukcs responde a questo (formulada pelos crticos de Marx) de que as legalidades objetivas11 do ser social, as leis de tendncia eliminariam a possibilidade de interveno do indivduo na histria. De que, portanto. Marx teria formulado um "sistema" mecanicista e determinista de explicao do real E no haveria em tal "sistema" lugar para incertezas, para o acaso. Fica claro que Lukcs torna inteligvel a articulao entre as legalidades do ser social, os atos individuais de carter alternativo, que geram tais legalidades, mas depois da ao que delas decorre, aparecem efeitos ulteriores independentes das intenes conscientes. Com isso fazem surgir novas sries causais cuja legalidade vai alm das intenes contidas na alternativa. Ou seja, as legalidades objetivas do ser social possuem uma coercitividade social que independente dos atos individuais alternativos, ao mesmo tempo em que esto ligadas a ele. Para Lukcs a ideologia determinada ontologicamente, o momento ideal da prxis humana, apresenta-se no momento inicial, na finalidade e na dinmica de tal
11

Lembrando que para Lukcs (1979b:104:105): "Do ponto de vista ontolgico, legalidade significa simplesmente que no interior de um complexo ou na relao recproca de dois ou mais complexos, a presena factual de determinadas condies implica necessariamente, ainda que apenas como tendncia, determinadas conseqncias.

17

prxis (Vaisman, 1989:418). A ideologia s pode ser fruto da realidade concreta, realidade sobre a qual ela pensa e atua. Ela surge no aqui e agora social que coloca problemas a serem resolvidos pelos homens, pois produto do pensamento, da conscincia do homem. Quaisquer solues apresentadas pelos homens, aos problemas socialmente postos, que oriente, operacionalize, e torne consciente a prtica social, tornam-se ideologias. Da Vaisman dizer que qualquer expresso humana pode se tornar ideologia. Em Lukcs ideologia no se restringe a ser instrumento da luta de classes. Para a Ontologia de Lukcs, portanto, ideologia e existncia social so realidades necessariamente entrelaadas. Numa concepo ampla de ideologia podemos dizer que onde quer [que] se manifeste o ser social h problemas a resolver e respostas que visam a soluo destes; precisamente nesse processo que o fenmeno ideolgico gerado e tem seu campo de operaes (ibid., p. 419). Por fim, para Lukcs, o marxismo desde sempre postulou de forma explcita ser ideologia e cincia, pois no h contraposio ou excluso recproca entre estes complexos. De tal forma que o engajamento poltico-ideolgico no traz, a princpio, limites para a cientificidade do pensamento. Mas a compreenso correta da especificidade do autntico marxismo, e da ligao entre ideologia e cincia, para nosso autor, exige a compreenso de que o marxismo institui uma nova ligao entre cincia e filosofia. Voltando a Weber, lembramos que ele constri epistemologicamente toda uma tipologia (seus tipos ideais). Ele tenta introduzir a estrutura social na anlise econmica a partir da ao individual. Logo a ao individual passa a ocupar um lugar chave na sua teoria, e ele passa a construir os tipos ideais da ao social, destacando os diferentes tipos da ao social econmica. Para melhor caracterizar a estrutura econmica, Weber recorre a alguns outros conceitos tais como regularidades determinadas pelo interesse, relaes comunais e associativas, poder e dominao, racionalidade, etc. A complexificao das aes social e econmica leva Weber para o mbito do conceito de instituies, ainda que de fato ele no use este termo. Em resumo: a estrutura hiper-racionalizante de Weber parte do indivduo, de sua ao social, passa pela relao entre dois ou mais indivduo que se transformam em relaes sociais fechadas (por exemplo: firmas), organizaes economicamente ativas (por exemplo: igrejas), organizaes regulamentadoras (por exemplo: sindicatos) e organizaes que impem uma ordem formal (Estado liberal). Weber defende que a Cincia Social deve ser livre dos juzos de valor. Pois os valores para Weber s podem ser explicados subjetivamente, e no a partir da objetividade posta pela sociabilidade. Lembramos que neste aspecto Weber se aproxima dos (por ele) criticados positivistas de Comte que procediam de forma semelhante. Mas quando formula o objeto da sua pesquisa, Weber aceita a presena das prenoes. Vimos, que a construo terica de Weber, ao contrrio do que ele imaginava, est impregnada de uma ideologia (no sentido marxiano e luckacsiano) muito especfica que se pe na defesa da lgica humano-societria do capital. Vimos como sistematicamente ele prprio burla sua proposta de autocontrole que visa impedir contaminao da pesquisa pelos valores, preconceitos e prenoes do pesquisador. O que nos parece ser a demonstrao cabal da inviabilidade do assim chamado autocontrole. Por fim seus tipos ideais, a teoria da ao econmica deles decorrentes, seu entendimento das leis histrico-sociais enquanto probabilidades, sua aceitao da teoria econmica marginalista, tudo isto o leva a um tratamento esttico da realidade social. De tal forma que a formao social do capital vista como perene, para alm da qual nada se coloca de fato. O que conclui sua construo terico-ideolgica.

18

BIBLIOGRAFIA CHASIN, Jos. Marx Abertura Ad Hominem: Rota e Prospectiva De Um Projeto Marxista. Ensaios Ad Hominem/Estudos e Edies Ad Hominem, So Paulo, n. 1, tomo III Poltica, p. 5-78, 2000. _________________ - Da Razo do Mundo ao Mundo Sem Razo. Ensaio Srie Grande Formato, 2. ed. So Paulo, vol. 1, p. 13-52, abril 1987. _________________ - O Futuro Ausente. Ensaios Ad Hominem/Estudos e Edies Ad Hominem, So Paulo, n. 1, tomo III Poltica, p. 163-243, 2000. _________________ - Marx A Determinao Ontonegativa da Politicidade. Ensaios Ad Hominem/Estudos e Edies Ad Hominem, So Paulo, n. 1, tomo III Poltica, p. 129-162, 2000. ________________ - Marx Estatuto Ontolgico e Resoluo Metodolgica. Posfcio a Pensando com Marx: Uma Leitura Crtico-Comentada de O Capital; Francisco Jos Soares Teixeira. So Paulo: Ensaio, 1995. _________________ - Poder, Poltica e Representao. Ensaios Ad Hominem/Estudos e Edies Ad Hominem, So Paulo, n. 1, tomo III Poltica, p. 101-108, 2000. _________________ - A Sucesso na Crise e a Crise na Esquerda. Ensaio Filosofia, Poltica e Cincia da Histria, So Paulo, n. 17/18 (especial), p. 1-121, setembronovembro de 1989. LESSA, Srgio. Lukcs e a Ontologia: Uma Introduo. Outrubro, So Paulo, v.5, n. 1, 2001, p. 83-100. ______________ - Lukcs: Por uma Ontologia no Sculo XX. In BOITO, Armando; TOLEDO, Caio N. De; RANIERI, Jesus; TRPIA, Patrcia V. (Orgs.). A Obra Terica de Marx: Atualidade,Problemas e Interpretaes. So Paulo: Xam, 2000. _______________ - Para uma Ontologia do Ser Social: um retorno ontologia medieval? In: ANTUNES, R; LEO, R. W. (Orgs.). Lukcs: um Galileu no Sculo XX. 2. Ed. So Paulo: Boitempo, 1996, p. 62-73. _____________ - O Reflexo como no-ser na Ontologia de Lukcs: uma polmica de dcadas. Crtica Marxista, So Paulo: Xam, n. 4, 1997, p. 89-112. _____________ - Mundo dos Homens: Trabalho e Ser Social. So Paulo: Boitempo, 2002b. 287p. _____________ - Para Compreender a Ontologia de Lukcs. 3. Ed. Iju: Uniju, 2007. 231p. LWY, Michael As Aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen: Marxismo e Positivismo na Sociologia do Conhecimento. So Paulo: Busca Vida, 1987, 210p. ______________ - Mtodo Dialtico e Teoria Poltica. 3. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, 141p. ______________ - Ideologias e Cincias Sociais: Elementos para uma Anlise Marxista. 2. Ed., So Paulo: Cortez, 112p. LUKCS, Gyrgy As Bases Ontolgicas da Atividade Humana. Temas de Cincias Humanas, So Paulo, n. 4, p. 1-18, outubro de 1978a. _______________ - A Falsa e a Verdadeira Ontologia de Hegel. So Paulo: LEHC, 1979a. 114p.

19

_______________ - Histria e Conscincia de Classe Estudos sobre a Dialtica Marxista. So Paulo: Martins Fontes, 2003, 598p. (Coleo Tpicos). _______________ - Introduo a uma Esttica Marxista. 2. Ed., Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978b., 298p. _______________ - Meu Caminho para Marx. Ensaio Srie Grande Formato. 2a. ed. So Paulo, vol.1, p. 91-107, abril de 1987. _______________ - Ontologia do Ser Social: Os Princpios Ontolgicos Fundamentais de Marx. So Paulo: LECH, 1979b, 174p. _______________ - Per una Ontologia dellessere sociale. Roma: Riuniti, 1976, volume I, 408p. _______________ - Per una Ontologia dellessere sociale. Roma: Riuniti, 1982, volume II, 813p. _______________ - Pensamento Vivido Autobiografia em Dilogo: Entrevista a Istvn Ersi e Erzsbet Vezr. So Paulo: Ad Hominen; Editora da UFV, 1999, 187p. _______________ - Problemas del Realismo. Mxico: Fondo de Cultura Econmica , 1966, 450p. NETTO, Jos Paulo. Georg Lukcs: Um Exlio na Ps-Modernidade. In: PINASSI, M. O.; LESSA, S. (Orgs.). Lukcs e a atualidade do marxismo. So Paulo: Boitempo, 2002, p. 77-102. ________________ - Lukcs e o Marxismo Ocidental. In: ANTUNES, R; LEO, R. W. (Orgs.). Lukcs: um Galileu no Sculo XX. 2. Ed. So Paulo: Boitempo, 1996, p.715. ________________ (Org.)- Lukcs. So Paulo: tica, 1981, 208p. NETTO, J. P. e CARVALHO BRANT, M. C. Cotidiano: Conhecimento e Crtica. 3. Ed. So Paulo: Cortez, 1987, 93p. OLDRINI, Guido Em Busca das Razes da Ontologia (marxista) de Lukcs. In: PINASSI, M. O.; LESSA, S. (Orgs.). Lukcs e a atualidade do marxismo. So Paulo: Boitempo, 2002, p. 49-76. SWEDBERG, Richard - Max Weber e a Idia de Sociologia Econmica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; So Paulo: Beca Produes Culturais, 2005 (Col. Economia e Sociedade, v. 5), 384p. TERTULIAN, Nicolas O Grande Projeto da tica. Estudos Ad Hominem, So Paulo: Ad Hominem, 1999, no. 1, Tomo 1, p. 125-138. ___________________ - Lukcs Hoje. In: PINASSI, M. O.; LESSA, S. (Orgs.). Lukcs e a atualidade do marxismo. So Paulo: Boitempo, 2002, p. 27-48. ___________________ - O Pensamento do ltimo Lukcs. Outubro Revista do Instituto de Estudos Socialistas. So Paulo, 2007, no. 16, p. 219-250. VAISMAN, Ester A Ideologia e sua Determinao Ontolgica. Ensaio: Filosofia, Poltica e Cincia da Histria, So Paulo: Ensaio, 1989, no. 17-18 (Nmero Especial), p. 399-444. _______________ - A Usina Onto-Societria do Pensamento. Estudo Ad Hominem, So Paulo: Ad Hominem, 1999, no. 1, Tomo 1, p. 247-287. WEBER, Max Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. 4. Ed., Volume 1, Braslia, DF: Editora Universidade de Braslia; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 1999, 464p. _____________ - A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2008, 335p.

20

Vous aimerez peut-être aussi