Vous êtes sur la page 1sur 16

N-1595

REV. E

JAN / 2004

ENSAIO NO-DESTRUTIVO RADIOGRAFIA


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

SC - 27
Ensaios No-Destrutivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N - 1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

15 pginas e ndice de Revises

N-1595
1 OBJETIVO

REV. E

JAN / 2004

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis na realizao do ensaio no-destrutivo por meio de raios-X e raios-gama em peas fundidas, forjadas, laminadas e juntas soldadas. 1.2 Esta Norma se aplica a ensaio no-destrutivo por meio de raios-X e raios-gama a partir da data de sua edio. 1.3 Esta Norma no se aplica para ensaios de radiografia digital. 1.4 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. Portaria n 3214, 08/06/78 - Norma Regulamentadora n 6 (NR-6) Equipamentos de Proteo Individual - EPI; PETROBRAS N-1738 - Descontinuidades em Juntas Soldadas, Fundidos, Forjados e Laminados; PETROBRAS N-2154 - Classificao de reas para Instalaes Eltricas em Regies de Perfurao e Produo; PETROBRAS N-2162 - Permisso para Trabalho; PETROBRAS N-2166 - Classificao de reas para Instalaes Eltricas em Refinarias de Petrleo; PETROBRAS N-2167 - Classificao de reas para Instalaes Eltricas em Unidades de Transporte de Petrleo, Gs e Derivados; PETROBRAS N-2344 - Segurana em Trabalhos de Radiografia Industrial; ABENDE DC-001 - Qualificao e Certificao de Pessoal em Ensaios No-Destrutivos; ABENDE NA-001 - Qualificao e Certificao de Pessoal em Ensaios No-Destrutivos; ISO 9712 - Non-Destructive Testing - Qualification and Certification of Personnel; ASME Boiler and Pressure Vessel Code, Section V; BSI BS EN 462-5 - Non-Destructive Testing:Image Quality of Radiographs - Part 5: Image Quality Indicators (Duplex Eire Type), Determination of Image Unsharpness Value; BSI BS EN 473 - Non-Destructive Testing - Qualification and Certification of NDT Personnel - General Principles Supersedes PD; BSI BS EN 45013 - General Criteria for Certification Bodies Operating Certification of Personnel.

N-1595
3 DEFINIES

REV. E

JAN / 2004

Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies do cdigo ASME Section V, Article 2, Appendix V, complementadas pelos itens 3.1 a 3.4. 3.1 Exposio Panormica Exposio em que mais de 1 filme exposto por vez. 3.2 Espessura Penetrada Espessura total atravessada pela radiao. 3.3 Sensibilidade Radiogrfica (Sensitivity) Menor detalhe e/ou mudana de contraste visvel em uma imagem radiogrfica. 3.4 IQI de Fio Duplo No Resolvido Indicador de qualidade de imagem composto por fios duplos paralelos. Considera-se um par no resolvido aquele onde no possvel visualizar os fios duplos separadamente na imagem radiogrfica.

4 CONDIES GERAIS
As condies gerais devem ser conforme o cdigo ASME Section V Article 2 e as complementaes e excees do procedimento de inspeo descritas nos itens 4.1 e 4.2. 4.1 Procedimento de Inspeo Devem constar na seqncia indicada os seguintes itens: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) objetivo; normas de referncia; material (exemplo: material ao-carbono e processo de fabricao); tipo de fonte ou aparelho de raios-X, citando istopo radioativo ou tenso mxima; dimenses mximas da fonte ou foco do aparelho de raios-X; marca comercial e tipo do filme; telas intensificadoras ou filtros de proteo contra radiao dispersa, citando tipo, quantidade, dimenses e espessura; condio requerida para as superfcies a serem ensaiadas e mtodos de preparao; esquema indicativo do arranjo para exposio; descrio do mtodo de marcao de posio; faixa de densidade; indicadores de qualidade de imagem (IQI): - tipo; - material; 3

N-1595

REV. E

JAN / 2004

- locao; - calos; m) tabelas de execuo; n) esquema e sistemas de identificao da radiografia; o) dados do laboratrio radiogrfico; p) processamento do filme; q) requisitos adicionais, incluindo: - arranjo do chassis; - seqncia sumria da execuo do ensaio; - informaes suplementares; r) radioproteo; s) requisitos de segurana e ambientais conforme Captulo 21 desta Norma; t) sistemtica de registro de resultados; u) formulrio para relatrio de registro de resultados. Nota: As alneas c), d), e), f) e g) citados no item 4.1 constam no cdigo ASME Section V.

4.2 O procedimento deve ter o nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante), ser numerado e ter indicao da reviso.

5 GRUPO DE MATERIAL
O material a ser radiografado deve estar classificado de acordo com suas caractersticas de absoro da radiao conforme cdigo ASME Section V, Article 22 SE-1025.

6 FONTE
Para fonte de raios-gama, a faixa de espessura de material que se recomenda radiografar para cada istopo radioativo est indicada na TABELA 1. [Prtica Recomendada]

TABELA 1 - FAIXA DE ESPESSURA PENETRADA RADIOGRAFVEL COM ISTOPO RADIOATIVO


Material Ao Ligas de cobre e de alto nquel Alumnio Notas: Irdio-192 Espessura (mm) 10 a 80 10 a 80 60 Cobalto-60 Espessura (mm) 60 a 150 60 a 150 Selnio-75 Espessura (mm) 5 a 30 -

1) Para espessuras penetradas inferiores as espessuras mnimas definidas para cada istopo recomenda-se o uso de raios-X. [Prtica Recomendada] 2) Para espessuras penetradas inferiores a 10 mm para as tcnicas Parede Dupla Vista Dupla (PD-VD) e Parede Dupla Vista Simples (PD-VS) e para espessuras penetradas inferiores a 5 mm para a tcnica Parede Simples Vista Simples (PS-VS), recomenda-se o uso de filme tipo 1. [Prtica Recomendada] 4

N-1595
7 FILME

REV. E

JAN / 2004

7.1 Devem ser utilizados filmes tipo 1 (baixa velocidade, contraste muito alto e granulao muito fina) ou do tipo 2 (mdia velocidade, contraste alto e granulao fina). 7.2 O comprimento do filme em ensaio radiogrfico por amostragem deve ser igual ou superior a 152 mm. 7.3 A quantidade de filmes para radiografar juntas circunferenciais em vista simples deve estar de acordo com a TABELA A-1 do ANEXO A.

8 TELA INTENSIFICADORA
As telas devem atender aos seguintes requisitos: a) material conforme prescrito no cdigo ASME Section V, Article 22 SE-94; b) possuir um sistema de identificao que permita sua rastreabilidade, esta identificao deve estar posicionada fora da rea de interesse.

9 PREPARAO DA SUPERFCIE
Para aos inoxidveis austenticos, ligas de nquel e ligas de alumnio, as ferramentas de preparao da superfcie destes materiais devem ser utilizadas apenas para os mesmos materiais e atender os seguintes requisitos: a) serem de ao inoxidvel ou revestidas com este material para aos inoxidveis austenticos e ligas de nquel; b) os discos de corte e esmerilhamento devem ter alma de nilon ou similar.

10 ARRANJO PARA EXPOSIO


10.1 No arranjo para exposio deve ser preparado um desenho esquemtico contendo, no mnimo: a) b) c) d) e) f) posio da fonte; locao do IQI para avaliao de sensibilidade radiogrfica; locao do IQI de fio duplo, quando requerido; locao dos marcadores de posio; indicao da dimenso considerada como distncia fonte-filme; tcnica radiogrfica.

10.2 Para radiografar tubos de dimetro externo igual ou inferior a 89 mm (3,5) recomenda-se que seja utilizada a tcnica PD-VD. [Prtica Recomendada] 10.3 Para a tcnica PD-VD, recomenda-se que as elipses tenham a dimenso do eixo menor interno entre 10 mm e 15 mm. [Prtica Recomendada] 5

N-1595
11 MARCAO DE POSIO

REV. E

JAN / 2004

11.1 Usar como marcadores de posio caracteres de chumbo com altura mxima de 12 mm. 11.2 Em equipamentos cilndricos, esfricos e tubulaes devem ser obedecidos os requisitos a seguir: a) fixar os nmeros de chumbo a uma fita, em ordem crescente (0, 1, 2 ...) e a intervalos regulares; b) para juntas circunferenciais, a fita deve ser enrolada ao equipamento ou tubulao com a numerao no sentido dos ponteiros do relgio, tomando-se a posio do mostrador como voltada para as direes Norte ou Leste, para equipamento ou tubulao com eixo longitudinal na posio horizontal e para cima no caso de equipamento ou tubulao com eixo longitudinal fora da posio horizontal; c) para juntas longitudinais, a fita deve ser fixada ao equipamento ou tubulao, sendo a numerao crescente de Sul para Norte ou de Oeste para Leste, no caso de juntas horizontais e de baixo para cima no caso de juntas verticais ou no horizontais; Nota: A alnea c) no se aplica quando no houver definio das direes Norte-Sul e Leste-Oeste. Para dutos e tubulaes, deve-se indicar conforme a direo do fluxo de escoamento, quando este for unidirecional. d) para o perfeito posicionamento da referncia zero da fita, deve ser marcado sobre o equipamento ou tubulao, os smbolos , ou de preferncia na parte superior do equipamento ou tubulao, no caso de juntas circunferenciais, sendo que a referncia zero da fita deve ser fixada na base do smbolo marcado, conforme o exemplo:

12 DENSIDADE
A densidade, medida na rea de interesse e na regio do IQI, deve ser, no mnimo, 1,8 para radiografias feitas com raios-X e 2,0 para radiografias feitas com raios-gama e, no mximo, 3,5, para filmes avaliados individualmente. Para a tcnica de se avaliar simultaneamente 2 filmes sobrepostos, a densidade mnima do conjunto deve ser de 2,6 e de cada radiografia individual deve ser de 1,3. Nota: Aps a calibrao do densitmetro, a luminosidade do negatoscpio no deve ser alterada.

N-1595

REV. E

JAN / 2004

13 INDICADORES DE QUALIDADE DE IMAGEM (IQI)


13.1 A sensibilidade radiogrfica deve ser verificada pelo uso de IQI, o qual deve apresentar na radiografia uma imagem perfeitamente definida, inclusive de seus nmeros, letras de identificao e o furo ou arame essencial bem visvel, tanto na tcnica de se avaliar cada filme individualmente quanto na tcnica de se avaliar simultaneamente 2 filmes sobrepostos. Para IQIs de arames, admite-se que o arame essencial bem visvel quando se visualiza, na rea de interesse da radiografia, 10 mm do seu comprimento. 13.2 A seleo do material e tipo do IQI e da sensibilidade radiogrfica deve ser de acordo com a norma de projeto ou de construo e montagem do equipamento. Quando estas normas forem omissas utilizar o cdigo ASME Section V Article 2. Nota: Quando no for prevista na norma de referncia, a seleo do arame essencial para IQI do lado do filme deve ser efetuada por ocasio da qualificao do procedimento, pela verificao da equivalncia com arame essencial correspondente ao IQI locado do lado da fonte.

13.3 A imagem do IQI de furo, no caso de radiografia de soldas, deve estar distante de, no mnimo, 3 mm da margem da solda. Nota: Para o caso de radiografia usando a tcnica PD-VD, o IQI deve ficar o mais prximo possvel da solda, menor distncia da fonte de radiao; porm sua imagem deve ficar distante, no mnimo, 3 mm da margem da imagem da solda.

13.4 A espessura do calo deve ser tal que, a espessura total radiografada atravs do IQI seja, pelo menos, a mesma que a espessura total da solda, incluindo seu reforo e cobre-junta no removido, bem como outras variaes de espessura, tais como, as existentes em bocais. 13.5 Para juntas de espessura dissimilares, quando no prevista na norma de referncia, considerar a menor espessura na seleo do IQI, posicionando o IQI na regio de menor espessura. 13.6 O IQI e o calo no devem ter revestimento ou pintura com pigmentos metlicos.

14 TABELAS DE EXECUO
14.1 Devem ser preparadas 2 tabelas, de modo a facilitar a execuo do ensaio. 14.1.1 Tabela de dados da exposio, contendo as seguintes informaes: a) faixa de dimetros; b) faixa de espessuras; 7

N-1595
c) d) e) f) g)

REV. E

JAN / 2004

distncia mnima fonte-filme; indicao do IQI utilizado e da sensibilidade requerida; indicao do IQI de fio duplo utilizado e o par de fio duplo no resolvido; tcnica radiogrfica; uso ou no de telas intensificadoras.

14.1.2 Tabela de arranjo dos filmes, contendo as seguintes informaes: a) b) c) d) e) f) dimetro; espessura ou faixa de espessura; quantidade de filmes; tamanho dos filmes; sobreposio nominal; sobreposio mnima (conforme Capitulo 16).

14.2 Em soldas, a rea de interesse limitada pela largura da solda, acrescida de 3 mm de cada lado da solda. A rea de interesse da radiografia deve estar livre de sobreposio com a identificao, com o calo do IQI e com os marcadores de posio.

15 DISTNCIA FONTE-FILME
15.1 A distncia deve ser, no mnimo, a calculada de acordo com a frmula:

Dff = Onde: Dff f p d = = = =

f .e +d p

e Nota:

distncia mnima fonte-filme, em mm; dimenso da fonte, em mm; penumbra (ver o cdigo ASME Section V Article 2); maior distncia da solda ou objeto ao filme, a ser considerada na radiografia, em mm, igual espessura da solda ou do objeto que est sendo radiografado acrescida da distncia entre a solda ou objeto, considerando sua face mais prxima ao filme; = espessura da solda ou do objeto que est sendo radiografado.

No caso de radiografias de parede dupla e vista dupla, considerar como a distncia d o dimetro externo do tubo, acrescido ou no da distncia entre o filme e a face mais prxima do objeto.

15.2 Quando no for possvel atender o requisito distncia fonte-filme do item 15.1 desta Norma, pode-se mensurar o atendimento condio de penumbra mxima recomendada pelo cdigo ASME Section V Article 2 (ou norma ou cdigo de projeto aplicvel), mediante aprovao prvia pela PETROBRAS, utilizando-se o IQI de fio duplo da norma EN-462 Parte 5. Neste caso, o IQI de fio duplo deve ser posicionado no lado da fonte com o IQI de sensibilidade radiogrfica. Nota: O procedimento para uso do IQI de fio duplo mostrado no ANEXO B.
8

N-1595
16 SOBREPOSIO

REV. E

JAN / 2004

16.1 A sobreposio mnima entre filmes, para superfcies planas ou quando a distncia fonte-filme for menor ou igual ao raio de curvatura, deve ser calculada por meio da frmula:
S= C.e +6 Dff

Onde: S C e Dff = = = = sobreposio, em mm; comprimento do filme, em mm; espessura da pea, em mm; distncia mnima fonte-filme, em mm.

16.2 A sobreposio nominal para juntas circunferenciais totalmente radiografadas deve ser determinada atravs da TABELA A-1 do ANEXO A, porm nunca deve ser inferior a 30 mm. 16.3 A sobreposio real deve ser sempre verificada pelo aparecimento dos mesmos marcadores de posio em radiografias consecutivas.

17 IDENTIFICAO DA RADIOGRAFIA
17.1 No mnimo, as seguintes informaes devem aparecer na imagem radiogrfica: a) b) c) d) e) f) g) h) nmero do equipamento, tubulao ou pea; nmero da junta; espessura; material ou opcionalmente no caso de tubulao, sua classe; nmero de identificao do filme; data da execuo do servio; identificao do profissional nvel 1; conforme o caso, as seguintes inscries: - NR - radiografia de solda reparada parcialmente; - NE - radiografia de solda aps seu esmerilhamento; - NT - radiografia de solda totalmente refeita; - NX - repetio de radiografia por erro de execuo; - RX - repetio de radiografia para confirmao de defeito; - AM - radiografia tirada para aumento de amostragem em virtude da radiografia anterior ter apresentado defeito; - EX - radiografia tirada para delimitao de defeito.

17.2 No mnimo, as seguintes informaes devem constar do invlucro ou capa da radiografia: a) b) c) d) sigla da obra ou nmero do contrato; nome e/ou smbolo da contratante; nome e/ou smbolo da firma inspetora; assinatura e identificao do profissional nvel 1 que executou a radiografia; 9

N-1595

REV. E

JAN / 2004

e) laudo com assinatura e identificao do profissional nvel 2 que o emitiu; f) processo de soldagem; g) chanfro; h) espessura; i) material; j) posio de soldagem; k) identificao do equipamento/tubulao; l) nmero da junta; m) nmero de identificao do filme; n) nmero do soldador ou operador de solda; o) tcnica radiogrfica. Nota: As alneas j) e n) so opcionais mediante aprovao prvia da PETROBRAS.

17.3 As informaes citadas no item 17.1 devem aparecer como imagem radiogrfica, simultaneamente com a obteno da imagem da pea. No permitido escrever ou adulterar por outros meios as informaes na radiografia. 17.4 Para reduzir o espao ocupado pelas informaes da identificao, recomenda-se que as informaes sejam impressas e escritas a lpis numa tira de papel fino transparente com largura mxima de 22 mm, podendo ento, as imagens impressas e escritas serem intensificadas pela colocao no interior do chassis de uma tela intensificadora com dimenses iguais a dimenso da tira de papel. [Prtica Recomendada]

18 LABORATRIO RADIOGRFICO
18.1 O armazenamento de filmes virgens deve ser feito em ambiente e condies que os mantenham protegidos de luminosidade, compresso, calor excessivo, umidade excessiva, vapores e possveis radiaes. 18.2 A cmara escura deve ser protegida de luminosidade que possa prejudicar a qualidade da radiografia. 18.2.1 A potncia da lmpada de segurana da cmara escura deve ser, no mximo, 15 W. 18.2.2 A distncia da lmpada de segurana rea de servio deve ser, no mnimo, 1,20 m. Deve ser utilizado na luminria um filtro de segurana para garantir a luminosidade adequada na cmara escura. 18.3 A rea de servio, as telas e os chassis devem ser mantidos limpos. Para tanto, devem ser previstas reas separadas para carregamento dos chassis (rea seca) e para revelao dos filmes (rea mida), que devem ficar, no mnimo, a 1 m de distncia. 18.4 O descarte de produtos qumicos usados deve ser feito de forma segregada, visando tratamento posterior. 10

N-1595

REV. E

JAN / 2004

18.5 O armazenamento dos produtos qumicos utilizados na revelao deve ser feito em sala ou local especfico para tal. Este local no deve ser habitado ou utilizado por pessoas.

19 PROCESSAMENTO DO FILME
19.1 O processamento automtico de filme deve seguir as instrues dos fabricantes. 19.2 No processamento manual, cada banho deve ser preparado num recipiente individual, o qual deve ser utilizado exclusivamente para este banho.

20 RADIOPROTEO
20.1 Os servios devem ser executados de acordo com o plano geral de radioproteo aprovado pela CNEN. Dentro das reas da PETROBRAS, alm dos requisitos da norma PETROBRAS N-2344 devem tambm ser obedecidas as normas e padres de segurana aplicveis. 20.2 Os sistemas luminosos de balizamento de rea de isolamento devem estar adequados a classificao da rea, conforme normas PETROBRAS N-2154, N-2166 e N-2167, em funo do ambiente de realizao do ensaio.

21 REQUISITOS DE SEGURANA E AMBIENTAIS


21.1 Devem ser considerados os aspectos e impactos ambientais e riscos e perigos causados pela atividade de inspeo em servio. 21.2 Antes do incio dos trabalhos de inspeo dentro das instalaes PETROBRAS, deve ser obtida uma permisso de trabalho, conforme a norma PETROBRAS N-2162, onde so definidos os requisitos de segurana para a execuo dos trabalhos de inspeo. Em caso de no-conformidade, comunicar ao rgo gestor da segurana industrial e meio ambiente. 21.3 Utilizar os EPIs necessrios para execuo dos servios de inspeo, conforme a norma regulamentadora n 6 (NR-6). 21.4 Verificar se os acessos, andaimes e iluminao so suficientes e adequados. 21.5 Verificar se os trabalhos de manuteno em paralelo no oferecem riscos segurana.

11

N-1595
22 REGISTRO DOS RESULTADOS

REV. E

JAN / 2004

22.1 A terminologia para a denominao de descontinuidades deve estar de acordo com a norma PETROBRAS N-1738. 22.2 Os resultados devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar o local ensaiado com o relatrio e vice-versa. 22.3 Deve ser emitido um relatrio, anexando a radiografia, contendo, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) e) f) g) h) nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante); identificao numrica; identificao da pea, equipamento ou tubulao; identificao da fonte e dimenses; nmero e reviso do procedimento; registro dos resultados, indicando os tipos de descontinuidades; normas de referncia para interpretao dos resultados; laudo indicando aceitao, rejeio (com a mscara do filme em anexo) ou recomendao de ensaio complementar; i) data; j) identificao e assinatura do profissional nvel 2 responsvel.

22.4 A descrio da sistemtica de registro de resultados pode ser dispensada de constar no procedimento de inspeo a critrio da PETROBRAS, se o executante (rgo da PETROBRAS ou firma executante) apresentar em seu Sistema de Qualidade sistemtica que atenda ao item 22.2. [Prtica Recomendada]

23 QUALIFICAO DO PROCEDIMENTO DE INSPEO


23.1 O procedimento considerado qualificado quando as radiografias executadas nas faixas de espessuras estabelecidas (na norma de projeto ou de construo e montagem do equipamento ou tubulao) apresentarem: a) b) c) d) e) f) Nota: densidade dentro da faixa requerida; indicador de qualidade de imagem perfeitamente definido; furo ou arame essencial bem visvel; o par de fio duplo requerido, quando aplicvel; isentas de manchas ou defeitos de revelao; sistema de identificao perfeitamente visvel.

Quando as normas de projeto ou de construo e montagem do equipamento ou tubulao forem omissas, utilizar o cdigo ASME Section V Article 2.

23.2 Deve ser executada apenas 1 radiografia para cada faixa de espessura, exceto no caso de exposio panormica, onde requerida a execuo de 2 radiografias consecutivas. 12

N-1595

REV. E

JAN / 2004

23.3 Deve ser executada radiografia apenas para as faixas que englobem os valores de espessura especificadas no procedimento de inspeo.

24 REVISO E/OU REQUALIFICAO DE PROCEDIMENTO DE INSPEO


24.1 Sempre que qualquer das variveis do Capitulo 4 for alterada, deve ser emitida uma reviso do procedimento. 24.2 Sempre que qualquer das variveis citadas nas alneas b), c) (apenas alterao de grupo), d), e) (apenas quando aumentada), f), g), i) (exceto dimenses), l) (apenas material, tipo e furo ou arame essencial), m) (apenas no caso de se reduzir a distncia fonte-filme, aumento da sensibilidade radiogrfica e alterao da tcnica radiogrfica), n) (apenas alterao do sistema de identificao), citadas no item 4.1 for alterada o procedimento deve ser requalificado.

25 QUALIFICAO DE PROFISSIONAIS NVEL 1, NVEL 2 E NVEL 3


Deve ser qualificado de acordo com as normas ABENDE NA-001 e DC-001 ou por sistemas independentes operando segundo requisitos das normas BSI BS EN 45013 e ISO 9712 ou norma BSI BS EN 473.

_____________ /ANEXO A

13

N-1595

REV. E

JAN / 2004

ANEXO A - TABELA TABELA A-1 - QUANTIDADES DE FILMES POR JUNTA CIRCUNFERENCIAL TOTALMENTE RADIOGRAFADA (100 %) EM VISTA SIMPLES
Dimetro Externo do Equipamento ou Tubo Quantidade de Filmes
a) 4 filmes com exposies separadas de 90, dimenses 216 mm (mximo) x 89 mm (8 1/2 x 3 1/2) ou 216 mm (mximo) x 114 mm (8 1/2 x 4 1/2), com a fonte locada externamente e o filme internamente ao equipamento ou tubo; 3 filmes ou 4 filmes com exposies separadas de 120 ou 90, respectivamente, dimenso 216 mm x 89 mm (8 1/2 x 3 1/2) ou 216 mm x 114 mm (8 1/2 x 4 1/2), com a fonte e filme locados externamente ao equipamento ou tubo. b) 4 filmes com exposies separadas de 90, dimenses 432 x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2). c) 5 filmes com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 114 mm (17 x 4 1/2). d) 6 filmes com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2). e) 7 filmes com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2). f) 8 filmes com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2). g) 9 filmes com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2). h)10 filmes com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2). i) 11 filmes com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2). j) 12 filmes com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2). k) 13 filmes com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2). l) Quantos filmes forem necessrios com exposies igualmente separadas, dimenso 432 mm x 89 mm (17 x 3 1/2) ou 432 mm x 114 mm (17 x 4 1/2).

a) acima de 89 mm (3,500) at 219 mm (8,625)

b) de 219 mm (8,625) at 457mm (18) c) de 457 mm (18) at 610 mm (24) d) de 610 mm (24) at 737 mm (29) e) de 737 mm (29) at 864 mm (34) f) de 864 mm (34) at 991 mm (39) g) de 991 mm (39) at 1 118 mm (44) h) de 1 118 mm (44) at 1 245 mm (49) i) de 1 245 mm (49) at 1 346 mm (53) j) de 1 346 mm (53) at 1 473 mm (58) k) de 1 473 mm (58) at 1600 mm (63) l) maior que 1600 mm (63)

_____________

/ANEXO B
14

N-1595

REV. E

JAN / 2004

ANEXO B - USO DO IQI DE FIO DUPLO


B-1 O posicionamento do IQI de fio duplo deve ser sempre do lado da fonte e em um plano perpendicular a uma linha reta imaginria entre a fonte e o objeto a ser radiografado. B-2 O IQI de fio duplo deve ser visualizado em 2 posies no mesmo plano defasadas de 90. As imagens podem ser obtidas na mesma exposio com uso de 2 IQIs de fio duplo ou por meio de 2 exposies. Nota: O IQI de fio duplo deve ser posicionado paralelamente a largura e comprimento do filme.

B-3 A penumbra deve ser definida como o primeiro par de fios duplos no resolvido. B-4 A correlao da penumbra mxima especificada no cdigo ASME Seo V Artigle 2 mostrada na TABELA B-1. Caso o cdigo de projeto utilizado seja diferente do cdigo ASME Seo V Article 2 deve ser utilizado como padro o primeiro par de fios duplos do IQI da norma EN-462 Parte 5 que corresponda a penumbra mxima especificada no cdigo de projeto.

TABELA B-1 - PENUMBRA TOTAL MXIMA


Espessura do Material Menor que 2 (50,8 mm) Acima de 2 (50,8 mm) at 3 (76,2 mm) Acima de 3(76,2 mm) at 4 (101,6 mm) Acima de 4 (101,6 mm) Penumbra Mxima do Cdigo Asme Section V Article 2 0,020 (0,51 mm) Fio Duplo No Penumbra Resolvido do IQI da Correspondente ao Fio Norma EN-462 Parte 5 Duplo No Resolvido 6D 0,50 mm

0,030 (0,76 mm)

5D

0,64 mm

0,040 (1,02 mm) 0,070 (1,78 mm)

3D 1D

1,00 mm 1,60 mm

B-5 obrigatrio o uso do IQI de fio duplo em conjunto com o IQI de sensibilidade radiogrfica.

_____________

15

N-1595

REV. E

JAN / 2003

NDICE DE REVISES REV. A, B, C e D


No existe ndice de revises.

REV. E
Partes Atingidas 1.3 1.4 2 3.3 3.4 4 6 10.1 13.2 13.3 13.6 14.1.1 15.1 15.2 17.2 18.2.2 18.4 18.5 20 21 22 23 24 25 Includo Renumerado Revisado Includo Includo Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Excludo Revisado Revisado Includo Revisado Revisado Includo Includo Revisado Includo Revisado e Renumerado Revisado e Renumerado Revisado e Renumerado Revisado e Renumerado Descrio da Alterao

_____________
IR 1/1

Vous aimerez peut-être aussi