Vous êtes sur la page 1sur 16

Gandhi, Psicopoltica e Comunicao Distribuda: o auto-governo nosso direito de sangue

Evandro Vieira Ouriques 1


Dedicado ao querido Deodato Rivera2

Com demasiada frequncia, pessoas e grupos interessados em paz e em !no-violncia" tm se dedicado a examinar com sentimentos e intuio situaes nas quais teria sido melhor aplicar, de modo vigoroso, o intelecto. A falta de rigor intelectual no apenas gera resultados decitrios, como ajuda a levar ao descrdito os esforos para considerar e transformar polticas alternativas em lutas no-violentas. (Sharp, 2003:18) ...if there is sufcient nonviolence developed in any single person, he should be able to discover the means of combating violence, no matter how wide-spread or severe, within his jurisdiction. I have, repeatedly admitted my imperfections. I am no example of perfect ahimsa. I am evolving. (Gandhi3, 1938)

RESUMO Este artigo visa contribuir para o entendimento de que apenas uma perspectiva psicopoltica permite a superao do privilgio epistmico que move as teorias do progresso e a irracional insustentabilidade de seus resultados psquicos, sociais e ambientais, apoiada por sua replicao na Academia atravs da teoria da escolha racional e seus deslocamentos ps-modernos. Demonstra como a losoa poltica de Mohandas Karamchand Gandhi constri-se nesta perspectiva psicopoltica, de acordo com a tradio da perspectiva
1

Evandro Vieira Ouriques, natural de Niteri, Rio de Janeiro, casado com Estelita Oliveira de Amorim Ouriques, pai de uma lha, rsula Mey, e de um lho, Gabriel, e coordenador do NETCCON-Ncleo de Estudos Transdiciplinares de Comunicao e Conscincia.ECO.UFRJ, cientista poltico, jornalista, diagramador, gestor cultural, terapeuta de base analtica, bacharel em Cincias Sociais (com concentrao em Cincia Poltica) pelo IFCS.UFRJ doutor e mestre em Comunicao e Cultura pelo Programa de Ps-graduao da ECO.UFRJ e ps-doutor em Estudos Culturais pelo PACC.Programa Avanado de Cultura Contempornea, Frum de Cincia e Cultura.UFRJ, com pesquisa sobre Comunicao, Estados Mentais e Ao no Mundo. Criou a Economia Psicopoltica da Comunicao e da Cultura, sua metodologia operacional, a Auto-gesto em Rede da Mente Sustentvel, das quais Territrio Mental o conceito (dispositivo de transformao) central. Supervisiona pesquisas de ps-doutorado no PACC.UFRJ. membro de sociedades cientcas e culturais no Brasil e no exterior. Por seus trabalhos recebeu o prmio de Melhor Acadmico do Mundo de 2010, o Best Scholar Award 2010 RI, do Reputation Institute, Nova Iorque.
2

Filsofo, cientista social, consultor e acima de tudo uma pessoa extraordinria, Dr. Deodato Rivera participou intensamente da redao e da articulao nacional do ECA-Estatuto da Criana e do Adolescente. Dentre tantas atividades que teve, na dcada de 70 fez parte do International Peace Research Institute, Oslo, com o clebre Johan Galtung. Conheci-o graas a Luiz Fernando Dudu e ele honrou-me estando por duas inesquecveis vezes em meu Curso de Extenso JPPS-Jornalismo de Polticas Pblicas Sociais, que tenho a oportunidade de manter desde 2007/1 na Escola de Comunicao da UFRJ, em convnio entre o NETCCON e a ANDI-Comunicao de Direitos. Sua presena to forte, doce e transformadora fez com que as turma de alunos do JPPS auto-governassem o Encontro Revolicionrio na Serra, quando fomos em caravana encontr-lo em Itapaiva, e a sua esposa Regina, quando passamos juntos aquele dia carinhosa-mente guardado na memria e na ao. Seu envolvimento com mundo e as pessoas sempre foi muito profundo. Um exemplo disto, dentre tantos e tantos, o artigo Let us Face Chile, Yes, But Which Chile? a rejoinder to Ekkehart Krinppendorff"s Chile, Violence, and Peace Research, que escreveu em 1974: RIVERA, Deodato (1974). in Journal of Peace Research, vol. 11, n 2. pp. 105-113. Oslo, Denmark, que pode ser lido em http://pics3441.upmf-grenoble.fr/articles/cult/let_us_face_chile.pdf Agradeo intensamente vida, na pessoa dom Dudu, t-lo conhecido e dele ter recebido ensinamentos decisivos.
3

http://www.mkgandhi.org/journalist/nonvio_vio.htm

2 civilizatria da ndia, e assim contribui de maneira decisiva, atravs de uma gesto da mente focada no domnio do processo de formao da vontade (que comea pelo devolver-se pura gratuidade germinativa do mundo material, por perceber a Cultura como um modo da Natureza) para a potncia poltica da agncia individual, imersa e interconectada de forma distribuda na multido, quando ela movida pela razo cognitiva e axiolgica.

PALAVRAS CHAVE Gandhi; psicopoltica; gesto da mente; auto-governo; comunicao distribuda.

I.

O objetivo deste artigo contribuir para a superao do privilgio epistmico, vale dizer da colonizao4 mental que move as teorias do progresso5 (Ouriques, 2009a, 2010b), atravs da fora globalizante do estado mental chamado capital, com o apoio de uma viso cientca e do mainstream do mundo, eles mesmos a servio desse estado mental, em misso que se supe civilizatria -a da teoria da escolha racional- que entende a razo apenas como instrumental, o que a faz negligenciar a razo cognitiva ou axiolgica fundamentada em princpios ou teorias sociais (Carvalho, 2008:163). Como bem diz Nicholas Dirks: Might we become so complicit in the displacements of postmodernity that we fail to recognize the informal continuities between the colonial past and the new world order present? (Dirks, 1992:5).

A vida de Mohandas Karamchand Gandhi prova a potncia poltica de uma agncia individual, completamente imersa na multido, quando ela movida pela razo cognitiva e axiolgica. Aproximando a crtica da teoria da escolha racional feita por Bruno S. de Carvalho, digo que esta a opo que Gandhi faz: ele aceita uma teoria ordinria pelo simples fato de que lhe parece justa, mesmo que ela no tenha relao com seus interesses pessoais6 (Carvalho, 2008:163), ao mesmo tempo em que percebe frequentes articulaes desta teoria ordinria com a tradio, considera seu prprio potencial de autonomia, questiona de forma criativa as condies presentes, recusa-se a entender o movimento histrico de uma forma determinada a priori (op. cit.:31) e age na abertura reexiva existente entre a esfera da agncia individual

Como Nicholas Dirks, I am not using colonialism here in the broad sense that is employed in some literary or cultural studies, that is, to stand as a methafor for cultural domination based on categories of ethnicity, race and so forth. As informative as these analogies are, they have a tendency to appropriate the historical experience of colonialism for specic contemporary concerns within the United States or England, thus ironically reproducing certain operations of colonialism itself (Dirks, 1992:25)
5

Sob suas insistentes polaridades inovao-crescimento e cincia-tecnologia, com a qual insiste em ignorar o fato de que a Cultura um modo da Natureza, malgrado a urgncia da reforma do pensamento, esta renovao de pensamento e do agir como chamada por Edgard Morin. Sobre esta urgncia possvel ler meu artigo Gesto e Mente Sustentvel, o Quarto Bottom Line: uma nova perspectiva sobre Comunicao, Sustentabilidade e Poltica, que escrevi especialmente para a 8a. Edio do citado Curso JPPS, dedicada ao tema Comunicao e Sustentabilidade, e que foi publicado originalmente pela Revista NovaE, em 20 de Maro de 2010: http://www.novae.inf.br/site/ modules.php?name=Conteudo&pid=1455
6

Em outro lugar tratarei desta questo interesse prprio-interesse do outro, uma falsa questo que recua para antes da existncia quando se est em uma episteme no-dualista.

3 e (...) [a] estrutura social (...) -at mesmo no ambiente competitivo de compartimentalizao da racionalidade (op. cit.:273).

O estmulo maior para mudar a fonte de referncia do ato decisrio a clareza tangvel dos resultados dos sculos de teorias do progresso, que conguram a irracional insustentabilidade psico-socio-ambiental, aliada aos impasses tericos e prticos dos movimentos de libertao. decisivo portanto o entendimento da losoa poltica proposta e praticada por Gandhi7 , no para escrever histria, mas para identicar recursos culturais e psquicos (Nandy, 2001:124) capazes de intensicar a participao social libertadora de forma geral e, em especial, a da comunicao distribuda (Antoun, 2008), face tanto ao crescente monitoramento, classicao e controle nos dispositivos de vigilncia digital (Bruno, 2008:169) quanto a complexa gesto de si, sempre uma gesto da mente 8 (Ouriques, 2009c) , exigida agncia individual para que ela desloque-se da atitude consumidora para a atitude de usurio 9.

Esta gesto de si da dimenso da psicopoltica (OURIQUES, 1975, 2001, 2002, 2006, 2007, 2009a, 2009b, 2011), que exige fusionar subjetivo e objetivo, tudo junto e misturado.

Tendemos a pensar o subjetivo como pertencendo ao self, e o objetivo ao mundo. O subjetivo uma questo de valor, enquanto o mundo uma questo de fato. E como esses dois se juntam , muitas vezes, um tanto misterioso. Ainda assim, uma das maneiras como convergem no ato da auto-reexo. Ou se prefere, nesse curioso salto mortal ou cambalhota para trs em que o self toma a si mesmo como objeto de conhecimento. A objetividade no apenas uma condio fora do self. Na forma do autoconhecimento, a pr-condio de todo viver bem sucedido. Autoconhecimento, fato e valor so questes inseparveis. (Eagleton, 2005:187) exatamente pelo esquecimento de que fato e valor so inseparveis que as cincias da psiqu e as cincias do social ainda esto muito separadas. O que resulta com que seja

muito mais frequente e comum do que gostaramos o fato que indivduos, grupos, redes, movimentos e organizaes apresentem atitudes antidemocrticas na maneira como conversam internamente, articulam suas
7

Gandhi openly declared that he had at least three gurus in the West: Leo Tolstoy, Henry David Thoureau and John Ruskin. Of the three, one was American, another Russian and one, English. The brilliant Sri Lankan Gandhian, T. K. Mahadeven. now almost entirely forgotten, argued that had Gandhi know Indian thinkers better, he would have depended on his on his western gurus less. I doubt that. Gandhi!s was not merely an ethical posture but a political one. He had to involve the dissenting West in his enterprise. To him, victimhood was indivisible and victor!s impunity was only notional. (Nandy, 2011:119)
8

possvel conhecer mais sobre este conceito, que criei em 2005, em minhas entrevistas A mdia s livre quando a mente livre, concedida quando da introduo que z deste conceito no I Frum de Mdia Livre do Brasil, na Escola de Comunicao da UFRJ, 2008, e de cujo grupo executivo z parte, http://forumdemidialivre.blogspot.com/2008/06/mdias-livre-quando-mente-livre.html, e A construo de estados mentais, http://www.consciencia.net/2007/0421evandro_estadosmentais.html
9

Rero-me ao tema da mesa de conversa que Henrique Antoun e eu tivemos em 25 de abril de 2011 na 9a. edio do citado Curso JPPS-Jornalismo de Polticas Pblicas Sociais, que mantenho na ECO.UFRJ em convnio entre o NETCCON com a ANDI-Comunicao e Direitos desde 2007/1: Comunicao Distribuda e Transformao Poltica: o Confronto no Territrio Mental entre uma Atitude Consumidora e uma Atitude de Usurio -http://www.andi.org.br/ inclusao-e-sustentabilidade/destaque-inclus-sustent/estao-abertas-as-inscricoes-do-curso-jornalismo-

4 aes intersetoriais e procuram mobilizar os segmentos sociais com os quais trabalham em favor da cidadania, da democracia, das polticas pblicas sociais, das intervenes em comunidades e da responsabilidade socioambiental. Quando vericamos ao longo da Histria, e do presente, a extenso dos prejuzos causados por essas atitudes mentais para os movimentos de transformao social, podemos armar que se trata de uma alarmante pandemia no territrio mental, que pode ser superada apenas pela re-ligao dos saberes sobre a sociedade com aqueles sobre a economia psquica dos indivduos. (Ouriques, 2009:78) Como lembra Antoun, Um exemplo signicativo pode ser visto atravs do colapso do tradicional grupo de discusso formado para organizar os congressos hackers da srie Hope, em 2001/2002, sob o impacto dos efeitos do atentado. At o congresso de 2000, a lista de discusso capitaneada pelo grupo 2600 mantinha uma coeso em suas posies, mas, aps o atentado, o grupo rachou, e os hackers a favor de cooperar com a guerra e os EUA contra os fanticos e os comunistas vo se chocar violentamente com os libertarianos anrquicos e os vegetarianos indies contrrios guerra e ao Governo Bush. A lista naufragou em meio ao dio, racismo e intolerncia generalizados. (Antoun, 2008:18) J Gandhi e sua losoa poltica operam de forma oposta, para mim na perspectiva psicopoltica, que permite o auto-governo:

Beauty of Gandhi is that he practices what he preaches. A few months before his assassination in 1947, Gandhi remarked that his life has been his message. In his Autobiography, he reveals himself with all his warts in hope that his experiments with Truth will encourage others in actualization of their self. (Bhaneja, 2010:109) Gandhi assim exemplo vivo do que disse em outro artigo, quando falei sobre a orientao bsica de meu trabalho, seguindo a sugesto de Andr Mattelart

que mostra que a liberdade poltica no pode mais ser apenas o exerccio da vontade, mas passa -necessariamente- pelo domnio do processo de formao da vontade, de maneira a que, como tenho sustentado, o desejo hoje mediatizado no reconhecimento pelo capital , vale dizer no reconhecimento pelo outro, seja, ao contrrio, e a um s tempo, liberdade e vinculao socioambiental. (Ouriques, 2006:33) Pois, O sujeito da modernidade arma sua vontade prometica num vcuo de sua prpria criao, vcuo que reduz a nada o funcionamento da prpria vontade. Ao subjugar o mundo sua volta, a vontade abole todos os constrangimentos sua prpria ao, mas, ato contnuo, erradica seus projetos hericos. Quando tudo permitido, nada tem valor. O self feito imagem de um deus o que mais se angustia na solido. (Eagleton, 2005:294) Sob perspectiva distinta, a gesto de si feita por Gandhi a escolha continuada pela superao de si, por iniciativa pessoal, exerccio e empreendimento de autonomia (Castoriadis, 1975, 1999). O grande ativista poltico Gandhi inspira-nos ao focar a multidimenso do uxo de seus estados mentais para eliminar dele a

5 unidimenso da competio esportiva e do empreendedorismo empresarial do modo globalizante de estar no mundo.

A capacidade da perspectiva psicopoltica de provocar mudana na agncia individual e na multido percebida, claro, pelos velhos mediadores do coronelismo meditico 10 (Santos, 2011), pelo carter panptico da internet sublinhado por Marcos Dantas11, pelos estudos avanados de neurocincia para ns polticos e mercadolgicos e pela histria da guerra em sua terceira gerao: a da guerra psicolgica,

que tem, como um de seus fundamentos, a disciplina de gerenciamento da percepo, dirigido, essencialmente, para o uso da informao com o m de confundir, decepcionar, desestabilizar e desbaratar uma populao ou um exrcito adversrio (...). O importante, nessa guerra, a insero de falsidades na percepo do adversrio, prevenindo-se de que ele possa fazer o mesmo, e a adivinhao de seus segredos, garantindo um domnio na conduo da ao pelo poder de decepo adquirido. (Antoun, 2008:13)

A histria da guerra no utiliza o conceito operaes subjetivas, mas sim operaes psicolgicas12. De acordo com o CAC-United States Arms Combined Arms Center-Fort Leawenworth, Kansas, Estados Unidos, o conceito (denition/scope) de psychological operations diz respeito a Planned operations to convey selected information and indicators to foreign audiences to inuence their emotions, motives, objective reasoning, and, ultimately, the behavior of foreign governments, organizations, groups, and individuals; the purpose is to induce or reinforce foreign attitudes and behavior favorable to the originator's objectives.13 Para o major-general John Frederick Charles Fuller, considerado pelo alto comando militar norte-americano o escritor militar mais brilhante, estimulante, arrogante e causador de problemas (aggravating) do sculo XX, o nico objetivo do soldado harmonizar de maneira racional a mente com as leis militares: "Reason is the highest form of consciousness, it draws its "substance" from memory and, in the light of the imagination, it focuses memories according to the conditions of the moment. In war, as in peace, reason is the controlling faculty of the mental sphere. All our conscious actions emanate from reason,
10

Susy dos Santos, Marcos Dantas e eu tivemos uma mesa de conversa no Curso JPPS, dedicada ao tema Questes Centrais para a Regulamentao Democrtica da Mdia, realizada em 20 de Junho de 2011. BRITO, Wevergton e PEREIRA, Marcos. Marcos Dantas: A mdia reage como fera acuada. Entrevista publicada no Portal Fundao Perseu Abramo, 15/02/2011. http://www.fpabramo.org.br/artigos-e-boletins/artigos/marcos-dantas-midia-reage-como-fera-acuada
11 12

Ainda que a maioria dos soldados prossionais continue impregnada das ideias de Clausewitz, a destruio das foras inimigas, a conquista do terreno e a posse de acidentes capitais possuem valor secundrio, se no irrelevante, no campo de batalha assimtrico, no combate irregular ou na guerra de quarta gerao. Em conitos dessa natureza, o verdadeiro centro de gravidade (ou schwerpuntkt como diriam os competentes alemes) encontra-se no apoio da populao. Moradores locais so capazes de dar suporte a organizaes terroristas, clulas subterrneas e grupos paramilitares no nvel ttico, viabilizando, direta e indiretamente, o funcionamento dos diferentes sistemas operacionais. Em termos estratgicos, podem, com o seu apoio, protelar por tempo indeterminado o trmino do conito. Politicamente, exercem presso sobre decises governamentais e inuenciam a opinio pblica domstica e internacional. Assim sendo, lcito armar que a guerra assimtrica, em sua essncia, resume-se luta pelo apoio da populao, realando claramente a importncia que deve ser atribuda s operaes psicolgicas. (Visacro, 2010:84)
13

http://usacac.leavenworth.army.mil/cac2/call/thesaurus/toc.asp?id=24931#

6 just as all our bodily activities emanate from physical force, and, as I shall explain in another chapter, because military power is controlled by similar laws to those which govern force, consequently the one aim of the soldier is to harmonize his mind to the workings of these laws." (Fuller, 1926:466) II.

A pesquisa e a aplicao de reservas loscas presentes na perspectiva civilizatria da ndia, como prefere denominar lucidamente Dilip Loundo, no meu caso o pensamento-ao sintetizado e posto em prtica por Gandhi, fazer vigorar a aliana epistemolgica e poltica Sul-Sul, que permite a necessria reinveno do pensamento e da ao, de maneira a reverter o citado quadro de colonizao ou neo-colonizao do territrio mental (do uxo de pensamentos, afetos e percepes) (Ouriques, 2009b), em relao as quais muitos agradecem por acreditarem estar sendo levados para o desenvolvimento e por isto recusam o envolvimento (id., 2009a, 2010b).

Ora, sabemos bem que a cincia poltica, no conjunto das cincias sociais, muitas delas bastante conservadoras, candidata-se, como bem diz Renato Lessa sobre o livro A escolha racional como teoria social e poltica: uma interpretao crtica, de Bruno Sciberras de Carvalho, a ocupar o segmento mais conservador: primeiramente atravs da autointitulada revoluo behaviorista, vale dizer de uma revoluo na coleta de dados, quando rompeu com o campo das humanidades, e adiante, a partir dos anos 80 e 90, quando rompe com a tradio das cincias sociais, ao passar a entender as instituies como entes autrquicos, dotados de lgica irredutvel causalidades exteriores, sejam elas sociais, histricas ou, muito menos, culturais. Parafraseando Ashis Nandy (Nandy, 2011:118), este fechamento alimenta o axioma de que a Amrica Latina, sia e frica so o que o Ocidente foi no passado e o que o Ocidente hoje o que a Amrica Latina, sia e frica sero no futuro14. Os resultados e as motivaes de tal cincia do poder, com consequncias sistmicas nas cincias sociais, sincrnicos mentalidade globalizada de desenvolvimento (em verdade de sequestro de futuro), so bem tangveis. Ladislau Dowbor nos lembra de dados decisivos, espelhos da episteme que supe ser perda de liberdade a deciso de dominar, pela gesto da mente, o processo da vontade; vale dizer, da episteme que abriu mo da autonomia:

No conseguimos juntar 6 bilhes de dlares para universalizar o acesso bsico educao, mas conseguimos 8 bilhes de dlares para cosmticos nos EUA. Para gua e saneamento bsico seriam necessrios 9 bilhes de dlares anuais suplementares, que no se conseguem mas se gasta 11 bilhes em sorvete. Para a sade reprodutiva da mulher no conseguimos os 12 bilhes de dlares necessrios, mas para perfume na Europa e EUA a soma chega a 12 bilhes. Para a sade bsica e nutrio das pessoas so
14

At the heart of the sucess of modern colonialism the colonial style that Britain and France popularized, as opposed to, say, the mix of outright brigandage and evangelism Spain and Portugal practised- was a new theory of social evolution and stages of history. In this theory, colonialism is a painful burden that the colonizing societies had to bear when they were on a philanthropic, civilizing mission. You were to feel grateful that they build the colonial empires, so that they could graciously introduce you to the beauties of modernity and liberalism. The sucess of the the theory can be gauzed from the fact that, at the high moon of colonialism, India with a population of 350 million never had more than 50,000 whites, except during World War II when Allied armies used the country as a base. This gigantic programme of apprendiceship had as its axion the belief: Asia and Africa today what the West was yesterday and what the West today, Asia and the Africa will be tomorrow. (Nandy, 2011:118)

7 necessrios 13 bilhes de dlares que no alcanamos; porm conseguimos 17 bilhes para alimentar animais de estimao. E vejam, para cigarros na Europa possvel conseguir 50 bilhes; para bebida alcolica a soma atinge 105 bilhes; os narcticos no mundo consomem 400 bilhes; e gasto militar, a maior das cifras, no mundo hoje, chega a 780 bilhes de dlares. So cifras de uns 15 anos atrs. De l para c mudamos muito, os gastos em drogas ultrapassam o trilho de dlares e os gastos militares ultrapassam 1,5 trilho em 2008. Esses eixos do a medida da desarticulao do processo. Sculos atrs, quando ramos pequenos produtores, a competio tinha um certo sentido, mas hoje, com o poder das tecnologias e essa populao, manter o sistema baseado no faroeste econmico suicdio. (Dowbor, 2010). Com este inequvoco quadro quantitativo em mente, ao que se soma o fato que o padro de consumo dos segmentos ditos desenvolvidos dos Estados Unidos e da Europa j consome 1,5 planetas 15 -imagine se tal padro fosse distribudo para toda a populao como insiste a esquerda desenvolvimentista sem enfrentar o aburguesamento das Polticas Pblicas Sociais e a urgente reviso psico-social do conceito !riqueza" 16- decisivo lembrar que a Academia tem sofrido historicamente presses que pautam suas investigaes, tornando muitas vezes os saberes em dissenso autorizado, que no modicam tais condies de vida, e que, pelo contrrio, acabam por legitim-las: rebellion gradually becomes a matter of apprenticeship and learning correct radical praxis according to texts produced in the global citadels of knowledge (Nandy, 2003:118):

...they produce not merely models of conformity but also models of !ofcial dissent". It is possible today to be anti-colonial in a way which is specied and promoted by the modern world view as !proper", !sane" and !rational". Even when in opposition, that dissent remains predictable and controlled. It is also possible today to opt for a non-West which itself is a construction of the West. (op. cit.:XII) Este epistemicdio to abrangente que if anyone in the South tries to defend the past as a depository of cultural resources and traditions of knowledge, it becomes cultural nationalism and romantic claptrap. The only legitimate past in the global culture of common sense is the Helennic past (op. cit.:117). Dito de outra maneira, the postcolonial world is one in which we may live after colonialism but never without it. Colonialism continues to live on in ways that perhaps we have only begun to recognize. (...) we are attending to the extraordinary dislocations of colonialism for our senses of self and society (Dirks, 1992:23).

15

Ver a entrevista The Earth is Full, no New York Times de 7 de Junho de 2011, feita por Thomas L. Friedman com Paul Gilding, o veterano empreendor-ambientalista australiano: http://www.nytimes.com/2011/06/08/opinion/08friedman.html? _r=2&emc=eta1 Ver tambm o site Global Footprint Network no qual possvel calcular sua pegada ecolgica no planeta: http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/ bem como o trabalho de Mathis Wagernagel que criou os indicadores que permitem esta medida. Agradeo as indicaes, que me foram oferecidas por Rosa Alegria, uma das maiores estudiosas do futuro no Brasil, de renome internacional, e que me honra sendo pesqusiadora associada no NETCCON.ECO.UFRJ.
16

O aburguesamento das Polticas Pblicas Sociais e a Urgente Reviso Psico-social do Conceito !Riqueza" foi o ttulo da palestra com que abri, em 30 de agosto de 2010, a 8a. Edio do Curso de Extenso e Disciplina JPPS-Jornalismo de Polticas Pblicas Sociais, que criei e mantenho na Escola de Comunicao, em convnio entre o NETCCON e a ANDI-Comunicao e Direitos, desde 2007/1.

8 Trata-se assim de um desmemoriao provocada epistemicamente no territrio mental, to use history to atten the past into a uniform playing eld for a clutch of nineteenth-century theories of progress and exclude communities that refuse to historicize the mythopoetic accounts that keep open their past and serve as componentes of their self (Nandy, 2011:117). Lembrando, com Edgard Morin, que ns subestimamos a cegueira em que nos encontramos 17, acompanhemos, por gentileza, o argumento de Nandy: It has become more and more apparent that genocides, ecodisasters and ethnocidies are but the underside of corrupt sciences and psychopathic technologies wedded to new secular hierarchies, which have reduced major civilizations to the status of a set of empty rituals. The ancient forces of human greed and violence, one recognizes, have merely found a new legitimacy in anthropocentric doctrines of secular salvation, in the ideologies of progress, normality and hiper-masculinity, and in theories of cumulative growth of science and technology. (Nandy, 2011:X)

III.

Em um de seus artigos, Ravindra Varma, presidente da Gandhi Peace Foundation, lembra que existem pelo menos quatro crenas sobre os cdigos morais e ticos. Na primeira acredita-se que eles tm origem divina e que portanto so mandamentos; na segunda, entende-se que a violao de tais mandamentos implica na ira divina e atrai assim o castigo, o que cria uma relao de troca entre obedincia e benesses (so os frutos do Punya [mrito alcanado ao se viver eticamente] que os humanos buscam e no o Punya em si. Varma, 2003:20); na terceira, tais cdigos tm a ver apenas com possveis aspiraes religiosas e espirituais, sem terem nada a ver com a vida mundana; e na quarta, acredita-se que na medida em que tais cdigos seriam divinos eles no precisariam ter suas bases lgicas investigadas.

Gandhi no compartilhava de nenhuma dessas crenas. Para comear ele no acreditava que Deus fosse uma pessoa. A seu ver, a Verdade era Deus. Ela no era uma pessoa, embora se manifestasse em tudo. (...) Para ele, portanto, os !mandamentos" ticos no tinham origem divina. Alm do mais, no acreditava em revelaes especiais vindas de um Deus pessoal e dirigidas a um indivduo escolhido. Tambm no acredita em escrituras sacrossantas e inquestionveis. Mesmo as escrituras (...) s deveriam ser aceitas se passassem na prova da razo treinada, da conscincia e da moralidade. (...) para Gandhi a verdade a lei que formata e mantm o Universo. Da se segue que nada pode existir, manter-se ou prosperar se no estiver em conformidade com a Verdade ou a lei. (Varma, 2003:21) Desta maneira, a verdade pela qual Gandhi referencia sua ao no mundo, a lei que formata e mantm o universo, corresponde ao conceito amor encontrado por Humberto Maturana e Francisco Varela (Maturana & Varela, 2001; Maturana & Verden-Zoller, 2004) como a base do biolgico e do social, portanto como o envolvimento total com o outro, empiricamente abandonado pelas teorias do progresso. Conhecemos tal verdade por seus outros nomes: liberdade, acolhimento, direito comunicao, justia para todos, direitos humanos, responsabilidade socioambiental, transparncia, polticas pblicas sociais, colaborao, participao, etc.
17

Entrevista de Edgar Morin Folha de So Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/948030-la-voie-fala-doscaminhos-para-evitar-catastrofe-mundial-diz-edgar-morin.shtml

As normas ticas de Gandhi no se baseiam na revelao divina, mas nas Leis da Natureza, que podem ser decifradas pela mente humana por meio da experincia, da razo e da intuio. Essas Leis determinam a existncia (...). Segu-las garante a harmonia com o ambiente. No pode existir harmonia se no houver justia para todos. (Varma, 2003:28) Ainda so muitos os que desconsideram ps-modernamente o amor e a Natureza enquanto viva como uma questo para as cincias sociais e para a vida prtica, malgrado seja o amor o estado mental mais atributado aos produtos e servios e seja a Natureza, no corpo da humanidade e no corpo da Terra, o alvo das maiores agresses. Terry Eagleton, do qual bem sabemos sua legitimidade para falar das conquistas e das iluses do ps-modernismo, mostrou em 2003, de forma cristalina, que

Tem sido acanhada [a teoria cultural] com respeito moralidade e metafsica, embaraada quando se trata de amor, biologia, religio e a revoluo, grandemente silenciosa sobre o mal, reticente a respeito da morte e do sofrimento, dogmtica sobre essenciais, universais e fundamentos, e supercial a respeito da verdade, objetividade e ao desinteressada. Por qualquer estimativa, essa uma parcela da existncia humana demasiado grande para ser frustrada. Alm disso, esse um momento bastante embaraoso da histria para que nos achemos com pouco ou nada a dizer sobre questes to fundamentais (Eagleton, 2005:144). Se queremos libertar o pensamento da ortodoxia, de maneira a aprofundar a mudana imensa em andamento, precisamos entender que so estas questes, classicamente no-polticas, como o amor, a biologia, a mente, a religio, o interesse, a morte e o sofrimento, at aqui compreeendidas como estritamente psquicas e privadas e que so em verdade justamente aquelas que podem por ou aprofundar a revoluo em movimento, revoluo que, como bem dizia Deodato Rivera, sempre uma revolio (Rivera, 2008), ou seja, uma revoluo da vontade 18.

Concordo com meus amigos e colegas da economia poltica de que o central a economia, porm, para mim, o central uma determinada forma de economia: a economia psquica, aquela que produz a deciso, a ao poltica, e portanto toda possibilidade de servido (Birman, 2006) ou de autonomia, pois, como bem mostra Joel Birman, preciso enunciar que a economia das pulses equivale, no psiquismo, economia poltica que regula o espao social, na medida em que a partir das relaes de troca dos objetos e da satisfao dos desejos (id, 1996:130) que tudo se d. a oscilao, opo e xao do sujeito entre os plos narcsico e alteritrio que determinam a qualidade colaboradora, sustentvel e democrtica, ou no, da circulao dos formas-contedo, e, assim, tambm das mercadorias:

...as formas autoritrias e violentas de poder (...), -onde se pode saquear o estado e considerar como sendo privado os bens pblico e coletivo-,
18

h t t p : / / b o o k s . g o o g l e . c o m / b o o k s ? i d = 0 W H h 2 B e C E C & p g = PA 8 7 & l p g = PA 8 7 & d q = r e v o l i o + d e o d a t o +rivera&source=bl&ots=hG-CkzVdeC&sig=hTF2LFKAO5z4V_u3wOdmv6vWQI&hl=en&ei=IyYuTpfIHYHi0QGJyemzAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CFcQ6AEwBw#v=o nepage&q=revolio%20deodato%20rivera&f=false Acesso em 25 de Julho de 2011

10 conduzem [a economia psquica, digo eu] para o plo narcsico (...) pondo entre parnteses as relaes alteritrias. O plo alteritrio se dirige para uma regio de sombras, esmaecendo-se nas suas linhas e cores, entrando em uma espcie de eclipse. Neste contexto a predao do corpo do outro [inclusive do corpo da Terra, acrescento eu] e a depredao de sua (...) [economia psquica] se transformam em formas materializadas de ser e de agir das individualidades. Consequentemente, a perverso se institui como a maneira por excelncia do usufruto dos bens e dos valores que circulam no espao social. (...) Enunciar que a perverso a forma fundamental para as individualidades se apropriarem dos bens e dos valores, para o usufruto do seu gozo, implica armar que no existe mais, neste contexto, a possibilidade de se estabelecer laos intersubjetivos alteritrios e de se instituir relaes de reciprocidade, isto porque o outro sempre manipulado como sendo um objeto para as individualidades, reduzindo-se ento a um mero fetiche para incrementar o gozo. (...) No mbito das classes mdias e das elites, a perverso do sujeito se transforma na estetizao da existncia (...). Nesta cultura no h mais lugar para certas coisas bsicas da existncia, como o amor, a amizade, o afeto gratuito e at mesmo o desejo. No nvel das classes populares, impossibilitadas que esto estas individualidades de serem respeitadas nos seus direitos bsicos como cidados e serem reconhecidas como tal, assiste-se utilizao crescente da violncia como forma bsica de tornar possvel a sobrevivncia, diante da violncia instituda dos dispositivos de poder e das formas de ao das elites. (Birman, 1996:131) Gandhi, claro, outra losoa poltica, nascida em outra episteme. O vigor da verdade da reciprocidade, vale dizer do amor e seus conexos, o resultado da conscincia, como dito, sim, pelo lsofo ingls David Hume (de que quando se olha para dentro da prpria mente no se encontra nada que seja puramente ns mesmos, em contraste com a percepo ou sensao de alguma outra coisa) mas compreendido sob outra perspectiva civilizatria. Este no-ser, que se para Eagleton uma lacuna sinistra e enervante vazio, para Gandhi o justamente o territrio onde encontra o amor, a entrega, a interdependncia de tudo e de todos face criao, face Vida, da qual a Histria, para esta episteme, faz parte.

Sim. A episteme de dentro da qual fala Gandhi entende a Cultura como um modo da Natureza, ao contrrio da tradio helnica, na qual a Natureza morta, como disse. Podemos ver aqui mais uma vez como os estados mentais que so, em verdade, objetivos. Pensar a Natureza como morta resultou mais de dois milnios depois em termos a Natureza em grande parte morta ou severamente ameaada de forma crescente.

O fato que ao sermos animais histricos, somos mais do que apenas Histria, pois somos ao mesmo tempo biolgicos, naturais, csmicos. Com esta conscincia instaura-se a possibilidade de viver no presente [ao contrrio do que Maiakovsky dizia, a alegria do futuro preciso arranc#la do presente (Antoun, 2009:89)], de experienciar como vivem os lrios do campo, dignos de imitao (Eagleton, 2005:282), escapando do determinismo histrico que negocia futuros que aprofundam a desconexo das agncias individuais do presente, capturando-as em uma vida de desejo, que exaure nossa existncia at o cerne (op. cit.:282), esta vida de desejos que move a condio opressiva to investigada pelos estudos ps-coloniais, e que reduz a vida ao estatuto de crnicas ligeiras e no de narrativas compatveis com a superao da meta-narrativa do regime de servido, por exemplo atravs da face da monocultura do

11 consumo, no sentido de Luciane Lucas dos Santos19, que se alimenta da mentalidade voltada para o futuro de que seramos, como diz Eagleton, um ainda-no, mais que um agora (id.).

Ora, armar que os seres humanos so o curinga do baralho, a mancha escura no centro da paisagem, a glria, a graa e o enigma do mundo (id.:283) manifestar onipotncia, mesmo que disfarada pela ironia como trao modernista, pois para que

o sujeito possa funcionar efetivamente nas ordens da reciprocidade e da lei (...) ele tem de perder e relativizar a onipotncia que marca a sua estrutura bsica de forma indelvel. O que caracteriza esta onipotncia o fato de o sujeito acreditar que tudo que bom seu por direito e que o mal est sempre no outro e fora de si (...) [que] tudo o que prazeroso est dentro do sujeito, e tudo aquilo que desprazeroso est na sua exterioridade. (Birman, 1996:125) E mais: o sujeito acredita que pode impor os seus ideais e instituir a sua lei, no se submetendo a nada que lhe seja exterior. (...) que pode submeter os outros (...) sem que aqueles sejam reconhecidos na sua singularidade e na sua diferena. Enm, o sujeito acredita piamente que o Deus encarnado na terra, razo pela qual este registro psquico considerado como sendo da ordem da onipotncia. (id.) Apesar de pontos de divergncia para com algumas ideias de Eagleton, a quem admiro profundamente, volto a concordar com ele quando arma que imortalidade e imoralidade so aliados muito prximos (Eagleton, 2005:284), pois apenas a morte, digo eu, a prova denitiva de que a Cultura um modo de ser da Natureza, esta essencialmente indomvel e que nos mostra o equvoco epistmico de deixar-se dominar pelo desejo de tentar dominar a vida dos outros:

aceitar a morte seria viver mais plenamente. Ao reconhecer que nossas vidas so provisrias, podemos relaxar nosso apego neurtico a elas e assim vir a goz-las muito mais. (...) se pudssemos [e podemos, digo eu] manter a morte em mente, quase certo que agiramos com mais virtude do que agimos. Se vivssemos permanentemente beira da morte, provvel que tivssemos mais facilidade de perdoar os inimigos e refazer nossos relacionamentos. (id.) Ora, Gandhi fez de sua vida exatamente o treinamento nisto, o ensaio da absoluta auto-entrega que a morte exige, e cuja prtica permite a construo daquela estrutura de autodoao recproca a qual se referem Marcel Mauss e Godbout (Godbout, 1999) por exemplo, e cujo resultado um exerccio de controle efetivo da histria atravs da livre atividade poltica: a absoluta auto-entrega que a morte exige de ns s tolervel se, de alguma forma, tivermos ensaiado para isso na vida. A auto-doao prpria da amizade uma espcie de petit mort, um ato com a estrutura interna do morrer. (id.:285)

19

Luciane Lucas dos Santos, da Universidade de Coimbra, esteve no Curso JPPS para uma mesa de conversa sobre A Economia Psico-poltica da Comunicao e da Cultura e a Superao da Monocultura do Consumo. Ela ps-doutora em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais-CES da Universidade de Coimbra, sob a orientao do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, e onde trabalha.

12 Para sair da conformidade inconsciente ou consciente, necessrio praticar a fuso psquico-poltico por exemplo como experimentada at as ltimas consequncias por Gandhi: Se, com muita frequncia, conhecer o mundo signica atravessar complexas camadas de auto-decepo, conhecer a si mesmo envolve ainda mais disso. Somente pessoas excepcionalmente seguras poderam ter a coragem de se confrontar dessa maneira, sem racionalizar o que desenterram e nem se deixar consumir pela culpa estril. S algum certo de estar recebendo amor e conana pode alcanar essa espcie de segurana. (...) valor e objetividade no so os opostos que tantos parecem pensar. (Eagleton, 2005:187-188) Nas palavras de Gandhi, the path of self-purication is hard and steep. To attain to perfect purity one has to become absolutely passion-free in thought, speech and action; to rise above the opposing currents of love and hatred, attachment and repulsion. I know that I have not in me as yet that triple purity, in spite of constant ceaseless striving for it. That is why the world's praise fails to move me, indeed it very often stings me. To conquer the subtle passions to me to be harder far than the physical conquest of the world by the force of arms. Ever since my return to India I have had experience of the dormant passions lying hidden with in me. The knowledge of them has made me feel humiliated though not defeated. The experiences and experiments have sustained me and given me great joy. But I know that I have still before me a difcult path to traverse. (Gandhi, 1940:268)

IV.

Vamos tratar um pouco mais, ainda que de forma sucinta, das consequncias para a vida social de uma outra relao com a morte, como Gandhi a praticou. Eagleton, mesmo falando do lugar europeu do medo da morte, e consequentemente de uma epistemologia dualista que o faz pensar que a identidade dele est sob a guarda dos outros, e isso -por me perceberem atravs da densa trama de seus prprios interesses e desejos- jamais pode ser um guardar inteiramente seguro (op. cit.:285-286), reconhece que uma vez que as instituies sociais sejam ordenadas de tal forma que a auto-doao seja recproca e irrestrita, seria menos necessrio o sacrifcio, no sentido abominvel de alguns terem de renunciar prpria felicidade para o bem dos outros. (id.:285)

Pois se no-dualista fosse, como Gandhi, ele entenderia que a felicidade, de fato, a felicidade de todos, uma vez que somos apenas em rede, apenas em comunicao distribuda, pois inter-dependo inteiramente na linguagem20, multimensional, que sempre comum, pois somente no falar compartilhado [e, digo eu, na felicidade compartilhada] com eles que posso vir a signicar o que quer que seja (op. cit.:286).

20

Como eu disse em outro lugar: Nenhuma outra atividade humana precisa tanto do discurso quanto a ao, uma vez que, como diz Hannah Arendt, o discurso corresponde ao fato da distino e a efetivao da condio humana da plura- lidade, isso , do viver como ser distinto e singular entre iguais (...), j que, de volta a Maturana, a origem da linguagem como um domnio de coordenaes consensuais de conduta exige um espao de reencontro na aceitao mtua sucientemente intensa e recorrente, espao este que s possvel, digo eu, quando os comportamentos ditos privados passam a ser focados, aceitos, acolhidos, tratados e superados de maneira corajosa e transparente nas parcerias, associaes, redes, movimentos e organizaes (Ouriques, 2009b:78)

13

as palavras so nodos de redes de coordenao de aes, no representantes abstratos de uma realidade independente de nosso quefazer. [...] As palavras que usamos no revelam apenas nosso pensar, mas projetam o curso do nosso quefazer. [...] Os seres humanos, somos o que conversamos: esse o modo como a cultura e a histria se encarnam em nosso presente. (Maturana, 1997:105-106) Eagleton refere-se em um momento perspectiva civilizatria da ndia: Essa no apenas uma viso moderna; tambm parte do ensinamento do grande sbio budista Nagarjuna, para quem o self no tem essncia porque est ligado vida de inmeros outros, sendo o produto de suas escolhas e condutas. No pode ser separado dessa teia de signicados. (Eagleton, 285:286)

Lado a lado, a linguagem, que um dia acreditamos ser a nossa distino face aos outros que chamamos de animais, e a morte, permitem aceitar a pura gratuidade germinativa do mundo material (id.:287-288), talvez uma das melhores denies de amor, vale dizer, da ddiva21 . Ser grato(a) por ela(e), celebr-la(o) e, ao invs de desenvolver-se, devolver-se. Manter esta sequncia mental como o foco prioritrio, articulada com sua respirao, em auto-reexo; profunda, compassada; continuamente compassada; cada vez mais livre e auto-gerada; a vida viva; voc-vida-viva, todo o corpo e a mente respiram; respiramos rede, que somos, respiramos em rede; identidade respiratria, pensamento respiratrio. Isto psicopoltica. slido a desmanchar no ar, ar a se adensar em pedra. Voltemos, por gentileza, a Eagleton, que poderia ser, nesta citao, Gandhi:

Se sou intratvel para comigo mesmo, dicilmente posso exigir maleabilidade instantnea de outros. Somente ao no se maltratar -ao aceitar que no tem nenhum domnio nal sobre si (...)- podem as relaes com voc mesmo ser um modelo para lidar com os outros. No desejaramos ser tratados por algumas pessoas da maneira como elas tratam a si mesmas. Isso signica renunciar letal ideologia da vontade. (op. cit.:287) A frase mais pronunciada durante o movimento de libertao da ndia foi Swaraj hamara jannasidh adhikar bai. Ou seja, o auto-governo nosso direito de sangue (Shiva, 2003:11). Eu concordo.

21

Se a modernidade recusa-se a crer na existrncia da ddiva porque ela a representa como imagem invertida do interesse material egosta. A seus olhos, a "verdadeira ddiva s poderia ser gratuita. E como a gratuidade [para ela, digo eu] impossvel (There is no such thing as a free lunch, e jamais algum faria a barba de graa), a ddiva, a verdadeira ddiva, [seria, digo eu] igualmente impossvel (Godbout, 1999:15).

14 Bibliografia ANTOUN, Henrique (org.) (2008). Web 2.0: participao e vigilncia na comunicao distribuda. Mauad X. Rio de Janeiro. ANTOUN, Henrique (2006). Cooperao, Colaborao e Mercado na Cibercultura. Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao. Dezembro de 2006. pp. 2-24 www.compos.com.br/e-compos ________________ (2009). Web 2.0 e o Futuro da Sociedade Cibercultural. in Revista Lugar Comum, n 27. Universidade Nmade. http://www.universidadenomade.org.br/userfiles/file/Lugar%20Comum/ 27/13%20Web%202.0%20e%20o%20Futuro%20da%20Sociedade%20Cibercultural.pdf ASHIS, Nandy (2011). The intimate enemy: loss and recovery of self under colonialism. Oxford India Paperbacks. New Delhi. BHANEJA, Balwant (2010). Quest for Gandhi: A Nonkilling Journey. Center for Global Nonkilling, EUA, and International Gandhian Institute for Nonviolence and Peace, India. http://www.nonkilling.org/pdf/ volume_gandhi.pdf BIRMAN, Joel (1996). A economia do gozo e os impasses da justia: uma leitura psicanaltica da Justia. in Physis. Revista Sade Coletiva, 9(1/2): pp. 121-134. ___________ (2006). Arquivos do mal-estar e da resistncia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. CARVALHO, Bruno Sciberras (2008). A escolha racional como teoria social e poltica: uma interpretao crtica. Topbooks. Rio de Janeiro. CASTORIADIS, Cornelius (1999). Figures du pensable. ditions du Seuil, Paris. _____________________ (1975). Linstitution imaginaire de la socit. Seuil. Paris. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (2009). Mdia e psicologia: produo de subjetividade e coletividade. 2.ed. / Conselho Federal de Psicologia. Braslia: Conselho Federal de Psicologia. DIRKS, Nicholas B. (ed.) (1995). Colonialism and culture. The University of Michigan Press. United States. DOWBOR, Ladislau (2010a). Um modelo mundial insustentvel. in A nova poltica econmica, a sustentabilidade ambiental: 2003-2010, o Brasil em transformao, vol. 1. Fundao Perseu Abramo, So Paulo. pp. 147-156. EAGLETON, Terry (2005). Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o ps-modernismo. Civilizao Brasileira. Rio de Janeiro. FULLER, J. F. C. (1926). The Foundations of the Science of War. Hutchinson & Co. and LTD. Paternoster Row. E. C., London. http://pt.scribd.com/doc/7325435/Foundations-of-the-Science-of-War#outer_page_1 GANDHI, Mohandas Karamchand (1938). Hind swaraj or Indian home rule. http://www.mkgandhi.org/ swarajya/coverpage.htm ____________________________ (1940). An autobiography or the story of my experiments with truth. Translated from Gujarati by Mahadev Desai. Navajivan Publishing House. Ahmedabad, India. http:// www.ivu.org/history/gandhi/autobiography.pdf GODBOUT, Jacques T. (1999). O esprito da ddiva. Em colaborao com Alain Caill. Editora Fundao Getlio Vargas. Rio de Janeiro. ____________________________ (1927). Autobiography: the story of my experiments with truth. Jitendra T. Desai Navajivan Mudranalaya, Ahemadabad-380014, India. http://www.mkgandhi.org/autobio/autobio.htm http://www.mkgandhi.org/journalist/nonvio_vio.htm MATTELART, Armand (2003). Histria das Teorias da Comunicao. Edies Loyola, So Paulo.

15 MATURANA, Humberto & VERDEN-ZOLLER, Gerda (2004). Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. Editora Palas Athena, So Paulo. MATURANA, Humberto. & VARELA, F. (2001). A rvore do conhecimento: as bases biolgicas da compreenso humana. Editora Palas Athena, So Paulo. OURIQUES, Evandro Vieira (Org.) (2002). Dilogo entre as civilizaes: a experincia brasileira. ONU e UNESCO, com apoio institucional Viva Rio, ISER, Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro e NETCCON.ECO.UFRJ. Rio de Janeiro. OURIQUES, Evandro Vieira (2009a). Comunicao, palavra e polticas pblicas: a importncia do conceito envolvimento para a construo da cidadania sustentvel. Revista Z. Programa Avanado de Cultura Contempornea- PACC.FCC.UFRJ. Junho de 2009. Ano V no.2 ________________________ (2007). Desobedincia civil mental e mdia: a ao poltica quando o mundo construo mental. Anais do 10 Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo. Frum Nacional de Professores de Jornalismo. Cuiab, 2007. http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/viewabstract.php?id=62&cf=1 ________________________ (2011). Epistemologas prehispnicas en Amrica Latina y el cambio psicosocial: el caso de los conceptos Derecho a la Comunicacin y Desarrollo Meditico. Revista Folios, n 24. Facultad de Comunicaciones, Universidad de Antioquia, Colombia. 2011. pp. 121-140 _______________________ (2009c). Gesto da Mente Sustentvel, o Extended Bottom Line: o desenvolvimento socioambiental como questo da conscincia e da comunicao. In GUEVARA, Arnoldo Jos de Hoyos, et al. (orgs.). Conscincia e desenvolvimento sustentvel nas organizaes. Editora Campus, Rio de Janeiro. ________________________ (2010c). Gesto e Mente Sustentvel, o Quarto Bottom Line: uma nova perspectiva sobre Comunicao, Sustentabilidade e Poltica. Revista NovaE, 20 de Maro de 2010. http:// www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1455 _______________________ (2010b). O Conceito Envolvimento e o Carter Poltico das Prticas Lingusticas. in RESENDE, Viviane de Melo & Pereira, Fbio Henrique (orgs.). Prticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares. Labcom- Universidade de Beira Interior, Covilh, Portugal. pp. 175-196 http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/resende-pereira-praticas-2010.pdf ________________________ (2006). O valor estratgico da no-violncia para o vigor da comunicao. Anais do Congresso da INTERCOM, 2006. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/ R1911-1.pdf ________________________ (2010a). Sustentabilidade, Democracia e Sinceridade: Ideias Gemeas, no tero da Mente Sustentvel. Revista Frum de Direito Urbano e Ambiental-FDUA, So Paulo, ano 9, no 49. Janeiro-Fevereiro de 2010. ________________________ (2009b). Territrio mental: o n grdio da democracia. Revista Democracia Viva, n 46. IBASE. Rio de Janeiro, 2009. pp. 76-81 ________________________ (2001). Vida, geometria e sociedade: aberturas para a crise contempornea de percepo a partir de conexes entre a mutao de paradigmas e o dilogo verbo-imagem na pgina de jornal. Dissertao de mestrado em Comunicao e Cultura, Programa de Ps-graduao da Escola de Comunicao.UFRJ. Orientador Prof. Dr. Marcio Tavares d"Amaral. 2001. Indita. PRABHU, K. & Rao, U. R. Rao (1960). Mind of Mahatma Gandhi: encyclopedia of Gandhi's thoughts. Jitendra T. Desai Navajivan Mudranalaya, Ahemadabad-380014, India. RIVERA, Deodato (s/d). Reflexes sobre a "Revolio" Brasileira. Blog O Pensador Selvagem. 2008. http:// opensadorselvagem.org/ciencia-e-humanidades/garrafas-ao-mar/reflexoes-sobre-a-revolicao-brasileira SANTOS, Boaventura de Sousa et al. (2004), Introduo: para ampliar o cnone da cincia: a diversidade epistemolgica do mundo, in Boaventura de Sousa Santos (org), Semear outras solues: Os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Porto: Afrontamento, 19-101 SANTOS, Boaventura de Sousa (2000). A Crtica da Razo Indolente: Contra o Desperdcio da Experincia. Editora Cortez.

16 SANTOS, Luciane Lucas (2008). A Fome como Cerceamento de Direito Poltico: Comunicao Contrahegemnica e Soberania Alimentar. in ecadernos, n 2. Centro de Estudos Sociais-CES, Universidade de Coimbra, Portugal. http://www.ces.uc.pt/e-cadernos/media/documentos/ecadernos2/Luciane%20Lucas %20dos%20Santos.pdf SANTOS, Suzy. No creemos en coronelismo, pero que hay, hay! Observatrio da Imprensa, Ano 16, n 651. 19/07/2011. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/no-creemos-en-coronelismo-pero-quehay-hay SHARMA, Sunil (comp.) (1994). Journalist Gandhi: selected writings of Gandhi. T. K. Somaiya Gandhi Book Center, Bombay Sarvodaya Mandal. Mumbai, India. http://www.mkgandhi.org/journalist/index.htm SHIVA, Vandana (2003). Fazendo as pazes com a diversidade. in Revista Thot, n 78, maro de 2003. Associao Palas Athena, So Paulo, SP. pp. 2-12 VARMA, Ravindra (2003). A percepo gandhiana dos fundamentos ticos da sociedade. in Revista Thot, n 79, outubro de 2003. Associao Palas Athena, So Paulo, SP. pp. 20-28 VISACRO, Alessandro (2010). Jihad e Contrainsurgncia: Concepes Distintas da Guerra Psicolgica. Military Review: the professional jounal of the U. S. Army (edio brasileira), CAC-United States Arms Combined Arms Center-Fort Leawenworth, Kansas, Estados Unidos. Janeiro-Fevereiro 2010. http:// usacac.army.mil/CAC2/MilitaryReview/Archives/Portuguese/MilitaryReview_20100228_art013POR.pdf

Vous aimerez peut-être aussi