Vous êtes sur la page 1sur 34

AULA 2

Moda, Comunicao e Cultura

Tpicos Integradores | Prof. Swanne Almeida

SENSO COMUM comunicao: envio de mensagens culturas diferentes: modas diferentes cor da roupa: comunica sentimento ex. cores vistosas denotam alegria

Seriam as conexes existentes entre moda e comunicao to bvias?


Bernard, 1996

Uma roupa o mesmo que uma palavra?

a moda e a indumentria so formas de comunicao no-verbal, uma vez que no usam palavras faladas ou escritas.

(...) uma pea de roupa pode dizer ou signicar algo este ano e dizer uma coisa totalmente diferente no ano seguinte.

(...) uma pea de roupa pode dizer ou signicar algo este ano e dizer uma coisa totalmente diferente no ano seguinte.

Fiske, 1990

duas escolas principais no estudo da comunicao e, embora cada uma delas poderia
H subscrever uma denio geral de comunicao como interao social atravs de mensagens, cada qual entende esta mensagem de maneira

ligeiramente diferente.

1 escola: remessa e recebimento de mensagens escola do processo, em que a comunicao concebida como um processo em que algum diz alguma coisa a outro algum, em um ou outro meio ou canal, com tal ou qual efeito. Sendo assim, uma roupa, um item de moda ou indumentria, seria o meio ou canal pelo qual uma pessoa diria uma coisa a outra com inteno de efetuar alguma mudana naquela outra pessoa. pea de roupa> meio pelo qual uma pessoa manda uma mensagem a outra relao de inteno do remetente, ecincia do processo de transmisso e o efeito em quem recebe

1 escola: remessa e recebimento de mensagens

denio de interao social: o processo pelo qual uma pessoa... afeta o comportamento, o estado de esprito ou a resposta emocional de outra. Fiske, 1990 mais prxima do senso comum > modas e trajes so utilizados para enviar a mensagem para outrem.

Mas quem fornece os signicados? o emissor? o estilista? o usurio? o espectador da vitrine?

2 escola: modelo semitico ou estruturalista a semitica... dene interao social como aquilo que constitui o indivduo como membro de uma cultura ou sociedade especca. Fiske, 1990. Comunicao > indivduo membro da comunidade. interao social >mensagens conceito de comunicao: produo e troca de signicados moda e indumentria > fenmenos comunicativos indivduos constroem identidade por meio da comunicao. o modelo semitico preocupa-se em como as mensagens, ou textos, interagem com as pessoas de modo a produzirem signicados. Fiske, 1990

No so s as roupas, mas o contexto.

cabelo raspado, suspensrio, jeans Levis curtos e largos camisas Ben Sherman lisas ou abotoadas botas (Doctor Marten) SKINHEADS (nal de 1960)

GTICOS a interao social, por meio da indumentria que constitui o indivduo como membro de um grupo e no vice-versa. Malcom Bernard

RAVERS

Fiske, 1990

MODELO DE PROCESSO Comunicao Envio e recepo de mensagens Inteno do remetente e efeito Moda e indumentria > Meios Comunicacionais Pea de roupa > mensagem os signicados preexistem aos processos que os comunica.

MODELO SEMITICO Comunicao produo e troca de signicados

X Moda e indumentria
> fenmenos comunicativos processo de comunicao que produz ou gera signicados

Ambas as escolas esto preocupados com os cdigos: a escola processo v como o meio de codicao e decodicao, ao passo que a semitica v-los como sistemas de signicao.

Que gnero de fenmenos culturais so a moda, a indumentria e a vestimenta?

CULTURA deriva da palavra COLERE: habitar, cultivar, proteger e honrar com adorao > ideias de cultivo e cuidado.

Quando as pessoas j haviam se acostumado com a ideia de cultura como termo relacionado ao cuidado com a lavoura e os animais, comearam ento a se acostumar com a ideia de cultura como relacionada ao processo de desenvolvimento humano.

Assim, quando as pessoas comearam a falar de cultura como desenvolvimento humano, como ideia de processo, de produo, elas enfatizavam os produtos nais daquele processo e a ideia de renamento e melhoria.

Assim, todas as melhores, mais interessantes e brilhantes obras de arte, literatura, e msica so reunidas e selecionadas, e chamadas de cultura.

Nessa viso da cultura no provvel que moda, vestimenta ou qualquer forma de adorno fossem consideradas como cultura.

Certamente, se a palavra moda entendida no sentido de estar na moda, ento h pouca chance de ser considerada cultura, uma vez que usa-se cultura no sentido de um ponto de chegada num processo de crescente renamento ou cultivo.

No nal do sculo XVIII Cultura> Concepo multilinear Cultura uma descrio de um modo particular de vida que exprime certos signicados e valores, no s na arte e no saber, mas tambm nas instituies e no comportamento habitual (Williams 1961:57)

Nessa concepo multilinear de cultura, por conseguinte, moda, vesturio e adorno certamente seriam cultura.

A cultura um sistema signicante atravs do qual uma ordem social comunicada, reproduzida, experimentada e explorada (Williams 1981:13). Moda, vesturio e adorno devem ser agora considerados como algumas das prticas signicantes da vida cotidiana que iro fazer da cultura um sistema geral de signicados

a moda enquanto fenmeno cultural


pode comunicar as experincias, valores e crenas de uma sociedade.

A moda e a indumentria so, portanto, algumas das maneiras pelas quais a ordem social experimentada, explorada, comunicada e produzida.

os bens so neutros, seu uso social: podem ser usados como cercas ou pontes.

Na Inglaterra no sculo XVIII, algodes estampados eram relativamente caros e usados apenas por classe mdia e alta. Por volta de 1818, os estampados de algodo eram usados principalmente por empregadas domsticas e pelas classes baixas.

as classes dominantes possuem um conjunto de ideias e crenas, a ideologia dominante, e as classes subservientes um conjunto diferentes de idias e crenas: ambas as ideologias podem encontrar sua expresso na moda e na indumentria.

Moda e indumentria no so usadas apenas para indicar ou fazer referncia a posies sociais e culturais, mas para construir e marcar, em primeiro lugar aquela realidade social e cultural. so meios pelos quais as pessoas no comunicam s coisas, tais como sentimentos, humores, mas tambm valores, esperanas e crenas dos grupos sociais a que pertencem.

Signicados das roupas> resultado de uma negociao constante. no escapam da inuncia de diferenciar posies de domnio e subservincia.
Malcon Bernard

A moda ainda denota relaes de poder?

Moda e indumentria so constitutivas dos grupos sociais, das identidades dos indivduos, e no apenas meramente os reetem.

Vous aimerez peut-être aussi