Vous êtes sur la page 1sur 21

2 Fase

Geografia

GEOGRAFIA
INTRODUO
A prova de Geografia da segunda fase do vestibular nacional da Unicamp procurou mesclar temas de Geografia Fsica e Humana, inclusive nas mesmas questes, alm de temas tradicionais exigidos em vestibulares anteriores e temas mais recentes. A prova abordou questes econmicas, regionais e de relaes internacionais, alm das temticas ambientais, geolgicas, climticas e cartogrficas. Segundo a banca elaboradora, a prova foi de dificuldade mdia, e procurou atender s demandas de seleo dos diferentes cursos da Unicamp. De maneira geral a banca interpretou como bom o desempenho dos vestibulandos na prova.

13.
A prxima Olimpada ocorrer em 2008 e ser realizada na China, tendo como sede a cidade de Pequim.

a) Tomando por base o mapa acima apresentado, qual ser a diferena horria total entre a realizao das competies e seu acompanhamento televisivo ao vivo no Brasil? Supondo que a cerimnia de abertura seja realizada a partir das dezoito horas (18h00min), no dia 8 de agosto de 2008, qual a data e o horrio correspondentes no horrio oficial do Brasil? b) Sabendo-se que a diferena de horrio entre as cidades de Braslia e Pequim decorre da existncia de diferentes fusos horrios, explique como so delimitados os fusos horrios e indique qual a sua extenso padro em graus de longitude.

Resposta Esperada
a) (2 pontos) A diferena horria total de onze (11) horas. Data: 08/08/2008 (mesmo dia), s 07h00min. b) (2 pontos) o o A Terra, que tem 360 , subdividida em vinte e quatro (24) fusos horrios, com 15 de longitude padro em cada fuso.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
Trata-se de uma questo clssica sobre fusos horrios. A questo exigia conhecimentos sobre a diferenciao de fusos segundo o movimento de rotao terrestre. O item a solicita a elaborao de um clculo que demonstre as diferenas de fusos. A questo b solicita que o aluno indique como so delimitados esses fusos e qual a sua extenso padro em graus de longitude. De maneira geral os candidatos foram bem nesta questo, predominando a nota 3,0, seguida por 2,0 e 4,0.

14.
A integrao europia, cuja construo se iniciou como um projeto utpico no final da 2 Guerra Mundial, a causa de muitas e importantes transformaes na estrutura poltica e econmica da Europa Ocidental contempornea. Pode-se afirmar que graas integrao que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econmica, com a modernizao de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padres de vida das populaes europias. (Adaptado de Antonio Carlos Lessa, A Europa, seus organismos e sua integrao poltico econmica. In: Henrique
Altemani de Oliveira e Antonio Carlos Lessa (orgs.), Poltica Internacional Contempornea: mundo em transformao. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 59.)

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econmica Europia, um dos marcos da integrao da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integrao. b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificaes nas relaes internacionais. No caso da Europa, quais foram os dois principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integrao entre os pases?

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Criar o mercado comum, com moeda comum, para promover o desenvolvimento econmico com expanso contnua e equilibrada, modernizando as estruturas produtivas; melhorar as condies de vida da sua populao; estreitar as relaes entre os Estados europeus; criar uma organizao supranacional para melhorar a competitividade internacional; implantar a tarifa externa comum; abolir a restrio livre circulao de pessoas e mercadorias e eliminar barreiras comerciais; instituir polticas comuns, como a poltica agrcola. b) (2 pontos) A unificao da Alemanha (1990), com a incgnita dos impactos que traria para a economia da Alemanha e de toda a Europa unificada; a transio dos ex-pases socialistas para a economia de mercado, j que a evoluo dessas economias era incerta e gerou fortes fluxos migratrios, com ressurgimento de nacionalismos; a conciliao da soberania nacional com a integrao europia.

Exemplo Acima da Mdia

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
Trata-se de questo que exigiu conhecimento sobre tratados comerciais, especificamente sobre a Comunidade Econmica Europia. A questo promove integrao entre Histria e Geografia, j que procurou resgatar a gnese e as dificuldades de efetivao da integrao econmica europia. Houve predomnio da nota 2,0, seguida por 3,0 e 1,0.

15.
O mapa abaixo destaca as reas ridas da Terra. Responda:

a) Quais os fatores ambientais que determinam a existncia desses grandes desertos? b) Apesar da escassez de gua, alguns desertos so povoados. Quais as intervenes que possibilitam a uma sociedade viver nessas reas? Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Continentalidade; correntes martimas frias na costa; reas de alta presso associadas dinmica atmosfrica. b) (2 pontos) Construo de diques e represamento de gua da chuva; desvio de rios; dessalinizao da gua do mar; transposio de bacias hidrogrficas; construes adequadas s condies climticas.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
Essa questo associou caractersticas fsicas, especificamente climticas, com a questo de ocupao do espao. Solicita, inicialmente, os fatores ambientais que explicam a ocorrncia de desertos nas reas assinaladas no mapa e, em seguida, as solues que o homem encontra para sobreviver nessas reas. Os candidatos acharam certa dificuldade em responder questo, o que se constata pelo predomnio de notas 1,0, seguidas por notas 2,0 e 0,0. Isto pode indicar a necessidade de a disciplina de Geografia trabalhar melhor a relao homem x meio, no nvel secundrio.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

16.
Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado o Conselho Nacional de Geografia, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, IBGE. Uma das atribuies do IBGE era produzir estatsticas bsicas sobre a populao brasileira, por meio de Censos. Tambm caberia ao Instituto produzir informaes cartogrficas, bem como propor e instituir uma regionalizao do territrio brasileiro. As figuras abaixo dizem respeito a dois momentos histricos da regionalizao do territrio brasileiro. Pergunta-se:

Fonte: www.ibge.gov.br

a) Qual o principal critrio utilizado para instituir a regionalizao do territrio brasileiro em 1940? Qual a principal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar o seu territrio? b) Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foi desmembrado de qual Estado? Por que ele foi inserido na regio Norte do Brasil?

Resposta Esperada
a) (2 pontos) A regionalizao do territrio brasileiro fundamentou-se no critrio fisiogrfico, sendo a vegetao o principal parmetro. A regionalizao foi realizada para que o Estado pudesse desenvolver e operacionalizar polticas pblicas com o objetivo de integrar o territrio e pudesse, ao mesmo tempo, interferir no processo de desenvolvimento capitalista do pas e atenuar desigualdades regionais. b) (2 pontos) Tocantins foi desmembrado do Estado de Gois. A justificativa para o novo Estado ser inserido na regio Norte foi o fato de ter maior articulao econmica com o Estado do Par e com o sul do Maranho, alm de similaridades fisiogrficas.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
Essa questo aborda a regionalizao do territrio brasileiro, em dois momentos distintos da histria (1940 e 1990). O objetivo da questo era testar o conhecimento do candidato sobre os motivos prticos que levam subdiviso do territrio. Era solicitado ao aluno que indicasse quais os critrios para a efetivao da regionalizao e seus objetivos. Os candidatos foram relativamente bem na questo, predominando a nota 3,0, seguida de 2,0.

17.
Os projetos de recuperao e preservao de centros histricos, associados a processos de reestruturao urbana, tm sido uma constante no Brasil, principalmente a partir do final da dcada de 1980 e incio de 1990. Pelourinho em Salvador, Bairro do Recife na capital pernambucana e o corredor cultural no Rio de Janeiro so alguns exemplos nacionais de locais que vm sofrendo esse tipo de interveno. Barcelona, Nova Iorque, Boston, Manchester, Paris e Buenos Aires esto entre os exemplos internacionais que marcam o fenmeno mundial de revitalizao ou remodelao urbana. (Disponvel em: www. comciencia.br/reportagens/cidades/cid02.htm, 05/11/07.) a) Por que ocorre a chamada decadncia dos centros tradicionais das cidades? b) Quais so as principais estratgias utilizadas nas cidades brasileiras para revitalizar as reas consideradas decadentes?

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Porque o mercado imobilirio estimula novos eixos de ocupao; a necessidade de expanso de novos negcios colide com outros usos do espao, impedindo a ampliao de certas atividades preexistentes ou a ampliao de novas atividades. H o deslocamento de atividades e usos, como as moradias, que migram para outras reas. H o abandono do uso do centro pelos estratos mdios e altos (mudana de perfil econmico). Alm disso temos a falta de manuteno das estruturas dos centros das cidades e a obsolescncia das edificaes, em razo das alteraes nos modos de vida (como ocorre com as edificaes usadas para moradia) e novas necessidades (como a exigncia de garagens mltiplas). b) (2 pontos) Os moradores antigos muitas vezes so removidos; as edificaes degradadas ou so demolidas ou so reformadas para um novo uso (refuncionalizao), muitas vezes para fins tursticos, de lazer e tambm, muitas vezes, h a revalorizao do patrimnio histrico; h o embelezamento de reas pblicas e monumentos; h o apoio de empresas para o financiamento das atividades.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Comentrios
A questo exigiu do aluno conhecimentos sobre geografia urbana, mais especificamente no que se refere aos processos de uso e ocupao dos centros tradicionais. Associa a ocupao do espao urbano e suas modificaes ao longo do tempo. A banca elaboradora estranhou o predomnio de notas baixas nessa questo (amplo predomnio da nota 1,0, seguida de 2,0 e 0,0), dado o fato de que a realidade focalizada comum grande maioria dos candidatos.

18.
No dia 26 de dezembro de 2004, logo aps o natal, a regio indo-asitica, mais particularmente Sumatra, foi assolada por um tsunami que atingiu trs continentes e 12 pases. Estimou-se o nmero de 163 mil mortos apenas na ao direta do tsunami e calculou-se que o nmero total de mortes tenha chegado a 300 mil, contando as vtimas de epidemias, como a clera, o tifo, etc. (Adaptado de Paulo Roberto de Moraes, possvel prever as ondas do
horror?. Mundo em Fria, ano 1, n. 1, 2005, p. 22-23).

a) Explique os principais mecanismos que atuam na formao de um tsunami. b) Quando ocorre um tsunami, por que as ondas so quase imperceptveis em alto mar, enquanto na costa podem atingir at 50 metros de altura?

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Um tsunami pode formar-se em razo de: movimentao de placas tectnicas, que provocam terremotos nos fundos ocenicos, exploses vulcnicas de vulces em reas costeiras, exploso de vulces submarinos ou deslizamentos de massas de terra que atingem o oceano. b) (2 pontos) Ao se propagar pelo oceano, as ondas do tsunami apresentam comprimento de onda de vrios quilmetros e apenas cerca de um metro de altura, o que faz com que sejam quase imperceptveis em alto mar. No entanto, ao se aproximarem das guas mais rasas da costa, as ondas vo perdendo velocidade em razo do atrito com a plataforma continental e aumentam, assim, a sua energia acumulada, o que faz com que apresentem altura de at 50 metros.

Exemplo Acima da Mdia

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
Questo tpica de Geografia Fsica, j clssica, que exige do candidato a capacidade de associar diferentes informaes de distintas reas, especialmente da Fsica. A questo solicita informaes sobre a deriva de placas tectnicas e suas conseqncias, alm do comportamento de ondas. Os candidatos foram relativamente bem, com predomnio de notas 3,0, seguidas por notas 1,0.

19.
A macrorregio Sul a menor em rea entre todas as que conformam o territrio nacional. Todavia, isso no significa escassa diversidade interna, mesmo em termos histricos, pois um verdadeiro mosaico sociocultural e econmico-espacial tomou forma no interior dos seus limites territoriais. (Hoydo Nunes Lins, Transformaes econmicas e
reflexos espaciais no Brasil Meridional. In: Maria Flora Gonalves, Carlos Antnio Brando e Antonio Carlos Galvo (orgs.). Regies e cidades, cidades nas regies: o desafio urbano-regional. So Paulo: Editora Unesp/Anpur, 2003, p. 500.)

a) O texto aponta a existncia de um mosaico sociocultural e econmico-espacial na regio Sul. A que se deve essa diversidade cultural? b) A atividade agrcola na Regio Sul distribui-se em policulturas e monoculturas comerciais. Caracterize-as.

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Houve estmulos imigrao de europeus de diversos pases. Essa ocupao somou-se a uma ocupao prvia, que pode ser exemplificada pela figura do gacho. Alm disso a grande diversidade do meio natural (topografia, clima e cobertura vegetal) levou a uma ocupao diversificada do espao. Assim, a diversidade cultural deve-se a diferentes etapas que caracterizam a ocupao da regio. b) (2 pontos) Policulturas: pequenas propriedades de base familiar, introduzidas por migrantes europeus. Destacam-se como principais produtos: milho, feijo, frutas, batata, fumo e criao de aves e sunos. Monoculturas: desenvolvidas em grandes propriedades, comuns nas reas de campos do Rio Grande do Sul (com cultivo de trigo, soja e arroz). No norte do Paran, h as culturas de algodo, cana-de-acar, soja, laranja, trigo e caf.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
Trata-se de uma questo de Geografia Regional do Brasil, que aborda a questo da regio Sul. O candidato deveria ter conhecimentos sobre o processo de ocupao da regio, especialmente associado imigrao e, no item b, deveria dominar os conceitos de policultura e monocultura, aplicando-os regio Sul. Os candidatos foram mal nesta questo, o que indica a necessidade de se trabalhar de forma mais intensa a Geografia Regional do Brasil no segundo grau. A nota predominante foi 1,0, seguida de 0,0.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

20.
Com base nos mapas apresentados a seguir,

a) Analise a informao representada em cada mapa, considerando a situao da China e da Coria do Sul; b) Justifique as diferenas encontradas na comparao entre as informaes representadas em cada mapa.

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Observando-se a legenda do mapa de distribuio da populao, verifica-se que a China tem uma populao acima de 500 milhes de habitantes. Trata-se do pas de maior populao no mundo (1.315.844.000 hab. em 2005). Por outro lado, a Coria do Sul apresenta uma populao menor que 50 milhes de habitantes (47.817.000 hab. em 2005). J no mapa de densidade demogrfica, observa-se que a China apresenta 2 2 densidade entre 101 e 200 habitantes por km (137 hab./km ). Na Coria do Sul, a densidade demogrfica (482 2 2 hab./km ) verificada de mais de 400 habitantes por km . Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

b) (2 pontos) No caso do mapa de distribuio da populao, considera-se a populao absoluta, ou seja, o nmero total de habitantes do pas. J na densidade demogrfica, considera-se a diviso do valor de populao absoluta pela rea do pas, o que significa que, embora a China apresente uma expressiva populao absoluta, sua dimenso 2 territorial (9.596.961 km ) tambm significativa, fazendo com que a densidade demogrfica no seja comparativamente to alta. A Coria do Sul, embora no apresente uma populao absoluta to elevada, tem 2 um territrio relativamente pequeno (99.016 km ), o que faz com que a densidade demogrfica registrada seja elevada.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Comentrios
Questo clssica, que exigiu do aluno informaes bsicas de demografia e leitura de mapas. O candidato deveria dominar os conceitos bsicos de densidade demogrfica e populao absoluta. O item a pedia apenas uma leitura do mapa, verificando a capacidade do vestibulando em ler uma legenda de mapa; na questo b, pedia-se a correlao entre as informaes dos dois mapas. Essa questo foi a mais fcil da prova de Geografia, apresentando elevada quantidade de notas 4,0, que predominaram.

21.
O mapa abaixo representa o estado de So Paulo e as mdias de temperatura em duas cidades paulistas. Observando o mapa, responda: Mdias de Precipitao e Temperatura das cidades de Ubatuba e So Paulo

Fonte: IBGE, Regio Sudeste, 1977. p. 667

a) Por que as cidades de So Paulo e Ubatuba, situadas na mesma latitude, apresentam mdias de temperatura distintas? b) Na Serra do Mar, durante o vero, ocorrem movimentos de massa, causando prejuzos e perdas humanas. Esses deslizamentos, em grande medida, so desencadeados por intensas chuvas orogrficas. Explique como se formam as chuvas orogrficas.

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Porque Ubatuba encontra-se no nvel do mar e So Paulo est em uma altitude mais elevada, e quanto maior a altitude, menor a temperatura. b) (2 pontos) As chuvas orogrficas so formadas quando o ar mido encontra uma barreira topogrfica e obrigado a subir essa barreira. A elevao da altitude diminui a temperatura e o ar, o que reduz sua capacidade de reteno de umidade e leva ao aumento da umidade relativa. Dessa forma, ocorre a precipitao nesses pontos.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
Essa questo exigiu do aluno informaes sobre o relevo paulista, e a correlao desse relevo com as variveis climticas uma pergunta tpica de Climatologia. No item b era solicitada a correlao entre precipitaes e as ocorrncias de escorregamentos de massa, exigindo-se do candidato a interpretao de dinmica geomorfolgica. Nessa questo houve uma grande disperso de notas, com predomnio de notas 1,0, um pouco menos de 0,0 e um pouco menos de notas 2,0 e 3,0.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

22.
De 1998 para c, o preo do petrleo foi multiplicado por sete. A procura pelo produto, com o vigoroso crescimento mundial, aproximou-se da capacidade de produo (...) H um surto na procura pela commodity, em contraste com a baixa capacidade de expanso rpida da oferta. (Folha de S. Paulo, editorial: Petrleo nas Alturas, 22/10/07,
p. A2)

a) O que uma commodity? b) Quais as principais razes do aumento da demanda por petrleo em perodo recente?

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Commodity qualquer bem, geralmente primrio (de origem agropecuria ou de extrao vegetal ou mineral), que produzido em larga escala mundial e geralmente tem baixo valor agregado. Sua especificao estabelecida em acordos de comercializao; apresenta caractersticas fsicas homogneas, passveis de padronizao. O seu preo determinado pela oferta e procura internacional. Por exemplo: ferro, soja, caf e petrleo. b) (2 pontos) H um crescimento da economia mundial (que tem os hidrocarbonetos como base energtica); h pases emergentes, como a China, que consomem grande quantidade de petrleo; h longa maturao dos investimentos nessa rea para o aumento de produo nas reas descobertas/produtoras; h queda nas reservas de petrleo, principalmente nos EUA, o maior consumidor; h o temor da ampliao de conflitos no Oriente Mdio, importante regio produtora.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Comentrios
A questo 22 parte de um tema atual e exige do candidato o conhecimento do significado de commodity, termo corriqueiramente utilizado nos dias atuais. O enunciado j fornece ao candidato a informao de que o petrleo uma commodity. O aluno deveria estar preparado para questes econmicas para responder questo. A questo foi considerada a mais difcil ocorrendo ampla maioria de notas 1,0, seguidas por notas 0,0, e foram muito raras as notas 4,0.

23.
A tabela abaixo diz respeito distribuio absoluta e percentual das principais Unidades de Conservao do Brasil, por regio. A partir desses dados responda: Brasil. Principais Unidades de Conservao (UCs) por regio geogrfica (nmeros absolutos e percentuais)
Categorias de UCs/ Regies Estao Ecolgica Parque Nacional Refgio da Vida Silvestre Reserva Biolgica rea de Proteo Ambiental rea de Relevante Interesse Ecolgico Floresta Nacional Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Reserva Extrativista Reserva Particular do Patrimnio Natural Total N 12 13 0 8 1 3 38 2 31 30 138 % 8,7 9,4 0 5,8 0,7 2,2 27,5 1,4 22,5 21,7 100 NE % CO % S % SE % TOTAL 31 62 3 29 31 17 73 2 50 429 727 % 4,3 8,5 0,4 4,0 4,3 2,3 10,0 0,3 6,9 59,0 100,0 6 4,5 16 11,9 1 0,7 8 5,9 8 5,9 3 2,2 9 6,7 0 0 9 6,7 74 55,2 134 100 3 4,5 7 10,4 0 0 1 1,5 6 8,9 1 1,5 3 4,5 0 0 0 0 46 68,6 67 100 5 2,2 14 6,1 2 0,8 3 1,3 7 3,0 2 0,8 13 5,6 0 0 8 3,5 177 76,6 231 100 5 3,2 12 7,6 0 0 9 5,7 9 5,7 8 5,1 10 6,4 0 0 2 1,3 102 65,0 157 100

Fonte: www.ibama.gov.br/siucweb/listaUc.php, acessado em 21/10/2007.

a) Por que a categoria RPPN (Reserva Particular do Patrimnio Natural) predomina em termos percentuais nas regies Sul e Sudeste, enquanto na regio norte h um predomnio da categoria Floresta Nacional? b) O que diferencia uma reserva biolgica de uma reserva extrativista?

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Porque, historicamente, nas regies Sudeste e Sul que o desenvolvimento capitalista mais intenso e, tambm historicamente, onde exerceu maior presso nos recursos naturais, o que levou a um forte impacto nas florestas. Ou seja, a presso antrpica historicamente muito forte e intensa nessas regies, diferentemente do que ocorre na regio Norte, que ainda mantm, relativamente histria de sua insero no capitalismo, extensas reas florestadas e com biodiversidade ainda preservada. b) (2 pontos) Uma reserva biolgica destinada preservao e seu uso restrito pesquisa monitorada. J uma reserva extrativista uma unidade de conservao cujo uso feito por populao tradicional e fundamentado no extrativismo de produtos da floresta.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
Essa questo exigiu do aluno a capacidade de ler e correlacionar dados dispostos em uma tabela. Alm desta leitura o candidato deveria saber os conceitos bsicos sobre as unidades de conservao, pois deveria associar os diferentes tipos dessas unidades com a sua distribuio espacial. A questo foi relativamente difcil, havendo concentrao das notas entre 1,0 e 2,0.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

24.
Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos dois pases. Em vez da ndia e Rssia, esto Filipinas, Indonsia, Mxico, Turquia e Vietn. Sero esses os novos BRICs?. (Folha de So Paulo. Srgio Dvila,
Brasil rural desponta entre novos BRICs., 23/09/07, p. C3)

a) O acrnimo BRIC se forma pela juno da primeira letra dos nomes de um grupo especfico de pases. Quais so esses pases e qual a similaridade que esses pases apresentam? b) Quais as principais causas do crescimento elevado da China na ltima dcada?

Resposta Esperada
a) (2 pontos) O acrnimo une as primeiras letras dos 4 pases considerados como as principais economias emergentes do incio do sculo XXI: Brasil, Rssia, ndia e China. So pases com grande territrio e grande populao (mercados potenciais), com possibilidade de crescimento econmico significativo. b) (2 pontos) A China tem seu ciclo de crescimento associado s Zonas Econmicas Especiais, criadas nos anos 1980 nas zonas costeiras para atrair investimentos estrangeiros. O salto de produtividade veio das pequenas indstrias rurais de propriedade coletiva, que diversificaram a produo e absorveram a mo-de-obra liberada pela descoletivizao da agricultura e que se torna mo-de-obra barata. Posteriormente, houve a abertura ao capital estrangeiro e uma nfase no comrcio exterior, j que os capitais nacionais no eram suficientes, ampliando-se o nmero de Zonas Especiais. Em seguida, houve a privatizao paulatina de empresas estatais. Assim, houve um controle na abertura e transnacionalizao de capitais produtivos e financeiros, com a forte presena estatal, que foca um desenvolvimento de longo prazo em contexto de projeto de insero mundial.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Comentrios
A questo 24 exigia do candidato domnio das questes econmicas mundiais atuais. Apesar da utilizao do acrnimo BRIC, todos os pases que o integram estavam mencionados no enunciado da questo, permitindo que o candidato retirasse da parte da resposta do item a. No item b o aluno deveria ter conhecimentos sobre a dinmica de crescimento acelerado da China. Essa questo foi relativamente fcil, sendo a nota mais freqente 3,0, seguida de 2,0.

Prova Comentada 2008 Geografia 2 Fase

Vous aimerez peut-être aussi