Vous êtes sur la page 1sur 25

RECICLAGEM E PRESERVAO AMBIENTAL

Autor(a): Junia Freguglia Penha Souza Silva Mateus Venturini Almeida


Tpico n III do CBC de Cincias

Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservao ambiental. Fontes de carbono e de energia (recursos naturais); Sobrexplorao dos recursos naturais; Reciclagem como reutilizao dos recursos naturais = diminui a sobrexplorao; os produtos manufaturados (plstico, por exemplo) demoram muito a decompor. (qual o problema em demorar muito tempo para decompor?) Reduzir, reutilizar, reciclar = abordagem do modelo de consumo. Ao de microrganismos na ciclagem de materiais Relacionar o lixo com o papel dos microrganismos e de uma ampla fauna (vermes, larvas,insetos, moluscos) na decomposio de alimentos, restos de seres vivos e outros materiais; Examinar o problema do lixo nas sociedades modernas e discutir as alternativas.
Tpico n 3 do CBC de Cincias

Associar o conceito de decomposio como atividade de bactrias e fungos que promovem o apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.
Tpico n 3 do CBC de Cincias

Relacionar os fatores: luz calor e umidade com o desenvolvimento de microrganismos e a ao dos microrganismos com transformaes dos alimentos como produo de pes, coalhadas, iogurte, queijos e outros; Reconhecer fatores que alteram a rapidez das reaes comparando sistemas em diferentes situaes de ocorrncia, inclusive no que se refere ao uso de catalisadores orgnicos e inorgnicos como, por exemplo: no que se refere conservao de alimentos considerando algumas idias como reduzir ou eliminar microorganismos, ou criar meios que diminua a atividade de catalisadores enzimticos; Identificar aspectos relacionados com consumo, embalagem e estocagem de alimentos.
Tpico n 8 do CBC de Cincias

Relacionar o lixo com o papel dos microrganismos e de uma ampla fauna (vermes, larvas,insetos, moluscos) na decomposio de alimentos, restos de seres vivos e outros materiais;
Organizao do texto: Informao Histria Atividades ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(ww.ufes.br Acesso em 03/01/2009)

O lixo a nossa sobra, Que reflete a nossa obra reflete, Humana e urbana, Domstica, social e industrial. Todo o lixo tem uma origem, Pode ser separado para a reciclagem E ter um valor agregado, Com a grande vantagem Da sua reduo, Ou quem sabe at, Da sua eliminao. (Extrado do livro Nosso lixo de cada dia. Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini) I. Introduo Reciclagem e preservao ambiental no so termos muito antigos. Tornaram-se palavras de ordem nos dias atuais porque as pessoas perceberam que o mundo

grande, mas os recursos no so infinitos. Isso quer dizer que precisamos sustentar todos os seres que vivem no planeta a partir dos recursos que temos e eles podem faltar. Ento, reciclar e reciclagem so palavras comuns nos dias atuais. Mas o que mesmo reciclagem? Por que essa palavra est quase sempre associada ao meio ambiente, preservao ambiental? Qual a sua importncia? De que recursos estamos falando? Essas so algumas perguntas que vamos responder e discutir com voc durante o estudo desse mdulo. Vamos refletir tambm sobre o que cada um de ns tem a ver com tudo isso. Para iniciarmos nossa conversa, vamos conhecer alguns dados e comentrios mostrados na reportagem a seguir:

Trecho da reportagem Consumir para Transformar. Revista Superinteressante. N. 052. Maio/2003

Atividade 1 - Analisando os dados A) Identifique e transcreva os dados que esto no incio da reportagem.

B) Um desses dados informa que a populao mundial consome 40% de tudo o que a Terra produz. Em seguida, h um alerta sobre a necessidade de reduo desse consumo. Discuta com seus colegas: Qual a relao entre o consumo e a extino de espcies? Qual a relao do consumo com as mudanas climticas? II. Recursos e seus ciclos O que so recursos? Recursos da natureza Os eclogos (pesquisadores em ecologia) definem recurso como qualquer substncia ou fator que um organismo consome e que sustenta o crescimento de uma populao. Assim, o alimento sempre um recurso, a gua tambm um recurso. Para alguns animais, o espao um recurso, pois pode limitar o crescimento da populao. De forma resumida, podemos dizer que recursos so tudo aquilo que a natureza fornece ao homem, podendo ser vegetal, animal ou mineral; isso mesmo! No somente os alimentos que retiramos da natureza para nos sustentar, mas tambm so recursos naturais todo e qualquer mineral. medida que uma populao cresce sua demanda total de recurso tambm cresce. O consumo de um recurso reduz a sua disponibilidade, ou seja, o que usado por um organismo no pode ser usado por outro. A limitao do crescimento de uma populao pela falta de recursos visvel na natureza. Mas quando se trata de populaes humanas, a histria outra. Basicamente todos os recursos da natureza so divididos em 2 classes: renovveis e no renovveis. Recursos renovveis e no renovveis Os Recursos naturais ditos renovveis correspondem a tudo aquilo que pode ser extrado ou utilizado da natureza pelo homem ou qualquer outro ser vivo (isso inclui os microscpicos) e que possa se recompor dos possveis impactos gerados por essa extrao.

O solo, a vegetao e a gua so exemplos de recursos renovveis. O solo e a gua so infinitos, note como o planeta terra apresenta maior composio de gua a que de terra. Quando estiver viajando, note tambm que, nas estradas existe uma enorme parte de terra (montanhas) que no explorada, compondo uma reserva. . Os vegetais podem ser retirados, bastando plant-los novamente para que, no futuro, possamos nos

alimentar novamente do mesmo. Os recursos naturais ditos no-

renovveis so aqueles recursos que a natureza e o homem no tm a capacidade de refazer ou regenerar, aps a sua extrao. So aqueles materiais encontrados na natureza que esto sob forma de reservas finitas.
Fig. I: plantao de cana ecodebate.com.br/blog/foto/cana2.jpg (acesso em 29/04/09)

Jazidas de ouro, prata, ferro, nquel e de outros metais apresentam-se em quantidades restritas bem como as bacias de petrleo, logo podem se tornar escassas a qualquer momento pela constante interveno do homem e da prpria natureza.

Fig. II: Reserva de mineral sendo explorada pedreirarolim.com.br/fotos/jazida.jpg (acesso em 29/04/09)

Populao humana e seus usos dos recursos naturais

Os recursos naturais sejam eles renovveis ou no so mais difundidos de uma comunidade para o mundo mais pelas suas aplicaes do que pelo uso direto. Veja um exemplo: Voc pode simplesmente plantar para comer, mas porque no plantar para comer, doar e vender? Ao repassar seu plantio voc esta contribuindo para a difuso deste recurso.

O carvo comeou a ser usado na Primeira Revoluo Industrial, nas mquinas a vapor na indstria txtil e nas locomotivas, j o petrleo foi descoberto e utilizado de forma efetiva no final do sculo XIX e incio do sculo XX, promovido devido utilizao dos motores combusto, dos carros recm criados, e nas indstrias, como gerao de energia.
mundoeducacao.com.br/geografia/os-minerais-sao-recursos-natureza.htm (acesso em 29/04/09)

Ao descobrir que no quintal de casa voc possui uma reserva de prata voc pode, alm de fabricar suas prprias jias, tambm vend-las e dar de presente para outros e assim por diante. Um bom exemplo de difuso de recursos naturais a aplicao dos mesmos como combustveis. Voc certamente j ouviu falar em energias renovveis e no renovveis no mesmo. Pois , tem tudo a ver!

Fig. III: Exemplo de energia elica e petrolfera. Estao de captao de vento e petrleo

Usar o vento ou o sol para obter energia usar um recurso renovvel, logo energia renovvel. Ao fazer uso de um recurso no renovvel como petrleo para obter energia, essa energia dita no renovvel. Ciclo natural da gua O ciclo da gua o caminho que ela percorre por todo um sistema. Como num ciclo, se comear por qualquer ponto ter que findar nesse mesmo ponto, ou seja, deve haver conexo. Outro ponto importante que a gua existente no planeta no aumenta nem diminui Comecemos o ciclo da gua com a chuva, processo de precipitao da gua, ou seja, ela se libera das nuvens quando estas esto carregadas. Ao cair na terra, as gotas da chuva penetram no solo at infiltrar todas as nascentes de rios e lenis dgua. Como a gua consegue atingir as nascentes, ela percorre o rio, e este desgua nos oceanos, lugar onde, tambm, a chuva pode cair. As guas do oceano tendem a evaporar devido a ao dos ventos e da luminosidade do sol, logo a gua novamente tende a subir para as nuvens.

Fig. IV: 3.bp.blogspot.com/_kZiJb8MJIsg/SCbBFqUsIFI/AAAAAAAABII/WZr4FQGvQYc/s320/agua2.JPG (acesso dia 29/04/09)

III. Teia alimentar e decomposio: Voc j deve ter observado que s vezes as bananas adquirem uma colorao escura e um sabor desagradvel. Ou ainda que se deixarmos a carne crua fora de da geladeira podemos perceber um odor bastante desagradvel aps algumas horas. Quando ocorrem estas modificaes dizemos que o alimento est deteriorado. Algumas pessoas dizem estragados. A deteriorao dos alimentos est associada s transformaes que os materiais sofrem e que denominamos reaes qumicas. As mudanas na textura, cor, sabor so as evidncias de reaes qumicas. Os alimentos deteriorados perdem o seu valor nutricional e ainda pode provocar intoxicao alimentar. NO DEVEMO INGERIR ALIMENTOS

DETERIORADOS! O que provoca a deteriorao dos alimentos? O que podemos fazer para evitar que os alimentos se estraguem? Os mtodos de conservao dos alimentos tm por objetivo impedir que os alimentos se estraguem devido a alteraes provocadas por bactrias, fungos e enzimas. Esses mtodos devem reduzir ou eliminar a quantidade de

microorganismos e de enzimas que causam a deteriorao, criar um meio desfavorvel para o desenvolvimento desses microorganismos e para a atividade enzimtica e tambm controlar a rapidez dessas reaes, para que seja possvel o armazenamento dos alimentos por mais tempo. Fatores que controlam o desenvolvimento microbiano A conservao de alimentos est associada ao controle dos microrganismos (fungos e bactrias) decompositores nos mesmos. Isto quer dizer que para evitarmos que os alimentos se estraguem devemos evitar a ao destes microrganismos nos alimentos. Estes microrganismos esto presentes na gua, no solo e no ar.

O desenvolvimento de microrganismos controlado por dois tipos de fatores: os intrnsecos e extrnsecos. Esses fatores agrupam condies favorveis e desfavorveis para o crescimento microbiano em um determinado alimento. Fatores intrnsecos so aqueles que esto relacionados com a satisfao das necessidades fisiolgicas do microorganismo para a sua sobrevivncia, tais como atividade da gua, acidez e interaes com outros microrganismos. Fatores extrnsecos so aqueles que esto relacionados com o ambiente que o microrganismo se desenvolve, o seu substrato (alimento), tais como umidade, temperatura e gases adicionados como conservantes.

Fig. V: Editado de: saudali.com.br (Acesso em 16/12/08)

Todos os microrganismos tambm possuem valores mximos e mnimos de pH para o seu crescimento. Por exemplo, os fungos se desenvolvem melhor em pH cido (PH menor que 7) e as bactrias em pH ligeiramente bsico (pH maior que 7). Os alimentos de baixa acidez (pH > 4,5) so os mais sujeitos deteriorao e contaminao capazes de gerar patogneses. Os alimentos cidos (pH 4,0 - 4,5) e muito cidos (pH < 4,0) so mais resistentes a este tipo de contaminao. Atividade 2 Trabalho em grupo Os alimentos, quando no so processados e armazenados convenientemente, podem sofrer ataques de bactrias e fungos, responsveis pela deteriorao dos mesmos. Nessa atividade, estudaremos as condies fsico-qumicas favorveis para a cultura desses microorganismos.

bom lembrar que os fungos no so sempre prejudiciais aos alimentos. Alguns, como as leveduras, so empregados em processos fermentativos na fabricao de pes, queijos e bebidas alcolicas. Outros, como os cogumelos, so comestveis e, ainda, h os que so responsveis pela decomposio de matria orgnica, transformando-a em adubos. Assim, o estudo das condies que favorecem o crescimento dos fungos muito importante, tanto para a conservao, como para a produo de alimentos. Material 6 copinhos descartveis (de caf), numerados de 1 a 6, folhas de plstico (filme para embalagens de alimentos), colher de sopa, panela pequena, copo de vidro, amido de milho ou farinha de trigo, leo, vinagre, gua Como fazer 1. Coloque duas colheres (sopa), de amido de milho ou farinha de trigo e um copo de gua numa panela e misture. 2. Leve a panela ao fogo para cozinhar a mistura, mexendo at que adquira uma consistncia de mingau. 3. Despeje o mingau at a metade de cada um dos 6 copinhos descartveis. 4. Cada copo deve receber o seguinte tratamento: copo. 1 - deixar aberto copo. 2 cobrir imediatamente com plstico, vedando por completo copo. 3 cobrir com uma camada de leo copo 4 cobrir com uma camada de vinagre copo. 5 deixar aberto e colocar na geladeira copo. 6 cobrir imediatamente com plstico e colocar na geladeira 5. Durante uma semana, observe diariamente os copos. Anote suas observaes. Questes para discusso do grupo 1. Em que copo o aparecimento de fungos foi mais rpido? E em quais foi mais lento?

2. Com base nas suas observaes, indique as condies favorveis ao desenvolvimento de fungos. 3. Se desejarmos impedir que os fungos se desenvolvam nos alimentos que consumimos, como devemos proceder?

Atividade 3 Por que as mas escurecem?

Materiais 1 ma, limo, acar, 3 pires. Como fazer 1. Corte a ma em fatias. 2. Escolha trs fatias e que tenha mais polpa e disponha-as em trs pires. 3. Coloque sobre uma das fatias suco de limo, de forma a cobrir-lhe toda a superfcie. 4. Sobre a outra fatia espalhe acar da mesma forma que em 3. 5. Deixe a terceira fatia exposta ao ar sem qualquer proteo. 6. Mantenha este conjunto em local seguro. Marque a hora do incio da experincia e faa observaes de 4 em 4 horas at o dia seguinte. Registre tudo na tabela abaixo: Sistema 0 Ma com limo Mao com acar Tempo (Horas) 4 8 12

Ma Escreva um texto a partir das suas observaes e proponha uma explicao para o que ocorreu. Comentrios Como sabemos as mudanas de cor e aspectos podem ser evidncias de reaes qumicas. No caso, o escurecimento da ma quando exposta ao ar uma evidncia de que certas substncias presentes na ma reagem com o oxignio do ar sofrendo oxidao. A maioria dos materiais orgnicos quando se oxidam sofrem decomposio produzindo entre outras substncias o gs carbnico CO2. O escurecimento da ma e de outras frutas como o abacate e a banana indica a formao de novas substncias e muitas vezes a deteriorao do alimento. Questo Qual o papel do limo e do acar sobre a ma? Faa uma pesquisa sobre a vitamina C. Voc j observou que muitas vezes encontramos o po, o bolo ou algumas frutas com uma cor esverdeada?

Fig. VI: http://nicosia.no.sapo.pt/imagens/bolor.jpg (Acesso em 30/04/09)

Fig. VII:I queijos-ap.blogspot.com/ (Acesso em 30/04/09)

Bolores so microrganismos que se proliferam facilmente em meio ligeiramente cido (4,5 6,8).

Outro fator intrnseco o potencial de oxi-reduo que compem reaes qumicas. Oxi-reduo o fenmeno que envolve transferncia de eltrons entre os elementos que participam da reao. Oxidao e reduo so fenmenos simultneos. Quando uma espcie qumica ou o meio de cultivo dos microrganismos (substrato) perdem eltrons dizemos que ele sofreu oxidao e quando o inverso ocorre, dizemos que ocorreu uma reduo. O fator potencial oxi-reduo de grande importncia para preservar alimentos da ao de microrganismos aerbios e anaerbios, que se desenvolvem na presena de substrato rico em oxignio (O2) e deficiente do mesmo, respectivamente. A ao de microrganismos anaerbios decompositora e acarreta patogneses (doenas) caso algum se alimente do produto contaminado. J a ao de microrganismos aerbios no causa resultados malignos. Sabendo disso, o responsvel pela qualidade dos alimentos de uma fbrica calcula o potencial oxireduo exato para impedir o desenvolvimento desses microrganismos.

Fig. VIII: http://byfiles.storage.live.com/y1pvV7p8mVcR7XIQuUt4864KkucJCwgPJ5Fr4bnisjO1GpFGoJeAKogsODcy_q4XUm (Acesso em 13/12/08)

Voc sabia que os alimentos podem conter naturalmente substncias que impedem a proliferao de microrganismos? Por exemplo, condimentos como cravo, canela, alho e organo possuem leos essenciais que atuam na reduo da atividade microbiana.

Questo Qual situao melhor para preservar o feijo que acabou de ser cozido: temper-lo e coloc-lo em uma vasilha limpa e fechada, ou apenas transferir para uma vasilha limpa e fechada? Se voc pudesse fazer algo mais para aumentar a durabilidade do feijo, o que faria? Quando se quebra um dente uma soluo para guardar o dente quebrado at a ida ao dentista coloc-lo em um copo de leite e deix-lo assim guardado at ir ao dentista. Assim como os condimentos acima, o leite tambm possui fatores antimicrobianos naturais e acaba por proteger o seu dente para que ele possa ser recolocado. A temperatura um fator extrnseco. Este fator separado de acordo com a temperatura ideal para cada tipo de microrganismo se desenvolver. Em geral os microrganismos podem se multiplicar numa faixa de temperatura que varia de 35 e 90C. Em geral, os microrganismos patognicos se desenvolvem entre 45 a 65C. Questo No supermercado encontramos vrios produtos refrigerados. Procure listar quais so esses produtos e entender por que somente eles so refrigerados. Porque os demais alimentos no so? A umidade relativa do alimento tambm um fator extrnseco e est relacionada com a atividade da gua, que um fator intrnseco. Alguns gases so adicionados aos alimentos para garantir maior conservao. Este tambm um fator extrnseco, pois est relacionado com o meio. Neste caso, os gases fazem uma atmosfera protetora ou inibidora da ao dos microrganismos. O gs carbnico (CO2) utilizado para retardar a deteriorao de frutas e carnes, o oxignio (O2) para inibir o desenvolvimento de bactrias anaerbias e o dixido de enxofre (SO2) para impedir a oxidao.

Microrganismos produtores de alimentos Nem sempre os microrganismos produzem deteriorao. Alguns fungos so utilizados na fabricao de alguns alimentos como po e cerveja.

Produo de pes Segundo relatos histricos o po surgiu juntamente com o cultivo do trigo, na regio da Mesopotmia, onde atualmente o pas Iraque. Acredita-se que os primeiros pes foram feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho e eram achatados, duros, secos e que no poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastantes amargos.
Editado de pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o (Acesso em 10/11/08)

O po um alimento elaborado com farinha, podendo esta ser de trigo ou de qualquer outro cereal, gua e sal, formando uma massa com uma

consistncia elstica que permite darlhe vrias formas, as que j

conhecemos na padaria. Juntamente com esta mistura bsica, podem ser acrescentados temperos (po de alho), sementes (gergilim), frutas secas ou cristalizadas ingredientes. O po pode ser preparado com o uso de fermento ou no; o po levado aquele fermentado por leveduras e depois cozido em forno, produzindo pes mais ou menos macios, em que a massa cozida tem espaos com ar. O po zimo, ou no fermentado, geralmente achatado e mais consistente, porm sem tamanho pois no possui espaos com ar, o que d volume e encanta o consumidor. (panetone) e demais
Fig. IX: sorria.com.br/mensagem/595/paofrances.html (Acesso em 10/11/12)

Geralmente a maioria das pessoa preferem o po levaedado, pois o mesmo tem uma aparncia mais bonita. Esse um dos motivos que leva as indstrias a fazerem uso das leveduras para fabricao de alimentos. H histricos que o primeiro po levedado foi inventado no Egito onde, h cerca de 6 mil anos seria descoberta a fermentao. O po e o processo de fermentao foram descobertos ocasionalmente e em conjunto. O primeiro po fermentado teria sido descoberto por acaso. Conta-se que uma massa sem qualquer fermento foi deixada ao ar livre e horas depois foi encontrada levada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o (Acesso em 29/04/2009)

O fermento utilizado para a fabriocao de pes um um conjunto (colnia) de leveduras denominado Saccharomyces cerevisiae que pode ser comprado em padarias ou lojas especializadas na fabricao de pes. Como a quantidade de microrganismos elevada a fermentao mais rpida.

Segue uma receita de po. Experimente fazer. Atividade 5 Testando uma receita Material 200g de farinha, 40g de aicar, 80 mL de leite, 8g de fermento biolfico, 40 mL de gua, sal, 1 pano de prato, uma vazilha, assadeira e uma colher pequena. Como fazer 1 Etapa - Preparao do fermento para o po - Coloque o fermento, o acar e a gua morna (33 a 35 C) na vasilha. Misture levemente com a colher. - Cubra com pano de prato seco e deixe a mistura descansar por aproximadamente 15 minutos. - Enquanto isto realize a Tarefa 1.

Tarefa 1: 1) Por que usual cobrir a mistura de fermento com um pano "abafando-a"? 2) Em uma embalagem de fermento temos a seguinte orientao: "Em dias frios (temperatura ambiente abaixo de 16C) adicione 20% a mais do fermento solicitado na receita, ou seja, para cada colher de sopa, adicione uma de ch". Explique a orientao. 2 Etapa - Fase do preparo da massa - Acrescente mistura anterior 2 colheres grandes de farinha de trigo bem cheias e colher pequena de sal. - Bata com uma colher grande por 3 minutos. - Acrescente 1/2 xcara de leite, mais 1 colher pequena de sal e farinha. - Misture tudo at obter uma massa suficientemente consistente para ser sovada. - Sove a massa. Para que no grude nas mos coloque, aos poucos, o restante da farinha. - Polvilhe uma superfcie plana com um pouco de farinha espalhando levemente com as mos. - Coloque a massa sobre esta superfcie e continue a sovar. - Quando a massa estiver bem sovada, coloque-a na vasilha, cubra-a com um pano e deixe em lugar protegido, cuja temperatura esteja entre 27 e 30 C. - Enquanto isto realize a Tarefa 2. Tarefa 2: Voc j observou que para saber a hora de colocar o po para assar basta fazer uma bolinha com a massa recm sovada e coloc-la em um copo com gua? Quando a bolinha subir tona, a massa j estar pronta para ir ao forno. Qual a explicao para este fato? 3 Etapa - 2 Fase do preparo da massa

- Coloque a massa sobre uma superfcie polvilhada e divida-a em tantas bolinhas quantos forem os componentes do grupo. - Ponha as bolinhas na assadeira, cobertas com um pano, no fornao ligeiramente pr-aquecido, por 15 minutos. - Deixe assar por mais ou menos 20 minutos. - Enquanto isto realize a Tarefa 3. Tarefa 3 1 ) O objetivo de colocar a massa "descansando" dar tempo para que a massa cresa. Por que a massa do po cresce? 2) Quando a massa do po colocada para assar no forno, deve-se ter o cuidado, nos primeiros momentos de cozimento, de no abrir a porta do forno. Explique. 4 Etapa - Retire o po do forno, deixe esfriar e chame os amigos e familiares para comer. Durante os processos de fabricao de alguns alimentos como po, queijo, iogurte, vinagre a lcool so usadas alguns microrganismos que funcionam como aceleradores do processo. A essas espcies ou organismos vivos denominamos catalisadores. A principal funo de um catalisador acelerar o processo qumico. Com o nosso estudo podemos concluir que alguns microrganismos aceleram as reaes. Ora isto bom, ora ruim. Quando vamos fazer po queremos que o fermento atue acelerando a reao que favorece o crescimento do po. Por outro lado, depois do po pronto temos o cuidado de proteg-lo para evitar o bolor. Para discusso final vamos responder as questes que se seguem. 1. Por que o leite fervido demora mais tempo para azedar? 2. Por que os alimentos se conservam melhor no freezer ou na geladeira? 3. O que voc entende opor alimentos embalados a vcuo? Explique porque os alimentos se conservam neste tipo de embalagem.

4. Os processos de salga e secagem so utilizados para conservar os alimentos. Proponha uma explicao para os dois processos. 5. Por que as frutas desidratadas ou cristalizadas se conservam por mais tempo? IV. Ao de microrganismos na ciclagem de materiais Nos recursos alimentares os seres vivos buscam matria-prima para formar e reconstituir o prprio organismo e para gerar novos indivduos. Essa matria-prima so os nutrientes. Tambm buscam energia para fazer o organismo funcionar. Essas funes do alimento so vlidas no s para organismos humanos, mas servem at para seres unicelulares. Ento, os tomos e molculas que esto nos alimentos sero constituintes dos

organismos que os consomem ou sero


Fig. X: Esquema simplificado do ciclo da matria e do fluxo de energia em um ambiente. www.mundovestibular.com.br acesso em 05/01/09

excretados atravs das fezes. Aps a morte desses organismos esses

tomos e molculas so devolvidos ao ambiente pela ao dos decompositores. Ora, a decomposio dos restos de outros seres vivos traz de volta ao ambiente os nutrientes que sero utilizados pelas plantas, dando continuidade ao ciclo da matria. J a energia que tambm est contida nos alimentos utilizada pelos organismos e no retorna ao ambiente. Ela convertida em calor e dissipada para o ambiente.

A figura XI representa a utilizao dos alimentos como gerar


Funcionamento do organismo Reconstituio do organismo

pelos seres vivos recurso para

indivduos, fazer funcionar o organismo e promover a sua reconstituio.


Gerao de indivduos

Tambm mostra o retorno da matria orgnica ao

ambiente

dando

continuidade ao ciclo da matria. Na natureza, esse ciclo ocorre naturalmente, no s a partir de restos

alimentares, mas tambm de restos de qualquer

matria orgnica (restos de plantas, de animais e de produtos fabricados pelas pessoas).


www.sobiologia.com.br acesso em 30/12/08

Fig. XI: Representao do ciclo da matria e uso do alimento como matria-prima.

Fica claro, ento, que os seres vivos microrganismos, plantas, animais, incluindo a espcie humana necessitam de nutrientes que circulam no ambiente. Esses nutrientes so partculas presentes em toda a matria viva que quando morta sofre decomposio. A figura XI tambm mostra a compostagem no ciclo da matria. Significa a necessidade da interveno humana no retorno da matria orgnica ao ambiente. Os tomos e as molculas importantes para a produo de novos alimentos tanto para seres humanos quanto para outros seres vivos so devolvidos ao ambiente. A compostagem, na realidade, faz parte de um processo a que chamamos de reciclagem. 21

O que reciclagem? Depois de estudarmos sobre o ciclo da matria no difcil decifrarmos a palavra reciclagem. Seu uso relativamente recente e est relacionado preocupao com a conservao dos recursos naturais. De onde vem? A etimologia da palavra, ou seja, a sua origem define: re - voltar, retornar, repetir + ciclagem derivado da palavra ciclos de origem grega (kyklos) que significa crculo, roda. Portanto, a palavra reciclagem significa recircular e foi usada pela primeira vez em 1926, originalmente como um termo tcnico das indstrias de refinamento de leo e similares. Na dcada de 60 seu uso foi ampliado para outras situaes, mostrando a necessidade de se reutilizar outros recursos como a madeira e ...... O adjetivo reciclvel data de 1971 e refere-se aos materiais que podem ser utilizados como matria-prima para a fabricao de novos produtos.
Adaptado de Online Etymology Dictionary. www.etymonline. com Acesso em 05/01/09

Resumidamente o uso do lixo para produzir novos produtos. Latas, garrafas de vidro, jornal e plsticos so exemplos de materiais que quando usados (jogados no lixo) podem ser reciclados para fazer novos produtos. A reciclagem uma medida consciente de salvar o nosso planeta, pois ajuda a preservar as matrias-primas, e tambm reduz a poluio, porque o lixo no precisa ser incinerado, enterrado ou controlado em locais apropriados. Embalagem reciclada ou reciclvel??? Voc sabe qual a diferena? Embora paream sinnimas essas palavras tm diferena quanto ao destino e origem do produto, seja ele uma embalagem ou outro material qualquer. Reciclado aquele material que ao chegar a suas mos j passou por vrios ciclos, por exemplo, uma cartela de ovo um dia j foi caixa de papelo. O material reciclado tambm pode ter sido empregado anteriormente na mesma forma que voc o

22

encontra hoje, ou seja, a cartela de ovos que tens em mos pode ter sido preparada com o mesmo papelo de uma cartela de ovos que voc comprou h meses atrs. Reciclvel aquele material que aps ser encaminhado ao lixo ser reaproveitado, colocado em ciclo novamente. Ao comprar um frasco de perfume que na embalagem diz: Papel reciclvel voc esta contribuindo para o bom funcionamento do ecossistema terra, pois garante que aquele material possa vir a ser encontrado no futuro sobre outra forma (caixa de remdio, caixa de fsforo). Reduzir, reutilizar, reciclar: Atitudes sociais Essas so as 3 palavrinhas mgicas para um bom relacionamento pessoal com a sua rua e at mais que isso, com o pessoal com seu bairro e da sua cidade. Reduzir Todos ns produzimos constantemente lixo e sequer pensamos neles ao descartlos, simplesmente o jogamos fora. A melhor soluo reduzir o lixo que produzimos. Um exemplo clssico a compra de um determinado produto embalado com papel, plstico e at mesmo outro tipo de material vedante. Para que comprar um produto to bem embalado se jogaremos a embalagem no lixo. Reduzindo a quantidade de lixo, estamos adotando uma postura otimista para os problemas de nossas cidades, deixando as ruas mais limpas, organizadas e com menos problemas com focos de transmisso de doenas. Reutilizar

Reutilizar aquilo que se tornaria lixo tambm, assim como reduzir, uma atitude cooperativa e consciente. Ao designarmos um novo uso para o que iria ser encaminhado ao lixo, estamos evitando que ele passe pelo processo de degradao e consequentemente poupando tempo de trabalho para a natureza. Garrafas PET podem ser utilizadas para armazenar gua ou at mesmo outro lquido.

Bibliografia 23

Lima, M. E. C. de C.; Aguiar Junior, O. G.; Braga, S. A. de M. Aprender cincias: um mundo de materiais. Belo Horizonte,: Editora UFMG, 2004. Silva, E. R., Silva, Ruth R. Conservao de alimentos. 3. Ed. So Paulo: Scipione, 1994. (Coleo Universo das cincias). Trambaiollli, E. Alimentos em pratos limpos. So Paulo: Atual, 1994. (Coleo Projeto Cincia). Lutfi, M. Cotidiano e educao em Qumica: os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de qumica para o 2 grau. Iju: Uniju, 1988. Revista Superinteressante. N. 052. Maio/2003 Amorim Mazzini, A. L. D. de A. Nosso lixo de cada dia. Belo Horizonte: CRQ, 2008.

Sites Consultados: ecodebate.com.br/blog/foto/cana2.jpg (acesso em 29/04/09) pedreirarolim.com.br/fotos/jazida.jpg (acesso em 29/04/09) mundoeducacao.com.br/geografia/os-minerais-sao-recursos-natureza.htm (acesso 29/04/09) 3.bp.blogspot.com/_kZiJb8MJIsg/SCbBFqUsIFI/AAAAAAAABII/WZr4FQGvQYc/s320 /agua2.JPG Acesso dia 29/04/09) saudali.com.br Acesso em 16/12/08 http://nicosia.no.sapo.pt/imagens/bolor.jpg (Acesso em 30/04/09) queijos-ap.blogspot.com/ Acesso 30/04/2009 http://byfiles.storage.live.com/y1pvV7p8mVcR7XIQuUt4864KkucJCwgPJ5Fr4bnisjO1GpFGoJeAKogsODcy_q4XUm (Acesso em 13/12/08) wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o Acesso em 10/11/08 Acesso em 10/11/12

sorria.com.br/mensagem/595/pao-frances.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o Acesso em 29/04/2009 www.mundovestibular.com.br Acesso em 05/01/09

www.sobiologia.com.br Acesso em 30/12/08 www.etymonline. com Acesso em 05/01/09

24

25

Vous aimerez peut-être aussi