Vous êtes sur la page 1sur 3

Nome: Felipe Leite Policisse nusp: 8073772 Disciplina: Antropologia e Desenvolvimento Professora: Dominique Tilkin Gallois.

s. Resenha sobre a 2 sesso Discursos do desenvolvimento

A partir da leitura dos textos da primeira sesso do curso, pretendo identificar a posio dos autores em relao problemtica do paternalismo nos discursos do desenvolvimento e seus predicativos. Entendo por paternalismo a relao entre ocidentais e povos autctones onde os autctones devem se desenvolver a contrapelo dos ocidentais e na medida em que esse desenvolvimento os beneficia diretamente colocando todos os povos em relao com o mercado e ao mesmo tempo destruindo as organizaes sociais, as cosmologias, e os modos de produo autctones. Segundo James Ferguson (1996), o desenvolvimento est presente na antropologia de duas maneiras, uma dentro das teorias evolucionistas do sculo XIX onde os povos ditos selvagens desenvolviam-se de forma teleolgica e universal, seguindo estgio de selvageria, barbrie at a civilizao, onde esto situados os povos ocidentais. E de outra maneira a partir da metade do sculo XX, relacionado ideia de progresso econmico, expanso da produo e do consumo, principalmente nos pases de terceiro mundo. dessa ideia de desenvolvimento como guia para o progresso que surgem aps a 2 guerra mundial com as agencias de desenvolvimento, os projetos de desenvolvimento, e tambm um campo de anlise prprio preocupado com a aplicao e os efeitos do desenvolvimento nos pases de terceiro mundo e nos povos autctones. So esses campos a antropologia aplicada, a sociologia e a antropologia do desenvolvimento, uma vez que o conhecimento sobre o desenvolvimento estaria fora do campo terico e dentro de um trabalho aplicado, transformando a antropologia em um conhecimento comprometido com os problemas burocrticos das agncias de desenvolvimento. Esse movimento causou uma clivagem e um campo de controvrsia entre os antroplogos, que se ocupariam em trabalhos tericos ou aplicados. Barreto Filho (2006) faz uma reviso crtica dos predicativos que so adicionados palavra desenvolvimento, com o intuito de corrigir ou reformar seu significado, ou seja, a noo de desenvolvimento definida conforme seu contexto

histrico e tambm em relao aos atores sociais que sero mobilizados por esse desenvolvimento, logo, no importa falar de bom ou mau desenvolvimento, etnodesenvolvimento, desenvolvimento sustentvel, etc, na medida em que todos esses conceitos se encerram na contradio de serem historicamente e culturalmente determinados enquanto se pretende ser transcultural. A noo de desenvolvimento como um idioma artificial que se prope colocar todos os povos em relao na maioria das vezes de subordinao - mesmo que os primeiros afetados pelos seus efeitos negativos tentem resistir, o desenvolvimento dos povos autctones sempre estar subordinado ao desenvolvimento ocidental e sua lgica de mercado. Para Dominique Perrot (1991) O desenvolvimento definido como um jogo de relaes de foras que a anlise histrica revela:
A natureza dessa relao caracterizada por uma valorizao gral das pessoas e recursos naturais atravs dos mecanismos do mercadoI. Ou, em outras palavras, por uma transformao sistemtica da natureza e das relaes sociais em bens e servios para o mercado. Visto desse ngulo, o desenvolvimento aparece como o empreendimento de destituio e expropriao em proveito de minorias dominantes mais vasto e mais abrangente que j existiu. nesse sentido que o bom desenvolvimento no poderia existir.

Sob esse ponto de vista no possvel pensar em um desenvolvimento que possa ao mesmo tempo atender s necessidades do mercado e no alterar os modos de vida dos povos autctones. Mesmo o predicativo de sustentvel, que supe uma conservao dos recursos naturais e das lgicas de vida desses povos seria uma ideologia utpica, na medida em que frente aos grandes projetos de desenvolvimento suprimida a possibilidade de autodeterminao e de resistncia. Ao analisar diversas conferncias internacionais que discutiram a questo do desenvolvimento e dos direitos indgenas Perrot nota que dentro dessas conferncias os efeitos do desenvolvimento no so levados em considerao, e muito menos os problemas causados aos povos autctones. Mesmo em declaraes como a de Direito ao Desenvolvimento de 1986 em que a questo da autodeterminao dos povos mencionada, esta s funciona nos termos dos estados naes, uma vez que conceder poder aos povos indgenas alm da famigerada consulta (que tem um poder meramente simblico) para os lderes dar a possibilidade de perda da soberania nacional. Assim,

impossvel uma comunidade autctone organizada com lderes e consciente de sua situao frente ao imperativo do desenvolvimento vetar os grandes projetos que so implantados de fora. Apesar de uma srie de paradoxos suscitados pelas noes de desenvolvimento, no se pode ignorar a possibilidade de agncia dos povos autctones, ou seja, a possibilidade de significar a sua cosmologia de diferentes modos para tirar o melhor proveito dos efeitos inevitveis do desenvolvimento.

Referncias bibliogrficas: BARRETO, Henyo Trindade. Os Predicativos do desenvolvimento e a noo de autoctonia. Tellus, ano 6, vol.10, 2006. FERGUSON, James. Development [verbete]. Encyclopedia of social and Cultural anthropology, 1996/2003. PERROT, Dominique. Quem impede o desenvolvimento circular?

Desenvolvimento e povos autctones, paradoxos e alternativas. Revista Cadernos de Campo, n.17, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi