Vous êtes sur la page 1sur 28

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE FOME SECRETARIA NACIONAL DE RENDA DE CIDADANIA INSTRUO OPERACIONAL N 15 , DE 13 DE DEZEMBRO DE 2006.

Divulgar aos estados e municpios orientaes sobre os procedimentos para Credenciamento de Usurios ao Sistema de Gesto de Benefcios do Programa Bolsa Famlia.

1. APRESENTAO A Gesto de Benefcios do Programa Bolsa Famlia pauta-se pela execuo de forma descentralizada utilizado tecnologias de informao que apiem a administrao eficiente e efetiva no mbito municipal e estadual. Desse modo, de acordo com o disposto na Portaria GM/MDS n 555, de 11 de novembro de 2005, que estabelece normas e procedimentos para a gesto de benefcios do Programa Bolsa Famlia e Remanescentes, o MDS disponibiliza aos gestores municipais o mdulo municipal do Sistema de Gesto de Benefcios, desenvolvido pela Caixa Econmica Federal (CAIXA) sob o nome de Sistema de Benefcios ao Cidado - SIBEC. Neste sentido, esta Instruo Operacional divulga os procedimentos para credenciamento ao SIBEC.

2. Sistema de Gesto de Benefcios O mdulo municipal do Sistema de Gesto de Benefcios (tambm chamado de SIBEC) o sistema responsvel pela execuo das atividades de gesto de benefcios, ou seja, por intermdio deste sistema, a gesto local pode realizar atividades de consulta, manuteno de benefcios bloqueios, cancelamentos, desbloqueios e reverses bem como emisso de relatrios gerenciais. O Sistema possui diferentes perfis de acesso em mbito local, todos eles sob a responsabilidade do gestor municipal de realizar o credenciamento. Os perfis municipais disponveis so: Coordenador Municipal: acesso completo (consulta, manuteno e relatrios); Operador Municipal: acesso completo (consulta, manuteno e relatrios); Atendimento Municipal: acesso restrito (consulta); Instncia de Controle Social: acesso restrito (consulta).

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

Tambm tero acesso ao sistema o Gestor Estadual do Programa Bolsa Famlia, a Instncia Estadual de Controle Social e os integrantes da Rede Pblica de Fiscalizao. 3. Guia de Credenciamento O Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome MDS disponibiliza em seu stio na Internet (www.mds.gov.br) o Guia de Credenciamento ao Sistema de Gesto de Benefcios, documento em anexo, que estabelece os procedimentos, informaes e orientaes para se ter a acesso ao Sistema de Gesto de Benefcios. O Guia de Credenciamento o passo a passo com os procedimentos que devem ser adotados durante o processo de credenciamento. O documento traz tambm informaes detalhadas para se entender o processo, tais como: perfis de acessos, registro de senhas, documentao exigida, nveis de acesso, dentre outras.

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

Fluxograma do Processo de Credenciamento


MUNICPIO
Aguardar a Publicao do Termo de Adeso ao Programa Bolsa Famlia do municpio no Dirio Oficial da Unio

MUNICPIO
Preenchimento dos Formulrios de Cadastramento de Usurio Externo - FICUS/E, conforme item 4.1 deste guia.

MUNICPIO
O Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia dever entregar o "comunicado de cadastramento de usurio externo" e "Poltica de Segurana para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidade Externas "ao respectivo usurio do Sistema de Gesto de Benefcios.

MUNICPIO
Enviar ofcio CAIXA assinado pelo prprio Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia. Anexar ao ofcio da Prefeitura os seguintes documentos: - As FICUS/E dos futuros usurios do Sistema; e - Cpia do Formulrio de Designao do Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia, encaminhado ao MDS conforme a Portaria GM/ MDS n 246, de 20 de maio de 2005.

MUNICPIO
O Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia dever orientar o usurio do sistema para cadastramento das senhas. ver item 4.2 e 4.3 deste guia.

Caixa Econmica Federal (CAIXA)


A CAIXA far a anlise da documentao entregue pelo municpio e, para cada usurio, enviar os documentos "comunicado de cadastramento de usurio externo" e "Poltica de Segurana para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidade Externas " conforme anexo II e III deste Guia.

MUNICPIO
Aps o cadastramento das senhas e respeitados os prazos de validao sitemica das mesmas, os usurios estaro aptos a utlizar o sistema.

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE USURIOS Para o credenciamento de usurios o ente federado precisa cumprir alguns passos, necessrios para formalizar o acesso dos funcionrios da Prefeitura ou do Governo do estado ao SIBEC. O processo de credenciamento prescinde de informaes pessoais dos futuros usurios, acompanhadas de cpia das documentaes, que devem ser providenciadas, individualmente, pelo Gestor do Programa Bolsa Famlia no municpio ou no Estado, exceto no caso da Rede Pblica de Fiscalizao, quando o prprio rgo pode credenciar-se junto CAIXA. Todas estas informaes devem ser registradas em formulrio oficial da CAIXA, intitulado Ficha de Cadastramento de Usurio Externo FICUS/E, para qualificao do usurio ao sistema por meio da emisso da senha eletrnica, individual e intransfervel. O gestor local ou rgo da rede pblica de fiscalizao ainda deve estar ciente das obrigaes, previstas no ato do credenciamento do municpio para uso dos sistemas computacionais oferecidos pela CAIXA, por meio do documento oficial da prpria CAIXA denominado Poltica para acesso aos recursos computacionais da Caixa por entidades externas. Informaes sobre o credenciamento de usurios das instncias municipais e estaduais de controle social, dos estados e dos membros da Rede Pblica de Fiscalizao, so tratadas na ntegra no documento Guia de Credenciamento de Usurios ao Sistema de Gesto de Benefcios, em anexo.

4. CANAIS DE ATENDIMENTO AO MUNICPIO

O esclarecimento de dvidas do municpio poder ser realizado atravs do telefone da CAIXA - 0800-574-0104 - ou ainda com a equipe de atendimento do MDS no telefone 0800 707 2003, e ainda por meio do endereo eletrnico bolsa.familia@mds.gov.br . Toda a legislao do Cadastro nico e dos Programas Bolsa Famlia e demais remanescentes pode ser obtida no stio do MDS (www.mds.gov.br).

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE FOME - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC

G GU UIIA AD DE EC CR RE ED DE EN NC CIIA AM ME EN NT TO OD DE EU US SU U R RIIO OS S


SISTEMA DE GESTO DE BENEFCIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMLIA

Julho de 2007
VERSO DO GUIA V 2.1

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

Registro de Alteraes Tipo Atualizao do capitulo 7 Atualizao do Anexo I Pgina(s) 11 a 13 16 29/06/2007 12/07/2007 Data

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

NDICE
1. INTRODUO .............................................................................................................................1 1.1 1.2 1.3 2 3 4 OBJETIVO .............................................................................................................................. 1 ORGANIZAO E USO DO MANUAL .......................................................................................... 2 CANAIS DE ATENDIMENTO ...................................................................................................... 2

FLUXO DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO ....................................................................3 PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO MUNICPIO ...............................................4 PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE USURIOS................................................4 4.1 ORIENTAO PARA PREENCHIMENTO DA FICUS/E ................................................................. 5 4.2 PROCEDIMENTO PARA CADASTRAMENTO, TROCA OU DESBLOQUEIO DA SENHA DO CARTO DO CIDADO................................................................................................................................... 7 4.3 PROCEDIMENTO PARA CADASTRAMENTO, TROCA OU DESBLOQUEIO DA SENHA DA INTERNET 8 4.4 PROCEDIMENTO PARA DESCREDENCIAMENTO OU ALTERAO DE DADOS DO USURIO.............. 9

PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO ESTADO .................................................10

6 PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DAS INSTNCIAS DE CONTROLE SOCIAL MUNICIPAL E ESTADUAL ...........................................................................10 7 PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DOS INTEGRANTES DA REDE PBLICA DE FISCALIZAO .........................................................................................................11 8 OBRIGAES E RESPONSABILIDADES DOS MUNICPIOS/ESTADOS QUANTO AO ACESSO AO SISTEMA DE GESTO DE BENEFCIOS ..........................................14 9 CONVNIO FIRMADO ENTRE A CAIXA E O MDS PARA ACESSO AOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS DO AGENTE OPERADOR. .........................................................15 ANEXO I ............................................................................................................................................16

Local/Data.....................................................................................................................................17
ANEXO II ...........................................................................................................................................20 COMUNICADO DE CADASTRAMENTO DE USURIO EXTERNO .............................................. 20 ANEXO III ..........................................................................................................................................21 POLTICA PARA ACESSO AOS RECURSOS COMPUTACIONAIS DA CAIXA POR ENTIDADES EXTERNAS..................................................................................................................21

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

1. INTRODUO
A Gesto de Benefcios o conjunto permanente de processos e atividades, com o objetivo de realizar continuamente a transferncia de renda s famlias participantes do Programa Bolsa Famlia PBF, compreendendo toda a evoluo no benefcio financeiro como, por exemplo, bloqueios, desbloqueios e cancelamentos. Em consonncia com o disposto no art. 8 da lei n. 10.836, de 9 de janeiro de 2005, o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome MDS editou a Portaria n 555, de 11 de novembro de 2005, descentralizando a gesto de benefcios aos municpios. Para a realizao da gesto de benefcios em mbito municipal foi desenvolvido o Sistema de Benefcios ao Cidado (SIBEC), pela Caixa Econmica Federal (CAIXA), Agente Operador do PBF, segundo o art. 12 da Lei n. 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Desta forma, o SIBEC constitui, para efeitos operacionais do PBF, o Sistema de Gesto de Benefcios previsto na Portaria MDS n. 555, de 2005. Por intermdio deste sistema informatizado, bloqueios, cancelamentos e desbloqueios de benefcios financeiros do PBF so realizados de maneira fcil, rpida e direta. Para ter acesso ao SIBEC, necessria, antes de tudo, a realizao de credenciamento junto CAIXA dos futuros usurios do Sistema de Gesto de Benefcios do PBF. Neste sentido, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do MDS, em parceria com a CAIXA, desenvolveu este Guia de Credenciamento. Tambm tero acesso ao sistema o Gestor Estadual do Programa Bolsa Famlia, a Instncia Estadual de Controle Social e os integrantes da Rede Pblica de Fiscalizao. 1.1 Objetivo O objetivo desde manual o de prover informaes de carter indispensvel aos Estados, aos municpios, s instncias estadual e municipal de controle social e aos integrantes da Rede Pblica de Fiscalizao sobre os procedimentos para credenciamento junto CAIXA dos futuros usurios do Sistema de Gesto de Benefcios do Programa Bolsa Famlia.

recomendvel que regularmente seja visitado o stio do MDS (www.mds.gov.br) para verificar a existncia de novas informaes sobre o Sistema Gesto de Benefcios ou verses mais atualizadas deste Guia.

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

1.2

Organizao e uso do Manual Este Guia est organizado em itens com ttulos numerados. Os Anexos apresentam

os Formulrios padres utilizados no credenciamento. Foram tambm adotadas algumas convenes, para auxiliar o entendimento deste Guia. So elas:
CONVENO Palavra escrita no Formato: Palavra escrita no formato ou formato: Palavra escrita no FORMATO: Palavra escrita no Formato: SIGNIFICADO palavra de Origem estrangeira Indicam textos relevantes ou que aparecem em telas Indica um boto na tela Indica que um campo a ser preenchido Descrio de um conjunto de aes, passo a passo com a finalidade de executar um procedimento EXEMPLO Internet Identificao do Cidado ( Ttulo da tela) OK Campo 1-Dados da Entidade Externa (este deve ser preenchido) Passo a) Preencher o campo 1

Frase precedida por Passo a) , onde a letra indica a seqncia de execuo das aes num procedimento:

Frase precedida pela expresso Nota n: , onde n indica o Nota 1: Informao til na nmero de seqncia da nota dentro de uma seo, item ou realizao de uma ao passo. Frase no formato:
Ao ou recomendao importante que deve ser especialmente considerada na realizao de uma ao

1.3

Canais de Atendimento

Para o esclarecimento de dvidas, crticas e sugestes, entre em contato com: Telefone: 0800 707 2003 (Central de Informaes do MDS) Telefone: 0800 574 0104 (CAIXA) Stio: www.mds.gov.br e-mail: bolsa.familia@mds.gov.br.

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

FLUXO DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO


MUNICPIO
Aguardar a Publicao do Termo de Adeso ao Programa Bolsa Famlia do municpio no Dirio Oficial da Unio

MUNICPIO
Preenchimento dos Formulrios de Cadastramento de Usurio Externo - FICUS/E, conforme item 4.1 deste guia.

MUNICPIO
O Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia dever entregar o "comunicado de cadastramento de usurio externo" e "Poltica de Segurana para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidade Externas "ao respectivo usurio do Sistema de Gesto de Benefcios.

MUNICPIO
Enviar ofcio CAIXA assinado pelo prprio Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia. Anexar ao ofcio da Prefeitura os seguintes documentos: - As FICUS/E dos futuros usurios do Sistema; e - Cpia do Formulrio de Designao do Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia, encaminhado ao MDS conforme a Portaria GM/ MDS n 246, de 20 de maio de 2005.

MUNICPIO
O Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia dever orientar o usurio do sistema para cadastramento das senhas. ver item 4.2 e 4.3 deste guia.

Caixa Econmica Federal (CAIXA)


A CAIXA far a anlise da documentao entregue pelo municpio e, para cada usurio, enviar os documentos "comunicado de cadastramento de usurio externo" e "Poltica de Segurana para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidade Externas " conforme anexo II e III deste Guia.

MUNICPIO
Aps o cadastramento das senhas e respeitados os prazos de validao sitemica das mesmas, os usurios estaro aptos a utlizar o sistema.

INSTRUO OPERACIONAL SENARC/MDS N 15

PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO MUNICPIO


Antes de a prefeitura iniciar o credenciamento para acesso ao Sistema de

Gesto de Benefcios, preciso que o Termo de Adeso ao Programa Bolsa Famlia do municpio tenha sido publicado no Dirio Oficial da Unio, em conformidade com a Portaria GM/MDS n 246, 20 de maio de 2005. A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania SENARC libera semanalmente o acesso dos municpios ao Sistema de Gesto de Benefcios, permitindo que apenas as prefeituras com termos assinados possam acessar o sistema via Internet.

PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE USURIOS


O credenciamento de usurios compreende os passos necessrios que o

Municpio precisa cumprir para formalizar o acesso dos funcionrios da Prefeitura ao Sistema de Gesto de Benefcios. Informaes sobre o credenciamento de usurios das instncias municipal e estadual de controle social, dos estados e dos membros da Rede Pblica de Fiscalizao podem ser obtidas nos itens 5, 6 e 7 deste Guia.

Todos os futuros usurios do Sistema de Gesto de Benefcios devero realizar este credenciamento, inclusive aqueles que j possuem senha de acesso aos sistemas da CAIXA.

Os passos para o credenciamento de usurios so os seguintes:


Passo a)

O gestor municipal do Programa Bolsa Famlia deve orientar usurio do Sistema sobre o preenchimento da Ficha de Cadastramento de Usurio Externo FICUS/E (Anexo I). Ver as orientaes acerca do preenchimento da FICUS/E neste Guia; O municpio deve enviar ofcio CAIXA assinado pelo gestor municipal do Programa Bolsa Famlia. Anexar ao ofcio da prefeitura os documentos: As FICUS/E dos usurios do sistema; e Cpia do Formulrio de Designao do Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia, encaminhado ao MDS conforme a Portaria GM/MDS n 246, de 20 de maio de 2005. A CAIXA analisa a documentao entregue pelo municpio e, para cada usurio, envia o documento Comunicado de Cadastramento de Usurio Externo, conforme o modelo do Anexo II e a Poltica de Segurana para

Passo b)

Passo c)

Guia de Credenciamento de Usurios

Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidade Externas, conforme modelo do Anexo III deste Guia;
Passo d)

O gestor municipal do Programa Bolsa Famlia recebe o Comunicado de Cadastramento de Usurio Externo da CAIXA e a Poltica de Segurana para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidade Externas entrega ao respectivo usurio do sistema. O Comunicado dever ser aberto apenas pelo usurio; O gestor municipal do Programa Bolsa Famlia deve orientar o usurio do sistema sobre o cadastramento das senhas; O usurio do Sistema de Gesto de Benefcios deve cadastrar duas senhas, de acordo com as orientaes apresentadas neste Guia: SENHA DO CARTO CIDADO; e SENHA INTERNET.

Passo e) Passo f)

4.1

Orientao para Preenchimento da FICUS/E A Ficha de Cadastramento de Usurio Externo FICUS/E (Ver Anexo I) o

documento oficial de cadastramento de usurio da CAIXA que, obrigatoriamente, deve ser preenchido por todos os usurios do Sistema de Gesto de Benefcios. Depois do preenchimento e da entrega desse documento CAIXA, sero garantidos ao usurio os direitos e prerrogativas legais de acesso ao Sistema de Gesto de Benefcios do Programa Bolsa Famlia. Os passos para o preenchimento da FICUS/E so:
Preencher os campos do formulrio em letra de forma legvel e sem rasuras. Os campos de 7 a 9 so reservados CAIXA e no devem ser preenchidos pelo municpio.

Passo a) Passo b)

Marcar o campo Incluso. No campo 1-Dados da Entidade Externa, registrar os dados da secretaria municipal responsvel pelo Programa Bolsa Famlia, conforme foi informado no formulrio do Termo de Adeso do Municpio ao Programa Bolsa Famlia; No campo 2-Dados do Empregado da Entidade Externa, registrar os dados do usurio que est sendo credenciado; No campo 3, verificar o perfil do usurio que est sendo cadastrado e copiar o contedo da coluna Cdigo para o campo 3 da FICUS/E da Tabela Perfis de Usurios Municipais:

Passo c) Passo d)

Guia de Credenciamento de Usurios

TABELA- PERFIS DE USURIOS MUNICIPAIS PERFIL Gestor Municipal. Coordenador do Bolsa Famlia DESCRIO Destinado ao gestor municipal do Programa Bolsa Famlia no municpio. Cada municpio poder cadastrar apenas 1 usurio com esse perfil. CDIGO PARA O CAMPO 3 DA FICUS/E SIBEC GRUPO DE USUARIO PBECW044 Coordenador Municipal ACESSO PERMITIDO
Consultar Histrico de Situao Consultar Histrico Financeiro Consultar Histrico Familiar Consultar Benefcio Consultar Histrico Financeiro Titular Bloquear Desbloquear Cancelar Reverter Cancelamento Consultar Folha de Pagamento Relatrios e Arquivos

Gestor Municipal. Operador Pleno do Bolsa Famlia Destinado aos funcionrios da prefeitura;. Os membros da instncia de controle social do municpio NO podem receber este credenciamento. No h limite de usurios por municpio para este perfil. SIBEC GRUPO DE USUARIO PBECW045 Operador Municipal

Infra-estrutura Manual Calendrio Operacional


Consultar Benefcio Consultar Histrico De Situao Consultar Histrico Financeiro Consultar Histrico Familiar Consultar Histrico Financeiro Titular Bloquear Desbloquear Cancelar Reverter Cancelamento Consultar Consultar Folha de Pagamento Relatrios e Arquivos

Atendimento do Bolsa Famlia Destinado aos funcionrios da prefeitura responsveis por realizar consultas de benefcios; Os membros da instncia de controle social do municpio NO podem receber este credenciamento. No h limite de usurios por municpio para este perfil. GRUPO USUARIO PBECW051 Atendimento Municipal DE

Infra-estrutura Manual Calendrio Operacional Consultas


Relatrios Consulta Relatrios e Arquivos

Manual Calendrio Operacional

Guia de Credenciamento de Usurios

Passo e)

No campo 4, informar sobre o equipamento e software do qual o sistema ser acessado.

Exemplo: Windows 2000 ou superior e Internet Explorer V5;


Passo f)

No campo 6, preencher o nome completo do usurio e coletar a sua assinatura. Em seguida, o gestor municipal do Programa Bolsa Famlia deve assinar e carimbar o documento no campo pertinente. Entregar toda a documentao (FICUS/E e cpia do RG, do CPF e do PIS/PASEP) na agncia da CAIXA de relacionamento do municpio; O gestor municipal do Programa Bolsa Famlia recebe, da CAIXA, o documento Comunicado de Cadastramento de Usurio Externo (Anexo II), at cinco dias teis, a contar da data de entrega da FICUS/E; O gestor municipal do Programa Bolsa Famlia entrega o Comunicado de Cadastramento de Usurio Externo (Anexo II) e orienta o usurio para o cadastramento das senhas do Carto do Cidado e da Internet, conforme procedimento descrito neste Guia.

Passo g) Passo h)

Passo i)

4.2

Procedimento para cadastramento, troca ou desbloqueio da SENHA DO CARTO DO CIDADO A SENHA DO CARTO DO CIDADO cadastrada na agncia da CAIXA, na

presena de um funcionrio, e est condicionada validao da FICUS/E.

Somente de posse da SENHA DO CARTO DO CIDADO possvel cadastrar a SENHA DA INTERNET, e esta que permite acesso ao Sistema de Gesto de Benefcios.

Os passos para cadastrar a SENHA DO CARTO DO CIDADO so:


Passo a)

O usurio deve comparecer a qualquer agncia da CAIXA, portando pelo menos um dos seguintes documentos: carteira de identidade ou carteira de habilitao (modelo com foto) ou Carteira de Trabalho.

imprescindvel possuir Nmero de Identificao Social - NIS. Se o usurio possuir nmero de PIS ou PASEP, deve utilizar este nmero como NIS. Se o usurio no possuir o PIS ou PASEP, o empregador atual deve solicitar o cadastramento no PIS ou no PASEP, conforme o vnculo empregatcio, privado ou pblico, respectivamente.
Caso o usurio faa um novo cadastro NIS, receber, em casa, um novo Carto do Cidado. No entanto, a SENHA DO CARTO CIDADO pode ser obtida antes do usurio receber o carto. Esse cadastramento de NIS, no implica, de maneira alguma, a insero de dados do usurio no Cadastro nico do Governo Federal ou o recebimento de benefcios sociais.
Guia de Credenciamento de Usurios

Nota 1 :

Para obter informaes sobre o Carto do Cidado, acesse o stio da CAIXA (http://www.caixa.gov.br/voce/produtos/asp/cartao_do_cidad ao.asp).

Passo b)

Na agncia, o usurio orientado a preencher um documento interno da CAIXA, identificado como Termo de Responsabilidade. O usurio, ento, cadastra uma seqncia de 6 algarismos, que a sua SENHA DO CARTO DO CIDADO.

Esta SENHA um nmero que o usurio cria e s ele tem conhecimento, portanto deve ser bem guardada.

Nota 2 :

Sobre a SENHA DO CARTO DO CIDADO

A liberao da senha cadastrada acontece somente 24 horas depois do cadastramento; A senha depois de liberada pode ser trocada a qualquer tempo, a critrio do usurio, sendo necessrio para isso o comparecimento a qualquer agncia da CAIXA; A senha automaticamente bloqueada nos casos em que ocorram 3 tentativas de uso consecutivo sem sucesso, ou, ainda, 5 tentativas sem sucesso num perodo de 30 dias; Para desbloquear a senha, o usurio deve comparecer a qualquer agncia da CAIXA e solicitar o desbloqueio automtico.

4.3

Procedimento para Cadastramento, troca ou desbloqueio da SENHA DA INTERNET Depois de cadastrada a SENHA DO CARTO DO CIDADO, o usurio deve

efetuar o cadastramento de sua SENHA DA INTERNET. A SENHA DA INTERNET uma senha diferente daquela cadastrada na agncia da CAIXA. a senha que o usurio sempre utilizar para acessar o Sistema de Gesto de Benefcios do Programa Bolsa Famlia na Internet. Os passos para cadastrar a SENHA INTERNET so:
Passo a) Passo b)

Acessar o sitio da CAIXA: www.caixa.gov.br Clicar na opo Para Sua Cidade, clicar na opo Bolsa Famlia, no final da pgina clicar em MAIS DETALHES. No final da pgina, clicar em SISTEMA.

Guia de Credenciamento de Usurios

Passo c) Passo d) Passo e) Passo f) Passo g)

Na tela Informativo, clicar em PROGRAMAS: BOLSA FAMLIA Na tela Identificao do Cidado, digitar o NIS (PIS ou PASEP) e clicar em CADASTRAR SENHA INTERNET Digitar a senha do Carto do Cidado e clicar em AVANAR. exibido o contrato padro. No final da pgina clicar em ACEITO . Escolher sua SENHA DA INTERNET , que deve ter de 6 a 8 algarismos e/ou letras. Digitar duas vezes. Clicar OK. Sair do sistema e efetuar novo acesso com a senha internet, repetindo os passos de a) a d)

A partir desse procedimento, o acesso ao Sistema de Gesto de Benefcios do Bolsa Famlia realizado com a SENHA DA INTERNET.

Nota 1 :

Sobre a SENHA DA INTERNET:

A senha pode ser trocada a qualquer tempo. Para isto, basta repetir os passos para cadastrar a SENHA DA INTERNET; Se a senha Internet for bloqueada, em razo de sucessivas tentativas sem sucesso, devese repetir os passos para cadastrar nova senha; Se o usurio bloquear as duas senhas (Carto do Cidado e Internet), ele deve comparecer a qualquer agncia da CAIXA, cadastrar a nova SENHA DO CARTO DO CIDADO e, passadas 24 horas do cadastramento, repetir os passos para o cadastrar a SENHA DA INTERNET.

4.4

Procedimento para descredenciamento ou alterao de dados do usurio Utilizar o mesmo modelo da FICUS/E Ficha de Cadastramento de Usurio

Externo (Anexo I). Para realizar o descredenciamento ou a alterao de dados do usurio faa o seguinte:
Passo a) Passo b) Passo c) Passo d)

Para realizar apenas alterao de dados, preencha nova FICUS/E, marcando o campo Alterao do formulrio. Para fazer um descredenciamento, marque o campo Excluso da FICUS/E e preencher os mesmos campos relativos ao cadastramento. As FICUS/E tambm devem ser assinadas pelo gestor municipal do Programa Bolsa Famlia; A FICUS/E deve ser entregue na agncia da CAIXA;

Guia de Credenciamento de Usurios

Passo e)

Em at 2 (dois) dias teis a CAIXA informar ao Gestor Municipal a realizao do descredenciamento ou da alterao de dados demandada.

PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DO ESTADO


O Estado pode fazer o credenciamento para acesso ao Sistema de Gesto de

Benefcios do Programa Bolsa Famlia. Para credenciar os usurios, o gestor estadual deve preencher a FICUS/E para todos os funcionrios do governo estadual que tero acesso ao Sistema de Gesto de Benefcios do Programa Bolsa Famlia, conforme o PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE USURIOS descrito neste Guia (item 4), porm o campo 3, deve seguir o perfil do usurio definido na Tabela Perfis de Usurios Estaduais abaixo.
TABELA- PERFIS DE USURIOS ESTADUAIS PERFIL Coordenao Estadual do Programa Bolsa Famlia DESCRIO Destinado ao gestor estadual e demais funcionrios do governo estadual que precisem acessar as informaes do Programa Bolsa Famlia no estado. CDIGO PARA O ACESSO PERMITIDO CAMPO 3 DA FICUS/E GRUPO DE Consultas USUARIO Relatrios PBECW052 Consulta Relatrios e Coordenao Arquivos. Estadual Manual Infra-estrutura Calendrio Operacional GRUPO DE Consultas USUARIO Relatrios PBECW053 Consulta Relatrios e Atendimento Arquivos. Estadual Infra-estrutura

Atendimento do Bolsa Famlia

Destinado aos funcionrios do Governo responsveis por realizar consultas de benefcios; Os membros da instncia de controle social do municpio NO podem receber este credenciamento. No h limite de usurios por municpio para este perfil.

Manual Calendrio Operacional

PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DAS INSTNCIAS DE CONTROLE SOCIAL MUNICIPAL E ESTADUAL


Os gestores municipal e estadual do Programa Bolsa Famlia devem credenciar

os membros da instncia de controle social para acesso ao Sistema de Gesto de Benefcios do Programa Bolsa Famlia.

Guia de Credenciamento de Usurios

10

Para credenciar os usurios os gestores municipal e estadual devem preencher a FICUS/E para todos os membros da instncia de controle social que tero acesso ao Sistema de Gesto de Benefcios do Programa Bolsa Famlia, conforme o PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE USURIOS descrito neste Guia, porm o campo 3, deve seguir o perfil do usurio definido na Tabela Perfis de Usurios das Instncias de Controle Social abaixo.

TABELA- PERFIS DE USURIOS DAS INSTNCIAS DE CONTROLE SOCIAL PERFIL Usurio da Instncia Municipal de Controle Social do PBF DESCRIO Destinado aos membros da instncia de controle social do municpio. No h limite de usurios por municpio para este perfil. CDIGO PARA O CAMPO 3 DA FICUS/E GRUPO DE USUARIO PBECW046 Controle Social Municipal ACESSO PERMITIDO Consultas

Relatrios
Consulta Relatrios e Arquivos.


GRUPO DE USUARIO PBECW054 Controle Social Estadual

Usurio da Instncia Estadual de Controle Social do PBF

Destinado aos membros da instncia de controle social do estado. No h limite de usurios por Estado para este perfil.

Infra-estrutura Manual Calendrio Operacional Consultas

Relatrios
Consulta Relatrios e Arquivos.

Infra-estrutura Manual Calendrio Operacional.

PROCEDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DOS INTEGRANTES DA REDE PBLICA DE FISCALIZAO


Os integrantes da Rede Pblica de Fiscalizao do Programa Bolsa Famlia

so os seguintes: Controladoria Geral da Unio CGU; Tribunal de Contas da Unio TCU; Procuradores do Ministrio Pblico Federal MPF; e Promotores dos Ministrios Pblicos Estaduais MPE.

Os integrantes desses rgos e instituies so credenciados para acesso ao Sistema de Gesto de Benefcios do Programa Bolsa Famlia diretamente junto

Guia de Credenciamento de Usurios

11

CAIXA, consoante as regras fixadas em cada convnio firmado com o MDS no ato de criao da Rede Pblica de Fiscalizao. Para o credenciamento proposto acima, devem ser seguidos os seguintes requisitos: Os representantes desses rgos, em mbito estadual ou municipal, no podem autorizar o prprio cadastramento, sendo necessria a assinatura de seu superior imediato na FICUS/E, com exceo para os Membros do Ministrio Pblico Federal (Procuradores da Repblica, Procuradores

Regionais da Repblica e Subprocuradores-Gerais da Repblica) que possuem autonomia para tal; Qualquer agncia da CAIXA pode receber a documentao entregue pelo representante da Rede Pblica de Fiscalizao para fins de cadastramento de usurios; Sendo este representante autoridade mxima no seu mbito de atuao, municipal ou estadual, poder autorizar o cadastramento dos demais funcionrios que atuam na fiscalizao local;

No mbito da agncia da CAIXA so seguidos os procedimentos: A agncia recebe do representante da Rede Pblica de Fiscalizao ou dos prprios procuradores federais, estaduais e/ou regionais o Ofcio de solicitao de cadastramento para acesso ao SIBEC; A agncia fornece ao representante da instituio ou aos prprios procuradores/promotores duas vias da FICUS/E, juntamente com duas vias da Poltica para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidades Externas, a serem destinadas para cada um dos usurios que sero cadastrados; A instituio retorna a agncia uma via da FICUS/E e da Poltica para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidades Externas, de cada usurio a ser cadastrado, devidamente preenchida, assinada e rubricada; A instituio dever tambm entregar cpia legvel da documentao dos usurios, a qual confrontada com o documento original, ou cpia autenticada em Cartrio, conforme abaixo:

Guia de Credenciamento de Usurios

12

o Da Identidade Funcional do representante da instituio que est autorizando o cadastramento do(s) usurio(s). o Da identidade e CPF do(s) usurio(s) indicado(s) na(s) FICUS. o Do comprovante de inscrio no PIS/PASEP, que poder ser obtido na prpria agncia.

Obs.: Caso o usurio indicado no possua NIS (PIS/PASEP), solicitado o preenchimento do DCT - Documento de Cadastramento do Trabalhador (formulrio padronizado, utilizado pelo empregador para solicitar o cadastramento do empregado no PIS), na prpria agncia.

O item 4.1 - Orientao para preenchimento da FICUS/E descrito neste Guia traz o passo a passo para o preenchimento deste formulrio. Cabe observar que para a Rede Pblica de Fiscalizao o preenchimento do campo 3, deve seguir o perfil de usurio definido na Tabela abaixo.

TABELA- PERFIS DE USURIOS DOS INTEGRANTES DA REDE PBLICA DE FISCALIZAO PERFIL Rede Pblica de Fiscalizao do Programa Bolsa Famlia - Federal CDIGO PARA O CAMPO 3 DA FICUS/E Destinado aos integrantes da GRUPO DE Rede Pblica de Fiscalizao USUARIO do Programa Bolsa Famlia PBECW022 (CGU, TCU, MPF). Fiscalizao Federal TCU,CGU e MPF DESCRIO ACESSO PERMITIDO Consultas Relatrios Consulta Relatrios e Arquivos. Infra-estrutura Manual Calendrio Operacional. Consultas Relatrios Consulta Relatrios e Arquivos. Infra-estrutura Manual Calendrio Operacional.

Rede Pblica de Fiscalizao do Programa Bolsa Famlia - Estadual

Destinado aos integrantes da Rede Pblica de Fiscalizao do Programa Bolsa Famlia (MPE).

GRUPO DE USUARIO PBECW055 Fiscalizao Estadual - MPE

Guia de Credenciamento de Usurios

13

OBRIGAES E RESPONSABILIDADES DOS MUNICPIOS/ESTADOS QUANTO AO ACESSO AO SISTEMA DE GESTO DE BENEFCIOS

1 - Os gestores municipal e estadual do Programa Bolsa Famlia comprometem-se a manter os acessos dos usurios aos sistemas computacionais da CAIXA permitida por meio da FICUS/E no que diz respeito utilizao, impedindo o acesso a qualquer outro usurio que no esteja cadastrado, quer seja fisicamente ou por rede de comunicao pblica ou privada. 2 - Os gestores municipal e estadual do Programa Bolsa Famlia comprometem-se a informar tempestivamente CAIXA o desligamento de qualquer dos funcionrios cadastrados, com vistas ao imediato cancelamento dos seus acessos. 3 - A no utilizao do acesso por parte do funcionrio do municpio/estado cadastrado, por um perodo superior a 90 (noventa) dias consecutivos, implicar o cancelamento automtico do acesso. 4 - Havendo acesso indevido ou qualquer dano s informaes que a CAIXA tenha tornado disponveis aos gestores municipal e estadual do Programa Bolsa Famlia, todos os acessos concedidos no respectivo mbito sero imediatamente cancelados, sendo-lhe aplicados os procedimentos civis e penais cabveis. 5 - Os gestores municipal e estadual do Programa Bolsa Famlia comprometem-se pela exatido e a veracidade dos dados informados nas FICUS/E Ficha de Cadastramento de Usurios Externos encaminhadas CAIXA, bem como a entrega aos usurios de seu mbito administrativo dos documentos "Comunicado de Cadastramento de Usurio Externo" e da "Poltica para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidades Externas", documentos estes que lhe sero entregues pela CAIXA quando da efetivao do cadastramento desses usurios. 6- Est a cargo dos gestores municipal e estadual do Programa Bolsa Famlia fazer com que cumpra se a Poltica para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidades Externas, bem como a orientar a dar adequada utilizao e tratamento a todas as informaes que a CAIXA lhe tornar disponveis, com a proteo e zelo necessrios.

Guia de Credenciamento de Usurios

14

9 CONVNIO FIRMADO ENTRE A CAIXA E O MDS PARA ACESSO AOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS DO AGENTE OPERADOR.
O Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome - MDS firmou convnio com a Caixa Econmica Federal conforme publicado no Dirio Oficial da Unio, seo 3, nmero 61 de 29 de maro de 2007. Objetivo do convnio possibilitar ao MDS, municpios e a Rede de Fiscalizao do Governo Federal, acesso s informaes referentes aos servios que lhes so prestados pela CAIXA, no mbito dos sistemas SIPAS - Sistema de Pagamentos Sociais, SIBES - Sistema de Benefcios Sociais, SIISO - Sistema de Informaes Sociais, SIGBC - Sistema de Informaes Gerenciais de Benefcios ao Cidado, SIGCD - Sistema de Informaes Gerenciais do Cadastro nico para Pagamentos Sociais do Governo Federal e SIBEC - Sistema de Benefcios ao Cidado, no tocante aos Programas de Transferncia de Renda do Governo Federal: Bolsa Famlia, Programas Remanescentes, PETI - Programa de Erradicao do Trabalho Infantil e Agente Jovem, estando ciente do grau de sigilo atribudo informao disponibilizada. Perodo de vigncia: 01/03/2007 a 28/02/2012.

Assinaturas: CAIXA ROBERTO BARROS BARRETO - Superintendente Nacional de Distribuio de Servios ao Cidado; MDS - ROSANI EVANGELISTA CUNHA Secretria Nacional de Renda de Cidadania. Data de assinatura: 01/03/2007.

Guia de Credenciamento de Usurios

15

ANEXO I

FICUS/E - Ficha de Cadastramento de Usurio Externo


# 20 Confidencial

Classificao vlida para este documento somente aps preenchido


CAIXA ECONMICA FEDERAL

Incluso

Excluso

Alterao

1 - Dados da Entidade Externa Denominao social Endereo completo UF CEP Para acesso ao FGTS Agncia arrecadadora FGTS Cdigo Empresa no FGTS DDD Telefone Ramal Ramal Cidade CNPJ

2 - Dados do Empregado da Entidade Externa Nome do Empregado PIS/NIS Data de nascimento / Nome da me / Carteira de Identidade/RG rgo emissor/UF CPF Data de expedio / /

3 - Solicitao de Acesso (Informar os sistemas que deseja acessar)

Quantidade de equipamentos

Software utilizado para conexo com a CAIXA

4 - Equipamento/Software (Indique o utilizado pela empresa para acesso aos sistemas da CAIXA)

5 - Observaes

Guia de Credenciamento de Usurios

16

6 - Termo de Responsabilidade (A ser assinado pelo empregado e pelo Representante Legal da Entidade Externa)

Comprometo-me pela veracidade dos dados informados nos itens 1 a 6 desta FICUS/E, bem como a seguir as determinaes constantes nas Clusulas do Convnio firmado com a CAIXA.

Local/Data

Assinatura do empregado da entidade externa Nome completo:

Local/Data

Assinatura, sob carimbo, do representante legal da entidade externa Nome completo: CPF: Cargo:

7 - Dados para Cadastramento de Empresa no SISCP (Uso exclusivo da CAIXA - a ser preenchido pelo Gestor da Informao ou pelo Representante Designado, conforme consta no Convnio firmado)

Nome completo (Denominao social da entidade externa) CNPJ da entidade externa Tipo de empresa (Entidade externa) a ser cadastrada no SISCP X - Externa Sigla solicitante (Cdigo de identificao do gestor ou representante designado) C Lotao solicitante (Cdigo de lotao do gestor ou representante designado) Nome completo do empregado da entidade externa (Preenchimento obrigatrio)

8 - Autorizao/Cadastramento e Termo de Responsabilidade (Uso exclusivo da CAIXA - a ser preenchido pelo Gestor da Informao ou pelo Representante Designado)

Autorizo o cadastramento do usurio informado no item 2, responsabilizando-me pela conferncia dos dados informados nos itens 1 a 6, pelo preenchimento do item 7, desta FICUS/E, bem como pela opo assinalada para envio do Comunicado de Cadastramento de Usurio Externo constante no item 8 desta FICUS/E. Solicito o envio do Comunicado de Cadastramento do Usurio Externo para: cx. postal pessoal do gestor da informao: C cx. postal pessoal do representante designado: C ,
Local/Data

de

de

Assinatura ,sob carimbo, do gestor da informao ou representante designado Nome completo: Matrcula:
Guia de Credenciamento de Usurios

17

9 - Uso Exclusivo da CAIXA (A ser preenchido pela Unidade de Cadastramento) Cadastrado em / / Cdigo de identificao Nome e cdigo da unidade de cadastramento

Nome completo e matrcula do executor

Nome completo do empregado da entidade externa (Preenchimento obrigatrio)

Guia de Credenciamento de Usurios

18

#20 CONFIDENCIAL 6 - TERMO DE RESPONSABILIDADE (a ser assinado pelo empregado e pelo Representante Legal da Entidade Externa) Comprometo-me pela veracidade dos dados informados nos itens 1 a 6 desta FICUS/E, bem com a seguir as determinaes constantes nas Clusulas do Convnio firmado com a CAIXA.

__________ Local

__/__/____ Data

_________________________________________ Assinatura Nome Completo

__________ Local

__/__/____ Data

_________________________________________ Assinatura sob carimbo nome, CPF e cargo Representante Legal da Entidade Externa

7 - DADOS PARA CADASTRAMENTO DE EMPRESA NO SISCP (Uso exclusivo da CAIXA a ser preenchido pelo Gestor da Informao ou pelo Representante Designado, conforme consta no Convnio firmado) Nome Completo (Denominao Social da Entidade Externa): ________________________ Tipo de Empresa (Entidade Externa) a ser cadastrada no SISCP: X Externa Sigla Solicitante (Cdigo de Identificao do Gestor ou representante designado): C ____________ Lotao Solicitante (Cdigo de Lotao do Gestor ou representante designado): __________________ CNPJ da Entidade Externa: _______________________________ Nome completo do empregado da Entidade Externa:_________________________________ (preenchimento obrigatrio)

8 - AUTORIZAO/CADASTRAMENTO e TERMO DE RESPONSABILIDADE (Uso exclusivo da CAIXA a ser preenchido pelo Gestor da Informao ou pelo Representante Designado) Autorizo o cadastramento do usurio informado no item 2, responsabilizando-me pela conferncia dos dados informados nos itens 1 a 6, pelo preenchimento do item 7, desta FICUS/E, bem como pela opo assinalada para envio do Comunicado de Cadastramento de Usurio Externo constante no item 8 desta FICUS/E. Solicito o envio do Comunicado de Cadastramento do Usurio Externo para: ( ) cx. postal pessoal do Gestor da Informao: C ______________ ( ) cx. postal pessoal do representante designado C ______________ ____________________________________ Local Assinatura sob carimbo - nome e matrcula Gestor da Informao ou Representante designado ___/___/200__ Data

___________________________________________

9 - Uso exclusivo da CAIXA a ser preenchido pela Unidade de Cadastramento Cadastrado em : ___/___/200__ __________________________________________ Nome e cdigo da Unidade de Cadastramento __________________________________________ Nome completo e matrcula do executor Cdigo de identificao X

Nome completo do empregado da Entidade Externa:______________ (preenchimento obrigatrio)

Guia de Credenciamento de Usurios

19

ANEXO II COMUNICADO DE CADASTRAMENTO DE USURIO EXTERNO


A/C DO USURIO: ___________________________________________________________

Informamos o seu cadastramento no ambiente computacional da CAIXA, conforme solicitado, e pedimos a leitura atenta dos itens a seguir.

CDIGO DE IDENTIFICAO - NIS (PIS/PASEP)______________________


SISTEMA/APLICATIVO/OPO DE ACESSO: A SENHA utilizada a senha do Carto do Cidado. Caso ainda no possua a senha, comparecer a qualquer agncia da CAIXA, portando pelo menos um dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira de Habilitao novo modelo, C.T.P.S ou Certido Civil. Para cadastramento da Senha Cidado, obrigatria a apresentao do Termo de Responsabilidade para Uso do Carto/Senha do Cidado preenchido com os dados do cliente. A senha cadastrada somente poder ser utilizada a partir do dia seguinte. Cadastramento da Senha Internet Acessar o site da CAIXA www.caixa.gov.br; Escolher Para sua Cidade; Escolher Bolsa Famlia; Escolher Mais Detalhes; Escolher Bolsa Famlia; Ao final da pgina, escolher Sistema; Clicar OK; Digitar o NIS (PIS-PASEP) e clicar em Cadastrar Senha Internet Digitar a senha do carto do cidado e clicar em avanar; Ser exibido o contrato padro, clicar em Aceito, ao final da pgina; Escolher uma senha e digit-la duas vezes; Clicar em OK; Aps finalizar o cadastramento, sair do sistema e efetuar novo acesso com a senha internet, repetindo os passos anteriores at Digitar o NIS (PIS-PASEP). OBS.: aps esse procedimento, o acesso ao mdulo de manuteno sempre feito pela senha internet.

Troca ou Desbloqueio da Senha Internet

Se a senha Internet for bloqueada, deve-se repetir o procedimento para cadastrar nova senha; Se o usurio bloquear as duas senhas (Carto do Cidado e Internet), deve, em primeiro lugar, comparecer a qualquer Agncia da CAIXA e providenciar o cadastramento de nova Senha Cidado e, no dia seguinte, repetir os passos para o cadastramento da Senha Internet.

Guia de Credenciamento de Usurios

20

ANEXO III POLTICA PARA ACESSO AOS RECURSOS COMPUTACIONAIS DA CAIXA POR ENTIDADES EXTERNAS
1 - OBJETIVO 1.1 Informar s Entidades Externas as diretrizes, critrios e procedimentos que devem ser seguidos por seus empregados para os quais for solicitado acesso aos recursos computacionais da CAIXA. 2 - CRITRIOS GERAIS 2.1 O acesso rede e aos sistemas corporativos da CAIXA, atravs de equipamentos operados fora de suas instalaes fsicas, por empregado de entidade externa deve ser realizado atendendo as diretrizes contidas neste documento. 2.2 O empregado de Entidade Externa denominado usurio externo para efeito de identificao junto CAIXA como usurio autorizado a ter acesso aos seus recursos computacionais. 3 - RESPONSABILIDADES 3.1 - DA ENTIDADE EXTERNA 3.1.1 - Dar cincia dessa Poltica aos empregados autorizados a ter acesso aos recursos computacionais da CAIXA, fazendo com que as responsabilidades e os procedimentos aqui descritos sejam cumpridos por esses empregados, arcando com as responsabilizaes inerentes pelo no cumprimento. 3.1.2 - Preencher e assinar, sob carimbo, as FICUS/E, verificando se constam, obrigatoriamente, as cpias legveis do RG, CPF e do PIS/PASEP do empregado para o qual est solicitando cadastramento aos recursos da CAIXA. 3.1.3 - Providenciar a entrega das FICUS/E e seus anexos ao Gestor da Informao na CAIXA, ou ao representante da CAIXA designado pelo gestor da informao. 3.1.4 - Entregar aos empregados sob sua responsabilidade os Comunicados de Cadastramentos de usurio externo encaminhados pela CAIXA. 3.1.7.5 - Comunicar ao gestor da informao ou ao representante designado, responsvel na CAIXA pela autorizao de acesso para os empregados de sua entidade as seguintes ocorrncias: ocorrncias de violao na correspondncia ou o no recebimento aps decorrido o prazo de 05 dias teis da solicitao de acesso, que, porventura, sejam reportados por empregados de sua Entidade, para os quais solicitou acesso aos recursos computacionais da CAIXA. 3.2 - DO USURIO EXTERNO 3.2.1 - Estar ciente e cumprir os critrios e responsabilidades estabelecidas nesta Poltica, que lhe digam respeito. 3.2.2 - Preencher e assinar a FICUS/E, anexando obrigatoriamente cpia legvel do RG e CPF. 3.2.3 - Aguardar o recebimento do Comunicado de Cadastramento do Usurio Externo, via correspondncia em papel ou e-mail do representante legal da Entidade Externa. 3.2.3.1 - Caso perceba qualquer sinal de violao na correspondncia ou no a receba em 5 dias teis, informa imediatamente ao representante legal de sua empresa. 3.2.4 - Seguir as instrues para acesso contidas no Comunicado de Cadastramento de Usurio Externo. 3.2.5 - Estar ciente de que a senha fornecida pela CAIXA para acesso aos recursos computacionais que lhe forem disponibilizados uma informao de segurana que tem carter pessoal e intransfervel e requer sigilo absoluto. 3.2.5.1 - A divulgao da senha terminantemente proibida, estando o usurio externo sujeito a ser responsabilizado por danos decorrentes da sua divulgao e uso indevido e a aplicao das sanes descritas no Guia de Credenciamento de Usurios. 3.2.6 - Manter o sigilo da senha, respondendo pelo uso indevido, e pelo uso por terceiros. 3.2.7 - Executar apenas as funes especficas que lhe foram concedidas pela autorizao de acesso. 3.2.8 - Usar os recursos e as informaes para as quais lhe foi concedido acesso em estrita observncia a abrangncia atribuda pelo gestor da informao da CAIXA e as orientaes constantes no Guia de Credenciamento de Usurios, estando ciente do grau de sigilo atribudo informao disponibilizada. CAIXA ECONMICA FEDERAL

Guia de Credenciamento de Usurios

21

Vous aimerez peut-être aussi